[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

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gusgol
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Mensagem por gusgol »

Felipe,
tem coisas nesta troca (carburador-> injetado) que somente com o tempo vc vai percebendo. Como te falei, troquei este sistema do meu caro em 2005 e a partir daí tive muitos problemas. Um deles, que só percebi recentemente, foi com a troca do cabeçote. Não adiante, o ruídos proveniente dos tuchos mecânicos são ouvidos pelo sensor de detonação e automaticamentet atrasa o ponto do carro. Se vc não apertar o sensor de detonação, este vai ficar sem função e levando perigo de detonação pra seu caro.
Não sei de onde surgiu esta lenda que para carros aspirados o tucho mecânico é melhor. Se vc for andar sempre acima dos 7000 giros, daí até posso concordar com vc, mas do contrário não é correto afirmar o oposto.
Outra coisa, dizer que a injeção corrige automaticamente os mapas usando o módulo de 1.8 num carro 1.6, sinceramente, troque de preparador. Se isso fosse verdade a vw iria ter somente 1 módulo para para as duas cilindradas. O tempo para a injeção entre os bicos é diferente e no seu caso injetará mais combustível pq o 1.8 admite mais mistura.
Tem um tópico criado pelo Bruno Buzato em que a gente discute várias coisas nesta troca de carburado para injetado. Já usei chip alterado, mas posso afirmar pra vc que o melhor até hoje pro meu carro foi o módulo original que consegui pro meu 1.8 álcool (em termos de consumo e potência). Como não achei nenhum preparador aqui no RJ que fique com o carro e faça um chip especialmente pras características do meu carro, preferiri usar o original vw. Cara, vai por mim, faz um teste com um chip cópia fiel de um original vw, vc vai perceber a diferença.

Quanto a sonda lambda, o primeiro gol gti, se eu não me engano, não usava. Mas era totalmente diferente, era uma central analógica que não tinha muitos recursos, mas pra época era o que se tinha. Hoje, todos os sistemas de injeção tem, principalmente nos flex, que reconhece qual combustível queimado pelo motor. Se a sonda não está fucionando, o módulo assume um valor fixo de leitura e "joga" combustível pra dentro da câmara. Resultado: consumo horroroso de combustível.

Abraço,
Gustavo
Editado pela última vez por gusgol em 15 Nov 2009, 14:27, em um total de 1 vez.
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu:E ai Felipe blza?

Nossa, deve ser um sonho mesmo de andar nesse voyage injetado, agora me diz uma coisa, qto que gastaríamos para montar um sistema de injeção nos nossos carros, já que vc disse que correu atrás com teu amigo das peças, coloca ai o gasto que foi desde peças (Quais?) Até o serviço de M.O, tipo qual o TBI tem q ser o do 1.8 Flex? Essa injeção é original do Santana 2000 para frente a alcool original? Visto que o carro está com 49G n ficou meio fraco de torque ou a injeção corrige esse problema? Pelo fato do motor ser 1.6 e a injeção ser do 1.8 será q o carro n gastará bem mais? Pois tb mesmo o carro preparado tem q levar em consideração o consumo do carro, lembro uma vez q vc disse q teu voyage com miniprogressivo bem acertado fazia até + de 12 km/litro de alcool na pista, qto será q esse carro do seu amigo estaria fazendo? Será q colocando um cabeçote com tucho hidraulico n resolveria o problema de oscilação da marcha lenta e o carro ficaria melhor para andar? É interessante postar cada detalhe da preparação para o pessoal aki ter uma noçao de preços e abrir + opções de preparação com sistemas injetados.

Estamos aguardando mais detalhes.

Posta ai.

Abraços

Luciano
Fala Luciano,

Cara este projeto deste voyage injetado, foi eu que fiquei estigando este amigo meu... A primeira coisa que compramos foi coletor, tbi do 1.8 MI Flex ou pode ser dos que são somente álcool. Porque, nestes TBI tem a entrada da gasolina de partida a frio, coisa que no TBI de carros a gasolina não tem...
Continuando.... Compramos, flauta dos bicos com o dosador, sensor MAP, atuador de marcha-lenta, incluindo o coletor e tbi falados acima e os respectivos chicotes destas partes. Isto foi 300 reais.

O distribuidor HALL de injetado (s/ avanço à vácuo e s/ avanço mecâncio) o tio dele que é mecânico tinha um lá e deu pra ele. Mas o preço gira em torno de 150 reais. A lambda o tio dele tinha lá tb e deu pra ele, mais estava com defeito e ele vai ter que comprar uma nova... Está por volta de 95 reais.

Tem mais, sensor de temperatura (água), sensor de detonação (batida de pino), sensor de velocidade que vai na caixa de marcha, sensor de TPS (posição da borboleta do acelerador) que já vem no TBI, o sensor MAP (temperatura do ar de admissão e pressão positiva e negativa dentro do coletor)

A parte mais dificil de se colocar injeção no carro (que foi o que eu achei e meu amigo) é achar o chicote principal onde conecta o módulo 1AVB e sensores espalhados pelo motor e o módulo 1AVB em si... Ele tinha desistido de colocar injeção e tava colocando as outras peças que ele comprou a venda até aqui no forum, que foi quando ele achou numa tacada só o módulo 1.8MI álcool e o chicote... E como ele é cagão por natureza, comprou os 2 por 300 reais. Normalmente só o módulo o pessoal pede de 400 a 450 reais e o chicote 250 reais... Mas é dificil pacas de achar.


Bomba elétrica BOSCH do Gol GTI de 3BAR de pressão, que o tio dele tinha tb e deu pra ele, mas o preço dela gira em torno de uns 300 reais, filtro de combustivel para carro injetado, acho que foi 30 reais, tubulação de combustivel em aço inox (própria para uso de álcool combustível), admissão e retorno e com engate rápido, comprada num ferro velho a preço de banana, 20 reais, o cara não tinha noção do preço... Serve de qualquer carro, desde que o comprimento, sirva para o seu carro. As curvas na tubulação o mecânico que vai ter que saber trabalhar elas para não dobrar a tubulação. O tio dele fez isto com louvor, e ele fez ainda melhor passou a tubulação pelo lado do motorista, diferente do usual, para evitar que a tubulação ficasse passando perto do fim do coletor de escape. Olhei o carro por baixo no elevador e o acabamento ficou 10! A tubulação chega até abaixo do hidrovácuo, dai em diante, usasse mangueiras de pressão (admissão e retorno) para carros injetados até a flauta no coletor.

Bicos injetores ele comprou novos, gastou quase 600 reais nos 4 bicos, que eu pesquisei e vi que o melhor seria os Magnetti Marelli (IWP 024) que serem desde o AP 1.6 até o AP2.0 e são feitos em aço inox, e servem tanto para gasolina quanto para álcool. A dosagem do combustivel injetado é feita pelo respectivo módulo de cada cilindrada, como falado antes.

No cabeçote mecânico como ele tem entrada de água que vem do coletor carburado, esta entrada foi fechada com a confecção de um bujão rosqueado e abertura de rosca com um macho, nesta entrada de água no cabeçote. O bom que se um dia ele quiser voltar pra carburado é só desatarrachar e tirar o bujão e colocar o coletor de carburado no lugar. (Muito pouco provável que ele faça isto... hehehehehehe) Já que o coletor MI não usa água para aquecer.

Mão de obra da parte mecanica foi 0800 (tio dele) a parte eletrica foi 250 reais e ajustes finais no especialista de injeção eu acho que foi uns 200 reais gastos.

Eu não fiz as contas... Tou chutando que ele deve ter gasto no total uns 2mil para colocar o Voyage dele 1.6 MI.

Voce tinha perguntado se a pegada tinha ficado mais fraco por causa do uso do 049G no injetado... E a resposta é NÃO. A injeção faz a correção sozinha e a pegada ta bem mais forte que no meu 1.6 carburado com comando original ZBA.

Em relação ao consumo, não fizemos os cálculos, mas pelo que vi deve estar fazendo uns 7km/l na cidade e uns 10km/l e se atolar o pé acho que tá fazendo 5km/l. Isto pq também esta sem a lambda, eu acho que com a lambda no lugar o consumo deva melhorar no uso normal. Quando tiver atolando o pé eu acho que vai ficar na mesma que sem o uso da lambda.

O problema da marcha lenta foi resolvido com a troca do MAP defeituoso, principalmente no conserto no chicote do atuador de marcha-lenta e na regulagem do ponto de ignição inicial. A lambda vai vir mais para deixar a mistura estequiométricamente ideal, deixando o carro mais econômico. O restante pelo que vi o proprio módulo faz a correção. O Voyage dele tem ar condicionado e GNV, quando estava no carburado quando ligava o ar-condicionado o carro ficava quase sempre morrendo se deixasse a marcha-lenta entre 900 e 1000rpm, tinha que deixar lá em 1200rpm sem o ar, para que quando ligasse o ar a rotação caisse para 700rpm ou 800rpm. Coisas que estava deixando ele cada vez mais pu... com o carburador.
Já na injeção a rotação de lenta ta entre 900 e 1000rpm e quando entra o ar, a injeção corrige imediatamente com o atuador de marcha-lenta deixando o motor funcionando na mesma rotação... Os olhos dele brilharam quando viu a rotação do carro praticamente não se alterava com e sem o ar ligado... Sorriso de orelha a orelha... risos

Lembrando que não foi feita alteração nenhuma no módulo, ele mesmo faz a correção quando o ar entra em funcionamento ou sai. Antes da injeção estar funcionando, estávamos pensando que umas das coisas além de rechipar o módulo de 1.8 p/ 1.6 ela ter que dar esta informação para o modulo que o carro tinha ar condicionado.

O bom que não precisou fazer absolutamente nada no módulo... Só espetar ele no chicote e sair usando na boa. Ele já entendia as mudanças de carga em cima do motor e fazia os devidos ajustes automaticamente. Vantagens da injeção.

Abraços
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

gusgol escreveu:Felipe,
tem coisas nesta troca (carburador-> injetado) que somente com o tempo vc vai percebendo. Como te falei, troquei este sistema do meu caro em 2005 e a partir daí tive muitos problemas. Um deles, que só percebi recentemente, foi com a troca do cabeçote. Não adiante, o ruídos proveniente dos tuchos mecânicos são ouvidos pelo sensor de detonação e automaticamentet atrasa o ponto do carro. Se vc não apertar o sensor de detonação, este vai ficar sem função e levando perigo de detonação pra seu caro.
O sensor de detonação esta apertado no local, e verificamos na pistola acelerando o carro que o módulo está lançando o adiantamento do ponto, me parece que ele não tá lançando todo o adiantamento que o módulo tem disponível, deixando um pouco atrasado para uma arrancada mais forte. Com certeza devido ao cabeçote mecânico. Acelerando e verificando na pistola vê ele variando o ponto de 9° a 25°, concerteza se fosse tucho hidraulico o ponto iria mais a frente. Em questão de bater pino, não ocorreu nenhuma vez, fizemos acelerações subindo ladeira, arrancando forte de 4ª marcha a baixa velocidade e todas as vezes o motor reagiu bem se bater pinos. Quando passado o scanner foi verificado que o sensor de detonação estava funcionando.

gusgol escreveu: Não sei de onde surgiu esta lenda que para carros aspirados o tucho mecânico é melhor. Se vc for andar sempre acima dos 7000 giros, daí até posso concordar com vc, mas do contrário não é correto afirmar o oposto.
Este problema em relação aos tuchos hidraulicos trabalharem vazios acima de 6500rpm existe sim... Isto não só em AP mais outros motores de outras montadoras.

Como eu já andei pesquisando e vi duas formas de tentar contornar este problema... Uma que vi, é no uso de tuchos especiais para tal uso, preparação nas galerias de óleo, para melhorar vazão e pressão e adoção de mais uma bomba de óleo de maior maior vazão e pressão comandada via correia, ligada em série ou sozinha, com a bomba de óleo já existente no motor. (Algo parecido como se fosse uma bomba de direção hidraulica).

Outra forma, que acho meio gambiarra, é o uso de calços (espaçadores) nos tuchos hidráulicos, para que eles funcionem como se fossem mecânicos. E ao invés de usar o comando hidráulico, faz o uso do comando mecânico, no cabeçote hidraulico. A própria SamCams vende estes espaçadores para este tipo de adaptação. Esta por volta de 100 reais o jogo. Eu particularmente não gosto desta opção. E deve ter que fazer alguma alteração também na galeria de óleo do cabeçote.

gusgol escreveu: Outra coisa, dizer que a injeção corrige automaticamente os mapas usando o módulo de 1.8 num carro 1.6, sinceramente, troque de preparador. Se isso fosse verdade a vw iria ter somente 1 módulo para para as duas cilindradas. O tempo para a injeção entre os bicos é diferente, visto que o virabrequim e a altura dos pistões são diferente quando comparados 1.6 e 1.8, logo o bico pulsará no momento errado quando o pistão estiver em pms, e injetarpa mais combustível pq o 1.8 admite mais mistura.
Tem um tópico criado pelo Bruno Buzato em que a gente discute várias coisas nesta troca de carburado para injetado. Já usei chip alterado, mas posso afirmar pra vc que o melhor até hoje pro meu carro foi o módulo original que consegui pro meu 1.8 álcool (em termos de consumo e potência). Como não achei nenhum preparador aqui no RJ que fique com o carro e faça um chip especialmente pras características do meu carro, preferiri usar o original vw. Cara, vai por mim, faz um teste com um chip cópia fiel de um original vw, vc vai perceber a diferença.
Sem dúvida alguma que o tempo de injeção dos bicos é maior, Gusgol, com o uso deste módulo de 1.8 no 1.6, por isso que falei que o carro anda como se estivesse "chipado" o módulo. A correção da mistura, via lambda é feita tb, só que dentro da faixa de acerto para o 1.8, e concerteza vai ficar um pouco acima da faixa usada no módulo de 1.6. Nesta oficina que trabalha com rechipagem de módulo eles tem o chip do 1.6 original álcool. Era só trocar como foi sugerido pelo técnico. Iria ter o carro com caracteristicas originais, mas tb com perda de desempenho. Mas como meu amigo gostou tanto do desempenho que o módulo 1.8 deu ao carro, ele optou por manter. O próprio cara da oficina disse que deste jeito é como se tivesse feito uma rechipagem num módulo 1.6. Mudando o tempo de abertura dos bicos. E sem dúvida que o carro vai beber mais, mas tb vai andar mais.

Em nenhum momento o carro foi levado em um preparador, todas as coisas que fizemos no carro, fizemos com que sabíamos, certas instalações da parte mecânica o tio dele nos ajudou bastante, a parte da instalação do chicote, boa parte dela foi feita pelo eletricista, que só teve um erro na sequência de fios da tomada do atuador de marcha lenta que eu refiz com o esquemático da 1AVB que consegui.

Porque a idéia principal nossa era tentar baratear o máximos os custos da instalação, e instalar o máximo de coisas que podíamos instalar sozinhos.

Se fossemos levar num preparador, sem dúvida a mão de obra deveria estar por volta de uns 1300 reais para instalação. Como já tinhamos pesquisado antes. E ficamos bem felizes que em boa parte pode ser feita sem o uso de mão de obra especializada. E dando um resultado acima das nossas espectativas. Antes de ver o carro funcionando, já estavamos cientes que iriamos levar o módulo para troca do chip pelo do 1.6 álcool e que teria talvez que fazer alteração na lenta devido ao ar condicionado. E como o carro ficou muito forte, a lenta lisa com e sem o ar condicionado, optou-se por não mexer no módulo. Já que se queria obter mais potência do motor.

O Bruno Buzato, saca pra caramba sem dúvida alguma e já vi tempos atrás que ele tem um gol 1.8 com uma 1AVB instalada (que através desta experiência dele, deu força pra gente seguir em frente no projetinho deste voyage do meu amigo) e 4x1 e ignição CM Racing (não sei se já mudou) e o golzinho dele pelo que vi andava pacas...

Eu só discordo do Buzato em relação ao uso de injeções programáveis (FuelTech RacePro-F1, Pandoo EFI-4, HardwareCar e outras), a FuelTech a únicas desvantagem dela em relação a original é que ela não faz o uso de sinal de lambda para correção de mistura e que os acertos em relação a rotação é de 500 em 500rpm. A correção dela é feita pela temperatura de água e/ou óleo e temperatura e pressão do ar de admissão. Que no caso da correção via lambda vai ter que ser feita vizualmente através de um Hallmeter, até chegar num ponto satisfatório. Vantagens é que vc pode guardar até 3 mapas diferentes nela, exemplo: mapa para economia, mapa para uso normal e mapa para uso esportivo. Cada um ajustado ao gosto do freguês. Como também mapas de ignição completamente ajustáveis, pode-se usar roda fônica ou não, possibilitando o uso de uma bobina por cilindro e entre outras vantagens. Mas tem que saber ajustar, pq senão fica uma M... Se bem ajustada, fica muito boa tocada do carro, claro que ajustada de acordo com o gosto de cada um. Já a Pandoo já faz leitura de lambda e vc determina que faixa a estequiometria da mistura deva ficar de acordo com o sinal vindo da lambda lido pela Pandoo. Claro que cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
gusgol escreveu: Quanto a sonda lambda, o primeiro gol gti, se eu não me engano, não usava. Mas era totalmente diferente, era uma central analógica que não tinha muitos recursos, mas pra época era o que se tinha. Hoje, todos os sistemas de injeção tem, principalmente nos flex, que reconhece qual combustível queimado pelo motor. Se a sonda não está fucionando, o módulo assume um valor fixo de leitura e "joga" combustível pra dentro da câmara. Resultado: consumo horroroso de combustível.

Abraço,
Gustavo
A GM já vi vários kadetts e monzas que não faziam o uso de lambda... E que pelo que vi nestes carros não tinha atuador de lenta, deixando o carro quando na fase fria do motor com um comportamento bem parecido de um carburado. E sem dúvida com um consumo alto.

Abração rapaz! :lala:
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Mensagem por difersilva »

Guilherme,

Mostra pra seu mecanico o depoimento do meu tio sim. E melhor ainda seria vc procurar a autorizada volks da sua city e conversar com alguem de lá, pois ai se seu mecanico ficar questionando, vc poe ele no carro e leva de frente ao mecanico da autorizada de sua city.
Vc não disse quantos kilometros andou com o carro depois de fazer o motor ate sua quebra e nem se o vira foi retificado quando vc fez o motor.


Felipe Voya,

Tou vendo seus relatos da montagem do Voyage 1.6MI e fiquei muito curioso quanto ao desempenho do carro.
Eu tava vendo a tal injeção HIS, pois um conhecido comprou ela e vai instalar em um Gol aspro. Vi em suas especificações que ela corrige sem sonda lambda fazendo todo ajuste pela relação: RPM x Abertura borboleta.
Pelo que percebi a injeção que seu amigo usa ela corrige pelo RPM x abertura da borboleta, com borboleta acima de 60% de carga é isto? Isso siginifica que se seu amigo pisar com tudo no pedal o carro ignora o sinal da lambda e já começa a injeção com força máxima? Se for assim é mais conpenssativo ter essa injeção que ele usa do que outra que só corrigue pela relação RPM x abertura borboleta, pois quando o carro for choferado de maneira civilizada a lambda faz todo acerto necessário.

Mas agora me diz uma outra coisa: Todas as injeções são iguais essa que seu seu amigo instalou que após 60% de abertura ela começa a por fuel pa dentro ignorando a lambda?
Pois se isso for verdade, o método carga no acelerador que diz que pisar fundo a baixa rotação atingue o menor conssumo está totalmente errado.
Eu mesmo nunca imaginava que após 60% de abertura a lambda era ignorada.
Não se se conhece o metodo carga mas ele funciona assim: Quando mais fundo vc pisar, menor é a perca por bombeamento. È como vc numa estarda a 100km/h tira o pe do acelerador. A boroboleta fecha e diminui entrada de ar fazendo ocorrer a perca pro bombeamento. Ja quando vc pisa funco em baixa rotação, vc tira toda perca por bombeamento e o motor passa a levar todo combustivel que o ar puder arrastar e nada além disso. Ou seja: Pisar fundo em baixa rotação seria a maneira mais economica de diriguir.

Abraçs
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Mensagem por difersilva »

Guilherme monteiro,

Apenas para completar o comentário, eu vi com meus próprios olhos o torque de aperto utilizado em todos os parafusos que o motor possa ter que tem uma carga de aperto a ser seguida.
Porcas de biela: 4,3 a 5,1 kilos.
Meu tio reafirmou e disse: todo carro aki é apertado a 4,5kilos.

Pega um manual do motor AP1800 e mostra pro seu mecanico.
Se queiser eu vejo se conssigo te passa a página.

Abraçs
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

difersilva escreveu:Guilherme monteiro,

Apenas para completar o comentário, eu vi com meus próprios olhos o torque de aperto utilizado em todos os parafusos que o motor possa ter que tem uma carga de aperto a ser seguida.
Porcas de biela: 4,3 a 5,1 kilos.
Meu tio reafirmou e disse: todo carro aki é apertado a 4,5kilos.

Pega um manual do motor AP1800 e mostra pro seu mecanico.
Se queiser eu vejo se conssigo te passa a página.

Abraçs

pooxa difer.. me interesso sim sobre esta pagina.. pois vou imprimir e esfregar na cara do mecanico...
ahh quanto ao meu motor , eu rodei 10 mil km !!!
e foi retificado tudo sim.. quando eu fiz ! o vira foi retificado !
agora me surpreendeu mesmo as poscas de bielas 4,3 a 5,1 kg..
fiquei feliz por ficar sabendo disso !!!
hoje vou trocar umas ideias sobre isso com ele.. pode ter certeza..
afinal só de peças e retifica vou ter que pagar 500 reais..
to azedo né ...
e o mais foda eh que eu nao tenho esse dinheiro agora !
Fato desesperador !!!

rsrs...
Mais uma vez muito obrigado meu amigo !!! hoje quebro o pau com o mecanico sem dó !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
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Guilherme,

Quando eu chegar em casa eu vejo como vou te passar a página. Adianto para vc que no manual do AP1800 tem esses dados. Na net voce pode achar o manual.
Com 10mil Km o motor já se acentou e não deveria ocorrer esse problema. Com certeza foi aperto acima da especificação ou como meu tio disse o vira não foi retificado de acordo tendo deixado "calos" e desbalanceando o conjunto. por curiosoidade vc usa volante aliviado?

Abraççs
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

difersilva escreveu:
Felipe Voya,

Tou vendo seus relatos da montagem do Voyage 1.6MI e fiquei muito curioso quanto ao desempenho do carro.
Eu tava vendo a tal injeção HIS, pois um conhecido comprou ela e vai instalar em um Gol aspro. Vi em suas especificações que ela corrige sem sonda lambda fazendo todo ajuste pela relação: RPM x Abertura borboleta.
Elas fazem a correção (na maioria da vezes, mudando os tipos de sensores usados, de um tipo de injeção para o outro) através da posição da borboleta x rpm x temperatura do motor x pressão e temperatura do ar de admissão e quando usa a lambda é para fazer o ajuste fino da estequiometria da mistura.
A maioria das injeções programáveis não usam a lambda, para deixar a mistura a critério do usuário. Ainda mais para quem usa turbo que precisa usar a mistura sempre rica para evitar quebras... Neste exemplo a lambda vai acabar atrapalhando.

difersilva escreveu: Pelo que percebi a injeção que seu amigo usa ela corrige pelo RPM x abertura da borboleta, com borboleta acima de 60% de carga é isto? Isso siginifica que se seu amigo pisar com tudo no pedal o carro ignora o sinal da lambda e já começa a injeção com força máxima? Se for assim é mais conpenssativo ter essa injeção que ele usa do que outra que só corrigue pela relação RPM x abertura borboleta, pois quando o carro for choferado de maneira civilizada a lambda faz todo acerto necessário.
Acima de 60° de abertura da borboleta e não 60%, o módulo ignora a lambda e só usa os valores de abertura de bicos e ponto de ignição setados nele para aquela carga do motor.

A lambda é para deixar o carro econômico quando usado de maneira civilizada.
difersilva escreveu: Mas agora me diz uma outra coisa: Todas as injeções são iguais essa que seu seu amigo instalou que após 60% de abertura ela começa a por fuel pa dentro ignorando a lambda?
Não sei se todas são assim... 1AVB faz isto, e Fueltech e outras sem uso de lambda, usam valores setados no módulo somente para definir a quantidade de combustivel injetado.
difersilva escreveu: Pois se isso for verdade, o método carga no acelerador que diz que pisar fundo a baixa rotação atingue o menor conssumo está totalmente errado.
Eu mesmo nunca imaginava que após 60% de abertura a lambda era ignorada.
Pelo que eu me lembro este método era na época do carburador chamado de W.O.T. = wide open throttle ou acelerador todo aberto , que vc diminuia a velocidade do ar passando pelo venturi, pelo fato de QUASE igualar a pressão atmosférica com a pressão dentro do coletor de admissão consequentemente gerando menor arrasto de combustível. Mesmo assim num curto espaço de tempo até o motor pegar giro novamente.
difersilva escreveu: Não se se conhece o metodo carga mas ele funciona assim: Quando mais fundo vc pisar, menor é a perca por bombeamento. È como vc numa estarda a 100km/h tira o pe do acelerador. A boroboleta fecha e diminui entrada de ar fazendo ocorrer a perca pro bombeamento. Ja quando vc pisa funco em baixa rotação, vc tira toda perca por bombeamento e o motor passa a levar todo combustivel que o ar puder arrastar e nada além disso. Ou seja: Pisar fundo em baixa rotação seria a maneira mais economica de diriguir.

Abraçs
Citei este método acima... Mas só funciona no carburador, que trabalha com o arrasto de combustível pelo venturi, quanto maior a velocidade do ar passando pelo venturi maior será a quantidade de combustível levada junto.

Na injeção quem define a quantidade de combustível é o módulo atráves das leituras que ele faz previamente dos outros sensores espalhados pelo motor. E trabalha se baseando via TPS (na maioria das vezes, outras via MAP), a quantidade vai ser injetada de acordo com o ângulo de abertura da borboleta, de 0° a 90°, e lançando o ponto de ignição proporcional a tal evento. Um dos motivos que vi a diferença absurda em arrancada do carro do amigo meu em relação ao meu carro carburado.

Abraços
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Mensagem por difersilva »

Guilherme, Segue a tabela para que você tenha a prova em mãos do aperto das bielas e todas outras peças do motor. Quem interesar pode baixar.

Tabela de torques de aperto do motor AP 1.8

http://i35.tinypic.com/4rrvnl.jpg
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Felipe Voya,

Obrigado pelas informações. Achei bem interessante a instalação da IE no voyage. Vou passar o link do teste do BCWS que afirma que mesmo em carros injetados, andar com acelerador todo aberto em baixas rotações é a maneira mais economica de dirigir.
Estou passando o link do teste realizado. Recomendo tb que todos conheçam o site pois traz muita simulação de preparações e embasa em todos os termos tecnicos.

http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

Abraços.
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

difersilva escreveu:Guilherme, Segue a tabela para que você tenha a prova em mãos do aperto das bielas e todas outras peças do motor. Quem interesar pode baixar.

Tabela de torques de aperto do motor AP 1.8

http://i35.tinypic.com/4rrvnl.jpg
poxa amigão valeu mesmo to baixando !!!
ahh.. eu fui ver as bronzinas..
cara, ela rodou junto com o vira .. ai uma encavalou em cima da outra.. nossa ela virou um 8 !!! fiquei de cara com o estrago da bronzina !!!
feia a coisa..
girou junto e xau xau !!!
rsrs.. mas graças a Deus ja paguei .. e agora eh correr atras do preju !!!
essa semana fica pronto !!!

Brigadão pela força
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

difersilva escreveu:Felipe Voya,

Obrigado pelas informações. Achei bem interessante a instalação da IE no voyage. Vou passar o link do teste do BCWS que afirma que mesmo em carros injetados, andar com acelerador todo aberto em baixas rotações é a maneira mais economica de dirigir.
Estou passando o link do teste realizado. Recomendo tb que todos conheçam o site pois traz muita simulação de preparações e embasa em todos os termos tecnicos.

http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

Abraços.
Depende do carro e depende do tipo de injeção usada... Um exemplo são os motores Fire da FIAT eles não usam cabo de acelerador chamado de Drive-by-wire e alguns motores AT da VW tb usam este sistema, eles trabalham para uma condução suave e econômica e o que vc pisa no pedal não corresponde a mesma proporção da abertura da borboleta no TBI. Exemplo: se vc pisar tudo nestes carros a borboleta vai abrir progressivamente, e não tudo de uma vez, de acordo com a sua posição de pedal totalmente acionado.

E mesmo assim, quando vc abre a borboleta toda num TBI comandado via cabo, a injeção enxerga como se fosse uma situação de emergência, e injeta uma boa quantidade de combustivel e avança o ponto de ignição para dar mais força para uma retomada ou ultrapassagem...

Se fosse assim, imagina vc numa ultrapassagem na estrada de uma carreta, tu pisa tudo e o carro entende que vc quer economia? O que vc quer é potência e torque e não existe economia numa situação destas...

Também não concordo muito com isto no carburador, pq quando vc pisa tudo, no carburador tem o injetor de aceleração rápida, e dependendo da pisada que vc da no acelerador ele injeta uma boa quantidade de combustivel proporcional a pisada. Quanto mais suave vc pisa no acelerador diminui bastante a quantidade injetada por este injetor de aceleração rápida, dependendo da suavidade no acelerador ele nem injeta nada, ficando só a cargo do arrasto de mistura pelo venturi do carburador passando pela borboleta.

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Mensagem por Felipe Voya »

Guilherme Monteiro,

Uma dica, como sei que tu gosta de pisar forte e trabalhar na casa dos 7000rpm, bota o suco milagroso (Militec-1) no seu AP. Vale cada centavo gasto nele, para que gosta de pisar forte. Sem dúvida vai evitar que vc tenha novas apurrinhações com o motor.

Quando fizer o meu, é certo que vou colocar... Vale muito apena.

Abraços
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Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:Guilherme Monteiro,

Uma dica, como sei que tu gosta de pisar forte e trabalhar na casa dos 7000rpm, bota o suco milagroso (Militec-1) no seu AP. Vale cada centavo gasto nele, para que gosta de pisar forte. Sem dúvida vai evitar que vc tenha novas apurrinhações com o motor.

Quando fizer o meu, é certo que vou colocar... Vale muito apena.

Abraços
Guilherme Monteiro.

Assino embaixo sobre a sugestão do nosso amigo Felipe Voya, por enquanto tb n estou usando no meu, só usarei depois que fazer o motor do meu, vc vai achar até caro no momento da compra do militec, (acho q está em torno de 70 reais o frasco), dizem q o certo é colocar a cada 3 trocas de óleo, esse produto ajuda a diminuir o atrito entre os componentes internos do motor formando uma espécie de liga (se vc pegar esse produto e colocar entre os dedos entenderá o que eu estou dizendo) protengendo o motor e fazendo-o durar mais, e ele vale para qq tipo de motor, seja preparado ou n. Compre e n se arrependa.

Abraços.
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

bilulpg escreveu:
Felipe Voya escreveu:Guilherme Monteiro,

Uma dica, como sei que tu gosta de pisar forte e trabalhar na casa dos 7000rpm, bota o suco milagroso (Militec-1) no seu AP. Vale cada centavo gasto nele, para que gosta de pisar forte. Sem dúvida vai evitar que vc tenha novas apurrinhações com o motor.

Quando fizer o meu, é certo que vou colocar... Vale muito apena.

Abraços
Guilherme Monteiro.

Assino embaixo sobre a sugestão do nosso amigo Felipe Voya, por enquanto tb n estou usando no meu, só usarei depois que fazer o motor do meu, vc vai achar até caro no momento da compra do militec, (acho q está em torno de 70 reais o frasco), dizem q o certo é colocar a cada 3 trocas de óleo, esse produto ajuda a diminuir o atrito entre os componentes internos do motor formando uma espécie de liga (se vc pegar esse produto e colocar entre os dedos entenderá o que eu estou dizendo) protengendo o motor e fazendo-o durar mais, e ele vale para qq tipo de motor, seja preparado ou n. Compre e n se arrependa.

Abraços.




poxa Lu 70 conto ahuahuahu
mas entao como que eh este militec ???
coloca quanto dele ??
coloca menos oleo ??
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Mensagem por bilulpg »

Amigo Guilherme.

Vou te passar o link do produto, lá tem o esquema certinho de como vc aplicar o produto, vc pode colocar ele n somente no motor, mas tb vc pode colocar no câmbio tb, juntamente com o óleo do câmbio.

http://www.militecbrasil.com.br/index.htm

No meu carro ainda n apliquei, mas qdo eu for fazer o motor do meu carro, colocarei tanto no motor como no câmbio. Minha mãe vai tirar um carro zero e to querendo colocar no carro dela tb desde zero.

E pro pessoal que n conhece esse produto tá ai e eu recomendo.

Abraços.[/url]
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Mensagem por Felipe Voya »

Fala Guilherme,

Só acrescentando ao que o Luciano falou sobre o Militec-1...

No voyage deste amigo meu que ele injetou, ele colocou.

Ele fez o motor e rodou 1000km só com óleo mineral normal, para amaciar o motor.

Quando fez os 1000km, ele comprou 2 frascos de militec-1 (porque a primeira vez o motor não tinha nenhuma aplicação anterior do produto). Colocamos filtro novo, os 2 frascos de militec e completamos com o óleo para o motor até o nivel correto. Isto com o motor frio. Na próxima troca de óleo (4000km depois) ele só trocou o óleo, e na outra vai colocar 1 frasco denovo. Ficando uma vez sim outra vez não.

É exatamente o que pretendo fazer com o meu carro.

Ele já usava antes o militec no Civic dele. Uma coisa que constatei praticamente de imediato com o uso do militec, é que o motor trabalha mais frio. E em marcha lenta o Civic dele, passou a armar a ventoinha do radiador em intervalos maiores do que antes. Pra mim (pensando no que ele realmente faz), devido a reduzir bastante os atritos entre as partes móveis do motor, consequentemente reduzindo bastante o calor gerado pelo atrito. O aquecimento do motor ficou praticamente a cargo do calor gerado na combustão do motor.

Em questão de consumo perguntei a ele depois e ele me disse que não sentiu diferença na redução de consumo do carro em relação ao que era antes.


Outra coisa que esqueci de falar antes... O uso da bomba de óleo do motor AP 2.0 que tem engrenagens de 36mm, (porque no bloco do 2.0 tem esguichos de óleo, que jogam óleo por debaixo dos pistões para melhorar a refrigeração dos mesmos, e em alguns casos o uso de tucho hidráulico, necessitando de uma maior vazão de óleo na linha de lubrificação.) contra as engrenagens de 30mm da do 1.6 e 1.8, melhorando vazão e trabalhando com uma pressão maior na linha óleo do motor (1.6 e 1.8 ). Marcas boas são a SCHADECK ou original VW. Não esquecendo que é para uso de motor longitudinal, pq o pescador das bombas usadas nos motores transversais, trabalha em posição diferente, devido ao posicionamento transversal do motor.

Uma fotinha pra ajudar as clarear as idéias...

Imagem

Abraços pessoal
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Mensagem por Rafael Ramirez »

Fala galera.

Seguinte, surgiu uma dúvida grande. :amd: Tô fazendo um preparação beeeem leva pra começar. Coloquei um 49G (regulei as pastilhas Renato eheheheheheh), botei também um 2E semana passada e um filtro esportivo tipo marmita.

Bom, qnd coloquei o 2E, ainda não tinha colacado o marmita. Aliáis, nenhum filtro, pois a panela do TLDE não serviu no 2E.

Saiu da retifica de bura onde comprei o 2e por base de troca e coloquei o filtro esportivo. Ficou show.

Fui na numa loja especializada em GNV para reinstalar o gas no novo bura. Primeira dacepção. A lenta ficou beeeem ruim. pRa deixá-la em 900 giros, no álcool fica acima de 1100 RPM's!

Bom, até aí td bem, rodo puco no álcool mesmo, masi final de semana e qnd pego estrada.

Só que, coloquei o bura num sábado no Rio. Ao voltar pra Rio das Ostras na segunda, percebi que ele "falha" ao pisar "até o fundo" no acelerador usando GNV. Parece que algo "corta" o gas.

Rodando no álcool, acontece algo parecido, mas mais estranho.

Ao pisar até o fundo no pedal, o carro meio que embola. Parece que falta combustível por alguns segundos. Depois ele acelera MUITO!!! Parece que tá com nitro! Tá, não chega a tanto, mas acho q dá pra entender...

Então, alguém já passou por isso? O que pode ser? Será q o bura tá ruim? Pode ser algo no segundo estágio? E o GNV, será q o filtro esportivo pode tá prejudicando ele? Aguardo uma ajuda... :bailajesus: :mestre:

Obrigado pela atenção.

Um abraço a todos.[/img]
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Mensagem por buzato »

Felipe Voya escreveu:Fala Guilherme,

Só acrescentando ao que o Luciano falou sobre o Militec-1...

No voyage deste amigo meu que ele injetou, ele colocou.

Ele fez o motor e rodou 1000km só com óleo mineral normal, para amaciar o motor.

Quando fez os 1000km, ele comprou 2 frascos de militec-1 (porque a primeira vez o motor não tinha nenhuma aplicação anterior do produto). Colocamos filtro novo, os 2 frascos de militec e completamos com o óleo para o motor até o nivel correto. Isto com o motor frio. Na próxima troca de óleo (4000km depois) ele só trocou o óleo, e na outra vai colocar 1 frasco denovo. Ficando uma vez sim outra vez não.

É exatamente o que pretendo fazer com o meu carro.

Ele já usava antes o militec no Civic dele. Uma coisa que constatei praticamente de imediato com o uso do militec, é que o motor trabalha mais frio. E em marcha lenta o Civic dele, passou a armar a ventoinha do radiador em intervalos maiores do que antes. Pra mim (pensando no que ele realmente faz), devido a reduzir bastante os atritos entre as partes móveis do motor, consequentemente reduzindo bastante o calor gerado pelo atrito. O aquecimento do motor ficou praticamente a cargo do calor gerado na combustão do motor.

Em questão de consumo perguntei a ele depois e ele me disse que não sentiu diferença na redução de consumo do carro em relação ao que era antes.


Outra coisa que esqueci de falar antes... O uso da bomba de óleo do motor AP 2.0 que tem engrenagens de 36mm, (porque no bloco do 2.0 tem esguichos de óleo, que jogam óleo por debaixo dos pistões para melhorar a refrigeração dos mesmos, e em alguns casos o uso de tucho hidráulico, necessitando de uma maior vazão de óleo na linha de lubrificação.) contra as engrenagens de 30mm da do 1.6 e 1.8, melhorando vazão e trabalhando com uma pressão maior na linha óleo do motor (1.6 e 1.8 ). Marcas boas são a SCHADECK ou original VW. Não esquecendo que é para uso de motor longitudinal, pq o pescador das bombas usadas nos motores transversais, trabalha em posição diferente, devido ao posicionamento transversal do motor.

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a partir de 1990 as bombas para 2.0 1.8 e 1.6 são A MESMA.
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Mensagem por Felipe Voya »

Rafael Ramirez escreveu: Fui na numa loja especializada em GNV para reinstalar o gas no novo bura. Primeira dacepção. A lenta ficou beeeem ruim. pRa deixá-la em 900 giros, no álcool fica acima de 1100 RPM's!
Este é o principal problema do carro carburado com GNV. O amigo meu que injetou o carro dele ocorria exatamente o mesmo problema e com os mesmos valores de rpm que vc citou tanto para o GNV quanto para o álcool. Como o GNV é um combustível de poder calorífico mais fraco que o álcool dá estes problemas na lenta. E pelo que vi é muito dificil colocar os dois com a mesma rpm.

Rafael Ramirez escreveu: Só que, coloquei o bura num sábado no Rio. Ao voltar pra Rio das Ostras na segunda, percebi que ele "falha" ao pisar "até o fundo" no acelerador usando GNV. Parece que algo "corta" o gas.
Este problema esta ligado diretamente a instalação do GNV. Porque quando instalaram furaram e colocaram o injetor no seu carburador somente no 1° estágio e o 2° estágio ficou sem injetor algum. Acontece o que... Quando vc pisa até o fundo, o seu carburador deve ter o acionamento do 2° estágio à vácuo, ai ele abre o 2° estágio que vai entrar uma quantidade muito maior de ar do que de gás que esta vindo somente pelo 1° estágio do carburador, empobrecendo bruscamente a mistura e deixando o carro falhando e bem fraco.

Experimente quando acontecer isto, ir tirando o pé do acelerador bem devagar, até a hora que o 2° estagio fechar, ai vc vai sentir o carro pegando força novamente. Este ponto do acelerador é o ponto máximo que vc pode precionar ele pra que o carro continue com a mistura ideal (ar + gás).

Normalmente o pessoal faz isto para o carro ficar econômico com o GNV e quando tu for para a estrada tu usa o álcool. Mas vc pode pedir para que eles coloquem um "Y" na mangueira de gás que chega no carburador e mandar eles furarem e colocarem um injetor no 2° estagio também, para não ter mais este problema da falta de força quando abre o 2° estágio na estrada.

O inconveniente é que o carro vai CHEIRAR um gás igual a carro de cilindrada bem maior... risos :drink:
Rafael Ramirez escreveu: Rodando no álcool, acontece algo parecido, mas mais estranho.

Ao pisar até o fundo no pedal, o carro meio que embola. Parece que falta combustível por alguns segundos. Depois ele acelera MUITO!!! Parece que tá com nitro! Tá, não chega a tanto, mas acho q dá pra entender...
Isto normalmente acontece com carburador com o 2° estágio mecanico, o meu faz isto, quando começa a abrir o 2° estágio o combustível demora a passar pelo venturi dele, dando aquela embolada de mistura pobre... Mas logo depois vem o combustivel e o carro mostra toda força que tem. Isto é mais que normal no carburado.

O problema da lenta não tem jeito cara... é aquilo mesmo... E no caso do meu amigo, depois que ele instalou o ar condicionado ficou pior ainda... Foi ai que ele chutou o balde e resolveu injetar o voyage dele para MI, ficou muito bom. Acabou com todos estes problemas de marcha lenta. E hoje fui andar com ele, depois que ele instalou o emulador de bicos e variador de avanço para GNV no injetado todas as peças da TURY, excelente marca para equipamentos eletrônicos que trabalham com GNV. Andei com ele sábado no carro dele com o GNV sem avanço... Tava pior que 1.0, agora com o variador de avanço o carro dele ta mais forte no GNV do que antes no álcool carburado, ficou muito bom!! O carro trabalhando no GNV chegando fácil a 140km/h na BR, isto pq ele não pisou com vontade mas acho que chegaria a uns 160km/h a 170km/h de máxima.

Me desculpe o pessoal do carburado, mas realmente a experiência que tive do antes (carburado) e o depois (injetado), carburador não chega aos pés de um injetado MI. O carro vira outro... E o bom deste módulo de variador de avanço do GNV da TURY (T34) tem como vc configurar o avanço inicial que vc quer até 15°, ele deixou em 15° e o carro ficou com bastante disposição no GNV. Pra quem tem injetado com GNV eu recomendo, ótimo módulo de variador avanço. Nem parece que o carro ta rodando com GNV. O bom deste módulo de avanço que é programavel tu regula do jeito que quer dentro da faixa do módulo.

http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t34
E a marca TURY é excelente marca para estes equipamentos de GNV.

Abraços
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