[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu:Ai Felipe Bom Dia.

Então como tinha comentado com vc, não me lembro se foi nesse tópico, rs, mas vendi o Uno 1.6 CSL da minha irmã com o motor argentino e o mesmo tinha as tais velas NGK BPR6EY, tirei as velas e estou com elas aki, como já disse, estou rodando com meu voyage destaxado no alcool com bura 2E e bobina MI e velas, de grau 5, não tenho certeza o código mas creio que seja as BPR5E (velas de gasolina), no meu caso compensa colocar as NGK BPR6EY no meu motor do jeito que está, ou é melhor eu deixar elas guardadas para um próximo upgrade no meu carro? No meu motor do jeito que está eu teria alguma melhora no meu rendimento/consumo, trocando as velas de grau 5 pelas de grau 6? To com as velas paradas aki e to com essa dúvida se troco ou não troco.

E ai, como está os ups com teu voyage?

Abraços.
Se suas velas de grau 5 ainda estão boas, continue usando elas, já que seu motor esta destaxado para rodar no alcool. Quando elas ficarem ruins vc troca pelas de grau 6, o que pode acontecer talvez é a carbonização da vela. Se acontecer volte para de grau 5, nova de preferência...

Uso o carro todo o dia mas tou juntando uma grana, para quando eu estiver de férias no final de dezembro executar todo o meu projeto de aspirado de uma vez.

Tou fazendo cálculos para ver o melhor diâmetro de dutos do cabeçote e do 4x1 e válvulas de admissão. E vendo também o quanto que vou tornear a cabeça dos pistões.

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
flavio vs gudão
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: 21 Mai 2009, 21:37
Carro:
Localização: pindorama sp

Mensagem por flavio vs gudão »

ai meu motor e origi num tem nada
modificado a inda ele e alcool 1.6
blz
Avatar do usuário
Maxwel Moreira
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 10 Nov 2008, 09:49
Carro:
Localização: franco da rocha - sp
Contato:

bobina

Mensagem por Maxwel Moreira »

legal!!!
Imagem
Avatar do usuário
fabiohenrique
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 629
Registrado em: 16 Set 2009, 08:20
Carro:
Localização: CASCAVEL
Contato:

bobina, bateria e alternador

Mensagem por fabiohenrique »

IAI galera, realmente uma bobina mais forte vai ajudar em uma queima melhor do combustivel e assim dando uma combustão melhor na camara dos pistões, porem pode ocorres um desgaste mais rapido da tampa do destribuidor e das velas.. e em questao da troca da bateria, não é necessario fazer a troca do alternador, apenas vai demora um pouco mais pra carregar, eu uso uma bateria IMPACT de 90HA, e o alternador é original e funciona perfeitamente, é claro q se colok um alternador mais forte fik show de bola pois vai carrega mais rapidamente a bateria. abraço
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

flavio vs gudão escreveu:ai meu motor e origi num tem nada
modificado a inda ele e alcool 1.6
blz
Só comprar a bobina Mi da Bosch e o soquete de bico injetor, ligar os cabos corretamente respeitando a polaridade da bobina e seja feliz...

Dá uma olhada na pagina 3 deste tópico que tem fotos lá que tirei quando instalei a minha fica e o modelo correto da bobina

Meu motor tb é 1.6 álcool original, funciona blzinha... Se seu carro for de 87 pra cima ta tranquilo é só tirar uma e colocar a outra do jeito que falei antes.

Mas se for de 87 pra baixo tem que ver se o módulo de ignição seu é de 6 ou 7 fios...
Se for de 7 fios é do jeito que falei antes.

Se for de 6 fios tem que colocar um resistor no fio (positivo) que vem do miolo da chave de ignição.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

Dá uma olhada na pagina 3 deste tópico que tem fotos lá que tirei quando instalei a minha fica e o modelo correto da bobina
Felipe, pelo que ví lá no barramento pra conexão, ficou mais elegante, claro, mas, será que não tem perigo de bater um pouco de água alí e deixar os pólos em contato, queimando a bobina e/ou outros circuitos!?!?
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

cururuh escreveu:
Dá uma olhada na pagina 3 deste tópico que tem fotos lá que tirei quando instalei a minha fica e o modelo correto da bobina
Felipe, pelo que ví lá no barramento pra conexão, ficou mais elegante, claro, mas, será que não tem perigo de bater um pouco de água alí e deixar os pólos em contato, queimando a bobina e/ou outros circuitos!?!?
Pode até ser... mas vc jogando água lavando o motor, no uso do dia-a-dia não tem problema algum fica bem lá trás do motor e não pega água de chuva.

Ou só fazer do jeito normal mesmo que é fazendo a emenda dos cabos e isolando com fita isolante.

Concordo que com o barramento fica mais exposto a uma lavagem do motor.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

Coloquei hj no meu, ainda nem andei pra testar...
Alguém aki sabe qtos volts gera a bobina original do GTi!?
Só pra eu ter noção do ganho!?
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

É o seguinte:
Testei meu carro hj...

Notei que:
* A marcha lenta está mais estável, mesmo o carro frio...
* A aceleração tb ficou mais rápida...
* O cheiro emitido pelo escapamento tb mudou!

Por enquanto, só isso, mas, estou suspeitando que minha bobina já estava indo pro saco, pois a diferença foi maior do que eu imaginava...
Té mais!
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

cururuh escreveu:É o seguinte:
Testei meu carro hj...

Notei que:
* A marcha lenta está mais estável, mesmo o carro frio...
* A aceleração tb ficou mais rápida...
* O cheiro emitido pelo escapamento tb mudou!

Por enquanto, só isso, mas, estou suspeitando que minha bobina já estava indo pro saco, pois a diferença foi maior do que eu imaginava...
Té mais!
Blz rapaz

O tudo o que vc notou foi o que eu notei quando coloquei a minha no meu carro. O cheiro que vc fala é que não tem mais aquele cheiro forte de álcool no escapamento. Em relação a bobina antiga é assim mesmo... da uma diferença danada...

Como esta bobina gera uma tensão de saída maior fica mais fácil da centelha saltar no eletrodo da vela. A distância entre os eletrodos da vela é bem pequena mais tem que lembrar que ali dentro trabalha com uma pressão relativamente alta e com isto a massa de ar entre os eletrodos da vela é maior dificultando o centelhamento. Devido ao álcool ter maior taxa de compressão. Já na gasolina a taxa é menor, consequentemente tem menor massa de ar entre os eletrodos, favorecendo mais o centelhamento entre os eletrodos da vela.

Uma dica: Só evite de ficar deixando a chave na ignição virada com as luzes do painel acesa com o motor parado, para evitar de ficar esquentando a bobina atoa.

Sem que no seu carro tem CCR (a bobina fica ligada durante 1 minuto e depois desliga caso o motor não esteja ligado) no sistema de ignição. Mas evite, até para que ela dure bem mais.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por Haruji_Sato »

Haruji_Sato escreveu:Alternador mais fácil de adaptar no AE é do Fiesta antigo 75A.
Basta trocar a polia e desbastar 2mm na parte de trás do suporte.
http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... G_4662.jpg
jong escreveu:Ola amigo, vi um comentário seu no fórum sobre o alternador de Fiesta que é de fácil adaptação ao CHT... teria como me passar o código desse alternador pra me facilitar a achá-lo? É simples a adaptação? Obrigado!!!
Imagem

E onde tem que tirar no suporte:
Imagem
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Avatar do usuário
PedroRJ
Membro
Membro
Mensagens: 207
Registrado em: 06 Jul 2008, 18:35
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por PedroRJ »

Galera só passando uma informação para vocês! A tampa do distribuidor que encaixa aquela peça de metal que é aterrada, é do modelo BOSCH 9 231 086 370. Troquei a minha ontem e esse modelo encaixa como uma luva aquela peça, é só tirar a velha e encaixar a nova que já pode ser pressa de volta à base do distribuidor.

Ah, vale apena trocar a bobina pela do MI?? Já troquei os cabos, tampa e rotor do distribuidor e velas NGK 1 eletrodo. Só a bobina que é a original.
AP1800 gasolina!, se valer apena trocar a vela por de 3 eletrodos e a bobina pela do MI, me avisem!!

Valeu.
Editado pela última vez por PedroRJ em 21 Out 2009, 16:37, em um total de 1 vez.
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

PedroRJ escreveu:Galera só passando uma informação para vocês! A tampo do distribuidor que encaixa aquela peça de metal que é aterrada, é do modelo BOSCH 9 231 086 370. Troquei a minha ontem e esse modelo encaixa como uma luva aquela peça, é só tirar a velha e encaixar a nova que já pode ser pressa de volta à base do distribuidor.

Ah, vale apena trocar a bobina pela do MI?? Já troquei os cabos, tampa e rotor do distribuidor e velas NGK 1 eletrodo. Só a bobina que é a original.
AP1800 gasolina!, se valer apena trocar a vela por de 3 eletrodos e a bobina pela do MI, me avisem!!

Valeu.
Pedro RJ,

A bobina MI vale a pena sim mudar pq como o centelhamento dela é mais forte, vc ira precisar pisar menos no acelerador do carro, queimando melhor o combustível, melhorando o rendimento do motor com menos combustivel... A diferença é pouca, deve melhorar de um 1 a 2km/L.

Outra coisa boa dela, é na partida a frio pela manha, o carro já começa a trabalhar com uma marcha-lenta mais lisa que na bobina original do carro. Sem contar que pega bem mais fácil até nas manhas bem frias.

A vela de 3 eletrodos, talvez no seu carro que é a gasolina vale a pena pelo fato de ser destaxado em relação ao motor álcool. O motor de menor taxa, facilita o centelhamento nas velas, já o taxado dificulta.

Como estas velas de 3 eletrodos o espaçamento é de 1,0mm maior que o padrão usado que é de 0,8mm, pode ocorrer falhas depois de uma kilometragem rodada devido ao desgaste natural das velas... Mas tb pode-se fechar estes eletrodos mais um pouco se vc tiver umas laminas comparadoras.

Trocando em miúdos... Vale a pena colocar a bobina Mi, já a vela de 3 eletrodos faça um teste, se quiser, qualquer coisa feche mais os eletrodos até que eles fiquem com 0,8mm de espaçamento do eletrodo central.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
walter
Membro
Membro
Mensagens: 72
Registrado em: 01 Nov 2008, 15:51
Carro:
Localização: Colorado

pedido de ajuda

Mensagem por walter »

caro Haruji_Sato, vc pode nos pasasar o ano deste fiesta, pois vc disse antigo, vc tem o ano? pois tenho um ae 1993/1994? presciso mudar meu alternador esta rocando? ou modelo ou nº deste alternador e marca pra agente procurar auto pç?
Gol CHT 1000 convertido 1.6
ANO 1993/1994
AINDA CÂMBIO DE 1000
carburador weber 460
luizpaulo08
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2009, 18:01
Carro:
Localização: Matão

Mensagem por luizpaulo08 »

qual bobina do MI da pra ir usando no meu carburado, sabendo que daki dois meses vou injetar ... tem uma que da pra usa nos dois ?
Vai pensando que tem o carro mais forte do mundo
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

luizpaulo08 escreveu:qual bobina do MI da pra ir usando no meu carburado, sabendo que daki dois meses vou injetar ... tem uma que da pra usa nos dois ?
A bobina MI de final 105 da Bosch (plug de 2 pinos) serve no carburado e no injetado usando módulo 1AVB. Se for usar outro módulo ou fueltech, vai da de plug de 3 pinos bobina de final 104 da bosch. Os pinos da ponta são os + e - da bobina e o do meio o sinal que vai para o módulo. Usando na fase carburado usasse só os pinos das pontas, o do meio deixa desligado.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

Haruji_Sato escreveu:Alternador mais fácil de adaptar no AE é do Fiesta antigo 75A.
Basta trocar a polia e desbastar 2mm na parte de trás do suporte.
Imagem
eu estav acom problema com meu alternador e o cara da auto elétrica num sabia mais o q fazer foi qdo perguntei se tinha com trocar por outro melhor e ele foi tentando até achar um q deu certo! Eu coloquei do fiesta ficou 100% agora!!! pra quem tem gol cht eu recomendo trocar por um mais forte!!
walter
Membro
Membro
Mensagens: 72
Registrado em: 01 Nov 2008, 15:51
Carro:
Localização: Colorado

Léx 777, vc pode

Mensagem por walter »

posta ai pra nós o modelo se serie deste teu novo alternador, fica melhor pra agente procurar, passa de que o ano do fiesta e modelo?
***este é de quantos amperes?
Gol CHT 1000 convertido 1.6
ANO 1993/1994
AINDA CÂMBIO DE 1000
carburador weber 460
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Re: Léx 777, vc pode

Mensagem por Léx 777 »

walter escreveu:posta ai pra nós o modelo se serie deste teu novo alternador, fica melhor pra agente procurar, passa de que o ano do fiesta e modelo?
***este é de quantos amperes?
bom eu num sei te responder agora,mas amanhã eu levanto o capo e vejo a descriminação dele, mas posso dizer ficou muito bom, pois eu não podia ouvir música em dia de chuva a noite, pois se eu ligase o farol+rádio+limpador o carro num dava partida depois q eu desligasse!
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

pessoal só to com uma dúvida eu tenho um cht 1.6 gasosa, motor original, carburador, alternador de fiesta e uma bateria de 70 amperes e gostaria de saber se essa bobina Mi é algo interesante de se colocar em meu carro ou somente os carros mechidos se faz necessário colocar!

faloww
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”