[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

Terminei a instalação do meu, em painel satélite do GL

a moldura ficou meia boca pq eu lixei ela um dia inteiro e ainda não deu formato.... mas funfa que é uma beleza!

http://www.youtube.com/watch?v=1D6mvFTWJ9s

No túnel:
http://www.youtube.com/watch?v=IPjQeASeV_w
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

essa parte de adaptação não e minha praia,consigo sempre estragar esse tipo de coisa.

galera quem tiver disposto a me vender as peças plasticas de adaptaçao,me da um toque nesse topico:
http://www.golquadrado.com.br/forum/ins ... 16871.html

no caso preciso mais da moldura do painel CL adaptada e a moldura do painel mesmo. que a parte elétrica eu consigo.

vou tentar contatar algum pessoal que trabalhe com acrílico,pra ver se consigo algo.

Léx 777: tu teve que procurar muito pra achar esse painel por R$90,00? aqui passei em uns desmanches eles tavam pedindo mais de R$200,00 :uia:
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

aqui na regiao esse painel de instrumentos c/ contagirio esta mais de R$200 :glare:

porem eu achei um tipo o do polo,que parece com o G3,vai ate 260. esse tava por R$100,00 aqui,alguem sabe como adaptar pra esse?
Imagem
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

Vamo lá up link

Segue o esquema q fiz pra conseguir adaptar:

1°solte o painel da moldura e do acrilico depois corte a moldura conforme a foto:
Imagem
2°coloque dois canecões de aguá pra ferver e deixe atingir uma temperatura de 180°.
3°Faça tres furos com o ferro de solda na parte superior do acrilico.
eu não tirei a foto do processo, mas montei uma pra vc entender, mas é pra ser feito o furo com o acrilico fora da moldura e furar conforme o a foto
Imagem
4° Encaixe o acrilico na moldura e e depois coloque dentro de uma forma e despeje a aguá sobre ele. Vc irá perceber q ele vai ficar mais flexivel e com isso aproxime o acrilico na moldura e amarre com arame conforme a foto.
Imagem
amarre bem apertado para que o acrilico não retorne na sua posição anterior.
5°Deixe ele mergulhado na água por um tempo e depois retire e torça o arame conforme o desenho pra poder ficar mais firme.
Imagem
6°feito isso retire da agua e deixe esfriar, após isso retire o arame e com o ferro de solda corte o excesso do acrilico. Eu aproveitei na hora que estava cortando o acrilico com o ferro de solda pra poder utilizar o próprio acrilico pra poder vedar o painel.
Imagem
7°oegue a moldura do Cl e aqueça com vela na parte de traz onde vc irá deformar e com a ajuda de uma lata de nescau e de leite moça vai moldando ela e sempre medindo pra ver se vc já consegue visualizar os velocimetros do painel. Faça esse precesso dos dois lados.
Imagem
8°Na parte de baixo eu usei um cano redondo pra poder fazer essa concavidade.
Imagem
9°Na parete superior eu usei a lata pra conseguir esse reultado
Imagem

Bom é isso agora eu aprei por aí, depois mostro como irei fazer pra adaptar no carro.
Qualquer dúvida é só perguntar![/list]
Editado pela última vez por Léx 777 em 07 Out 2015, 00:01, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777: excelente!! muito bem explicado. vou fazer isso mesmo

ja vo comprar pelo mercado livre painel (220km)+chicote+sensor por R$200,00 + frete.
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

painel G3 vdo que marca ate 220km devidamente adquirido:
Imagem

porem a pinagem nao confere,algumas coisas confere outras nao.

os pinos que nao tem: 13(pre-aquecimento) e 14 (+ led desembaçador)

os pinos que o meu tem:
17 [verde/preto] (nao utilizado) e
18 [verde/azul] (nao utilizado)

e o led porta aberta (21) é [verde/vermelho]

e o 6 ficou na cor [azul/vermelho]

agora resta eu ir testando,alguem sabe se tem problema de ir colocando 12v nos pinos? pode estragar o painel?
Avatar do usuário
ROBSON87
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Abr 2009, 22:32
Carro:
Localização: são bermardo do campo/sp

Mensagem por ROBSON87 »

ae galera pra quem quer ligar o conta giros do painel do painel g3 sem ficar oscilando e sem precisar ligar resistores nem capacitor

e o seguinte liga o fio verde do painel no distribuidor e so olhar no plug no plug do distribuidor vai ter tres fios (so da pra ligar distribuidor com sensor hall) liga no fio do meio fio verde com lista branca prontinho funciona que e uma beleza marca certinho sem flalhas e oscilaçoes

qualquer coisa e so fla
:banana:
Gol Gl 1.6T By GARRET .50.48 235cv 33kg torque
"TUDO QUE E BOM PASSA RAPIDO...E ESPIRRANDO"

Imagem
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

ROBSON87 escreveu:ae galera pra quem quer ligar o conta giros do painel do painel g3 sem ficar oscilando e sem precisar ligar resistores nem capacitor

e o seguinte liga o fio verde do painel no distribuidor e so olhar no plug no plug do distribuidor vai ter tres fios (so da pra ligar distribuidor com sensor hall) liga no fio do meio fio verde com lista branca prontinho funciona que e uma beleza marca certinho sem flalhas e oscilaçoes

qualquer coisa e so fla
:banana:
hoje fui na casa de velocimetros e o cara me aconselho a nao colocar na bobina pois a oscilação pode chegar a 400volts e torrar o painel.
ele me indicou ver se o meu tnha sensor hall e usar ele

mas como posso saber se meu distribuidor tem sensor hall? e caso nao tenha como posso instala-lo

ahh meu carro é um voyage 88 CL
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

sensor hall é carro com ignição eletronica, o seu é certeza que tem...pra liga o conta giros la se não me engano é o fio verde do conector que tem no distribuidor, se não funcionar é só testar nos outro e ver qual funciona...

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
Avatar do usuário
ROBSON87
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Abr 2009, 22:32
Carro:
Localização: são bermardo do campo/sp

Mensagem por ROBSON87 »

uplink escreveu:
ROBSON87 escreveu:ae galera pra quem quer ligar o conta giros do painel do painel g3 sem ficar oscilando e sem precisar ligar resistores nem capacitor

e o seguinte liga o fio verde do painel no distribuidor e so olhar no plug no plug do distribuidor vai ter tres fios (so da pra ligar distribuidor com sensor hall) liga no fio do meio fio verde com lista branca prontinho funciona que e uma beleza marca certinho sem flalhas e oscilaçoes

qualquer coisa e so fla
:banana:
hoje fui na casa de velocimetros e o cara me aconselho a nao colocar na bobina pois a oscilação pode chegar a 400volts e torrar o painel.
ele me indicou ver se o meu tnha sensor hall e usar ele

mas como posso saber se meu distribuidor tem sensor hall? e caso nao tenha como posso instala-lo

ahh meu carro é um voyage 88 CL

intaum mano olha no seu distrubiudor se tem tres fios no plug se tiver e so ligar no fio do meio se tiver so 2 fios compra um distribuidor com sensor hall

qualquer duvida tiro uma foto do meu e te mando
Gol Gl 1.6T By GARRET .50.48 235cv 33kg torque
"TUDO QUE E BOM PASSA RAPIDO...E ESPIRRANDO"

Imagem
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

ROBSON87 escreveu:intaum mano olha no seu distrubiudor se tem tres fios no plug se tiver e so ligar no fio do meio se tiver so 2 fios compra um distribuidor com sensor hall

qualquer duvida tiro uma foto do meu e te mando
o meu sai 2 fios mesmo :glare:
no meu caso então é só substituir o distribuidor sem hall por um com hall ou teria ainda que trocar alguma outra coisa como bobina?
Avatar do usuário
ROBSON87
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Abr 2009, 22:32
Carro:
Localização: são bermardo do campo/sp

Mensagem por ROBSON87 »

uplink escreveu:
ROBSON87 escreveu:intaum mano olha no seu distrubiudor se tem tres fios no plug se tiver e so ligar no fio do meio se tiver so 2 fios compra um distribuidor com sensor hall

qualquer duvida tiro uma foto do meu e te mando
o meu sai 2 fios mesmo :glare:
no meu caso então é só substituir o distribuidor sem hall por um com hall ou teria ainda que trocar alguma outra coisa como bobina?
so o distribuidor nao precisa troca caixinha nada so se vc quiser atulizar pra nova ingniçao mas e bobeira coloca so o distribuidor ja era
Gol Gl 1.6T By GARRET .50.48 235cv 33kg torque
"TUDO QUE E BOM PASSA RAPIDO...E ESPIRRANDO"

Imagem
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

valeu robson87 vou providenciar um nos desmanches

------

Imagem
1- medidor de temperatura (pino 8 )
2- Chave Code (pino 16)
3- Medidor de Combustivel (pino 5)
4- oleo (pino 15)
5- freio de mão (pino 29)
6- Bateria (pino 12)
7- ABS (pino 19)

???? 8- pré-aquecimento (pino 13)
9- Airbag (pino 6)
10- Desembaçador (pino 14)
11- lanternas (pinos 26 e 32)

???? 12-

Dica:
Afogador - pode se ligar em algum led sobrando,vou utilizar o 2 (CODE)


alguem sabe o que seria certamente o 8 e 12?
o que sei é que o 8 era pra carro a diesel
Avatar do usuário
ROBSON87
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Abr 2009, 22:32
Carro:
Localização: são bermardo do campo/sp

Mensagem por ROBSON87 »

entao pelo que eu to vendo aqi o 12 parece que e sensor do nivel da agua do radiador

e o 8 resistencia para pre aquecimento das velas
Gol Gl 1.6T By GARRET .50.48 235cv 33kg torque
"TUDO QUE E BOM PASSA RAPIDO...E ESPIRRANDO"

Imagem
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

uplink escreveu:painel G3 vdo que marca ate 220km devidamente adquirido:
Imagem

porem a pinagem nao confere,algumas coisas confere outras nao.

os pinos que nao tem: 13(pre-aquecimento) e 14 (+ led desembaçador)

os pinos que o meu tem:
17 [verde/preto] (nao utilizado) e
18 [verde/azul] (nao utilizado)

e o led porta aberta (21) é [verde/vermelho]

e o 6 ficou na cor [azul/vermelho]

agora resta eu ir testando,alguem sabe se tem problema de ir colocando 12v nos pinos? pode estragar o painel?
cara teu painel é igual ao meu!! vc já tem o esquema dos fios? se vc tiver me passa pois eu axo q o esquema q foi postado no começo da diy deve ser diferente pois o q a turma usou foi de 180km e o nosso é de 220km
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:cara teu painel é igual ao meu!! vc já tem o esquema dos fios? se vc tiver me passa pois eu axo q o esquema q foi postado no começo da diy deve ser diferente pois o q a turma usou foi de 180km e o nosso é de 220km
bem na realidade não é exatamente igual,se tu reparar no conta-giro o seu vai ate 70 o meu ate um pouco mais. bem não sei se é as mesmas cores.
aqui a tabela que fiz das cores do meu:
http://rapidshare.com/files/339025668/f ... l.xls.html

porem tive que tirar os fios dos pinos 17 e 18 que não são utilizados e colocar no 13 e 14.

não confie muito nas cores faça pelos pinos,e edite essa tabela no que precisar.

pra trocar os fios é muito simples,pegando o chicote vai ver do lado uma parte branca,aquilo ali é pra trancar a capa,use algo pra levantar um pouco ali e é só puxar,mas com calma em.

se for testar teste numa fonte de micro antes,já que se errar pela bateria do carro pode fazer estragos.

ahh caso não consiga acender alguns leds como Airbag,Pré-aquecimento,ABS é porque em baixo da capinha plástica do painel não há nenhum led ali. demorei um pouco para descobrir isso

boa sorte ai na empreitada,qualquer coisa só falar
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Imagem
:loco:

só falta eu arrumar o led das lanternas quando eu ligo farol alto ele acende, ou de outro modo cada vez que ligo só a sinaleira ele acende,só que queria deixar o uso do led pro farol ligado

ah pra quem gosta de novidade mais pra frente vou criar um circuito que mantem um led acesso enquanto o motor estiver frio. afinal carro carburado aqui no RS demora um pouco pra esquentar e é bom saber quando já esta quente o suficiente pra sair

Léx 777: já conseguiu fazer funcionar o teu painel?
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

ROBSON87 escreveu:so o distribuidor nao precisa troca caixinha nada so se vc quiser atulizar pra nova ingniçao mas e bobeira coloca so o distribuidor ja era
esse distribuidor com hall tu sabe se é o com ou sem avanço? to procurando e os caras me perguntam isso e não faço a mínima idéia
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

o seu é igual a esse?
Imagem

se for igual é com avanço (vacuo), se for sem essa peça que parece uma nave na lateral é sem avanço...


[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

uplink escreveu:Imagem
:loco:

só falta eu arrumar o led das lanternas quando eu ligo farol alto ele acende, ou de outro modo cada vez que ligo só a sinaleira ele acende,só que queria deixar o uso do led pro farol ligado

ah pra quem gosta de novidade mais pra frente vou criar um circuito que mantem um led acesso enquanto o motor estiver frio. afinal carro carburado aqui no RS demora um pouco pra esquentar e é bom saber quando já esta quente o suficiente pra sair

Léx 777: já conseguiu fazer funcionar o teu painel?
intaum cara nem liguei o meu ainda! e aí vc fez o trampo tdo sozinho ow não? deve ter ficado muito loco esse painel hein!!

intaum o meu to esperando a boa vontade de uma amigo meu intalar o vidro e as travas elétricas (isso pq to pagando) no meu carro e depois vou colocar os milhas aí sim vou colocar o painel!

Eu não sei fazer o esquema de descobrir qual a finalidade de cada fio! Como faço?

falow té mais!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”