[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Resolvi compartilhar com vcs uma mensagem particular que recebi sobre o barulho dos meus pistões.
_____________________________________________________________________________________________________
Fazem sim, mas nada que incomode !!! Uma leve batida de saia.
No 2.1 tenho pistões da Astra de 84,8 trabalhados e trabalhando com 2 anéis montados em vira 2.0. Esse tem uma batida mais fininha na parte superior como se fosse um chacoalhado, porem se ele fosse montado normal, sem alívio e com os anéis completos não teria nenhum barulho, mas prefiro assim com a subida de giro que ele tem !!!
No 1.9 tenho pistões forjados de 84,5 mm montados em vira de 1.8, com bloco aberto para a medida sem mexer na altura do bloco e nem nas bielas. Esse tem um barulho um pouquinho mais oco, como se fosse uma batida de carro a diesel só que muito fraquinha, bem fraquinha mesmo, tanto que com o ronco de dimensionado, nem se percebe. Os pistões da Powertech melhoraram muito nesse item, pois os antigos pistões tinham que trabalhar com uma folga maior e o seu desenho era diferente, ai eles mudaram a sua geometria e ficou muito bom. Só tome cuidado na abertura do bloco, marcando-se os pistões e abrindo cada cilindro com as folgas para cada pistão. Acredito que seja um excelente custo benefício.
Bom é isso ai !!!
_____________________________________________________________________________________________________
Fazem sim, mas nada que incomode !!! Uma leve batida de saia.
No 2.1 tenho pistões da Astra de 84,8 trabalhados e trabalhando com 2 anéis montados em vira 2.0. Esse tem uma batida mais fininha na parte superior como se fosse um chacoalhado, porem se ele fosse montado normal, sem alívio e com os anéis completos não teria nenhum barulho, mas prefiro assim com a subida de giro que ele tem !!!
No 1.9 tenho pistões forjados de 84,5 mm montados em vira de 1.8, com bloco aberto para a medida sem mexer na altura do bloco e nem nas bielas. Esse tem um barulho um pouquinho mais oco, como se fosse uma batida de carro a diesel só que muito fraquinha, bem fraquinha mesmo, tanto que com o ronco de dimensionado, nem se percebe. Os pistões da Powertech melhoraram muito nesse item, pois os antigos pistões tinham que trabalhar com uma folga maior e o seu desenho era diferente, ai eles mudaram a sua geometria e ficou muito bom. Só tome cuidado na abertura do bloco, marcando-se os pistões e abrindo cada cilindro com as folgas para cada pistão. Acredito que seja um excelente custo benefício.
Bom é isso ai !!!
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Cassio,
Pode acreditar que um cambio bem escalonado é de grande importancia.
O cambio tem que trabalhar em harmonia com a curva de potencia do carro. A curva do torque tb interfere, mas o detalhe é na curva de potencia.
Mais a noite vejo se pego em meu desktop a curva de potencia de um Motor Ap 1.8 Alcool com 049G ... tb tinha de um com Comando SPATurbo...
È notavel como o grafico muda na parte final, ou seja em altas rotações e é ali que devemos caprichar pois é onde se tira maiores potencias.
Só para completar, cada curva de potencia tem sempre um cambio que se adapta... Sabe aqueles opalão brabo de 3/4 marchas bem abertas... é por que a curva de potencia do carro pede isso .. a potencia nele é bem distribuida nas faixas de giros e o giro tb não chega a ser alto.... Ja por outro lado um carro de formula 1 tem a potencia restrita numa faixa bem curta .. o que faz usar um cambio com muitas marchas para sempre trabalhar no regime ideal.
Acredito que para que consseguirmos conciliar um cambio bom pa andar e para viajar ao mesmo tempo sem ter buracos, devemos fazer com 6 marchas.... ou um com 4 marchas escalonadas para puxadas ate uns 160Km/h e botar uma 5ª longa pa economia...
Pode acreditar que um cambio bem escalonado é de grande importancia.
O cambio tem que trabalhar em harmonia com a curva de potencia do carro. A curva do torque tb interfere, mas o detalhe é na curva de potencia.
Mais a noite vejo se pego em meu desktop a curva de potencia de um Motor Ap 1.8 Alcool com 049G ... tb tinha de um com Comando SPATurbo...
È notavel como o grafico muda na parte final, ou seja em altas rotações e é ali que devemos caprichar pois é onde se tira maiores potencias.
Só para completar, cada curva de potencia tem sempre um cambio que se adapta... Sabe aqueles opalão brabo de 3/4 marchas bem abertas... é por que a curva de potencia do carro pede isso .. a potencia nele é bem distribuida nas faixas de giros e o giro tb não chega a ser alto.... Ja por outro lado um carro de formula 1 tem a potencia restrita numa faixa bem curta .. o que faz usar um cambio com muitas marchas para sempre trabalhar no regime ideal.
Acredito que para que consseguirmos conciliar um cambio bom pa andar e para viajar ao mesmo tempo sem ter buracos, devemos fazer com 6 marchas.... ou um com 4 marchas escalonadas para puxadas ate uns 160Km/h e botar uma 5ª longa pa economia...
Parati 1.8 ==#
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Isso ai Diego ...
Sobre o cambio que vc mencionou PG, nunca tinha ouvido falar e acredito que vai ser difícil de achar. Para fazer este cambio que falo, o mais fácil seria achar um PX ou um PV e alterar o diferencial pelo o de 3,89 e as 3º, 4º e 5º do 1.016v, se desejar um carro mais urbano e se vc for usar muito em estradas ai a 5º pode ser a do PX, pois a do PV é bem próxima do Gol 1.0 16V, ou seja, 0,80 contra 0,83 do milzinho, conclusão o melhor seria alterar de um PX mesmo ( Cambio dos 1.6 ).
É isso ai ...
Sobre o cambio que vc mencionou PG, nunca tinha ouvido falar e acredito que vai ser difícil de achar. Para fazer este cambio que falo, o mais fácil seria achar um PX ou um PV e alterar o diferencial pelo o de 3,89 e as 3º, 4º e 5º do 1.016v, se desejar um carro mais urbano e se vc for usar muito em estradas ai a 5º pode ser a do PX, pois a do PV é bem próxima do Gol 1.0 16V, ou seja, 0,80 contra 0,83 do milzinho, conclusão o melhor seria alterar de um PX mesmo ( Cambio dos 1.6 ).
É isso ai ...
- Thiago_Cabeça
- Membro
- Carro:
- cavanhasm
- Membro
- Carro:
opa pessoal...
uso o cambio PV com diferencial de gol mil 8v 43/9 ou 4,77 e 5º do PS. Com um 276º da Sam Cams. Casou perfeito.
E como disse o difersilva dá 160 Km/h em 4º marcha a +ou- 6700rpm e uma 5º longa pra estrada (ficou um pouco mais longa q a 5º original do PV).
Ficou muito bom.
VAi aí uma ideia!!!
Falow galera...
uso o cambio PV com diferencial de gol mil 8v 43/9 ou 4,77 e 5º do PS. Com um 276º da Sam Cams. Casou perfeito.
E como disse o difersilva dá 160 Km/h em 4º marcha a +ou- 6700rpm e uma 5º longa pra estrada (ficou um pouco mais longa q a 5º original do PV).
Ficou muito bom.
VAi aí uma ideia!!!
Falow galera...
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
- xevablack89
- Membro
- Carro:
eu tenho esses pistões hein... só que como na foto a baixo eles são menores em altura dos que o vw. foto: esq vw direita gmFelipe Voya escreveu: Renato vi as configurações do seu carro e achei muito bom o resultado.
Vi que vc usou os pistões 1.8 álcool do Monza/Astra (84,8mm STD) na sua preparação, normalmente este pistões são conhecidos como cabeçudos FASE II...
b)
Primeira (acho que talvez seja a melhor alternativa): Usar os pinos de 21mm da GM, retificando as bielas (VW 144mm) abrindo e embuchando o pé da biela para pino 21mm. Acho que talvez seja a melhor alternativa devido a usar o pino de comprimento mais compativel com o diametro do pistão...
c) Usando estes pistões 1.8 GM nos vira VW de 1.8 ou 2.0, eles não ficam faceados com o bloco AP (ficam para fora...) Tendo que dar um passe na cabeça deles para ficar faceados no bloco. Tem altura de compressão diferente dos pistões VW.
d)No seu caso que foi usado vira VW de 2.0 para facear (33,65 - 29,3 = 4,35mm de passe nos pistões) não ficou muito próximo o passe do anel de compressão superior

b) qual a altura das bielas do 1.8?
c) esse passe na cabeça do pistão passa pela bolha tb? ela é retirada ou permanece?
d) da pra usar o vira do 1.8?
Renato3377 escreveu: Fala Felipe !! Bem-vindo ao tópico !!
Vc acertou na primeira opção, minhas bielas são "abertas" pra receber os pinos originais dos pistões. Os pistões são rebaixados tb, mas perto do limite para não fragiliza-los. É claro que esse limite vem com a prática, o que posso dizer que nesse motor e outros semelhantes feitos pelo meu preparador, nunca tiveram problemas com pistão ... e digo que eles são BEEEEMM usados no extremo !!
Uma opção que pode ser teoricamente mais durável, para não reduzir muito a espessura da parede do pistão, pode usar uma junta de cabeçote de aço da SPA turbo com maior espessura e equilibrar a taxa no cabeçote. Dá uma olhada no site www.spaturbo.com.br
Usar o pistão 84,8 com vira 1.8 fica muito bom sim. Meu preparador já usou num turbinado que girava horrores !!! Mas o problema é que se precisar de retífica do cilindro, vc já está no limite! Perto de uma camisa nova pra ele ....
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
-
- Membro
- Carro:
E aew pessoal .....
quero ve oq vcx acham da cofigurção do meu gol...
Eu tenho um gol 1986 plus com motor ap 1.8
Ele ta com um comando 282
Coletor 4X1
Escapamento todo em 2 polegadas...obs: Sem solda
Só o carbura q não ajuda muito acho eu ....
Ele ta com um miniprogressivo original a alcool....
Até a minha idéia agora é faze um cabeçote tudo com valvula 40...
Quero sabe a opinião de vcx e oq vcx me recomendam pra fazer a mais no carro....
Abraços
Coletor 4X1
Quero sabe a opinião de vcx e oq vcx me recomendam pra fazer a mais no carro....
Abraços
- Thiago_Cabeça
- Membro
- Carro:
Bruno_villa escreveu:E aew pessoal .....
Coletor 4X1
Abraços
coloca um comandinho 288º .... e um carbura 2e ou 3e ......
meu primo tinha um desse no passat dele mini era fortinho... pergunta pro guilherme monteiro .....
- cavanhasm
- Membro
- Carro:
Bruno_villa escreveu:E aew pessoal .....
Coletor 4X1
Abraços
Cara eu aconselharia a vc fazer uma caixa igual a minha... trocar a coroa e pinhão da caixa por a do gl 1.0 8v de relação 4,77. Fica show diferença é grande e um trabalho no cabeçote tb é bem vindo.
abraço
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
-
- Membro
- Carro:
- cavanhasm
- Membro
- Carro:
Pois é como o meu é gts não precisei trocar a caixa só coloquei uma 5º longa do PS senão fica ruim de pegar estrada.
Se não for pegar estrada deixa a 5º original mesmo pq com a 5º longa seu carro fica limitado a tiros de no max 500m pois em quarta ele fica dando 160KM/h e depois com a 5º longa demora pra subir...
abraço
Se não for pegar estrada deixa a 5º original mesmo pq com a 5º longa seu carro fica limitado a tiros de no max 500m pois em quarta ele fica dando 160KM/h e depois com a 5º longa demora pra subir...
abraço
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
- Thiago_Cabeça
- Membro
- Carro:
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala galera ...
To pensando em vender algumas peças para juntar grana e comprar 2 weber DCO, ai já viu ne !!!
1- Cabeçote tucho mecanico 1.8 taxado em 0,8 mm + com comando 49G já regulado zero ( já tenho um preparado no carro, esse é o reserva)+ 2 coletores um original e outro com dutos maiores + 3E zerada a álcool ( não andou nem 500 Km ) com 2º estágio mecanico e com abertura a 40º + Suporte para filtro marmita e filtro + tampa de vlavulas + filtro do respiro, tudo montado, só vai precisar acertar o Burra. Quem tem ar condicionado o burra também tem válvula para ar. O valor de tudo zero é em torno de R$ 2.500,00 to querendo R$ 1.500,00.
2- Embreagem Displatec HD zerada 980 lbs R$ 250,00
3- weber 40 idf regulada para ap 1.8/1.9 + marmita e filtro + coletor com dutos maiores. R$ 1.000,00 A Weber ta com canetas F9 com Gicles da ar 150, principal 200 e lenta 85, é o que esta no carro atualmente.
Se vcs puderem ajudar agradeço.
Abraços
To pensando em vender algumas peças para juntar grana e comprar 2 weber DCO, ai já viu ne !!!
1- Cabeçote tucho mecanico 1.8 taxado em 0,8 mm + com comando 49G já regulado zero ( já tenho um preparado no carro, esse é o reserva)+ 2 coletores um original e outro com dutos maiores + 3E zerada a álcool ( não andou nem 500 Km ) com 2º estágio mecanico e com abertura a 40º + Suporte para filtro marmita e filtro + tampa de vlavulas + filtro do respiro, tudo montado, só vai precisar acertar o Burra. Quem tem ar condicionado o burra também tem válvula para ar. O valor de tudo zero é em torno de R$ 2.500,00 to querendo R$ 1.500,00.
2- Embreagem Displatec HD zerada 980 lbs R$ 250,00
3- weber 40 idf regulada para ap 1.8/1.9 + marmita e filtro + coletor com dutos maiores. R$ 1.000,00 A Weber ta com canetas F9 com Gicles da ar 150, principal 200 e lenta 85, é o que esta no carro atualmente.
Se vcs puderem ajudar agradeço.
Abraços
Editado pela última vez por André Pinheiro em 30 Mar 2010, 18:20, em um total de 1 vez.
Amigo André.
Vai vender rapidinho teus produtos, tem bastante gente aki querendo preparar seus carangos.
Boa sorte nas vendas ai amigo..
Abraços.
Vai vender rapidinho teus produtos, tem bastante gente aki querendo preparar seus carangos.
Boa sorte nas vendas ai amigo..
Abraços.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Andre,
Tem como falar mais sobre a diferença de potencia do 2E 3E e W40... 15cv é algo conssideravel... ja tou qse pegando um passat... eu ate tava com a grana, mas apareceu um negocio mto bom aki e acabei fechando uma kaza... mas o carro ja ta fechado um ap 1.8 num passat TS ... só to esperando meu tio aposentar pa entregar... ja enviou os papeis... ... eu qeuro esse carro ,pois é dele a 10 anos e ele é mecanico vw a 30 anos... ta tdo em cima no carro....
Diz ai sobre a potencia... vou ver se pego uma W40... essa sua nao me cabe agora, mas quem sabe num futuro proximo.... rsrsrs...
Tem como falar mais sobre a diferença de potencia do 2E 3E e W40... 15cv é algo conssideravel... ja tou qse pegando um passat... eu ate tava com a grana, mas apareceu um negocio mto bom aki e acabei fechando uma kaza... mas o carro ja ta fechado um ap 1.8 num passat TS ... só to esperando meu tio aposentar pa entregar... ja enviou os papeis... ... eu qeuro esse carro ,pois é dele a 10 anos e ele é mecanico vw a 30 anos... ta tdo em cima no carro....
Diz ai sobre a potencia... vou ver se pego uma W40... essa sua nao me cabe agora, mas quem sabe num futuro proximo.... rsrsrs...
Parati 1.8 ==#
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Xeva ...
O que importa não é a altura total dos pistões e sim a altura de compressão, que é medida do centro do pino até o topo, ok ...
Vamos lá:
Alturas de compressão:
Pistão 1.6 VW ----> 38,00mm
Pistão 1.8 VW ----> 33,30mm
Pistão 2.0 VW ----> 29,30mm
Pistão 1.8 GM Fase I -----> 40,00mm
Pistão 1.8 GM Fase II ----> 33,65mm
Pino dos Pistões VW ---> 20,00mm
Pino dos Pistões GM ---> 21,00mm
Conclusão: Para vc fazer um Milinove bom tem que ser com o vira de 1.8 e pistão faze II GM. Já vi preparações que não foi preciso usinar os pistões, usando somente uma junta mais grossa, pois os mesmos passam um pouquinho do bloco. Se quiser utilizar a junta original, vai ter que abri-la para a nova medida dos pistões e rebaixar um pouquinho o pistão, exatos 0,35 mm, ai vc deixa ele plano sem o dome ( veja se tem material suficiente para tanto, pois existem pistões que possuem pouco material para a usinagem, ok ...
Se for usar os pistões originais do AP 2.0, só vai ficar bom para preparações turbo, pois ele fica 4 mm abaixo do bloco o que daria uma taxa baixíssima para um aspirado.
Não se esqueça de pedir para abrir o furo da biela para a nova medida, pois os do AP são 1 mm menores.
Abraços
O que importa não é a altura total dos pistões e sim a altura de compressão, que é medida do centro do pino até o topo, ok ...
Vamos lá:
Alturas de compressão:
Conclusão: Para vc fazer um Milinove bom tem que ser com o vira de 1.8 e pistão faze II GM. Já vi preparações que não foi preciso usinar os pistões, usando somente uma junta mais grossa, pois os mesmos passam um pouquinho do bloco. Se quiser utilizar a junta original, vai ter que abri-la para a nova medida dos pistões e rebaixar um pouquinho o pistão, exatos 0,35 mm, ai vc deixa ele plano sem o dome ( veja se tem material suficiente para tanto, pois existem pistões que possuem pouco material para a usinagem, ok ...
Se for usar os pistões originais do AP 2.0, só vai ficar bom para preparações turbo, pois ele fica 4 mm abaixo do bloco o que daria uma taxa baixíssima para um aspirado.
Não se esqueça de pedir para abrir o furo da biela para a nova medida, pois os do AP são 1 mm menores.
Abraços
- cavanhasm
- Membro
- Carro:
opacassiozng escreveu:e ai cavanhasm... blz cara...
qual a configuração do seu gts cara?? vc gastou em torno de quantos??
soh pra mim tira uma ideia...
vlw abraço
cara gastei em torno de 600 reais. 150 da coroa e pinhão, 50 da engrenagem da 5º mais 350 de mão de obra e 50 entre óleo, juntas e td mais.
abraço
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
- Thiago_Cabeça
- Membro
- Carro:
André ve se essa receita boa pra monta ap 1.8
Carbura 2e ou 3e
Um pé p/ o devido carburador.
Um comando de válvulas de 288 graus.
Um jogo de juntas da tampa de válvulas.
Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.
Uma bomba de combustível elétrica.
Um dosador de combustível.
6m de mangueira p/ combustível.
5m de fio simples automotivo 4mm.
Uma bobina Accel ou Mallory.
Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.
Um jogo de velas frias.
Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.
Espero resposta
Carbura 2e ou 3e
Um pé p/ o devido carburador.
Um comando de válvulas de 288 graus.
Um jogo de juntas da tampa de válvulas.
Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.
Uma bomba de combustível elétrica.
Um dosador de combustível.
6m de mangueira p/ combustível.
5m de fio simples automotivo 4mm.
Uma bobina Accel ou Mallory.
Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.
Um jogo de velas frias.
Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.
Espero resposta
- xevablack89
- Membro
- Carro:
muito obrigado pela ajuda irmão. só nao to achando as informações sobre os pistões fase2 gm... aí não sei se o meu é fase1 ou 2...André Pinheiro escreveu:Xeva ...
Vamos lá:
Alturas de compressão:
Abraços
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o