[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

ahuahuahu entao creio que com essa bomba cabeçuda ai vai melhorar, se Deus quiser,,
os ultimos ups do carro vai ser ..
bomba cabeçuda do 2.0
bobina de MI
e por ultimo se der certo uma 3e de 6 cc
ahahauhau
só..
estava pensando em por um 276 , porem axo que nao vai render igual meu 49g !!!
se tivesse grana prepararia meu cabeçotinho assim tenho certeza que andaria juntinho com a parati milinove do meu amigo..
soh com esse conjunto meu ando um carro atras kkkkk
a dele eh 1.9 3e de opala, volante aliviado , bobina de mi , velas grau 9 , cabeçote preparado de 2.0 com valvulas 40 ou 41 com comandinho sam cams 296º .... tudo preparado hauahua.. e meu pekeno branquelo tah andando colaaaado .. um carrinho e meio atras..
mas de primeira e segunda sai juntinho juntinho.. na terceira ele da uma disparada..
quem sabe esse up meu eu ja nao ando junto ou na frente !!! pois aqui na city ando junto com uns carrinho de 288 e 3e !

valeu galera.. e estou feliz com meu 49g geração 4 hauhaua
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Guilherme ...

Não querendo desfazer o seu "branquelo", mas o acerto da Parati do seu amigo deve estar precisando de um bom ajuste. A configuração dele deveria dar algo em torno entre 150 e 160 cavalos, que seria muito mais do que o seu Voya, ou seja, mais uma vez comprovamos que o conjunto equilibrado fala muito mais alto do que uma preparação feita sem se pensar no todo. Com estes up's que pretende fazer, se o seu amigo continuar com o acerto dele, vc vai andar junto ... risos ...

A bomba esta com um bom preço, pois paguei na minha R$ 96,00, e com certeza ele alimentará o seu conjunto sem dar falta, pois provavelmente o que vc sente, acontecia comigo e foi solucionado com a bomba cabeçuda do Santana. O meu quadradinho ainda não testei em longos trechos, somente em aceleradas curtas e chego fácil aos 160 Km, até estava desconfiando que o meu velocímetro estava marcando errado, pois como o carrinho esta muito estável e justinho não sinto muito a velocidade, ou seja, a sensação é que estou a uns 20 km/h a menos. Bom para tirar a dúvida pus o meu gol Rally junto para uma aferição, e para a minha surpresa o quadradinho está marcando menos 5 Km/h.

Este final de semana vou por o volante aliviado e a nova embreagem, ai vamos ver o que um 1.6 com a aspirada tradicional pode andar, depois vou por o meu cabeçote preparado e ver novamente, pois acredito que deve melhorar bastante !!!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala galera !!!

O projeto de compra do motor 2.1 desandou ...risos ...
A condição de compra seria eu desmontar para conferir o real estado do bichão, conclusão, motor 2.0 com folga, pistão de gasolina 83 mm, cabeçote de 1.8 taxado em 2,2 mm para compensar a taxa da gasolina, e um comando 290 º em fim ... Furada ... furada pura. Se comprasse iria gastar mais do que transformar o meu, ai já viu né !!!!
Vou prosseguir mesmo no projeto original do meu milinove, pois ele sei o que estou fazendo e depois da troca da embreagem, do volante aliviado e do cambio só vai faltar a abertura do bloco para 84,5 mm, ai ele vai estar completinho como sonhei.
Isso foi uma lição para mim, pois sempre disse que um sonho é para ser concluído, e não devemos mudá-lo com sonhos maiores, pois desse forma temos a sensação de que nunca alcançamos o que projetamos.

Um abração


Valeu
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Marinho_86
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Jun 2009, 08:32
Carro:
Localização: Rancharia - SP

Mensagem por Marinho_86 »

André,

Você gastou quanto com mão-de-obra no seu Gol?
Mário Crispim
Gol CL - Alcool - 1989
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Marinho ...

Cara vc não precisa de um preparador para fazer estas alteração, pois todas são relativamente simples e qualquer bom mecânico sabe fazê-las. A receita minha atual acho que seria ideal para o seu caso, pois o carro vais ficar muito gostoso e com um bom custo benefício, quanto ao consumo ainda não pude conferir, porem pelo que estou sentindo não alterou muito.
Vamos lá:
Bobina de Mi + comando 49G com polia original ( a minha é com regulagem e fiz muitos testes atrasando e adiantando o melhor posição foi a original, acho que a polia regulável só faz diferença para comando mais altos ) + Taxadinha no cabeçote de 0,8 mm se estiver original ( aproximadamente 133 mm ) + Acerto no carburador ou um 2E + bomba cabeçuda de Santana + velas 1 ponto mais frias + coletor dimensionado com escapamento de 2" com 2 abafadores. Isso vai te dar uma diferença significativa, eu gostei muito !!! Como o meu projeto é para um 1.9 ai to fazendo novos up's para deixar o quadradinho perto dos 160 cavalinhos. Com esse configuração vc vai ter um carrinho bem esperto e com uns 105/110 cv.

Bom estamos na área, um abração ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Marinho ...

O valor de minha mão de obra não pode servir de parâmetro, pois os meus gastos são simbólicos, do tipo: Churrasco aos sábados, compra de um torquimetro e etc... O meu mecânico esta fazendo por prazer e somente o faz nas horas que não tem muito serviço na oficina dele, entende ???
Acredito que vc não gasta mais do que uns R$ 300,00 de mão de obra para enquadrar o comando e instalar o resto, ok ...

Não se esqueça de por um filtro esportivo tipo marmita para o carrinho respirar melhor !!!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
bilulpg escreveu:
ranjas escreveu:orra....180km/h??? o meu mal chega a 160....tem q ta na descida pra chegar a 160 e parece q vai voar :P uhehuehue...
Mas o

Mas o voyage do nosso amigo está com 49G série 3 ou 4, se eu n me engano e isso faz bastante diferença, já foi falado sobre diferenças entre 49G, foi o nosso amigo Felipe Voyage q tava falando, ele comprou um cabeçote 2.0 3 mancais e veio um 49G série 3, o sorriso dele deve ter ido até as orelhas.uhauahauha....
E o Guilherme Monteiro disse que o dele é o Class 4, garoto de sorte... risos

É considerado o melhor 049G, por isso que ele chega fácil aos 180km/h... hehehehe

Pra um comando bem acertado como este, pela VW, só vale a pena trocar por um de angulação bem maior tipo o 290° ISKY do Renato. E claro uma boa alimentação para um comando deste porte.

Abraços
Tb acho Felipe Voya, pois esse comando 49G série 4 acompanha vários estágios de preparação até chegar nesse 290 q vc mencionou, o duro é achar um desses, me parece q tinha um anúnciado por 180 reais aki no forum, mas eu n tenho certeza.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

André Pinheiro

Fala andré .... belezaa ??
pooxa entao.. eu tbm axava que era pra andar mais..
mas.. ela tem mta força cara..
soh que anda pertinho do meu hauhau..
e o mais foda eh que ela é preparada pelo preparador mais foda aki da cidade.. o cara manja em turbo aspro..
é coisa de louco !!! entao tenho certeza que ela nao tem mais o que render ... pq o cara eh foda na preparação ...
e quanto aos 150 160 cavalos com certeza.. pq sai junto com um civic SI .. pelo menos na saida esses dias a gente tava com ela.. arrebentamos uns boys de civic si.. na cidade mesmo.. essa trapaiada foi mais ou menos uns 300 metros e a surpresa.. o civic nao guento ... pelo menos ateh os 300 sahausahuashas... os boy fico azedo neh..
e sem graça hauhauuha.. eles pararam do lado na tartaruga e começaram acelera
meu amigo acelero a parati saiu lixano prum lado e pro outro , e os boy em choque.. levaro um pau feinho viu.. ficou uns dois carros atras.

agora eis a questao..
ou meu carro tah andano mto .. ou tem algo errado..
pois a parati tem até bomba eletrica dosador..
e arranca com carro turbo tbm !!!
com pressao baixa logico !!!
agora eis o milagre.. meu carro anda ? ou o dele ke ta ruim !
ahuahuauh
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

É Guilherme !!!!

Pode ser então que o comando "pinta rosa" acertado no seu conjunto + a sua habilidade de piloto estejam fazendo a diferença.
Porem para andar junto dos Civics SI tem que estar muito acertado, pois pelo relato do Renatão o dele 2.1 com tudo em cima anda junto nos 400 metros, se a Paratosa esta andando na frente ai fiquei sem entender.
O carro do Renato deve estar com uns 180 cv andando junto com os SI, a Paratosa do seu amigo com uns 155 cv andando na frente dos SI e vc com 110 cv andando somente atrás 1 carro da Parati do seu amigo ... CARACA !!! O seu Voya ta andando muito....
Eu se fosse pensaria muito antes de mexer no Voya, pois a máquina ta muito azeitada ... De repente vc mexe e perde o seu acerto.

Só exemplificando: Teve um dos acertos que fiz, digo, enquadramento+burra+ponto que o carro ficou show !!! Um puta torque e uma pegada muito gostosa ( claro que para um 1.6 ) ai tentando melhorar mexi, mexi, mexi ... Resultado, não consegui mais o mesmo acerto, ta quase igual, mas ainda falta para ficar do jeito que estava.

Pense bem antes de mudar !!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

FALA ANDRÉ.. RSRS

EHH TBM FIQUEI DE CARA ...
o civic saindo primeira do lado a hora ke a parati taco segunda destraciono e pulo na frente ai ja era. sahusahahsaou;..
E quanto a mudanças este eh meu medo..
mudar comando e nao ficar assim =/
entao soh vou comendo pelas beradinhas..
uma bomba cabeçuda ali, uma bobina de mi aki e uma 3e ali ..
huahauha .. . soh tende a melhorar.. !!!
vamos ver como vai ficar o fim da historia

e valeuu pelas opiniões !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:É Guilherme !!!!

Pode ser então que o comando "pinta rosa" acertado no seu conjunto + a sua habilidade de piloto estejam fazendo a diferença.
Porem para andar junto dos Civics SI tem que estar muito acertado, pois pelo relato do Renatão o dele 2.1 com tudo em cima anda junto nos 400 metros, se a Paratosa esta andando na frente ai fiquei sem entender.
O carro do Renato deve estar com uns 180 cv andando junto com os SI, a Paratosa do seu amigo com uns 155 cv andando na frente dos SI e vc com 110 cv andando somente atrás 1 carro da Parati do seu amigo ... CARACA !!! O seu Voya ta andando muito....
Eu se fosse pensaria muito antes de mexer no Voya, pois a máquina ta muito azeitada ... De repente vc mexe e perde o seu acerto.

Só exemplificando: Teve um dos acertos que fiz, digo, enquadramento+burra+ponto que o carro ficou show !!! Um puta torque e uma pegada muito gostosa ( claro que para um 1.6 ) ai tentando melhorar mexi, mexi, mexi ... Resultado, não consegui mais o mesmo acerto, ta quase igual, mas ainda falta para ficar do jeito que estava.

Pense bem antes de mudar !!!

Um abração
Fala André !! Fala Guilherme !!

Uma coisa é muito certa na preparação ... não existem milagres.
O fato do carro do Guillerme andar muito bem pode estar ligado a montagem do motor que pode estar de fábrica com conjunto bem balanceado, os pesos das peças bem proporcionais, folgas ideais, etc. O comando ajuda muito, que parece bem casado com o câmbio (apesar de que o PV ficaria bem melhor).
A Parati apesar de ter maior potência, peca pela falta de um carburador maior tipo Weber 40 e por não ter um câmbio mais fechado que o PV. Com essas modificações, aí sim estaria com o conjunto completo e rendendo bem mais.
Uma coisa que a Parati e o Voyage tem em comum é o conjunto de tração, além do peso. Num 0 a 400 m, considerando o mesmo piloto e a mesma capacidade de tração, a diferença de aceleração de 1a e 2a marcha é pouco perceptível com diferenças de potências de 30 a 40 cv, sendo que o mais potente ficaria um carro na frente, mais ou menos. Mesmo os carros com a mesma capacidade de tração, o mais potente canta mais pneu em 1a e 2a, perdendo tempo ... daí a vantagem de um menos potente nas 1a e 2a marchas, pois fica no limite da tração em cada. Como o Guillherme falou, ao engatar a 3a a Parati abre mais ... a potência fala mais alto e os pneus já estão no chão.
A sensação de aceleração de 1a e 2a do meu carro aspirado de 170 a 180 cv é a mesma de quando tinha 300 a 400 cv, pois controlar essa potência nas primeiras marchas é sinistro .... Mas 3a engatada ... meu amigo ... é muuuuita diferença.
Resumindo, potências acima de 150 cv em carros semelhantes, com as mesmas condições de tração, sendo o outro com uns 120 cv (caso do guilherme), a diferença maior só vem depois da 3a ...
Quanto ao Civic, o boy da terra do Guilherme deve ser um mané ... pois o Civic Si sai muito bem de 1a, quase sem destracionar. Ele fica junto comigo de 1a (meu amigo que tem Si pilota muito, altamente confiável em puxar o máximo do Si). 2a engatada e meu carro tracionando eu salto na frente e ando na frente de 3a e 4a. Depois, a aerodinâmica e maior potência do Si falam mais alto e ele começa a chegar depois de 170 - 180 km/h (por volta dos 400m).
Guilherme, para vc andar junto com a Parati de 3a em diante, só com cabeçote e comandos maiores ... tem que ter pelo menos uns 30 cv extras ...
Para isso, dicas não faltam !!!
Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renato ...

É o que eu imaginava, e de forma nenhuma estava desmerecendo o Voya do Guilherme, porem me causou estranheza ele andar junto da Parati. Entendo o que vc disse, quando carros com pouca diferença de potencia podem andar junto nas 1º e 2º marchas, depois complica ... risos...

Cara ... To com uma puta dúvida, pois recentemente o Sidão inseriu um tópico sobre o material da Powertech, ou seja, ele esta desaconselhando de forma contundente, usar os pistões deles, alegando que batem muita saia, parecendo até um carro a diesel. Pesquisando na net tb encontrei outros insatisfeitos com este problema, porem muitos dizem não estar afetando o rendimento do carro, somente o incômodo do barulho. Teve um carinha que diz estar satisfeito pois o barulho é quase imperceptível e para quando o carro aquece, bom to na dúvida !!!

Ai tava pensando em por vira de 2.0 com pistão na última medida 83,5mm o que daria 2032 cc, 100 a mais do que o milinove que iria fazer, sem ter que fazer adaptações no bloco nem nos pistões, ou ainda por pistões fase II do Monza de 84,8 mm somente usinando a cabeça do pistão em 0,35 mm e abrindo o furo da biela para 21, o que vc acha ???

Bom cara fico por aqui, uma abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Rafael Ramirez
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 18 Abr 2008, 22:14
Carro:
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por Rafael Ramirez »

Fala Galera.

Andei meio sumido, mas voltei. Bom, fiz como o Renato falou e rgulei as pastilhas. Ficou show. O comando 49g é muito bom mesmo (pelo menos pro meu estágio de preparaçãop eheheheheh).

Bom, devido acrise financeira, a queda da bolsa, o indice down jones e baixa do barril de petróleo, não poderei comprar o 2E esse mês. Nem no outro. Acho q nem depois. Só no começo do ano que vem :sad: :bye:


Por isso, amanhã vou tentar algo q nunca fiz. Vou tentar EU mesmo limpar e trocar as peças do kit de reparo do meu bura. Peguei um manual passo-a-passo altamente ilustrado com um amigo aqui no clube, já comprei o kit (caro aqui em Rio das Ostras. R$ 45,00 - aqui é TUDO MUITO mais caro...), comprei Car 80, filtro de combustível e tals.

Bom, como vou fazer algo novo e sem experiência, pensei se alguém podia dar uma dica, ou o endereço de algum forúm aqui no clube sobre esse tópico.

Um abraço a todos.
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala galera ...

Como comentei anteriormente todo sábado é dia de oficina ... risos ...

Hoje instalei o volante aliviado e a nova embreagem HD da Displatec. A melhora foi perceptível !!! Achei muito dura a embreagem pois pedi para vir com 980 lbs, poderia ter vindo mais macia e acho que não comprometeria o resultado final, mas como sempre estamos buscando performance, não quis arriscar em por menos pressão. Acho até que a embreagem do Santana seria a melhor opção, mas como sou cabeça dura !!!!!@#$%¨&*() Troquei inclusive a haste acionadora da embreagem por uma de Santana, a nossa tem 15,5 cm contra 19,5 cm do Santana, melhorou muito, pois estava quase impossível guiar de tão dura.
Esse up vcs devem fazer pois deixa a embreagem muito mais macia, só que no meu caso eu achava que ia ficar uma manteiga, mas ficou parafina ... risos ... Ainda vou tentar por um braço maior, pois tenho espaço para crescer uns 2 cm, ai sim acho que ela vai ficar show !!!
Agora que ela faz o quadradinho pular forte isso faz !!!!
Essa haste custa R$ 8,00 e é super fácil de trocar, fica como dica !!!

Agora como último up do 1.6 e por o cabeçotão para ver o que ele pode dar, ai depois ...... MILINOVE !!! Só não sei se vou usar os pistões forjados da Powertech, pois quero pesquisar mais sobre o assunto. Tem quem goste e quem odeie !!!! Risos ...

Bom vamos nos falando ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Mensagem por gusgol »

Existe um tópico no CQG sobre a troca da alavanca de acionamento da embreagem...
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:
Cara ... To com uma puta dúvida, pois recentemente o Sidão inseriu um tópico sobre o material da Powertech, ou seja, ele esta desaconselhando de forma contundente, usar os pistões deles, alegando que batem muita saia, parecendo até um carro a diesel. Pesquisando na net tb encontrei outros insatisfeitos com este problema, porem muitos dizem não estar afetando o rendimento do carro, somente o incômodo do barulho. Teve um carinha que diz estar satisfeito pois o barulho é quase imperceptível e para quando o carro aquece, bom to na dúvida !!!
Fala André,

Já se entrometendo no assunto dos pistões PowerTech...., eu já vi duas pessoas em fóruns a um tempo atrás coisa de mais de 1 ano, falando do mesmo problema que eles ficam batendo saia. Mas eu acho que o problema esta relacionado com a folga que a Powertech recomenda para instalação destes pistões.
Este foi um dos motivos que me fizeram abandonar estes pistões. Outro motivo seria que eles são mais pesados que os pistões originais, justamente por ser forjado.
Ai o que me levou a pensar... Normalmente vejo o uso de pistões forjados junto com bielas forjadas que de certa forma tem um maior peso que as originais e aguentam melhor os esforços produzidos pelo pistão forjado (maior peso).

Já vi um video no youtube de um ap aberto e com estes pistões no lugar e mostrando a folga excessiva que vc conseguia pressionar os pistões de um lado para o outro, mostrando o quanto eles estavam batendo saia. Me lembro até hoje o nome do video Powertech tech, tech, tech

http://www.youtube.com/watch?v=_aeZyjwNpjk

Pelo que li nos comentários do video, pistões originais usam folga de 0,03mm, Iapel 0,06mm e os Powertech 0,12mm

Dei preferência a um conjunto de peças originais (pistão e biela) devido ao menor peso e pensando também que possa proporcionar um melhor acerto no balanceamento do conjunto (vira, biela e pistão).

Certeza eu não tenho, mas acho que o uso de um pistão forjado (mais pesado) com o restante do conjunto original, talvez dificulte o balanceamento do conjunto.

Isto é só uma opinião... O Renato sem duvida deve saber explicar melhor.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Pois é Felipe ...

Os meus estão na caixa ainda e a folga recomendada é 0,05/0,06 !!! Acredito que agora eles tenham melhorado a liga ou a forma de fazer, pois não existe mais folga de 0,10 mm como antigamente, inclusive o pessoal da Powertech garante que esse problema já foi solucionado, dai a minha grande dúvida.
Realmente eles são mais pesados, porem acredito que se estiverem balanceados estaticamente e se seguir as recomendações do fabricante, medindo unitariamente e marcando um a um e usinando os cilindros seguindo as tolerâncias de folgas dos mesmos, não teremos problemas de acerto e balanceamento. O fato de eu ir usar os pistões com as minhas bielas originais não interferem nesse acerto,mas ainda assim estou em dúvida, pois como ainda não fiz o medo é por estes pistões e o tec...tec...tec...tec começar e sei que vai me incomodar muito.
Bom, vou aguardar o comentário do pessoal mais experiente para decidir o que fazer.
Valeu mesmo pelo comentário

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Galera ...

Deu zica no meu blocante !!!
Esqueci de comentar sobre esse assunto ontem, pois estava furioso!!! Vcs sabem o trabalhão que da tirar a caixa, pois bem, tiramos a caixa, trocamos retentor do volante do motor e rolamento da ponta do eixo piloto, desmontamos a tampa lateral e substituímos o satélite pelo blocante, que nada mais é do que o satélite original com duas engrenagens bloqueando a tração para as duas rodas ( até agora não consegui entender como isso é feito para ter 80% de bloqueio, só se for pelo nº de dentes de uma em relação a outra ). Bom depois de tudo montado, quando fomos instalar o flange de tração ( eixo flangeado e estriado que se conecta as homocinéticas ), começou o drama !!! Simplesmente o blocante da Sapinho, bom pelo menos comprei sendo um, estava desalinhado, ou seja, as estrias internas do blocante estavam deslocadas para um dos lados impedindo que o eixo se encaixasse, tentamos de tudo e sem sucesso, moral da história, remontamos a caixa com o satélite original... pode !!!!
Estou levando comigo para o Rio, pois viajo a trabalho nesta quarta para trocá-lo na Zanini, local aonde comprei o blocante, e estou até levando o eixo estriado para conferir, pois não quero ter essa surpresa novamente !!!
Moral da história ... Blocante agora somente quando for fazer o motor e a caixa, pois ai troco ele e as relações pela 3º, 4º e 5º do gol 1.0 16 v e tb o diferencial 3,89:1. O material já esta na mão, porem não quis instalar para ver a progressão do volante + embreagem nova com o meu conjunto, pois essa seria a aspirada clássica para um 1.6, sendo assim se tivesse trocado o cambio não poderia sentir de fato o conjunto, já que esse cambio seria desnecessário para o meu 1.6 ...

Bom fica aqui o comentário

PS: testem antes de desmontarem a caixa se forem colocar um blocante !!!

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

poxa galera ontem a noite ocorreu um fato triste com meu branco !!!
isso pq nao tava acelerando graças a Deus..
estava a uns 40 por hora quando de repente cle cle cle a 2 mil giros..
abaxei pra 1 e meio ... ai parava o barulho..
dexei o carro na casa da minha namorada.. e amanha mando o guinxo levar na mecanica.. na minha opiniao era alguma coisa de valvula pois parecia ser em cima esse cle cle cle ... mas meu sogro que intende de motor.. ja mexeu com isso .. axa que pode ser na biela.. pode ter escapado algum parafuso ou a buxa num sei do que, ou até mesmo a bronzina pode ter detonado... ele axa isso..
galera estou em xoque pois fez 1 ano ke fiz o motor, e quando fiz foi foda... gastei 2.500 :sad: e agora nao posso gastar mais isso.. bom pelo menos tenho certeza que nao vou gastar isso pois nao estorou anel , nem pistao nem nada.. o oleo continua normal e a agua tbm.. intao creio que vai ser só abrir , colocar o que soltou e fexa ! Se DEUS Quiser...
vamos ver o que que dá..
e se eu for abrir e for parte de baixo mesmo ja aproveito o salto e meto a cara na bomba de 2.0 kkkkkkk e vamos pros 200 e poco km/h sem falta !!!!

Renato pooxa , brigado pela explicação, com certeza eh isso mesmo.. e vou te falar.. meu carro eh motivo de olho gordo aqui na cidade..
rsrs pq estamos no topo dos aspros.. agora eh rezar pra que nao seja nada de muito R$ no meu motor... pq se tiver que fazer de novo.. passo pra frente ! :sad:
eh triste mass.. eh a vida !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Acabo de chegar de viajem e após andar 500Km pude sentir a maciez com a troca da suspensão.

Guilherme,

Me fala uma coisa, o branco começou a dar um trancos como se estivesse travando alguma coisa ou apenas começou o barulho?
No fsds passado tive essa esperiencia do clec clec mas foi com o eixo da homocinetica/cambio. A homocinetica estourou e deu folga ai se pisar um pouqunho ela pulava e dava uns trancos. Diminuia um pouquinho ele parava. Resolvi parar o carro e ser guinchado para não comprometer o cambio. mas eu deitei embaixo e vi que o problema era esse.
Agora uns clec clec sem o carro dar trancos como no meu caso, pode ser retentor de valvula que estourou.
Ai a baixos rpm a vavula vai na sede mas não faz muito barulho. Ja quando puxa mais o giro ela bate forte na sede e faz um barulhão. O problema é que vai queimar oleo.
Infelizmente se foi no motor só desmontando para ver. Mas se parou logo o carro não comprometeu o conjunto e pode ser coisa atoa.

Abraçsçs
Parati 1.8 ==#
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”