DISCOS DE FREIO NAS RODAS TRASEIRAS!!

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Felipe Giulian
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1608
Registrado em: 15 Set 2008, 22:24
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por Felipe Giulian »

Mas os discos do santana na dianteira e mais os discos na traseira, ajudam MUITO também. :cop:
Imagem
Gol Cl 1.8 1993
Fórum Revista Fullpower!
Avatar do usuário
MarcosHolanda
Membro
Membro
Mensagens: 142
Registrado em: 14 Dez 2008, 21:37
Carro:
Localização: RECIFE-PE

Mensagem por MarcosHolanda »

NÃO QUESTIONO QUE AJUDA MAS O CUSTO BENEFICIO DO UP NA DIANTEIRA É MAS VANTAJOSO QUE O DA TRASEIRA.
magarao
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 30 Mai 2009, 18:59
Carro:
Localização: Nova Friburgo RJ

Mensagem por magarao »

Me tirem uma dúvida o cara que me vendeu o gts ja colocou o freio de santana na frente tah show mas ele me deu um eixo traseiro de um kadett gsi que ele comprou para colocar será que da para colocar pois um carro da volks um sistema da chevrolet alguem sabe se tem algo neste sistema que eu posso aproveitar??? valew
Sonho realizado GTS 93 completasso...
josue carrara
Membro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Mai 2009, 20:42
Carro:
Localização: Pontal do Parana/Paraná
Contato:

Mensagem por josue carrara »

_verdinelli escreveu:c0l0ka os discos e pinças do santana 2.0 fio ja resolve e sai bemm mais barato q as peça dos bola =)

agora disco na trazera, tem q por eixo do golf, pelo menos foi o q fiz no meu passat, antes d pega o gol...
ai rapaziada meu mecanico falou que pra colocar disco na trazeira é só compra os do golf,que ja tem ate o furo no eixo,não precisa fazer nenhuma gambiarra.é só encaixar e boa .sds.isso segundo o que ele falou.vou comprar no desmanche e ele vai colocar.
Gol gl 1.8 92
saveiro 1.6 cht 92
saudaçoes galera dos quadrados!!!!!!!
elite
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Ago 2009, 18:42
Carro:
Localização: santa barbara d oeste

Mensagem por elite »

Nitro Nitro Nitro Nitro Nitro Nitro Nitro

OI ALGUEM TEM ESQUEMA DO SUPORTE DA PINÇA PARA RODA TRASEIRA DO SANTANA QUADRADO
DESDE JA OBRIGADO..
henriqueah
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Abr 2009, 19:36
Carro:
Localização: CURITIBA/PR

Mensagem por henriqueah »

Olá Pessoal, fiz o freio e suspenção do meu gol quadrado..
Coloquei as torres e eixo trasiero do GIV AP o freio ficou muito bom..
Freai bemm, pois o GIV eh ventilado os discos e o tambor na traseira é bem maior, eu paguei no conjunto R$500,00 (torres completas e eixo traseiro completo) a unica adaptação que tem q fazer é trocar as barras da caixa de direção e colocar tb a do GIV. Valeu galeraaaaa
GOL 94 CINZA 1.8 INJETADO ASPIRADO CHIPADO C/ DH - 4x1 ESCAPE 2,5 - ROBOCOP
Avatar do usuário
CaioARREBATADO
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Ago 2009, 07:29
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por CaioARREBATADO »

Ae galera...

Eu ajudei a instalar freios trazeiros a disco num voyage 86 de um colega,
compramos as pinças do golf antigo, foi tirar um e por o outro; So tem um problema, fazer a equalização pois a trazeira estava com mais freio qua a dianteira, então tivemos que melhorar o freio dianteiro.



Valeu.
Avatar do usuário
willian ayres
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Set 2009, 18:10
Carro:
Localização: GUARUJÁ -SAO PAULO

Mensagem por willian ayres »

eu tenho freio a disco nas 4 , freia muito rsrsr ...meu é um pouco complicado vc deverá achar do gol bola gti trocando assim td o sistema mais mesmo assim nao fica 100% pois meu carro tem uma certa facilidade a sair de lado por o freio trazeiro ser maior , meu mecanico falou q e só comprar um regulador d oleo do santana e acaba com isso mais ainda nao tive tempo...
willian ayres
Joao.Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 22 Fev 2009, 20:40
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Joao.Paulo »

Felipe Giulian escreveu:Mas os discos do santana na dianteira e mais os discos na traseira, ajudam MUITO também. :cop:
Ja que o assunto e freio......pergunto:
tenho um santana 86 e queria colocar freio na traseira como vcs....
o ideal seria oq: comprar pinças, discos, pastilhas td do santana novo ou posso continuar usando a minha mesmo e na traseira usaria que disco

abraço a todos do forum!!!

Obrigado!!!!
Santana quadrado 1.9

(X) Alarme
(X) Trava Elétrica
(X) Painel Parati GIII Fundo Branco
(X) Maçaneta sem miolo
(X) Rodas Orbital aro 15
(X) Grade lisaaaa!!! (by eu mesmo)
( ) Console Santana 2000
( ) Vidros Elétricos
( ) Bancos novos
( ) Pintura
cleyton rangel
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Mai 2008, 22:06
Carro:

rodas 17 no gol quadrado

Mensagem por cleyton rangel »

eu sou novato aqui gostaria de uma ajuda comprei umas rodas 17 7 polegadas da marca kr modelo branca com pineus 205 40 17 dulop e gostaria coloca no meu gol 92 branco e nao sei como cloca elas pq eu gostaria tb coloca uma suspença de rosca gostaria da opiniao de vcs
PedroSHI
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Dez 2009, 15:55
Carro:
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por PedroSHI »

Olha já que o que se diz "novato" desenterrou o tópico, vou aproveitar e passar uma dica pra galera do forum.

Como atualmente tow trabalhando na Ford, andei tirando minhas dúvidas com um engenheiro de lá, e uma delas foi, "Por que os carros não saem de fábrica com discos na traseira?"

ele me respondeu prontamente, "Por uma questão de segurança!"
pedí pra que ele me explicasse melhor e ele me falou:

"Basicamente, os tambores de freio tem maior capacidade de fricção que freios a disco, os tambores de freio podem parar o eixo muito mais rápido que os discos quando há peso no veículo (resumindo, coloque freios a disco num caminhão e tente parar...) é também por este motivo, que os discos de freio são colocados na frente, pois ainda que houvesse um ajuste minucioso e com controladores hidráulicos, tambores de freio nas rodas da frente, poderiam causar uma capotagem sem dúvidas, no mais, discos de freio nas rodas traseiras, são praticamente incapazes de realizar uma frenagem segura no carro se ele estiver acima de 190km/h, com o risco do freio fundir, e se partir, causando um acidente maior. Entendeu agora o porquê dos discos na frente e tambores atrás?"

e eu com cara de menino mijão acenei um "Sim" com a cabeça, terminando a conversa com um Obrigado.

como muitos puderam ver, é o mesmo que freiar uma carreta com um fusca... hehe, e falando em fusca, ele sim, é um carro seguro para se usar discos de freio nas rodas traseras, por ser um carro leve, caso sua goleta n tenha absolutamente NADA dentro (kkkkkkkkkkkk) aí sim, experimente os discos de freio atrás.

até logo, hehe, vou instalar minhas 6000k nas milhas :lala:
Checklist:

(X)Angel Eyes
(X)Xenon nas milhas
(X)Liga Leve
(X)Cabeçote rebaixado
( )Xenon no baixo e no alto
(X)Sub Arlem 15" Bobina Dupla
(X)Selada 4 Tweeter/4Drivers Selenium
( )Módulo Ice Cube 10KW
(X)Neons Internos
(X)Kit Recaro
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

Pedro, não querendo duvidar de vc... mas assim se disco traseiro não é bom, pq todos os carros potentes e esportivos tem disco nas 4 rodas??? e se tambor de freio é tão bom pq o freio do fusca q é tambor nas 4 rodas é um lixo?? só rezando pra parar!!!!
Abraços!!!
Braila
PedroSHI
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Dez 2009, 15:55
Carro:
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por PedroSHI »

Opa braila, n sei se você já deu uma olhada nos discos da lamborghini, eles tem quase 120mm, uma área de aderência fabulosa, e pastilhas em fibra de carbono...
devemos lembrar que os discos de freio das ferraris e lamborghinis não cabem nem em sonho nas nossas goletas, e n temos $$ para investir discos de 3~4mil (referente ao par de discos sem as pastilhas, se estiver errado por favor corrijam) nos nossos carritos...
a maioria dos "carros potentes" tem 2~3/4 do peso dos nossos, e são equipados com sistema ABS, que faz com que até um freio de bicicleta seja útil, simplismente o comentário do engenheiro citado acima, cabe dentro dos padrões brasileiros, ou seja, carros com peso considerável, sem ABS, e com discos de pequeno porte e de material de procedência duvidosa :bleh:

os tambores de freio do fusca foram dimensionados de forma errada provavelmente, são de um tamanho inferior a massa do carro, agora experimente colocar os tambores do gol, ou do monza ou algo assim, e você vai se surpreender (ou quebrar a cara no volante :asgh: ) levando em consideração o fato do fusca tem décadas, e que as tecnologias d época não eram uma coisa que se diga "que magavilha" deve-se levar isto em consideração.

de uma olhada, e você vai notar também a diferença entre os discos dianteiros e traseiros da maioria dos importados, sendo os traseiros de melhor qualidade e com maior atenção e segurança, sem lembrar do fato de que além de imensos, a maioria também é composta por discos duplos, então resumindo, não adianta comparar um disco de 40mm simples com um duplo de 120mm com compostos especiais e ABS :lala:
Checklist:

(X)Angel Eyes
(X)Xenon nas milhas
(X)Liga Leve
(X)Cabeçote rebaixado
( )Xenon no baixo e no alto
(X)Sub Arlem 15" Bobina Dupla
(X)Selada 4 Tweeter/4Drivers Selenium
( )Módulo Ice Cube 10KW
(X)Neons Internos
(X)Kit Recaro
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

Fala Pedro, sou eu novamente te enchendo... rsrsrs!!! vamos começar do começo e se vc discordar de mim, responda!! vc se refere a carros de outro mundo como ferrari, etc... eu me refiro a carros nacionais de uso diário como kadet GSI, Gol bola Gti, golf glx, gti, tempra... e todos com discos traseiros!! o sistema ABS serve pra evitar q as rodas travem na frenagem avitando a perda de controle e melhorando a eficiencia da frenagem.. mas não fazem milagres.... partindo do principio q o engenheiro falou sobre o sistema de tambores... eu nunca vi disco ou pastilhas (em vida util) quebrados ou trincados, em compensação o q eu já vi de lonas!!! voltando ao passado... os carros antigos usavam lonas nas 4 (vc já viu o tamanho de um tambor de freio do fusca?? é muito maior do q do santana... e olha o tamanho do fusca... mal dimensionado acho q não foi)... e mesmo nesses modelos os tambores foram substituidos por discos... e o sistema de tambores fosse tão bom, com a evolução da tecnologia seriam projetados tambores mais eficientes e sistema ABS com tambores... e isso não aconteceu... foram projetados discos... o q acontece Pedro e q o engenheiro esqueceu de mencionar é q as montadoras brasileira visam produzir veiculos com o menor custo possivel pra ter o maior lucro possivel... e se vc comparar o preço do sistema de tambor com preço do sistema a disco a diferença vai ser bem grande, o carro vai ter de ficar mais caro e vai diminuir as vendas.... então o q eles fazem: o maior peso dos veiculos (grande maioria fica na frente) pq motor e o condutor ficam lá... além disso pela lei da física quando um veiculo em movimento para, o peso da gravidade vai pra frente....resumindo numa frenagem a grande carga vai pra frente do carro, portanto o freio dianteiro tem der muito eficiente (discos); vc pode notar q em todos os carros discos nas 4, os dianteiros são maiores com pinças maiores (maior eficiencia) e os traseiros são discos até meio parecidos com tambores com pinças pequenas e área de atrito menor.. os freios traseiros na verdade servem para dar equilibrio ao carro e auxiliar os freios dianteiros, e os tambores conseguem fazer isso a um custo mais baixo...(dá pro gasto) com os discos, lembrando bem equilibrados, a eficiencia aumenta, mas não de uma forma absurda, então as montadoras usam isso somente em carros de maior valor; mas esse não muito mais de eficiencia em uma grande frenagem pode fazer diferença entre a vida e a morte... mas montadoras não pensam nisso... mas Pedro, pelo pouco de conhecimento q tenho de mecanica, de física e muita prática nas rua com e sem disco na traseira garanto q a eficiencia é maior (claro q usando materiais bons, nada recondicionado no fundo de casa).. e a engenharia é complicada mesmo, cada um tem um ponto de vista... existem engenheiros q garantem q um pneu fino dá mais estabilidade nas curvas do q um pneu largo... será q é mesmo????? faz uma curva com um pneu 13 145/80 em alta velocidade e ve no q dá... depois faz a mesma curva com um pneu 15 195/50 e ve se vc tem problemas pra fazer ela de novo... pneu novo vai na traseira ou dianteira?? cada engenheiro diz uma coisa... o q vale é o teste na prática....
Abraços!!
Braila
PedroSHI
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Dez 2009, 15:55
Carro:
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por PedroSHI »

Boooooooooa Braila (Gostei da do pneu), mas é exatamente o que eu estou falando, os materias das coisas probuzidas no Brasil são em sua maioria de segunda catiguria, se ainda assim o cara quer se aventurar, que se aventure com discos de 120mm comprados fora daqui!

Detalhe, eu já ví um disco de freio traseiro de uma "Crembo" da via fundir, o que garantiu uma dor de kbeça linda no coitado :drink:

O que vale é usar marcas "Brembo" e não "Crembos" da vida, esse é o tipo de coisa que não se deve econimizar

Não esqueça, é mais fácil parar alguma coisa puxando, do que empurrando!
(e tmb é mais fácil mover empurrando do que puxando tmb)
Tente parar sua goleta numa ladeira empurrando auhauehuaehuaeh

Finalizando, pneu novo vai na Traseira, vide matéria do auto esporte, que realizou os testes, nos quais pneus velhos na traseira diminuem a aderência do carro, mostraram tmb, que pneus com laranja devem ir na DIANTEIRA, no teste de campo, o carro com Laranja no pneu traseiro quase capotou, enquanto na dianteira só diminuiu um pouco a manobrabilidade... :bailajesus:

EDIT:

Caso algum espertinho chegue aqui, estou me referindo a 120mm de zona de toque do disco, ou seja, a largura da parte onde a pastilha toca.
Checklist:

(X)Angel Eyes
(X)Xenon nas milhas
(X)Liga Leve
(X)Cabeçote rebaixado
( )Xenon no baixo e no alto
(X)Sub Arlem 15" Bobina Dupla
(X)Selada 4 Tweeter/4Drivers Selenium
( )Módulo Ice Cube 10KW
(X)Neons Internos
(X)Kit Recaro
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

Fala Pedro, blz? concordo plenamente com vc!! pneu novo na traseira... mas tem engenheiro se eu não me engano da michelan q fala q é ao contrário!!! rsrsrs

Abraços!!
Braila
PedroSHI
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Dez 2009, 15:55
Carro:
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por PedroSHI »

auehaueh, se ele acha isso, deixa ele colocando pneu velho na traseira do carro dele, dake a poko n vai ter engenheiro na michelan....... :nowai:
Checklist:

(X)Angel Eyes
(X)Xenon nas milhas
(X)Liga Leve
(X)Cabeçote rebaixado
( )Xenon no baixo e no alto
(X)Sub Arlem 15" Bobina Dupla
(X)Selada 4 Tweeter/4Drivers Selenium
( )Módulo Ice Cube 10KW
(X)Neons Internos
(X)Kit Recaro
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Um do maiores motivos para se ter disco na traseira dos carros esportivos é o fato da temperatura de trabalho ser muito mais alta do que em carros convencionais, pois os esportivos são muito mais exigidos. Frear tanto tambor, se bem dimensionado, quanto o disco cumprem com a função, a diferença que em uma pista ou pilotar com fortes emoções o tambor agüenta 4 ou 5 pisadas fortes em entrada de curvas, depois ele superaquece e adeus freio traseiro, dai a necessidade de se ter o disco ventilado, pois nem o sólido agüenta uma pista.

Para os amante dos Quadradinhos preparados, e fortes emoções, freio a disco na traseira cai muito bem, pois a surpresa de uma inesperada situação pode dar @erda.

Abraços
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Cordelli
Membro
Membro
Mensagens: 165
Registrado em: 14 Ago 2007, 18:19
Carro:
Localização: Juiz de Fora - MG

Mensagem por Cordelli »

Como tem umas msgs anteriores minhas ai, uso e recomendo. Jah me salvou de N situacoes q se n fossem os traseiros, eu ia pro saco :glare:
Hj, arrumei o meu gol todo, freios na frente maiores e com os traseiros.
Tah muita coisa melhor
A titulo de curiosidade: tenho um vectra 2001 tb, com freio a tambor na traseira, e como todos sabem, o vectra n eh um carrinho muito leve.
Pois bem, ele simplesmente n para, coisa de doido. To correndo atras de uns discos pra traseira, mas aqui tah meio dificil de conseguir
Quem quer colocar no gol, coloque, mas n se esqueça das valvulas, pq trava as rodas traseira muito facil.
Vlw
Gol CL 94 2.0 S Azul Calcinha
[x] Aspiração [x] Freio a Disco Traseiro
[x] D/H do MI [x] Rodas do Golf GT 2009
[x] M.I. [x] Vidros Elétricos
[X] Turbo
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Ainda existem kits prontos de freios traseiros, são mais caros do que uma adaptação, porem plug and play e ficam ótimos. Powerbrake são ótimos, e já vem regulados para terem menos pegada para não travar a traseira.

Abraços
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”