[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Gomes ...

Cuidado !!! Se vc colocar o vira de 2.0, vai ter que trocar os pistões, pois acho que os originais de 1.8 não suportam 6 mm de rebaixo, ou seja, existe uma diferença de mais de 6 mm entre os cursos do vira do 1.8 para o do 2.0 ( 86,4 contra 92,5 ), alem de ter que trabalhar o bloco do motor pois o vira de 2.0 tem uma circunferência de ação maior "tocando" no bloco, por isso vc tem que tirar material das paredes do mesmo, ok ... Veja direitinho com o seu mecânico para não cometer enganos irreversíveis. O que todos fazem é abrir o bloco para medidas maiores com pistões do 2.0 com sobre medida ( 83,5 mm) dando passe na cabeça do pistão em, se eu não me engano, 2,3 mm, ou pistões de Astra ou Monza com 84,8 mm, nesse caso abrindo biela e rebaixando o pistão, ou ainda a que eu optei de pistões forjados de 84,5 mm sem ajustes, ok ...

Quaisquer dúvidas estamos na área, se eu não souber recorremos aos mais experientes, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Sempre explicações com muito bom senso !!!

Não adianta sair abrindo e polindo tudo ... Tudo tem um por que !!! Agora começo a entender que as vitórias se fazem nos mínimos detalhes !!! Nem sempre o que é bonito torna-se adequado ... risos ...

Quem ai no tópico sabia que dutos sem ser polidos são mais adequados aos carburados ??? Não vale mentir !!!

Cara sempre escutei falar que os dutos deveriam ser polidos para que a passagem da mistura fosse facilitada, porem não tinha me ocorrido que uma certa aspereza nas paredes dos dutos dariam melhor emulsificação e conseqüente melhor queima. CARACA vivendo e aprendendo !!!

Na caixa ainda não cheguei la, mas acho que de 1º vou por uma PV, e depois de senti-la vejo a melhor relação, o que certamente vai migrar para a troca da 3º, 4º e talvez a 5º, pois acredito que para velocidade de cruzeiro seja melhor. Pretendo dar uns passeios nos finais de semana. Vamos ver como tudo se comporta, ai decidimos, ou melhor, posto aqui as minhas impressões e discutimos, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

Opa André.
Então para passar o meu carro para 1.9 não é trocar o vira por um de 2.0 e colocar pistões do 2.0 também???
Pelo menos era isso que eu pensava..
Eu ia colocar esses pistões de 83,5 mm..... Ou então um de Monza...
Então se eu colocar o vira de 2.0 e colocar esses pistões que vc optou para colocar no seu carro os forjados no caso aí eu não vou precisar mexer no bloco certo...????
Aí vai mais uma duvida..kkkkkkkkkkkkkkkk..
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Cara se vc colocar o vira de 2.0 com pistões de 2.0 vc vai ter um 2.0 entende !!! Se vc optar colocar os pistões de sobre medida 83,5 mm vc vai atingir exatamente 2026 cc, ou seja, +- 50 cc a mais do que um 2.0 original, não esquecendo de mexer no bloco pois o vira do 2.0 não cabe no bloco do 1.8.
Eu se fosse vc não mexia no vira, deixava o do 1.8 mesmo e abria o bloco para um pistão maior, como eu mencionei acima, pois vc vai ter um carro bem girador e quase um super quadrado, em que as dimensões de curso e diâmetro são quase iguais, dando um conjunto com a relação entre torque e potencia bem equilibrada, ok ...
Se vc for colocar os meus pistões só vai ter que abrir os blocos para a medida de 84,5 mm, pois a sua é de 81 mm, e respeitar as folgas, pois no caso dos forjados como tem mais material a sua dilatação tb é maior, mas isso vem especificado quando vc comprar e as retíficas estão acostumadas com isso, ok ... Não se preocupe !!!
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Gomes ...

O seu motor tem que fazer máquina ???
Pois acredito que seja melhor vc investir a grana em outros upgrades do que vc partir logo para o aumento de cilindrada, pois vc vai ficar limitado pelo resto do conjunto. Um aumento de cilindrada pede mais ar e combustível, ai vai precisar de um cabeçote trabalhado ou um original 2.0 e um burra melhor, talvez um 3E. Ainda temos que pensar em liberar os gases, e um 4 x 1 com um escapamento de 2" com abafadores de pouca restrição são importantes.
Bom caro amigo, se precisar mesmo fazer o motor e quiser um up imediato, manda logo um milinove, porem para vc sentir o que ele pode te dar vai ter que investir mais alguns bons Reais, ok ...
Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

HHuummm...
Agora eu entendi..
Então no caso é só eu colocar pistões forjados iguais aos seus e dessa forma não terei que mexer no vira apensa no bloco.... Logo ele vai girar mais.....certo André.
E a respeito do cabeçote com dutos polidos eu acho que ninguém sabia que para carburador não era uma boa opção... pq vejo todo mundo falar em cabeçote com dutos polidos e tal.
E uma pergunta.. vc acha melhor eu mandar trabalhar o meu cabeçote ou comprar um já trabalhado??
Sendo que esse trabalhado esta zero bala e esta mais em conta.
O que é melhor??
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

Next.
Editado pela última vez por Gomes em 14 Set 2009, 14:29, em um total de 1 vez.
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

Entendi cara...
Mas é assim eu estou na duvida ainda do que fazer primeiro..
Se eu coloco um 4x1 primeiro ou mando fazer o cabeçote....
Estava com essa duvida mas pelo que eu li aí o pessoal falou que seria melhor dar uma reforçada na parte de baixo do motor primeiro.
Por isso que falei da retifica.
E já que o motor vai estar aberto serioa melhor passar ele para 1.9 e trabalhar o cabeçote..
Era isso que eu ia fazer primeiro.
E claro ia colocar um comando mais forte tipo um 280.
O que vc acha melhor????
Por onde eu começo??
Pela sua experiência.
Avatar do usuário
Buia
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2009, 12:34
Carro:
Localização: Louveira-SP

Mensagem por Buia »

Eaiiiii galera... bom eu sou novo aqui,mais ja vi q esse topico é o lugar pra mim tirar minhas duvidas...
Bom vamos lá.Tenho um Gol GL 1.8 93,e tenho algumas perguntas:
Pecisei rancar o cabeçote do meu carro pra fazer um trampinho,sabe como é,dai resouvi dar uma mechidinha... O cabeçote foi pra retifica,foi feito polimento dos dutos,foi mexido na angulação de valvula,e tirado alguns mm.
Mel carro esta com um comando 272,me disseram q é original dele,gostaria de saber se proscede?
Vou colocar um 2e(alcool),mais por enqunto vou andar com pistões a gasolina,polia regulavel e filtro esportivo do tipo marmita.
Gostaria de saber c com esse trabalho no cabeçote e mais essa coisinhas q vou colocar fará alguma diferença?
Gostaria d uma ajuda!!!! Vlw... to no aguardo...
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Bom ... Se o seu motor não estiver muito ruim em preferiria iniciar com as alterações básicas 1º, e foi o que eu fiz, coloquei um 49g + 3E + Bobina + 4 x1 e deu um resultado muito bom, mesmo o motor não estando 100%, pois assim já tenho um carro muito bom curtindo esse faze de preparação, entende ??? Juntei grana ai comprei outro cabeçote preparado por gente que entende muito, com comando 280º molas reforçadas, válvulas 41/35, dutos feitos e câmara de combustão trabalhada para a minha configuração ( 1.9 com 13:1 de taxa ), comprei tb um distribuidor hall, coletor trabalhado, webber 40, embreagem hd, disco de volante aliviado, barras estabilizadoras, freios 284 mm, cilindro 17 mm para por na traseira e os pistões forjados e vira de 1.8, pois o meu é um 1.6. Vou parar em breve e fazer tudo isso, ou seja, to curtindo uma faze bem legal e esperando chegar tudo e a grana folgar para fazer de uma vez. Ai sim vou poder perceber a evolução.
Até agora o motor mesmo sendo velhinho 135 mil km, ta agüentando, é certo que se ele tivesse novinho o carrinho tava andando mais, porem com esse upgrade inicial já é bem gostoso.

Se correr atrás vai gastar uns R$ 1500,00 para fazer esse 1º estágio, e o que é melhor ele vai te acompanhar por muito tempo, pois o 3E, 4x1 e bobina vão servir para futuras evoluções, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Buia
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2009, 12:34
Carro:
Localização: Louveira-SP

Mensagem por Buia »

Valeu André,ajudou bastante,vou ver oq eu consigo fazer...
Abraço...
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Esqueci da polia regulável para enquadrar o comando, o que no meu caso ta adiantada privilegiando o torque.
E respondendo a sua pergunta: Se vc for para por ai com os upgrades pode mandar fazer o seu cabeçote mesmo, agora se vc vai continuar com a gripe eqüina ... risos ... É melhor ter um cabeçote de reserva, ok ...

Esse conselho foi do meu amigo Renato, pois se algum dia vc quizer vender o seu carro a alma dele ( o cabeçote ) vc guarda !!! Ou se ainda vc quizer fazer novos evoluções é so colocar o antigo e continuar rodando com o quadradinho, ok ...
Estamos na área
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Buia
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2009, 12:34
Carro:
Localização: Louveira-SP

Mensagem por Buia »

Valew pela dica,acho melhor comprear um cabeçote então,porq esse negocio de gripe equina pega mesmo... rsrsrsrsrs... Eu to apenas comessando...
Abraço...
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Buia ...

A resposta foi para o nosso amigo Gomes, porem vc pode tirar algumas idéias daqui tb, ok ...

Vc já leu essas 32 páginas ??? Com certeza vc vai aprender muito, estude, como eu fiz, que muitas perguntas estarão respondidas automaticamente, pois já estamos discutindo estes itens ha um bom tempo. Dê uma lida com calma e muita atenção, e caso tenha dúvidas é só postar que o pessoal te ajuda conforme o conhecimento de cada um é claro, pois esses quadradinhos tem muito pano pra manga ... risos ....

Bom pelo que vi, vc vai ter um cabeçote sub utilizado, pois a sua taxa vai ser baixa para rodar no álcool com pistões de gasolina. O certo seria vc colocar os pistões a álcool, pois se vc tirou algo em torno 0,8 mm vai ficar com uma boa taxa para rodar no álcool, se vc abriu dutos e válvulas talvez o 2E não de conta para alimentar o seu conjunto, e já que vai comprar manda logo um 3E, ok ...

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

Será que não da para colocar um comando maior do que o 49g tipo o 280 logo de cara assim afinal é um custo a menos....
Então vou ter que encostar ele em uma oficina de confiança e ver..
Pq um cara me falou que ele tava dando baixa pressão... e que eu tinha que fazer a parte de baixo..
Mas eu achei balela pq o bicho ta andando bem.. não ta tão ruim assim não.....
Acho que ele queria ganhar uma grana em cima de mim...
É então vou ter que correr atrás do 4x1 e do 3E.
O cabeçote que eu te falei anteriormente ta zerado ta novo é de um colega meu.
Ta com válvulas 41”/38” Dutos aumentados ângulo de válvulas refeitos e taxado 1mm..
Ele andava com um 288 de boa.
O meu colega quer 600,00 no cabeçote.
Eis a duvida Cabeçote ou o 1° passo que vc me disse???
Caraca uma Weber 40..... aí sim hein....vai voar o bicho.
O que é embreagem HD e esse cilindro de 17 mm que vc esta dizendo??
Sim claro se eu optar pelo primeiro passo não vou me decepcionar assim né... afinal essa configuração vai ficar um bom tempo comigo.
Até dar um novo up.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Gomes ...
Esse cabeçote ta de graça, ai não tem no que pensar, pois se perder essa bocada depois vai sair muito mais caro, se realmente ta zerado como vc diz, vale muito a pena, paguei no meu montado R$ 2.000,00. Veja direitinho, pois pelo meu conhecimento acredito que não dê para por válvulas 41 mm/38 mm, as minhas são 41/35 ( alguém ai já viu cabeçote com válvulas 41/38 ??? Acho que não dá ).
Bom com o cabeçote é outra coisa, vc pode comprar estes e por enquanto ficar com o carro originalzinho 1.8, trocando o burra e o comando, eu vou usar um 280º, mas o Renatão ta usando um 284º, ambos da Samcams, que sai por R$ 250,00 + frete, pois comandos muito altos podem deixar a lenta irregular, ai com os outros R$ 650,00 que vão sobrar dos 1500,00, vc põe um 4x1, uma bobina MI e uma polia regulável, mais algumas coisinhas o pronto !!! O carrinho já vai estar muito bom, se o motor estiver com uma boa compressão é claro, lembrando sempre que um bom acerto é fundamental, pois um carro bem acertadinho anda mais do que muitos com comandos altos e etc... Se vc ler nesse tópico vai ver depoimentos de colegas que levam carros bem mais preparados pois os seus conjuntos falam mais alto, ok ...

Outro aspecto que vc tem que tomar cuidado é com a taxa, pois se vc for comprar este cabeçote rebaixado em 1 mm e for aumentar a cilindrada vai ficar com excesso de taxa, ok ... Veja em que motor tava esse cabeçote, se ele estava em um 2.0 ai ta legal, agora se ele estava em um 1.8 vc vai ter que aumentar a câmara ou por uma junta mais espessa para compensar a sua taxa muito alta.

Galera me corrijam se eu estiver errado !!!

Embreagem HD é uma embreagem que tem compostos especiais de maior atrito e maior pressão 980 lbs. Optei por este modelo da Displatec, pois os aspirados não precisam de uma embreagem de cerâmica, bom pelo menos no nosso nível de preparação, alem da de ceramica ser mais dura tb trepidam um pouco ( fonte de pesquisa e não de vivencia ). Os cilindros de 17 mm são para substituírem os originais de 14 mm, pois assim vamos ter mais pressão sobre as lonas traseiras, melhorando-se assim o potencial de frenagem. Poderia ter comprado um kit de freios dianteiros menor ( Santana 256 mm ), porem como o preço foi o mesmo ou até mais barato , R$ 500,00, optei pelo da Powerbrakes de 284 mm ventilado com 18 rasgos.

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 06 Fev 2008, 07:06
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Gomes »

É foi o que eu pensei...
O cabeçote esta com um preço muito bom e ele ainda vai me dar uma polia regulável.
Caraca hein..... vc ta montado uma maquina que anda e freia bem...kkkkkkkkkk..
Valew pelas dicas...
Vou verificar em qual motor ele estava rodando eu sei que é gol quadrado só não sei se era 1.8 ou 2.0.
O meu carro é a álcool será que não ta muito taxado????
1mm não é muita coisa???
Qdo que eu posso colocar uma weber 40??? Qdo já tiver com todo o resto do conjunto acertado???
Outra pergunta é referente a suspensão.
Eu comprei meu carro já rebaixado..
Já to cansado de ficar pulando, será que eu coloco a suspensão original do carro ou coloco as molas trabalhadas para deixar o carro baixo sem pular muito..tipo da Macaulay.....
Valew André.
Abs.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Gomes escreveu:É foi o que eu pensei...
O cabeçote esta com um preço muito bom e ele ainda vai me dar uma polia regulável.
Caraca hein..... vc ta montado uma maquina que anda e freia bem...kkkkkkkkkk..
Valew pelas dicas...
Vou verificar em qual motor ele estava rodando eu sei que é gol quadrado só não sei se era 1.8 ou 2.0.
O meu carro é a álcool será que não ta muito taxado????
1mm não é muita coisa???
Qdo que eu posso colocar uma weber 40??? Qdo já tiver com todo o resto do conjunto acertado???
Outra pergunta é referente a suspensão.
Eu comprei meu carro já rebaixado..
Já to cansado de ficar pulando, será que eu coloco a suspensão original do carro ou coloco as molas trabalhadas para deixar o carro baixo sem pular muito..tipo da Macaulay.....
Valew André.
Abs.
Oba...
Tou vendo alguns posts e vi sobre sua preparação, ainda não preparei um carro, mas tou com um na mão e vou mexer nele aos pouquinhos... Nada que um Ap não supere...rsrsrs.
Sobre algumas de suas conversas, posso te dizer o seguinte: Faça seu conjunto. Com uma Pampa destaxada, motor com 220.000 com 1 troca aneis quando conversao fajuta do antigo dono, cabeçote ruim, 049H, bobina asfaltica, velas ngk5, avanço a vácuo estragado, e outras desventuras, levei 1.8 com comando 288°, 4x1, bobina MI, filtro esportivo...e outros...

Ja estou arrumando agora a parte de ignição que tava baleada..., vou tratar cabeçote, ja puz o avanço, velas ja aki, falta algumas coisinhas.... o carro em ´si e ano 95, e já está por 15 caramelos.... logo arrumo o resto e dou uma fuçadinha a +....

Agora sabe por qual motivo eu com todas essas porcarias levei carango forte?? Pelo Cambio PV e Por que eles ficam chorando 50,00 que o preparador pode cobrar para regular.....
Nada como um conjunto bem regulado, e cambio bem adequado ao carro.

Se eu fosse vc, que esta com carro taxado pro alcool, colocaria 49G arruma parte de ignição, sistema do avanço a vacuo, bobina e outros... e colocaria um cambio PV. Quem sabe vc pega um pau a pau no seu PS. Feito isso, regula uma 2E e paga 70,00 num esperiente que tem multimetro e sonda lambda... isso fez a diferença no meu caso. Pude aproveitar ao máximo as peças que possuo em uma configuração sem gargalos...

Abraços
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Gomes ...

O amigo Difersilva, tem razão, um conjunto bem acertado vale mais do que um monstro louco!!! Agora um monstro domado e bem acertado vale mais do que 2 conjuntos bem acertados ...risos ...
Se vc leu todo este tópico, vai perceber nos comentários que não basta por um comando e sair acelerando, pois um comando alto pode até piorar o seu desempenho se não vier acompanhado de modificações necessárias.
O que o amigo falou é o que vou fazer tb, ou seja, trocar o meu PS pelo PV, pois este é um cambio muito mais curto e de melhor rendimento.

A sua suspensão deve estar com molas cortadas sem amortecedores trabalhados não é ??? No quadradinho ainda não mexi na parte da suspensão mas no meu bolinha cortei 1,5 elos na frente e atrás mas ele ficou pulando um pouco, ai mandei rebaixar a rosca dos amortecedores em 3 cm, ficou muito bom, sem quicar porem um pouco duro, ai comprei um kit da Macaulay de molas esportivas e amortecedores trabalhados, por um bom custo benefício, cara ficou muito melhor. Com esta experiência comprei tb para o quadradinho e só estou esperando o carro sair do estaleiro para por tudo em cima, ok ... Não aguento mais essa ansiedade !@#$%¨&*()!@#$%¨&*()

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
skin
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Abr 2009, 14:46
Carro:
Localização: São Paulo, Capital

Mensagem por skin »

Ai galera queria um Auxilio

Semana passado Comprei meu Gol CL 1.8 Motor AP,Ano 91, à Gasolina,Dai To afim de aspirar ele e queria um auxilio do que eu preciso compra e fazer nele,se tiver como fazer uma lista agradeço,moro aqui No centro de são paulo se alguem puder dá uma dica de uma oficina legal para fazer isso !
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”