[INFORMAÇÕES] TLDZ tutorial de limpeza Página 4 deste tópico
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~~
mais ai diego qual a gicle q vc ta usando
poq com o gicle origi num vira
poq com o gicle origi num vira
Re: manual do carburador e tabelas de regulagem
atualizando, levei em um mecânico que fica perto de casa que se diz especialista em carburadores, recomendado por um vizinho que tem uma parati.juniro escreveu:juniro escreveu:e ai pessoal blz!!!!
seguinte eu tenho uma goleta cl 1.6 1991 e meu carburador está sujo e com vazamento.
só que tem um problema eu não faço a menor ideia qual modelo é o carburador!!! na tampa dele tem uns números 2EA não sei se isso serve de identificação mas enfim o que eu preciso é da tabela de regulagem e do manual de como regular/desmontar etc.
se algué puder me mandar por email desde já fico muito grato!!!!!
mlb_junior@yahoo.com.br
Abraços a todos!!!!
ele tirou, limpou, trocou giclês e kit de reparo (com juntas, e algumas peças de reposição mas não foi muita coisa não a boia por exemplo não foi trocada). depois montou tudo de novo consertou uns vazamentos antigos e uns que apareceram, colocou no lugar regulou ponto de ignição, apertou válvulas, (aproveitei tbm e troquei a correia do alternador que estava "gritando") na hora ficou bom mas depois.
coisas que ficaram ruins depois:parece que está atropelando uma das válvulas (não sei se ele regulou certo, ficou parecendo uma carroça de tanto que balança na lenta, é só para quando acelera), o carro não pega mais de primeira (nem com o motor quente), e apareceu mais um vazamento também.
coisas que melhoraram depois: ficou um pouco mais econômico, e apesar de balançar na lenta o carro mesmo frio não morre mais (antes com o carro frio eu tinha que ficar acelerando para ele não morrer por um minuto mais ou menos).
agora ele está falando que a junta está queimando, por isso o motor treme tanto devido a uma folga na segunda válvula, e que isso também é o motivo de carro não pegar mais fácil como deveria.
não botei muita fé nisso e fui em um outro cara (que é bom pra caramba só mando arrumar o carro lá, porém ele não trabalha mais com carburador, só injeção) e ele me disse que a bóia está desrregulada e que isso afoga o carro essa é a razão pela qual o carro não pega mais de primeira. amanhã vou levar no cara que mexeu para ver se ele arruma isso.
gostaria de saber de alguém que tenha algum conhecimento melhor que o meu se isso é verdade, ou seja, a junta pode ter alguma coisa a ver com o meu problema ou é só regulagem mesmo. ficaria muito grato com alguma resposta.
bom peço desculpas pela carta mas é que estou muito p#&* da vida paguei 150 reais para ele fazer um serviço de mer#$ no meu carro mais as peças que ele trocou 35 reais total 185 reais para ficar com o carro ruim ainda.
a parte boa é que fuçando na net eu achei em um site do clube do santana uma tabela de regulagem de carburadores da VW, não está com todas as páginas mas creio que possui as mais importantes (pelo menos serviu para mim, eu fiquei igual a um louco procurando a calibração do BLFA 30-34 e não achava em lugar algum) vou postar o link aqui. eu li as regras e não achei nada que fale sobre isso então carburador brosol pdf
uma simple mangueira velha que estava apertada demais na entrada do filtro do combustivel me fez passar uma semana de dor de cabeça com os mesmos sintomas do seu carro, o mecanico orientou eu compra um canduite e antes de entra no tanque de combustivel e antes do filtro colocar a mangueira normal, evita sujeira e éisso ai, da para acreditar...a historia foi muito parecida com a minha, limpesa e piora na partida mesmo quente, as vezes parava e num pegava nem a pal, achave que era bóia ou afogado mas na verdade era a falta de combustivel!!!!
até mais
uma simple mangueira velha que estava apertada demais na entrada do filtro do combustivel me fez passar uma semana de dor de cabeça com os mesmos sintomas do seu carro, o mecanico orientou eu compra um canduite e antes de entra no tanque de combustivel e antes do filtro colocar a mangueira normal, evita sujeira e éisso ai, da para acreditar...a historia foi muito parecida com a minha, limpesa e piora na partida mesmo quente, as vezes parava e num pegava nem a pal, achave que era bóia ou afogado mas na verdade era a falta de combustivel!!!!
cara que conduite é esse??? é específico para carros ou é o que se usa para passar fio elétrico??aprado escreveu:uma simple mangueira velha que estava apertada demais na entrada do filtro do combustivel me fez passar uma semana de dor de cabeça com os mesmos sintomas do seu carro, o mecanico orientou eu compra um canduite e antes de entra no tanque de combustivel e antes do filtro colocar a mangueira normal, evita sujeira e éisso ai, da para acreditar...a historia foi muito parecida com a minha, limpesa e piora na partida mesmo quente, as vezes parava e num pegava nem a pal, achave que era bóia ou afogado mas na verdade era a falta de combustivel!!!!
onde vc comprou em loja de autopeças??
se vc por um acaso tiver uma foto do conduite ja ajuda.
Abraços
Encontra-se em casas de borracha onde eles têm a mangueira que já conhecemos e este tipo de conduite, que é mais fino e se encaixa na mangueira, eu comprei e num coloquei ainda, quando parar o carro vou trocar o bomda'd’agua, correia, cabos de vela e instalar este conduite, o vendedor ainda falou q muitas pessoas nem coloca abraçadeiras porque encaixa-se muito bem mas é bom colocá-las, penso que a pressão não é tão forte assim, mas guando for instalar ficara a critério do mecânico ou se sobra para mim eu vejo na hora...a foto manda onde aki nao entro...
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bah!! se não é pedir muito ao Pedro, gostaria que me enviasse esse tutorial tb!! desde já agradeço!!
marcelo82santos@hotmail.com
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- PedroRJ
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Enviei para todos que deixaram email.
Junior, próximo fds eu verifico tudo pra vc sobre o bura do seu gol e envio para o seu email. Estou um pouco sem tempo, mas fds eu vejo isso!
Valeu. :y:
Junior, próximo fds eu verifico tudo pra vc sobre o bura do seu gol e envio para o seu email. Estou um pouco sem tempo, mas fds eu vejo isso!
Valeu. :y:
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
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- Rafael Ramirez
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Fala amigo.PedroRJ escreveu:Enviei para todos que deixaram email.
Junior, próximo fds eu verifico tudo pra vc sobre o bura do seu gol e envio para o seu email. Estou um pouco sem tempo, mas fds eu vejo isso!
Valeu. :y:
Pô, se der, me manda tb esse tutorial e o q vc tiver de carburador TLDZ e TLDE.
meu e-mail é ramirez@ig.com.br
Brigadão cara.
Um abraço.
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
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companhero manda pra min tbm esse tutorial, golzera aq ta dando prego tbm... abraço leandro_roso@hotmail.com
- Luke Skywalker
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Sou novo no forum, parabéns a todos, e estou tendo um problema com meu Gol GL 1.8 Álcool 89/90 com TLDZ.
O Problema é que meu gol não está atingindo a rotação máxima do motor.
Não sei se é falta, pane eletrica ou o que?
Não possuo conta giros no painel, mas acredito que até os 5k vai bem e dai para cima não está passando.
A giglagem está 145 e 160.
Alguém saberia me dar alguma pista do que devo olhar/conferir?
O mecânico que mexe no carburador de meu gol é o mesmo a mais de 10 anos e o carburador está limpo, com kit de reparos original, cabos de velas, velas novos.
A 3ª que vai/ia até 130km/h não está passando de 110km/h e a quarta não está passando de 150km/h.
Ao atingir estas velocidades o motor começa a cortar antes de estourar o giro.
o que acham?
O Problema é que meu gol não está atingindo a rotação máxima do motor.
Não sei se é falta, pane eletrica ou o que?
Não possuo conta giros no painel, mas acredito que até os 5k vai bem e dai para cima não está passando.
A giglagem está 145 e 160.
Alguém saberia me dar alguma pista do que devo olhar/conferir?
O mecânico que mexe no carburador de meu gol é o mesmo a mais de 10 anos e o carburador está limpo, com kit de reparos original, cabos de velas, velas novos.
A 3ª que vai/ia até 130km/h não está passando de 110km/h e a quarta não está passando de 150km/h.
Ao atingir estas velocidades o motor começa a cortar antes de estourar o giro.
o que acham?
- PedroRJ
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Enviei para todos que deixaram email.
Juniro enviei pra vc sobre seu carburador, olha lá!
Luke Skywalker
Aqui está a tabela de calibragem do seu bura:
Calibre do pulverizador principal: 1º estágio 142 / 2º estágio 160
Calibre do ar pulverizador principal: 125/ 110
Tubo misturador: B3/ B3
Calibre da marcha-lenta: 52
Seu carburador aciona o 2º estágio por sistema de vácuo??? Se for, a cápsula de acionamento pode está furada, ai o carro não aciona o 2º estágio! Ou então ele pode está travado.
Ligue o carro, acelere ele um pouco pelo 1º estágio e com a outra mão acione o 2º estágio. O certo é o motor acelerar de uma maneira muito agressiva, agora se ele morrer, é muito capaz do gicle e o tubo misturador está obstruído. Ai retira o gicle do ar e o tubo misturador e faça uma limpeza!!!
Se quando vc testar isso, o motor acelerar de maneira agressiva, o 2º estágio está OK!
Para testar a cápsula de acionamento (disco voador): Antes de testar solte o pino que liga o disco voador ao eixo do 2º estágio. É só puxar para fora, q ele destrava!!!
Se vc tiver uma bomba de vácuo, ligue na mangueira e coloque uns 250 e se não tiver q é igual meu caso, coloque a mangueira na boca e sugue o ar, se o disco voador começar a puxar o pino para cima, ela está ok! Agora se ficar parado e vc vê que não faz pressão nenhuma quando vc sugar o ar, ela está furada!!!
Ai com isso, seu carro não aciona o 2º estágio, e o carro anda pouco mesmo!!!
Testa essas coisas e me fala!
Valeu.
Juniro enviei pra vc sobre seu carburador, olha lá!
Luke Skywalker
Aqui está a tabela de calibragem do seu bura:
Calibre do pulverizador principal: 1º estágio 142 / 2º estágio 160
Calibre do ar pulverizador principal: 125/ 110
Tubo misturador: B3/ B3
Calibre da marcha-lenta: 52
Seu carburador aciona o 2º estágio por sistema de vácuo??? Se for, a cápsula de acionamento pode está furada, ai o carro não aciona o 2º estágio! Ou então ele pode está travado.
Ligue o carro, acelere ele um pouco pelo 1º estágio e com a outra mão acione o 2º estágio. O certo é o motor acelerar de uma maneira muito agressiva, agora se ele morrer, é muito capaz do gicle e o tubo misturador está obstruído. Ai retira o gicle do ar e o tubo misturador e faça uma limpeza!!!
Se quando vc testar isso, o motor acelerar de maneira agressiva, o 2º estágio está OK!
Para testar a cápsula de acionamento (disco voador): Antes de testar solte o pino que liga o disco voador ao eixo do 2º estágio. É só puxar para fora, q ele destrava!!!
Se vc tiver uma bomba de vácuo, ligue na mangueira e coloque uns 250 e se não tiver q é igual meu caso, coloque a mangueira na boca e sugue o ar, se o disco voador começar a puxar o pino para cima, ela está ok! Agora se ficar parado e vc vê que não faz pressão nenhuma quando vc sugar o ar, ela está furada!!!
Ai com isso, seu carro não aciona o 2º estágio, e o carro anda pouco mesmo!!!
Testa essas coisas e me fala!
Valeu.
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
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Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
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- Luke Skywalker
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- Luke Skywalker
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Bom, passei a manhã testando o "possante"
Fomos o dono da oficina, o mecânico especilista em carburador e eu.
Rodamos mais ou menos uns 40 a 50 km fazendo testes.
Isto após conferirmos tudo, (altura bóia, gigles, etc...) na ofincina.
Nada parecia resolver o problema, então...
Pegamos uma galão com álcool, previamente enchido na oficina e anulamos o tanque. Colocamos a bomba puchando direto no galão que foi dentro do carro.
Tudo voltou ao normal
A teceira bateu nos 140 km/h rapidinho.
O "possante" voltou a ser um "canhãozinho".
Verificamos, soprando com a boca na mangueira, que não havia obstrução. O ar flui fácil e chegamos a conclusão que o problema esta na vazão do combustível do tanque até a bomba.
Agora deixei o gol noutra oficina para verificar se há furo ou esmagamento da mangueira, entre o tanque e bomba e tb verificar o pescador dentro do tanque e se for o caso, tirar o tanque para lavar.
Ou então, passar a andar com um galão dentro do carro :fiu:
Brincadeira :drink: :bleh:
Obrigado pela força :y:
Fomos o dono da oficina, o mecânico especilista em carburador e eu.
Rodamos mais ou menos uns 40 a 50 km fazendo testes.
Isto após conferirmos tudo, (altura bóia, gigles, etc...) na ofincina.
Nada parecia resolver o problema, então...
Pegamos uma galão com álcool, previamente enchido na oficina e anulamos o tanque. Colocamos a bomba puchando direto no galão que foi dentro do carro.
Tudo voltou ao normal
A teceira bateu nos 140 km/h rapidinho.
O "possante" voltou a ser um "canhãozinho".
Verificamos, soprando com a boca na mangueira, que não havia obstrução. O ar flui fácil e chegamos a conclusão que o problema esta na vazão do combustível do tanque até a bomba.
Agora deixei o gol noutra oficina para verificar se há furo ou esmagamento da mangueira, entre o tanque e bomba e tb verificar o pescador dentro do tanque e se for o caso, tirar o tanque para lavar.
Ou então, passar a andar com um galão dentro do carro :fiu:
Brincadeira :drink: :bleh:
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- Luke Skywalker
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Problema resolvido
Defeito nas mangueiras, tanto a lonada que vai da bóia no tanque até o tubo de plástico branco, quanto este tubo de plástico branco que passa por debaixo do assoalho do carro até a bomba no motor, terão que ser substituídos.
A mangueira lonada ficou rigída, assim como o tubo de plástico e ficaram quebradiços. Mas o problema era no encaixe entre a mangueira lonada e o tubo, que bastou ao mecâncio soltar o lado da mangueira que vai na bóia, para o lado que vai no tubo soltar sozinho. Estava dando entrada de ar na mangueira do combustível e dando falta na alta.
Também pudera, eram originais com 20 anos de uso :facada: .
Sugiro aos nobres colegas do forum que verifiquem o estado destas mangueiras em suas goletas.
O tubo novo original custou apenas R$6,70.
A mangueira lonada ficou rigída, assim como o tubo de plástico e ficaram quebradiços. Mas o problema era no encaixe entre a mangueira lonada e o tubo, que bastou ao mecâncio soltar o lado da mangueira que vai na bóia, para o lado que vai no tubo soltar sozinho. Estava dando entrada de ar na mangueira do combustível e dando falta na alta.
Também pudera, eram originais com 20 anos de uso :facada: .
Sugiro aos nobres colegas do forum que verifiquem o estado destas mangueiras em suas goletas.
O tubo novo original custou apenas R$6,70.
- PedroRJ
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Muito bom Luke Skywalker!
Quando tirei o tanque do meu para lavar, eu aproveitei e troquei todas as mangueiras que tinham ali. Cara era tudo original, a mangueira nem fazia movimento, já estava no formato em que ela ficou ali, ai se você tentasse desfazer, ela rompia na mesma hora! E depois que troquei todas, acabou aquele cheiro de gasolina na mala!
Mas todos os dutos, estão em perfeito estado! Ah, testou o segundo estágio??? Tudo ok?
Valeu
Quando tirei o tanque do meu para lavar, eu aproveitei e troquei todas as mangueiras que tinham ali. Cara era tudo original, a mangueira nem fazia movimento, já estava no formato em que ela ficou ali, ai se você tentasse desfazer, ela rompia na mesma hora! E depois que troquei todas, acabou aquele cheiro de gasolina na mala!
Mas todos os dutos, estão em perfeito estado! Ah, testou o segundo estágio??? Tudo ok?
Valeu
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- Luke Skywalker
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Galera, como prometido, ai está o gabarito para regular a boia no TLDZ.
O Calibre para regular as bóias, tem o formato de um H, no lado menor 3,2cm (32mm) e no lado maior 4cm (40mm),a distancia entre as duas pernas do H tem 4,5cm (45mm). Fiz esse aqui no papel para vocês verem! Mas quando for fazer para regular a altura e curso da bóia no seu TLDZ, faça esse H de papelão, cartolina ou então de chapa, fica mais fácil!!!
O exame deve ser feito com a junta da tampa do carburador instalada.
Posicione a tampa do carburador na posição vertical, apóie o lado menor do calibre, na tampa e verifique a altura das “duas bóias”.
Deverá existir uma leve interferência entre calibre e bóias.
Caso o calibre interfira em apenas “uma bóia”, significa que as bóias estão desajustadas.
Neste caso, entorte cuidadosamente as hastes das bóias, de maneira que a altura das bóias fique idêntica.
Caso o mencionado no item não ocorra, ajuste a altura da bóia, atuando na hasta indicada.
Posicione a tampa do carburador na posição horizontal, apóie o lado maior do calibre na tampa e verifique o curso da bóia.
Caso isto não ocorra, ajuste o curso da bóia, atuando na haste indicada.
Também coloquei tudo isso aqui na página 4 deste tópico, atualizando!!!
Valeu.
O Calibre para regular as bóias, tem o formato de um H, no lado menor 3,2cm (32mm) e no lado maior 4cm (40mm),a distancia entre as duas pernas do H tem 4,5cm (45mm). Fiz esse aqui no papel para vocês verem! Mas quando for fazer para regular a altura e curso da bóia no seu TLDZ, faça esse H de papelão, cartolina ou então de chapa, fica mais fácil!!!
O exame deve ser feito com a junta da tampa do carburador instalada.
Posicione a tampa do carburador na posição vertical, apóie o lado menor do calibre, na tampa e verifique a altura das “duas bóias”.
Deverá existir uma leve interferência entre calibre e bóias.
Caso o calibre interfira em apenas “uma bóia”, significa que as bóias estão desajustadas.
Neste caso, entorte cuidadosamente as hastes das bóias, de maneira que a altura das bóias fique idêntica.
Caso o mencionado no item não ocorra, ajuste a altura da bóia, atuando na hasta indicada.
Posicione a tampa do carburador na posição horizontal, apóie o lado maior do calibre na tampa e verifique o curso da bóia.
Caso isto não ocorra, ajuste o curso da bóia, atuando na haste indicada.
Também coloquei tudo isso aqui na página 4 deste tópico, atualizando!!!
Valeu.
Editado pela última vez por PedroRJ em 10 Out 2009, 22:58, em um total de 1 vez.
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