[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
-SCHULZ-
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 477
Registrado em: 11 Set 2007, 16:50
Carro:
Localização: Praia Grande/SP

Mensagem por -SCHULZ- »

Galera entendida, e o segredo da preparação não só aspirada como turbo tb esta no cabeçote, vamos abordar os segredos dos preparadores..

Trabalho no cabeçote, valvulas, angulos, sedes, camaras, dutos...

|Encomendei uma miniretifica e vou começar a trabalhar os dutos,

aqui vai um link de uma preparação sendo feita, tem mais capitulos no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=2TFGtfgTCoc
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

pooo galera.. to postando duvidas.. ngm da uma luz.. poo renato cade vc ahuahaua.. nem da mais uma mao pros brothers ???
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Luke Skywalker escreveu:Parabéns a todos pelo excelente tópico.

Sou novo no forum e ainda estou perdido com tanta informação.

Tenho meu gol GL 1.8 alcool 89/90 e fiquei interssado em dar uma temperada nele.

O Câmbio é original, muito longo, com dois buracos entre a 2ª para 3ª, e 3ª para 4ª, o giro cai muito e demora a voltar à faixa ideal.

Carburador: TLDZ

Pergunto, seria interessante trocar o comando por qual, com qual carburador, e o que mais trocar? Coletor? Bobina MI?

Estou meio perdido.
Fala Luke !!

Bemvindo ao tópico !

Se for manter seu câmbio longo original, sugiro não trocar o comando.
Um esquema com bom custo/benefício, ganhando um pouco de torque, potência e subida de giros é o seguinte.

- Aumente a taxa de compressão do cabeçote, rebaixando 0,8 mm, em retífica especializada. Aproveite para dar uma geral no cabeçote. Na montagem, juntas novas, é claro.
- Devido ao aumento da taxa, utilize velas de grau 7. Forme o conjunto com a bobina do MI. Ao regular o ponto, tente deixá-lo entre 12 a 15 iniciais, se não grilar.
- Compre um filtro de ar com menor restrição. Tipo marmita com elemento lavável é uma boa opção.
- Coletor 4x1 com descarga de 2 polegadas e 2 abafadores cai muito bem pro motor, sem doer os ouvidos.
- Diminua o peso do conjunto rotacional. Compre polia do comando TODA em alumínio, mantendo a regulagem central, original. Se não tiver nem ar ou direção hid., compre tb a polia da bomba d`água em alumínio e a polia do virabrequim tb em alumínio (esta com menor diâmetro, necessitando da troca tb da correia do alternador).
- Um ótimo investimento tb é a troca do volante do motor por outro aliviado.

Esse conjunto básico vai dar respostas bem melhores do seu motor, ficando até um pouco mais econômico, se for mantido o mesmo peso do pé!

Exemplos de lojas que vendem os produtos, há várias outras:

www.zaniniperformance.com.br filtro, polias.
www.displatec.com.br volante do motor.

Que a Força esteja com vc !
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

difersilva escreveu:Boa pessoal

Estive conversando com o amigo sobre a Taxa de compressão que utiliza atualmente, estive conversando com o amigo Bilulpg e estavamos discutindo a possibilidade de fazermos um taxamento do carro pela simples troca da junta.
Andei procurando pela net e fomos até uma auto peças para pegarmos a medida da junta original.
Pelo que o bilulpg encontrou, a junta original possui expessura de 2,9mm.
Meu tio me trouxe uma junta de um Passat que ele havia trocado naquele dia, e para minha surpressa a junta mediu 1,5mm
Alguem tém o conhecimento sobre medida da junta original antesde papel? Hoje originalmente não existe mais a junta de papel. Na autorizada aqui da city só tem a junta de aço.
Aproveitei e anotei também dados sobre a retração da junta, que na antiga de papel era exatos 75% enquanto na de aço temos 95%.
Como é possivel ver a junta de papel e a de aço nao podem ter a mesma media pois isso influenciaria em um destaxamento ao trocar a junta por uma de aço.

Continuando com a história de taxar nosso motor pelo cabeçote segue o seguinte: Como a câmara de combustão não é um circulo perfeito como o cilindro que abriga o pistão, o volume da câmara deve ser milimetrado para se ter exata certeza deste.
Conssiderando que a câmara não se deformou ao longo do tempo, um rebaixo de 0,8mm no cabeçote aumentaria a taxa em 1,3 pontos, levando-a a 13,6.
Pode não valer muito a pena para quem busca transformar a taxa de 8,5 para 12. A unica solução ainda em cogitação seria a junta original ter + que 2mm de expessura, ai sim é possivel taxar um carro mesmo com pistoes a gasolina em 12:1.

Por enquanto resta a duvida e fico satisfeito em receber a informação de qual a expessura original da junta.
Fala Difersilva !!

Como sempre enriquecendo nossas discussões!

Sei que na www.spaturbo.com.br existem vários modelos de juntas com espessuras diferentes.

Com relação ao aumento da taxa pela junta eu tenho pouca experiência pois sempre usei juntas de aço do Golf, menos deformáveis do que as outras e mais resistentes aos meus motores turbo anteriores. Toda a preparação do cabeçote era feita considerando a espessura dela. Como meus motores turbinados não tinham aumento da taxa, a câmara de combustão tinha volume e diâmetros normais.
Nos aspirados, com maior taxa de compressão por rebaixamento do cabeçote, pode haver redução dos diâmetros da câmara do cabeçote, com efeito negativo na queima. Por isso, os preparadores experientes fazem além do rebaixamento o trabalho da câmara (como foi feito no cabeçote do André Pinheiro, em SP). Mas para rebaixamentos até 0,8 mm, como eu aconselho aos motores com preparação leve, não há tanta alteração da câmara. Mas com rebaixamento de 1,2 mm, como o meu, já é importante o trabalho dela. Alguns preferem rebaixar o bloco para não precisar modificar a câmara.

Para chegar a taxa de 12:1 num motor original à gasolina, o melhor custo/benefício/apurrinhação na minha opinião é a troca pelos pistões álcool, aproveitando para dar uma geral no motor, com troca dos anéis, etc.

Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Felipe Voya escreveu:Renato,

Estou precisando de sua opnião...
Estou para comprar o comando Sam Cams

276° de permanência 109° de lobe e 11,2mm de levantamento, código: 0,31

Pelo que tive acompanhado sua experiência com os comandos, tive percebendo que vc prefere os que tem um lobe > 110° para ter uma lenta mais limpa e uma curva de torque mais distribuida, dentro de toda faixa de rotação.

E é o que estou pensando também.... Renato estou pensando em mudar o lobe deste comando para 110° ou 111°. O que vc acha? Mantenho os 109° ou qual destes vc me sugere? E no caso fazendo isto, mantenho um levantamento das válvulas de 11,2mm ou coloco um pouco maior?

É porque aqui na minha região acabo tendo que subir ladeiras e estou preocupado de ficar sem torque em baixa. A oficina do meu mecânico fica numa ladeirinha boa... risos

A minha configuração que vai trabalhar com este comando, para vc ter uma idéia melhor, vai ser esta abaixo:

Virabrequim 86,4mm (1.8 )
Pistão GM 84,8mm
Taxa em torno de 13,8:1 a 14:1
Cabeçote 2.0 (Válvulas 40A/33E)
Carburador Mini-progressivo 21-24 (venturis) (Vou trocar mais tarde por um 3E de Opala 25-29)
Coletor de escape original, mas o restante do escape esta somente com 2 abafadores. (Vou colocar depois o 4x1, e tubos de 2" e 2 abafadores)
Bobina MI 105

Desculpe por te encher de perguntas, mas sabe com é né, quem faz engenharia é assim mesmo... Gosta de tudo nos míiiiiiiiiiiiinimos detalhes... risos

Abraços
Fala Felipe !!

Seu motor vai ficar praticamente 2.0 e com taxa alta, ou seja, torque abundante para qualquer ladeira.
Os comandos com lobes > 110 deixam a lenta mais lisa, com melhor distribuição do torque mas dão menos potência e giros do que os com lobes < 110. Por exemplo, o 276 com lobe 109 e levante 11,2 dá praticamente a mesma potência em cv de um 284 com lobe 111 e levante 11. Mas o 276 gira um pouco mais (uns 500 a 1000 rpm a mais), se for do interesse do resto do seu conjunto de preparação. Pra ter uma idéia, no meu motor, o 284 deu pico de potência a 5600 rpm ...
Nosso amigo cavanhasm tem um conjunto de motor muito bom, que ficou completo com a troca do 049G pelo 276. O dele é 1.8 com cabeçote e 2E.
Eu já usei o 280 da samcams (o André de Belém vai usá-lo inicialmente) no meu motor com a 3E antes da Weber 40. Ficou muito bom, sem perda significativa de torque e girando bem.
Mas, lembrando bem, a configuração do seu motor é de girador pela relação do pistão com biela. Após colocar o 3E de Opala e coletor 4x1, vai ficar melhor se usar pelo menos um 288, mesmo se perder um pouco de torque. Com isso, a eficiência volumétrica dos componentes vão casar em giros mais altos, vindo uma potência legal ... rsrs! Quando a gente fala de redução de torque com o 288 em conjunto fechado, com cabeçote e aumento de cilindrada, a perda de torque não é muuuito significativa, pois vai ficar próxima a de um GTS original, que sobe bem qualquer ladeira! Mas, o 288 deixa a lenta irregular ... Alguém já viu aí como adaptar comando variável VTEC do Honda no Gol quadrado ?!?!?!? RISOS !!

Resumindo tudo pra não ficar confuso:
- O 276 é uma ótima opção para várias preparações leves a moderadas. Vale a pena usá-lo.
- Com a chegada do 3E e do coletor 4x1, monte tudo junto com um 288 se puder testar tb. Vai girar pacas! Mas aí tb é importante o trabalho do câmbio.

Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Guilherme Monteiro escreveu: OS DIANTEIROS TAVA 10 LIBRAS, OS TRASEIROS TAVA 9 E UM TAVA 11 KKKKKKKKKKKKK

SERA KE FOI DEVIDO A ISSO E OO PESO QUE ESTAVA NO CARRO.. POIS ESTAVAMOS EM 2 ???
ISSO INFLUENCIO MTO NEH ?
POIS DPS QUE ENXI OS PNEUS.. O CARRO VOLTOU ANDAR NORMAL
RSRSRSRS
AGORA ME ANIMEI PRA COLOCAR OS 400 ,,...
O QUE AXAM ??

RENATO DA UMA LUZ AII... !!!
E ATUALIZEI O TOPICO LA, SE QUISER DAR UMA OLHADA..

ABRAÇO !!!
Fala Guilherme !!

Cuidado com as aceleradas !

Com certeza os pneus descalibrados influenciaram na arrancada. Para tracionar bem sem aumentar muito o arrasto, apenas na hora da arrancada, coloque 18 a 20 libras nos dianteiros e 30 a 32 libras nos traseiros.

Quanto mais pesado o carro, menor é a aceleração. Pense sempre na relação peso/potência. Uma redução de 50 kg pode ser equivalente a ganhar 5 cv. Exemplo, um carro de 950 Kg e 100 cv tem relação de 9,5. Se vc emagrece 50 kg, fica com relação de 9. É a mesma coisa se manter os 950 kg e ter 105 cv, que dá uma relação de 9 tb.

Na hora de acelerar, passe tudo (bancos traseiros, estepe, macaco, tapetes de borracha, namorada, rsrs!) pro carro do amigo.

Pequenas modificações, mas que colocam pelo menos um carro de diferença nos 400 m. Se chegar um carro na frente, quem ganha ?!?! risos !

Abraço e cuidado !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Galera !!

Como disse sou cardiologista e trabalho com imagem cardiovascular. Nesse momento estou no hospital e resolvi dar uma olhada no fórum, após dar meus laudos do dia. Achei que fosse rápido, mas o entusiasmo com a preparação e o espírito do clube me levaram aos atuais 01:40 da manhã ... vou DORMIR !!!

Abraço e até breve !!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Paulista.borges
Membro
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 03 Out 2009, 18:00
Carro:
Localização: São Paulo - SP - Vila Mariana

Mensagem por Paulista.borges »

Boa noite galera ...

To lendo aq e me divertindo com os topicos postados aq, mas fiquei mais na duvida ainda hehehheh !!!

Quero uma prepar aspirado média, que nao altere muito o consumo do carro e tals !!

bom, vamos la !!

meu carro é um GTS alcool ... to com ele a 3 meses só, ou seja, to conhecendo o carro !! queria dar uma aspirada de leve nele, ter um bom torque, ou seja da uma encrementada !!

o carb original do carro é o 2E alcool ??
o comando do GTS ja esta bom ??
trocar velas e cabos adianta ??
coletor 4 em 1 vo colocar mes q vem !!

huahaha, li tanta coisa q to meio perdido heheh !@@@

Abração galera

Boa noite a todos

Leonardo Borges
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Renato3377 escreveu:
Felipe Voya escreveu:Renato,

Estou precisando de sua opnião...
Estou para comprar o comando Sam Cams

276° de permanência 109° de lobe e 11,2mm de levantamento, código: 0,31

Pelo que tive acompanhado sua experiência com os comandos, tive percebendo que vc prefere os que tem um lobe > 110° para ter uma lenta mais limpa e uma curva de torque mais distribuida, dentro de toda faixa de rotação.

E é o que estou pensando também.... Renato estou pensando em mudar o lobe deste comando para 110° ou 111°. O que vc acha? Mantenho os 109° ou qual destes vc me sugere? E no caso fazendo isto, mantenho um levantamento das válvulas de 11,2mm ou coloco um pouco maior?

É porque aqui na minha região acabo tendo que subir ladeiras e estou preocupado de ficar sem torque em baixa. A oficina do meu mecânico fica numa ladeirinha boa... risos

A minha configuração que vai trabalhar com este comando, para vc ter uma idéia melhor, vai ser esta abaixo:

Virabrequim 86,4mm (1.8 )
Pistão GM 84,8mm
Taxa em torno de 13,8:1 a 14:1
Cabeçote 2.0 (Válvulas 40A/33E)
Carburador Mini-progressivo 21-24 (venturis) (Vou trocar mais tarde por um 3E de Opala 25-29)
Coletor de escape original, mas o restante do escape esta somente com 2 abafadores. (Vou colocar depois o 4x1, e tubos de 2" e 2 abafadores)
Bobina MI 105

Desculpe por te encher de perguntas, mas sabe com é né, quem faz engenharia é assim mesmo... Gosta de tudo nos míiiiiiiiiiiiinimos detalhes... risos

Abraços
Fala Felipe !!

Seu motor vai ficar praticamente 2.0 e com taxa alta, ou seja, torque abundante para qualquer ladeira.
Os comandos com lobes > 110 deixam a lenta mais lisa, com melhor distribuição do torque mas dão menos potência e giros do que os com lobes < 110. Por exemplo, o 276 com lobe 109 e levante 11,2 dá praticamente a mesma potência em cv de um 284 com lobe 111 e levante 11. Mas o 276 gira um pouco mais (uns 500 a 1000 rpm a mais), se for do interesse do resto do seu conjunto de preparação. Pra ter uma idéia, no meu motor, o 284 deu pico de potência a 5600 rpm ...
Nosso amigo cavanhasm tem um conjunto de motor muito bom, que ficou completo com a troca do 049G pelo 276. O dele é 1.8 com cabeçote e 2E.
Eu já usei o 280 da samcams (o André de Belém vai usá-lo inicialmente) no meu motor com a 3E antes da Weber 40. Ficou muito bom, sem perda significativa de torque e girando bem.
Mas, lembrando bem, a configuração do seu motor é de girador pela relação do pistão com biela. Após colocar o 3E de Opala e coletor 4x1, vai ficar melhor se usar pelo menos um 288, mesmo se perder um pouco de torque. Com isso, a eficiência volumétrica dos componentes vão casar em giros mais altos, vindo uma potência legal ... rsrs! Quando a gente fala de redução de torque com o 288 em conjunto fechado, com cabeçote e aumento de cilindrada, a perda de torque não é muuuito significativa, pois vai ficar próxima a de um GTS original, que sobe bem qualquer ladeira! Mas, o 288 deixa a lenta irregular ... Alguém já viu aí como adaptar comando variável VTEC do Honda no Gol quadrado ?!?!?!? RISOS !!

Resumindo tudo pra não ficar confuso:
- O 276 é uma ótima opção para várias preparações leves a moderadas. Vale a pena usá-lo.
- Com a chegada do 3E e do coletor 4x1, monte tudo junto com um 288 se puder testar tb. Vai girar pacas! Mas aí tb é importante o trabalho do câmbio.

Abraço !!
Renato é tudo que eu queria ouvir de você!!! Muito obrigado pela consultoria. muitos risos

Pode ficar tranquilo que entendi tudo o que vc falou...

E já fechei a compra com a Cida do comando 276°

Em relação a faixa de rotação estou pensando no máximo a 6500rpm pelo fato da resistência do material de pistões e pinos originais trabalharem no máximo a 20m/s acima disto ja começa a ocorrer deformações.

De cabeça o limite (+ ou -) dos AP's originais, valores diretamente relacionados ao curso do vira e comprimento de biela (R/L) Em casa eu tenho os valores mais exatos.

7700rpm 1.6
6900rpm 1.8
6400rpm 2.0

Por isso que nos 1.8 por ser 6900rpm o limite que o fundo de escala do conta-giros que vem nos GTS são de 7000rpm. O problema que usaram o mesmo fundo de escala para os GTI. Mas tanto em um e quanto no outro colocaram o início da faixa vermelha em 6250rpm para o caboclo segurar o pé... risos

Em relação ao VTEC... Se o cabeçote AP trabalhasse com o comando batendo em balancim e não diretamente sobre os tuchos, acho que daria para tentar projetar algo parecido com acionamento eletro-hidráulico jogando o balancim para um lado ou para outro.
Eu não me lembro bem do cabeçote 16V dos 2.0 não sei se tem balancins...

Veja este video deste Acura (Honda) motor VTEC, pelo ronco do motor percebesse exatamente a hora que a ECU aciona o VTEC passando 8V para 16V.

http://www.youtube.com/watch?v=GfToIocVpyQ

Na verdade as outras válvulas até trabalham durante o ciclo 8V mas com um lift de acionamento muito pequeno (ficando praticamente fechadas), somente para não ter acúmulo de combustível por detrás destas válvulas.


Renato muito obrigado mesmo!!! Nada melhor que você para falar pela experiência que tem. Teoria não vale de nada sem a prática!

Ahhh e falei por email com a Cida que foi sua indicação aqui no fórum... Você podia propor lá que a cada 10 indicações finalizadas em compras, vc ganha um vale-brinde um comando a sua escolha... Muitos risos Acho muito difícil.... Mas vai saber senão cola!? risos

O comando deve estar chegando até sexta...

Vlw Renato

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Valeu Felipe e Difersilva...

Vcs ajudaram muito !!!

Vou tentar observar por cima e ver se consigo identificar a marcação do meu cambio, ok ... Caso não consiga parto para a estrada ....risos ...

Bom galera...
Ontem coloquei velas mais frias, o carro ficou outro, sem falhas e sem grilagem. Acho que estava usando velas erradas, pois uma delas parace estar encostando na cabeça do pistão bem de leve, com o rebaixamento do cabeçote, pois por 2 vezes retirei as velas, por conta das falhas e o 3º cilindro sempre apresentava a vela sem folga. Quando pus a do Celta flex ( Sei que o ideal seria a de grau 7 ) percebi que a altura de rosca é um pouco menor e por isso não bate.

Bom vou ver a numeração da vela e posta aqui, quando comprei ele pedi a original de gol 88 a alcool 1.6, talvez o carrinha tenha se enganado.

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:Valeu Felipe e Difersilva...

Vcs ajudaram muito !!!

Vou tentar observar por cima e ver se consigo identificar a marcação do meu cambio, ok ... Caso não consiga parto para a estrada ....risos ...

Bom galera...
Ontem coloquei velas mais frias, o carro ficou outro, sem falhas e sem grilagem. Acho que estava usando velas erradas, pois uma delas parace estar encostando na cabeça do pistão bem de leve, com o rebaixamento do cabeçote, pois por 2 vezes retirei as velas, por conta das falhas e o 3º cilindro sempre apresentava a vela sem folga. Quando pus a do Celta flex ( Sei que o ideal seria a de grau 7 ) percebi que a altura de rosca é um pouco menor e por isso não bate.

Bom vou ver a numeração da vela e posta aqui, quando comprei ele pedi a original de gol 88 a alcool 1.6, talvez o carrinha tenha se enganado.

Um abração
André eu não esqueci de vc não, hein!!!

Ontem cheguei tarde pacas em casa e cai direto na cama, tava muito cansado...

Hoje estou chegando mais cedo e vou fazer a tabela pra vc.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Renato3377

Valeu renato.. tbm axo ke os pneus com 10 libras nos 4 influenciaram mto mesmo rsrsrsrs.. pq senti mta diferença..

agora quanto aos cuidados.. sao os maximos rsrsrs.
soh de fim de semana mesmo rs e na rodovia.. !!!
Abraço !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Fala André....

Ta ai a tabela do câmbio PS com os seus pneus 195/55/R15

****Câmbio PS*****

Vel Máx de cada marcha 7000rpm (195/55/R15)


1ª 55,41km/h
2ª 106,80km/h
3ª 169,18km/h
4ª 230,34km/h
5ª 281,15km/h
ré 60,31km/h

De 2ª a 100km/h ---> 6554,08rpm


45km/h 4ª ---> 1367,57rpm
80km/h 4ª ---> 2431,23rpm
90km/h 4ª ---> 2735,14rpm
100km/h 4ª ---> 3039,04rpm
110km/h 4ª ---> 3342,95rpm
120km/h 4ª ---> 3646,85rpm
160km/h 4ª ---> 4862,47rpm
180km/h 4ª ---> 5470,28rpm

65km/h 5ª ---> 1618,38rpm
80km/h 5ª ---> 1991,85rpm
90km/h 5ª ---> 2240,84rpm
100km/h 5ª ---> 2489,82rpm
110km/h 5ª ---> 2738,80rpm
120km/h 5ª ---> 2987,78rpm
160km/h 5ª ---> 3983,71rpm
180km/h 5ª ---> 4481,67rpm

Repare que deixei destacado... Tu faz de 0 a 100 com o PS somente de 1ª e 2ª, numa arrancada tu deixa nego comendo poeira tranquilinho.... risos

Não esquecendo o erro gerado de 3,53% a menos marcado no velocimetro.

Pesquisando vi que este erro gerado no velocimetro dos males é o menor, o principal problema esta nos freios... Porque com um conjunto roda+pneu com o diâmetro externo maior que 2%, torna o sistema de freios mais ineficiente. Pedindo um aumento do diâmetro do disco e área das pastilhas. Porque momento do "braço de alavanca" que a pista agora faz sobre o conjunto roda+pneu (raio maior) são maiores que as especificações do carro. Portanto vc tem que fazer mais força no pedal ao freiar o carro para ter a mesma eficiência. Dependendo da desaceleração que vc quiser talvez o sistema de freio não consiga parar o carro a tempo...

Eu sei que vc já pensou nisto e colocou um sistema da powerbrakes.

Só relembrando e fazendo os cálculos exatos...

RPM máxima que cada motor AP teoricamente aguenta até o limite de deformação dos materiais. O ideal é que se trabalhe com valores de 300RPM a 400RPM a menos que estes para se ter uma margem de segurança.

AP 1.6 7752 RPM
AP 1.8 6944 RPM
AP 2.0 6466 RPM

Se usar peças forjadas, falando do conjunto (bielas, pistões e pinos), os valores são maiores...
Vai dar para subir a ladeira do Largo da Batalha dando coro em muita gente grande...risos...
Ali é uma comédia só... Como a ladeira é grande pacas, tu vê um monte de carro 1.0 em fila indiana na direita... O meu ali sobre tranquilo, mas em dias quentes tem vezes que dá uma grilada subindo de 4ª...


Vlw abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala galera !!

NOVIDADES !!

Acabei de chegar da oficina. Fui trocar o comando 284 / 111 / 11 pelo comando 290 / 112 / 11,9. Ambos da samcams. Má notícia e boa notícia ...

Má notícia: Na tabela da samcams existem os comandos em que não são necessárias adaptações extras no cabeçote, como o 276, o 284 e vários outros. O 290 que eu encomendei não estava nessa tabela. Ele tem o centro do came mais fino, pedindo pastilhas bem mais grossas para a regulagem da folga ... Eu achava que a adaptação extra era a região do tucho raspada para que o came com maior levante pudesse passar sem raspar ... Resultado, não instalei o 290 da samcams ...

PORÉM !! Agora vem a boa notícia, inconformado de não sair da oficina sem uma novidade no motor, pedi pro Josiel colocar um comando brabo provisório qualquer até eu encomendar as pastilhas (ou tuchos) novos da samcams.
Ele me ofereceu um ISKY importado, usado por menos de um ano por um cliente que trocou mão de obra por ele. Como eu já disse que queria lenta lisa e torque em baixa rotação, ele não tinha nem me oferecido antes ...
O dono anterior usava ele com um 3E e a lenta embaralhava um pouco até 1500 rpm. Trata-se de um 290 tambem, mas com 12 mm de levante e 108 de lobe.
Mesmo eu achando, na teoria, que a lenta ficaria um pouco irregular, pedi pra ele colocar o ISKY, visto que já estava tudo aberto e iria colocar meu comando 284 de volta ...
O Josiel disse que tinha tudo pra ficar liso no meu carro, devido ao motor grande (2.1) e Weber 40. O Zé Arruela tinha razão ... depois de tudo montado, ao ligar o carro, minha surpresa ... lenta tão lisa quanto antes ...
Ajustado o ponto, 15 inicial e 21 final, sem avanço, ele aumentou um pouco a giclagem (uns 5 pontos) e manteve a regulagem da polia mais adiantada, devido a minha preferência por torque e principalmente, segundo ele, pra limitar um pouco o giro do motor. Ele disse que com esse comando na posição fixa a pouco atrasado, vai fácil a 7000 rpm, porém já começa a pedir bielinhas ... rsrs! Fala Felipe !! Olha a velocidade do pistão aí !!! Além disso, ele disse que já está no limite para a troca da bomba mecânica para a bomba elétrica.
Enfim, o teste ... Nítida e bem satisfatória a melhora na faixa de giros de 4000 a 6500 (onde troco de marcha), sentindo até uma pressão maior no banco do carro, com discreta perda de torque na faixa de 1500 a 3000 rpm.
É o que na teoria os comandos mais altos e com lobes menores fazem, mas sem exageros. Vejam que quando eu disse uma discreta perda de torque, me refiro a uma diminuição de no máximo 10% se estivesse no dino, o que seria de 25 kgfm para 23 ... o que ainda é bem alto. A nossa estimativa é de aproximadamente + 10 a 15 cv com esse 290 e 108 de lobe, em relação ao 284 com lobe de 111. Devo estar com uns 175 a 180 cv ...
Uma conclusão que sempre tiro nessas observações práticas é sobre o conjunto nas preparações aspiradas. Comandos altos realmente pedem cabeçote bem feito e carburação maior para que tudo case e tenha ganhos de torque e potência sem irregularidades de lenta ou consumo exagerado. Comandos altos, > 280, com 2E e 3E acabam necessitando de giclagem mais arrombada sem fluxo (cfm) adequado pelo carburador às necessidades de aspiração do motor.
Outra coisa importantíssima é o acerto da carburação. Tenho que tirar o chapéu pro meu preparador ... Até falei pra ele quando liguei o carro se ele não estava precisando de óculos e colocou um ZBA original ao invés do ISKY 290 ... rsrs!!
Conclusão: Ao chegar do teste, já falei pro Josiel na linguagem da bandidagem do RJ: " PERDEU !! PERDEU !! O COMANDO É MEEUUU !! " rsrsrs !! Acho que ele já tinha certeza que eu iria ficar com o comando ISKY e já propôs a troca amigável pelo meu comando 290 da samcams ... Mas ele me recomendou colocar uma bomba elétrica GM álcool e continuar com a polia um pouco adiantada, limitando um pouco os giros, a não ser que queira colocar bielas de alumínio ... VAMOS PARAR POR AQUI FEBRE EQUÍNA !!
Amanhã estou providenciando a bomba, dosador, mangueiras ... rsrsrsrs !!!!

Caramba, agora que eu vi, escrevi muito ... parece blog ! rsrs !

Abraço galera desculpe o exagero do texto ! Foi empolgação !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Renato3377

Que interessante história. Nada como ter uma oficina de renome para se consseguir um carro bem acertado. Acredito que a maioria das pessoas que busca a preparação barata, não liga para acerto que envolve diretamente no desempenho.
Me diz uma coisa: O Avanço foi desligado para não ocorrer o risco de grilar? Ou somente para não sair da faixa de ponto que é ideal para esse determinado comando?

-----------------

Como havia dito antes, iria trocar bobina pela do Mi, pois eu tava com algumas falhas, carro morrendo entre outras desiguarias.
Peguei e tentei fazer algo no bura. Coloquei nas especificações de um especialista daki. Essas especificações não estava nada igual a qualquer manual que possa existir, e acredite se quiser, apenas com a simples giclagem orientada e regulagem que eu mesmo fiz obtive resultado satisfatorio como: Carro nao morre mais, Não tem + cheiro de alcool, Fechou o buraco do 2°estágio, não engasga na acelerada rápida como vinha ocorrendo, e dá uma enchida gostosa em baixa rotação, pelo uso do 049G com 2E. Sem contar o barulho do 2E chupando ar.

Abraços
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Falei errado, o que comando que uso é o 049H, com o 2E.

Renato,

me fale mais uma coisa:
Nas acelerações rapidas, como o 0 a 100, pelo que vi a relação peso x potência ganha destaque. Voce se referia a retirada de peso do carro para consseguir uma melhor relação.
Essa sua estimativa de se retirar 50Kg é o mesmo que aumentar 5cv, é correta? Ou foi como criterio comparativo?

Abraços
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

difersilva escreveu:Renato3377

Que interessante história. Nada como ter uma oficina de renome para se consseguir um carro bem acertado. Acredito que a maioria das pessoas que busca a preparação barata, não liga para acerto que envolve diretamente no desempenho.
Me diz uma coisa: O Avanço foi desligado para não ocorrer o risco de grilar? Ou somente para não sair da faixa de ponto que é ideal para esse determinado comando?

-----------------

Como havia dito antes, iria trocar bobina pela do Mi, pois eu tava com algumas falhas, carro morrendo entre outras desiguarias.
Peguei e tentei fazer algo no bura. Coloquei nas especificações de um especialista daki. Essas especificações não estava nada igual a qualquer manual que possa existir, e acredite se quiser, apenas com a simples giclagem orientada e regulagem que eu mesmo fiz obtive resultado satisfatorio como: Carro nao morre mais, Não tem + cheiro de alcool, Fechou o buraco do 2°estágio, não engasga na acelerada rápida como vinha ocorrendo, e dá uma enchida gostosa em baixa rotação, pelo uso do 049G com 2E. Sem contar o barulho do 2E chupando ar.

Abraços
Fala Difersilva !!

Meu distribuidor não usa avanço à vácuo. A regulagem e o uso diário esta em 15 iniciais e 21 finais, acho que devido mais à taxa alta ...

Cara, como eu disse no meu longo texto, a regulagem criteriosa por quem entende, pesquisa e tem experiência é crucial em qualquer preparação. Muitos carros com comandos nem tão altos ficam com lenta irregular e consumo exagerado por acerto inadequado do carburador. Com isso detonam a preparação aspirada ...
Parabéns pelo acerto! Aliás, mesmo tendo acertado bem o carburador, acho que ainda teria um benefício extra, mesmo que pequeno, com a bobina MI. Aspirado é assim, um pouco aqui, outro ali ... rsrs!

Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renatão ...

Parabens pela "SORTE" ...risos. As vezes quado programamos tudo certinho nem sempre acertamos ( Quantas vezes situações inesperadas nos levam prazeres indescritíveis ). Bom que podemos compratilhar experiencias e encurtar caminhos

Hoje tb tive uma boa noticia: O meu cambio é PX ( Agradecimento incondicional ao Felipe e Difersilva ), ou seja, 1º,2º e 3º do PV ai já arrumei a 4º do PV tb e vou manter a 5º do PX que é um pouquinho mais longa do que o PV ( 0,80 PX contra 0,83 PV ), assim teremos uma 5º um poquinho mais confortável. Tb estou estudando uma redução no diferencial atravez do gol 1.0, pois o carinha vai fazer estas alteraões por modicos 150 reais, ai nem tive o que pensar !!!!!@#$%¨&*() ( Renato - não esqueci a troca das emgrenagens do 1.0 16V - Esta foi uma questão de oportunidade, quando o upgrade final vier talvez essa relação fique muito curta ).

Hoje tb pus a suspensão esportiva: A minha impressão é que a trazeira ficou baixa, pois a dianteira ficou simétria, 2 dedinhos, mas a trazeira 1 dedo. Não sei se coloco um calço ou devolvo a suspensão !!!
Tirando este detalhe, o carro esta muito confortável, sem quicar, e com uma puta estabilidade, sem falar que esta levantando bem pouco a frente.

Outra, coloquei o ponto em 15º, porem não tinha esticado o que podia, ai no WOT bateu pino, conclusão, vou por 12º e testar para ver como fica.

Bom galera um abração

PS: Tive pensando sobre a minha taxa: Bom ... vi o comentário do pessoal sobre a espessura da junta original, se for confirmada que ela tem 2,9 mm com redução de 25% caindo para 2,10 mm, minha taxa foipara a casa do chapéu, pois estou usando a junta de aço de 1,5 mm. Conclusão além de taxar 0,8 mm no cabeçote taxei + 0,6 mm pela junta, que fazendo as contas a taxa deve ter ido para mais de 14,8:1.

Pergunto: Da para rodar nessa taxa ???
Acho qiue é por isso que com 15º o carro ta batendo pino, o que vcs acham ???
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

difersilva escreveu:Falei errado, o que comando que uso é o 049H, com o 2E.

Renato,

me fale mais uma coisa:
Nas acelerações rapidas, como o 0 a 100, pelo que vi a relação peso x potência ganha destaque. Voce se referia a retirada de peso do carro para consseguir uma melhor relação.
Essa sua estimativa de se retirar 50Kg é o mesmo que aumentar 5cv, é correta? Ou foi como criterio comparativo?

Abraços
Essa estimativa na relação peso/potência é bem real e observada na prática. Claro que sem muito valores absolutos com - 50kg = + 5cv. Muitos preparadores, montadoras, revistas automotivas usam essa relação para comparar o desempenho dos carros.

Meu carro, com motor aliviado, sem bancos traseiros, bancos dianteiros tipo concha, mais leves, sem ar, direção hid. ou som, sem tapetes de borracha (são bem pesados) às vezes (fins-de-semana) sem estepe, macaco, etc, chega fácil aos 850 kg. Com 180 cv atuais estimados, ainda vou passar no dino com o novo comando, minha relação peso/potência é de 4,8 a 5,0. Um carro de 1100 kg, como a maioria dos carros de série turbinados ou com kit turbo têm que ter pelo menos 230 cv para andar junto na arrancada ... Isso é bem observado na prática.

Faça um teste de dieta no seu carro, veja como fica um pouco mais esperto ...

Por falar em relação peso/potência, uma comparação bem próxima do real que um cabeçote rebaixado em 0,8 a 1,0 mm faz é como se tivesse tirado uma pessoa de uns 80 kg do carro. Faça um teste de aceleração e retomada com um amigo de peso aproximado e veja a diferença ... não é muuuita, mas é perceptível.

Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

André Pinheiro

O bilulpg foi numa oficina e pediu junta original, pediu para medir e obteve 2,9mm.
Meu tio me trouxe uma junta de um passat pois eu pedi pa ele me falar a media, ai ele ja trouxe ate a junta.
Ela tem 1,6mm. Nao sei se é original, ou a de 2,9 que é original.

Nao tive tempo de ir na autorizada.
Se tiver como vc ver isso, seria bem interessante, se consseguir me passa a espessura.

Que bom que seu cambio é o PX.
Eu particularmente nao mexeria nele, pois já é bem fechado. Andar com um PV as vezes incomoda.
O cambio bom tem que ser igual ao do renato: Fechado e Longo.
Se voce colocar esse diferencial do gol 1.0, junto com esse PX e engrenagens 4ª do PV, seu cambio vai ficar tao curto, que vc será capaz de sair de 2ªmarcha.
A 5ª marcha do PV tem 0,80 contra 0,73 do PX.
Na 4ª eh de 0,97 para 0,91.
Se fosse meu, eu nao mexeria já nesta relaçao.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”