[Dúvida] Temperatura do AP?
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[Dúvida] Temperatura do AP?
Alguem saberia dizer qual a tamperatura media de funcionamento do AP (no meu caso especifico 1.8 gasolina carburado).
Quanto a cebolinha que mede a temperatura no cabecote esta realmente medindo quqndo o ponteiro do termometro original esta "mais ou menos no meio" ?
Pergunto pq tenho marcador cronomac com escala 80 - 120, mas acho que eu precisaria de uma escala 50 - 150, pq meu ponteiro esta sempre láaaaa pra direita.... :bleh: estou correto?
Alguem pode me ajudar ?
Quanto a cebolinha que mede a temperatura no cabecote esta realmente medindo quqndo o ponteiro do termometro original esta "mais ou menos no meio" ?
Pergunto pq tenho marcador cronomac com escala 80 - 120, mas acho que eu precisaria de uma escala 50 - 150, pq meu ponteiro esta sempre láaaaa pra direita.... :bleh: estou correto?
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No seu caso, 87º é a temperatura de trabalho do seu motor. No meu marcador de temperatura, quando o motor atinge a temperatura de trabalho (92º, pois é álcool) o ponteiro atinge o meio do marcador e, quando ameaça passar do meio, a ventoinha arma e faz a temperatura cair para a faixa ideal.
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Mas longuete, acredito que tu estejas se referindo a temperatura de acionamento da ventoinha, a qual é comandada pelo interruptor termo-elétrico ("cebolão") do radiador.
Este encontra-se na saída do radiador e portanto recebe usa o parâmetro da temperatura da agua naquele local (87-92°), a qual por sua vez é bem menor que a temperatura DO MOTOR . Esta temperatura (a do motor) acredito que seja uns 10º pelo menos acima e é ali que fica a "cebolinha", perto do cabeçote, que manda o sinal para o termometro elétrico (marcador do painel).
Portanto acredito que o motor funcione com uma temperatura em torno dos 100-110 ° graus...motores modernos tendem a trabalhar mais quentes, isto aumenta o rendimendo termico dos motores. Motores mais antigos, trabahavam mais frios e eram menos eficientes.
MAs fica realmente a duvida, qual temperatura o MOTOR ap trabalha...
Este encontra-se na saída do radiador e portanto recebe usa o parâmetro da temperatura da agua naquele local (87-92°), a qual por sua vez é bem menor que a temperatura DO MOTOR . Esta temperatura (a do motor) acredito que seja uns 10º pelo menos acima e é ali que fica a "cebolinha", perto do cabeçote, que manda o sinal para o termometro elétrico (marcador do painel).
Portanto acredito que o motor funcione com uma temperatura em torno dos 100-110 ° graus...motores modernos tendem a trabalhar mais quentes, isto aumenta o rendimendo termico dos motores. Motores mais antigos, trabahavam mais frios e eram menos eficientes.
MAs fica realmente a duvida, qual temperatura o MOTOR ap trabalha...
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É, realmente, esta temperatura a que me referi é a de acionamento da ventoinha, que no meu caso é de cerca de 92º (água). Com relação a temperatura do motor, fica difícil precisar, haja vista o mesmo ser composto de várias matérias-prima: alumínio, aço, etc. Mas por exemplo: na câmara de combustão a temperatura é elevadíssima (quase 600º C nos motores a gasolina). Portanto, cabeçote e bloco possuem temperaturas diferentes, principalmente por dois motivos: função e constituição.Caso você queira saber a temperatura de pontos específicos do motor, vc poderá utilizar uma pistola termômetro infra-vermelho. Mas o nosso parâmetro, na condição de usuário do veículo, é a temperatura da água, pois é ela que vai servir de parâmetro para a temperatura do motor.
A cebolinha de temperatura fixada no cabeçote não passa de um termístor que libera o aterramento para o fio que vai para o painel à medida que a temperatura vai aumentando.
A cebolinha de temperatura fixada no cabeçote não passa de um termístor que libera o aterramento para o fio que vai para o painel à medida que a temperatura vai aumentando.
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Precisamente !
Mas falo especificamente da temperatura no local previsto para leitura / informaçao ao condutor prevista pelo projeto, isto é, aquela que o termístor original mede, e que vemos na escala visual no painel.
Como uso um termometro com escala numerica, diferente portanto do original, gostaria de saber qual o valor aceitável / normal de trabalho usando este parametro (termístor original no cabeçote).
Pois no meu caso a referencia " o ponteiro deve ficar mais ou menos no meio da escala" nao serve ! Temos no mercado basicamente termometros com escala numerica 40-120, a que estou usando, e 50-150. No segundo caso, um ponteiro "no meio" significaria pelo menos 100 graus, no primeiro caso, apenas 80...assim continuo na duvida se estou trabalhando na temperatura aceitavel !
E isto no meu caso é fundamental, pois trata-se de um fusca com motor AP , onde o problema de aquecimento é critico nesta adaptaçao.
Mas falo especificamente da temperatura no local previsto para leitura / informaçao ao condutor prevista pelo projeto, isto é, aquela que o termístor original mede, e que vemos na escala visual no painel.
Como uso um termometro com escala numerica, diferente portanto do original, gostaria de saber qual o valor aceitável / normal de trabalho usando este parametro (termístor original no cabeçote).
Pois no meu caso a referencia " o ponteiro deve ficar mais ou menos no meio da escala" nao serve ! Temos no mercado basicamente termometros com escala numerica 40-120, a que estou usando, e 50-150. No segundo caso, um ponteiro "no meio" significaria pelo menos 100 graus, no primeiro caso, apenas 80...assim continuo na duvida se estou trabalhando na temperatura aceitavel !
E isto no meu caso é fundamental, pois trata-se de um fusca com motor AP , onde o problema de aquecimento é critico nesta adaptaçao.
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É... complicado. Mesmo porque o termístor não trabalha informando a temperatura, e sim "liberando" o aterramento para o painel que interpreta aquele sinal e faz mover o ponteiro da temperatura. Esse sistema de termístor, painel e marcador original fazem parte de um sistema bem equacionado. A alteração de alguns desses dispositivos (no seu caso, o marcador) provocaria erro de leitura. Existe uma pessoa que talvez possa lhe ajudar: Bruno. Ele disponibilizou um site com algumas informações sobre termístores e publicou o e-mail dele para tirarmos dúvidas sobre o assunto. Não custa nada tentar: brunoum@uol.com.br
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Sim, mas mesmo este sistema original bem equacionado deve ter uma equivalencia entre o marcador visual original e uma temperatura "x", a qual pode servir de referencia para o meu caso por exemplo, pois nao pretendo precisar ferver o motor e empenar o cabeçote para encontrar a temperatura de referencia do meu marcador. Claro que precisao é desejável, porem caso isto nao seja possivel, um numero aproximado que possa ajudar a evitar um dano mecanico ja e suficiente para evitar grandes problemas. Infelimente ninguem parece ter ideia destes valores, ou ter experiencia pratica com esta questao. De qualquer forma obrigado pelo interesse em ajudar e pelo contato.
Tenho dúvidas semelhantes a de vcs tb, no meu caso é um AP 1.6 gasolina mas destaxado e rodando no alcool, troquei por um bura 2E a alcool e troquei a cebolinha pela de alcool, na cidade qdo ando tranquilo o carro chega um pouco acima do meio da temperatura e a ventoínha dispara refrigerando o motor, agora eu n sei se é problema ou é normal dos ap's o motor na estrada andando acima de 100km/h sempre ficar no meio e nunca baixar a temperatura sempre ficando no meio, e quando se exige + do motor andando a 120 km/h e passando de 140 a 150 kmh, o motor fica bem mais quente um pouco + acima do meio e se n aliviar o pé a temperatura n volta ao ideal, sempre ando no nível correto de agua e 1 vez por semana dou uma completadinha na água, desconfio de empenamento de cabeçote, mas meu motor pega uma blza e roda liso liso, ando uma média de 300km por final de semana com trecho de 70% na estrada , mas somente é essa minha preocupação, pois qdo exigo do motor na pista ele tende a esquentar +, principalmente em estradas com subidas longas. Espero que n seja problema de cabeçote. Já me falaram q pode ser tb problema de válvula termostática + eu acho q n é, pq na cidade ele n esquenta igual na estrada.
Abraços
Abraços
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
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Bilulpg, acho que vc quis dizer TAXADO, isto é, com aumento da taxa de compressão para poder rodar a alcool, Provavelmente por redução na altura do cabeçote. Tens idéia de quanto foi tirado de material ?
em quanto ficou a taxa ? Outra coisa a verificar é a curva do distribuidor, diferente para alcool e gasolina e que pode influenciar na temperatura. Mas o que chama mais atenção é esse fato de vc completar a água toda semana. Isto definitivamente não é normal. Se não estiver vazando por nenhuma mangueira / conexão, a suspeita fica sobre o cabeçote mesmo, por mais que pareça "liso" como vc falou. Da uma conferida no óleo, se não fica meio esbranquiçado as vezes, isto é sinal de água passando para a lubrificação.
Agora, se vc estiver rodando realmente a alcool com taxa de gasolina, o que não vejo nehuma lógica, o problema pode estar na carburação deficiente (mistura pobre) que aliada a distribuição não ideal, mais esse provevel empenamento do cabeçote, vai resultar em maior temperatura de trabalho. Na estrada, embora teoricamente a refrigeração seja mais eficiente devido ao ar sob pressão no radiador, tu tens por outro lado muito esforço pelo arrasto aerodinâmico, que nos "quadrados" é violento, e que aumenta com a velocidade, exigindo muito mais do motor. Espero ter ajudado. Abraço.
em quanto ficou a taxa ? Outra coisa a verificar é a curva do distribuidor, diferente para alcool e gasolina e que pode influenciar na temperatura. Mas o que chama mais atenção é esse fato de vc completar a água toda semana. Isto definitivamente não é normal. Se não estiver vazando por nenhuma mangueira / conexão, a suspeita fica sobre o cabeçote mesmo, por mais que pareça "liso" como vc falou. Da uma conferida no óleo, se não fica meio esbranquiçado as vezes, isto é sinal de água passando para a lubrificação.
Agora, se vc estiver rodando realmente a alcool com taxa de gasolina, o que não vejo nehuma lógica, o problema pode estar na carburação deficiente (mistura pobre) que aliada a distribuição não ideal, mais esse provevel empenamento do cabeçote, vai resultar em maior temperatura de trabalho. Na estrada, embora teoricamente a refrigeração seja mais eficiente devido ao ar sob pressão no radiador, tu tens por outro lado muito esforço pelo arrasto aerodinâmico, que nos "quadrados" é violento, e que aumenta com a velocidade, exigindo muito mais do motor. Espero ter ajudado. Abraço.
Então Spyder, no meu caso o carro é taxa de gasolina e rodando no alcool, agora fiquei com dúvida em relação a curva do distribuidor diferente para alcool, como corrijo isso? Tenho q trocar o distribuidor por um de alcool? A questão de completar é bem pouca coisa, tb troquei esses dias o radiador, a válvula termostática é de gasolina e n sei se isso influencia tb, então o meu carburador estava "gordo" usava gicle de lenta 140 x 67, e o mesmo dificultava partidas com o motor quente ou meio quente, ai diminui para 140 x 60, melhorou as partidas com temperatura normal e o motor quente, então acredito que n seja a questão de mistura pobre, tb uso bobina MI para melhorar a combustão e partidas, melhorando a centelha das velas, e eu já tinha tb esse problema de temperatura que mencionei na msg anterior, no meu bura tb uso gicles 127,5 e 152 1º e 2º estágio respectivamente. O ponto eu adiantei 6º graus para compensar a falta de taxa de compressão para poder rodar com alcool, tb já conferi os filtros, e o óleo e o mesmo n está manchado, o mesmo está perfeito, tb descarto a hipótese de estar com vazamento de agua para a parte de óleo do motor. BOm acho q é isso e por ai vc já tem idéia, a minha dúvida é a questão q vc mencionou sobre a curva do distribuidor para alcool ser diferente da gasolina, isso influencia no consumo do carro? Quero corrijir isso, por enquanto vou rodar destaxado pois o motor está perfeito, justinho e n bate nada nada, dá dó de abrir para mexer nele.
Abraços.
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É que esta taxa dos motores ap gasolina antigos eram MUITO baixas (em torno de 8:1), isto é do tempo q a gasolina tinha proporção diferente de alcool (que acaba agindo como antidetonante). Isto é ruim até para carros a gasolina, imagina a alcool...Vc n precisaria abrir nada, só tirar o cabeçote , rebaixar em retifica e colocar de novo, não mexendo na parte de baixo (pistões) ja que está bom ainda o motor e vc n quer gastar. A curva da distribuição pode ser modificada por um especialista, que não vai cobrar menos de 100,00 para fazer, aí é uma questão de custo benefício em refazer ou trocar (base de troca) por um original alcool ok? Influencia MUITO no consumo do carro a curva de ignição.
E como é modificar a curva da distribuição? No caso é trocar os componentes internos de 1 distribuidor, no caso trocando a parte de avanço de 1 de gasolina por 1 de alcool? Ou é somente regulagem do distribuidor? Mesmo meu distribuidor a gasolina bem acertadinho o motor acaba sendo mais gastão do que com 1 distribuidor a alcool? Tb n pretendo rebaixar cabeçote, senão para compensar a falta de taxa eu teria que tirar no mínimo uns 2mm para começar a ficar desejável a taxa, ai no caso eu faria esse serviço qdo trocasse os pistões pelos de alcool e já aproveitava e rebaixava 0,8mm do cabeçote caso o mesmo tenha altura original. No caso o meu distribuidor a gasolina está entre 18 e 21º em 900/100 rpm (marcha lenta), porém todos os avanços (centrifugo e a vácuo) funcionando perfeitamente. No caso eu poderia usar esse ponto com 1 distribuidor a alcool? O que melhoraria no meu carro? Pois ele tem um desempenho mto bom, apesar de amarrar um pouco de pois de uns 150 a 160 km/h, mas de arranque está mto bom para um ap 1.6..rs....O q eu quero analisar é q se realmente compensa fazer esse trabalho no distribuidor ou até mesmo trocar, para que eu consiga melhorar os numeros de desempenho (caso eu pise p andar) e economia (caso eu tenha jeitão de tiozão para guiar...rs)...
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Se vc alcançou um bom desempenho avançanco toda a curva de distribiuição e está muito preocupado com custos, provavelmente não valerá a pena mexer na curva (para cada rotação existe um avanço, e toda a curva é diferente entre motores alcool e gasolina), ou mais importante que é a inicial e a final, vc consegue aumentar pelo avanço do ponto inicial (empurra toda a curva para cima). ALguem que saiba realmente mexer em distribuidor, poderia tranquilamente alterar a curva toda (mudam-se pesos, etc) mas estas pessoas estão cada vez mais raras. Quase só existem "trocadores" de peças, os hoje chamados "aplicadores", nome aliás bem sugestivo...Teria uma vantagem adicional nas rotações intermediárias também. Mas se a questão principal é custo, e ele está com um gasto razoável e desempenho idem, deixa assim.
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