[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
ska1972
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ska1972 »

bilulpg escreveu:
Samuka, bem lembrado mesmo sobre isso, e eu tb lembrei que tem diferença tb, pois minha mãe tem um santana 2003 a alcool original e ela teve q trocar essa válvula do carro dela, pois me lembro que o carro a gasolina na pista geralmente trabalha mais frio o motor, e o alcool ele tem q manter bem aquecido, mesmo que na pista para ajudar na combustão do combustível, agora n sei se essa minha teoria está certa ou não, pois os carros injetados eu sei q mtos deles funcionam assim, e n sei se essa regra vale para os nossos carburados, pois o meu antes de eu passar ele para alcool mesmo na pista a gasolina o motor principalmente qdo eu pisava mais e forçava ele subia um pouco a temperatura, mas tb foi como o Felipe me disse q talvez minha válvula n esteja funcionando corretamente. Qto q custa essa válvula termostática ai na cidade de vcs? O cebolão a alcool do meu carro neste momento o mecânico está trocando do meu e ele me pediu 25 reais colocado, será q tá caro ou barato ou é esse preço mesmo?
Bilulpg, não importa se é injetado ou carburado, motor a álcool sempre tem que trabalhar com maior temperatura.
a questão de aumentar a temperatura em alta é problema de projeto, o radiador do AP não dá conta de refrigerar e a temperatura sobe. Tanto que pra ir pro Iraque, os Passat ganhavam um radiador maior pra aguentar a temperatura no deserto. Não tenho idéia de preço de termostática, mas o cebolão não tá caro nesse preço não.

Samuka
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana
Imagem
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

ska1972 escreveu:
bilulpg escreveu: Bilulpg, não importa se é injetado ou carburado, motor a álcool sempre tem que trabalhar com maior temperatura.
a questão de aumentar a temperatura em alta é problema de projeto, o radiador do AP não dá conta de refrigerar e a temperatura sobe. Tanto que pra ir pro Iraque, os Passat ganhavam um radiador maior pra aguentar a temperatura no deserto. Não tenho idéia de preço de termostática, mas o cebolão não tá caro nesse preço não.

Samuka

Samuka
Bem lembrado tb desse detalhe do radiador do Passat Iraquiano, dizem que ele é de cobre, vcs confirmam pra mim se é ou não desse material? No caso de instalarmos ele em nossos carros, esse erro de projeto seria amenizado com o radiador do Passat Iraquiano? Se resolver deve ser mosca branca achar um desses para comprar não é?..

Abraços

Luciano
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
ska1972
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ska1972 »

bilulpg escreveu:
Bem lembrado tb desse detalhe do radiador do Passat Iraquiano, dizem que ele é de cobre, vcs confirmam pra mim se é ou não desse material? No caso de instalarmos ele em nossos carros, esse erro de projeto seria amenizado com o radiador do Passat Iraquiano? Se resolver deve ser mosca branca achar um desses para comprar não é?..

Abraços

Luciano
Luciano, a tampa dele é de cobre sim, e é mosca branca com um olho azul e outro verde, hehe.
Com certeza melhora.
Ele tem a mesma altura e largura dos nossos, mas tem mais profundidade, dá quase o dobro do normal, vai bem mais líquido.

Talvez encontra em desmanche ou em oficinas de radiador mais antigas.

Samuka
[x]Faróis de Neblina
Imagem
pauloep23
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por pauloep23 »

ola pessoal tenho ap 1.8 94 resentemente fiz meu carburador 2e brosol alcool vela sao de gasolina sera que troco ela ou continua com as velas ?
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

pauloep23 escreveu:ola pessoal tenho ap 1.8 94 resentemente fiz meu carburador 2e brosol alcool vela sao de gasolina sera que troco ela ou continua com as velas ?
Pelo que eu entendi vc mudou o carburador por um de álcool... Quer dizer então que o seu carro é gasolina com carburador de álcool.

Se no momento seu carro estiver destaxado (pistões de gasolina) continue usando as velas de gasolina

Mas se vc trocou os pistões pelo de álcool, troque as velas de álcool.

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

ska1972 escreveu:
bilulpg escreveu:

Abraços

Luciano
Luciano, a tampa dele é de cobre sim, e é mosca branca com um olho azul e outro verde, hehe.
Com certeza melhora.
Ele tem a mesma altura e largura dos nossos, mas tem mais profundidade, dá quase o dobro do normal, vai bem mais líquido.

Talvez encontra em desmanche ou em oficinas de radiador mais antigas.

Samuka
É samuka, mas vou manter o meu mesmo por enquanto, só qdo for precisar trocar é que irei procurar um radiador desses, ou melhor tentar achar um...rss, ontem eu troquei o cebolão do meu carro de gasolina para alcool, melhorou bem a potencia do carro na cidade, mas estou percebendo um negócio, o meu carro por estar passado a alcool com a bobina mi, eu acelero menos, e percebo qdo o meu carro liga a ventuinha, puxa bastante carga do meu motor, e a lenta fica meio q irregular, mas dai faço o seguinte, dou umas esticadas no motor e depois q a ventuinha aciona o motor não muda nada, acho q pelo fato de eu andar bem na boa em baixa rotação o alternador n consegue recarregar suficiente a bateria, por isso q dá essa oscilada, e qdo dou umas puxadas e a ventuinha volta a ligar esse problema n acontece, estou quase tendo certeza q é o alternador q em baixas rotações n está carregando suficiente a minha bateria, ou o meu alternador está ruim ou pelo fato da bobina ser mais forte e andarmos mais devagar p ter a mesma potencia com a bobina faz com q o alternador carregue menos, talvez eu tenha q mexer no alternador. Vou fazer mais uns testes aki e depois eu confirmo isso p vcs...

Abraços
Luciano
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Mais uma observação, o problema q está acontecendo com o meu é semelhante ao problema do usuário "Longuete" da questão de n carregar suficiente a bateria....

[ ]'s
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Junior Prette »

Meu carro já deu vários problemas de temperatura alta, já estragou a válvula termostática que não abria e a temperatura ia lá pra cima, as vezes eu tinha que parar o carro pra não ferver, depois que troquei a válvula amenizou o problema, mas continuou subindo pra lá do meio do marcador, ficou assim uns 3 meses, agora, não passa do meio, só se eu andar na cidade e em dias de calor que fica no meio, isso ocorreu sozinho. Não lembro do cebolão que estou usando mas não é o de 92/96º celsius não, é um pouco abaixo.

Agora acho que está normal, o ponteiro tem que marcar no máximo até um pouco pra lá do meio isso se você forçar em dia de calor, e em dias com temperaturas amenas e não forçando ele chega ao meio do marcador no máximo.

Um mecânico me disse que é normal do AP ser quente pois cabe pouca água no sistema de refrigeração.

Bom, mas quem tem problemas com refrigeração não poderia trocar o reservatório pra um maior? Haverá mais água pra fazer a refrigeração do sistema, daria certo?

Meu carro tem alternador de 140A mesmo assim quando liga a ventoinha dá uma caida no RPM.

Continuo dizendo que a Bobina do MI é ótima e não é moda não, é funcionalidade e benefício puro.
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Junior Prette escreveu:Meu carro já deu vários problemas de temperatura alta, já estragou a válvula termostática que não abria e a temperatura ia lá pra cima, as vezes eu tinha que parar o carro pra não ferver, depois que troquei a válvula amenizou o problema, mas continuou subindo pra lá do meio do marcador, ficou assim uns 3 meses, agora, não passa do meio, só se eu andar na cidade e em dias de calor que fica no meio, isso ocorreu sozinho. Não lembro do cebolão que estou usando mas não é o de 92/96º celsius não, é um pouco abaixo.

Agora acho que está normal, o ponteiro tem que marcar no máximo até um pouco pra lá do meio isso se você forçar em dia de calor, e em dias com temperaturas amenas e não forçando ele chega ao meio do marcador no máximo.

Um mecânico me disse que é normal do AP ser quente pois cabe pouca água no sistema de refrigeração.

Bom, mas quem tem problemas com refrigeração não poderia trocar o reservatório pra um maior? Haverá mais água pra fazer a refrigeração do sistema, daria certo?

Meu carro tem alternador de 140A mesmo assim quando liga a ventoinha dá uma caida no RPM.

Continuo dizendo que a Bobina do MI é ótima e não é moda não, é funcionalidade e benefício puro.
Junior, então ontem eu levei p meu mecânico medir o meu alternador p ver se tava carregando certinho a bateria e ele me disse q tava ok, e ele me mostrou no multímetro q a o alternador estava carregando em 13,6v e qdo ligava a ventuinha ele caia para uns 12,8v, isso ele me mostrou a pleno funcionamento, ele disse q é normal isso mesmo e disse tb q mesmo eu colocando um alternador maior que sempre cairá o RPM qdo liga a ventuinha, agora se eu andar alongando mais as marchas ai a hora q percebo q a ventuinha ligou o RPM não cai, agora qdo ando bem na maciota ai o RPM volta a cair qdo a ventuinha liga, mas tb o meu mecânico disse q se aumentar um pouco a marcha lenta do carro, essa situação pode melhorar, mas tb o consumo irá aumentar pelo fato do carro ficar mais acelerado, ai fica a critério de cada um como usar.

Felipe essa voltagem de 13,6V é normal mesmo qdo o alternador está carregando a bateria? No caso teria como aumentar essa voltagem tipo em uns 14,4V qdo o alternador carrega a bateria? Meu mecânico disse tb q o RPM do carro tem q estar bem próximo dos 1000Rpm para carregar legal as baterias, confima essa informação?

Abraços...
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

bilulpg escreveu: Felipe essa voltagem de 13,6V é normal mesmo qdo o alternador está carregando a bateria? No caso teria como aumentar essa voltagem tipo em uns 14,4V qdo o alternador carrega a bateria? Meu mecânico disse tb q o RPM do carro tem q estar bem próximo dos 1000Rpm para carregar legal as baterias, confima essa informação?

Abraços...
Não é normal não... Tá muito baixa esta tensão, o ideal seria entre 14V e 14,5V. Faça assim teste atras do alternador e veja se a tensão que sai atras dele é de 14V ou mais. Se for abaixo ele deve estar com problemas no regulador de tensão. Se tiver acima de 14V o problema esta nos cabos que levam a carga do alternador até a bateria, ou os terminais dos cabos estão muito oxidados, criando resistência a passagem de corrente. Ou troque os terminais ou desconecte eles da bateria e limpe bem os terminais da bateria, acho que até com CAR80 já dá bons resultados, limpe depois com alcool para tirar qualquer oleosidade que possa ter ficado nos terminais. Isto normalmente já da uma melhorada.

Em relação a rpm estar proxima de 1000rpm não tem muito haver não, o que não pode é o carro ficar com uma rotação baixa que comece a acender ou ficar piscando a luz da bateria no painel do carro. Ai sim não vai carregar direito. Se o carro estiver em marcha lenta e a luz da bateria estiver apagada no painel, concerteza a bateria esta sendo carregada.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
bilulpg escreveu: Felipe essa voltagem de 13,6V é normal mesmo qdo o alternador está carregando a bateria? No caso teria como aumentar essa voltagem tipo em uns 14,4V qdo o alternador carrega a bateria? Meu mecânico disse tb q o RPM do carro tem q estar bem próximo dos 1000Rpm para carregar legal as baterias, confima essa informação?

Abraços...
Não é normal não... Tá muito baixa esta tensão, o ideal seria entre 14V e 14,5V. Faça assim teste atras do alternador e veja se a tensão que sai atras dele é de 14V ou mais. Se for abaixo ele deve estar com problemas no regulador de tensão. Se tiver acima de 14V o problema esta nos cabos que levam a carga do alternador até a bateria, ou os terminais dos cabos estão muito oxidados, criando resistência a passagem de corrente. Ou troque os terminais ou desconecte eles da bateria e limpe bem os terminais da bateria, acho que até com CAR80 já dá bons resultados, limpe depois com alcool para tirar qualquer oleosidade que possa ter ficado nos terminais. Isto normalmente já da uma melhorada.

Em relação a rpm estar proxima de 1000rpm não tem muito haver não, o que não pode é o carro ficar com uma rotação baixa que comece a acender ou ficar piscando a luz da bateria no painel do carro. Ai sim não vai carregar direito. Se o carro estiver em marcha lenta e a luz da bateria estiver apagada no painel, concerteza a bateria esta sendo carregada.

Vlw
Pois é Felipe, bem q eu estava desconfiado mesmo, vou fazer esse teste e depois eu posto aki como ficou, talvez seja por isso q qdo liga a ventuinha o motor fica bem irregular o funcionamento. No caso aki na minha cidade eu sei q n tem o tal do CAR 80, teria algum outro produto q eu possa estar usando para tirar a oxidação?

Abraços..
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
ska1972
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ska1972 »

Felipe Voya escreveu: Não é normal não... Tá muito baixa esta tensão, o ideal seria entre 14V e 14,5V. Faça assim teste atras do alternador e veja se a tensão que sai atras dele é de 14V ou mais. Se for abaixo ele deve estar com problemas no regulador de tensão. Se tiver acima de 14V o problema esta nos cabos que levam a carga do alternador até a bateria, ou os terminais dos cabos estão muito oxidados, criando resistência a passagem de corrente. Ou troque os terminais ou desconecte eles da bateria e limpe bem os terminais da bateria, acho que até com CAR80 já dá bons resultados, limpe depois com alcool para tirar qualquer oleosidade que possa ter ficado nos terminais. Isto normalmente já da uma melhorada.

Vlw
Procede a informação sim, alternador carrega melhor a bateria com o carro em marcha lenta, acelerar pra carregar melhor só em carros antigos com dínamo.

Samuka
[x]Faróis de Neblina
Imagem
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

bilulpg escreveu:
Pois é Felipe, bem q eu estava desconfiado mesmo, vou fazer esse teste e depois eu posto aki como ficou, talvez seja por isso q qdo liga a ventuinha o motor fica bem irregular o funcionamento. No caso aki na minha cidade eu sei q n tem o tal do CAR 80, teria algum outro produto q eu possa estar usando para tirar a oxidação?

Abraços..
Procure por produtos similares ao CAR80 (banho químico) tem spray semelhante da ABRO

http://www.abro.com/abro_product_list.p ... t=cleaners

Neste link tem um produto especial para limpeza de terminal de bateria e outro que mantém o terminal limpo sem oxidação... Todos da ABRO. Normalmente vc acha isto em autopeças com certa facilidade.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ska1972 escreveu:
Procede a informação sim, alternador carrega melhor a bateria com o carro em marcha lenta, acelerar pra carregar melhor só em carros antigos com dínamo.

Samuka
ska1972

O alternador carrega em marcha lenta a bateria melhor que o dínamo, na verdade o dínamo em marcha lenta praticamente não carrega nada.

Mas não quer dizer que o alternador carregue melhor a bateria em marcha lenta do que em alta rotação. Quanto mais alta a rotação do motor mais força o alternador tem para carregar melhor a bateria.

Um exemplo: O meu alternador é um BOSCH de 90A, até na capa dele vem dizendo... 50A em marcha lenta e os 90A acima de 4000rpm

Um de 35A normalmente na lenta entrega 10 a 15A na lenta e 35A acima de 4000rpm

Na foto abaixo um BOSCH de 75A do Civic. Na capa preta dele tem:

KC (modelo) --- 14V (tensão de saída dele) e 40 -- 75A (este ai entrega na lenta 40 Ampères de corrente na lenta e acima de 4000rpm 75 Ampères de corrente para o sistema elétrico do carro)

Imagem

Espero ter tirado as dúvidas do pessoal....

Abraço a todos
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Opa galera, vcs estão tirando as minhas dúvidas, sim ainda não fui conferir a questão da tensão do meu Alternador pq n deu tempo ainda, pois estou terminando de configurar a giclagem do meu 2E, hehehe, mas logo q eu acertar eu posto p vcs aki.

Abraços e obrigado a todos.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
jairx
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por jairx »

muito bom esse tópico,meus parabens a todos :fudeu: :bronha:
ska1972
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ska1972 »

bilulpg escreveu:

Abraços

Luciano
Luciano, Esses dias eu estava conversando com um amigo meu que tem um Gol G3 1.0 16V Turbo e ele me disse que tinha quebrado o encaixe de uma mangueira do radiador do carro dele. Segundo o que o mecânico da loja de radiadores falou, o radiador do Gol Turbo é bem maior que o dos AP, e provavelmente deve ser adaptável aos quadrados.
Teria que verificar se realmente procede a informação, por que se for mesmo verdadeira, é muito mais fácil de encontrar esse radiador.
Aqui na cidade custa R$ 400,00, e o de AP custa uns R$ 150,00 +/-

Abraço

Samuka
[x]Faróis de Neblina
Imagem
r8drigo

Mensagem por r8drigo »

ska1972 escreveu:
bilulpg escreveu:

Abraços

Luciano
Luciano, Esses dias eu estava conversando com um amigo meu que tem um Gol G3 1.0 16V Turbo e ele me disse que tinha quebrado o encaixe de uma mangueira do radiador do carro dele. Segundo o que o mecânico da loja de radiadores falou, o radiador do Gol Turbo é bem maior que o dos AP, e provavelmente deve ser adaptável aos quadrados.
Teria que verificar se realmente procede a informação, por que se for mesmo verdadeira, é muito mais fácil de encontrar esse radiador.
Aqui na cidade custa R$ 400,00, e o de AP custa uns R$ 150,00 +/-

Abraço

Samuka
O radiodar moderno tem a litragem maior mas cabe tranquilo em passat e golzinho....
montanhagol
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por montanhagol »

p/ap carburado a gasolina sem ignição eletronica ficaria bom também essa bobina??
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

montanhagol escreveu:p/ap carburado a gasolina sem ignição eletronica ficaria bom também essa bobina??
Motor AP carburado sem ignição eletrônica???? Desde 1977 que até os MD-270 já vinham com ignição eletrônica. Ex: no Passat

Só se o seu for um Gol ou Saveiro BX com motor Boxer, ai sim a ignição é do tipo convencional (com platinado, condensador)

Se o seu carro ainda usar platinado e condensador, pode até usar a bobina MI, mas tem que usar ela com um resistor ligado em série com ela, para evitar que ela se queime quando a chave estiver ligada (acendendo o painel) mas o motor parado.

A resistencia se parece com esta abaixo, normalmente vc encontra em auto-elétrica

Imagem

E o esquema de ligação dela.

Imagem
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Responder