[DÚVIDA] Ap2.0 Fluxo Cruzado TURBO...
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro - 2.0
- Mensagens: 1501
- Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
- Carro:
- Localização: Presidente Prudente
- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
-
- Membro - 2.0
- Mensagens: 1501
- Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
- Carro:
- Localização: Presidente Prudente
Eu estava lendo o tópico e vale algumas considerações.
Motor 1.6 e 1.8 AP tem pistões com 81mm STD e alturas diferentes, o 1.8 é mais baixo, pra compensar o maior curso, já que as bielas são iguais.
o 2.0 tem 82,5mm mas o pistão é mais baixo que o 1.8, portanto, se colocar um pistão de 2.0 num AP 1.8 vai ficar muito destaxado, o que só justifica em turbo de alta pressão, e olhe lá, pq deve ficar entre 6 e 7:1 a taxa.
Eu sei que existe um pistão próprio pra 1.9, que é forjado e tem altura maior.
Tem gente que usa pistão de Monza 2.0 (86mm) em aspirado, mas a parede dos cilindros fica muito fina.
Já vi Turbo com pistão de Monza 1.8(84,8mm), mas o bloco já fica no limite da resistência, e tem que mexer no pino do pistão que é diferente do AP.
Abraço
Samuka
Motor 1.6 e 1.8 AP tem pistões com 81mm STD e alturas diferentes, o 1.8 é mais baixo, pra compensar o maior curso, já que as bielas são iguais.
o 2.0 tem 82,5mm mas o pistão é mais baixo que o 1.8, portanto, se colocar um pistão de 2.0 num AP 1.8 vai ficar muito destaxado, o que só justifica em turbo de alta pressão, e olhe lá, pq deve ficar entre 6 e 7:1 a taxa.
Eu sei que existe um pistão próprio pra 1.9, que é forjado e tem altura maior.
Tem gente que usa pistão de Monza 2.0 (86mm) em aspirado, mas a parede dos cilindros fica muito fina.
Já vi Turbo com pistão de Monza 1.8(84,8mm), mas o bloco já fica no limite da resistência, e tem que mexer no pino do pistão que é diferente do AP.
Abraço
Samuka
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
to com medo de colocar os pistões de monza faseIIska1972 escreveu:Eu estava lendo o tópico e vale algumas considerações.
Motor 1.6 e 1.8 AP tem pistões com 81mm STD e alturas diferentes, o 1.8 é mais baixo, pra compensar o maior curso, já que as bielas são iguais.
o 2.0 tem 82,5mm mas o pistão é mais baixo que o 1.8, portanto, se colocar um pistão de 2.0 num AP 1.8 vai ficar muito destaxado, o que só justifica em turbo de alta pressão, e olhe lá, pq deve ficar entre 6 e 7:1 a taxa.
Eu sei que existe um pistão próprio pra 1.9, que é forjado e tem altura maior.
Tem gente que usa pistão de Monza 2.0 (86mm) em aspirado, mas a parede dos cilindros fica muito fina.
Já vi Turbo com pistão de Monza 1.8(84,8mm), mas o bloco já fica no limite da resistência, e tem que mexer no pino do pistão que é diferente do AP.
Abraço
Samuka
agora to com cabeçote fluxo cruzado... to querendo abrir o bloco pra 82.5mm mas num acho pistão alcool de jeito maneira...
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
- Fets
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 2027
- Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
- Carro:
- Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN
eu ia justamente falar agora isso que o ska1972 falou
como o vira do 2.0 é mais cursado, o pistão sobe mais no cilindro, então o pistão 82,5 STD do 2.0 é mais baixo que o do 1.8, portanto 1.9 nesse esquema vai ficar um motor DESTAXADO, e mesmo se usar pistões do álcool e rebaixar cabeçote ainda vai ficar sem taxa suficiente pra andar!
esses pistões que a Iapel e outras marcas vendem por aí pra 1.9 de 83,5mm são mais altos que os originais do 2.0, por isso fica bão...
pra usar pistões do 2.0 tem que fazer a *acada de rebaixar o bloco, só que aí só poderá usar aquele pistão no bixo... ou sempre comprar pistões de 2.0 baixos, fora o custo pra mandar baixar o motor
e pra quem precisa, segue a tabela de medidas do AP
Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 81,0
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,8 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc
Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 81,0
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,8 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc
Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,8 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc
como o vira do 2.0 é mais cursado, o pistão sobe mais no cilindro, então o pistão 82,5 STD do 2.0 é mais baixo que o do 1.8, portanto 1.9 nesse esquema vai ficar um motor DESTAXADO, e mesmo se usar pistões do álcool e rebaixar cabeçote ainda vai ficar sem taxa suficiente pra andar!
esses pistões que a Iapel e outras marcas vendem por aí pra 1.9 de 83,5mm são mais altos que os originais do 2.0, por isso fica bão...
pra usar pistões do 2.0 tem que fazer a *acada de rebaixar o bloco, só que aí só poderá usar aquele pistão no bixo... ou sempre comprar pistões de 2.0 baixos, fora o custo pra mandar baixar o motor
e pra quem precisa, segue a tabela de medidas do AP
Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 81,0
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,8 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc
Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 81,0
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,8 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc
Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,8 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Dá pra Fazer um 1.7 diferente usando pistão de 2.0 82,5mm e virabrequim de AP Bielinha, que tem curso de 80mm, só que acho que ainda fica destaxado se usar pistão original.
o Felipe Johanpetter, dono do Velopark usava um motor assim no Golf dele de arrancada.
o Felipe Johanpetter, dono do Velopark usava um motor assim no Golf dele de arrancada.
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
Motor AP não tem camisa, o cilindro é usinado diretamente no bloco. Falando em motores originais, a última medida de pistão seria 81+1,5mm ou 82,5mm, mas não sei se encontra essa medida de pistão original hoje em dia.xevablack89 escreveu:alguem sabe qual a ultima medida da camisa do bloco 1.8?
Samuka
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
se por ventura rompe-se a camisa? joga o bloco fora?ska1972 escreveu:Motor AP não tem camisa, o cilindro é usinado diretamente no bloco. Falando em motores originais, a última medida de pistão seria 81+1,5mm ou 82,5mm, mas não sei se encontra essa medida de pistão original hoje em dia.xevablack89 escreveu:alguem sabe qual a ultima medida da camisa do bloco 1.8?
Samuka
pode parecer pergunta idiota mas to a mais de 15anos sem mexer efetivamente com mecanica... vou fazer uma reciclagem no senai...

ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
- Fets
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 2027
- Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
- Carro:
- Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN
motor AP dificilmente rompe a camisa... ele ja abre o bloco inteiro de uma vez! aí vc é obrigado a jogar fora!xevablack89 escreveu:se por ventura rompe-se a camisa? joga o bloco fora?ska1972 escreveu:Motor AP não tem camisa, o cilindro é usinado diretamente no bloco. Falando em motores originais, a última medida de pistão seria 81+1,5mm ou 82,5mm, mas não sei se encontra essa medida de pistão original hoje em dia.xevablack89 escreveu:alguem sabe qual a ultima medida da camisa do bloco 1.8?
Samuka
pode parecer pergunta idiota mas to a mais de 15anos sem mexer efetivamente com mecanica... vou fazer uma reciclagem no senai...

mas relaxa que até 200cv a biela original do ap aguenta, pode surrar sem dó que não abre, e depois disso a forjada não vai abrir nunca, a não ser que vc tire de giro...
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
Re: [Ajuda - Acerto] Ap1.8 - m.i 4x1 comando 3ME
atualizando...xevablack89 escreveu:up num ap 1.8.
carro de rua.
rodará com cana :drink:
injeção já tenho m.i completa
escape 4x1
comando 3ME [golf mexicano] maior que o 276, menor que o 282°.
pistões alcool. carro não será turbo.
nesse meio tempo ja adicionei ao conjunto
cabeçote x-flow do golf gti mexicano
coletor m.i adaptado para esse cabeçote
como to juntando as peças para fazer um milinove, tirei algumas duvidas com o Amigo Andre...
André, to numa duvida pra montar meu milinove.
qtos mm vai baixar do bloco pra facear ele no pms do pistão 2.0 gasolina?
a retifica aqui do RJ me cobrou numa base de 100,00 por mm baixado do bloco 90,00 pra abrir as camisas para 82,5mm 10,00 do banho quimico
comparando os pistões no mesmo pino [joguei o pino pra fora e coloquei ambos no mesmo pino] percebi com o paquimetro que dá uma diferença 3,45mm... mas qdo montado essa diferença cai pra qto? sabe me dizer.
no mais, um abraço e pressão no marrom
_________________
tubarão 76 1.4 gasolina...
vai virar tuBarão_1.8ap MI Alcool com arcond... O_o
André Pinheiro escreveu:Na verdade a diferença da altura de compressão do pistão 1.8 para o 2.0 é 4,0 mm e não 3,45 mm como vc falou. Como a diferença de curso dos viras é 92,8 - 86,4 = 6,4 mm teóricamente vc terá que retirar 2,4 mm do seu bloco para ter os pistões faceados com o mesmo.
Eu optei por não mexer no bloco e comprei os pistões forjados da Powertech de 84,5 mm ( 600,00 ).
Com os pistões de 82,5 vc terá 1847 cc e com os de 84,5 1937 cc, ou seja quase 100 cc a mais, bem trabalhados uns 15 cv.
Bom veja ai, pois 240,00 do rebaixamento é quase 50% do valor dos pistões alem de ter um conjunto mais forte para um turbo futuramete, pois os pistões sempre se vão primeiro ... risos ...
Pistão 1.6 VW ----> 38,00mm
Pistão 1.8 VW ----> 33,30mm
AP 2.0 nacional ---> 29,30mm (Catálogo Metal Leve) 82,5mm diâmetro
Valores tirados do Catálogo de Pistões Metal Leve - MAHLE
Espero ter ajudado.
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
Re: [DÚVIDA] Ap2.0 Fluxo Cruzado TURBO...
fala pessoal... to meio sumido né
seguinte... um amigo deixou na minha responsa o carrinho dele com um apzim 1.8 cabeçote com valvulas do 2.0 e comando do golf gti escape 4x1... troço gostoso de tocar. respostas rápidas e o carbura é um 2E, liso o carro. lembra uma injeção monoponto qdo aquecido...
agora meu projeto mudou e ja começou em cima...
tenho um ap 2.0 com jet oil nas camisas...
cabeçote do golf gti com coletor de bora e bancada de bicos add... total 8bicos.
virabrequim é std, e ja tenho outro std na reserva.
queria sentir o bixo no aspro primeiro antes do turbo vir...
até pq gosto de botar pra girar em reduzidas e esticadas em alguns momentos...
miolo quero colocar forjado independente do tuurbo
injeção quero usar uma pandoo...
a turbina dele é uma .50 não saco nada de turbo...
preciso da ajuda dos mais experientes para ajustar esse coração e colocar no carro pra rodar... :tacafogo:

seguinte... um amigo deixou na minha responsa o carrinho dele com um apzim 1.8 cabeçote com valvulas do 2.0 e comando do golf gti escape 4x1... troço gostoso de tocar. respostas rápidas e o carbura é um 2E, liso o carro. lembra uma injeção monoponto qdo aquecido...
agora meu projeto mudou e ja começou em cima...
tenho um ap 2.0 com jet oil nas camisas...
cabeçote do golf gti com coletor de bora e bancada de bicos add... total 8bicos.
virabrequim é std, e ja tenho outro std na reserva.
queria sentir o bixo no aspro primeiro antes do turbo vir...
até pq gosto de botar pra girar em reduzidas e esticadas em alguns momentos...
miolo quero colocar forjado independente do tuurbo
injeção quero usar uma pandoo...
a turbina dele é uma .50 não saco nada de turbo...
preciso da ajuda dos mais experientes para ajustar esse coração e colocar no carro pra rodar... :tacafogo:
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
Re: [DÚVIDA] Ap2.0 Fluxo Cruzado TURBO...
i rapaz, está por aqui tb??
vamos lá... turbina .50 não quer dizer nada...
primeiramente, temos de saber as medidas de carcaça quente, carcaça fria, eixo e rotor... se é pulsativa ou não
em relação a andar antes aspro, eu não faria, já que está de posse de todas as peças ai, ja monta logo tudo de uma vez... mesmo pq são configurações completamente diferentes...
em relação ao forjados, depende, qual a sua pretensão em relação a potencia? até uns 200 cv eu rodaria de original, depois disso pensaria em primeiramente biela forjada e depois pistão forjado...
Há relatos de motores de 300 cv com miolo original, mas eu não confio e duvido que o pau come em cima dele...
ah sim, como sei que isso vai entrar no chevette, eu não rodaria com mais de 200 cv de diferencial original não...
abraços... qq parada me passa mp lá pelo outro forum...
vamos lá... turbina .50 não quer dizer nada...
primeiramente, temos de saber as medidas de carcaça quente, carcaça fria, eixo e rotor... se é pulsativa ou não
em relação a andar antes aspro, eu não faria, já que está de posse de todas as peças ai, ja monta logo tudo de uma vez... mesmo pq são configurações completamente diferentes...
em relação ao forjados, depende, qual a sua pretensão em relação a potencia? até uns 200 cv eu rodaria de original, depois disso pensaria em primeiramente biela forjada e depois pistão forjado...
Há relatos de motores de 300 cv com miolo original, mas eu não confio e duvido que o pau come em cima dele...
ah sim, como sei que isso vai entrar no chevette, eu não rodaria com mais de 200 cv de diferencial original não...
abraços... qq parada me passa mp lá pelo outro forum...
- xevablack89
- Membro
- Mensagens: 133
- Registrado em: 18 Fev 2009, 12:03
- Carro:
- Localização: RIO DE JANEIRO
Re: [DÚVIDA] Ap2.0 Fluxo Cruzado TURBO...
MP...
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o