[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Valeu Felipe pelas informações, serão muito úteis para a avaliação do meu cambio, pois assim saberei se é ou não PX, ok ...
Então quando for marcar o meu 0 a 100 devo fazer no meu carro de 0 a 96,5, pois na realidade estarei fazendo um 0 a 100, certo ???

Só para tirar uma dúvida: o 175/70R3 é o padrão dos golzinhos quadrados ??? O meu bola quando veio foi com o 165/70R13 ai teríamos uma redução de aproximadamente 5,5% ao inves dos 3,53%...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala Felipe ...

Cara confundi as bolas !!! Essa taxa de 10,5:1 é do meu gol bola 1.0 gasosa que eu tb estou mexendo (turbinho - anda muito bem para um 1.0).
Então pode ser isso que ta fazendo o carro bater pino, pois estou com velas grau 6 e com taxa alta 13,8:1 como vc calculou, ai to rodando com o ponto muito atrazado para não grilar. Vou por velas mais frias e vamos ver como vai ficar, ok ... Depois posto os comentários !!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:Valeu Felipe pelas informações, serão muito úteis para a avaliação do meu cambio, pois assim saberei se é ou não PX, ok ...
Então quando for marcar o meu 0 a 100 devo fazer no meu carro de 0 a 96,5, pois na realidade estarei fazendo um 0 a 100, certo ???

Só para tirar uma dúvida: o 175/70R3 é o padrão dos golzinhos quadrados ??? O meu bola quando veio foi com o 165/70R13 ai teríamos uma redução de aproximadamente 5,5% ao inves dos 3,53%...

Um abração
Em relação a marcação no velocímetro é próximo disto mesmo (96,5km/h) ou 95km/h para ficar mais fácil de ver no velocímetro, que estaria na velocidade de 100km/h... Tudo isto é uma aproximação, pq nossos painéis são analógicos (ponteiro) e não tem muita precisão.

175/70/R13 é o padrão dos quadrados 1.6 e 1.8

145/80/R13 me lembro vagamente mas acho que é o padrão do quadrado 1.0 CHT. Famoso pneu linguicinha.

Se o padrão do seu 1.0 bola for 165/70/R13 e colocando o 195/55/R15 vai gerar um erro de 6,11%

O ideal é que o erro na troca de uma medida de pneu por outra não ultrapasse 2% que não vai ser facilmente percebida na marcação do velocímetro.

No GTS e no GTI quadrados eram usados 185/60/R14 que em relação ao 175/70/R13 só geravam 0,42%

o 195/50/R15 só gera 0,14% o mais próximo da medida original.

Tanto o 185/60/R14 quanto o 195/50/R15 "não geram erros" que seja percebidos no velocimetro e marcação do odômetro.

O ruim tb de medidas diferentes que irá gerar erros no odômetro do carro... Se vc rodou 1000km o odômetro só marcará 964,7km rodados (comparando 175/70/R13 com o 195/55/R15) o lado bom é quando for vender o carro... risos
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Valeu felipe pela ajuda ....

Pesquisando por ai, li que se reduzirmos a calibragem das velas e 0,1 mm equivale a 1º de atrazo do ponto de ignição, evitando assim a pre-ignição.

Alguem sabe sobre isto ???
O melhor é mesmo por velas mais frias ???
Ha alguem que tem cabeçote taxado que possa me dizer que velas e que ponto estão usando ???
Qual o 0 a 100 estimado para uma carro com a minha configuração ??? ( preciso de parametro !!! )

Um abração
Imagem
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:Valeu felipe pela ajuda ....

Pesquisando por ai, li que se reduzirmos a calibragem das velas e 0,1 mm equivale a 1º de atrazo do ponto de ignição, evitando assim a pre-ignição.

Alguem sabe sobre isto ???
O melhor é mesmo por velas mais frias ???
Ha alguem que tem cabeçote taxado que possa me dizer que velas e que ponto estão usando ???
Qual o 0 a 100 estimado para uma carro com a minha configuração ??? ( preciso de parametro !!! )

Um abração
Fala André !!

Sua taxa já pede vela fria. Veja na lista do post do Felipe a melhor de grau 7, por enquanto. Depois , com o 2.0 e demais novidades, opte pelas de grau 8. Uma vela muito boa tb, principalmente se estiver usando MSD ou demais módulos e bobinas mais violentas, é a vela NGK EGV, com eletrodo mais fino. É claro que ainda existem as Iridium, mas com custo 2X mais alto que as EGV e 4X maior que as originais.

Minha taxa é de 14 a 14,5 e uso vela de 8 graus, do Celta Flex.

Com relação a regulagem da folga da vela influenciar no ponto, não tenho conhecimento sobre isso. Eu sei que se a bobina e ignição fornecerem uma centelha mais violenta, maior que a original, pode-se trabalhar com folga maior (uso 0,85 mm) com benefício na queima. Eu achei minha folga ideal andando com o carro e testando as folgas de 0,6 até 1,0 mm. Com 1,0 mm falhava, e fui reduzindo até 0,9, onde parou de falhar, reduzindo depois para 0,85 como margem de segurança. Uso essa folga a meses, sem problemas (com MSD).

Seu motor álcool original tem uns 90 cv. Com taxa + 3E + 49g + coletor 4x1, deve beirar uns 110 a 115 cv. Potência semelhante ao GTI. Como seu carro é mais leve e o GTI faz 0 a 100 em 10s (pelo manual, se não me engano), o seu deve fazer em 9 a 10s, dependendo da regulagem e tocada. Para fazer seu 0 a 100 próximo do real, é só levar o velocímetro aos 100km/h mesmo, pois os pneus 195/55 15 "corrigem" a marcação a mais que os originais com demais pneus apresentam (marcam 100 qdo estão a 95 - 97 km/h). Se estivesse com 175/70, 185/60 ou 195/50, teria que acelerar até 105 km/h para tentar algo mais próximo do 0 a 100 real.

Fim-de-semana proveitoso, não ?!?! RSRS. Aliás, meu comando chegou no sábado, devo instalar até 4a feira. Depois passo como ficou, com novo vídeo.
Comando atual (samcams cód. 0,410):
284 de duração, com 111 de lobe e 11 mm de levante.
Comando a instalar (samcams cód. 0,33 T):
290 de duração, com 112 de lobe e 11,9 mm de levante

Aumentando a duração ganha-se potência a um giro maior. Com maior levante procuro aumentar o torque e potência. O lobe center maior favorece uma curva de torque mais plana, com menos irregularidade de lenta, vide meu gráfico no dino em que a curva de torque ficou bem distribuída com lobe de 111, às custas de menor potência que poderia vir com lobe < 110. Esse comando é usado mais em carros turbinados, mas como meu motor é grande (2.1) e com Weber 40, pode ser um casamento legal. Vou tentar, tem tudo pra ficar bom.

Lá tb tem um comando semelhante, com 290 de duração e 11,9 mm de duração tb, mas com lobe center de 109, o que até daria um pouco mais de potência e um pouco mais de giro, mas com menos torque e lenta um pouco irregular.

Assim que montá-lo passo a impressão e faço um video.

Abraço galera !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Luke Skywalker
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Luke Skywalker »

Parabéns a todos pelo excelente tópico.

Sou novo no forum e ainda estou perdido com tanta informação.

Tenho meu gol GL 1.8 alcool 89/90 e fiquei interssado em dar uma temperada nele.

O Câmbio é original, muito longo, com dois buracos entre a 2ª para 3ª, e 3ª para 4ª, o giro cai muito e demora a voltar à faixa ideal.

Carburador: TLDZ

Pergunto, seria interessante trocar o comando por qual, com qual carburador, e o que mais trocar? Coletor? Bobina MI?

Estou meio perdido.
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por difersilva »

Boa pessoal

Estive conversando com o amigo sobre a Taxa de compressão que utiliza atualmente, estive conversando com o amigo Bilulpg e estavamos discutindo a possibilidade de fazermos um taxamento do carro pela simples troca da junta.
Andei procurando pela net e fomos até uma auto peças para pegarmos a medida da junta original.
Pelo que o bilulpg encontrou, a junta original possui expessura de 2,9mm.
Meu tio me trouxe uma junta de um Passat que ele havia trocado naquele dia, e para minha surpressa a junta mediu 1,5mm
Alguem tém o conhecimento sobre medida da junta original antesde papel? Hoje originalmente não existe mais a junta de papel. Na autorizada aqui da city só tem a junta de aço.
Aproveitei e anotei também dados sobre a retração da junta, que na antiga de papel era exatos 75% enquanto na de aço temos 95%.
Como é possivel ver a junta de papel e a de aço nao podem ter a mesma media pois isso influenciaria em um destaxamento ao trocar a junta por uma de aço.

Continuando com a história de taxar nosso motor pelo cabeçote segue o seguinte: Como a câmara de combustão não é um circulo perfeito como o cilindro que abriga o pistão, o volume da câmara deve ser milimetrado para se ter exata certeza deste.
Conssiderando que a câmara não se deformou ao longo do tempo, um rebaixo de 0,8mm no cabeçote aumentaria a taxa em 1,3 pontos, levando-a a 13,6.
Pode não valer muito a pena para quem busca transformar a taxa de 8,5 para 12. A unica solução ainda em cogitação seria a junta original ter + que 2mm de expessura, ai sim é possivel taxar um carro mesmo com pistoes a gasolina em 12:1.

Por enquanto resta a duvida e fico satisfeito em receber a informação de qual a expessura original da junta.
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

difersilva escreveu:Boa pessoal

Estive conversando com o amigo sobre a Taxa de compressão que utiliza atualmente, estive conversando com o amigo Bilulpg e estavamos discutindo a possibilidade de fazermos um taxamento do carro pela simples troca da junta.
Andei procurando pela net e fomos até uma auto peças para pegarmos a medida da junta original.
Pelo que o bilulpg encontrou, a junta original possui expessura de 2,9mm.
Meu tio me trouxe uma junta de um Passat que ele havia trocado naquele dia, e para minha surpressa a junta mediu 1,5mm
Alguem tém o conhecimento sobre medida da junta original antesde papel? Hoje originalmente não existe mais a junta de papel. Na autorizada aqui da city só tem a junta de aço.
Aproveitei e anotei também dados sobre a retração da junta, que na antiga de papel era exatos 75% enquanto na de aço temos 95%.
Como é possivel ver a junta de papel e a de aço nao podem ter a mesma media pois isso influenciaria em um destaxamento ao trocar a junta por uma de aço.

Continuando com a história de taxar nosso motor pelo cabeçote segue o seguinte: Como a câmara de combustão não é um circulo perfeito como o cilindro que abriga o pistão, o volume da câmara deve ser milimetrado para se ter exata certeza deste.
Conssiderando que a câmara não se deformou ao longo do tempo, um rebaixo de 0,8mm no cabeçote aumentaria a taxa em 1,3 pontos, levando-a a 13,6.
Pode não valer muito a pena para quem busca transformar a taxa de 8,5 para 12. A unica solução ainda em cogitação seria a junta original ter + que 2mm de expessura, ai sim é possivel taxar um carro mesmo com pistoes a gasolina em 12:1.

Por enquanto resta a duvida e fico satisfeito em receber a informação de qual a expessura original da junta.
Boa Amigo Difersilva, procurei mais modelos de juntas e os mesmos tem a medida de 2,9 mm, e foram as respectivas marcas que já tinha comentado com vc, então vamos ver o que o pessoal vai dizer, tem um cara no forum que está querendo comprar o meu painel e ele quer me passar um jogo de pistões a alcool com anéis e pinos só que é de 1.8 e meu motor é 1.6, então para esses pistões terem utilidade para mim, teria que trocar as bielas pelas de 1.8 e o virabrequim tb? Essa informação confere ou eu tenho que substituir o virabrequim devido ao curso dos pistões 1.8 serem diferentes do 1.6 pela altura dos mesmos? Ainda prefiro fazer o esquema do taxamento do motor através da junta de aço, caso realmente o tamanho da junta de cabeçote original seja realmente de 2,9mm que eu medi aki numa loja de peças, se eu estiver errado me corrijam. Eu e o difersilva procuramos taxar nossos motores através de juntas mesmo, pois os nossos motores estão bons e no instante para nós, ñ compensa abrir o motor, pois é como o próprio tópico diz "C/B de preparações aspiradas", ou seja temos que encontrar o melhor C/B possível de acordo com a condição de nossos motores e somente em ultimo caso abrirmos ele. Aguardamos o parecer de alguem.

Grato e parabéns pelo melhor e mais disparado tópico do nosso forum. Valew pela iniciativa Renato.

Luciano
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Renato,

Estou precisando de sua opnião...
Estou para comprar o comando Sam Cams

276° de permanência 109° de lobe e 11,2mm de levantamento, código: 0,31

Pelo que tive acompanhado sua experiência com os comandos, tive percebendo que vc prefere os que tem um lobe > 110° para ter uma lenta mais limpa e uma curva de torque mais distribuida, dentro de toda faixa de rotação.

E é o que estou pensando também.... Renato estou pensando em mudar o lobe deste comando para 110° ou 111°. O que vc acha? Mantenho os 109° ou qual destes vc me sugere? E no caso fazendo isto, mantenho um levantamento das válvulas de 11,2mm ou coloco um pouco maior?

É porque aqui na minha região acabo tendo que subir ladeiras e estou preocupado de ficar sem torque em baixa. A oficina do meu mecânico fica numa ladeirinha boa... risos

A minha configuração que vai trabalhar com este comando, para vc ter uma idéia melhor, vai ser esta abaixo:

Virabrequim 86,4mm (1.8 )
Pistão GM 84,8mm
Taxa em torno de 13,8:1 a 14:1
Cabeçote 2.0 (Válvulas 40A/33E)
Carburador Mini-progressivo 21-24 (venturis) (Vou trocar mais tarde por um 3E de Opala 25-29)
Coletor de escape original, mas o restante do escape esta somente com 2 abafadores. (Vou colocar depois o 4x1, e tubos de 2" e 2 abafadores)
Bobina MI 105

Desculpe por te encher de perguntas, mas sabe com é né, quem faz engenharia é assim mesmo... Gosta de tudo nos míiiiiiiiiiiiinimos detalhes... risos

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por Guilherme Monteiro »

BOM GALERA..
MEU CARRO ESTA PRONTO COMO JA DISSE..
aTEH JA ATUALIZEI AS FOTOS..

e agora vai os relatos..
COMO EU DISSE.. MEU CARRO ESTAVA MEIO RUIM.. FALHAS ETC..
COLOQUEI VELAS NOVAS (RD) POIS A MINHA ESTAVA RUIM..
O PROBLEMA MELHOROU .. MAS O MEU CARRO NAO ESTAVA DO JEITO QUE ERA..
COLOQUEI NUM PEGA QUE TEVE FIM DE SEMANA RETRASADO..
FOMOS EM UNS 15 CARROS UMAS 20 MOTO MAIOR BAGUNÇA RSRSRS.. PRA RODOVIA..
E COLOQUEI COM O GTS QUE EU JA HAVIA DITO PRO RENATO...
E TODAS VEZES GANHEI PELO MENOS NOS 400 !!!
AI CHEGANDO NOS 600 METROS.. (ESTOU SEM FINAL POIS NEM MANDEI ARRUMAR ISSO AINDA.. DE FINAL A 180 ELE NAO DESENVOLVE E FICA DANDO FALTA ! ) MAS ISSO SOH DE FINAL NEH HUAHUAH BEM NO FINAL !
AI MORAL DA HISTORIA..
FOI EU E O FELIPEDC AKI DO FORUM..
COLOCAMOS..
O GTS TEM 288 3E DE 6CC ESSAS COISINHAS HAUAHUA..
JA O MEU TEM 49G 2E E JA LEVEI ELE AS DUAS VEZES QUE COLOCAMOS..
AI COLOQUEI COM O GTS.. ELE FOI SOZINHO E EU COM O FELIPE NO CARRO..
COLOCAMOS.. DE PRIMEIRA SAIMOS JUNTINHO JOGUEI SEGUNDA .. ELE DEU UM PULO , AI TERCEIRA.. ELE FICOU NA MINHA FRENTE UM CARRO OU MEIO CARRO.. SEI LA AHUAHAUA..
PQ PEGO SUBIDA TBM.. KKKKKKKKKKKKKKKKK
NAO FOI NO PLAINO..
AII.. BELEZA FIKEI MEIO ASSIM NEH.. MAS O CARRO DELE TAH ANDANDO BEM .. E O MEU TAVA MEIO RUIM..
BELEZA.. FICAMOS DE COLOCAR NOVAMENTE, MAS ATEH HOJE NAO COLOQUEI.. ESSA SEMANA PASSEI NO POSTO PRA CALIBRAR POIS NAO HAVIA CALIBRADO AINDA DES DE QUE FOI PRA FUNILARIA A 2 MESES KKKKK E ADIVINHEM ???
OS 4 PNEUS..
OS DIANTEIROS TAVA 10 LIBRAS, OS TRASEIROS TAVA 9 E UM TAVA 11 KKKKKKKKKKKKK

SERA KE FOI DEVIDO A ISSO E OO PESO QUE ESTAVA NO CARRO.. POIS ESTAVAMOS EM 2 ???
ISSO INFLUENCIO MTO NEH ?
POIS DPS QUE ENXI OS PNEUS.. O CARRO VOLTOU ANDAR NORMAL
RSRSRSRS
AGORA ME ANIMEI PRA COLOCAR OS 400 ,,...
O QUE AXAM ??

RENATO DA UMA LUZ AII... !!!
E ATUALIZEI O TOPICO LA, SE QUISER DAR UMA OLHADA..

ABRAÇO !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala Renato ...

Valeu pela dica, vou por velas mais frias e por o ponto original ( 15º ) e rodar pra ver se não vai grilar mais. Depois disso vou esticar e fazer um 0 a 100 e ter parametros de comparação, pois posso achar que o carro ta andando bem ilusóriamente, entende ???

Vou aguardar o seu comentário sobre o seu comando novo, se der certo talvez no meu motor tb fique bom, pois deve mudar muito em relação ao meu 280º/109/10,8, pois com lobe de 112 e 11,9 de levante deve fazer muita diferença no comportamento do meu carro.

Fala Felipe ...

Cara vou te explorar mais: Vc pode postar as relações de velocidades com o meu pneu 195/55R15 só que com o cambi PS ??? Pois como o meu medidor de RPM não é digital talvez na comparação isso me ajude muito, ok ...

Um abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala GALERA !!!!

ASSIM CHEGAREMOS FÁCIL EM 1000 POSTAGENS E 10.000 VISITAS !!!!!
Imagem
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

bilulpg

As bielas sao as mesmas para ambos os motores. O que muda é o curso do virabrequim que no seu caso, teria de comprar um outro.
Esta configuração pretendo fazer mais adiante com toda certesa.
Seria coloca vira pistao 1.8 Alcool com 049G. Estaria pronta um autentica Pampa 1.8S.

Se vc for mesmo se desfazer do painel, é um bom negocio. Esses pistoes estao novos? Pois meu tio assim me disse que pistoes que já foram utilizados, ele nunca voltaria em um outro carro. Me disse isso quando disse pa ele trocar os meus por uns de cabeça plana que fica num canto lah da oficina.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

André Pinheiro escreveu:
Fala Felipe ...

Cara vou te explorar mais: Vc pode postar as relações de velocidades com o meu pneu 195/55R15 só que com o cambi PS ??? Pois como o meu medidor de RPM não é digital talvez na comparação isso me ajude muito, ok ...

Um abração
Fala ae André

Pode ficar tranquilo que faço sim... Mas só vou poder fazer a noite pq tabela e o programa que uso para fazer os cálculos estão no micro de casa em casa. Aqui no trabalho não tenho.

Falow abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

difersilva escreveu:bilulpg

As bielas sao as mesmas para ambos os motores. O que muda é o curso do virabrequim que no seu caso, teria de comprar um outro.
Esta configuração pretendo fazer mais adiante com toda certesa.
Seria coloca vira pistao 1.8 Alcool com 049G. Estaria pronta um autentica Pampa 1.8S.

Se vc for mesmo se desfazer do painel, é um bom negocio. Esses pistoes estao novos? Pois meu tio assim me disse que pistoes que já foram utilizados, ele nunca voltaria em um outro carro. Me disse isso quando disse pa ele trocar os meus por uns de cabeça plana que fica num canto lah da oficina.
Difersilva

Então os pistões são mesmo do 1.8 e já foram usados por uns 8 meses, se teu tio disse q nunca voltaria pistões usados em motor então n é interessante adquirí-los né? Acho q vou deixar quieto esse esquema de pistões usados, então o cálculo q vc fez pipetando no cabeçote n chegou na taxa de 12,3:1..

Vamos ver se mais alguem comenta sobre isso.

Flw..
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Sem problemas Felipe ...

O meu painel novo, novo não usado revisado, com conta giros ta chegando esta semana, pois o carinha vai colocar hoje no SEDEX, ai sim vou poder medir direitinho a história do cambio.

Acho que se conseguir acertar o ponto próximo do original, ou até os 15º mesmo, com as velas mais frias ( Vou por a do Celta flex mesmo, pois já tenho ela para testar ) o carrinho vai melhorar muito... OBA !!!!!

Vai dar para subir a ladeira do Largo da Batalha dando coro em muita gente grande...risos...

Um abração
Imagem
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

bilulpg

Eu mesmo teno aqui no barracao de casa que meu tio usa como oficina nas horas vagas uns 3 jogos de pistoes 1.8 Alcool de cabeça plana.
Mas ele disse que não é para mim colocar eles no carro de forma alguma.
Pelo enssino da engenharia, todo material que sofre constante mudança de temperatura temsua tempera e forma alterada com o tempo.

È claro que por mais perfeito que os componentes de um motor possa ser fabricado, sendo ocorrem varianças nas medidas.
As peças de locomoção como o pistão e o virabrequim, eles se acentam de uma forma ao logo do uso. Como é possivel ver nos aneis que quando trocado é recomendado rodar belos 200Km sem ultrapassar 4000rpm, pois a vibração aumentaria muito podendo fazer este rodar.

Do mesmo modo, os pistoes sofrem variações de contato e atrito. E como nenhum bloco é identico ao outro, fica salvo que a area de desgaste do pistao que já foi usado, pode nao ser a mesma do seu bloco. Isso provocaria folga que é prejudicial ao motor.

Por tanto, conclui-se que reutilizar pistoes não é uma medida aceitável.
E sobre a junta, mesmo se for 2,9mm, a gente nao conssegue obter a taxa de 12:1. Dá para melhorar bem, mas nao tanto.
Agora se alguem tiver coragem de montar só com as 2 laminas externas, a história. A atual junta dos motores que equipam os gols 1.000 16v tem a junta do cabeçote composta apenas de 2 laminas muita finas de aço. algo em torno de 0,5mm.

Abraços.
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

difersilva escreveu:bilulpg

Eu mesmo teno aqui no barracao de casa que meu tio usa como oficina nas horas vagas uns 3 jogos de pistoes 1.8 Alcool de cabeça plana.
Mas ele disse que não é para mim colocar eles no carro de forma alguma.
Pelo enssino da engenharia, todo material que sofre constante mudança de temperatura temsua tempera e forma alterada com o tempo.

È claro que por mais perfeito que os componentes de um motor possa ser fabricado, sendo ocorrem varianças nas medidas.
As peças de locomoção como o pistão e o virabrequim, eles se acentam de uma forma ao logo do uso. Como é possivel ver nos aneis que quando trocado é recomendado rodar belos 200Km sem ultrapassar 4000rpm, pois a vibração aumentaria muito podendo fazer este rodar.

Do mesmo modo, os pistoes sofrem variações de contato e atrito. E como nenhum bloco é identico ao outro, fica salvo que a area de desgaste do pistao que já foi usado, pode nao ser a mesma do seu bloco. Isso provocaria folga que é prejudicial ao motor.

Por tanto, conclui-se que reutilizar pistoes não é uma medida aceitável.
E sobre a junta, mesmo se for 2,9mm, a gente nao conssegue obter a taxa de 12:1. Dá para melhorar bem, mas nao tanto.
Agora se alguem tiver coragem de montar só com as 2 laminas externas, a história. A atual junta dos motores que equipam os gols 1.000 16v tem a junta do cabeçote composta apenas de 2 laminas muita finas de aço. algo em torno de 0,5mm.

Abraços.
Nuss

0,5mm vc teria coragem de montar com essas juntas?...E para aguentar pressão hein..rs complicado, com a junta de 2,9 trocando pela junta de aço, qto de compressão conseguiríamos com nossos motores a gasosa? Valew.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

André Pinheiro

Só por curiosidade quanto aos teste para verificar qual sua relação de marchas, faça os teste em 3ª, pois é onde pode apresentar o menor erro devido ao maior espaço entre relações do PS e PX

Com 195/55 R15 ficaria assim em Km/h.

RPM----------Com PX---------Com PS
2.000RPM = 42,5-------------- 48,2
3.000RPM = 63,7-------------- 72,3
4.000RPM = 85,0-------------- 96,4
5.000RPM = 106,2------------- 120,5
6.000RPM = 127,4------------- 144,6

Pelos valore fica fácil comparar o cambio PX com o PS, mas + fácil que tudo isso, e dependo da posição de sua bateria, é olhar uns 10cm apos motor emendar no cambio. Ali esta marcado a Sigla do cambio.
Tente dar uma olhada. Temos ali onde mexe no ponto, fica + para tras, em cima do cambio. Perfeitamente timbrado.
Tenhos 2 cambios Aki no chão qlq coisa te passo uma foto para voce saber onde fica.

Abraços.
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

bilulpg

Se a junta original tiver 2,9mm, ela amassetada terá 2,175mm
A junta de aço de 0,9mm que é possivel encontrar, amassetada teria 0,855mm.
Portanto diminuiriamos 1,32mm em um diametro de 81mm, o que resultaria em subir a taxa de 8,5 para 9,6.
O calculo do rebaixamento do cabeçote, é um pouco mais chato de ser feito, e é uma função exponencial, ele não é linerar, o que implica que se certo tem tem taxa 13 e rebaixou 0,8mm atingindo 13,9, nosso motor que tem 8,5 de taxa não vai corresponder na mesma proporção, ou seja, nao aumenta 1,3 pontos.

Pelos calculos, acredito ser melhor trocar os pistoes e o vira, fazer o seu 1.8 que pode não melhorar muito final de reta, mas que vai dar uma boa pegada sim, pode ter certeza.

Abraços, + a noite volto.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”