[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
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- Renato3377
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Fala Rodrigo !Rodrigoab escreveu:Fala Renato, putz quanto mais eu leio mais tenho dúvidas.
Olha só, to pensando seriamente em colocar uns pistões forjados de 85mm mas para isso terá q ser feito um trabalho nos cilindros certo? que tipo de retífica faz isso, não acho nada, todo lugar q ligo dizem q não fazem pq não podem dar garantia e bla bla bla..estou procurando no lugar certo? Eu perguntaria para um preparador mas como ainda não tenho um :glare:, estou tentando me virar sozinho por enquanto, pelo menos pra quando for preparar, saber do que ele está falando e ter noção dos valores cobrados. Outra coisa la no começo vc me indicou um comando de 274º, vc acha q seria ideal trocar meu cabeçote por um mecanico para ter maiores ganhos? Mais uma vez valeu pela força
Quanto a sua parte de baixo, pensando MUITO em custo/benefício e inclusive na garantia da retífica, sugiro fazer o esquema com pistões originais de álcool, na medida do padrão da 1a retífica, que seria de 83 mm. A diferença no desempenho não vai compensar o gasto com pistões forjados e abertura dos cilindros ... principalmente na cidade em que não encontra mão-de-obra especializada (até se precisar de manutenção). Eu pensaria em pistões forjados apenas para potências acima de 200 cv em aspirados ...
Se fizer o esquema dos pistões originais, o preço não vai ser diferente de uma retífica normal. Atenção somente ao ligar o motor (com álcool no tanque) depois de pronto pois já deve estar com bicos e programação acertados para uso com álcool.
Se os cabeçotes forem originais, o de tucho mecânico não daria diferença no desempenho pro de tucho hidráulico. A vantagem do mecânico é de suportar giros altos ao contrário do hidráulico que pode ter os tuchos descarregados nessas condições. O comando 274, dando cerca de 5500 a 6000 rpm ao motor, é um comando relativamente baixo que pode ser usado sem maiores riscos de descarregar tuchos hidráulicos. O problema de utilizar cabeçote com tuchos mecânicos na injeção é a leitura errônea que os sensores de detonação podem fazer, levando à redução da curva de avanço da ignição (atrasando) e consequente perda do desempenho ...
Se pensar em usar no máximo o comando 274, devido à melhor distribuição da curva de torque, pode manter o seu cabeçote de tucho hidráulico e inclusive prepará-lo (dutos, sedes, etc ...) para melhor desempenho.
Vai por mim, faça a retífica na 1a medida com pistões álcool, use o seu cabeçote original com trabalho de dutos, sedes, ângulos, etc .. use tb o comando 274 para tucho hidráulico, encomende o chip com a dynamic chip e use os bicos trabalhados ou originais do modelo álcool (a equipe da dynamic pode orientá-lo). Coloque um coletor 4x1 com a sonda lambda montada logo após a junção dos 4 canos. Use o filtro de ar cônico mais próximo da grade. Coloque um volante do motor aliviado e pode usar seu kit de embreagem original mesmo. Uma alavanca de câmbio de engate rápido é bem interessante, barata (60 a 90 reais) e de fácil instalação. Assim, seu carro fica bom de dirigir, rápido, sem problemas de instalção e manutenção e até com consumo razoável ...
Abraço e boa sorte !!!
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Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
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- Thiago_Cabeça
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:(
To lendo aqui não entendi nada
Nem sei o que eu começo primeiro... sou novo nessas coisas ....
mais vo continua lendo :tacafogo:

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- Renato3377
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Fala Cyber!cybertormentor escreveu: Pois é renatão, acho que com o teste vamos saber qual dá o melhor custo beneficio com aspro leve, minha parata ta rodando a gasolina, mas ainda não medi taxa, será que posso depois colocar as velas do celtozo também?
Se sua Parati roda a gasolina, com taxa original (nunca foi rebaixado), não precisa usar velas mais frias.
Abraço!
Depois diz como ficaram os comandos!
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- Renato3377
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Fala Ranjas!ranjas escreveu:só uma dúvida qto a taxa de compressao....
como eh medido isso?
pois essa taxa de 13 me falaram q nao eh akela medida com o manometro ligado no lugar das velas...isso procede ou eh essa mesma?
O manômetro ligado ao orifício da vela mede a compressão do cilindro com objetivo de comparação com os outros e ver se estão na margem aceitável normal. Não tem acurácia para determinar a taxa de compressão.
O cálculo preciso da taxa, uma vez feita modificações dos diâmetros de pistões e rebaixando o cabeçote, é um pouco complexo, mas nada de mais.
Calcula-se o volume do cilindro= 3,1415 x r2 x altura do PMS ao PMI (curso do pistão).
Calcula-se o volume da câmara de combustão: Com o cabeçote desmontado e de cabeça pra baixo, válvulas fechadas, com uma bureta/pipeta adiciona-se líquido até "encher" a câmara, tendo o volume dela.
Utiliza-se tb a espessura da junta de cabeçote a ser usada e calculamos tb o volume.
A taxa de compressão é quanto o volume total da mistura, quando o pistão esta no ponto inferior, é comprimido na câmara de combustão, quando o pistão esta no ponto superior. Se a mistura foi comprimida 10 vezes, devido à relação volume do cilindro / volume da câmara, a taxa é de 10:1.
Se aumentamos a taxa de compressão, geramos mais pressão na câmara de combustão, o que resulta em maior poder da queima (melhora torque e potência, melhorando até o consumo).
Com isso, vemos basicamente que a taxa aumenta quando rebaixamos o cabeçote (diminui o volume da câmara de combustão) e quando aumentamos o volume do cilindro (pistões mais largos). Ou seja, se usamos pistões 82,5 e passamos para 83,5 mm, o aumento do volume do cilindro tb aumenta a taxa, o que devemos prestar atenção ao rebaixar o cabeçote quando tb aumentamos a cilindrada.
O problema da taxa mais alta esta na detonação (batida de pino) pois principalmente a gasolina não aguenta ser muito comprimida e acaba entrando em combustão antes do tempo ... pode quebrar o motor. Já o álcool, aguenta mais essa compressão, mas tb até um certo limite ...
O aumento da taxa e suas consequencias na combustão aumenta a temperatura na câmara, justificando o uso de velas mais frias.
Eu acho que é mais ou menos isso aí, na visão de um médico que daria um bom mecânico ... rsrs! Aí galera, me corrigem ou adicionem algo que tenha errado ou esquecido ...
Abraço !!
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- André Pinheiro
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Fala Galera ...
To distante porem acompanhando tudo !!!
O golzinho ta todo malhado, de marronzinho ta cinza ... muitos risos ...
O meu cabeçote ficou pronto e deve estar chegando logo logo, assim que tiver tudo montado eu dou notícias, acredito que para o final de Setembro o carrinho ja deva estar montado, agora ... se vai estar acertadinho vamos ver. O acerto do carro são outros quinentos e as vezes vale mais do que muitos upgrades que fazemos !!!
Bom galara to na área ...
Fala Renatão ... Virou GURU da galera mesmo
! rsrsrrsrsr !@#$%¨&*()
Cara to pensando em comprar outro golzinho e fazer um aspiradinho básico, pois vão sobrar um 49g, um 3E e um cabeçote taxadinho ai + 4x1 e bobina MI ja faz uma festinha .... muitos risos !!! Como o meu golzinho é o cara chata, vou ver se acho uma saverinho ou um quadradinho mais "moderninho" ...
Um abração
To distante porem acompanhando tudo !!!
O golzinho ta todo malhado, de marronzinho ta cinza ... muitos risos ...
O meu cabeçote ficou pronto e deve estar chegando logo logo, assim que tiver tudo montado eu dou notícias, acredito que para o final de Setembro o carrinho ja deva estar montado, agora ... se vai estar acertadinho vamos ver. O acerto do carro são outros quinentos e as vezes vale mais do que muitos upgrades que fazemos !!!
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Cara to pensando em comprar outro golzinho e fazer um aspiradinho básico, pois vão sobrar um 49g, um 3E e um cabeçote taxadinho ai + 4x1 e bobina MI ja faz uma festinha .... muitos risos !!! Como o meu golzinho é o cara chata, vou ver se acho uma saverinho ou um quadradinho mais "moderninho" ...
Um abração
Galera, seguinte, não sei se todos viram, mas tem um tópico falando sobre montar Ap's 1.7, e o nosso amigo Felipe Voyage está colocando excelentes dicas, conteúdos e sugestões, e vou aproveitar e jogar aki no tópico para enriquecer mais ainda o conteúdo para galera.
Sugestões de usar os pistões do Monza, tanto o Fase I como o Fase II
Acompanhem:
Abraços Luciano
Sugestões de usar os pistões do Monza, tanto o Fase I como o Fase II
Acompanhem:
Abraços Luciano
Felipe Voya escreveu:Pistões de 1.6 são diferentes do 1.8 somente na altura de compressão!!! O diâmetro é o mesmo... Portanto se colocar pistão de 1.8 num vira de 1.6 só vai servir se for usar com uma turbina pendurada pelo fato de destaxar o motor.
O negócio para fazer um bom 1.7 é usar pistões 1.8 GM (Monza, Kadett...)
Estes pistões tem 84,8mm de diâmetro e tem dois tipos... Fase I e Fase II
O Fase I é cabeça plana e o Fase II é o cabeçudo (c/ dome). Todos os dois são álcool.
Uma foto do modelo Fase II cabeçudo 1.8
Uma foto mais perto, só que este Fase II é 2.0 (86mm) e primeira sobremedida (86,5mm).
Agora vamos ao que interessa...
Você tem que se ligar na altura de compressão do pistão (medida do centro do pino do pistão até face superior do pistão)
Alturas de compressão:
Pistão 1.6 VW ----> 38,00mm
Pistão 1.8 VW ----> 33,30mm
Pistão 1.8 GM Fase I -----> 40,00mm
Pistão 1.8 GM Fase II ----> 33,65mm
Pino dos Pistões VW ---> 20,00mm
Pino dos Pistões GM ---> 21,00mm
****Valores tirados do Catálogo de Pistões Metal Leve - MAHLE
Então para fazer um 1.7 (1748 cm³)
Vira 1.6 VW (77,4mm de curso)
pistão 1.8 GM (84,8mm STD) Fase I (Porque tem a altura de compressão mais próxima da altura de compressão do pistão 1.6 VW)
Na retífica, vc vai pedir para abrir os cilindros para 84,8mm e folga para os pistões STD 1.8 GM.
Como a altura de compressão do GM Fase I é de 40mm e do 1.6 VW é de 38,00 mm... Se montar deste jeito como o pistão GM é mais alto ele vai ficar 2mm para fora.
Então a retífica vai ter que tirar 2mm da cabeça de cada pistão GM para que eles fiquem faceados no bloco AP, não precisando rebaixar o bloco.
Outra coisa na retífica é a retifica da biela, que tem que pedir para abrir o furo do pé da biela de pino 20 para pino 21mm GM. Para que se possa usar o pino GM na biela VW.
E mandar fazer uma junta de aço de cabeçote por encomenda para o uso dos pistões de 84,8mm.
E aproveita o embalo e manda a retifica tirar 0,8mm do seu cabeçote se ele tiver com a altura original ainda, pra dar uma taxadinha de leve.
Instalar um coletor de escape 4x1 de cano de 2" e 2 dois abafadores e fazendo a tubagem o mais reta possível até o final do escape...
Um cabeçote de 2.0 é bem vindo devido a vávulas de admissão maiores (40mm de diametro contra os 38mm do cabeçote 1.6 e 1.8 ) e um comandinho mais nervoso, tipo um 272° até um 276°
E um carbura 2E bem reguladinho na giglagem e canetas e bobina MI e velas de grau 7
Este 1.7 vai girar horrores!!!!!!!!!!!!!! Passando fácil dos 7000rpm. E com o coletor 4x1 vai ficar com ronco lindo, parecido com os VTEC's que giram pacas.
Ta aí uma receitinha de um verdadeiro 1.7 girador pacas!!!!!!!!!!!
Escuta que coisa linda é este AP 1.6 com 4x1 girando acima de 7000rpm
Puma GTE AP 1.6, cabeçote 2.0, injetado fueltech e comando 276°
http://www.youtube.com/watch?v=XRJGeHLPCHQ
Outro video do puminha AP 1.6 nervoso... Regulando a Fueltech e cortando a 7300rpm... Aspiradinho show de bola...
http://www.youtube.com/watch?v=Z6W3ogR_NMQ
Ta ai um bom exemplo de um bom 1.6 ou 1.7 bem feito...
Vlw
gseverog escreveu:soh nao esqueca de um detalhe, no momento q usar um pistao maior e facear ele pra ficar na borda do bloco, mesmo sem rebaixar o cabecote, jah vai aumentar a taxa,jah q a camara de combustao permanecera do mesmo tamanho e a capacidade volumetrica do motor aumentara, sendo assim devesse calcular novamente a taxa de compressao e ai sim calcular o q deve tirar do cabecote.
PS: um :y: pra explicacao bem detalhada do amigo Felipe Voya :y:
Felipe Voya escreveu:A formula para calcular a nova taxa... Para saber o volume da câmara de combustão, coloque o cabeçote de cabeça para baixo preso numa morsa, de preferência, nivele ele bem e use uma seringa de 3ml graduada e deixe as válvulas fechadas e com uma vela no local. Passe um pouquinho de nada de graxa em volta das válvulas somente pra dar vedação, mas bem pouquinho para não dar alteração na medida.
E vá enchendo a câmara com a seringa com água e anotando quantos ml's vc foi colocando, e quando chegar na borda da camara o valor anotado é o volume total da camara.... Fácil fácil
Depois meça com um paquimetro a espessura da junta e diminua 0,3mm a 0,5mm (que é mais ou menos o quanto ela é esmagada quando esta no motor ) e o diametro da circunferencia de um cilindro dela.
@@@@@@@@@@ PI x diametro² x espessura da junta
volume de junta = -------------------------------------------
@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 4
@@@@@ (volume de admissão + volume da câmara de combustão)
taxa = ___________________________________________________
@@@@@@@@@@@@ volume da câmara de combustão
Lembrando que tudo isto é de um cilindro somente!!! Não precisa fazer para os outros, pq o valor é o mesmo!
PS: Desculpe estes "arrobas" é que a formula saia toda doida quando postava no tópico... hehehehehe
Falow
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- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
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Continuando
Abraços e t++ ver.
Felipe Voya escreveu:Tem dois tipos: o de turbo com cava para baixar a taxa e o de cabeça plana (liso como vc falou para usar em aspro)BRAILA escreveu:muito obrigado ao felipe e aos demais membros pelas explicações muito completas! agradeço a todos! mas acho q vou manter ele 1.6 mesmo, como tá turbo e injetado, não queria ter de mexer com retífica agora não, vou colocar pistões forjados da iapel 1.6 de 81mm mesmo, agora só uma pergunta: os pistõs da iapel vem lisos pra serem trabalhados, alguém conhece um lugar bom em SP pra trabalhar estes pistões, pois quero baixar a taxa atual de 10:1 pra 9:1 pra poder mandar mais pressão da turbina!!!
Abraços a todos!
Este é um iapel com cava, já é pronto pra turbo, não precisa usinar nada nele... É tirar o velho e colocar ele no lugar... Claro que tem que ver se vai precisar de retifica nos cilindros para que o pistão novo não fique batendo saia.
Pistões com cava da Iapel tem de 1.6 1.8 e 2.0 e nas sobremedidas (0.50 e 1.00)
Além de usar estes pistões para baixar a taxa, vc pode mandar fazer uma junta de cabeçote de 2,00mm ou 2,5mm já que a original de aço (golf 1.8 quadrado) é de 1,5mm. Eu particularmente acho que a original de aço já dá conta do recado.
Falow
Felipe Voya escreveu:Certeza eu não tenho... Mas deve ficar entre 8,0:1 a 8,5:1 usando estes pistões iapel e a junta de aço do golf quadrado 1.8 . Isto também se o seu cabeçote estiver com a altura ainda original... Se ele já tiver levado passe vai ficar um pouco mais taxado.BRAILA escreveu:Blz felipe, só mais uma pergunta sem querer abusar, já abusando: com esses pistoes iapel e a junta de q vc falou de aço vc acha q taxa pra quanto mais ou menos??
Abraços!!
O ideal é mandar um mail para Iapel para que eles te passem os valores mais exatos para vc. Mas gira em torno dos valores que falei acima.
Altura original do cabeçote : 133m se for um valor menor que este pq já levou um passe na retífica.
Não abusa em nada... Estamos aqui para isto mesmo... Discutir idéias
Abraços
Felipe Voya escreveu:bilulpg escreveu: Show de bola hein felipe, esse esquema de preparação para 1.7 usando os pistões do monza fase , o meu por enquanto está destaxado rodando no alcool mesmo na configuração 1.6, a principio na minha próxima retífica eu ia somente trocar os pistões para o 1.6 a alcool, mas fiquei coçando nas idéias de colocar esses pistões, mas daí a diferença é q eu não iria priorizar altos giros, mas sim, mto torque, tipo trabalhando com um comando mais manso que priorize torque, esses dias tinha aparecido para mim um bloco completo com pistões, bielas e virabrequim do 1.8 a alcool por 200 pila mas fiquei sismado e o meu mecânico disse que o preço é mto bom, mas barato d+ o santo desconfia né?...Então achei melhor deixar p lá e ir usando meu carro do jeito que está, ai qdo precisar de retífica o q irá demorar mto ainda, ai sim começo a fazer as preparações do jeito que eu quero, no caso um serviço de retífica, no caso dando um passe de 0,8mm no cabeçote, trocando as válvulas de 38mm para 40mm para ficar igual 2.0, e retrabalhos da cabeça do pistão e furos da biela para servir os pistões gm, ficaria mto mais caro que um serviço normal? E essa junta de aço? Teria q ser por encomenda? Qto sairia td, tipo assim a diferença tb é q eu n ia colocar comando 276 e tb n ia colocar a princípio 1 escape 4 x1 com 2 abafadores, no máximo 1 4 x 1 com a tubagem que eu tenho, pois viso força com um bom consumo, tipo os esquemas que o renato passa para um bom conjunto.
Aproveitando o tópico, eu já t mencionei q estou com 1 2E, bobina MI, rodando no alcool destaxado, e usando velas de grau 5,e o esquema é o seguinte minha irmã tem um Uno CSL 1.6 motor argentino passado no alcool e estava vendo essa semana que as velas dela são as NGK BPR6EY, e ela está vendendo o carro dela? Porém as velas dela tem uns 4 meses de uso e a minha eu já n sei qto tempo tem, vc acha q compensa eu pegar essas velas do carro dela e jogar no meu carro, pois estou pensando em 2 situações, 1º n sei se vai ficar bom meu carro destaxado usando velas de grau 6, e segundo o carro dela está no alcool, e tenho medo de colocar as minhas velas de grau 5 no carro dela e dar problema de aquecimento, mas tb vejo que o carro dela demora d+ mesmo da conta para aquecer p rodar perfeitamente no alcool, e pelas minhas conclusões o carro dela está com velas mto frias e o meu principalmente na estrada qdo exige um pouco mais do motor, percebo q aquece bem, o q vc acha? Troco ou n troco as velas? E outra coisa tb, o tamanho das velas é o mesmo do meu carro. No caso da troca, as velas tem alguma sequencia de troca ou encaixe?
Obrigado pelas dicas felipe.
Abraços.
Não se esqueça que para vira de 1.6 VW tem que ser os pistões Fase I e vira de 1.8 VW pistões Fase II devido a diferença da altura de compressão. O bom disto que não precisa ter que rebaixar o bloco só da passe na cabeça dos pistões.
Esta configuração de 1.7 melhora um pouco o torque em relação ao 1.6 e se usar um cabeçote de 2.0 (Válvulas de A 40mm) ai o bicho vai girar horrores!!! Numa estrada usando um 2E ou 3E não tem pra ninguém, chega facil aos 200km/h de 4ª marcha beliscando os 7000rpm.
No meu caso estou juntando uma grana pra em dezembro fazer isto mais usando vira de 1.8 e pistão Fase II ai a cilindrada vai pra 1952cm³ quase um 2.0 original que é 1984cm³. Só que muito mais girador que um 2.0 original. E com um bom torque.
Em relação aos virabrequins eu tenho a seguinte constatação:
Vira de 1.6 77,4mm----> Prioriza bastante a potência, mais baixo torque. No estilo das medidas de Mercerdes Benz e B16A VTEC da Honda. Dos 3 é o que tem o menor índice de desgate devido a ótima R/L que tem.
Vira de 1.8 86,4mm----> Boa potência e bom torque, é o meio termo....
Vira de 2.0 92,8mm----> Torque pra dar e vender, mas potencia relativamente baixa para a cilindrada, de funcionamento muito áspero, não podendo exceder muito além dos 6000rpm. Consequentemente maior desgaste de cilindros e pistões em relação aos outros viras pq tem uma R/L bem alta e ruim...
2.0 bom é o que usa o bloco do golf quadrado (bloco alto, código ABA) que usa bielas de 159mm contra as de 144mm do 2.0 nacional. Este 2.0 é mais girador que o 1.8 nacional... Tem a R/L entre a do 1.6 e a do 1.8, muito bom para um 2.0. Este pra mim, é o melhor de todos blocos de AP 8V.
Umas fotinhas dele... Repare no código ABA onde tem a numeração do bloco...
Agora repare na foto abaixo onde fica a numeração do bloco AP nacional, encostado na face do bloco, comparando onde fica a numeração que vc vê o quanto é mais alto o bloco ABA. A peça presa pelos prisioneiros acima deste bloco eu acho que é um gabarito de cilindros usado em retifica...
Este bloco que apareceu pra vc por 200 reais ta muito estranho... Tá com cara de bloco roubado, se realmente for e vc colocar ele no seu carro e for fazer vistoria e eles constatarem que é, vão enquadrar o seu carro... Ai vai ser um rolo danado pra vc legalizar o carro e fora a grana preta que vai gastar com despachante. Melhor usar o seu bloco mesmo que vc sabe que legalmente ele ta tranquilo.
É, colocar válvulas de 40mm é bom... Mas tem que abrir os dutos do cabeçote tb para ficar igual ao 2.0... Senão não fica 100% O serviço pra colocar os pistões da GM acho que iria ficar uns 300 reais mais caro... A junta tem que achar alguém que faça... Eu tou tb correndo atrás de alguém que faça... E o precinho é salgado, destas juntas feitas por encomenda... Acho que esta por volta de 200 reais... Uma facada, mas fazer o q né!?
Comando tou pensando tb em usar um 276°
Se mexer no escape já aumenta consideravelmente o consumo do carro, mas melhora o desempenho.
Em relação as velas, o tamanho é o mesmo a única diferença esta no grau térmico delas... Vc colocar as velas dela no seu carro é tranquilo... Mas colocar as suas no carro dela que não vai dar muito certo... Pode acabar dando aquecimento... Voce pode testar, coloca as suas velas no carro dela, e anda um pouco pra ver se bate pino, se bater volte para originais, de umas esticadas e sempre de ouvido ligado pra ver senão bate pino. Senão bater pode até deixar elas... Mas eu não aconselho, mas tambem ela ta vendendo o carro mesmo... risos
As velas não tem sequencia de troca... Só fique ligado na sequencia dos cabos de vela... Não pode inverter nenhum senão o motor nem liga ou vai ficar falhando cilindro.
Falow
Achei isso mto interessante e creio que vai ajudar a galera a aspirar ainda mais os nossos quadrados, o conteúdo é extenso mas é bem interessante, espero que gostem.bilulpg escreveu:Blza, Felipe.
Show de bola esses esquemas dos virabrequins e o q mais gostei foi do bloco do golf 2.0..rsss..esse sim deve ser o bicho.
No caso de usar esse bloco, quais pistões e de qual fase de pistões do monza dariam certo nesse bloco do golf 2.0? Esse sim deve ser o mais andador de todos os Ap's, bem que a turma fala mesmo que o golf gti quadradão anda pacas.
Vamos ver até lá qdo o meu motor abrir o bico, se já troco o virabrequim por um de 1.8 e trabalho meu carro com pistões fase II ou mantenho o virabrequm do 1.6 e uso fase I e passo para 1.7, ai vai do bolso e de encontrar as peças adequadas.
Outra dúvida, é possível usar o virabrequim dos honda Vtec no bloco do AP? Tem q fazer adaptações?
Parabéns pelas fotos e montagens, e seria interessante vc colocar esses esquemas de preparações no tópico do renatão, isso só iria incendiar mais um pouquinho o tópico e enriquecer mais ainda o nosso forum.
Abraços e obrigado.
Luciano
Abraços e t++ ver.
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- André Pinheiro
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Bela postagem ...
Acrescentando que existem pistões nas mesmas medidas da altura de compressão do 1.8, só que com maior diametro 84,5 mm, ou seja, a cilindrada sobe para 1938 cc e não precisa dar passe nos pistões ( cerca de 2 mm ) e nem abrir as bielas para os pinos maiores ( 21 mm contra 20 ), e o custo é quase o mesmo dos pistões do monza. Vale a pena dar uma checada.
Um abraço
Acrescentando que existem pistões nas mesmas medidas da altura de compressão do 1.8, só que com maior diametro 84,5 mm, ou seja, a cilindrada sobe para 1938 cc e não precisa dar passe nos pistões ( cerca de 2 mm ) e nem abrir as bielas para os pinos maiores ( 21 mm contra 20 ), e o custo é quase o mesmo dos pistões do monza. Vale a pena dar uma checada.
Um abraço
Pois é André Pinheiro, achei isso mto interessante mesmo, pelo jeito vc estará montando um milenove né? Agora fiquei curioso em saber quais são esses pistões que vc está falando? No caso eles só dariam para usar em blocos de 1.8 correto? E esse serviço tb de não precisar dar passe nos pistões e aberturas de bielas com certeza economizaria na parte de retífica, tornando sim um autêntico C/B de preparações, e quem tiver a oportunidade de achar um bloco do 2.0 do gol mostrado na foto acima, dá para fazer um canhão em giros e potência.André Pinheiro escreveu:Bela postagem ...
Acrescentando que existem pistões nas mesmas medidas da altura de compressão do 1.8, só que com maior diametro 84,5 mm, ou seja, a cilindrada sobe para 1938 cc e não precisa dar passe nos pistões ( cerca de 2 mm ) e nem abrir as bielas para os pinos maiores ( 21 mm contra 20 ), e o custo é quase o mesmo dos pistões do monza. Vale a pena dar uma checada.
Um abraço
Um Abraço.
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Galera, mas algumas belas informações postadas pelo nosso amigo Felipe Voyage.
Acompanhem
Luciano
Acompanhem
AbraçosFelipe Voya escreveu:Em relação ao uso de pistões GM neste bloco tenho que dar uma analisada em altura de compressão original deste bloco do golf para saber qual pistão que tem adaptação mais fácil.bilulpg escreveu:Blza, Felipe.
Show de bola esses esquemas dos virabrequins e o q mais gostei foi do bloco do golf 2.0..rsss..esse sim deve ser o bicho.
No caso de usar esse bloco, quais pistões e de qual fase de pistões do monza dariam certo nesse bloco do golf 2.0? Esse sim deve ser o mais andador de todos os Ap's, bem que a turma fala mesmo que o golf gti quadradão anda pacas.
Vamos ver até lá qdo o meu motor abrir o bico, se já troco o virabrequim por um de 1.8 e trabalho meu carro com pistões fase II ou mantenho o virabrequm do 1.6 e uso fase I e passo para 1.7, ai vai do bolso e de encontrar as peças adequadas.
Outra dúvida, é possível usar o virabrequim dos honda Vtec no bloco do AP? Tem q fazer adaptações?
Parabéns pelas fotos e montagens, e seria interessante vc colocar esses esquemas de preparações no tópico do renatão, isso só iria incendiar mais um pouquinho o tópico e enriquecer mais ainda o nosso forum.
Abraços e obrigado.
Luciano
Eu quando for fazer o meu motor em dezembro vou colocar vira de 1.8 e pistões 1.8 GM Fase II e dar um passe na cabeça deles para que fique nivelado com a borda do bloco.
Em relação a colocar o vira do VTEC no bloco AP eu acho pouco provável que dê... Mas as medidas do vira VTEC é 77,4mm de curso, exatamente igual ao vira do nosso 1.6 VW.
Um pouco de história...
Na verdade que fez o projeto do motor AP, foi a Mercedez-Benz e o projeto dela na epoca foi o AP 1.6 Depois ela abandou o projeto que a AUDI comprou, por isso que normalmente vc vê na tampa do cabeçote as argolas da audi ou na tampa da polia da correia dentada nos motores AP.
Aqui tem um resumão desta história...
http://www.streetcustoms.com.br/revista ... en-ap.html
As medidas de 77,4mm de curso e 81 de diametro de pistão (medidas do AP 1.6) ficaram consagradas pq a Honda que gostou tanto que resolveu usar estas medidas tb no projeto dela do motor B16A VTEC
Só que os Honda usam bielas menores, com a parte debaixo do motor muito bem balanceada, nos quesitos virabrequim, bielas e pistões e o cabeçote destes motores é um show a parte... Com 160HP num 1.6 aspirado de fábrica. Com rendimento de 100HP por litro aspirado!!! Normalmente só se ve este tipo de rendimento em carros superalimentados como turbo. Por isso que este motor se tornou mundialmente consagrado... Depois foi os Honda F20C 2.0 que saiu nos S2000 um monstro de motor!!!! Ganhou prêmio de construtores por 5 anos consecutivos . Este 2.0 chega fácil aos 10.000rpm
Tem um video na internet de um BMW que o cara tirou o motor do BMW e colocou o F20C no lugar. A BMW que tem uma ótima estabilidade por um bom projeto de chassi e suspensão e com este F20C virou um monstro...
Em relação a colocar lá no tópico do Renato tá tranquilo... Vi que vc já fez o trabalho... rs
A idéia é esta mesmo... Somar conhecimentos.
Vlw abraços
Luciano
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- André Pinheiro
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Fala cara ...
O meu golzinho é 1.6 e estou abrindo ele para ser um milinove, ou seja, tô trocando o vira dele por um de 1.8 ( 86,4 mm de curso ), ficando quase um super quadrado ( curso do vira = diametro do cilindro ), com 1938 cc quase os 1958 cc que os pistões 84,8 mm dariam.
Esses pistões que falei são da Powertech e são forjados, sei que não seria necessário no meu estágio de preparação, porem optei por eles para não ter que mexer nas bielas, não dar passe nos pistões, ficar com uma retífica na manga (existem esses mesmos na medida de 85,00 mm) e usar os pinos originais.
Paguei R$ 650,00 com muito choro com o Rubens da Powertech. A única diferença, alem de serem mais resistentes é que são 15% mais pesados do que os não forjados, já que tem mais material, pois nos forjados a liga é injetada com maior pressão do que nos originais, porem nada que o volante aliviado não compense ...risos ...
Ainda não pensei em trocar o meu bloco por um desses do golf 2.0, vamos ver no futuro ... pois essa gripe equina pega forte !!!
Um abração
O meu golzinho é 1.6 e estou abrindo ele para ser um milinove, ou seja, tô trocando o vira dele por um de 1.8 ( 86,4 mm de curso ), ficando quase um super quadrado ( curso do vira = diametro do cilindro ), com 1938 cc quase os 1958 cc que os pistões 84,8 mm dariam.
Esses pistões que falei são da Powertech e são forjados, sei que não seria necessário no meu estágio de preparação, porem optei por eles para não ter que mexer nas bielas, não dar passe nos pistões, ficar com uma retífica na manga (existem esses mesmos na medida de 85,00 mm) e usar os pinos originais.
Paguei R$ 650,00 com muito choro com o Rubens da Powertech. A única diferença, alem de serem mais resistentes é que são 15% mais pesados do que os não forjados, já que tem mais material, pois nos forjados a liga é injetada com maior pressão do que nos originais, porem nada que o volante aliviado não compense ...risos ...
Ainda não pensei em trocar o meu bloco por um desses do golf 2.0, vamos ver no futuro ... pois essa gripe equina pega forte !!!
Um abração
Rss..e como pega mesmo essa gripe..rss...mas é isso ai, boa sorte em tuas preparações e vai postando para a gnt conforme for montando.André Pinheiro escreveu:Fala cara ...
O meu golzinho é 1.6 e estou abrindo ele para ser um milinove, ou seja, tô trocando o vira dele por um de 1.8 ( 86,4 mm de curso ), ficando quase um super quadrado ( curso do vira = diametro do cilindro ), com 1938 cc quase os 1958 cc que os pistões 84,8 mm dariam.
Esses pistões que falei são da Powertech e são forjados, sei que não seria necessário no meu estágio de preparação, porem optei por eles para não ter que mexer nas bielas, não dar passe nos pistões, ficar com uma retífica na manga (existem esses mesmos na medida de 85,00 mm) e usar os pinos originais.
Paguei R$ 650,00 com muito choro com o Rubens da Powertech. A única diferença, alem de serem mais resistentes é que são 15% mais pesados do que os não forjados, já que tem mais material, pois nos forjados a liga é injetada com maior pressão do que nos originais, porem nada que o volante aliviado não compense ...risos ...
Ainda não pensei em trocar o meu bloco por um desses do golf 2.0, vamos ver no futuro ... pois essa gripe equina pega forte !!!
Um abração
Abraços.
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- André Pinheiro
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Fala Renatão ...
Cara o meu cabeçote ta chegando !!! Ufa !!! Li em algum comentário seu anterior que vc tem no seu carro uma junta do Audi´é isso ???
Pergunta:
Que junta é essa para eu poder comprar ??? Para qual carro, pois só to achando com medidas inferiores aos nossos cilindros, 82,5 até 83,5...
No Mercado Livre tem um cara que fabrica umas juntas de 84,2 mm, porem fico meio cabreiro !!! Comprando uma originalzona é bem mais confiável, certo ???
Quebra mais essa ...risos ....
Um abração
Cara o meu cabeçote ta chegando !!! Ufa !!! Li em algum comentário seu anterior que vc tem no seu carro uma junta do Audi´é isso ???
Pergunta:
Que junta é essa para eu poder comprar ??? Para qual carro, pois só to achando com medidas inferiores aos nossos cilindros, 82,5 até 83,5...
No Mercado Livre tem um cara que fabrica umas juntas de 84,2 mm, porem fico meio cabreiro !!! Comprando uma originalzona é bem mais confiável, certo ???
Quebra mais essa ...risos ....
Um abração
Pois é André Pinheiro, estive conversando com o Felipe Voyage e essas juntas de aço são complicadas mesmo de achar, pois para pistões de diâmetros maiores é só por encomenda, o Felipe Voyage tb está procurando um especialista nessa junta, qq coisa manda MP p ele, e vê se vcs encomendam da mesma pessoa, talvez consigam um desconto.
É isso ai
Abraços
É isso ai
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- André Pinheiro
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Acabei de achar este cara que tem juntas originais abertas para a as medidas, 84,7 mm, 85 e 86.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-86mm-_JM
Vejam se parece de boa procedencia ???
Um abração
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-86mm-_JM
Vejam se parece de boa procedencia ???
Um abração
-
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.,.,.,.
ai galera tudo na paz ai
com um comandinho 49g
bubina do MI bura mimi
progressivo com filtro de ar
esportivo velas de grau 7
ele vai ganhar +velocidade ou
um pouco de torque
fico no aguardo
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- Felipe Voya
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Opa AndréAndré Pinheiro escreveu:Acabei de achar este cara que tem juntas originais abertas para a as medidas, 84,7 mm, 85 e 86.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-86mm-_JM
Vejam se parece de boa procedencia ???
Um abração

É a parte mais dificil disto tudo que eu estou achando é isto... Achar esta junta para estas medidas...
Eu tou achando que vai ser esta junta mesmo ai do anuncio... Me pareceu ser de boa procedência, já que o vendedor falou que usa a original de aço do golf somente aumentando a medida dos cilindros.
E se realmente for a original do golf a espessura é 1,5mm e tirando 0,3 a 0,5mm do valor para cálculo de taxa.
Eu queria saber do Renato com quem ele mandou fazer a junta dele ou de qual carro (ano/modelo) já que ele citou mensagens atrás que usou a do Audi.
É com vc Renato... hehehehe
Abraço a todos
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
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- Felipe Voya
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Curiosidade...
Notaram algo estranho neste AP abaixo??? Repare que tem o simbolo da VW / AUDI no bloco

Umas fotinhas a mais do carrinho...
http://i2.photobucket.com/albums/y36/ra ... -red-E.jpg
http://i2.photobucket.com/albums/y36/raudi1/DW051.jpg
http://i2.photobucket.com/albums/y36/raudi1/DW05.jpg
http://i2.photobucket.com/albums/y36/ra ... 010081.jpg
AP de 5 cilindros... Mosca branca, saiu no Audi Coupé GT 1984, repare que na época já era injetado e MI... As coisas demooooooooram a chegar no Brasil.
Mas não vingou por ser 5 cilindros... Este negócio de 3 cilindros descem e 2 sobem e vice-versa nunca deu certo... Porque o virabrequim vai ter que ter muito contra-peso para equilibrar o momento de inércia deste motor. Normalmente estes tipos de motores vibram muito por ter numero ímpar de pistões.
Motor tem que ser de números de cilindros pares: 2, 4, 6, 8, 10, 12 cilindros e por ai vai. Porque a quantidade de cilindros que sobe é a mesma que desce.
Curiosidades a mais pro pessoal do forum sobre os AP's...
Vlw pessoal
Notaram algo estranho neste AP abaixo??? Repare que tem o simbolo da VW / AUDI no bloco

Umas fotinhas a mais do carrinho...
http://i2.photobucket.com/albums/y36/ra ... -red-E.jpg
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AP de 5 cilindros... Mosca branca, saiu no Audi Coupé GT 1984, repare que na época já era injetado e MI... As coisas demooooooooram a chegar no Brasil.
Mas não vingou por ser 5 cilindros... Este negócio de 3 cilindros descem e 2 sobem e vice-versa nunca deu certo... Porque o virabrequim vai ter que ter muito contra-peso para equilibrar o momento de inércia deste motor. Normalmente estes tipos de motores vibram muito por ter numero ímpar de pistões.
Motor tem que ser de números de cilindros pares: 2, 4, 6, 8, 10, 12 cilindros e por ai vai. Porque a quantidade de cilindros que sobe é a mesma que desce.
Curiosidades a mais pro pessoal do forum sobre os AP's...
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