[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renato ...

Vc pode falar com o Josiel e perguntar o ponto certo do 1.6 a Álcool ???

To achando que tem algo errado no carro, pois troquei a mangueira do vácuo ( tava ligada errada ) e ai parou a "grilagem", ai tentei adiantar o ponto só um pouquinho ... Caraca ... voltou a bater pino novamente. Posso ter adiantado muito, pois não medi na pistola, fio de olho mesmo, mas como foi só um pouquinho acredito que esteja em uns 12º. Não era para acontecer isso !!!!

Bom quando tiver tempo me da mais essa força

Um abração

Se for 15º ou 12º, vou mandar enquadrar tudo novamente para ver se melhora, mexendo tb na mistura.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

André,

Pedi para meu tio olhar na tabela da autorizada qual o ponto do motor AP 1.6, ele disse ser 15°APMS a 1.000RPM com vácuo desligado, tanto para UN quanto para UP.

Abraços.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Falando ainda dos AP 1.6, tanto o UN quanto UP, sairam com cambios PB ou PX, então quem tem AP 1.6 5 marchas, tem cambio PX.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala André !!

O Difersilva já respondeu! Deixa quieto no 12! Lembro que outro artifício de controlar o avanço é por trabalhar o avanço centrífugo, como eu disse antes e o Bruno 2E confirmou, assim como é feito nos turbinados. Grande chance do seu 2.0 precisar desse tipo de trabalho.

Novidade galera!

Bomba elétrica instalada! Antes do Josiel instalar, ele testou novamente a pressão da cabeçuda mecânica com o ISKY 290. Vai bem até os 5500 rpm, com 0,4 de pressão, caindo para 0,2 após 6000 rpm. Ou seja, se fosse manter o comando 284, com potência aos 5500 rpm e trocando aos 6000, daria para manter a mecânica.
Como a gripe equina piorou, veio o 290, dando potência com certeza após 6000 rpm. Aí não teve jeito ... rsrs!

Comprovado o custo-benefício da bomba mecânica cabeçuda do Santana 2.0 para preparações leves a moderadas.

O ganho de potência com o 290 vou comprovar em breve no dinamômetro, testando inclusive as posições da polia do comando. Assim que tiver, coloco os gráficos aqui!

Amanhã vou tirar uma foto de como ficou o dosador, filtro e bomba. Quando puder faço um video do novo 0 a 140 km/h, que melhorou sensivelmente ... rsrs!!

Dia 18 de outubro vai ter arrancada aqui no autódromo do RJ, acho que vou brincar na categoria desafio! Se comparecer, coloco fotos e vídeos aqui tb! Nessa categoria vale aspirado e turbo originais, ganhando quem fizer 15s cravados no 0 a 400, ou seja, quem fizer abaixo disso (< 15s) não ganha (aumentam minhas chances contra os turbinados com mais de 1 kg ... rsrs!). Tem alguém do RJ aí querendo participar ?!?! Ao contrário das outras categorias que precisam de carteira de piloto (federação) a desafio não precisa, além do preço da inscrição que é bem mais barato (70 reais pro dia inteiro de provas).

Estou pensando num adesivo pra colocar no alto do vidro traseiro do carro, inspirado numa música do Metallica:

"One man´s fun is another´s hell" (A diversão de um homem é o inferno de outros) rsrsrsrs!!!

Abraço galera !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Re: Dúvida comando 27.2 x 27.7

Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:Fala Galera ...

Ha algum tempo postei um comentário que existe um comando 27.2 que saiu nos carros da carga ( Pampa, Saveiro ) que são para tucho mecânico e tem a polia adiantada em 2º, pois bem, foi dito que este comando era para tucho hidráulico, porem pelo que li o de tucho hidráulico é o 27.7, ou seja, o 27.2 serve em nossos quadradinhos com ganho de torque.
Pelo que li o 49G traz mais potencia acima dos 3000 e o 27.2 desde cedo, pois ele privilegia força, essa pode ser sim uma boa opção ara quem tem 1.6 e queira ter mais torque, ok ....

Um abração
No caso do 049G é só usar uma polia regulável e adiatar 2° que fica igualzinho, e como já tem uma polia regulável adianta mais um ou dois graus a mais que já ganha um torquezinho extra, numa arrancada... hehehehe

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

difersilva escreveu:Falando ainda dos AP 1.6, tanto o UN quanto UP, sairam com cambios PB ou PX, então quem tem AP 1.6 5 marchas, tem cambio PX.
O PB é exatamente igual ao PX só que só tem 4 marchas.

Todo AP 1.6 5 marchas saiu com o PX, inclusive os utilitários.

Por questão de curiosidade... Os CHT 1.6 sairam com o câmbio PR que tem extamente as mesmas relações do PX. Só muda o formato da caixa e furação de fixação.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Fala ae Pessoal,

Hoje, posso dizer que tive sorte na minha busca pelo cabeçote do AP 2.0

Senta que lá vem estória... :fiu: risos

Sai de casa para trabalhar e passei em 3 retificas e não achei nada... No trabalho liguei para umas 8 e só achei em uma a um preço abusivo...

Sai do trabalho a tarde, e chamei um amigo meu para corremos os ferro-velhos aqui de São Gonçalo...

Fui num primeiro e achei um cabeçote que tenho quase certeza que era de um GTS, tava com um 049G lá de bobeira dando sopa... Os caras de ferro-velho nem sabem da perola que tem na mão... Mas nada do 2.0 ...

Segui mais adiante e achei um outro ferro-velho, achei um cabeçote do Golf quadrado mexicano (tava na lateral do cabeçote MEXICO) 1.8 tucho hidráulico, que vem também com válvula de 40mm (medi no paquímetro eu nem sabia que era...) que estava com o comando 026 G hidraulico (nunca tinha visto este comando antes...) Será que é um 049G para hidraulico???? E os dutos de admissão deste cabeçote são ENORMES!!!!!!!!!! São tão grandes que dá para colocar 3 dedos dentro com folga, é exatamente igual ao da foto abaixo.... Repare na foto que não é o de fluxo cruzado usado nos Golf 2.0 e sim o unilateral do 1.8 !!!

Imagem

Ai não tinha mas nenhum lá... Fiquei desanimado... Ai o dono do ferro-velho disse que tinha uma Quantum 93 carburada em outro ferro-velho dele, que ele já tinha tirado o motor achava que era 2.0 e o cabeçote estava lá ainda... Vi que era tucho mecânico o cabeçote, mas era de 3 mancais (fiquei um pouco desanimado...) Tirando o cabeçote que medindo que vi que as válvulas realmente era de 40mm, um legítimo 2.0 carburado. :zoiu:

Medi a altura, 133,1mm originalzissíma!!!!! Foi a primera vez que este cabeçote saiu daquele bloco depois da fábrica, galerias de água e óleo em perfeito estado!!!! Comprovado também que nunca pegou uma retífica pq vi que nunca foi jateado com areia nas faces onde pega os coletores de admissão e escape... A junta era original de fábrica ainda com o simbolo da VW na borda...

E mais uma surpresa, quando olho para o comando tava o "G" de um lado, girei o comando e quem dá as caras... Um legítimo 049G ali dando sopa e os caras nem sabiam que comando era aquele me deram de graça o 049G e os prisioneiros para prender o cabeçote no bloco, mais o cabeçote em excelente estado, tudo por 200 merréis.... Sai de lá com o sorriso de orelha a orelha... Cheguei no meu mecanico e abri a mala do carro e pedi pra ele avaliar a peça... Ele ficou bolado quando viu as medidas, e o estado do cabeçote e ainda mais o comando que ganhei de lambuja... Vou deixar guardadinho o 049G, pq hoje também finalmente recebi o 276° da Sam Cams e a polia regulável toda em alumíno da SPA TURBO.

O cabeçote e comando já vão para retifica, que vou trocar as válvulas e guias de válvulas e retificar as sedes do cabeçote só para ficar tudo 100% e colocar e regular o 276°.

Devo gastar num total de uns 200 a 250,00 de peças para o cabeçote e serviço.

Saindo no total 450,00 o cabeçote retificado com o 276° no seu devido lugar. Não contando com a parcela de comando esportivo e polia.

A felicidade só não foi 100% completa pq o cabeçote não era o de 5 mancais, mas o de 3 mancais... Mas tou rindo atoa...

Pesquisando nas retíficas vi que o de 5 sai de 88 (quando lançaram o 1° VW 2.0 no santana carburado) e foi até 90, 91... Depois disto só cabeçote 2.0 com 3 mancais.

Vlw pessoal...
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
tirolez
Membro
Membro
Mensagens: 96
Registrado em: 18 Mai 2008, 19:31
Carro:
Localização: São Carlos/SP

Mensagem por tirolez »

parabens pelo cabeçote cara!!!!

mas uma duvida que tem ja faz um tempo é se tem diferença um cabeçote de 3, 4 ou 5 mancais, quais as vantajaens e desvantagens entra cada um deles?

e é seguro colocar um comando bravo em um cabeçote de 3 mancas (como o meu)?
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Felipe Voya

Nossa Felipão, viajei na historia do cabeçote..
agora vai em..
cabeçotinho de 2 0 com um sam cams 276 º fexou eim..
mas a parte de baixo vc vai deixar 1.6 ??
ja pensou em fazer um 2.0 ou 1.8 1.9???
cara eu tava vendo a diferença de um milinove para um 2.0 e 2.1
cara eh mta diferença, sem contar que os giros nao sobem tanto e ja tem o resultado rapidinho..
2.0 eh xou !!!
proximo passo que darei dps que fizer meu curso de mecanica vai ser montar um 2.0 eu mesmo hauahuahua..
so loco pra tenta monta um motor meu mesmo ..
mass isso comprando outras peças nao vou arriscar fazer no meu :glare: do meu voyage ahuahauu !!!
mas devagar vamos nessa..
optei por mecanica na minha vida.. e agora vou fundo !!! hauahuahau
quem sabe !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

tirolez escreveu:parabens pelo cabeçote cara!!!!

mas uma duvida que tem ja faz um tempo é se tem diferença um cabeçote de 3, 4 ou 5 mancais, quais as vantajaens e desvantagens entra cada um deles?

e é seguro colocar um comando bravo em um cabeçote de 3 mancas (como o meu)?

Vou falar do meu ponto de vista em relação a cada um deles... Lembrando que é o meu ponto de vista se baseando, em física e esforços torcionais e flambagem de eixos. O pouco que aprendi sobre mecânica na facu de eng. elétrica.

Quem tiver o ponto de vista diferente, sinta-se a vontade de compartilhar...

***3 mancais:
Imagem

Vantagens: Menos atrito para o comando girar, devido a ter menos 2 eixos, consequentemente menos esforço para a parte de baixo do motor girar ele, menos esforço que a correia dentada vai fazer (melhorando a sua durabilidade) e como o motor faz menos esforço para girar ele, com isto ajuda a subir o giro mais rápido deve ganhar 1 a 2 jegues a mais, risos.

Desvantagens: Com menos 2 mancais (mas mantendo a simetria entre eles) e acho que possa surgir com maior facilidade vibrações parasitas em alta rotação no eixo do comando de válvulas que não é muito bom... Mas como esta ausencia de 2 mancais é simétrica em relação ao eixo do comando, quando metade do comando esta vibrando de uma forma a outra metade ta fazendo o oposto, com isto minimizando a vibração... Teoricamente falando, na prática pode ocorrer situações diferentes.


***4 mancais:
Imagem

Vantagens: Tem mais 1 mancal em relação ao de cima, ancorando melhor o comando.

Desvantagens: Gera um pouco mais de atrito que o anterior, mas o que eu particularmente não gosto dele que ele não é simétrico, e na maioria quando vc acha ele é tucho hidráulico e com os furos de bicos no próprio cabeçote


***5 mancais:
Imagem

Vantagens: Tem a melhor ancoragem dos 3 tipos de cabeçote.

Desvantagem: O que gera mais atrito... E mosca branca de um olho azul e outro vermelho para achar... Putz!!!


Eu acho que fui em umas 10 retificas e todos foram unanimes em dizer que não dá problema algum do comando trabalhando em alta no cabeçote de 3 mancais. Eu que sou chato com isto...

Mas se pensar direitinho a relação de rotação do virabrequim com o comando de válvulas é 2:1 (Motores de 4 tempos).

Se o vira esta girando a 7000rpm o comando esta girando a 3500rpm que não é uma rotação tão alta assim... Isto que me deixou mais confortável no pensamento na hora de pegar o de 3 mancais.

Mas se tivesse o de 5 eu iria levar o de 5... risos

Abraços
Editado pela última vez por Felipe Voya em 15 Out 2009, 21:53, em um total de 1 vez.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Guilherme Monteiro escreveu:Felipe Voya

Nossa Felipão, viajei na historia do cabeçote..
agora vai em..
cabeçotinho de 2 0 com um sam cams 276 º fexou eim..
mas a parte de baixo vc vai deixar 1.6 ??
ja pensou em fazer um 2.0 ou 1.8 1.9???
cara eu tava vendo a diferença de um milinove para um 2.0 e 2.1
cara eh mta diferença, sem contar que os giros nao sobem tanto e ja tem o resultado rapidinho..
2.0 eh xou !!!
proximo passo que darei dps que fizer meu curso de mecanica vai ser montar um 2.0 eu mesmo hauahuahua..
so loco pra tenta monta um motor meu mesmo ..
mass isso comprando outras peças nao vou arriscar fazer no meu :glare: do meu voyage ahuahauu !!!
mas devagar vamos nessa..
optei por mecanica na minha vida.. e agora vou fundo !!! hauahuahau
quem sabe !
Pô não vejo a hora de montar o motor do meu filho... risos

Vou deixar o cabeçote tinindo só esperando a hora que parar para fazer a parte debaixo do motor.

A parte de baixo, eu vou transformar em quase um 2.0 , usando o virabrequim do 1.8 e pistões 1.8 GM Fase II (cabeçudo) e vou tornear a cabeça deles para que fiquem faceados com o bloco.

Cilindradas:

2.0 original 1984cc

"2.0" que vou montar 1952cc

Bem pouca diferença entre um e outro, só que o que vou montar com uma R/L menor favorece para trabalhar em regimes de rotação mais altos que no 2.0 original.

O vira 1.8 vou fazer balanceamento dinâmico e alívio dos contrapesos, deixando eles em forma de uma lâmina de faca, diminuindo tb a vibração gerada pelo óleo que esta no carter que bate no vira.

E não para por ai... Depois vem 4x1, Brosol 3E, MSD 6AL-2..... E por ai vai... risos

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

carambaaa.. poxa felipe ai vai eim rsrsrs,,
2.0 praticamente..
vai ficar xou de bola !!!
eu tbm to boladao pra montar um motor pra aprender mesmo..
imagina eu montando um segundo motor mexidinho, quem sabe um aspiradinho com uma turbina rsrsrs..
to loco pra monta um motor turbo ...
logico dps que eu aprender mecanica !!!

ALGUEM AQUI TEM CURSO DE MECANICA , ??
TO PENSANDO EM INVESTIR NESSA CARREIRA, APRENDER INJEÇÃO, ENTRE OUTRAS COISAS.. TUDO SOBRE UM CARRO !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Guilherme Monteiro escreveu:carambaaa.. poxa felipe ai vai eim rsrsrs,,
2.0 praticamente..
vai ficar xou de bola !!!
eu tbm to boladao pra montar um motor pra aprender mesmo..
imagina eu montando um segundo motor mexidinho, quem sabe um aspiradinho com uma turbina rsrsrs..
to loco pra monta um motor turbo ...
logico dps que eu aprender mecanica !!!

ALGUEM AQUI TEM CURSO DE MECANICA , ??
TO PENSANDO EM INVESTIR NESSA CARREIRA, APRENDER INJEÇÃO, ENTRE OUTRAS COISAS.. TUDO SOBRE UM CARRO !!!
Convivo aqui em kaza com a mecanica, pois tem um barracao que meu tio usa para fazer bicos nod fds. Ele trabalha a 25 anos na autorizada volks, é mecanico dos bons.
Sempre gostei de 2 áreas: Mecanica e Economia.
Na economia fico na renda variavel e na mecanica a mecanica do motor, mas ja adianto: Prefiro o estudo das regulagens.
No estrudo vou de Engenharia de Produção, pois fico bem no foco do meu gosto. Posso migrar para a Engenharia Mecanica ou para Economia, meu curso reforça as 2 partes.
Sobre o motor, vc tem que ser curioso mesmo. Primeiro entender como ele funciona. È facil falar na Admisao, compressao, explosar e exaustao o dificil é entender como um metodo desencadeia o outro, e a perfeição dos momentos que cada componente trabalha.
Basicamente, eu já conheço o funcionamento de todas as partes do carro. Com excessão do sistema de combustível que nao compreendo muito o circuito, mas sei onde cada mangueira é ligada.

Pelo visão que tenho hoje, posso garantir que em qlq esquina vc conssegue trocar um comando, trocar uma junta do cabeçote, trocar uma pastilha de freio. O problema maior que vejo é saber regular de forma correta. È possivel ver carros com componentes bem fortes, mas não rendem pois não esta na regulagem ideal.
Acredito que a parte de ignição + carburação ou injeção é o melhor ponto para trabalhar. Saber regular um ponto ate seu limite, verificar velas, regular a mistura com auxilio da tecnologia(multimetro, sonda) e por ultimo ja mais atualizado, remapear uma injeção eletronica.

O que pretende fazer?
Avatar do usuário
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 415
Registrado em: 25 Out 2008, 22:42
Carro: Parati GL 88
Localização: Curitiba PR
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Guilherme Monteiro escreveu:carambaaa.. poxa felipe ai vai eim rsrsrs,,
2.0 praticamente..
vai ficar xou de bola !!!
eu tbm to boladao pra montar um motor pra aprender mesmo..
imagina eu montando um segundo motor mexidinho, quem sabe um aspiradinho com uma turbina rsrsrs..
to loco pra monta um motor turbo ...
logico dps que eu aprender mecanica !!!

ALGUEM AQUI TEM CURSO DE MECANICA , ??
TO PENSANDO EM INVESTIR NESSA CARREIRA, APRENDER INJEÇÃO, ENTRE OUTRAS COISAS.. TUDO SOBRE UM CARRO !!!
Fala Guilherme fmz ???

Então cara tem o Senai que tem otimos cursos de mecanica e agora até de instalação de turbos .. e na boa sair com diploma do senai .. emprego não falta .. e nada como fazer o que se gosta né !!!

Abraço cara !
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

difersilva
POXA CARA VALEU MESMO..
ENTAO sou bastante curioso, viajo em carro hahuahu..
curto demais.. mas sou meio leigo pra fazer uma faculdade kkkkkk (sabe quando vc eh meio desanimado dps que termino o colegial meio q desencano de facul ?? ahauhhua comecei adm, parei.. e tipo nao axo o que gosto nas areas de facul aki ) e o q realmente amooo eh carro kkkkkkkkk qualquer coisa cara.. mexer no carro eh massa !!!
eu tipo queria aprende a mexer no motor, montar desmontar,, e dps disso começar aprender a dar umas mexidinhas , um comando, uma bomba, colocar injeção , turbina, essas coisas.. mas primeiro sei que tenho que aprender a mecanica, e isso vai começar do zero.. pois começa suspensao, dps num sei o ke , atehh chegar no motor, dps do motor sistema de alimentação que eu quero a injeção tbm.. ja pensou manjar em injeção e trampar numa volks, numa GM , ou ateh numa mitsubishi ... da hora neh ??
ou ateh mesmo preparar carros,.. e tals.. !!!
curto demais..
vou começar agora em janeiro se Deus quiser o senai ..
mecanica !
o q vc axa ??



ramongol88
pooo cara.. valeu mesmo.. eh nesse ponto q queria chegar rsrsrs..
vou fazer no senai mesmo...
nossa ateh de instalação de turbo ??? poxaaa.. aki em prudente nao chegou isso ainda hauahuha..
mas vou meter as caras mesmo !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

difersilva
POXA CARA VALEU MESMO..
ENTAO sou bastante curioso, viajo em carro hahuahu..
curto demais.. mas sou meio leigo pra fazer uma faculdade kkkkkk (sabe quando vc eh meio desanimado dps que termino o colegial meio q desencano de facul ?? ahauhhua comecei adm, parei.. e tipo nao axo o que gosto nas areas de facul aki ) e o q realmente amooo eh carro kkkkkkkkk qualquer coisa cara.. mexer no carro eh massa !!!
eu tipo queria aprende a mexer no motor, montar desmontar,, e dps disso começar aprender a dar umas mexidinhas , um comando, uma bomba, colocar injeção , turbina, essas coisas.. mas primeiro sei que tenho que aprender a mecanica, e isso vai começar do zero.. pois começa suspensao, dps num sei o ke , atehh chegar no motor, dps do motor sistema de alimentação que eu quero a injeção tbm.. ja pensou manjar em injeção e trampar numa volks, numa GM , ou ateh numa mitsubishi ... da hora neh ??
ou ateh mesmo preparar carros,.. e tals.. !!!
curto demais..
vou começar agora em janeiro se Deus quiser o senai ..
mecanica !
o q vc axa ??



ramongol88
pooo cara.. valeu mesmo.. eh nesse ponto q queria chegar rsrsrs..
vou fazer no senai mesmo...
nossa ateh de instalação de turbo ??? poxaaa.. aki em prudente nao chegou isso ainda hauahuha..
mas vou meter as caras mesmo !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
tirolez
Membro
Membro
Mensagens: 96
Registrado em: 18 Mai 2008, 19:31
Carro:
Localização: São Carlos/SP

Mensagem por tirolez »

obriagado Felipe Voya, sua explicação ajudou muito!

mas ja vi muitos comentarios que se for usado um comando 288 em um cabeçode de 3 mancais, por exemplo, o comando podeira se arrancado dos mancais, por isso sempre recomendaran os de 5 para comando bravo.

será que isso é verdade? alguem ja viu um acontecimento desse?
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Galera ...

A minha homocinética ta estalando ... Bom ouvi falar em uma substituição da original do Gol pela do Santana, pergunto:

Alguém já ouviu essa história ???
Se der para substituir tem que fazer adaptações ???
Existe necessidade de substituir para o meu projeto ???

Sei que as preparações para as pistas fazem isso, porque os carrinhos puxam muito mais.

Abraços
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

[quote="Guilherme Monteiro"]difersilva
POXA CARA VALEU MESMO..
ENTAO sou bastante curioso, viajo em carro hahuahu..
curto demais.. mas sou meio leigo pra fazer uma faculdade kkkkkk (sabe quando vc eh meio desanimado dps que termino o colegial meio q desencano de facul ?? ahauhhua comecei adm, parei.. e tipo nao axo o que gosto nas areas de facul aki ) e o q realmente amooo eh carro kkkkkkkkk qualquer coisa cara.. mexer no carro eh massa !!!
eu tipo queria aprende a mexer no motor, montar desmontar,, e dps disso começar aprender a dar umas mexidinhas , um comando, uma bomba, colocar injeção , turbina, essas coisas.. mas primeiro sei que tenho que aprender a mecanica, e isso vai começar do zero.. pois começa suspensao, dps num sei o ke , atehh chegar no motor, dps do motor sistema de alimentação que eu quero a injeção tbm.. ja pensou manjar em injeção e trampar numa volks, numa GM , ou ateh numa mitsubishi ... da hora neh ??
ou ateh mesmo preparar carros,.. e tals.. !!!
curto demais..
vou começar agora em janeiro se Deus quiser o senai ..
mecanica !
o q vc axa ??

quote]

É um bom começo realizar um curso especializado em mecanica automotiva. Tenha paciencia e estude. Ja quanto a facul, concordo com vc pois é mt canssativo. Ainda bem que tenho 19 anos e estou na etapa inicial dos ups.
Mais uma coisa te digo: Não vai fazer o curso, aprender montar e desmontar e parar por ai. Pois vc não vai consseguir nada a mais do qlq mecanico. Acho que deve focar a parte de regulagens. Me recordo de um fato que ocorreu a um tempo quando eu nao entendei de carburador: Indo pro rancho o carro parou de funcionar. Olhamos alguns itens basicos e tudo certo. Meu pai chamou um mecanico de esquina. Ele chegou desmontou o filtro e disse: Acho que entrou cisco no gicles principal. Ele tirou o suposto gicle do nosso 2E e nao tinha nada(ele só não sabia que o que ele tava tirando era a agulha do ar/fuel da lenta...rsrsrsrs). Por final arrastou pra cidade e outro carinha cantou de longue: Pode trocar a bomba de combustivel. Colocou outra e o carro voltou a funcionar ate hoje. O 1ª mecanico não precisava advinhar, era só arrastar ate na oficina para o outro mais entendido ver e achar o defeito. Mas acho que sua esperiencia era grande demais e se ferrou.
Acho que a net é uma excelente fonte de dados. E vc vai consseguir aprender muito se fizer esse curso.

O bom de ser novo, como acho que vc é, seria ja ir direto ao ponto.
Procure a parte que quer mexer e vai nela até o final. Mas tenha 2 partes em mentes, pois 1 pode ser que vc se complique. Imagina hoje como esta movimentada a melhor casa de concertos de maquinas de escrever?
Será que a era carburador esta no final? Na minha city ninguem intende de injeção e muito menos aceleração eletronica que vai revolucionar os carros. O que ocorre é que muitos carros injetados ainda levam nas autorizadas pois sao carros mais novos. Daki 10 anos os carro novos serão velhos e todos terão injetados. Todos terão carburadoração eletronica que corrije muitas falhas da injeção eletronica. Daki a 10 anos quem entender do sistema eletronico como entende de carburador estará bem no pedaço.

Se fosse comparar com medicina humana seria assim: Primeiro se forma como clinico geral, depois escolhe a area de interesse...rsrsr. É claro que as profissoes nao se comparam, mas foi só para enfeitar, e para enfeitar mais segue humor;

Dizia o mecanico para o medico: - Dr., aprende comigo como se concerta um carro para fazer certinho quando for concertar uma pessoa!
O medico observou todo trabalho, testou o carro e pagou o mecanico.
No final o mecanico voltou a dizer: Nao quero ver niguem saindo de sua clinica com problemas! Observou como se faz?
Emendou o Médico: - Entendi sim. Mas para ficar + real, da proxima vez concerta o carro com o motor ligado para mim ver como é.
Rsrrssrrsrsrsr.

Abraços e vai postando ai suas ideias, que iremos discutindo os melhores pontos. Eu tb me interesso pelo estudo da mecanica automotiva.
Abraços.
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Pro pessoal aqui que esta se interessado em mecânica ai vai um materialzinho interessante para ignição...

Achei umas coisas interessantes sobre avanço centrífugo...

Guilherme Monteiro, vc que já ta pensando em pendurar um "cata-vento" no seu AP, tem que se ligar bastante em avanço centrífugo, ou melhor travá-lo para trabalhar bem com motor "gripado".

Pelos desenhos pode-se ver que esta ignição é do tipo convencional ( com platinado e condensador) Mas avanço à vácuo e centrífugo é a mesma coisa que nos quadrados...

Imagem

Uma fotinha real mostrando o avanço centrífugo e as molas dele...

Ai André!!! Talvez no seu caso como o motor esteja grilando talvez tenha que trocar estas molas do seu por umas que tensione mais, para que o avanço centrífugo avance menos. Repare nas molas prendendo os contrapesos que fazem o avanço do ponto de ignição.

Imagem

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”