[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- Renato3377
- Membro - 1.6
- Carro:
Fala galera !!
A citação que o amigo Tirolez fez para iniciar o papo dos pistões e aumento de cilindrada foi meu comentário há umas semanas atrás. Falei sobre a configuração do meu motor, meu projeto de torque, manter bomba mecânica, blá, blá, blá ... principalmete devido aos anos de carro turbo, com felicidades a apurrinhações.
PORÉM eis que continuo contaminado pela gripe equína, sofrendo um período de agudização grave de um processo crônico, incurável, sem volta ... Desde que coloquei o Iskanderian 290, não paro de maquinar e pensar em mais upgrades ... #$%&*¨$¨%*, rsrs! Só rindo mesmo ... Estejam informados que estão num caminho sem volta ...
Enfim, já deixei o carro lá no Josiel pra colocar a bendita bomba elétrica, dosador, mangueiras, manômetro e acertar o carro. Aquele invertebrado desprovido de cérebro ainda me mostra um coletor de admissão de W40 com entrada para 4 bicos, que ficaria muito interessante no meu motor, já que estou colocando a bomba elétrica, para usar a W40 como corpo de borboleta ... NÃAAAAOOO, eu disse, mas depois, quem sabe ... rsrsrs !!
Vamos lá!
Aproveitei e perguntei sobre o assunto das juntas. Ele disse que as de aço são de 1,5 mm e deformam merreca no aperto. As de papel originais são de 1,7 a 1,8 mm e vão para 1,5 mm no aperto. Ou seja, tendem a manter a taxa em valores muuito semelhantes, sem variações significativas.
André!
Sobre o distribuidor, a preparação dele é tão complexa quanto a de um carburador. Existem várias modificações possíveis para a curva de avanço, com ou sem vácuo, travado ou destravado ... O meu esquema está o mesmo que se faz em APs turbinados, pois é o mesmo distribuidor que eu usava antes. Ele esta com 15 inicial e 21 final, sem o vácuo instalado. OBS: Já deixou o tanque só com álcool ?!?!?! Deixe as misturas para os carros flex !!! Aliás, o distribuidor de 1.8 no motor 1.6 pode sim alterar as curvas de avanço !! A regulagem fina é trabalhosa, mas se bem feita faz muita diferença!
Quer dizer que o câmbio já vai ficar no esquema !! A diferença das 3a a 5a do PV para as do 1000 16V não é muuuito grande, mas a diferença é bem perceptível, principalmente com comandos mais altos. Vc vai gostar, seu motor tb agradece. Sugiro manter seu diferencial 4,1:1 por enquanto. Troque apenas se houver necessidade, com o seu projeto de motor todo completo.
Abraço !!!
A citação que o amigo Tirolez fez para iniciar o papo dos pistões e aumento de cilindrada foi meu comentário há umas semanas atrás. Falei sobre a configuração do meu motor, meu projeto de torque, manter bomba mecânica, blá, blá, blá ... principalmete devido aos anos de carro turbo, com felicidades a apurrinhações.
PORÉM eis que continuo contaminado pela gripe equína, sofrendo um período de agudização grave de um processo crônico, incurável, sem volta ... Desde que coloquei o Iskanderian 290, não paro de maquinar e pensar em mais upgrades ... #$%&*¨$¨%*, rsrs! Só rindo mesmo ... Estejam informados que estão num caminho sem volta ...
Enfim, já deixei o carro lá no Josiel pra colocar a bendita bomba elétrica, dosador, mangueiras, manômetro e acertar o carro. Aquele invertebrado desprovido de cérebro ainda me mostra um coletor de admissão de W40 com entrada para 4 bicos, que ficaria muito interessante no meu motor, já que estou colocando a bomba elétrica, para usar a W40 como corpo de borboleta ... NÃAAAAOOO, eu disse, mas depois, quem sabe ... rsrsrs !!
Vamos lá!
Aproveitei e perguntei sobre o assunto das juntas. Ele disse que as de aço são de 1,5 mm e deformam merreca no aperto. As de papel originais são de 1,7 a 1,8 mm e vão para 1,5 mm no aperto. Ou seja, tendem a manter a taxa em valores muuito semelhantes, sem variações significativas.
André!
Sobre o distribuidor, a preparação dele é tão complexa quanto a de um carburador. Existem várias modificações possíveis para a curva de avanço, com ou sem vácuo, travado ou destravado ... O meu esquema está o mesmo que se faz em APs turbinados, pois é o mesmo distribuidor que eu usava antes. Ele esta com 15 inicial e 21 final, sem o vácuo instalado. OBS: Já deixou o tanque só com álcool ?!?!?! Deixe as misturas para os carros flex !!! Aliás, o distribuidor de 1.8 no motor 1.6 pode sim alterar as curvas de avanço !! A regulagem fina é trabalhosa, mas se bem feita faz muita diferença!
Quer dizer que o câmbio já vai ficar no esquema !! A diferença das 3a a 5a do PV para as do 1000 16V não é muuuito grande, mas a diferença é bem perceptível, principalmente com comandos mais altos. Vc vai gostar, seu motor tb agradece. Sugiro manter seu diferencial 4,1:1 por enquanto. Troque apenas se houver necessidade, com o seu projeto de motor todo completo.
Abraço !!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Pessoal,
Retomando o assunto da junta, peguei os dados com a Sabó.
Junta de aço retrai 5%
Junta de papel retrai 25%
Espessura junta de aço 1,5mm
Espessura junta de papel 1,8mm
Pelas conclusões que cheguei, é possivel ver que a taxa se mantem basicamente a mesma. Pois dá uma diferença de 0,12 pontos.
Sobre o que o preparador do renato disse, ele tem toda razão. Foi me passado informação de que as juntas sairao de 1,8mm, mas teve casos de 1,7mm. Rssss.. dá os parabnes ao seu preparador, ele matou a charada.
Agora para quem se enteressa em trocar a junta e buscar taxinha melhor, não nos resta dúvida a não ser apelar pela de 0,9mm, pois aumentaria a taxa de um motor original em 1 ponto. Ja nos nossos destxados a equivalencia se dá a 0,5 pontos.
Pelo que calculo fica claro que cada caso é unico e que cada carro tem uma taxa diferente que deve ser baseda nos ups ocorridos.
È possivel tb calcular a nova taxa, partindo do principio que todas as modificações realizadas sejam declaradas.
Vou ver se conssigo calcular a taxa do Andre nesse fds.
Problema que me esqueci do volume do cabeçote do ap. Eu não lembro quantos mls deu.
Alguem sabe quantos mls dá o cabeçote de cada câmara do ap?
Veja se conssegue essa com seu preparador renato.
Veja se ele sabe se os pitoes do 1,6 e 1,8 ficam rentes ao bloco quando está em seu pms.
Abraços e para o Bilulpg, fica esclarecido que infelizmente não consseguiremos taxar nossos motore sem desfrutar de uma troca de pistoes. Ja trocando o vira, é claro. Rsss
t+
Junta de aço retrai 5%
Pelas conclusões que cheguei, é possivel ver que a taxa se mantem basicamente a mesma. Pois dá uma diferença de 0,12 pontos.
Sobre o que o preparador do renato disse, ele tem toda razão. Foi me passado informação de que as juntas sairao de 1,8mm, mas teve casos de 1,7mm. Rssss.. dá os parabnes ao seu preparador, ele matou a charada.
Agora para quem se enteressa em trocar a junta e buscar taxinha melhor, não nos resta dúvida a não ser apelar pela de 0,9mm, pois aumentaria a taxa de um motor original em 1 ponto. Ja nos nossos destxados a equivalencia se dá a 0,5 pontos.
Pelo que calculo fica claro que cada caso é unico e que cada carro tem uma taxa diferente que deve ser baseda nos ups ocorridos.
È possivel tb calcular a nova taxa, partindo do principio que todas as modificações realizadas sejam declaradas.
Problema que me esqueci do volume do cabeçote do ap. Eu não lembro quantos mls deu.
Veja se ele sabe se os pitoes do 1,6 e 1,8 ficam rentes ao bloco quando está em seu pms.
Abraços e para o Bilulpg, fica esclarecido que infelizmente não consseguiremos taxar nossos motore sem desfrutar de uma troca de pistoes. Ja trocando o vira, é claro. Rsss
t+
Boa Difersilva, agora está tudo esclarecido mesmo, n compensa por enquanto trocar a junta pela de aço, que nosso nosso caso aumentaria a taxa de 8,5:1 para somente 9:1, se o motor fosse a alcool original, isso seria mto bom pois aumentaria a taxa de 12,3:1 para 13,3:1 e a queima no alcool ficaria excelente, agora só se trocar mesmo o vira por um de 1.8..rs e vc o q pretende fazer até então? Eu ainda por enquanto vou esperar um pouco, hj estou colocando rodas de ferro aro 14 (bocas de fogão), pois como talvez eu venda o carro, o mesmo vai sem rodas e depois vendo elas a parte e faço mais uns troquinhos..heheeh.difersilva escreveu:Pessoal,
Junta de aço retrai 5%
t+
Vamos ver no q vai dar.
Valew pela disposição de ver os esquemas das juntas, agora calcula ai para o nosso amigo André.
-------------------------------------------------------------------------------------
Oloco Renato, essa do coletor de Webber 40 que vc falou ai é interessante, vc vai ter q colocar mesmo bomba elétrica no teu carro? E depois disso quais são os possíveis ups q vc pode fazer no teu carro? N sei se vou falar besteira mas dá impressão q vc vai colocar sistemas de injeção eletrônica junto com a admissão e a W40? Me desculpe se falei besteira mas é isso q entendi..rsrsrsrs.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
- Luke Skywalker
- Membro
- Carro:
- Contato:
Dúvida
Em meu Gol GL 90 troquei os 175/70/13 por 185/70/13 e pergunto aos nobres membros conhecedores do assunto qual seria o erro gerado no velocimentro e hodômetro?
Obrigado
Obrigado
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Re: Dúvida
Vai dar um erro de 2,43% em relação a medida original de 175/70/R13... O velocímetro vai marcar um pouquinho menos da velocidade real do carro em relação a pista... Este erro ai é pouco perceptível nos mostradores analógicos.Luke Skywalker escreveu:Em meu Gol GL 90 troquei os 175/70/13 por 185/70/13 e pergunto aos nobres membros conhecedores do assunto qual seria o erro gerado no velocimentro e hodômetro?
Obrigado
No hodômetro a mesma coisa, vai marcar um pouco menos...
Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
bilulpg
Pelo calculo ai da taxa, deu para ver como o valor cresce exponecialmente, ou seja, quanto mais taxado estiver, um simples rebaixo, se for tirado uma mesma quantidade de material, maior vai ser o taxamento obtido. È como digo, qdo é pobre, fica martelando e tentando e nunca sai da miséria. Quando é rico, qlq vento chega rios de dinheiro...rsrsr
Pelo calculo ai da taxa, deu para ver como o valor cresce exponecialmente, ou seja, quanto mais taxado estiver, um simples rebaixo, se for tirado uma mesma quantidade de material, maior vai ser o taxamento obtido. È como digo, qdo é pobre, fica martelando e tentando e nunca sai da miséria. Quando é rico, qlq vento chega rios de dinheiro...rsrsr
- Luke Skywalker
- Membro
- Carro:
- Contato:
Obrigado
Valeu Felipe, obrigado pela resposta :y:
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Valeu SCHULZ ...
Vou ver este esquema dos batentes do distribuidor, além é claro de tentar regular a mistura, calibrar as velas e por só álcool, pois estava rodando com 10% de Pódium. Depois eu posto os resultados !!!
Cara ... Acho que já vou fazer logo todas as alterações, pq como vou alterar da 3º a 5º, ai troco logo a coroa para a de 35 dentes, ponho o volante aliviado e troco logo a embreagem, assim o carro ja vai estar preparado para o Up final. Vou rodar bem pouco com ele 1.6, pois não vou ter muita paciência de esperar, só estou finalizando o restante das peças e retífica nele !!!
Essa idéia de por o seu carrinho injetado vai ser o bicho, pois com esse coletor preparado para abrigar os bicos e a weber fazendo o papel do corpo de borboleta, tem tudo para ficar muito bom .... Aiaiaiaiai o sua goleta desse jeito vai ficar com uns 200 CV fácil ... risos ... Será que eu chego lá um dia ???
Cara não pensa muito não !!! Acho que nunca vamos estar satisfeitos com os nossos brinquedões, agora sempre lembrando do conjunto domesticado, liso, com fácil condução ... nada de ficar brigando com o carro, aliás foi por este motivo que digo para todos que vc é o meu GURU ... muitos risos.
Um abração
Vou ver este esquema dos batentes do distribuidor, além é claro de tentar regular a mistura, calibrar as velas e por só álcool, pois estava rodando com 10% de Pódium. Depois eu posto os resultados !!!
Cara ... Acho que já vou fazer logo todas as alterações, pq como vou alterar da 3º a 5º, ai troco logo a coroa para a de 35 dentes, ponho o volante aliviado e troco logo a embreagem, assim o carro ja vai estar preparado para o Up final. Vou rodar bem pouco com ele 1.6, pois não vou ter muita paciência de esperar, só estou finalizando o restante das peças e retífica nele !!!
Essa idéia de por o seu carrinho injetado vai ser o bicho, pois com esse coletor preparado para abrigar os bicos e a weber fazendo o papel do corpo de borboleta, tem tudo para ficar muito bom .... Aiaiaiaiai o sua goleta desse jeito vai ficar com uns 200 CV fácil ... risos ... Será que eu chego lá um dia ???
Cara não pensa muito não !!! Acho que nunca vamos estar satisfeitos com os nossos brinquedões, agora sempre lembrando do conjunto domesticado, liso, com fácil condução ... nada de ficar brigando com o carro, aliás foi por este motivo que digo para todos que vc é o meu GURU ... muitos risos.
Um abração
- Renato3377
- Membro - 1.6
- Carro:
Fala André !!André Pinheiro escreveu: Renatão ...
Um abração
Up do câmbio à vista! Vai ficar muito bom, idêntico ao meu né?! 1a e 2a PV; 3a a 5a 1000 16V; Diferencial 3,9:1. Com os pneus 195/55R15 o velocímetro marca 100 km/h praticamente reais por compensar o erro natural dos velocímetros. A essa velocidade, fico a exatos 3000 rpm, sem berrar muito nas estradas e o 0 a 100 dá pra fazer fácil em 1a e 2a marcha apenas, trocando a uns 6500 a 7000 rpm. O motor 2.0 preparado que vc vai colocar empurra fáaaaacil esse câmbio.
A idéia de colocar injetado vai demorar a se concretizar. Foi pilha inicial, sem grande necessidade agora. O carburador está muuuito bem regulado, com lenta lisa lisa apesar do lobe 108. Além do desempenho que está muuuuito bom tb. O problema é que o custo é muito alto pro benefício que acho que não vai ser tão compensador na minha configuração atual.
O problema não é em estar nunca satisfeito, e sim, que a gente fica tão satisfeito que busca melhorar sempre pelo prazer que dá!
Abraaaaaço!! Esse negócio de guru dá muita responsabilidade .... rsrsrs!
- Renato3377
- Membro - 1.6
- Carro:
Pra galera!
Uma ótima ferramenta para cálculos de relações de câmbio, pneus, velocidades, rpm está no site do Sapinho:
http://www.sapinhocambios.com.br/calculos.html
Divirtam-se !!!
Uma ótima ferramenta para cálculos de relações de câmbio, pneus, velocidades, rpm está no site do Sapinho:
http://www.sapinhocambios.com.br/calculos.html
Divirtam-se !!!
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala Renato ...
Boa a sua correção, não é por insatisfação é por puro prazer de ter mais parzer ainda ... risos ... muitos risos ....
É meu velho, pensa ai direitinho, pois será uma mudança radical para quem curte os carburados, não é mesmo ??? Por que vc não pensa em 2 weber 44 DCO ??? O custo seria mais alto do que injetar o bichão ??? E o resultado 2 weber x injetado quel seria ???
Bom um abração
Boa a sua correção, não é por insatisfação é por puro prazer de ter mais parzer ainda ... risos ... muitos risos ....
É meu velho, pensa ai direitinho, pois será uma mudança radical para quem curte os carburados, não é mesmo ??? Por que vc não pensa em 2 weber 44 DCO ??? O custo seria mais alto do que injetar o bichão ??? E o resultado 2 weber x injetado quel seria ???
Bom um abração
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala galera ...
Estou pesquisando um blocante com um custo/benefício bom, pois bem ... tenho lido sobre blocante de parafuso, molas, 60%, 70%,80% do tipo Kaiser e etc...
Pela experiencia de vcs, qual o que pode trazer para nossos quadrados um bom up e deixa-los com melhor tração ???
Dizem que estes blocantes fazem aumentar o consumo de pneus, e que dificultam nas curvas, principalmente em manobras,
Quem tiver é quiser compartilhar para discutirmos sobre este item, que acredito ser de fundamental importancia para quem gosta de ir para pista ou de arrancadas espetadas, posta ai as idéias, ok ...
Um abração
PS: Já estou vendo o blocanta pois como vou mexer no sistema de trasmissão do carro aproveito e faço logo tudo, ok ...
Estou pesquisando um blocante com um custo/benefício bom, pois bem ... tenho lido sobre blocante de parafuso, molas, 60%, 70%,80% do tipo Kaiser e etc...
Pela experiencia de vcs, qual o que pode trazer para nossos quadrados um bom up e deixa-los com melhor tração ???
Dizem que estes blocantes fazem aumentar o consumo de pneus, e que dificultam nas curvas, principalmente em manobras,
Quem tiver é quiser compartilhar para discutirmos sobre este item, que acredito ser de fundamental importancia para quem gosta de ir para pista ou de arrancadas espetadas, posta ai as idéias, ok ...
Um abração
PS: Já estou vendo o blocanta pois como vou mexer no sistema de trasmissão do carro aproveito e faço logo tudo, ok ...
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
- Renato3377
- Membro - 1.6
- Carro:
Fala André !!André Pinheiro escreveu:Fala galera ...
Um abração
Duas Weber deitadas aumentam muuuuuuiitoo o consumo, o que está fora dos meus objetivos ... rsrs!
Fala galera !!
O blocante que eu uso há mais de 3 anos, sem dar problemas e sem perceber desgaste prematuro de pneus foi o de porca da www.folegoturbo.com.br de 80%. Usei ele por 2 anos com turbo forte e há cerca de um ano com motor aspirado. Prefiro os de porca aos de mola, por serem mais resistentes. É claro que os pastilhados da Kaiser são top, bloqueiam 100% "progressivamente" e são muito mais resistentes. Porém com 2500 reais do Kaiser, indicados mais aos turbos tops, compram-se muitos de 180 reais de porca, que nos nossos aspirados duram muito, com excelente eficiência. Ou seja, custo / benefício aos de porca de 70 ou 80%. Não observo grandes dificuldades no dia a dia em manobras, etc. Parece bem normal no meu caso.
Lembro que pro conjunto de tração, as buchas da balança em poliuretano (uns 60 reais) e as buchas do quadro em alumínio (uns 70 reais), além das barras de tração, melhoram muito a transferência de força pro chão. Modiicações com bom custo / benefício tb.
Abraco !!
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Campeonato de arrancada que ocorreu em Batatais em Setembro.
Acredito que a categoria que todos se enquadrariam seria esta abaixo.
Leiam a regulamentação e abaixo segue classificação obtida.
CATEGORIA STANDART-( ST- B ) INOVAÇÃO C.A.P
REGULAMENTAÇÃO:
Todos os veículos inscritos deverão passar por vistoria prévia.
Os competidores deverão provar aos comissários técnicos e desportivos do evento, que seu veículo cumpre todas as regulamentações exigidas, durante toda a duração do evento.
Os comissários podem solicitar a qualquer momento que sejam feitas as verificações necessárias em qualquer veículo inscrito no evento.
Os comissários técnicos podem requerer que um veículo seja desmontado, para se verificar as condições de segurança ou de conformidade com este regulamento técnico.
Todo piloto inscrito deve dispor de 1 (um) ou mais mecânicos para que se proceda a desmontagem do veículo, e todos os custos envolvidos na operação correm por conta do piloto/equipe.
NORMAS TÉCNICAS:
A categoria Standard-B deverá seguir as normas técnicas constantes neste regulamento especifico.
DEFINIÇÃO:
Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, coupé ou sedan, de 2, 3, 4 ou 5 portas.
Veículos de tração dianteira ou traseira equipados com motores naturalmente aspirados.
DENOMINAÇÃO:
A denominação desta categoria será: Veículos Standard B
Todos os veículos desta categoria devem fixar no pára-brisa dianteiro do lado direito e na lateral lado direito o número do carro e as iniciais da categoria ( ST -B ). O tamanho dos números / letras deve ser de no mínimo 15 X 15 Cm, e a cor deve ser contrastante com a cor do fundo da superfície onde o mesmo será fixado.
HOMOLOGAÇÃO:
Veículos de fabricação nacional, deverão ter sido produzidos ao menos 1000 exemplares idênticos em 12 meses consecutivos, equipados originalmente com motores de no máximo 5 (cinco) cilindros.
Permitido o uso de veículos de 02 (dois) ou mais lugares.
PESO MÍNIMO:
O peso total mínimo para carros desta categoria é de 890 (oitocentos e noventa quilos). O
peso total será obtido através da soma do peso do carro com o peso do piloto, devidamente indumentado, e com capacete. O peso total deve ser composto por no mínimo 28% do total no eixo traseiro.No caso da necessidade de uso de lastro, o mesmo deverá ser fixado, sendo ainda possível sua lacração.
Não é permitido qualquer tipo de alívio de peso através da retirada de suas partes e itens originais de fábrica.
É permitida a retirada do macaco, estepe, chave de roda e triângulo de segurança. No gol furgão é permitido a retirada da grade divisória do habitáculo.
MOTOR:
O motor deverá manter suas características originais de fábrica com relação ao angulo e posição do conjunto motor / caixa de câmbio / diferencial, bem como seus suportes.
A ordem de montagem de fábrica do conjunto motor / caixa de cambio / diferencial não pode ser alterada.
Fica livre o retrabalho do bloco original, permitindo-se o aumento do volume do mesmo.
Fica PROIBIDO o uso do bloco de Golf, Gol GTI e Audi para veículos Volkswagen refrigerados a água, o bloco do Vectra e Astra para veículos Chevrolet e bloco de Tempra, Uno, Estilo e Maréa 4 cil, para veículos Fiat.
SISTEMA DE IGNIÇÃO:
Marca e tipos de velas, limitador de giro e cabos de alta tensão são livres.
É PROIBIDO o uso de caixa de ignição (módulo) do tipo “ MSD “ ou similar.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO:
Termostato, sistema de controle de temperatura, acionamento e o ventilador são livres.
É proibida a retirada do radiador, bomba d´água ou das mangueiras que os ligam ao radiador!
CABEÇOTE:
O cabeçote deve ser obrigatoriamente o original do modelo do veículo, sendo permitido o seu retrabalho.
É permitida a substituição do comando de válvulas original.
O uso de cabeçotes de 16 válvulas somente é permitido em veículos equipados originalmente de fábrica com este tipo de cabeçote.
O uso de cabeçotes de 20 válvulas somente é permitido em veículos equipados originalmente de fábrica com este tipo de cabeçote.
ALIMENTAÇÃO:
O coletor de admissão de combustível deve ser mantido o original, fornecido pelo fabricante do veículo, podendo ser retrabalhado
O aumento do número original de carburadores não é permitido.
É permitido o uso de carburadores nacionais de linha de produção, sendo permitido ainda, modificar ou trabalhar os elementos do carburador ou dispositivos de injeção.
Nos veículos equipados com injeção eletrônica deve ser mantido o número original de bicos injetores.
A injeção eletrônica original do motor NÃO poderá ser substituída por outra, porém obrigatoriamente O USO DA ORIGINAL DE FABRICA DA LINHA DE MONTAGEM.
Fica proibido qualquer tipo de dispositivo de superalimentação. (óxido nitroso, turbo, compressor, blower, superchargers e outros mais que possam surgir).
É permitido somente o uso de combustível líquido, com ou sem o uso de aditivos. Fica proibido adaptação do corpo de injeção ou carburadores que não seja da linha de montagem.
ESCAPAMENTO:
É livre o seu dimensionamento.
SUSPENSÃO:
Permitido alterar a altura dos pratos das molas dos amortecedores através de solda ou rosca.
Permitido cortar ou retrabalhar as molas
Fica liberado o material das buchas, calços e batentes desde que não se alterem as dimensões originais e nem sua fixação.
Todos os componentes da suspensão devem estar presentes nos seus lugares originais
Demais alterações não são permitidas.
TRANSMISSÃO:
A caixa de câmbio e diferencial devem ser as fornecidas pelo fabricante do veículo, de acionamento manual, ficando proibido o uso de caixa semi – automática, automática ou seqüencial, bem como engate rápido
É liberado o retrabalho das engrenagens de cambio e diferencial.
É liberado o uso de diferencial autoblocante, desde que não se use solda para isso.
EMBREAGEM:
Livre quanto ao seu tipo ou fornecedor.
RODAS E PNEUS:
“As rodas são livres, respeitando o diâmetro mínimo de 13” e máximo 15”.
Os pneus deverão obrigatoriamente ser nacionalizados possuir classificação INMETRO e ser comercializados como pneu de passeio pela fabrica, com medidas de largura máxima em 215mm e mínima 185mm.
Os tamanhos dos aros utilizados no eixo dianteiro devem ser os mesmos utilizados no eixo traseiro.
Os pneus devem estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo.
Os pneus utilizados devem estar dimensionados para o peso do veículo e para a velocidade alcançada
É proibido o uso de pneus slick de qualquer tipo, bem como pneus recapados.
SISTEMA DE FREIO:
O sistema de freio deve ser original, e todos os componentes devem estar presentes no veículo, e funcionando.
Fica autorizada a retirada do dispositivo antiblocagem.
Fica ainda autorizado a utilização de freio a disco na traseira nos veículos que não o possuem originalmente
CARROCERIA E CHASSI:
É proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo.
É permitido o levantamento do capô dianteiro, na sua parte traseira, em no máximo 10,0 cm, medidos das extremidades em relação aos pára-lamas.
É permitido o trabalho nas bordas dos pára-lamas, para acerto das rodas.
São autorizados apenas acessórios que não afetem de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodinâmico do veículo.
Todos os componentes que equipam o modelo básico da linha devem estar presentes, os itens tidos como opcionais podem ser substituídos pelos itens básicos.
HABITÁCULO:
É proibida a retirada de qualquer parte interna do veículo original com exceção dos itens mencionados abaixo.
São autorizados apenas acessórios que não afetem de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodinâmico do veículo.
Todos os componentes que equipam o modelo básico da linha devem estar presentes, os itens tidos como opcionais podem ser substituídos pelos itens básicos.
O volante de direção e a manopla do câmbio são livres – exceto volante de madeira.
É permitido remover a prateleira traseira de veículos dois volumes.
É permitida a retirada da grade divisória do habitáculo do gol furgão.
SISTEMA ELÉTRICO:
A capacidade e marca da bateria é livre, bem como seus cabos.
A tensão e localização devem ser originais.
A bateria deve estar solidamente fixada no seu local original.
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO:
O sistema de lubrificação é livre.
Todos os respiros de óleo devem finalizar em um ou mais reservatórios com capacidade mínima total de 3(três ) litros.
CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL:
O percurso da linha de combustível é livre.
Fica liberado o uso de bomba de combustível elétrica, e um dosador
O tanque de combustível deve ser original e utilizado como única fonte de combustível do veículo.
Liberado qualquer tipo de retrabalho no tanque original, inclusive o “catch tank”
Fica definido como “catch tank”, qualquer reservatório adicional, subdivisão ou sistema de contenção feita no tanque.
SEGURANÇA:
É permitida a substituição do banco do motorista por banco de competição homologado,neste caso não fica obrigatório o uso de cinto de segurança de no mínimo 4 pontos de fixação.
E obrigatorio o uso do cinto de segurança original. E obrigatorio a fixação de um anel/cabo para reboque na parte dianteira do veículo.
É obrigatório uso de extintor de incêndio, válido e fixado em seu suporte original.
O uso de capacete aberto é proibido.
Link do resultado é este: http://www.cronosbrasil.com.br/tempos.p ... goria=1981
5º Festival de Arrancadas de Batatais
Resultado final da categoria Standart B
Percurso total de 1/8 de milha
Parcial 1 a 60 pés, com tempo de reação subtraido
ST B - Standart B Melhor Arrancada
Pos. Num. Nome do Piloto Reação Parcial 1 Parcial 2 Parcial 3 Tempo de Pista Tempo Total Vel. Final Km/h
1º 36 COLINS ANTONIO S LOPES 0.131 2.784 ------- ------- 10.651 10.782 114.0
2º 3333 LEITEIRO 0.193 2.944 ------- ------- 10.685 10.878 117.5
3º 20 LEANDRO 0.178 2.602 ------- ------- 10.964 11.142 103.5
4º 38 BRUNO ALBERTO CARREGARI 0.080 3.129 ------- ------- 11.280 11.360 107.7
5º 4 ANDRE MANTOVANI BARBIERI 0.290 2.777 ------- ------- 11.374 11.664 98.6
6º 15 RODRIGO CESAR REAL SILVA 0.058 3.120 ------- ------- 11.752 11.810 106.0
7º 28 EDINALDO XAVIER ASSIS 0.587 3.323 ------- ------- 13.160 13.747 100.1
8º 176 RODRIGO DE CAMARGO PAULETI 0.127 3.626 ------- ------- 14.324 14.451 80.5
--- 966 FABIO ROCHA PEIXOTO ------- ------- ------- ------- ------- ------- -------
--- 177 EDER JOSE CAPRIO SETI ------- ------- ------- ------- ------- ------- -------
Acredito que a categoria que todos se enquadrariam seria esta abaixo.
Leiam a regulamentação e abaixo segue classificação obtida.
CATEGORIA STANDART-( ST- B ) INOVAÇÃO C.A.P
REGULAMENTAÇÃO:
Todos os veículos inscritos deverão passar por vistoria prévia.
Os competidores deverão provar aos comissários técnicos e desportivos do evento, que seu veículo cumpre todas as regulamentações exigidas, durante toda a duração do evento.
Os comissários podem solicitar a qualquer momento que sejam feitas as verificações necessárias em qualquer veículo inscrito no evento.
Os comissários técnicos podem requerer que um veículo seja desmontado, para se verificar as condições de segurança ou de conformidade com este regulamento técnico.
Todo piloto inscrito deve dispor de 1 (um) ou mais mecânicos para que se proceda a desmontagem do veículo, e todos os custos envolvidos na operação correm por conta do piloto/equipe.
NORMAS TÉCNICAS:
A categoria Standard-B deverá seguir as normas técnicas constantes neste regulamento especifico.
DEFINIÇÃO:
Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, coupé ou sedan, de 2, 3, 4 ou 5 portas.
Veículos de tração dianteira ou traseira equipados com motores naturalmente aspirados.
DENOMINAÇÃO:
A denominação desta categoria será: Veículos Standard B
Todos os veículos desta categoria devem fixar no pára-brisa dianteiro do lado direito e na lateral lado direito o número do carro e as iniciais da categoria ( ST -B ). O tamanho dos números / letras deve ser de no mínimo 15 X 15 Cm, e a cor deve ser contrastante com a cor do fundo da superfície onde o mesmo será fixado.
HOMOLOGAÇÃO:
Veículos de fabricação nacional, deverão ter sido produzidos ao menos 1000 exemplares idênticos em 12 meses consecutivos, equipados originalmente com motores de no máximo 5 (cinco) cilindros.
Permitido o uso de veículos de 02 (dois) ou mais lugares.
PESO MÍNIMO:
O peso total mínimo para carros desta categoria é de 890 (oitocentos e noventa quilos). O
peso total será obtido através da soma do peso do carro com o peso do piloto, devidamente indumentado, e com capacete. O peso total deve ser composto por no mínimo 28% do total no eixo traseiro.No caso da necessidade de uso de lastro, o mesmo deverá ser fixado, sendo ainda possível sua lacração.
Não é permitido qualquer tipo de alívio de peso através da retirada de suas partes e itens originais de fábrica.
É permitida a retirada do macaco, estepe, chave de roda e triângulo de segurança. No gol furgão é permitido a retirada da grade divisória do habitáculo.
MOTOR:
O motor deverá manter suas características originais de fábrica com relação ao angulo e posição do conjunto motor / caixa de câmbio / diferencial, bem como seus suportes.
A ordem de montagem de fábrica do conjunto motor / caixa de cambio / diferencial não pode ser alterada.
Fica livre o retrabalho do bloco original, permitindo-se o aumento do volume do mesmo.
Fica PROIBIDO o uso do bloco de Golf, Gol GTI e Audi para veículos Volkswagen refrigerados a água, o bloco do Vectra e Astra para veículos Chevrolet e bloco de Tempra, Uno, Estilo e Maréa 4 cil, para veículos Fiat.
SISTEMA DE IGNIÇÃO:
Marca e tipos de velas, limitador de giro e cabos de alta tensão são livres.
É PROIBIDO o uso de caixa de ignição (módulo) do tipo “ MSD “ ou similar.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO:
Termostato, sistema de controle de temperatura, acionamento e o ventilador são livres.
É proibida a retirada do radiador, bomba d´água ou das mangueiras que os ligam ao radiador!
CABEÇOTE:
O cabeçote deve ser obrigatoriamente o original do modelo do veículo, sendo permitido o seu retrabalho.
É permitida a substituição do comando de válvulas original.
O uso de cabeçotes de 16 válvulas somente é permitido em veículos equipados originalmente de fábrica com este tipo de cabeçote.
O uso de cabeçotes de 20 válvulas somente é permitido em veículos equipados originalmente de fábrica com este tipo de cabeçote.
ALIMENTAÇÃO:
O coletor de admissão de combustível deve ser mantido o original, fornecido pelo fabricante do veículo, podendo ser retrabalhado
O aumento do número original de carburadores não é permitido.
É permitido o uso de carburadores nacionais de linha de produção, sendo permitido ainda, modificar ou trabalhar os elementos do carburador ou dispositivos de injeção.
Nos veículos equipados com injeção eletrônica deve ser mantido o número original de bicos injetores.
A injeção eletrônica original do motor NÃO poderá ser substituída por outra, porém obrigatoriamente O USO DA ORIGINAL DE FABRICA DA LINHA DE MONTAGEM.
Fica proibido qualquer tipo de dispositivo de superalimentação. (óxido nitroso, turbo, compressor, blower, superchargers e outros mais que possam surgir).
É permitido somente o uso de combustível líquido, com ou sem o uso de aditivos. Fica proibido adaptação do corpo de injeção ou carburadores que não seja da linha de montagem.
ESCAPAMENTO:
É livre o seu dimensionamento.
SUSPENSÃO:
Permitido alterar a altura dos pratos das molas dos amortecedores através de solda ou rosca.
Permitido cortar ou retrabalhar as molas
Fica liberado o material das buchas, calços e batentes desde que não se alterem as dimensões originais e nem sua fixação.
Todos os componentes da suspensão devem estar presentes nos seus lugares originais
Demais alterações não são permitidas.
TRANSMISSÃO:
A caixa de câmbio e diferencial devem ser as fornecidas pelo fabricante do veículo, de acionamento manual, ficando proibido o uso de caixa semi – automática, automática ou seqüencial, bem como engate rápido
É liberado o retrabalho das engrenagens de cambio e diferencial.
É liberado o uso de diferencial autoblocante, desde que não se use solda para isso.
EMBREAGEM:
Livre quanto ao seu tipo ou fornecedor.
RODAS E PNEUS:
“As rodas são livres, respeitando o diâmetro mínimo de 13” e máximo 15”.
Os pneus deverão obrigatoriamente ser nacionalizados possuir classificação INMETRO e ser comercializados como pneu de passeio pela fabrica, com medidas de largura máxima em 215mm e mínima 185mm.
Os tamanhos dos aros utilizados no eixo dianteiro devem ser os mesmos utilizados no eixo traseiro.
Os pneus devem estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo.
Os pneus utilizados devem estar dimensionados para o peso do veículo e para a velocidade alcançada
É proibido o uso de pneus slick de qualquer tipo, bem como pneus recapados.
SISTEMA DE FREIO:
O sistema de freio deve ser original, e todos os componentes devem estar presentes no veículo, e funcionando.
Fica autorizada a retirada do dispositivo antiblocagem.
Fica ainda autorizado a utilização de freio a disco na traseira nos veículos que não o possuem originalmente
CARROCERIA E CHASSI:
É proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo.
É permitido o levantamento do capô dianteiro, na sua parte traseira, em no máximo 10,0 cm, medidos das extremidades em relação aos pára-lamas.
É permitido o trabalho nas bordas dos pára-lamas, para acerto das rodas.
HABITÁCULO:
É proibida a retirada de qualquer parte interna do veículo original com exceção dos itens mencionados abaixo.
O volante de direção e a manopla do câmbio são livres – exceto volante de madeira.
É permitido remover a prateleira traseira de veículos dois volumes.
É permitida a retirada da grade divisória do habitáculo do gol furgão.
SISTEMA ELÉTRICO:
A capacidade e marca da bateria é livre, bem como seus cabos.
A tensão e localização devem ser originais.
A bateria deve estar solidamente fixada no seu local original.
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO:
O sistema de lubrificação é livre.
Todos os respiros de óleo devem finalizar em um ou mais reservatórios com capacidade mínima total de 3(três ) litros.
CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL:
O percurso da linha de combustível é livre.
Fica liberado o uso de bomba de combustível elétrica, e um dosador
O tanque de combustível deve ser original e utilizado como única fonte de combustível do veículo.
Liberado qualquer tipo de retrabalho no tanque original, inclusive o “catch tank”
Fica definido como “catch tank”, qualquer reservatório adicional, subdivisão ou sistema de contenção feita no tanque.
SEGURANÇA:
É permitida a substituição do banco do motorista por banco de competição homologado,neste caso não fica obrigatório o uso de cinto de segurança de no mínimo 4 pontos de fixação.
E obrigatorio o uso do cinto de segurança original. E obrigatorio a fixação de um anel/cabo para reboque na parte dianteira do veículo.
É obrigatório uso de extintor de incêndio, válido e fixado em seu suporte original.
O uso de capacete aberto é proibido.
Link do resultado é este: http://www.cronosbrasil.com.br/tempos.p ... goria=1981
5º Festival de Arrancadas de Batatais
Resultado final da categoria Standart B
Percurso total de 1/8 de milha
Parcial 1 a 60 pés, com tempo de reação subtraido
ST B - Standart B Melhor Arrancada
Pos. Num. Nome do Piloto Reação Parcial 1 Parcial 2 Parcial 3 Tempo de Pista Tempo Total Vel. Final Km/h
1º 36 COLINS ANTONIO S LOPES 0.131 2.784 ------- ------- 10.651 10.782 114.0
2º 3333 LEITEIRO 0.193 2.944 ------- ------- 10.685 10.878 117.5
3º 20 LEANDRO 0.178 2.602 ------- ------- 10.964 11.142 103.5
4º 38 BRUNO ALBERTO CARREGARI 0.080 3.129 ------- ------- 11.280 11.360 107.7
5º 4 ANDRE MANTOVANI BARBIERI 0.290 2.777 ------- ------- 11.374 11.664 98.6
6º 15 RODRIGO CESAR REAL SILVA 0.058 3.120 ------- ------- 11.752 11.810 106.0
7º 28 EDINALDO XAVIER ASSIS 0.587 3.323 ------- ------- 13.160 13.747 100.1
8º 176 RODRIGO DE CAMARGO PAULETI 0.127 3.626 ------- ------- 14.324 14.451 80.5
--- 966 FABIO ROCHA PEIXOTO ------- ------- ------- ------- ------- ------- -------
--- 177 EDER JOSE CAPRIO SETI ------- ------- ------- ------- ------- ------- -------
- Renato3377
- Membro - 1.6
- Carro:
Fala Difersilva !!difersilva escreveu:Renato,
Pelo grau de preparação que seu carro está, e pelas ocasiões de ter um carro turbo, qual a diferença que é encontrada numa arrancada e num final de velocimetro?
Quando era turbo, eu brincava no autódromo de Jacarepaguá na categoria Turbo Dianteira Light. Era pra carros "originais" com carburador de linha. Eu ficava entre os bons tempos no 0 a 400 m com a mesma configuração que andava na rua, ou seja, suspensão na altura orginal, que faz muita diferença (negativa) na arrancada. Fazia entre 13,5 a 13,9 o que é muito bom.
Nessa fase meu carro tinha tinha 250 cv na 1a pressão e 330 cv na 2a pressão (quando eu achar nas minhas tralhas eu coloco o gráfico do dino aqui), usando 1,0 kg e 1,6 kg respectivamente. O que ajudava no tempo era justamente a tocada (modéstia à parte, rsrs!) e o escalonamento do câmbio (o mesmo que uso agora). Como eu usava turbina grande e comando mais alto, era importante a relação fechada do câmbio tb, deixando o motor sempre cheio. Tive uma fase com Weber 40 que o motor passou de 400 cv, mas não andei no autódromo assim. Tenho fotos e vídeo dessa fase na minha presentação de mebro do clube.
Enfim, considerando o mesmo carro, com o mesmo câmbio, com a mesma suspensão e com o mesmo piloto, o que dá um bom comparativo, percebo que os prováveis 180 cv atuais da minha configuração aspirada, junto com o melhor controle da arrancada (pneus não destracionam) são o bastante para que no 0 a 100 km/h meu aspirado fique um carro na frente, MAS 3a engatada e turbina cheia ... a cavalaria fala mais alto ... rsrs!! De final então ... sem comparação ... rsrs! Mas estou comparando com + 250 cv de turbo. Um Gol 1.8 com kit básico de 0,6 a 1,0 kg de pressão que dá uns 160 a 200 cv, dificilmente consegue andar junto, principalmete no 0 a 140 km/h. Há casos em que muitos aspirados nas arrancadas fazem tempos melhores que muitos carros turbinados ... tudo depende do conjunto que inclui o piloto tb! São muitas variáveis ...
Mesmo com anos de turbo estou gostando muito dessa fase aspirada, até, e principalmente, pelos menores custos de manutenção e pelo fato do carro ficar muuuuito mais tempo comigo do que na oficina ... rsrs! E dá mais gosto tentar tirar "leite de pedra", me referindo a cada modificação que é feita no aspirado ... rsrsrs!!
É isso aí !!
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala Renato ...
Cara to triste com o acerto do carro, não to conseguindo encontrar o ponto certo.
O amigo Schulz deu uma dica que comprovei. Hoje medi o ponto do carro com 14º sem o avanço ligado, ou seja, quando liguei a mangueira do vácuo do avanço, medido na pistola, foi para nada mais nada menos do que 25º e o que é pior quando acelerei para 3.000 Rpm o ponto foi para 42º, achei isso muito estranho !!!
Bom o meu distribuidor foi substituído por um Hall de 1.8 e o burra é um 3E. Com essa configuração vc acha que é só uma questão de acerto do ponto ??? Cara já troquei as velas, cabo novo, só Álcool, a única coisa que foi feita foi a taxa de 0,8 mm.
O vácuo que o bura 3E faz é muito violento, pode ser isso ??? Será que a mangueira do vácuo é grande d+ ???
O Schulz falou dos batentes no distribuidor ( janelinha oval ) pois é dei uma olhada e não tem batentes para poder limitar o avanço, ou seja ,hoje estou com 9º com avanço desligado que pula para 19º quando ligamos. Será que se eu regular ponto tipo 6º que teoricamente vai subir para 15º vai ficar bom ???
Desculpe a chateação porem to "puto" pq não consigo acertar o ponto do carro. Pergunta pro Josiel se ele sabe se esse distribuidor Hall é assim mesmo e se o burra maior puxa mais mesmo ???
Bom cara preciso de mais essa força, ok ...
GALERA !!! Quem puder ajudar vai ser muito bom, pois algum pode ter passado por algo parecido
Cara to triste com o acerto do carro, não to conseguindo encontrar o ponto certo.
O amigo Schulz deu uma dica que comprovei. Hoje medi o ponto do carro com 14º sem o avanço ligado, ou seja, quando liguei a mangueira do vácuo do avanço, medido na pistola, foi para nada mais nada menos do que 25º e o que é pior quando acelerei para 3.000 Rpm o ponto foi para 42º, achei isso muito estranho !!!
Bom o meu distribuidor foi substituído por um Hall de 1.8 e o burra é um 3E. Com essa configuração vc acha que é só uma questão de acerto do ponto ??? Cara já troquei as velas, cabo novo, só Álcool, a única coisa que foi feita foi a taxa de 0,8 mm.
O vácuo que o bura 3E faz é muito violento, pode ser isso ??? Será que a mangueira do vácuo é grande d+ ???
O Schulz falou dos batentes no distribuidor ( janelinha oval ) pois é dei uma olhada e não tem batentes para poder limitar o avanço, ou seja ,hoje estou com 9º com avanço desligado que pula para 19º quando ligamos. Será que se eu regular ponto tipo 6º que teoricamente vai subir para 15º vai ficar bom ???
Desculpe a chateação porem to "puto" pq não consigo acertar o ponto do carro. Pergunta pro Josiel se ele sabe se esse distribuidor Hall é assim mesmo e se o burra maior puxa mais mesmo ???
Bom cara preciso de mais essa força, ok ...
GALERA !!! Quem puder ajudar vai ser muito bom, pois algum pode ter passado por algo parecido