[AJUDA] turbo motor cht.
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
[AJUDA] turbo motor cht.
eae galera, o negocio eh o seguinte montei o kit no meu carro tah tudo funcionando, porem soh montei e mais anada agora falta fazer o q chamam de acerto, pois bem oq envolveria esse acerto, pelo q sei sera uma regulagem de valvulas, tbm o de ignição quem puder me ajudar, naum toh tentano economizar, mas quero ter o prazer de eu mesmo montar meu carro. valewww galera!!!!
Re: [ ajuda ] turbo motor cht.
O "acerto" nada mais é que ajustar o funcionamento do motor com os novos parâmetros que o kit agrega ao mesmo, ou seja, ajustar o funcionamento do motor com fatores como pressão positiva, alimentação na fase aspirada e com pressão da turbina.kelton2009 escreveu:eae galera, o negocio eh o seguinte montei o kit no meu carro tah tudo funcionando, porem soh montei e mais anada agora falta fazer o q chamam de acerto, pois bem oq envolveria esse acerto, pelo q sei sera uma regulagem de valvulas, tbm o de ignição quem puder me ajudar, naum toh tentano economizar, mas quero ter o prazer de eu mesmo montar meu carro. valewww galera!!!!
Para facilitar este tipo de ajuste seria bom se você tivesse uma sonda lambda ligada a um hallmeter ou multimetro para monitorar a situação dos gases emitidos pelo motor (estado da mistura - Pobre, Ideal, Rica). Além deste, os manômetros básicos como pressão de combustível e turbo são fundametais. Alguns detalhes que você precisa setar:
- Comece com o mínimo de pressão de turbina e aos poucos vá melhorando o acerto para mais pressão.
- Ponto de Ignição: Travado e ajustado (o distribuidor deve ser retrabalhado para que não avance o ponto nos picos de giro).
- Alimentação da fase aspirada: A pressão de combustível é muito baixa para motores carburados nesta fase. Você precisa descobrir qual valor alimenta o carro sem forçar a agulha do carburador. Normalmente, esta pressão varia de 0.3 a 0.8 Kgf. O gicleur de primeiro estágio deve ser ajustado de forma que o motor não trabalhe com excesso de combustível
- Alimentação da fase turbo: A pressão de combustível nesta fase sofre alteração devido a pressão de turbina aplicada no dosador, fechando o retorno ao tanque e forçando a bomba elétrica que aumenta a pressão da linha. Isso é necessário devido a compressão do ar admitido que necessitada de mais combustível para efetuar uma boa queima. O gicleur de segundo estágio deve ser ajustado para que o motor trabalhe com a quantidade correta de combustível (nem excesso, nem falta), assim, o rendimento será satisfatório aliado a um consumo aceitável. Neste ponto, apesar de sabermos que o motor que trabalha com um pequeno excesso de combustível (o que chamamos de "gordo") tende a não quebrar tanto, é importante saber que este tipo de "segurança" não permite que o rendimento seja o real, pois este excesso de combustível também sacrifica o rendimento, podendo inclusive levar a uma quebra. Motores bons são aqueles onde a mistura esta sempre exata em todas as faixas de trabalho mantendo o motor "saudável" e com rendimento à altura do planejado.
- Ajustes mecânicos, como válvulas e afins podem seguir os parâmetros originais determinados pelo fabricante do motor.
Apesar de parecer um negócio complicadissimo, se você tem algum conhecimento de mecânica e boa vontade, vai conseguir chegar a um acerto no seu carro. Neste caso, qualquer dúvida, procure alguma pessoa mais experiente no assunto antes de tentar qualquer acerto. Desta forma você não vai "ver" peças do seu motor, como bielas e pistões do lado de fora do seu bloco.
Lembre-se, paciência nestes momentos é fundamental para que não ocorram problemas mais sérios.
Num primeiro momento é isso. Mas acredito que mais pessoas aqui do fórum vão dar suas dicas também para que você possa acertar seu carro sem problemas.
Se não se sentir à vontade com essa "sopa de parâmetros", procure um preparador experiente e de sua confiança para que o mesmo faça o acerto do seu carro.
Boa sorte, e caso precise, estamos aí.
Abraço.
MarioQ.