[DICA] Fazendo um tampão, com fotos!

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Desenho
Membro
Membro
Carro:

[DICA] Fazendo um tampão, com fotos!

Mensagem por Desenho »

Olá pessoal, meu primeiro tópico de meu segundo tampão do primeiro carro.
Comprei um gol quadrado por ter uma manutenção barata e ser um carro confiável, o modelo é um CL 1994 1000 CHT. Me cadastrei no fórum ha algum tempo, mas somente a uns dias atrás comecei a ler os tópicos e me animar para modificar a caranga.

Quando comprei o carro veio com um tampão bem fraco, cortei ele e instalei 6 alto falantes, mas o tampão empenou e ficava caindo toda hora.

Tampão antigo:
Imagem

O Thiago Turci fez um tópico:
Acabamento Porta-Malas - Mais de 100 Fotos - Faster - Gol G3
http://www.golquadrado.com.br/forum/aca ... t4072.html

Gostei do resultado e me inspirei para fazer um tampão para meu carro, comprei os materiais em goiânia, o courvin na loja J.B. Decorações, que fica na Av. Goiás próximo a Av. independência.

O MDF comprei em uma loja de som na R.68, o suplex ( ou suflex) , que utilizei para fazer a tela é um tecido usado para fazer calça de ginástica comprei na Av. Minas Gerais no setor Campinas, o quilo custa R$34,99.

Materiais:

MDF (1,10m X 60 cm)R$30,00 (paguei caro)
MDF (65cm X 47cm) R$10,00
courvin cinza, parecido com o forro da porta ( 1m X 1,40m) R$13,00
Suplex (350 gr) R$13,00
Cola de sapateiro (R$5,00)
Massa plástica R$6,00

O resto é lixa, serra tico tico, tesoura, lápis, régua, trena, furadeira, até esquadro usei.

Imagem

Som:
H- Buster HBDU-3200 (Não tem CD, só cartão, USB e P2)
São 6 alto falantes:
Kit selenium duas vias 6 polegadas 120W (R$50,00 usado, comprei de um amigo)
2 alto falantes de 5 polegadas que ganhei de um amigo, não sei a marca nem potência, parece que era original de um Palio.
2 alto falantes de 5 polegadas da Bravox, pesados e de ótima qualidade comprei o par por R$20,00 no setor Campinas em Goiânia.

Já deu pra perceber que o som é simples, não tem amplificador mas por incrível que pareça o H-Buster dá conta do recado, fica um som ótimo, e até que alto.

Imagem

Primeiro cortei o MDF maior no tamanho do tampão , ficou 107 cm X 55 cm. Depois coloquei os alto falantes em cima do MDF menor e risquei o corte para ter um design mais ou menos.

Pedaço menor já cortado.
Imagem

Comecei a tirar as fotos já no meio do caminho, portanto não tem fotos de algumas etapas, mas basicamente, depois de cortar esse pedaço é só traçar 3 cm de fora para dentro seguindo o desenho e cortar novamente, vai formar uma moldura que preguei no tampão
Mas antes fiz os cortes dos alto falantes. Depois centralizei a moldura, preguei e passei massa plástica em toda a volta para fazer o canto.

Aqui a moldura já pregada, já está com a massa plástica em volta toda lixada, não ficou 100% pois comprei pouca massa e tive que economizar na hora de passar:
Imagem

Imagem

Com o pedaço que sobrou eu lixei um pouco as laterais, não muito, pois iremos usar para fazer a tela, e ela tem que entrar sob pressão na moldura para não ficar saindo a toa. Depois de lixar as laterais tracei cerca de 1cm para dentro e cortei novamente seguindo o desenho. Tirei as rebarbas e colei o suplex com a cola de sapateiro mesmo, esse tecido tem que esticar bastante e ir colando, ou grampeando, mas não tenho o grampeador.

Resultado:
Imagem

Coloquei uma ripa no meio antes de colar o tecido pois como tem que esticar e a moldura da tela ficou só com 1 cm de espessura ela começou a envergar.

Parte de dentro da tela
Imagem

Imagem

A tela no local:
Imagem

Acho que agora perceberam minha idéia. No começo ia fazer o tampão liso, forrar com courvin e colocar umas grades nos falantes. Mas quando estava na loja de som esperando cortarem o MDF vi um Gol G4 cheio de som e no tampão vários triaxiais, e por cima esse tecido cobrindo. Então meu amigo deu a idéia de fazer essa moldura e colocar a tela dentro. O dono da loja disse o nome do tecido e onde comprar. :)

Na parte inferior da tela colei um pedacinho de courvin para facilitar a retirada, pois como entra sob pressão se não tiver isso fica difícil tirar, mais uma idéia do meu amigo.

Imagem

Imagem

Aqui os Alto falantes já no local, só para testar como ficou:
Imagem

Coloquei o courvin sobre o tampão e cortei deixando uma sobra em todos os cantos:

Imagem

Agora vem a parte legal, fui fazendo as poucos, foram 3 etapas, passei um pouco de cola, esperei um minuto e comecei a grudar o courvin:

1º Etapa
Imagem

2º Etapa:
Imagem

O courvin é bem elástico, é só ir apertantando bastante e moldando corretamente que não fca "inginhado".

3º Etapa:
Imagem

Colado com a parte dos falantes cortada:
Imagem

Com a tela:

Imagem

Quando ia começar a parte de baixo surgiu um problema:
Imagem

Acabou a cola, agora só amanhã. Vou comprar mais cola, colar o resto que falta, colocar os alto falantes, e parafusar a guia do tampão:

Imagem

Quero aproveitar e dizer o quanto gosto desse fórum, ja descobri como fazer pretinho pro pneu com groselha e álcool, coloquei adesivo preto fosco entre os vidros da porta e de trás, e já coloquei todas as lâmpadas que couberam na lanterna traseira, quando piso no freio parece uma árvore de natal, ficou muito bom, e tudo lendo os tópicos. Basta ter paciência, capricho e os materiais corretos que tem como fazer tudo. Sei que podia comprar um tampão pronto por uns R$80,00 mas não é a mesma coisa que fazer do zero, com o courvin na cor do forro, etc..

Se tiverem dicas ou dúvidas basta escrever, quando terminar coloco as fotos. Até :banana: .
Desenho
Membro
Membro
Carro:

Término

Mensagem por Desenho »

Comprei a cola. Terminei de colar o courvin, parafusei a guia do tampão, e os alto falantes, soldei os fios e usei velcro para grudar no tampão. Abaixo segue as fotos, o som ficou gostoso de se ouvir.

O tampão em seu devido lugar:
Imagem

Alto falantes:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Paasei courvin também na lateral que segura o tampão, antes tinha um carpete:

Imagem

No mais é isso ai pessoal, os fios estão presos na parte de baixo, em breve vou comprar carpete e escondê-los um pouco, perto dos alto falantes não passei courvin pois pretendo pintar mais pra frente, e como a tela cobre não me preocupei muito com essa parte.

Até logo.
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por Bibes »

boa!. parabéns , pra um serviço amador fico jóia d+
Mano Velho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:

Mensagem por Mano Velho »

ficou bacana mano....
parabéns
abraço!!!
Aprecie com moderação!!

Minha goleta => http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 17460.html

[x] Alarme
[x] Trava
[x] Manivela do Vidro Cromado
roberto95
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por roberto95 »

gostei...parabens :y:
EqUiPe AbUsAdOs....BaIxAdA sAnTiStA¹³
Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/fot ... t4104.html
Desenho
Membro
Membro
Carro:

Obrigado

Mensagem por Desenho »

Obrigado pela força galera.
Dei umas voltas com o carro e o tampão está pulando um pouco, vou ver se coloco umas borrachas em baixo, ou um velcro pra segurar. Os fios também não ficaram presos no velcro, vou passar cola quente e ver se melhora, mas o certo é comprar um carpete e colar por baixo.
ledertheil
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ledertheil »

Muito bacana irmão, fiz um trabalho parecido no meu e ficou batendo pra caraio, mas coloquei umas borrachinhas e velcro e ficou td bem
Blue GL 91
AP 1.8
[x] Banco gol bolinha
[x] Rodas de ferro 15"
[x] Suspensão fixa preparada
[x] Modúlo de som
[x] Film
Em breve mais modificações....
Nitrobboy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Nitrobboy »

Parabéns ótimo trabalho....
bruneko
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bruneko »

Belo trampo champz! :banana:
.

"O PENSAMENTO É A FORÇA CRIADORA!"
A . R U A . É . N Ó I Z . !
Desenho
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Desenho »

Valeu pessoal. O tampão ainda está batendo, não tive tempo (coragem) pra arrumar ainda.
nickator
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Tampao batendo

Mensagem por nickator »

Cara como eu sofro com as batidas do tampao! Mais ainda nao fui atras de arruamr pq ele ta uma droga, preciso trocar ou fazer um igual o do DIY acima :D , mas e a coragem, alem do que , tenho outras coisas pra fazer no carango. Mas ficou muito bom seu tampao.
Gol 1.0 [KIT 1.6] CHT 94/95
---------------------------------------------
Meu carango: http://tinyurl.com/4bxrj8
darkbado
Membro
Membro
Carro: Gol GT 86
Contato:

Re: [DICA] Fazendo um tampão, com fotos!

Mensagem por darkbado »

Poxa bem interessante o DIY gostei muito do esquema do tampão mas diz ae quanto vc gastou mais ou menos?
Em relação a bateção do trampão vi em um link do forum aqui um sistema de colocar um velcro algo assim... ele fica bem preso e para a bateção...
Eu pretendia parafusar o meu "Isso mesmo parafusar" porém vou fazer um outro tampão que o meu também está pedindo e colocar esse sistema para não bater afinal esse é o INFERNO dos quadrados :(
(Ex)Gol GT 1.9 1986
(Ex)Pointer GTI 1994
(Ex)Gol City 1.6 G6
evertonal
Membro
Membro
Carro:

Re: [DICA] Fazendo um tampão, com fotos!

Mensagem por evertonal »

Galera onde eu compro a guia, e que eu comprei um gol cht 1996, e ele esta sem tampao, e gostei muito deste diy, e pretendo fazer pra mim, mas eu não tenho a guia, alguem sabe onde eu compro???
obrigado.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”