[TUTORIAL] LED na Iluminação dos Botões do Painel Satélite

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
bruno.ferretti
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bruno.ferretti »

Ae galera, já existe um tópico bem parecido com este aki no CDGQ porém era para botões do painel CL, como fiz no meu agora resolvi criar um tópico exclusivo para isto, pois nunca tinha encontrado na busca!

Para se trabalhar com LED's é necessário o uso de resistores para limitar a corrente e não provocar a queima deles. Se ligar o LED sem colocar um resistor em série o LED frita na hora, a não ser que se trabalhe na tensão do próprio LED, não lembro de cabeça, mas nos leds de alto brilho as tensões são altas (se comparado aos LED's comuns) é algo em torno de 3v, mas depende da cor, cada cor tem uma corrente mínima de trabalho e portanto uma tensão de trabalho (V=R.I - Lei de Ohm)!! portanto, sabendo disso, vamos ao que interessa!!

Material Necessário:

LED
Imagem

Resistor 680 ohm
Imagem

Alicate de corte, de bico, garra, chave de fenda e uma outra bem fina de preferência philips
Imagem

Ferro de Solda (Neste caso uma estação de solda)
Imagem

Estanho p/ solda
Imagem

Bateria 12v ou fonte para testar os LED's
Imagem

Com estes materiais em mãos é só tirar os botões do painel, e proceder da seguinte forma:

Este é um dos botões ainda montado, do jeito que é o original, repare nestes dois encaixes, são eles que mantém o botão fechado
Imagem

Para abrir o botão basta colocar a chave de fenda entre esses dois encaixes e forçar um pouco conforme mostrado abaixo
Imagem

Imagem

Pronto, o botão já está desencaixado, cuidado ao realizar esta tarefa pois há algumas molas dentro dos botões (em uns tem 1 mola só, em outros tem 5 molas) se desencaixar de uma vez pode pular tudo pra fora e acabar perdendo as molas.
Imagem

Após desencaixar a parte traseira do botão, é necessário retirar a parte frontal do botão para que possa ser retirada a placa de acrilico verde que se encontra na frente do desenho pela parte de dentro dos botões. Para retirar a frente do botão, basta utilizar a chave philips fina e empurrar o pino que faz a função de gangorra no botão conforme mostrado na foto a seguir
Imagem

Após a primeira parte do pino se soltar pelo lado debaixo do botão, basta puxa-lo com um alicate para que ele saia, ou então pode se continuar empurrando o pino até ele sair totalmente.
Imagem

Imagem

Com o pino retirado, basta tirar a parte da frente do botão que já estará solta
Imagem

Para tirar o acrilico verde, basta colocar uma chave de fenda embaixo dele e forçar para cima, ele se quebrará na parte em que é "soldado" no plastico preto conforme mostram as fotos a seguir
Imagem

Imagem

Com essa parte mecanica toda resolvida, vamos voltar um pouco para a elétrica, o resistor deve ser soldado na perna do LED, lembrando que pode ser soldado em qualquer uma das pernas, porém eu tenho o hábito de sempre soldá-lo no polo positivo (perna + comprida)
Imagem

Esta é a parte traseira do botão, onde tem os terminais que se encaixam no chicote do carro, o plastico preto que envolve a lâmpada deve ser retirado
Imagem

Imagem

Após retirar a lâmpada, o LED deve ser soldado, respeitando sempre a polaridade dele e soldando a perna negativa dele no terminal 31 dos botões que é referente ao negativo.
Imagem

Fazendo um teste para ver se acende
Imagem

Montando a parte traseira devolta no botão
Imagem

Após fazer isso, antes de montar a fretnte, apenas coloque parte frontal do botão e ligue o led pra ver se ele não ficou desalinhado dentro do botão em relação ao desenho... feito isso é só montar a frete do botão com o pino, da mesma forma que foi retirado (tem um lado do pino que entra mais fácil do que o outro)

e pronto.... taí o botão com a iluminação trocada

Teste com a luz acesa
Imagem

Teste com a luz apagada
Imagem

Espero ter ajudado o pessoal... qualquer coisa pode perguntar galera!!
Imagem

Funeca - 70% / Interior - 95% / Rodas - 0% / Som - 90% / Mecânica - 80%
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por lukinhas.killer »

Parabens cara, fico muito bem feito.. :y: :y:

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
uplink
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por uplink »

parabéns pelo trabalho! DIY muito bem feito.

só uma dica pra quem não tem bateria.e precisa sempre testar alguma coisa com 12V pode se pegar uma fonte de computador,eu tenho uma adaptada dai posso utilizar tanto 12V quanto 5V (como é AT não tem 3.3V),só fazer alguns conectores deixar algo apresentável que fica bem utilizável
Digo.cunha
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Digo.cunha »

Muito bom mesmo cara....parabens pelo DIY!

Abração
Rodrigo Cunha - Filial GRUZN!
Imagem
bruno.ferretti
Membro
Membro
Carro:

valeu galera!

bem colocado uplink, pode ser uma fonte... até bateria de 9v vai ligar os leds, já que é só para teste não importa muito se vai ficar muito forte ou não!
Imagem

grusdovildo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por grusdovildo »

bruno.ferretti, onde se encontra esses leds p/ vender? eos resistores? esses q vc usou são de qtos mcd?
luckhiratuka
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro: Gol CL

Re: [TUTORIAL] LED na Iluminação dos Botões do Painel Satéli

Mensagem por luckhiratuka »

Me tira uma dúvida para os Botões do Painel do CL, é o mesmo esquema?
Desde ja agradeço
[align=center]Imagem
Gol CL 92/92" | Gol CL 90/91"[/align]
ledertheil
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ledertheil »

Muito bom este tutorial! show de bola foi fazer no meu hj ainda!
Blue GL 91
AP 1.8
[x] Banco gol bolinha
[x] Rodas de ferro 15"
[x] Suspensão fixa preparada
[x] Modúlo de som
[x] Film
Em breve mais modificações....
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 2.0

Mensagem por Léx 777 »

Fico show de bola, ninguém tinha postado ensinando como fazer do satélite, parabéns! Ma só uma sugestão, seria bom se vc postasse esse tutorial junto com o outro, desta forma fica mais fácil o acesso e de melhor localização e menos poluido o sait.
Não me leve a mal é apenas uma critica construtiva.

faloww
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Fixa este tópico, como os paineis são diferente, deixa separado mesmo, por que senão fica ruim tem que ficar percorrendo paginas pra saber se é do Satelite ou outro.

Parabéns pelo DIY, se eu conseguir um dia trocar meu painel de instrumentação, vou fazer isto nos botões do painel e vidro.

Valeu mesmo.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
bruno.ferretti
Membro
Membro
Carro:

luckhiratuka: tem um topico exclusivo pro painel CL, mas é o mesmo esquema sim...
grusdovildo: qualquer loja de eletrônicos tem esses led's e resistores, ou no ML tem também se preferir, não lembro quantos MCD eram.
Imagem

quickdavila
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por quickdavila »

Muito bom parabens, eu tava com duvidas a respeito dos resistores mas vc esclareceu tudo! parabens
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Uma duvida sobre a iluminação fora do visor, se colocar aquela capa de plastico no led, a iluminação não fica direcionada somente para o visor do botão?
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Mateus92
Membro
Membro
Carro: Gol GL 1.8
Contato:

Mensagem por Mateus92 »

estou com dificuldade de retirar o painel de instrumentos satélite alguem sabe dizer por onde ele é fixado??
Elizandro Petró
Membro
Membro
Carro: Voyage GL
Contato:

Mensagem por Elizandro Petró »

de quantos mm é o led que vc usou colega??
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”