[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Abr 2009, 00:38
Carro:
Localização: São Paulo SP

E ai Guilherme blza?

Mensagem por Sidão »

Kara não desanima não porém não fiquei muito apegado a isso não.
São coisas que acontecem sem explicação nenhuma, as vezes é até olho gordo mesmo kkkk.......

Vou pegar minha máquina que está emprestada e tirar umas fotos e te mando. Quando ofereci a Karanga ofereci brincando porém como eu disse, não devemos nos apegar não rsrsrs..... e sabendo que vc gosta de carro como eu e muitos aqui da comu será um prazer repassar para alguém que cuide!!!
Peugeot 206 ESCAPADE

Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis

"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Guilherme ...

É isso ai que o Sidão disse !!! Bola pra frente, na vida da gente nem sempre tudo sai como programamos, ai temos que ter soluções inovadoras para sairmos das situações. Veja direitinho o que vai fazer para não se arrepender, pois se vc é como eu, desfazer-se de algo querido, mesmo que material sempre é sofrido, não é mesmo ???

Faça as contas e tome a decisão. Quanto ao GIII do Sidão, indiscutivelmente é uma evolução, principalmente que o carro deve estar muito arrumado, pois ele deve ser tão ou mais chato do que nós.. risos ...

Pense bem e faça as contas, ok ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

André Pinheiro

fala André valeu pela força, inclusive quero tirar uma duvida com vc e o Renato..
a duvida eh a seguinte, pelo meu motor tah fortinho assim, e eu soh andar com o carro na sexta, sabado e domingo, E dar umas pisadas a 6 500, 7.000 giros.. pode ser devido a isso ?
pq todo mundo tah me julgando pq eu piso neh..
Pra mim meu motor por ser novo teria que guentar, a bronzina colou no vira ... agora vem esta duvida eu estou errado ou o mecanico pode ter errado ???
moeu o mancal ali da biela, e tals, com a bronzina..
Por meu motor ser praticamente original podera ocorrer isto ?
Preciso de opinioes...
o cara da retifica falo pro meu mecanico que pode ser mto pau.. !!!
mas 6 , 7 mil giros estranho neh ?
pois esses carrinhos aspirados rodam isso..
agora eis a questao, pois cada coisa tem seu aperto ! o mecanico nao pode ter apertado mto a biela ? ou algo assim do tipo ? ou soh se cai essa culpa pro meu lado mesmo ? rsrs..

Valeu André !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Amigo Guilherme.

É bem relativo, td depende do jeito que vc pisa, se vc pisa toda hora, se só anda com o motor na faixa vermelha de giros, se ficar direto direto mesmo, nem motor AP que aguenta pau vai aguentar nas tuas mãos, mas tb tem a questão da maneira que a parte de baixo do teu motor foi montada...acredito que vc tb n tenha amaciado direito e acabou colando, pois como vc relatou, teu mecânico tinha acabado de montar, e eu acredito que o teu motor estava mto justo e acabou dando superaquecimento onde acabou colando as peças...agora uma coisa eu sugiro vc fazer é colocar um radiador de óleo que vai melhorar e mto esse problema no teu carro, ou seja vai previnir futuras quebras. Mas já já o renato e o andré vão comentar sobre isso.

Abraços.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

bilulpg escreveu:Amigo Guilherme.

É bem relativo, td depende do jeito que vc pisa, se vc pisa toda hora, se só anda com o motor na faixa vermelha de giros, se ficar direto direto mesmo, nem motor AP que aguenta pau vai aguentar nas tuas mãos, mas tb tem a questão da maneira que a parte de baixo do teu motor foi montada...acredito que vc tb n tenha amaciado direito e acabou colando, pois como vc relatou, teu mecânico tinha acabado de montar, e eu acredito que o teu motor estava mto justo e acabou dando superaquecimento onde acabou colando as peças...agora uma coisa eu sugiro vc fazer é colocar um radiador de óleo que vai melhorar e mto esse problema no teu carro, ou seja vai previnir futuras quebras. Mas já já o renato e o andré vão comentar sobre isso.

Abraços.
FAla Lu, bom vou te explicar,, aqui a cidade eh grandinha e tals.. ando na base dos 60, 70 km aki dentro..
agora quando pego rodovia dou uma esticadinha ateh uns 140 160 e solto..
isso as vezes.. ateh a 140 mais ou menos..
isso dando 6 mil giros mesmo.. isso eh fAto !
agora quando tem alguns peguinhas vou pra 6,5 7 mil giro..
e isso eh um dia no fds..
nao sao todos fds tbm..
as vezes dou umas esticadinhas na city ateh uns 80 e fica assim nessa base .,..
agora vejo tanto ap turbo ai ke eh montado os cara soh anda ralano fritano e fudendo com tudo nas ruas buracada, fazendo borrachao e num acontece nada, sem ter nada forjado .. nem nada..
estranho demais .. liguei pro mecanico ele me disse que aperta a 7 kilos as bielas .. ISTO PROCEDE ??? ou ele apertou pouco? ou mto ??
ele falo que o aperto nao vem ao fato !! eu ja ia boquejar neh.. pq tem tudo haver tbm..
e confesso o amaciamento do meu carro foi bruto mesmo..
mas tudo ateh 5 mil giros !!!
masss.. mesmo assim.. a parati milinove do meu amigo o preparador sempre falo .. CARA, NAO FICA COM MEDO DOS GIROS , VC TEM QUE FORÇAR ATEH ONDE VC VE SEU MOTOR RENDER, VC TEM QUE TER RELACIONAMENTO COM SEU MOTOR, ATEH ONDE ELE RENDE VC PISA...
Agora os caara vem fala ke eh culpa minha de pisa as vezes...
isso me revolto aki ahuahahua..
agora eis a questão !!!

Valeu Lu mais uma vez pela força..
e o comando taki vo ve se ateh fds tiro foto !! mas ele tah no cabeçote ainda.. (preparado) rsrs...
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

ahh nos pegas eu colo 180 , 190 rsrsrs...
mas isso raramente..
pois meu concorrente (do gts ) vendeu o carro rsrsrs..
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Fala pessoal, voltando a ativa...

Fala André Pinheiro e Renato! Pelo que vi o encontro no fim de semana foi bem proveitoso. Eu tava doidinho pra ir, o problema que tinha provas esta semana e tava de molho estudando.

Engenharia é isto ai... Quem faz não tem vida durante o período, vira escravo da faculdade... risos A vida social só aparece nas férias.

Mas se vocês dois tivessem marcado neste fim de semana, concerteza eu iria. Fica pra próxima, agora fiquei curioso em ver o golzinho do Renato. :zoiu: hehehehehe

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Abr 2009, 00:38
Carro:
Localização: São Paulo SP

Guilherme:

Mensagem por Sidão »

Vc vai me desculpar, mas se vc amaciou o motor como vc está dizendo (bruto) não adianta reclamar. Como já foi citado, seu motor deveria estar muito justo, e o mínimo de óleo que falte na lubrificação, azula a bronzina mesmo.
As peças que vc comprou são de procedência? Se eram bronzinas paralelas vc bobeou, já que estava montando um motor para performance.
Meu carro como todos sabem é turbo e andei com ele 500Km para amaciar e depois já fiz o acerto, se parar para pensar é muito pouca kilometragem para amaciar porém, as peças que comprei são de ponta, inclusive o vira eu comprei novo em concessionária justamente para evitar problemas e está aí o resultado 440cv sem dor de cabeça!!!
Aqui ninguém está te criticando porque vc pisa, porém motores preparados são mais frágeis que os originais. Quando quebra e arrumar e pisar novamente rsrsrsrs......
Quanto ao aperto das bielas, se estavam muito apertadas, o que iria acontecer era quebrar os parafusos e não apertar a bronzina, e se estivessesm solta poderia dar Adeus ao seu bloco.
Não desanima e bola pra frente!!!!
Peugeot 206 ESCAPADE

Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis

"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
Avatar do usuário
sam_diboa
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 1720
Registrado em: 24 Set 2008, 10:28
Carro: Voyage
Localização: São Paulo - Pirituba

Mensagem por sam_diboa »

Bom galera minha vez de pedir ajuda!!!

2009 ta acabando e 2010 chegando e eu com novos projetos!!!

Gostaria de uma dicas de vcs!!!

Tenhu um Gol 94 CL 1.6 AP, keuru um carro mais esperto ainda!!

No meu motor ja fiz algumas modificações com a ajuda do Sidão!!

Polia regulavel
coletor 4x1
Carburador 2e Alcool
Bobina MI bosh
Filtro marmita
Fiz tb a retifica no cabecote mais sem alteraçoes

To em duvida no comando no meu caso qual o melhor??
272 ou 49G??? quais sao os pros e contras?

O que vou precisar fazer pra colocar os virabrequim do 1.8 e pistoes de 2.0?? Vcs me indicam fazer issu?

Bom meu carro não e de uso diario é apenas pra lazer de fim de semana!! Porem eu tenhu pe de chumbo e "gosto de carro teimoso qnd agente pisa ele responde" rsrsrs..

O que vcs me indicam??? Lembrando q futuramente eu tenhu o sonho de turbinar ele!!
Imagem
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Re: Guilherme:

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Sidão escreveu:Vc vai me desculpar, mas se vc amaciou o motor como vc está dizendo (bruto) não adianta reclamar. Como já foi citado, seu motor deveria estar muito justo, e o mínimo de óleo que falte na lubrificação, azula a bronzina mesmo.
As peças que vc comprou são de procedência? Se eram bronzinas paralelas vc bobeou, já que estava montando um motor para performance.
Meu carro como todos sabem é turbo e andei com ele 500Km para amaciar e depois já fiz o acerto, se parar para pensar é muito pouca kilometragem para amaciar porém, as peças que comprei são de ponta, inclusive o vira eu comprei novo em concessionária justamente para evitar problemas e está aí o resultado 440cv sem dor de cabeça!!!
Aqui ninguém está te criticando porque vc pisa, porém motores preparados são mais frágeis que os originais. Quando quebra e arrumar e pisar novamente rsrsrsrs......
Quanto ao aperto das bielas, se estavam muito apertadas, o que iria acontecer era quebrar os parafusos e não apertar a bronzina, e se estivessesm solta poderia dar Adeus ao seu bloco.
Não desanima e bola pra frente!!!!
ahh sim.. tudo bem.. mas creio que para um amaciamento de motor 5 mil giros ateh dar 1000 km de amaciamento, creio que esta bom..
pois o preparador do meu amigo falo mete o pau ateh 6 mil giros que eh de boa..
mas beleza..
as bronzinas são de procedencia, afinal todas peças do meu carro foram montados de procedencia,.. tudinho ... !!!
agora dps desses mil km.. pego 6 mil giros sim.. agora .. se vc axa que esse aperto da biela nao ocorre isso beleza..
o preparador do meu amigo foi abrir o motor dele feito recentemente por outra pessoa.. e quando abriu a surpresa a bronzina estava moida.. pois o torkimetro do outro mecanico apertou 3 kg a mais..
moeu !!!!
agora.. eis a duvida neh..
mas beleza.. meu carro ta ficando pronto.. e ja to passando pra frente... e logico tudo de procedencia novamente.. !!!

valeu cidao.. e to aguardano fotos do g3zão !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Abr 2009, 00:38
Carro:
Localização: São Paulo SP

Demoro!!!

Mensagem por Sidão »

Muito em breve eu te mando!!!

Até mais e pé no porão rsrsrs.....
Peugeot 206 ESCAPADE

Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis

"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Pessoal, acabei de voltar da estrada...

O amigo meu, tem um Voyage 1.6 87, (é a paixão dele, acho que mais que a mulher dele... risos) ele fez o motor em abril, manteve todo originalzinho a parte de baixo e no cabeçote, colocou o 049G (não sei qual o Class do dele e nem ele) e ta usando junta de aço original e taxou e pelo meus cálculos esta com 13,8:1 de taxa.

O carro dele tem GNV e tava usando o carbura Miniprogressivo... Quando andei com ele antes, com o carbura, o carro melhorou um bocado mas nada demais. Devia estar com uns 100CV.

Ai fiquei falando com ele direto para injetar o carro... Ai ele aceitou a ideia e começamos a correr atrás das peças em ferro velho. Compramos coletor e TBI do 1.8 MI Flex, melhor para usar no álcool pq ainda tem como usar a partida à frio (tanquinho de gasolina), depois ele catou distribuidor HALL de injetado (s/ avanço à vácuo e s/ avanço mecânico) depois achou um módulo 1AVB do 1.8 MI álcool, e as outras coisas, como bicos (IWP 024 - Magnetti Marelli), bomba elétrica do GTI de 3BAR, tubulação do combustível e retorno, toda em aço inox (ótima para uso do álcool) chicote completo, sonda lambda e sensores, incluindo o de detonação (que pensei que fosse dar merda no cabeçote tucho mecânico e ficou show).

Terminou de montar a injeção no carro ontem, o único problema do carro esta na marcha lenta que fica oscilando sozinha entre 1000rpm e 2000rpm ele vai levar num cara especializado para fazer fazer o ajuste no módulo.

Agora vamos ao que interessa... Ele passou aqui em casa bolado com o carro devido a este problema na marcha-lenta que faz com que o carro fique pulando igual a cabrito se vc tiver num engarrafamento. E que ele tinha notado que o carro tava mais forte.

Ele falou para eu ir levando o carro pra ver, e realmente ta ruim para andar devagar com o carro, tem que ficar jogando ponto morto toda hora e deixar no embalo para ir direito, isto andando normalmente com o carro dentro da cidade.

Fui colocar o carro na estrada e fiquei apaixonado!!!!! :zoiu: :love:

Já andei em 2.0 e o 1.6 dele ta bem mais forte com a MI, eu tou achando que é por causa do módulo ser de 1.8 e deve ta jogando mais combustivel do que se fosse 1.6.

Tá com um torque animal, para um 1.6 original. De 5ª marcha o carro respondia muito fácil, uma maravilha para fazer ultrapassagem. Ai liguei meu pé no modo esportivo... hehehehehe :doido:

Tá um monstrinho o carro... De 3ª (mesma do GTS) cheguei a quase 140km/h fácil quase cutucando os 7000rpm e com um torque absurdo. Sentei o pé de 4ª e cheguei a 190km/h fácil fácil :loco: Só não consegui mais pq tinha trânsito na BR.

Veio um cara com uma SpaceFox piscando na minha traseira, eu devia estar a uns 100km/h e sentei o pé... Tentou me acompanhar até uns 160km/h e eu já tinha tomando uma distancia de uns 4 carros dela.

Agora veio a parte ruim... Joguei para direita e fui parar num posto e cadê freio!? Tive que vir bombeando até conseguir entrar no posto o freio já era... Parei para abastecer e veio o cara do SpaceFox parando tb no mesmo posto e me perguntando... É Turbo o Voyge??? (Na hora olhei pro meu amigo e ele quase chorando de alegria... Melhor elogio que este, para um Voyage 87 1.6MI aspirado, não tem preço... hehehehehe)

Abri o caput e mostrei pra ele, é só 1.6 injetado com GNV... Ele ficou muito bolado.... E claro que eu estava no álcool, no GNV não chega nem perto o desempenho.

Fui sair do posto, joguei a primeira pra tirar o carro da imobilidade e joguei a 2ª a 20km/h e pisei... O bicho cantou pneu que é uma beleza, só vi o cara do SpaceFox olhando boladaço... risos O meu 1.6 não faz isto nem F.... no carbura.

Tanto ele, quanto eu estamos com um sorriso de orelha a orelha e hoje ele e eu, podemos definitivamente dizer.... Carburador, isto não me pertence mais!!! risos

Não tinha idéia da diferença absurda que a injeção do 1.8MI faz no 1.6, chutando o carro, deve estar com uns 130CV ou mais (92,5CV originais) e com um torque de uns 17kN/m (13,1kN/m originais). Já andei em AP 2.0 original e este 1.6MI do meu amigo ta mais forte sem dúvida alguma. Ele tem também um Honda Civic 1.7 16V (2002), eu achava o Civic dele bem forte, que tem uns 120CV originais, mas o Voyage dele hoje mostrou que ta um bocado mais forte. Se colocar os dois juntos o Civic perde fácil.

Ahhh e já ia me esquecendo... O Voyage dele ta com o escapamento completamente original, coletorzinho de escape de 1.6, do cabeçote e bengala de 2 tubos, que foi feito o furo na junção final para colocar a lambda e o restante do escapamento originalzinho de 1.6 com aquela tubulação fininha... Eu falei pra ele... Imagina quando vc colocar o 4x1 e fizer o restante do escapamento.

Esta 1AVB do 1.8MI álcool superou todas as minhas espectativas em relação a injeção, estou impressionado com desempenho que ela colocou no 1.6 dele.

Me desculpe o pessoal do carbura... Mas depois que eu fizer o meu motor, vou começar a juntar uma grana para injetar o meu também.

Renatão... É um caso a se pensar no seu golzinho, hein... Mas no seu caso eu iria correr atrás de um TBI do Omega 4.1 que tem a borboleta de 68mm de diâmetro contra 42mm do TBI original do 1.8 e usar um coletor de 8 bicos com uma Fueltech no lugar da 1AVB.

Definitivamente hoje aboli, carburador dos meus projetos.

Abraço a todos.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

nossa o voyaginho deve te ficado um sonho pra anda :zoiu:

o foda eh ke eu no meu voyage carburado destrui uma saveiro 1.8 g3 mi neh rsrs isso ateh de final..
agora .. o que muda ???
sera que eh por que eh motor 1.6 e esta com injeçao de 1.8 :uia:
curti eim..
axo ke pra andar mais.. eh soh mexer na configuração desses g3 original neh ?? abrir o bico um pouco mais, etc.. etc..
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Mensagem por gusgol »

Felipe,
o voyage dele deve estar com problemas de leitura na sonda lambda, pois não usou o coletor de escape de carro injetado. Neste coletor há uma posição específica para a sonda. Outra coisa que faz diferença, por experiência própria, (meu carro tb é injetado) é a utilização de um cabeçote com tuchos hidráulicos. O carro está muito melhor após a compra do cabeçote com tuchos hidráulicos. Minha marcha lenta parou de oscilar e funciona bem mais silencioso.
Veja com ele se o carro não está funcionando afogado.
Sds
Gol, uma paixão.
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

E ai Felipe blza?

Nossa, deve ser um sonho mesmo de andar nesse voyage injetado, agora me diz uma coisa, qto que gastaríamos para montar um sistema de injeção nos nossos carros, já que vc disse que correu atrás com teu amigo das peças, coloca ai o gasto que foi desde peças (Quais?) Até o serviço de M.O, tipo qual o TBI tem q ser o do 1.8 Flex? Essa injeção é original do Santana 2000 para frente a alcool original? Visto que o carro está com 49G n ficou meio fraco de torque ou a injeção corrige esse problema? Pelo fato do motor ser 1.6 e a injeção ser do 1.8 será q o carro n gastará bem mais? Pois tb mesmo o carro preparado tem q levar em consideração o consumo do carro, lembro uma vez q vc disse q teu voyage com miniprogressivo bem acertado fazia até + de 12 km/litro de alcool na pista, qto será q esse carro do seu amigo estaria fazendo? Será q colocando um cabeçote com tucho hidraulico n resolveria o problema de oscilação da marcha lenta e o carro ficaria melhor para andar? É interessante postar cada detalhe da preparação para o pessoal aki ter uma noçao de preços e abrir + opções de preparação com sistemas injetados.

Estamos aguardando mais detalhes.

Posta ai.

Abraços

Luciano
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Mensagem por gusgol »

Agora que li...seu amigo tem um motor 1.6 e usa módulo do 1.8. É problema na certa, pois os mapas são diferentes...o carro funcionará de forma irregular (vide a lenta e na alta o carro pode andar bem a custa de beber bem).
Gol, uma paixão.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Guilherme Monteiro,

Acabo de conversar com meu tio que é mecanico da autorizada volks a + de 20 anos. Mostrei suas mensagens para ele.
Ele disse assim: Se colocou bronzina é o mesmo que falar fundiu o motor! Quando fundi o motor pode ser por muitos fatores. A bronzina colar em seu motor retificado recentemente, pode ser por aperto acima das especificações de fábrica que é 4,5Kilos no AP, medidos no torquimetro sem reaperto, pode ser que o virabrequim foi retificado e ficou com calo, bronzina fora de especificações de qualidade, etc.

Essas acima foram as opções que ele me deu. No caso do Ap 1.8 rodar até 6.000RPM não tem problema algum. O limite fica bem proximo de 7.000RPM. Minha visão do amaciamento é: Devido ao alto níveis de vibrações que nossos motores alternativos tem, que é o maior problema em questão, quando começamos a atinguir rotações como 5.000RPM o numero de vibrações já esta crescendo exponencialmente e com isso as peças tem que girar zeradinhas sem dar cabeçadas. O anel cria um pequeno ressaltinho no bloco, coisa microscopia mas o suficiente para não girar. Ele demora um certo tempo algo em torno de 200Km. O recomendado é nao passar 4.000Rpm nos 200Km iniciais. Após isso o risco do anel girar está descartado e começa o período de amaciamento.
Fazer o motor girar alto aumenta muito o nivel de vibrações e faz com que as peças se acentem em seu grau máximo, diminuindo o atrito entre elas e certamente uma carro mais potente se comparado a outro dirigido civilizadamente.

A minha visão se comprova. Peguei uma titan 09 zerinha. Andei 2.000Km com ela na maciota e eu dia fui pegar estrada. A moto não passava de 80 descida pegava 100. Eu fiquei puto, pois meu amigo com um today 125 dá 140 brincando. Começei amaciar a moto. Eu só passava marcha na cidade quando cortava o giro. Em todas as marchas era assim. Esses dias fui andar na estrada. Ela ta subindo a 100 e descendo a 130. Ficou muito melhor, a resposta dela ficou bem mais rápida tb.

Acredito que em seu caso guilherme, como vc usa esportivamente seu carro, o seu motor teria era que aguentar mais que outros por ai. A não ser que ele ainda não estava amaciado de acordo. Não sei qtos kilometros vc andou nele, mas certamente o problema não ocorreu nas aceleradas e sim na retifica do vira se este foi retificado ou no aperto acima das especificações dado nas bielas.

Abraços
Parati 1.8 ==#
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Guilherme Monteiro escreveu:nossa o voyaginho deve te ficado um sonho pra anda :zoiu:

o foda eh ke eu no meu voyage carburado destrui uma saveiro 1.8 g3 mi neh rsrs isso ateh de final..
agora .. o que muda ???
sera que eh por que eh motor 1.6 e esta com injeçao de 1.8 :uia:
curti eim..
axo ke pra andar mais.. eh soh mexer na configuração desses g3 original neh ?? abrir o bico um pouco mais, etc.. etc..
Guilherme, o que muda é o acerto...

Este voyage esta usando um 049G não sei o Class, a saveiro que você falou deve estar usando um comando hidráulico original do carro... A taxa de compressão também deveria estar original ainda, o voyage esta taxado. E outra ele esta usando módulo de 1.8 álcool, é como se tivesse "chipado" um módulo de 1.6 para este voyage que é 1.6

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

difersilva escreveu:Guilherme Monteiro,

Acabo de conversar com meu tio que é mecanico da autorizada volks a + de 20 anos. Mostrei suas mensagens para ele.
Ele disse assim: Se colocou bronzina é o mesmo que falar fundiu o motor! Quando fundi o motor pode ser por muitos fatores. A bronzina colar em seu motor retificado recentemente, pode ser por aperto acima das especificações de fábrica que é 4,5Kilos no AP, medidos no torquimetro sem reaperto, pode ser que o virabrequim foi retificado e ficou com calo, bronzina fora de especificações de qualidade, etc.

Essas acima foram as opções que ele me deu. No caso do Ap 1.8 rodar até 6.000RPM não tem problema algum. O limite fica bem proximo de 7.000RPM. Minha visão do amaciamento é: Devido ao alto níveis de vibrações que nossos motores alternativos tem, que é o maior problema em questão, quando começamos a atinguir rotações como 5.000RPM o numero de vibrações já esta crescendo exponencialmente e com isso as peças tem que girar zeradinhas sem dar cabeçadas. O anel cria um pequeno ressaltinho no bloco, coisa microscopia mas o suficiente para não girar. Ele demora um certo tempo algo em torno de 200Km. O recomendado é nao passar 4.000Rpm nos 200Km iniciais. Após isso o risco do anel girar está descartado e começa o período de amaciamento.
Fazer o motor girar alto aumenta muito o nivel de vibrações e faz com que as peças se acentem em seu grau máximo, diminuindo o atrito entre elas e certamente uma carro mais potente se comparado a outro dirigido civilizadamente.

A minha visão se comprova. Peguei uma titan 09 zerinha. Andei 2.000Km com ela na maciota e eu dia fui pegar estrada. A moto não passava de 80 descida pegava 100. Eu fiquei puto, pois meu amigo com um today 125 dá 140 brincando. Começei amaciar a moto. Eu só passava marcha na cidade quando cortava o giro. Em todas as marchas era assim. Esses dias fui andar na estrada. Ela ta subindo a 100 e descendo a 130. Ficou muito melhor, a resposta dela ficou bem mais rápida tb.

Acredito que em seu caso guilherme, como vc usa esportivamente seu carro, o seu motor teria era que aguentar mais que outros por ai. A não ser que ele ainda não estava amaciado de acordo. Não sei qtos kilometros vc andou nele, mas certamente o problema não ocorreu nas aceleradas e sim na retifica do vira se este foi retificado ou no aperto acima das especificações dado nas bielas.

Abraços



Poxxaa cara.. valeu mesmoo ...
vc tirou minhas duvidas.. agora eh questão...
o primeiro fato eh o seguinte..
aperto da biela eh 4,5 kg vc disse... e ele apertou a 7 :uia:
agora quanto ao amaciamento...
eu dava os 5 a 6 mil giros no amaciamento..
na primeira semaan uma vez só .. dei 145 km/h ..
mas nao estrapolei os giros...
cara aki ta foda.. meu pai falano ke eh por causa de giro alto..
o mecanico falo pro meu pai assim:
ahh eu falei pro guilherme que nao podia ficar dando mto giro no começo ...
( mintira, quando peguei o carro ele falo assim.. gui pode pisar que nao dah nada.. mas nao estrapola os 7 mil giro )
mas beleza.. ele levo meu vira em outra retifica agora.. e os caras viram a bronziina e falaram assim : ahhhh isso é pau eim !!!
Agora pau a 6 mil giros ???
estranho não ? pra um milioito..
mas beeleza.. vou mostrar isso pra eles.. o que seu tio disse.. e tbm sobre o aperto da biela...
tah tudo mto estranho essa historia ...

mais uma vez brigadao pela força meu amigo !!!
ABraço
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

gusgol escreveu:Felipe,
o voyage dele deve estar com problemas de leitura na sonda lambda, pois não usou o coletor de escape de carro injetado. Neste coletor há uma posição específica para a sonda. Outra coisa que faz diferença, por experiência própria, (meu carro tb é injetado) é a utilização de um cabeçote com tuchos hidráulicos. O carro está muito melhor após a compra do cabeçote com tuchos hidráulicos. Minha marcha lenta parou de oscilar e funciona bem mais silencioso.
Veja com ele se o carro não está funcionando afogado.
Sds
Gusgol,

Realmente, tinha problemas na injeção que foram quase todos corrigidos...

A injeção estava com 4 problemas... O sensor MAP estava com defeito e foi trocado e resolvido este problema, o atuador de marcha-lenta estava com os cabos do chicote dele invertido, eu refiz o chicote do atuador e resolveu o problema da marcha-lenta. Consertando estes dois problemas a lenta ficou lisinha. Não precisou mexer em nada no módulo 1AVB 1.8MI que achei maravilhoso, deixando o carro com características de módulo chipado.

Tinha mais 2 problemas... A lambda que a gente pegou no ferro velho estava ruim, coisa que ele vai ter que comprar outra. Nesta loja especializada em injeção e conserto e chipagem de módulo, o técnico lá, que diga-se de passagem muito fera e gente boa o cara, ele disse que a lambda vai melhorar o consumo do carro no dia-a-dia e ela vai corrigir direitinho o módulo do 1.8 sem ficar trabalhando com excesso. E o outro problema era o ponto inicial de ignição no distribuidor, estava em 15° AMPS e deveria estar em 9° AMPS, fazendo com que a marcha-lenta ficasse oscilando um pouco. Ajustado isto a lenta ficou lisinha, sem a lambda que ele vai comprar ainda.

O que achei mais interessante que o técnico disse, que quando vc pisa no acelerador, que faz com que a borboleta abre num ângulo maior ou igual a 60° (o range de abertura da borboleta é entre 0° a 90°), automaticamente o módulo ignora o sinal da lambda, e arregaça nos bicos, deixando a mistura rica, despejando toda potência no motor. O módulo intende que é uma situação de emergência, como uma ultrapassagem e por isto, "chuta o balde" da mistura ideal e despeja potência no motor.

Trocando em miúdos... De 0° a 59° da borboleta a lambda fica atuando deixando a mistura estequiométricamente ideal (mesmo com o módulo de 1.8 no 1.6), ela faz esta correção... Acima de 60° da abertura da borboleta o sinal da lambda é ignorado e a patada do modulo 1.8 no 1.6 fala mais alto. Deixando o carro com caracteristicas de módulo chipado.

Isto tudo foi este especialista que me falou. Ele tem um aparelho de teste de módulo que fiquei de queixo caido vendo as simulações, como se o módulo tivesse trabalhando no carro e tem um acelerador no aparelho da Magnetti Marelli e você vê todas as informações que o módulo passa em todas as rotações. Muito melhor que os scanners usados pelos os mecânicos para identificação de defeitos.


Em questão da posição em que a sonda foi colocada, ele falou que esta correta, pq ela tem que ficar logo depois da junção dos 2 tubos que vem do coletor e com um ângulo de 10° ou mais acima da horizontal para evitar acúmulo de líquidos que se condensam no escapamento e se acumulem na ponta da lambda.

Em questão do cabeçote tucho mecanico e tucho hidraulico, o hidraulico sem dúvida vai ter um funcionamento silencioso e mais preciso em baixa rotação.
Mas se for pra pisar, tem que ser mecânico mesmo, pq ai vc pode arregaçar na rotação sem medo de ser feliz, já que no hidráulico está limitado a no máximo 6500rpm. Ainda mais no 1.6 que passa fácil dos 7000rpm podendo chegar aos 7500rpm. O limite do 1.6 é em torno de 7700rpm.

A minha opinião a respeito do hidráulico é a seguinte... Se vc tem um motor AP 2.0 e não pretende usar comandão... Vai de tucho hidraulico e seja feliz, melhor custo-benefício. Já que o 2.0 tem limite em torno de 6400rpm, que é abaixo do limite do tucho hidraulico, cabendo como uma luva...

Depois da troca do MAP defeituoso, e ter refeito o chicote do atuador de marcha-lenta e colocado no ponto de ignição padrão do módulo, a lenta ficou lisinha. O técnico até falou que se ele não se importasse com o consumo, ele podia até ficar sem o sinal de lambda, que serve mais para fazer o ajuste fino da mistura. E nisto ter o carro mais forte em toda faixa de rotação. Mas se quer um carro econômico no dia-a-dia, usa a lambda. Que vai ficar como se fosse 1° e 2° estágio do carburador. Se quer economia só usa o primeiro se quer potência usa os dois.

E foi o que ele falou eu que eu já tinha lido no manual da Fueltech... A Fueltech não pega sinal de lambda. Já a Pandoo EFI-4 já pode usar ou não o sinal de lambda.

A Fueltech lembra as injeções antigas da GM de 90 a 95 que não usavam lambda para fazer a correção da mistura.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”