[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Ludijane
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Ludijane »

E ae galera...to com uma duvida não é sobre praparação e minha duvida não ta no lugar certo(desculpas)mas acompanho sempre o topico,e sei que o pessoal aqui entende do assunto.

Queria saber se valvulas desreguladas(batendo valvulas)aumenta o consumo de combustivel.

Desde ja grato pela atenção...
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Fala, André, blza? Acho q estou com o mesmo problema de pipocos qdo reduzo as marchas como o do nosso amigo Paulook, pois acertei de tdo qto é forma a mistura, ponto do motor conferi cabos, velas, tampa distribuidor, mas lembro q o meu mecânico disse q meu distribuidor é a gasolina e como rodo com alcool dá esses problemas de avanço, então qual seria a melhor forma de corrigir isso? Trocar o distribuidor ou mexer no meu mesmo? André fica caro um serviço desses? No caso ando no alcool destaxado e o ponto está atualmente entre 18 e 21 graus na lenta, então terei q acelerar em 4 mil rpm e fazer com q o ponto nessa rotação fique em 25 graus?....Outra coisa, em breve vou ter q mexer no cabeçote (junta começando a querer deixar passar água para os cilindros) pois qdo aperto em uma subida longa a temperatura sobe 1 pouco + q o normal, e já conferi td qdo é vazamento, radiador, mangueiras e nada de vazar e toda semana tenho q colocar uns 300 ml de agua. E já aproveito e passo ela para 1.8, troco os pistões e vira, não quero arregaçar a largura da parede da camisa do bloco do meu motor, quero vida longa para ele..heehe...resolvi fazer a preparação básica mesmo, jogar 1.8 com 49g no alcool, ter um carro fortinho e econômico (pego mta rodovia e viajo mto com ele 1500km por mês), quais pistões eu compro? E aonde? QUal marca?......E onde encontrar um bom vira?

Abraços.

Luciano
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Sidão »

Segue as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços
MUITO LINDO PARABÉNS!!!!!
Peugeot 206 ESCAPADE

Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis

"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por xevablack89 »

caramba a pagina ja ta na 77 e eu ainda to lendo a pagina 5 :uia:

consegui um santana robocop de leião baixado no detran rj...

motor 1.8 monoponto std.

já tenho:

comando 3ME B 2A 050 MADE IN MEXICO dos golf gti mexicanos...
escape 4x1
coletor m.i completo
jogo de pistão alcool
bobina m.i
cabos de vela de silicone
velas iridium

bomba de óleo quero dar um up. tem como aumentar a pressão?
passe no cabeçote é certo mas não sei ainda o qto.
por ser injetado a bomba de combusta é eletrica
polia de comando regualvel vale a pena?
polia do virabrequim graduada tb vale?

aonde consigo um profissa para balancear o conjunto móvel?
alivio do volante motriz, o adequado é até qtos kg? tem como dimensionar?

desde já agradeço pela aula mas ainda tenho 72pag para ler... :tacafogo:
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Sidão »

xevablack89 escreveu:caramba a pagina ja ta na 77 e eu ainda to lendo a pagina 5 :uia:

consegui um santana robocop de leião baixado no detran rj...

motor 1.8 monoponto std.

já tenho:

comando 3ME B 2A 050 MADE IN MEXICO dos golf gti mexicanos...
escape 4x1
coletor m.i completo
jogo de pistão alcool
bobina m.i
cabos de vela de silicone
velas iridium

bomba de óleo quero dar um up. tem como aumentar a pressão?
passe no cabeçote é certo mas não sei ainda o qto.
por ser injetado a bomba de combusta é eletrica
polia de comando regualvel vale a pena?
polia do virabrequim graduada tb vale?

aonde consigo um profissa para balancear o conjunto móvel?
alivio do volante motriz, o adequado é até qtos kg? tem como dimensionar?

desde já agradeço pela aula mas ainda tenho 72pag para ler... :tacafogo:
E aí blza?
Bomba de óleo, existe uma da Bellquip que já é com maior pressão e fluxo porém muita gente acha que é gato por lebre. Compre uma original em concessionária ou da marca Shadeck para motor 2.0 que resolve seu problema.

Polia regulável vale a pena sim, vc consegue dar um UP no comando porém este comando que vc está usando é para tucho hidraulico e desconheço suas medidas, talvez seja melhor usar um comando mais forte.

Polia do vira não sei te dizer.

Aqui em SP tem um monte de gente que faz este balanceamento, Grossi Lopes, Samacar são as que conheço e funciona.

Aliviar o volante, tem gente que tira em média 1 a 1,5 kg mas seu mecânico com certeza é a melhor pessoa para te indicar.

Espero ter ajudado.
Peugeot 206 ESCAPADE

Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis

"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

coisas de forum: ja li por aí que se vc trava a "bilha" que tem na saída de óleo do bloco aonde encaixa o filtro, dá um up na pressão. é vero isso?

dificil achar quem conheça esse comando 3ME B 2A 050 MADE IN MEXICO
tem algum lugar que eu mande os caras tirarem as medidas dele pra eu saber ao certo? pq o que consegui saber depois de muito pesquisar é:
que ele é maior que o 276 e menor que o 282.

aliviar o volante queria algo simétrico ao que for retirado no conjunto móvel após balanceado: se do conjunto sairam 500g do volante sairá Xgramas para compensar...
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Sidão ...

Valeu pelo elogio, porem ainda faltam ajustes e up's.

Abraços
Editado pela última vez por André Pinheiro em 24 Mar 2010, 09:16, em um total de 1 vez.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Gomes
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Gomes »

Opa André, blz.
Me explica aí como o seu cambio ta montado...
E os pistões da Powertech são bons??? E que diâmetros eles são.
Não fazem barulho??
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Caro Xevablack89 ...

Bomba de óleo vc resolve com uma original pois todas, hoje em dia, são fabricadas com a engrenagem de 36 mm que são dos 2.0, ai vc não vei ter problema de pressão/vazão.

Quanto a polia regulável vc vai sentir pouca diferença, mas de milho em milho a penosa enche o papo, ou seja, se o seu comando fosse maior do que 290º a regulagem da polia faria muita diferença para torque ou potencia, com o seu comando a diferença será perceptível porem nada de assustador, pois tenho um 290º no 2.1 que faz muita diferença, já no 276º do 1.9 nem tanto, mas vale a pena. O que melhora o torque também é o conjunto de polias de alumínio sendo a do vira com diametro menor, pois assim a resistencia para mover bomba, alternador e comando é menor aumentando um pouquinho a subida de giros.

O meu 2.1 é todo aliviado e balanceado com volante de 4,5 Kg, ou seja, menos 3,10 Kg e mais uns 800 gramas de alívio do vira+bielas+pistão. Posso afirmar que isso faz muita diferença na saubida de giros, o carro parece até uma moto !!! No seu caso tem que ver com o seu preparador, pois o seu volante deve ter uns 9,2 Kg, pois os dos Mi são mais pesados do que os carburados. Já no 1.9 tenho volante aliviado porem sem balancear e sem aliviar vira e bielas e de quebra os pistões são forjados, conclusão, conjunto mais pesado subida de giros menor, e digo é muito perceptível.

Se o seu cabeçote estiver na medida original vc pode rebaixar 0,8 mm que a sua taxa vai para casa dos 13,5:1, muito boa para rodar com cana e guanho de torque em baixas rotações. agora um trabalho no cabeçote talvez seja o que vai te dar o melhor resultado, pois valvulas maiores + trabalho nos dutos o carrinho vai respirar bem melhor.

Não sei se o seu corpo de borboleta é daqueles duplos, uma menor para inicial e outra maior para alta, se for já tem uma vasão ótima, porem vai ter que por um bico maior ou retrabalhar o seu, pois como o carro éra a gasolina e vc vai por cana + comando + Cabeçote + taxa os originais não vam dar conta, ou ainda por um bico suplementar com um gerenciador digipulse analógico, pois assim vc não precias reprogramar o seu módulo.

Espero ter contribuido

Abraços
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala Gomes ...

Cara o meu cambio é com a 3º, 4º e 5º do gol 1.0 16V, ou seja, 1,37/1,03/0,82 de relações para as marchas respectivas. Se vc for em qualquer casa que mexa com cambio eles fazem isso fácil, e te digo uma coisa .... faz muita diferença, o carro tem uma sequencia muito boa, sem queda de giros de uma marcha para outra, na minha a queda gira em torno de 28% enquanto que num cambio PS chega a 40%, ai até o motor encher novamente vc ja fiou para traz.

Cara ...
O diametro deles são 84,5 mm e estou satisfeito com o resultado, pois foi muito mais fácil fazer do que ter que adaptar pino e rebaixo de bloco/pistão. Quanto ao barulho é claro que não fica como se fosse original, porem muito menos do que pistão forjado com folga para turbo pesado, pois utilizei 0,06 de folga já prevendo o up para turbo, porem longe dos 0,10 para andar com 2 Kg pra cima.
Achei um puta custo benefício e o barulho nada de mais, uma leve batida de saia e só. Motor esta bem forte e olha que faltam acertos ainda, pois só chegaram os gicles da weber ontem, ai sabado ta tudo acertado ...huahuauauhuahua

Abraços
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Lembrando que só vale a pena mexer no cambio se for aspirado, pois no caso de turbo ele vai ficar muito curto, ok ...
Imagem
Gomes
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Gomes »

Legal cara...
Tem um cara lá na Vila que mexe com cambio e vou ver com ele qto fica para ele mecher nessas coisas...
O carro ficou mais esperto então...kkkkkkkkkkkkkk..
É outra pegada né...
Realmente foi um ótimo custo beneficio nos pistões hein... pois desta forma não foi preciso mexer no bloco.
E as bielas?? São as originais??
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

André Pinheiro escreveu:Caro Xevablack89 ...

Bomba de óleo vc resolve com uma original pois todas, hoje em dia, são fabricadas com a engrenagem de 36 mm que são dos 2.0, ai vc não vei ter problema de pressão/vazão.

Quanto a polia regulável vc vai sentir pouca diferença, ...já no 276º do 1.9 nem tanto, mas vale a pena. O que melhora o torque também é o conjunto de polias de alumínio sendo a do vira com diametro menor, pois assim a resistencia para mover bomba, alternador e comando é menor aumentando um pouquinho a subida de giros.

O meu 2.1 é todo aliviado e balanceado com volante de 4,5 Kg, ou seja, menos 3,10 Kg e mais uns 800 gramas de alívio do vira+bielas+pistão. Posso afirmar que isso faz muita diferença na saubida de giros, o carro parece até uma moto !!! No seu caso tem que ver com o seu preparador, pois o seu volante deve ter uns 9,2 Kg, pois os dos Mi são mais pesados do que os carburados...

Se o seu cabeçote estiver na medida original vc pode rebaixar 0,8 mm que a sua taxa vai para casa dos 13,5:1, muito boa para rodar com cana e guanho de torque em baixas rotações. agora um trabalho no cabeçote talvez seja o que vai te dar o melhor resultado, pois valvulas maiores + trabalho nos dutos o carrinho vai respirar bem melhor.

Não sei se o seu corpo de borboleta é daqueles duplos, uma menor para inicial e outra maior para alta, se for já tem uma vasão ótima, porem vai ter que por um bico maior ou retrabalhar o seu, pois como o carro éra a gasolina e vc vai por cana + comando + Cabeçote + taxa os originais não vam dar conta, ou ainda por um bico suplementar com um gerenciador digipulse analógico, pois assim vc não precias reprogramar o seu módulo.

Espero ter contribuido

Abraços
*então sobre a bomba de óleo ok!
*essa polia do vira graduada é de aluminio mas não sei o qto é menor. vou procurar na internet sobre.
*o motor tem injeção monoponto original e não sei qto pesa o volante dele. por isso que penso no balanceio do conjunto, não tirar muito do volante para... só o suficiente.
* cabeçote: vale a pena investir num cabeçote 2.0 preparado?
se eu fosse de cabeçote 2.0 precisaria aumentar as valvulas de adm?
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala cara ...
Para começar um cabeçote de 2.0 já seria bom para o seu nível de preparação, pois como as válvulas de admisão são maiores 40 mm x 38 mm dos 1.6/1.8 ( as de escapes são identicas 33 mm para todos 1.6/1.8/2.0) o seu carro vai ter uma melhor " respiração" admitindo mais ar para o mesmo tempo de válvula aberta proporcionado pelo seu comando. É claro que se vc trabalhar um cabeçote ( qualquer ), mandando mudar angulos, abrindo dutos e pondo válvulas maiores ( 41/35 - Adm/escape ) vc vai ter um carro bem melhor, pois o conjunto vai estar dimensionado para as válvulas maiores, agora vc tem que analisar o valor a ser investido algo em torno de R$ 1.000,00 só no trato do cabeçote.

Acho que se fose vc iria de cabeçote original 2.0, pois casaria bem com o seu comando >276º<282º, pois não se esqueça que seu carro ainda é um 1.8. Depois vc faz o trabalho no cabeçote, põe um comandão, trabalha a sua injeção ( corpo de borboletas e bicos ) alivia tudo que vc vai ter uns 150 cv fácil.

Não esqueça de freios e suspensão, pois com mais potencia o pé pesa mas tb tem que parar !!! risos

Só a título de curiosidade: Os golzinhos do campeonato de marcas brasileiro fórmula 1.6, estão beirando os 160 Cv medidos em Dyna, com todas as limitações que o regulamento impõe ( comando 49G, sem bico axiliar, sem aumento de cilindrada ) só no alívio do conjunto, trabalho na borboleta + bicos e acerto fino do carro.

Abraços
Imagem
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

André Pinheiro escreveu: Acho que se fose vc iria de cabeçote original 2.0, pois casaria bem com o seu comando >276º<282º, pois não se esqueça que seu carro ainda é um 1.8. Depois vc faz o trabalho no cabeçote, põe um comandão, trabalha a sua injeção ( corpo de borboletas e bicos ) alivia tudo que vc vai ter uns 150 cv fácil.
boua 06! mas de inicio vou de cabeça original com bura duplo [possivelmente um w460] aí vou juntando as peças do quebra cabeça:
módulo com chicote
e a cabeça 2.0 boa para passe, polimento e equalização dos dutos...
qdo tiver com 70% monto e depois vou acertando... kit de polia regulavel em aluminio vão compor o kit tb... valeu a dica.
Gomes
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Gomes »

Fala áí André.
Me surgiu uma duvida aqui.
Qual carburador é melhor, para ser usado na aspiração??
A Weber 40 ou a Solex C40????
Tem muita diferença entre eles??
A solex é bem mais barata que a Weber..
Mas olhando por cima parece que ambos os sistemas são iguais..
Eu disse olhando por cima, mas como não entendo muito disso, não posso afirmar né.
Vc sabe a diferença entre esses carburadores, e qual seria melhor??
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Xevablack89

Esse teu projeto promente hein, mantenha-nos informado a cada atualização, e vai postanto p gnt os resultados.

Abraços

T+ ver.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
cassiozng
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por cassiozng »

e ai galera blz... dei uma lida muito rápida aqui no tópico... num deu pra mim ler nem 10%... então como o tempo eh curto.. gostaria de uma ajuda de vcs... gostarias de uma dicas de vcs pra mim da uma envenenada no meu GTS... tipo nd muito pesado... afinal eh um carro de uso diário... queria da uma aspirada leve... que tbm não seja muito caro... que me de ótimo custo beneficio... ele ta totalmente original... e lembrando que ele eh original a GASOLINA... tava pensando em alguma coisa do tipo... coletor 4x1... comando 276... troca o meu 2E por outro que me de custo beneficio... e gostaria de colocar os pistão 2.0... alem de acertos... me ajudem por favor... :mestre:

Grato.

aguardo suas dicas e vou perguntando na medida da minhas duvidas
Gol GTS - 91/ Azul (mais para quem vê é verde) rs..
Projeto
Breve 2.1 aspo
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala Gomes ...

Uma weber 40 contra uma solex 40, sem retrabalho em nenhuma a weber ganha fácil, porem tem um Golzinho campeão Brasileiro na categoria DO ( dianteira original ) que usa uma solex c40 e faz 12,680 seg nos 401 metros. Agora segundo ele o segredo esta dentro do burra ... Vai saber !!!
Outro ponto são as peças de reposição de solex que são mais difíceis de se achar, pense bem ...
Conclusão:

1 weber IDF x solex IDF = weber na frente
1 weber IDF x 2 solex DCO = 2 solex na frente
2 weber DCO x 2 solex DCO = 2 weber na frente ... risos

Bom não manjo muito de solex, sei que os gicles são os mesmos do 2E/3E e que a injeção não é direta como nas webers, por isso iria de weber. Até fiquei propenso a comprar 2 solex 40 DCO para por no 2.1, mas desisti, pois preferi juntar uma graninha e comprar 2 webers DCO, ai sim o bichão vai voar. Pelo que andei conversando pulo dos 170 cv para algo em torno dos 185 cv só no burra !!!

Abraços
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala Cássio ...

Primeiramente te pergunto: Quanto esta disposto a gastar, pois isso é importante para te ajudar, pois se pensa em transforma-lo em 2.0 não vai gastar pouca grana não !!!

Abraços
Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”