Economia de combustível
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- djhighlander
- Membro
- Carro:
Economia de combustível
ai galera bom dia..
tenho certeza que quando o assunto é combustível certamente
chama a atenção da galera, pois como todos sabem nos dias
de hoje o combustível está com preço excessivamente absurdos..
Se seu objetivo é tornar o seu quadrado mais
econômico então vamos lá:
1 - troca de carburador:eu mandei fazer uma base
de adaptação feita de alumínio e eu coloquei no
meu gol 94 CHT 1.6 carburador de kombi 1600
e troquei o giclê original dele que é 125 por um 120.
Se for o caso pode ser colocado também um 117.
2 - verifique se existe algum tipo de vazamento de combustível:
mangueiras, juntas de carburador, se não tiver mangueira de retorno compre o filtro com e também as mangueiras e ligue-os. aperte bem as mangueiras etc...
3 - verifique se não existe nenhum vazamento de corrente
seja fio desencapado, fusível ou qualquer contato e então isole.
4 - Peso morto, tudo o que você não utilize tire de dentro do seu carro
malas, ferro ou metais em geral, bolsas, bagagem, etc...
5 - ande sempre com seus pneus bem calibrados eu uso 32 libras de pressao nos pneus toda vez que vou sair eu encho, pois pneus cheios o carro anda mais solto além de melhorar o volante!!
6 - regule a mistura de ar / gasolina através de uma agulha
que se encontra atrás do carburador, pra quem não tem instrumento
de aferição (sonda lambda), vai ter q ser no ouvido mesmo negão!
observando a menor variação de rotação do motor na marcha lenta
existe um ponto ideal: primeiro feche a agulha todinha utilizando uma chave de fenda pequena. pois dela toda fechada não entra ar por ela e então vá abrindo até que você vai notar a rotação subir sem usar acelerador. Se você abrir demais a rotação vai começar a cair porque está entrando mais ar do que gasolina, entao procure o ponto ideal (o que dá maior rotação) o que não é dificil.
7 - ponto de ignição e avanço a vácuo, atenção pessoal essa parte também é importante pois diz respeito a ignição pois como todos sabem
um carro bem ajustado o motor trabalha melhor e otimiza o consumo.
se nao tem mangueira de avanço conectada. arranje uma ou compre,
ela é uma mangueira mais fina do que a de gasolina.
eu não quero criar um novo tópico comentando este assunto pois já existe um dentro deste mesmo fórum e que por sinal é um tópico excelente:
http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... t8844.html
E finalizando, pra quem gosta de tirar a prova dos 9, eu aconselho secar o tanque e colocar apenas 1 litro de gasolina, e depois encher uma garrafa pet de 2 litros e levar com você para fazer o grande teste, e também zerar o marcador de kilometragem secundário e então comece a rodar até acabar sua gasosa, lembrando que durante o teste você deve andar rápido (de pé em baixo) porém com cuidado. e depois que acabar sua gasosa abasteça com o PET 2 litros. e observe a marcação para ver o quanto você rodou!
eu consegui no meu gol quadrado 94 1.6 CHT
rodar 9,5KM por lítro andando chutado...
pra quem anda na manha pode fazer até mais eu acredito!
espero que tenha ajudado!
tenho certeza que quando o assunto é combustível certamente
chama a atenção da galera, pois como todos sabem nos dias
de hoje o combustível está com preço excessivamente absurdos..
Se seu objetivo é tornar o seu quadrado mais
econômico então vamos lá:
1 - troca de carburador:eu mandei fazer uma base
de adaptação feita de alumínio e eu coloquei no
meu gol 94 CHT 1.6 carburador de kombi 1600
e troquei o giclê original dele que é 125 por um 120.
Se for o caso pode ser colocado também um 117.
2 - verifique se existe algum tipo de vazamento de combustível:
mangueiras, juntas de carburador, se não tiver mangueira de retorno compre o filtro com e também as mangueiras e ligue-os. aperte bem as mangueiras etc...
3 - verifique se não existe nenhum vazamento de corrente
seja fio desencapado, fusível ou qualquer contato e então isole.
4 - Peso morto, tudo o que você não utilize tire de dentro do seu carro
malas, ferro ou metais em geral, bolsas, bagagem, etc...
5 - ande sempre com seus pneus bem calibrados eu uso 32 libras de pressao nos pneus toda vez que vou sair eu encho, pois pneus cheios o carro anda mais solto além de melhorar o volante!!
6 - regule a mistura de ar / gasolina através de uma agulha
que se encontra atrás do carburador, pra quem não tem instrumento
de aferição (sonda lambda), vai ter q ser no ouvido mesmo negão!
observando a menor variação de rotação do motor na marcha lenta
existe um ponto ideal: primeiro feche a agulha todinha utilizando uma chave de fenda pequena. pois dela toda fechada não entra ar por ela e então vá abrindo até que você vai notar a rotação subir sem usar acelerador. Se você abrir demais a rotação vai começar a cair porque está entrando mais ar do que gasolina, entao procure o ponto ideal (o que dá maior rotação) o que não é dificil.
7 - ponto de ignição e avanço a vácuo, atenção pessoal essa parte também é importante pois diz respeito a ignição pois como todos sabem
um carro bem ajustado o motor trabalha melhor e otimiza o consumo.
se nao tem mangueira de avanço conectada. arranje uma ou compre,
ela é uma mangueira mais fina do que a de gasolina.
eu não quero criar um novo tópico comentando este assunto pois já existe um dentro deste mesmo fórum e que por sinal é um tópico excelente:
http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... t8844.html
E finalizando, pra quem gosta de tirar a prova dos 9, eu aconselho secar o tanque e colocar apenas 1 litro de gasolina, e depois encher uma garrafa pet de 2 litros e levar com você para fazer o grande teste, e também zerar o marcador de kilometragem secundário e então comece a rodar até acabar sua gasosa, lembrando que durante o teste você deve andar rápido (de pé em baixo) porém com cuidado. e depois que acabar sua gasosa abasteça com o PET 2 litros. e observe a marcação para ver o quanto você rodou!
eu consegui no meu gol quadrado 94 1.6 CHT
rodar 9,5KM por lítro andando chutado...
pra quem anda na manha pode fazer até mais eu acredito!
espero que tenha ajudado!
- Paulinho17
- Membro - 1.6
- Carro:
mto boas dicas cara :zoiu:
MSN: zvierzikovoski@hotmail.com
Gol AP 1.6, Aro 15.
COMENTA LAH:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=17118
Gol AP 1.6, Aro 15.
COMENTA LAH:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=17118
-
- Membro
- Carro: Gol 1000 CHT 1995
- Contato:
9,5 nao é media neste caso, média é uma grande km percorrida dividido por um grande número de litros de combu gasto...
vamos pensar assim:
estou andando na cidade, hora de pico, transito intenso, várias paradas, várias arrancadas, tempo parado esperando o sinal abrir, o motor tá ligado e tá gastando, vou fazer 6km com 1litro de gasola.
agora eu pego o mesmo pedaço q fiz anteriormente, mas pego num horário q nao tem ninguém na rua, dou sorte de nao pegar nenhum sinal fechado, os cruzamentos sem ou com pouco carro passando, o tempo q o motor vai ficar ligado sem o carro andar é pouco, então possivelmente farei mais km com o mesmo litro de gasolina...
outro caso: viagem, asfalto bom, lisinho, sem transito, pista dupla ou até tripla, engreno a5ª e vou embora, vou fazer beeem mais km com 1 litro de combu...
chamamos de consumo médio pq o ideal é fazer da seguinte forma:
Encher o tanque (avisar o frentista do posto para parar quando a bomba der a primeira engasgada), anotar a km q está no hodometro (ou zerar o secundário)
Andar com o carro bastante, desde q nao misture cidade com estrada, ou seja, se vai fazer a média na cidade, andar só na cidade durante este teste.
depois que o tanque está baixo, pode estar seco praticamente, vai no posto, e pede pro frentista completar (lembrando de avisar ele que páre quando a bomba der a primeira travada, pra ficar mais ou menos onde estava antes) veja quantos litros deu.
veja a km q está agora, ou no hodometro parcial, quantos km rodou...
divida a km percorrida pelo valor de litros de combustível que foi abastecido na segunda vez, esta sim é a verdadeira média km/l
se quer fazer a média na estrada, faça o mesmo procedimento ao viajar com o carro, abasteça antes de sair, anote a km inicial, viaje, qdo voltar ou quando for necessário abastecer, faça o calculo...
para uma média de viagem onde vc vá precisar abastecer mais de 1x, basta ir anotando as abastecidas que forem feitas durante a viagem, independente da quantidade colocada (1 litro, 10 litros, meio tanque, tanque cheio) no final some todos os litros abastecidos e veja a km rodada, divida o total de km pelo total de litros e terá a média km/l da viagem.
Lembrando que a primeira abastecida (quando vc anota a km inicial ou zera o hodometro parcial) nao deve ser considerada jamais
vamos pensar assim:
estou andando na cidade, hora de pico, transito intenso, várias paradas, várias arrancadas, tempo parado esperando o sinal abrir, o motor tá ligado e tá gastando, vou fazer 6km com 1litro de gasola.
agora eu pego o mesmo pedaço q fiz anteriormente, mas pego num horário q nao tem ninguém na rua, dou sorte de nao pegar nenhum sinal fechado, os cruzamentos sem ou com pouco carro passando, o tempo q o motor vai ficar ligado sem o carro andar é pouco, então possivelmente farei mais km com o mesmo litro de gasolina...
outro caso: viagem, asfalto bom, lisinho, sem transito, pista dupla ou até tripla, engreno a5ª e vou embora, vou fazer beeem mais km com 1 litro de combu...
chamamos de consumo médio pq o ideal é fazer da seguinte forma:
Encher o tanque (avisar o frentista do posto para parar quando a bomba der a primeira engasgada), anotar a km q está no hodometro (ou zerar o secundário)
Andar com o carro bastante, desde q nao misture cidade com estrada, ou seja, se vai fazer a média na cidade, andar só na cidade durante este teste.
depois que o tanque está baixo, pode estar seco praticamente, vai no posto, e pede pro frentista completar (lembrando de avisar ele que páre quando a bomba der a primeira travada, pra ficar mais ou menos onde estava antes) veja quantos litros deu.
veja a km q está agora, ou no hodometro parcial, quantos km rodou...
divida a km percorrida pelo valor de litros de combustível que foi abastecido na segunda vez, esta sim é a verdadeira média km/l
se quer fazer a média na estrada, faça o mesmo procedimento ao viajar com o carro, abasteça antes de sair, anote a km inicial, viaje, qdo voltar ou quando for necessário abastecer, faça o calculo...
para uma média de viagem onde vc vá precisar abastecer mais de 1x, basta ir anotando as abastecidas que forem feitas durante a viagem, independente da quantidade colocada (1 litro, 10 litros, meio tanque, tanque cheio) no final some todos os litros abastecidos e veja a km rodada, divida o total de km pelo total de litros e terá a média km/l da viagem.
Lembrando que a primeira abastecida (quando vc anota a km inicial ou zera o hodometro parcial) nao deve ser considerada jamais
Antonio Pivetta
Gol 1000 95 CHT com Kit 1.6
Renault Duster Dynamique 2.0 4x4 2011
Gol 1000 95 CHT com Kit 1.6
Renault Duster Dynamique 2.0 4x4 2011
- leisanguebom
- Membro
- Carro:
- djhighlander
- Membro
- Carro:
da sim mano, basta fazer todos os procedimentos conforme escrevileisanguebom escreveu:cara essa parada de colocar bura de kombi/fusca nos carros da certo msm? aki na minha cidade ja vi chevette com bura de fusca e uno com bura de fusca, será que da pra fazer num ap 1.6. desde já agradeço :y: :y:
no topico, e ficará muito bom!
Ter um Gol quadrado hoje em dia
é um Privilégio, pois não é para qualquer um.
é para quem manja!
é um Privilégio, pois não é para qualquer um.
é para quem manja!
- Mateus de Assis
- Membro - 1.6
- Carro: Gol 1000 96
- Contato:
Re: Economia de combustível
Hehe...fiz o teste...assustei... 9,0 redondin...chutado...na cidade
Gol 1000 96 - Ajeitando em Detalhes - Original é o melhor caminho!
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25139
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25139
- ernaneelias
- Membro - 1.8
- Carro:
O meu cht 1.6 "alcool" ta dando 8.5 por litro na cidade e 13.5 na estrada, só q fiz diferente, enchi o tamque ate a bomba travar, marquei a quilometragem, rodei normalmente na cidade, no outro dia, no posto mandei encher ate travar a bomba e subtrai a kilometragem de acordo com os litros q coloquei. Mas essa outra forma ai é + precisa. Agora tenho uma grande duvida, se reduzir a numeração do gigle original, acredito q compromete a potencia, arrancada ou talves o funcionamento perfeito do motor, com certeza se reduzir vai ter que ajustar a mistura baixando o torque do motor, não? Mas se for pra fins de economia pode ser valido.
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
- junior18071981
- Membro - 1.6
- Carro:
a parati que eu tinha (cht gasolina) depois de regulada e feito todo carburador novo, cabos, velas e bobina MI, tava fazendo 16,5Km/l na estrada a 80KM/h. O carburador foi feito conforme manual, tudo original.
um abraço.
um abraço.
Parati 99 CL motor 1.6 AP MI Gasolina.