Injeção eletronica no gol quadrado
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Pois olha, tchê... considerando que a instalação esteja 100% correta no carro, e o módulo OK, ele TEM que funcionar. Parece algo estupidamente óbvio, mas nesses anos todos que me envolvi nessa paixão pela injeção eletrônica, não vi nenhuma vez que carro que não funcionou tenha sido problema na centralina. Eram todos problemas de instalação, uns mais simples, outros mais complexos... nunca foi no módulo.LORDMILTON escreveu:Galera como faço pra testar o modulo antes de por no carro???
um amigo deixou eu por no carro dele e o carro naum pegou, é uma quantum 1.8 a alcool...
tem algum macete?? ou outro jeitoo???
Como testar fora, como numa bancada, ter até tem como, mas eu nunca fiz. O máximo que se pode fazer (e isso eu fiz vááááárias vezes) é espetar a central num outro carro e dar a partida. Funcionou, tá tudo certo.
Agora é importante lembrar que não se pode confundir as centrais, 1AVB só funciona em carro com 1AVB, 1AVP só em 1AVP, e assim por diante.
Abraço!
Alex
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Re: Injeção eletronica no gol quadrado
Bom, é preciso ter cuidado em módulos modificados... isso sim precisa ser alvo de bastante atenção. Um teste em outro carro parece ser o mais indicado (e relativamente fácil) de se fazer.LORDMILTON escreveu: O modulo é chipado mas não sei se o chip colocado é original ou se funciona..rsrs não testei ainda...
e o carro doador eu não sei.. perguntei ao vendedor que me vendeu o modulo e ele ainda não respondeu...
Ótima sorte!
Alex
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Pois olha...LORDMILTON escreveu:Galera, mais uma dúvida...
o TBI é tudo igual??? 1.6/1.8/2.0???
me disserão pra adaptar a do omega, mais acho que é melhor não mexer com adaptação...rsrs
e vou aproveitar quando for montar a injeção e ja vou fazer o motor...
os pistões dos injetados tem diferença???
Entre 1.6 e 1.8 são idênticas. Já no 2.0 a borboleta é maior, e até meio rara de encontrar.
Na injeção original não fica bom adaptar a borboleta do Omega não. Perde a possibilidade de usar o atuador da lenta, e sem ele a central entra em recovery, fica uma bosta.
Se quiser borboleta maior, tem umas até feitas (já vi com 75mm) semelhantes às originais. O problema delas é que assim como as originais arrombadas elas não tem aqueles "degraus" que dão progressão na aceleração e torque em baixa. Fica bem diferente de uma original. Respira mais, fica mais porrada... mas não sei até em que ponto isso vale... talvez num aspro... até pra turbo não vale a pena pq o ganho se dá numas graminhas de pressão, e se mantém as características de progressão na aceleração. Já nos aspirados mais fortes qualquer ganho é bem vindo, independente do que se possa perder de um lado pra ganhar em outro... são mundos totalmente diferentes.
Já nas injeções programáveis é possível, pois apenas uma eu tenho certeza de que permite o uso de atuador de marcha lenta (da HardwareCar), mas é do tipo solenóide, não motor de passo como a original da Magneti Marelli.
Quanto aos pistões: sim, totalmente diferentes no tocante aos anéis e as suas respectivas canaletas. Eu sempre montei os motores com pistões de carburados, pq os anéis são mais grossos e custam menos do que os de injetado. Das duas vezes que usei pistões de injetados (um os mesmos pistões do motor e outro com novos, 1mm maior) resolvi mandar tornear os pistões e abrir as canaletas pra usar os anéis de carburados neles... sucesso total... hehehehehe
Tem também uma 'pequena' diferença de taxa entre eles. Num motor carburado à gasolina tem 8,5:1 de taxa, quando que nos AP-MI tem 10~10,5:1.
Abraço!
Alex
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AlexNichele escreveu:Pois olha...LORDMILTON escreveu:Galera, mais uma dúvida...
o TBI é tudo igual??? 1.6/1.8/2.0???
me disserão pra adaptar a do omega, mais acho que é melhor não mexer com adaptação...rsrs
e vou aproveitar quando for montar a injeção e ja vou fazer o motor...
os pistões dos injetados tem diferença???
Entre 1.6 e 1.8 são idênticas. Já no 2.0 a borboleta é maior, e até meio rara de encontrar.
Na injeção original não fica bom adaptar a borboleta do Omega não. Perde a possibilidade de usar o atuador da lenta, e sem ele a central entra em recovery, fica uma bosta.
Se quiser borboleta maior, tem umas até feitas (já vi com 75mm) semelhantes às originais. O problema delas é que assim como as originais arrombadas elas não tem aqueles "degraus" que dão progressão na aceleração e torque em baixa. Fica bem diferente de uma original. Respira mais, fica mais porrada... mas não sei até em que ponto isso vale... talvez num aspro... até pra turbo não vale a pena pq o ganho se dá numas graminhas de pressão, e se mantém as características de progressão na aceleração. Já nos aspirados mais fortes qualquer ganho é bem vindo, independente do que se possa perder de um lado pra ganhar em outro... são mundos totalmente diferentes.
Já nas injeções programáveis é possível, pois apenas uma eu tenho certeza de que permite o uso de atuador de marcha lenta (da HardwareCar), mas é do tipo solenóide, não motor de passo como a original da Magneti Marelli.
Quanto aos pistões: sim, totalmente diferentes no tocante aos anéis e as suas respectivas canaletas. Eu sempre montei os motores com pistões de carburados, pq os anéis são mais grossos e custam menos do que os de injetado. Das duas vezes que usei pistões de injetados (um os mesmos pistões do motor e outro com novos, 1mm maior) resolvi mandar tornear os pistões e abrir as canaletas pra usar os anéis de carburados neles... sucesso total... hehehehehe
Tem também uma 'pequena' diferença de taxa entre eles. Num motor carburado à gasolina tem 8,5:1 de taxa, quando que nos AP-MI tem 10~10,5:1.
Abraço!
Alex
valew!!
Já me ajudou muito...
vou por pistões do carburado mesmo pq meu cabeçote ja ta taxado...
agora a borboleta ta foda só to achando para 1.6/1.8
Mas vou continuar procurando...
- AlexNichele
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Tranquilo!!LORDMILTON escreveu: valew!!
Já me ajudou muito...
vou por pistões do carburado mesmo pq meu cabeçote ja ta taxado...
agora a borboleta ta foda só to achando para 1.6/1.8
Mas vou continuar procurando...
Beleza, mas mesmo assim não deixa de medir a taxa exata do teu motor, ok?! É vital pra ter um norte na hora do acerto.
Bueno, vai na busca da borboleta de 2.0 então, boa sorte!
Ah, um comentário sobre borboletas de AP-MI... não sei se já comentei aqui, mas vale o risco de ser repetitivo.
Eu observei que tem dois tipos de borboletas de AP-MI. A fixação é a mesma, o TPS é o mesmo... visualmente são poucos os elementos que diferem os dois tipos que encontrei... mas o que quero chamar a atenção é sobre o atuador da marcha lenta. Os mais antigos, acredito ser das 1AVB, utilizam a borboleta com o atuador da marcha lenta com a ponta de metal (não confundir com os atuadores "ponta de agulha" das injeções monoponto, ok!), e é esse o modelo adequado pra usar com as centrais 1AVB.
As borboletas mais "modernas" utilizam um atuador de marcha lenta com a ponta mais grossa, e revestida de borracha. O alojamento no corpo da borboleta onde a ponta do atuador veda/atua é maior também (óbvio, mas é bom comentar).
Os atuadores não são intercambiáveis entre esses dois tipos de borboleta. Atuador de um tipo de borboleta só funciona naquele tipo, e vice-versa.
"Ah, mas eu tenho uma 1AVB e uso uma borboleta das modernas, com atuador de ponta grossa emborrachada, e funciona!". Sim, funciona. Eu mesmo usei um tempão no meu Golzinho Gaspar, e funciona mesmo. Porém fica um "buraco" na aceleração em baixa, nada grave, que comprometa o projeto. Mas pra quem gosta de um funcionamento certinho e perfeito, isso só acontece com a borboleta e atuador corretos.
Esta é mais uma dica de quem faz e mete a mão, pra ajudar os amigos a evitarem quebrar a cabeça atrás de problemas/soluções que já se tem conhecimento de como evitá-los/corrigí-los!!
Abraço, galera de fé!
Alex
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Muito obrigado mais uma vez Alex!!!AlexNichele escreveu:Tranquilo!!LORDMILTON escreveu: valew!!
Já me ajudou muito...
vou por pistões do carburado mesmo pq meu cabeçote ja ta taxado...
agora a borboleta ta foda só to achando para 1.6/1.8
Mas vou continuar procurando...
Beleza, mas mesmo assim não deixa de medir a taxa exata do teu motor, ok?! É vital pra ter um norte na hora do acerto.
Bueno, vai na busca da borboleta de 2.0 então, boa sorte!
Ah, um comentário sobre borboletas de AP-MI... não sei se já comentei aqui, mas vale o risco de ser repetitivo.
Eu observei que tem dois tipos de borboletas de AP-MI. A fixação é a mesma, o TPS é o mesmo... visualmente são poucos os elementos que diferem os dois tipos que encontrei... mas o que quero chamar a atenção é sobre o atuador da marcha lenta. Os mais antigos, acredito ser das 1AVB, utilizam a borboleta com o atuador da marcha lenta com a ponta de metal (não confundir com os atuadores "ponta de agulha" das injeções monoponto, ok!), e é esse o modelo adequado pra usar com as centrais 1AVB.
As borboletas mais "modernas" utilizam um atuador de marcha lenta com a ponta mais grossa, e revestida de borracha. O alojamento no corpo da borboleta onde a ponta do atuador veda/atua é maior também (óbvio, mas é bom comentar).
Os atuadores não são intercambiáveis entre esses dois tipos de borboleta. Atuador de um tipo de borboleta só funciona naquele tipo, e vice-versa.
"Ah, mas eu tenho uma 1AVB e uso uma borboleta das modernas, com atuador de ponta grossa emborrachada, e funciona!". Sim, funciona. Eu mesmo usei um tempão no meu Golzinho Gaspar, e funciona mesmo. Porém fica um "buraco" na aceleração em baixa, nada grave, que comprometa o projeto. Mas pra quem gosta de um funcionamento certinho e perfeito, isso só acontece com a borboleta e atuador corretos.
Esta é mais uma dica de quem faz e mete a mão, pra ajudar os amigos a evitarem quebrar a cabeça atrás de problemas/soluções que já se tem conhecimento de como evitá-los/corrigí-los!!
Abraço, galera de fé!
Alex
vou ver certim quando eu encontrar o TBI...
o duro que fui apressado e ja comprei o atuador do TBI moderno, com ponta grossa revestido com borracha..
mais ta valendo.rsrsr
valew!!!Abraços!!!
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Exato, tem que ser hall, para injeção.
Fets escreveu:não pode, tem que ser o distribuidor Hall próprio pra injetados, pois nele vc regula o ponto inicial, e o avanço quem faz é a central da injeção, mudando o tempo que ela manda o pulso pra bobina!
se vc deixar sem esse avanço vc vai perder desempenho e economia do motor!
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Depois fazer os cálculos que pessoal de preparação e retífica sabem de cabeça. Eu não lembro exatamente, mas é calcular o volume da câmara+volume da espessura da junta+cabeça do pistão=valor a ser utilizado nessa fórmula que comentei.LORDMILTON escreveu:Galera, achei um TBI de 57 mm serve pro 2.0???
ah!!! o alex disse pra mim medir a taxa do motor pra dar o devido acerto...
sei que tem de encher o cilindro e o cabeçote com liquido... e depois???
Sendo a borboleta de AP-MI como já comentamos, teoricamente, sim.
Abraço!
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Bom achei esse artigo que explica como se mede a taxa de compresão...
Cálculo Taxa de Compressão
Motoros originais de fábrica podem rodar sem problemas com taxa de compressão de 9:1 para gasolina e 12,5:1 para álcool. Motores com preparação aspirada (comando + dimensionado) necessitam ter taxa de compressão maior, não convindo, porém passar de 11:1 para gasolina e 15:1 para álcool (isso considerando motores de competição). Motores de rua costumam trabalhar com 10:1 para gasolina e 13,5:1 para álcool. Motores sobrealimentados precisam trabalhar com taxa de compressão inversamente proporcional à pressão utilizada, variando de 7:1 a 9,5:1 para gasolina e de 9:1 a 12:1 para álcool.
Para saber a taxa de compressão de seu motor você precisará de um paquímetro, uma seringa 10ml, um copo dágua, 50ml de óleo e muita atenção para seguir duas etapas:
1º SABER O VOLUME DO CILINDRO
Há duas formas de saber o volume do cilindro, uma aproximada e outra exata:
- Se o motor for original ou, no caso de já haver sido retificado, o proprietário tiver a certeza da medida dos pistões utilizados, basta consultar um tabela técnica para calcular a cilindrada unitária, utilizando a seguinte fórmula:
Cilindrada = (diâmetro do cilindro X diâmetro do cilindro X curso do pistão X 3,14) / 4000
- A forma mais exata de saber o volume do cilindro é, com o motor aberto, utilizando um paquímetro, medir o diâmetro do cilindro e o curso do pistão (não esquecer de posicionar o motor em ponto morto inferior). Anote as medidas com precisão de uma casa decimal (ex. 100,5mm) e aplique a fórmula acima, cujo resultado será dado em cm3 (ex. 500cm3)
IMPORTANTE! Se o seu motor tiver pistões de cabeça côncava é necessário medir o volume desta concavidade. Posicione o motor em ponto morto superior e, utilizando-se de uma seringa de 10ml e óleo de motor, preencha a concavidade com o volume de óleo necessário para alcançar o mesmo nível da cabeça do pistão. Anote o volume de óleo que você precisou injetar com a precisaão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3).
Esse volume de óleo deverá ser SOMADO ao valor encontrado a partir da fórmula acima (ex. se usando a fórmula você calculou um resultado de 500cm3, some a esse valor o volume de óleo injetado de 10,5cm3, que resultará num volume total do cilindro de 510,5cm3).
2º SABER O VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO
Feita em duas etapas: medição do volume da câmara e medição do volume da junta.
- Medição do volume da câmara de combustão: Com o cabeçote fora do motor, prenda-o em uma morsa, mantendo-o perfeitamente nivelado e com as câmares de combustão voltadas para cima. Utilizando uma seringa de 10ml cheia de água ou gasolina, injete a quantidade de líquido suficiente para preencher completamente a câmara de combustão, até nivelá-la com o restante do cabeçote. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 55,5cm3)
- Medição do volume da junta do cabeçote: utilizando um paquimetro, meça o diâmetro interno do anel metálico da junta do cabeçote e meça a espessura da junta, anote os valores e utilie a fórmula acima para calcular o volume da junta. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3). Esse valor deverá ser SOMADO ao valor encontrado na medição do volume da câmara de combustão (ex. se você havia encontrado uma câmara de 55,5cm3, some a essa o volume da junta de 10,5cm3, que resultará num volume total de 66cm3)
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O VOLUME TOTAL DO CILINDRO e o VOLUME TOTAL DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, BASTA APLICAR A FÓRMULA SEGUINTE:
Taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara
Usando os valores dos exemplos acima, seria esse o resultado da fórmula:
Taxa de compressão = (510,5 + 66) / 66
Taxa de compressão = 576,5 / 66
Taxa de compressão = 8,73
Pra quem não sabe ta ai...rsrsr..
teh mais galera!!!
Cálculo Taxa de Compressão
Motoros originais de fábrica podem rodar sem problemas com taxa de compressão de 9:1 para gasolina e 12,5:1 para álcool. Motores com preparação aspirada (comando + dimensionado) necessitam ter taxa de compressão maior, não convindo, porém passar de 11:1 para gasolina e 15:1 para álcool (isso considerando motores de competição). Motores de rua costumam trabalhar com 10:1 para gasolina e 13,5:1 para álcool. Motores sobrealimentados precisam trabalhar com taxa de compressão inversamente proporcional à pressão utilizada, variando de 7:1 a 9,5:1 para gasolina e de 9:1 a 12:1 para álcool.
Para saber a taxa de compressão de seu motor você precisará de um paquímetro, uma seringa 10ml, um copo dágua, 50ml de óleo e muita atenção para seguir duas etapas:
1º SABER O VOLUME DO CILINDRO
Há duas formas de saber o volume do cilindro, uma aproximada e outra exata:
- Se o motor for original ou, no caso de já haver sido retificado, o proprietário tiver a certeza da medida dos pistões utilizados, basta consultar um tabela técnica para calcular a cilindrada unitária, utilizando a seguinte fórmula:
Cilindrada = (diâmetro do cilindro X diâmetro do cilindro X curso do pistão X 3,14) / 4000
- A forma mais exata de saber o volume do cilindro é, com o motor aberto, utilizando um paquímetro, medir o diâmetro do cilindro e o curso do pistão (não esquecer de posicionar o motor em ponto morto inferior). Anote as medidas com precisão de uma casa decimal (ex. 100,5mm) e aplique a fórmula acima, cujo resultado será dado em cm3 (ex. 500cm3)
IMPORTANTE! Se o seu motor tiver pistões de cabeça côncava é necessário medir o volume desta concavidade. Posicione o motor em ponto morto superior e, utilizando-se de uma seringa de 10ml e óleo de motor, preencha a concavidade com o volume de óleo necessário para alcançar o mesmo nível da cabeça do pistão. Anote o volume de óleo que você precisou injetar com a precisaão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3).
Esse volume de óleo deverá ser SOMADO ao valor encontrado a partir da fórmula acima (ex. se usando a fórmula você calculou um resultado de 500cm3, some a esse valor o volume de óleo injetado de 10,5cm3, que resultará num volume total do cilindro de 510,5cm3).
2º SABER O VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO
Feita em duas etapas: medição do volume da câmara e medição do volume da junta.
- Medição do volume da câmara de combustão: Com o cabeçote fora do motor, prenda-o em uma morsa, mantendo-o perfeitamente nivelado e com as câmares de combustão voltadas para cima. Utilizando uma seringa de 10ml cheia de água ou gasolina, injete a quantidade de líquido suficiente para preencher completamente a câmara de combustão, até nivelá-la com o restante do cabeçote. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 55,5cm3)
- Medição do volume da junta do cabeçote: utilizando um paquimetro, meça o diâmetro interno do anel metálico da junta do cabeçote e meça a espessura da junta, anote os valores e utilie a fórmula acima para calcular o volume da junta. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3). Esse valor deverá ser SOMADO ao valor encontrado na medição do volume da câmara de combustão (ex. se você havia encontrado uma câmara de 55,5cm3, some a essa o volume da junta de 10,5cm3, que resultará num volume total de 66cm3)
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O VOLUME TOTAL DO CILINDRO e o VOLUME TOTAL DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, BASTA APLICAR A FÓRMULA SEGUINTE:
Taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara
Usando os valores dos exemplos acima, seria esse o resultado da fórmula:
Taxa de compressão = (510,5 + 66) / 66
Taxa de compressão = 576,5 / 66
Taxa de compressão = 8,73
Pra quem não sabe ta ai...rsrsr..
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Bom, se for a central 1AVB, não usa o VSS (sensor de velocidade). Ela calcula a partir do sensor de rotação (integrado ao distribuidor, via sensor hall), TPS e MAP.LORDMILTON escreveu:Galera o sesor de fase ou de rotação???? bom aquele que vai no cambio....
ele é nescessario??? porque se por ele onde vai o cabo do velocimetro???
Agora, caso seja a 1AVP é muito recomendável utilizar. Existe um VSS que utilizam os 1.0 antigos que vai no lugar do cabo do acelerador e sobre ele encaixa o cabo do velocímetro, fica "no meio" do caminho.
Não usar o VSS é possível, mas além de gerar erro na memória, possível modo recovery, também o "cut-off" fica comprometido, não vai ocorrer.
Abraço!
Alex
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...bom deixa eu ver se ntendi...
onde vc disse "cabo do acelerador" é cabo do velocimetro, né??? rsrsr
bom então o sensor do gol 1000 antigo tem as duas entradas, uma para o conector do módulo e outra para o cabo do velocimetro na mesma peça???
que ano seria esse gol?? 96 97 ??
meu módulo é 1 AVP então no caso vai precisar do sensor....
bem acho que é mais um item para ser adicionado na minha caça...kkkk
valew alex...
onde vc disse "cabo do acelerador" é cabo do velocimetro, né??? rsrsr
bom então o sensor do gol 1000 antigo tem as duas entradas, uma para o conector do módulo e outra para o cabo do velocimetro na mesma peça???
que ano seria esse gol?? 96 97 ??
meu módulo é 1 AVP então no caso vai precisar do sensor....
bem acho que é mais um item para ser adicionado na minha caça...kkkk
valew alex...
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Bah, que rateada violenta essa a minha!! PQP!!!! heheheheLORDMILTON escreveu:...bom deixa eu ver se ntendi...
onde vc disse "cabo do acelerador" é cabo do velocimetro, né??? rsrsr
bom então o sensor do gol 1000 antigo tem as duas entradas, uma para o conector do módulo e outra para o cabo do velocimetro na mesma peça???
que ano seria esse gol?? 96 97 ??
meu módulo é 1 AVP então no caso vai precisar do sensor....
bem acho que é mais um item para ser adicionado na minha caça...kkkk
valew alex...
Desculpa aí, fera! É isso mesmo, cabo do velocímetro!
Exatamente isso. Encaixa o VSS na caixa e o cabo do velocímetro no VSS. Do lado do sensor tem um conector com 3 pinos, e é isso.
Pra adaptar a 1AVP eu uso esse sensor, funciona bem, sem problemas.
Porém reforço: a 1AVB não utiliza VSS, ok? Não esqueça!
Abraço, meu velho!
Alex
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