[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Andre,

Preciso de um grande favor seu.
Estou na luta para comprar um carrinho para mexer, mas me apareceu muitos 1.6. Como vc tem 1.6 com 049G e tals.. seria essa a configuração que eu aplicaria. Me diz como anda seu gol assim...
E te peço pa fazar o 0 a 100Km/h em quanto tempo é feito.
Será util para mim estas informações.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Diego ...

Cara o Golzinho ainda não esta acertado, porem já anda bem para um 1.6. No sábado dei umas aceleradas e marquei sem muita precisão umas 3 vezes e creio estar na casa dos 10 segundos, lembrando que os meus pneus são maiores o que da uma leitura real para o meu 0 a 100, se for considerar isso devo estar fazendo o 0 a 96 em torno de 9,5 segundos. Como estou com o motor cansado e a embreagem trepidando muito, quando corrigido o tempo vai baixar, acho que para 9 baixo.
Este final de semana vou tentar marcar certinho, talvez fazendo um vídeo e postando no Youtube ai vc poderá conferir melhor, ok ... Isso se não for mexer no cambio, pois o próximo passo é por as engrenagens do gol 1.0 16V com o diferencial mais longo ( 3,89:1 ), ai vou aproveitar e por o blocante e o volante aliviado além de embreagem, com tudo isso espero estar cravando 9 segundos ... risos ....

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Galera ...

Ainda estou tentando ajudar o amigo do Passat, pois bem vcs que são feras nas contas poderiam calcular qual seria a taxa para um motor 1.8 a gasolina com cabeçote de um 2.0 original, pois acredito que a falta de pagada do amigo seja isso em função de o cabeçote 2.0 ter destaxada o motor !!!

Se puderem dar esta força agradeço
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Maurício ...

É isso mesmo, nossos carrinhos dão pano para as mangas ...risos ...
Cada um, como vc falou tem a sua receita, o bom é estarmos satisfeitos com os up's e sempre pensando nas evoluções futuras !!!

Que tal o rendimento do carrinho ??? Deve estar andando bem né ???
Bom relate ai as sua impressões pois é dessa forma quetodos aprendem, como sempre falo o segredo do sucesso é encurtar caminhos !!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Guilherme, Ranjas, Felipe e Diego ...

Que bom vcs terem refletido sobre o que falei !!!
O segredo da vida esta em escutar mais do que falar, pois assim acumulamos experiências vividas de muitas formas.

Pensem direitinho para poderem tomar a decisão correta.
Quando tinha 19 anos, prestei concurso para a PETROBRAS, passei em 2º lugar e foi trabalhar como especialista em equipamentos nas plataformas de extração de petróleo. Ganhava muito bem, só para comparar, com 19 anos ganhava o dobro do que minha irmã que tinha 10 anos de Banco do Brasil ( naquela época ela ganhava bem ). Em um surto de juventude pedi demissão e foi abrir uma empresa ... Carara !!!! Começou o meu inferno astral ... risos ... Demorei muito para acertar na vida, a ponto de poder comprar um outro carro, o meu vendi quando fui a falência, aos 36 anos. Agora graças a Deus consegui me reerguer porem foi muito difícil.
Se me perguntarem se me arrependo, digo que não, porem foi muito doloroso, talvez se estivesse na PETROBRAS teria sido mais fácil, hoje estaria aposentado com uma boa grana !!!! Meus pais foram contra a minha saída, pois eles sempre querem o nosso bem ... mas já fui jovem como vcs é o ímpeto juvenil falou mais alto !!! Montei outra empresa e desta vez esta dando tudo certo !!!

Bom foi só um relato a toa para vcs refletirem bem ...

Acho que este tópico esta mudando de foco, ta mais parecendo um consultório sentimental ... muitos risos !!!

Me ajudem com o problema do meu amigo !!!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Mais uma:

To com problemas na suspensão !!! Mandei alinhar, desempenar o eixo traseiro e o escambau ... E ainda o pene esta encostando na lata... Caraca não sei mais o que fazer !!! To achando que a suspensão fixa que comprei da Macaulay é uma bosta, pois na frente ficou 2 dedinhos, porem atrás ficou muito baixo e ai ta pegando.
Algum de vcs tem suspensão rebaixada fixa ???
Não esqueçam que tenho pneus mais altos (perfil 195/55), que devem estar contribuindo para raspar na carroceria, porem vi que tem gente que coloca aro 17 e perfil 205/45 sem raspar... como pode ??? Me ajudem !!
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

André,

Valeu pelas informações e muito mais por compartilhar sua experiencia de vida. Com eu disse: Tudo aocorreu bem rápido em minha vida, mas pretendo contornar isso. Hoje sou funcionario publico concursado com 19 anos...Rsrsrsrrsrs. Reforço para todos: ESTUDEM PESSOAL. O que eu gostaria og era dar uma vida melhor a meus pais que sofreram tano por mim. Quem tem 20 25 30 anos esta em tempo ainda.
Na empresa que montei e quebrei ano passado, pude aproveitar alguma coisa, levei meu socio para a facul e ele se alegra por isto.

Voltando para as preparações, estou só procurando o carro certo. Para mim um carro que faz de 0 a 100 em 9 segundos seria ideal. Se eu pegar 1.8 taxado 049G, 4x1 e acertar bem afinadinho ja faço na casa dos 9seg. ja estarei satisfeito. Acho que infelizmente vou de passat.

Abraços pessoal.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Sobre Volante aliviado e velocimetro:

Estava de fora da sala vendo pedaçinho da aula de física da outra sala, pois a porta estava aberta. Foi quando a professora tava explicando velocimetro de carros. Calculado os desvio das medições as fabricas sempre colocam a marcar uma velocidade real que é garantida estar abaixo da velocidade marcada no ponteiro. Ai foi explicado as faixas boas de marcação que são de 40 a 180Km/h. Acima disso ou abaixo disso a precisão é bem ruim.

Sobre o volante aliviado: Na saida da mecanica meu amigo conversava com o professor ai cheguei lah né pois o cara mexe só com motores e eu já conhecia ele. Ele só mexe motor de avião, mas eu queria ver se ele entendia de carros ai fiquei penssando o q perguntar. Lembrei do alivio do volante. Na hora ele ja me perguntou: Vc quer fazer um AP subir de giros mais rápido? Rsss... -Como vc sabe??Rssss
Ele disse que nunca mexeu com preparação de carro. Ja viu Aps em ultraleves..lol...rsrs Ai me disse: O volante do motor tem aquele peso não é para após tirar o pé ficar girando mais como vc penssa.
Vc aliviar o volante com certeza fica mais fácil subir de giro, mas o contrario não é valido.
Ai ele disse assim: O peso dele é exclusivamente para diminuir as vibrações. Segundo ele disse que o nível de vibrações é o ponto fraco dos nossos motores atmosféricos/alternativos e ele emendou que existe um limite que se tirar não gera problemas, mas se vc não balancear o resto do conjunto pd complicar a coisa.
Aquele imensso peso é justamente para tentar balancear o conjunto das peças. Se vai tirar ele tem que balancear de outra forma.

È isso abraços.
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

andré pinheiro...eu tenho fixa preparada....rebaixado p/ ficar 2 dedos....
mas ta uma merda...o carro nao ta com estabilidade boa, ta duro q nem uma carroça e balança na estrada mais q gelatina :P ....estava pensando em pegar uma fixa da macaulay...mas ja q vc tb esta tendo problemas....axo melhor eu nao arriscar novamente...

sei q o topico eh p/ aspro e as duvidas...mas se alguem puder me dizer algum site p/ comprar os amortecedores com preço bacana eu agradeço...
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala galera !!!!

Desculpem o atraso !!! Coisas da profissão!!!

Por falar em profissão achei ótimo o momento de reflexão dos nossos amigos !!! Sobre estudo, é outro vício que eu tenho tb! Além da faculdade de medicina, foram três especializações, clínica geral + cardiologia + imagem cardiovascular, sendo a última com parte no exterior ... demorou muito pra começar a colher os frutos ... E agora estou aplicando parte dos estudos cardiovasculares na preparação de motores tb ... rsrsrs!!
Simplificando, o coração tem funcionamento semelhante, tem uma câmara principal que enche (pistão embaixo) e contrai (pistão em cima) ... volume que entra, volume que sai, sob pressões de enchimento e de resistência tb, que dependem dos diâmetros dos vasos de entrada (veias) e de saída (artérias) tb, o que lembra a abertura dos dutos do cabeçote e a necessidade do coletor dimesionado tb ... rsrs! Só que na cardiologia os diâmetros são variáveis e as condições de carga instáveis e complexas, mas no final acaba funcionando. O problema é que a gente não pode desligar para consertar, é a mesma coisa que pedir pro mecânico trocar a correia dentada com o motor funcionando .... rsrsrs !!!

Enfim,
Estou muuuito satisfeito com o comando da Iskanderian 290 / 108 / 12, que foi colocado inicialmente como opção, devido à necessidade de adaptação dos meus tuchos pro comando da samcams 290 / 112 / 11,9, que era o objetivo inicial. Fiz negócio com o Josiel (preparador e dono do Isky) e agora estou de Isky, mas não tiro o mérito da samcams, que tem ótimos comandos. A lenta está tão lisa quanto a anterior, com o 284 / 111 / 11. O consumo aumentou um pouco, de 6 a 6,5 foi para 5,5 a 6 km/l. Mas cavalo corre, cavalo come ... Estou usando a regulagem da polia 2 graus atrasada, o que conciliou ótima potência com bom torque. Como eu já tinha 25 kg de torque, a queda de 1 ou 2 não fez tanta diferença. O carro tá girando muuuuuito bem, trocando de marcha a 7000 - 7200 rpm com folga. Agora sim vejo o quanto é importante o câmbio escalonado para comandos altos, ao trocar a 7000, o giro cai a 5000 e pouco, bem na melhor faixa do comando.

Domingo no autódromo!
Foi muito bom, com boa participação (fraquíssima se comparar com SP e sul).
Meu quadrado comportou muuuuito bem, sempre liso e sem falhas.
A categoria com maior número de carros foi a desafio, cujo objetivo é ficar na casa dos 15s, com uns 20 a 25 participantes. A parte engraçada ... Uns 4 mavericks preparadíssimos, um fusca AP turbo, demais turbinados e apenas eu e um gol GTI 16v ... de aspirados tração dianteira ... Foi bom pois eu estava tranquilo, tipo todos tinham "obrigação" de andar na minha frente ... rsrs! Além disso eu estava com altura original da suspensão, o que deixo de ganhar uns 0,5 a 1,0s na arrancada!
No alinhamento de treino, acelerei com 2 mavericks. Claro que na saída já abriram uns 2 carros, tração traseira é #$%¨#*, mas depois do meu embalo dava pra acompanhar, paravam de abrir, mas são só 400 mts ... é claro que eles andaram na frente ... saudades do meu turbo de 400 cv ... rsrs!
No tempo oficial fui com um opala sinistro .... perdi, lógico ... rsrs! Com o fusca AP turbo, que pulou na minha frente um carro mas depois foi igual a mim, diferença de 0,5 s! E por último, pelo menos com um aspirado igual a mim, foi com o Gol GTI 16v, que o cara disse que tinha filtro, chip, trabalho de cabeçote, comandos 272 e descarga. Na saída de 1a coloquei 1/2 carro na frente, mas errei a #$%&(¨&¨do engate da 2a, perdendo preciosos centésimos de segundo ... de 3a e 4a chegava devagarinho, mas aí a pista acabou. No tempo geral fiz bem regular na casa dos 16,2 a 16,5, com tempos de reação de 0,2 a 0,5s, o que dá cerca de 16s se comparar com testes de fábrica. Mas lembro que estava com a suspensão de altura original, o que rouba pelo menos uns 0,5s ... Esse tempo foi melhor do que o GTI aspirado preparado, que um Palio 1.8 turbo injetado com pressão fixa de 0,8 e que um gol e um voyage quadrados com turbo (fizeram entre 16,5 e 17) ...
Confirmado o que eu tinha falado antes, que um aspirado bem acertado pode andar na frente de muito turbo com até 1 kg de pressão, com metade das apurrinhações e com a certeza que o motor e o câmbio ficam no lugar após várias arrancadas ... rsrs!
O engraçado foi o cara do GTI perguntar qual injeção eu estava usando ... após minha resposta ele retrucou ... carburador??? Tão liso assim ?? Foi um bom elogio, não ?!
Só pra lembrar, o tempo que fiz são superiores ao Punto TJET, Audi 1.8T 180cv, etc. Pau a pau com o Honda Si de 195 cv e com o novo GTI de semelhantes cv. Nada mau para um aspirado carburado de 8v ...
Olha algumas fotos aí!

Meu carro ... reparem a suspensão com altura original !!!
Imagem

Motor no esquema, tirei apenas o filtro e atrasei o comando (reparem que o meu comando atrasado fica centralizado na polia, pois a regulagem é marcada antes de fechar a tampa do comando. Pra cada motor, a posição pode ser diferente, cuidado ao brincar de regular a polia!)
Imagem

Um maverick que acelerei ...
Imagem

O fusca AP turbo ...
Imagem

O GTI 16V ...
Imagem

É isso aí!
Em breve vou colocar meu carro no dino para analisar as diferenças de torque e potência.
Estou devendo um video da nova aceleração!
Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala galera!!

Tirei uma foto da bomba mecânica cabeçuda do santana 2.0, que acompanha muito bem vários estágios de preparação aspirada. Bom custo/benefício!
Imagem

O kit de polias em alumínio do meu motor, que além de ter um apelo estético, ajudam nas respostas do motor por serem mais leves que as originais.
Imagem

Saudades do meu último motor ... turbo, intercooler ... 400 cv ... olha o tamaninho da turbina ...
Imagem

Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Gabriel Agoado
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Jul 2008, 15:36
Carro:
Localização: Tambau - SP

Mensagem por Gabriel Agoado »

Fala Galera!!!!! Boa Noite a todos os companheiros do Clube!

E ai tudo em ordem com vocês????

Gente faz mó cara que eu não entrava no tópico... Tah grande em... Não consegui ler tudo ainda.... rsrsrsrsrs

Vocês estão de parabéns!!!!!!!!

Bom, galera já faz um tempo que eu coloquei umas pecinhas no carro, ate tinha pedido umas idéias para vocês... Coloquei comando e abri o meu carburador!

Eu tenho um Gol 88/89, com motor 1.6, original a álcool. Coloquei o comando 049G e abri o meu mini-progressivo, e coloquei filtro esportivo no carburador e no respiro...

Agora, por causa de um fusível queimado, a ventoinha não ligou e ele acabou fervendo e queimando a junta do cabeçote... :bye:

Bom... mais a males que vem pra bem... :loco:

Entao... eu vou precisar abrir o motor dele, agora vem as minhas duvidas...

Opa! Já tava quase me esquecendo... comprei um carburador 2E, só estou esperando ver o que vou fazer, para colocar ele....

Tenho algumas duvidas:

1 – Quanto que eu mando rebaixar o meu cabeçote??? Eu não sei se ele é standart...
2 – Eu mando polir os dutos??? Quanto tirar no escape??? E na admissão???
3 – Devo mandar colocar fluxo cruzado??? (desculpem a minha ignorância) rsrsrs
4 – Seria bom colocar junta de aço????
5 – Tem mais alguma coisa que eu possa estar fazendo na parte interna do motor???
6 – Será que se colocar uma polia regulável de alumínio melhora o desempenho????
7 – Qual a diferença do 4X1 convencional, para o dimensionado? E porque colocar 2 abafadores? Isso não atrapalharia??? Colocar um turbão ou não?
8 – Será que se eu colocar a bobina do MI + Velas + Cabos, fica um conjunto bom???
9 – Qual velas usar, qual a diferença da de Grau 8 para a 9??? Ufaaa... Acabei... rsrs

Espero que estas duvidas possam ajudar os demais companheiros do Clube!!!!!

Agradeço a todos!!! E espero não ter escrito muito.... rsrsrs

Obrigado....
:D
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renatão ...

Cara vc deve ter ficado bem satisfeito com o resultado, não é mesmo ???
Pela sua experiência o novo up te deu quantos segundinhos a menos ??? Vc acha que o comando 284º com a bomba mecânica daria para fazer na casa dos 17 segundos ou mais um pouco ???

Não entendi quando vc falou que o seu tempo foi superior ao Punto Jet e ao Audi turbo, eles fizeram tempos mais baixos ou vc ganhou deles ??? Quanto a andar junto com o SI e o novo Gol GTI, é uma excelente experiência, não ???

Depois bota o seu no Dinamômetro para ver como ficou, pois se vc ganhou uns 15 pangarés, já esta na casa dos 180 cv. Como a relação peso/potencia do seu golzinho, ta casa dos 4,5 kg/cv, bem menor do que a do SI, na casa dos 6,2 kg/cv, fiquei pensando o porquê que não podemos andar na frente deles e sim juntos !!! Talvez a tecnologia fale alto né ???

Bom um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Gabriel ...

Vou responder o que sei, ok ...

1 – Quanto que eu mando rebaixar o meu cabeçote??? Eu não sei se ele é standart...

Normalmente o cabeçote Standart tem 133 mm, o que fiz no meu foi retirar 0,8 mm subindo a minha taxa de 12,3:1 para 13,6:1. Ficou muito bom no meu 1.6 a álcool.

2 – Eu mando polir os dutos??? Quanto tirar no escape??? E na admissão???

Cara quanto vc deve tirar acredito que o seu preparador deve saber bem, porem se vc quer privilegiar o torque não deve abrir muito os dutos de escape. Já que vai fazer o cabeçote válvulas maiores 40/35 ou 41/35 seriam de bom tamanho, agora polimento dos dutos existe ai uma grande controvérsia, no meu não poli, pois o polimento dificulta a emulsificação da mistura nos carburados, entende ??? Fiz o meu cabeçote em gente que entende muito ....

3 – Devo mandar colocar fluxo cruzado??? (desculpem a minha ignorância) rsrsrs

Não sei responder se deve colocar fluxo cruzado ou não, o que sei que o coletor 4x1 dimensionado fica bem proporcional aos fluxos de saídas dos gases, mas não posso emitir maiores comentários. Veja sempre o custo benefício !!!

4 – Seria bom colocar junta de aço????

Cara hoje em dia as VW não vende mais junta sem ser a de aço, alem de ela dar maior vedação vc pode reutilizá-la, se quiser taxar pouco o cabeçote, cerca de 0,6 mm vc pode comprar umas juntas da SPA que tem espessura reduzida para 0,9 mm ao invés da 1,5 mm original do carro.

5 – Tem mais alguma coisa que eu possa estar fazendo na parte interna do motor???

Já que vai fazer o motor porque não faz um 1.7 ou um 1.9, bastando abrir o bloco para pistões maiores de 83,5 mm ou 84,5 mm como os meus, ou ainda de 84,8 mm como o do Renato. Assim vc vai ter um carro falando bem mais alto, pois o torque em junto que o aumento de cilindrada, ok ...

6 – Será que se colocar uma polia regulável de alumínio melhora o desempenho????

Cara... A polia serve para o enquadramento do comando e tb para o alívio do peso pois ela é de alumínio, o que deve ser acompanhada tb das polias do vira e do alternador, assim aliviando ainda mais o esforço do motor. Tem um macete que é por a polia do vira um pouco menor para maior alívio ainda.

7 – Qual a diferença do 4X1 convencional, para o dimensionado? E porque colocar 2 abafadores? Isso não atrapalharia??? Colocar um turbão ou não?

Um coletor de escape original, é fundido e tem os gases todos saindo dentro de uma câmara para depois ser eliminado pelo escapamento, o dimensionado tem um tubo para cada cilindro de aproximadamente 75 cm de comprimento desembocando em um tubo de 2". Os abafadores devem ser de pouca restrição para aproveitamento do coletor dimensionado, porem apenas um vai deixar o carro muito barulhento, tenho 2 abafadores e o ronco já é meio alto ...risos...

8 – Será que se eu colocar a bobina do MI + Velas + Cabos, fica um conjunto bom???

Dependendo do nível de preparação que vá fazer, cabos e velas podem ser os mesmos, mas o bobina de Mi vai melhorar o seu sistema de ignição melhorando assim a queima, vala a pena !!!

9 – Qual velas usar, qual a diferença da de Grau 8 para a 9??? Ufaaa... Acabei... rsrs

Cara a sua vela é de grau 6, as de grau 8 ou 9 são para preparações mais adiantadas, pois elas são mais frias para evitar a pré-ignição em cilindradas e taxas maiores, se for fazer um aspirado leve, pode ficar com a sua mesmo !!!

Bom cara acho que respondi algumas das suas dúvidas, o que não sei o pessoal do fórum vai responder com certeza, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Galera !!!

Estou esperando o cálculo da taxa do cabeçote de 2.0 em um 1.8 a gasolina, para ajudar o meu amigo !!!

Me ajudem !!!
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

André Pinheiro escreveu:Galera !!!

Estou esperando o cálculo da taxa do cabeçote de 2.0 em um 1.8 a gasolina, para ajudar o meu amigo !!!

Me ajudem !!!
Andre,
Meu tio não soube me falar.
Eu posso tentar aqui calcular, mas a tarefa é meio complicada. Vc tem que saber a litragem da camara no cabeçote 1.8 e do 2.0, saber o diametro dos pistoes usado, saber a altura do vira, a altura da junta, e por ultimo se o pistão fica algum mm para baixo ou acima do bloco.
Dá uma puxada com o passa dele para ver o tempo que faz 0 a 100Km/h.
Assim a gente pode ver o desempenho dele.

Ja adianto, não sei o acerto do carro do seu amigo, mas procure ver o ponto, o bura e se não está ocorrendo entrada falsa de ar. Pois isso ai deixa o carro manco. Testa as velas é claro e só.
Reli o post e vi que já conferiu boa parte destas coisas aki.
Mas acho que um passat 1.8 a gasolina, potendo estar destaxado não vai render bem. Ele tem que fazer em menos que 12 segundo, se fizer acima tem algo errado ai.

Vc e o renato tao devendo o video do 0 a 100Km/h..rrsrsrs

Abraççss
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:Fala Renatão ...

Cara vc deve ter ficado bem satisfeito com o resultado, não é mesmo ???
Pela sua experiência o novo up te deu quantos segundinhos a menos ??? Vc acha que o comando 284º com a bomba mecânica daria para fazer na casa dos 17 segundos ou mais um pouco ???

Não entendi quando vc falou que o seu tempo foi superior ao Punto Jet e ao Audi turbo, eles fizeram tempos mais baixos ou vc ganhou deles ??? Quanto a andar junto com o SI e o novo Gol GTI, é uma excelente experiência, não ???

Depois bota o seu no Dinamômetro para ver como ficou, pois se vc ganhou uns 15 pangarés, já esta na casa dos 180 cv. Como a relação peso/potencia do seu golzinho, ta casa dos 4,5 kg/cv, bem menor do que a do SI, na casa dos 6,2 kg/cv, fiquei pensando o porquê que não podemos andar na frente deles e sim juntos !!! Talvez a tecnologia fale alto né ???

Bom um abração
Fala André!!

O meu tempo de 16 a 16,5 ficou dentro da expectativa. Na arrancada não existe milagres. Com o 284 e a bomba mecânica eu ficaria na casa dos 17,5. Mas lembro que para abaixar 1s nos 400m, o ganho de potência tem que ser praticamente em progressão geométrica ... rsrs!

Quando falei tempo superior ao Audi e Punto, quis dizer desempenho superior, logo, tempos mais baixos que eles, chego na frente. Inclusive acelerei com outro Punto TJet à partir de 2a, na saída da curva, que é praticamente botar pro lado e continuar a ultrapassagem, pois abre bem! Vc vai ver com seu motor tb!

Quando falo andar junto com o Si, falo pelas seguintes observações:
- Se começar a acelerar já no embalo de 1a ou 2a marcha, o meu gol salta na frente e o Si só vai começar a buscar acima de 170 km/h. A grande diferença está na aerodinâmica que dispensa comentários. A velocidade final dele tb é superior, até porque tem uns 15 cv a mais do que o meu gol.
- Se estivermos parados, o #¨%**%@ controle de tração do Si fala muito! Ele dá um pulo de 1a com um carro na frente, eu busco na 2a, abro devagar na 3a e metade da 4a, igualando novamente em final de 4a. Ou seja, em 0 a 400m fica bem semelhante principalmente devido ao sistema de tração dele.

Estou tentando programar um tempo livre para ir ao dino. Acho que até semana que vem eu consigo. Vou colocar os gráficos aqui para análise. Vou fazer medições com polia adiantada e atrasada. Acho que chego a uns 175 - 180 cv. Lembro que essa potência é a mesma do Audi 1.8T e do antigo tempra turbo, ambos com injeção. Estamos conseguindo colocar essa cavalaria em um aspirado 8v com carburador, mantendo a lenta bem lisa e funcionamento redondo. Vou ver se faço o novo vídeo nesse fim de semana tb.

Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

É cara ainda tenho que comer muito feijão com arroz pra chegar nesse tempo !!! Fico feliz com os seus resultados.

Finalmente consegui todas as peças do cambio, ai vou montá-lo semana que vem, já com o blocante que comprei na Zanini, dei sorte pois comprei um blocante Sapinho por 170 pilas. Na própria Sapinho eles vendem por 350 no varejo e 280 no atacado, por isso o pessoal da Zanini vai parar de trabalhar com esse blocante ta muito caro para revender ai eles estão queimando !!! Vou aproveitar e por logo o volante + embreagem nova, acredito que este up seja o que vai me trazer maior resultado dos que fiz até agora, minha embreagem ta trepidando horrores !!!

Não sei se te perguntei alguma vez sobre o meu cabeçote: Vc acha que da para montar esse cabeçote novo no meu motor atual so para ver como fica, antes mesmo de virar um milinove ???
Vai fazer muita diferença no 1.6 ou só vão aparecer os pangarés no 1.9 ???

Depois da cambio, só vão faltar o motor e os acertos finais, mas esse processo evolutivo tem sido muito importante para o meu desenvolvimento tb, por isso pensei em por o cabeçotão !!!!@#$%¨&*()

Bom cara ... Vamos nos falando

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Diego!!!

Para facilitar o problema vamos encurtar a história, risos !!!

Alguem sabe dizer se a camara de combustão do cabeçote 2.0 é maior do que a do 1.8 ???

Ai se for realmente maior o Passat do meu amigo vai estar destaxado pelo cabeçote, justificando assim ele estar meio manco, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Andre,

Com essa pergunta a gente já descobre mesmo.
Eu tou curioso a respeito dos passats, pois como tou com o caixa apertado.. só da pra comprar o Passat ou um fiat Uno.RRsss
Quem sabe um quadradrim no jeito tb.
Mas confesso... acho q vou reformar algum carro e deixar ele todo aparentando original. E ir fazendo o motor do meu jeito.
Se eu vesse o golzinho do Renato na rua eu nunca imaginava que seria o carro.Rsrs
Tem um amigo meu que tem um chevet turbo. Vc olha e não dá nada praquele pakato chevy...Rsrrs

Aki na city em um passats arrumados. Tem um [OO vw OO] com ap 1.8, 049G e frecuras q anda bem aki. Em qual ano saiu os primeiros 1.8?
Ja tou as anotações aki para procurar o carro.
Acredito que o MD-270 nao seja igual ao AP? só a biela é diferente?
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”