[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

cavanhasm escreveu:Dae pessoal...

Me azarei...

Infelizmente terei q voltar o cambio de meu carro ao original...
Estava usando a coroa e pinhão de gol mil com relação 4.77 com 5º marcha do PS... mas infelizmente a coroa não aguentou o tranco e quebrou...
Por razão de $$$$ vou colocar de volta a coroa original, 4.11. que tenho guardada em casa.

vai fazer falta minha caixinha curta... só espero q o desepenho do carro não caia muito... pois ta bem bonzinho! hehehe

feito
Q pena em cara... Um câmbio escalonado faz falta mesmo...

Mas não tem nenhum ferro velho ai por perto para ver se arruma esta coroa a um bom preço?

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
cavanhasm
Membro
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 15 Dez 2008, 23:04
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por cavanhasm »

consegui a R200,00 reais... mas o problema é q a coisa ta feia $$$$ to de mudança de cidade e desempregado dae fica foda...

mas mais pra frente vou escalonar denovo... tenho um novo projeto!

abraço
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
Avatar do usuário
Gabriel Agoado
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Jul 2008, 15:36
Carro:
Localização: Tambau - SP

Mensagem por Gabriel Agoado »

Fala Galera!!!!

To precisando de algumas dicas pra melhorar o desempenho do meu carro.... vamos lah me ajudem.... =]

- Meu motor!!!

- Ap 1.6 original a alcool
- Cabeçote preparado - ad: 40 esc: 35
- Comando 283º San Cans
- Polia regulavel
- Carbura 2e
- 4x1 dimensionado, saida de 2' ate o final, junta de aço

Bom se eu nao me engano... é so isso....


Vlw galera !!!!

Abraços!!!!
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Guilherme Monteiro escreveu:bom. galera estou com uma duvida cruel..
vou pegar minha saveirinho 1.6 de preferencia (trampo dai ja viu neh)
soh que a maioria eh gasolina , e vem caaaa.. o preço da gasolina ja ta compensando pois 2 conto o alcool e 2,50 a gasolina, e com gasolina vc roda uns 14 , 15 na estrada , sendo ke no alcool fica na faixa dos 10 ...
tah.. mas quero um carro esperto afinal, a carne nao eh tao fria assim rsrs,, entao.. a duvida.. pois nunca mexi com injetado !

* Se eu pegar uma saveiro a gasolina , colocar kit flex, a injeção vai suprir essa destaxa ke vai ter ??? vai ser possivel ganhar uns cavalos a mais sem taxar ??? creio que para suprir tera que ter um trabalho nos bicos e um remapeamento,, !!! agora esta eh a duvida.. ira ficar fortinha ou nao tem jeito eh mais facil pegar uma alcool ???

o q vcs axam... provavelmente pelo menos um comandinho 0.27 do injetado vou por ! pelo menos isso kkkk soh nao irei por dimensionado devido ao barulho pois irei pegar mta estrada e a policia imbassa !

Valeu galera fico no aguardo!
Alguem pode dar uma opinião ? rsrs
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
cavanhasm
Membro
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 15 Dez 2008, 23:04
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por cavanhasm »

dae pessoal...
por fim não me aguentei e mandei trocar a coroa e o pinhão de gol mil q tinha quebrado por outra de gol mil... hehehhe
desisti de colocar a original... pois estava com remorso de dar um passo atras no meu projeto...hehehe

consegui a as peças por 150,oo , um preço bem bom... dae não resisti...
abraço a todos
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Pois é amigo cavanhasm, complicado mesmo termos que gastar nos nossos carros e retrocedermos na preparação, já que está gastando mesmo, gasta um pouco mais e faz o esquema bem feitinho.

E ae caro Felipe Voya, conseguiu acertar as batidas do comando? è complicado mesmo vc ter feito td com carinho e o comando n chegar de acordo com o esperado. E na parte de alimentação, vc vai injetar? Colocar uma 2E ou vai manter o miniprogressivo mecânico original? Esse bura deve ser mto bom e ele bem acertadinho ele pode ser tão bom e econômico como um 2E acredito eu, talvez um modelo desse ficaria bom no meu projeto, pois eu to mudando de planos e qdo fazer o motor é passar para 1.8 mesmo, trocando o meu vira e pistões 1.8 para aproveitar a medida do bloco e n arrombar duma vez para passar para milenove, pois quero um carro bom, forte e econômico, e pelas conversas que tive com vários amigos meus, ap 1.8 a alcool bem acertado, pode ser igual ou até + econômico que ap 1.6 alcool destaxado e até mesmo alcool.

E ae Guilherme, achou a saverinho injetada?
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Avatar do usuário
cavanhasm
Membro
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 15 Dez 2008, 23:04
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por cavanhasm »

cara se vai fazer passa logo pra 2.0!!! hehehehe
vai ter um carro muito rápido com uma arrancada forte!!!... econômico já não posso garantir hehehehe
abraço
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Com ctza se eu n fosse me preocupar tanto com consumo passaria para 2.0, porém o sistema de distribuidor teria q mudar, e teria q fazer adaptações no bloco coisa q eu n sei se tem gente especializada aki na minha região, então já montaria um ap 1.8 com 49g que já estaria de bom tamanho p mim, fortinho e econômico..rss

Abraços.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

Bom dia Galera!!!!
É o seguinte, eu sei que aqui é uma parte exclusiva de preparação de motores e outras coisas mais, mas gostaria que alguns de vocês, dessem uma olhada quando puder no topico que abri na parte de MANUTENÇÃO GERAL, referente a INSPEÇÃO VEICULAR, gostaria que alguem que tenha ido fazer a inspeção colocasse sua experiência lá, ou quem tem maiores informações ou massetes da bagaça também postasse lá.
Segue link logo abaixo:
http://www.golquadrado.com.br/forum/ins ... 17741.html

Agradeço desde de já a atenção de todos valew.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Galera ...

Finalmente finalizei o projeto do Marrom !!!

Só faltam detalhes bobos de acerto, pois troquei as flautas da Weber e ele esta embolano um pouquinho em baixa, mas na alta huahuhauhauhuaauh CARACA ficou louco !!! Muito rápido, ainda não medi mas deve estar na casa os 7 segundos no 0 a 100, e chega fácil aos 160 km/h ( ainda não pus ele num retão para ver quanto vai dar de final hauauhahuahuha !!!

Vou tentar postar algumas fotos para vcs verem, ok ...

To muito feliz, pois agora o Marronzinho ta quase chegando no Pretinho 2.1 huahauauhuahu. Ontem dei uma esticadas e fiquei bobo, pois um carinha de um Golf 2.0 foi tirar uma graça e ficou muito triste, ficou muito longe !!! Estava de 3º deixei ele passar e fui atraz, passei com sobra !!!

Agora vou partir para o turbinho no Marrom, pois como consegui finalmente deixar ele como eu queria, agora vem pressão por ai. Acho que vou deixar a taxa meio alta, tipo 12:1, e trabalhar com pouca pressão e uma turbina pequena, pois o carro ta muito esperto e torcudo em baixa, e tenho medo dele perder pegada nas arrancadas, e como aqui não tem muito espaço para acelerar em longos texos, uma turbina pequena vai encher logo.

Segue as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

falaaa andrée..
poxa lindão o gol eim..
deve estar bem espertinho..
q comando tu ta usando nele ??

abraço
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Gulilherme ...
Ta adando muito mesmo e só esta faltando acertar ele em baixa ( ta embolando por excesso ) !!! To usando um 276º , pois vou turbinar e achei melhor não por um comando muito grande.

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

André, meus parabéns.

Show de bola o Marronzinho, mas com ctza foi um investimento e tanto na criança..rss...mas gosto é gosto e n tem bolso, desde q seja feito um investimento com o pé no chão e sabendo realmente o q quer.

Amanhã meu voyage vai p manutenção, trocar kits conxins do amortecedor dianteiro q estão gastos, vou tb aproveitar trocar válvula termostática e tampa do reservatório do radiador, por precaução.

E falando em válvula termostática, até então tinha válvulas a gasolina (80ºC, alcool 95ºC e gasolina / alcool 87ºC), aki na minha região só encontrei a de 87ºC, pois o vendedor me disse q as específicas n fabricam mais e q resolveram fazer 1 meio termo p elas, alguem confere essa informação?

Abraço a Todos.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
paulook
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Abr 2009, 23:05
Carro: Gol quadrado
Localização: são paulo

Mensagem por paulook »

Olá Renato fmz , pelo que ví do seu projeto seu gol deve está voando baixo hein , se vc puder me dar umas dicas eu ficaria agradecido cara. Tenho um gol gt 1.9 tá com comando 288º da indeco , 4x1 com descarga de 2"1/2 ,carburador 3e , bobina MI e cabos accel ,o cabeçote é do 1.8 ap taxado 1,2 mm , de lenta o motor tá lindo devido a giclagem que fui modificando e enquadrando o comando pela polia até chegar á 1000 rpm mas minha dúvida é o seguinte: em relação ao ponto de ignição , se eu adianto ele e deixo com 18º ele fica muito forte principalmente de saída , mas o que está acontecendo , ele tá perdendo potência de final , até alcançar os 5000 rpm ele atinge rapidinho mas daí pra frente ele não desenvolve mais sem contar os grilos que são bem altos no escape.
Agora se eu atrasar pra 15º ele não grila mas também não desenvolve, me disseram que sería necessário uma bomba elétrica pra que ele parasse de grilar e é a única coisa que estou com dificuldade nesse motor meu .Mas não to querendo arrumar dor de cabeça com bomba elétrica não.

Ah! estou preparando um cabeçote pra colocar nele com válvulas de 41 mm na admissão (já que a atual é de 37,5 mm) e trabalhando os dutos tbm , já tá quase pronto só falta montar mas não montei ainda pois estou com dúvidas em relação as molas de válvulas sería melhor colocar umas com mais pressão né , vc tería uma idéia de qual tipo de mola eu coloco nele? ou se de outro cabeçote daría ?

Desde já agradeço a vc ou algum colega que puder me esclarecer essas dúvidas ae , um forte abraço.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Paulook ...

O seu carro é a gasolina ??? Ta rodando no Alcool ???
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
paulook
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Abr 2009, 23:05
Carro: Gol quadrado
Localização: são paulo

Mensagem por paulook »

Opa fmz andré.....

Então cara tá rodando no álcool .
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Então cara ...

Esse problema dos grilos pode estar relacionado com o distribuidor ( passei por isso tb ), pois os distribuidores dos carros a gasolina tem um avanço centrífugo maior do que os de carros a álcool, pouca gente sabe disso, ai vc tem que trabalhar o seu distribuidor ( molas e batentes ) para reduzir o avanço, pois se não grila mesmo. Fiz assim: 15º na lenta e marquei quanto dava nos 4000 rpm e conferí na pistola ai deu quase 40º ai fui tensionando a mola para ficar na casa dos 25º. Acima dos 4000rpm o avanço é bem menor pois as molas já estão tocando nos batentes.

Quanto ao fato de o seu carro estar com o rendimento pequeno depois dos 5000 rpm, pode ser comando muito adiantado, pois nesses casos a curva de torque/potencia é jogada para baixo, no meu caso 5600 é a faixa ideal de troca de marcha ( 2º/3º e 3º/4º ). Talves se vc atrazar o seu comando vc terá um resultado bem melhor em giros altos.

Outra... como seu carro é a gasolina e vc roda no álcool, mesmo com 1,2 mm de passe no cabeçote a sua taxa esta na casa dos 11:1, e isso é pouco para rodar no álcool e ter resultados excelentes, no meu caso rodo com 14,3:1, o bom seria vc tentar aumentar a taxa usando por exemplo uma junta mais fina, 0,9 mm ( folego turbo ) ai vc teria um resultado melhor, ou ainda, trocar os pistões pelos os de álcool ( Crestana 199,00 os 4 ).
Quanto a bomba, é balela, eu tenho uma mecanica do Santana ( cabeçuda ) que da conta fácil do meu 2.1, com uma Weber 40 IDF e comando 284º muito forte e no 1.9 tb com Weber e comando 276º, ou seja, o seu problema não é bomba, a não ser que o eixo que aciona a bomba esteja desgastado ( cames do comando da bomba ), ai ela perde pressão mesmo, ai tem que fazer um embuchamento, ok ...

Agora o principal é o seu cabeçote que ta pequeno para o 3E com 1900 cc e comando 288º, nesse aso certamente em giros mais altos vai faltar vasão no cabeçote para continuar a pegada. Vc vai ver quando colocar o cabeçote novo ... Muda tudo !!!huhauhauhahuahuha

As molas sei que são mais reforçadas porem não tenho certeza quais foram, acho que foram dos Fiat, mas vo tentar conferir essa informação e te falo

Bom amigo espero ter ajudado

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
paulook
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Abr 2009, 23:05
Carro: Gol quadrado
Localização: são paulo

Mensagem por paulook »

Salve André...


já me ajudou bastante pois não sabia que tinha distribuidor á álcool e gasolina pra mim era tudo igual cara, o meu é do antigo motor a gasolina. E o meu motor é 1.8 com cilindros abertos pra 1 mm a álcool mas não medi a taxa dele . O comando está na posição original ,tipo no meio da regulagem da polia no caso eu deveria atrasar um pouco mais?

Um abraço .
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala cara ...
Se os seu pistões forem de alcool, a taxa ta correta, ai acredito que o seu problema é mesmo o cabeçote e distribuidor, pois 1.9 com taxa certa e comando 288º o seu resultado esta estrangulado pelo cabeçote nos giros altos, ai amigo so mesmo trabalhando o seu ou pondo um outro tabalhado com válvulas maiores ( até mesmo umdo 2.0 já vai ajudar muito ), pois como o seu motor necessita respirar mais o atual cabeçote não esta dado conta.
Se vc atrazar o comando vai ver que a cura de potencia sobe para giros maiores, porem se não tiver cabeçote para alimentar não vai sentir muita diferença.
Acelere o preparação do seu novo cabeçote que vc vai ver adiferença.

Bom vai postando os seu resultados, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
paulook
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Abr 2009, 23:05
Carro: Gol quadrado
Localização: são paulo

Mensagem por paulook »

A sim tbm cheguei a essa conclusão do cabeçote ... meu cabeçote está pronto sóh falta montar mas as molas que tá nele eu vou trocar , se vc ou quem puder me orientar sobre umas com mais pressão eu agradeço novamente. vlw
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”