[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
cavanhasm
Membro
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 15 Dez 2008, 23:04
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por cavanhasm »

acredito q para aspirado de rua a embreagem do 2.0 com mais pressão na prensa já resolve...
eu uso assim e nunca tive problemas... e olha q o pau pega hehehehe

André Pinheiro
vc já instalou o comando??como ficou???
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
Avatar do usuário
Mineiro
Membro
Membro
Mensagens: 235
Registrado em: 01 Jun 2008, 22:16
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Mineiro »

André Pinheiro escreveu:Fala Mineiro ...
Bom cara ... vc vai gastar um troquinho no seu Upgrade, vamos lá:
1- comando R$ 250,00 ( Eu comprei o 284º com 111 de Lob Samcams)
2- Volante aliviado de R$ 4,5 Kg R$ 420,00 - Displatec
3- Embreagem HD 980 lbs R$ 380,00 - Displatec ( Só se a sua estiver perto de dar pau, pois assim vc economiza no frete )

Sugestão: Aumento de cilindrada - Abertura do bloco para 84,5 mm com pistões Powertech R$ 800,00 ( pistões + anéis ) + R$ 300,00 Retífica

Bom ... Com R$ 1770,00 aproximadamente + uns R$ 500,00 de M.O vc vai ter um carro com muito mais torque que a sua atual configuração, pois o aumento de cilindrada nos aspirados pra quem quer mais pegada é fundamental !!!

Bom espero ter ajudado, pois essa receita é a que estou fazendo no meu carrinho. Optei pelos pistões da Powertech pq não vou precisar rebaixar o bloco nem os pistões, usando os pinos originais, pois eles são fabricados nas medidas do pistão original só que com 84,5 mm de diametro, ou seja, vai deixar o seu carro com 1938 cm³, ok ...

Estamos na área

Um abração
Opa e ai blz Andre, ajudou sim, era mais ou menos isso que tava pensando em gastar msm, agora vo procurar as peças om calma e fazer o serviço! to :amd: pra ver o resultado!!!
[ x ] K16 procurando...
[ x ] Bomba eletrica GTI
[ ] Alternador de 90 amperes
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Cavanhasm ...

O meu cabeçote com o comando ta vindo de São Paulo, melhor dizendo Campinas na TagRacing, pois em Belém não tem ninguem especializado, ou seja to rodando com o 49G ainda !!!!@#$%¨&*() Louco pro meu cabeçotinho chegar, porem ainda vai demorar um pouquinho para ter o carrinho pronto !!!

Um abração

Mineiro !!! Cara acho que o carro vai ficar irado, pois essa configuração é muito próxima do carro do Renatão, bom fora os segredos de acerto, que acredito façam toda a diferença... risos ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Gabriel Agoado
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Jul 2008, 15:36
Carro:
Localização: Tambau - SP

Mensagem por Gabriel Agoado »

Fala Renatao e cavanhasm ...!!!!

Vlw pelas dicas... mais ainda tenho 2 parcelas da oficina e comando!!!! rsrsrs

Mais eu vo faze esse projeto sim. Caso alguem saiba de algum coletor que estejam vendendo...!!!!!!

Vlw....

Abraços!!!!!
Avatar do usuário
Breno Bagali Dias
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Ago 2009, 18:43
Carro:
Localização: Cerqueira Cesar- interior SP

compensa eu turbina ou aspirar meu GTS

Mensagem por Breno Bagali Dias »

meu carro foi para o mecanico pq tava rajando ai ele fez a retifica da parte de baixo e so trocou as peças da parte de cima sera q fika bom?
e o q compensa eu turbina ou aspirar meu GTS???
amo meu GTS
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Mineiro escreveu: fala guilherme,

seguinte brother desisti por ver varios carros de amigos meus quebrando, por falta de manutenção e por pé pesado tb... dai decidi no aspirado.

...eu ia gastar uns 2500 num kit pra colocar nele c essa grana dexo ele forte como quero. sem contar a grana pra regularizar.

...quero ver sabe pq n quero so comprar o 276.. ja quero fazer td, cambio.. volante do motor e tals so quero ter uma noção de qnto gasto..

falta tb axar um preparador bom aki, pq onde fiz meu motor o cara vendeu a mecanica... ai agora é procurar outro..
Fala Mineiro !!!

Antes de começar no mundo aspirado tive mais de 15 anos de turbo ... o carro turbo é realmente mais forte, mas ... oficinas, quebras, burocracias de regularização, já estavam enchendo o saco e esvaziando o bolso ... rsrs!!

Aplicando experiência, paciência, estudo e fundamentos de física que entendo (devido à cardiologia), montei meu aspirado com jeitão de turbo devido ao alto torque, marcha-lenta lisa, consumo melhor de quando era turbo, etc. Mas com grandes vantagens: A única quebra que tive em um ano foi há pouco, quando a engrenagem do virabrequim que gira a dentada ficou banguela (mas resistiu anos com turbo ...). As únicas idas à oficina são para upgrades! Como disse tb, essa semana fui ao Detran e passei sem problemas, só foi tirar os cabos, colocar a tampa da polia, sem mistérios ... e sair com o documento!

Com 2500 reais dá pra fazer muita coisa!

A sua parte de baixo está nova, retificada, acho que pode esperar um pouco mais (por custo/benefício) até modificá-la.

Começe aliviando peso:
Troque o jogo de polias que rodam a correia do alternador, no caso pelas de ALUMÍNIO: A do comando, regulável, mas ela é TODA em alumínio, diferente das que vendem no mercado que só a parte da frente é do material. Do virabrequim, que é menor tb, diminuindo o esforço do motor pra girar. E da bomba d´agua. Todas essas polias vendem nas lojas especializadas em SP. Eu compro no RJ na Zanini. Os preços são: Do comando uns 100 reais, do vira uns 70 e da bomba uns 160. Total uns 330 reais.
Continuando no alívio de peso, troque o volante do motor. Eu uso um aliviado pelo meu preparador, mas existe a da Displatec no mercado, que o amigo André já colocou as especificações e o preço.
Todas essas peças mais leves, somadas dão diferença na resposta, retomada, pegada ... e melhoram um pouco o consumo tb.

Aliás, alivie o peso do carro tb, no meu caso só eu ando e tb em fds, logo, tirei os bancos de trás e fiz uma forração inteira no local dos bancos, que ficou até bonito. Tirei tabetes de borracha, o único que sobrou foi o do motorista. Troquei os bancos pelos modelo concha, mais leves. E se ando por locais próximos, tiro estepe, macaco, etc, usando apenas o spray que veda e enche. Som ... o do motor é mais agradável, se precisar uso Mp3 de bolso com fone de ouvido ... rsrs!

Eu vi que usa bomba elétrica, mas nos estágios de preparação aspirada, apenas se usar 1 W44 com comando muito alto pra cima a elétrica será necessária. Eu uso W40 com 284 no motor 2.1 com bomba mecânica do santana 2.0 (cabeçuda) que garante vazão e pressão em vários estágios de preparação. Mas se já está com a elétrica montada, não precisa tirar.

Um passo importantíssimo é o câmbio. Só de passar para a configuração do PV já melhora muito se usar comandos até 280. Acima disso, sugiro a minha configuração:
1a e 2a (primário do GTS, PV).
3a, 4a e 5a do Gol 1000 16V, mais curtas entre elas.
Diferencial do Versalhes de 3,9:1 , diferente do 4,1:1 dos câmbios PV e PS. O de 3,9 alonga todo o conjunto, que no final, a 5a mais curta fica com o giro final igual ao do PV original, mas o espaço entre as 3, 4 e 5a marchas fica mais reduzido, ideal para comandos altos. Caso a empolgação seja maior, com comandos acima de 300 graus, basta voltar com o diferencial 4,1. Vc até pode usar as relações do 1000 16V sem trocar o diferencial pelo de 3,9:1, mas a sua 5a vai parecer a 4a do seu câmbio atual, muito curta para estradas, mas até interessante para cidade ...
Não esqueça de um bom blocante de 70 ou 80%, eu uso da Fôlego Turbo, de 70%, custa uns 170 reais, de excelente custo/benefício.

Peso, câmbio, agora comando:
Se usar o câmbio do GTS (PV) e pro seu motor que já tem cabeçote e 3E, um comando que dá um bom torque, sem embaralhar muito a lenta é o 284/111/11 da samcams que eu uso e o amigo André tb vais usar. Acho ele ótimo para rua/cidade. Eu até estou com um projeto de ajuste fino de comando pro meu motor, visando manter o torque e a lenta lisa (no meu caso fica mais lisa devido a W40), sem a necessidade de passar de mais de 6000 rpm e mantendo a bomba mecânica de combustível. Quando estiver pronto e testado falo com vcs!
Pode otptar tb pelo 280/110/10,6 ou o 276/109/11,3 , que na prática são semelhantes, com o 276 dando poucos rpm a mais que o 280, que daria um pouco mais de torque. Desses, pra cidade, visando melhor torque, prefiro o 284.
Se usar o meu esquema de câmbio e não se importar com a lenta um pouco mais embaralhada, dá pra brincar com o 290/109/11 que vai ficar MUITO bom!!!
Esses comandos são plug and play, sem a necessidade de trabalhar a parte de cima do cabeçote. Outros comandos mais brabos, precisam de raspagem do cabeçote por onde o came passa ...
Esses comandos custam 250 reais + frete na samcams.

Peso, câmbio, comando ... estrutura do carro:
Não adianta ter força se não passar pro chão. E é muito bom sentir o carro na mão em curvas tb!
Eu uso altura original, como se fosse configuração de rally, com molas originais do GTI com ar. Amortecedores Tag turbo dupla ação. Buchas da balança em poliuretano (PU)e buchas do quadro em alumínio. Barras transversais dianteiras superior e inferior e barra transversal traseira tb. Todo esse conjunto deixa o carro muito estável! Sem problemas com autoridades! Ao acelerear ou frear, o carro nem abaixa ou levanta. As barras traseira e inferior dianteira comprei na Imohr e a barra superior com as buchas na Zanini.
Os coxins laterais do motor são do opala 6 cil, excelente custo/benefício a 11 reais cada ... As de PU passam mais vibrações. Atenção: Para rua, não coloque o coxim do câmbio em alumínio ou mesmo em PU, pois passam uma insuportável vibração pro carro ....

Todas essas modificações estão no seu orçamento, incluindo MO. Tem detalhes que dependem tb do gosto, analise!
Boa sorte !!! Além disso a galera tb pode opinar e dar mais sugestões !!!
Depois diz como ficaram!!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Detalhes:
Ainda uso platô e embreagem originais do Santana 2.0, que estão aguentando muito bem.
Devido às acelerações, vale a pena trocar o coxim frontal do motor pelo de PU tb, pois a original vive saindo ...
Meu filtro de combustível é do Santana carburado tb, maior que o do Gol.
Meus freios acabei de trocá-los pelos ORIGINAIS Varga do Santana novo, com discos de 256 mm e fluido DOT 5. São ideais para uso na rua/cidade/estrada. Os traseiros são originais a tambor, sem necessidade (pro meu tipo de uso) de discos ainda.
Minha ignição é mais violenta pois é a mesma que usava quando tinha mais de 400 cv com turbo. Pro aspirado, a bobina MI é de excelente custo/benefício!

À medida que for lembrando vou colocando aqui ...
Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Mineiro
Membro
Membro
Mensagens: 235
Registrado em: 01 Jun 2008, 22:16
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Mineiro »

Fala Renato, obrigado pelas dicas. entao a bomba do GTI eu tenho mas nao uso ainda, ta guardada, da ate pra vendar e fazer $$$ rsrsr.

entao as polias ja estou providenciando para fazer as trocas, o comando pra ficar liso pode ser o 284? ou melhor seria o 276? isso da pra providenciar agora. a polia do comando ja é de aluminio, correias novas trocadas ha 2 semanas e tals.

ja tenho bobina no mi instalada, entao agora é so aliviar... como disse meu preparador mudou pra santa catarina, preciso achar um outro aki pra mechar, enquanto isso ja vou providenciando as peças ja é bem mais facil.

minha susp vou ter q modificar e vo providenciar esse kit de freio do santana, pois o meu ta original ainda, e se anda mais tem q parar mais se n ja viu né, o cambio gostei da ideia vou ver na sapinho qnto gasto com um cambio assim.

vou v se monto isso td mais rapido possivel, e vamos trocando experiencias para melhorar nossos brinquedos, a todos muito obrigado e com o andamento vou postando as melhorias.
[ x ] K16 procurando...
[ x ] Bomba eletrica GTI
[ ] Alternador de 90 amperes
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Mineiro escreveu: ... o comando pra ficar liso pode ser o 284? ou melhor seria o 276? isso da pra providenciar agora.

... o cambio gostei da ideia vou ver na sapinho qnto gasto com um cambio assim.
Fala Mineiro!!

Só pra lembrar, seu carro vai mudar MUITO com comando maior, pois se já tem cabeçote trabalhado com dutos abertos e carburador maior, o 049G já fica subdimensionado pro seu conjunto !

O comando pra ficar liso não depende só da graduação, depende tb do lobe center e do carburador que está usando, além, é claro, da regulagem.
Estou baseando na tabela da Samcams. Esse 284 tem lobe de 111, ao contrário do 276 que tem 109. Isso favorece a lenta lisa do 284. O lobe menor favorece potência pois deixa as válvulas de adm e esc mais tempo abertas simultaneamente. Lobes menores de 110 dão mais potência a aspirados e lobes maiores de 110 ficam melhores para turbinados, mas tb não é regra, dá pra usar > 110 em aspirados e fica muito bom. Como disse, minha lenta é lisa pois uso W40 (modéstia a parte, MUITO bem regulada). Com a 3E eu já usei um 280 com lobe de 109 que a lenta ficava levemente irregular, mas limpando em 1200 a 1400 rpm. Tanto o 276 quanto o 284 limpam antes das 1500 rpm. Maior vantagem do 284 pelo lobe de 111. Resumindo, no seu motor o 276 daria uns pôneis a mais. O 284 deixaria a curva de torque mais distribuída. Pra rua/cidade eu prefiro o 284/111.

O seu câmbio não precisa ser Sapinho (acho que sai mais caro). As engrenagens serão todas originais. Acho que basta fazer numa retífica de caixa tradicional e de confiança, que o custo pode ser menor. Faça o orçamento no Sapinho e na retífica. Compare e escreva pra gente se teve diferença de preço. A minha, o meu próprio mecânico daqui do RJ fez.

Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Rafael Ramirez
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 18 Abr 2008, 22:14
Carro:
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por Rafael Ramirez »

Boa noite Renato.
Sou novo aqui no clube E no forum, mas gostaria de te fazer umas perguntas se não for incomodar... :fiu:

Bom , acabei de comprar e instalar a bobina do Mi. Ficou show! melhorou pra pegar e como uso o painel do G3, posso dizer que melhorou o funcionamento do conta-giros. :lala:

Uma das dúvidas é: Comprei agora o comando 19G, mas como já troquei a junta do cabeçote algumas veze e consequentemente o retifiquei, voce acha que preciso rebaixá-lo? Qual a altura certa, pois como o peguei usado, não sei qntas vezes ele foi retificado.

Meu bura é o eletronico, e qnd dá problema, é tudo caro! O q vc acha de trocá-lo por um 2E? o 3E é melhor?
Se colocar um filtro esportivo melhoro o desempenh mesmo? Não quero um carro como um turbo com + de 1Kg não.

Na realidade quero um carro como o GTS mesmo. Minha intesão é ter uma velocidade final legal e boas retomadas. E como pego estrada todo dia para ir pro trabalho (Rio das Ostras x Macaé), quero um fôlego extyra nas ultrapassagens...

Obrigado pela atenção e um grande abraço.

Rafael
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
Avatar do usuário
Rafael Ramirez
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 18 Abr 2008, 22:14
Carro:
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por Rafael Ramirez »

Vou aproveitar, e dar uma dica para os amigos do forúm.

Há algum tempo, eu quero colocar o camando 49G.

Procurei no Mercado LIvre, e o mais barato que achei foi por R$ 220,00. + o frete iria ficar por + ou - uns 250 minguelitos!

Rodei em várias lojas no Rio e em Nova Iguaçu e nada! Não acho em lugar nenhum!!!!

Hoje, por desencargo de consciência, passei na autorizada.

Putz gente, não é que lá tinha. E o pior (melhor) por apenas R$ 169,00! Mais barato que na net e sem o frete!!!!

Então aqui fica dica. Se procurarem algo e não acharem, procurem na autorizada. Nem sempre é mais Caro... :y:
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Rafael Ramirez escreveu: ... Comprei agora o comando 19G, mas como já troquei a junta do cabeçote algumas veze e consequentemente o retifiquei, voce acha que preciso rebaixá-lo? Qual a altura certa, pois como o peguei usado, não sei qntas vezes ele foi retificado.

Meu bura é o eletronico, e qnd dá problema, é tudo caro! O q vc acha de trocá-lo por um 2E? o 3E é melhor?
Se colocar um filtro esportivo melhoro o desempenh mesmo? Não quero um carro como um turbo com + de 1Kg não.

Na realidade quero um carro como o GTS mesmo...
Fala Rafael !!

Uma maneira simples, mas não tão precisa de ver quanto seu cabeçote foi taxado é medir sua altura. O original tem 133 mm conforme nosso amigo André escreveu posts atrás. Se estiver com 132 mm já esta ótimo (1 mm rebaixado).

Seu motor é 1.6 ou 1.8 ?? Por custo/benefício/economia, se for 1.6 prefiro o 2E e se for 1.8 o 3E.

O filtro esportivo, se bem feito, aumenta de 1 a 3 cv. Vc pode optar pelo modelo marmita ou pelo modelo cônico montado em uma mufla de turbo com tubulação até a grade frontal (maior captação de ar frio). Nosso amigo Mineiro usa esse esquema. Eu já usei com tomada de ar conforme fotos páginas atrás ... Com tomada de ar, o ganho é maior. Em ambos casos os elementos filtrantes podem ser laváveis.

Abraço e bem-vindo !!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Galera!!

Navegando por aí, achei um "consultório de preparação" da uol. Interessante pois as simulações vem com gráfico. Olhe esse exemplo que já falamos sobre comandos. Ele compara o original X 049G X 288. Olhem como o torque é cada vez menor quanto maior o comando e mais restrita é a faixa de maior potência, justificando o câmbio mais curto!

http://www2.uol.com.br/bestcars/cons2gol.htm

Nesse ele fala sobre a tomada de ar:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/gol-cl-2.htm

Esse sobre aspirado esta muito bom! ênfase no conjunto!

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-golmaka.htm

Esse é melhor ainda, olhem a importância que ele dá ao câmbio !!

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-golgl.htm

Olha o custo / benefício!

http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-vgl.htm

Legais, não ?!?!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 543
Registrado em: 19 Jul 2008, 20:04
Carro:
Localização: Carapicuiba/SP

Mensagem por felipelipe »

nossa velhaooo...

essas comparacoes acabam com muitassss duvidas quanto a comando !

otima materia !
!!L!p3 !!


*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

DETALHES E VÍDEOS

Mensagem por Renato3377 »

Fotos de pequenos detalhes externos, como o retrovisor do Fox (Voyage) e maçaneta do Santana. Acho mais bonitos!

Imagem

Detalhe do freio maior (256 ventilado do Santana novo) e do melhor pneu de rua testado por mim, o GForce da BFGoodrich, que traciona muito bem e é ótimo na chuva!

Imagem

Video recente das retomadas em 4a marcha e 5a marcha, demonstrando a boa elasticidade do motor mesmo com comando alto.

60 a 140 em 4a marcha:
http://www.youtube.com/watch?v=7ypLWJCTnmY

80 a 140 em 5a marcha:
http://www.youtube.com/watch?v=0HEp2m8LffI
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
finofis
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Mai 2009, 22:05
Carro:
Localização: são josé do rio preto - sp

Mensagem por finofis »

Renato3377, ta show teu carro parabens.

galera, uq vcs acham desse passat aqui http://www.youtube.com/watch?v=WW48gPraAdo
Avatar do usuário
Rafael Ramirez
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 18 Abr 2008, 22:14
Carro:
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por Rafael Ramirez »

[/quote]

Fala Rafael !!

Uma maneira simples, mas não tão precisa de ver quanto seu cabeçote foi taxado é medir sua altura. O original tem 133 mm conforme nosso amigo André escreveu posts atrás. Se estiver com 132 mm já esta ótimo (1 mm rebaixado).

Seu motor é 1.6 ou 1.8 ?? Por custo/benefício/economia, se for 1.6 prefiro o 2E e se for 1.8 o 3E.

O filtro esportivo, se bem feito, aumenta de 1 a 3 cv. Vc pode optar pelo modelo marmita ou pelo modelo cônico montado em uma mufla de turbo com tubulação até a grade frontal (maior captação de ar frio). Nosso amigo Mineiro usa esse esquema. Eu já usei com tomada de ar conforme fotos páginas atrás ... Com tomada de ar, o ganho é maior. Em ambos casos os elementos filtrantes podem ser laváveis.

Abraço e bem-vindo !!![/quote]


Obrigado pela atenção Renato.

Bom, meu golzinho é um CL 1.8 1994.
Acho que vou colocar o 3E mesmo. Até pq não estou "muuuuito" preocupado com economia pois já uso o kit GNV para trabalhar todo dia.

O que eu quero é mais potência para curtir nos fins de semana. E tb na hora de uma retomada ou ultrapassagem. Mesmo que precise passar pro álcool de vez em quando eheheheh :drink:

Quanto a altura, amanhã na fábrica eu pego o paquímetro e vou medí-lo. Só uma dúvida: Esses 133mm são sem a tampa das válvulas né?

Ah, o filtro cônico com a mufla é muito melhor? Pq eu acho o marmita mais bonito...

Se der amanhã levo ele no mecânico pra colocar o 49G. qnd tiver tudo legal eu posto como ficou. O 3E só mês que vem...
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
Avatar do usuário
pietro
Membro
Membro
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2008, 09:20
Carro:
Localização: Angatuba - SP

Mensagem por pietro »

quantos mm tem o pistão alcool 1mm
é oque estou usando no meu carro
By


PietrO*
gseverog
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 15 Jul 2008, 20:33
Carro:
Localização: DOM PEDRITO / RS

Mensagem por gseverog »

se for 1.6 ou 1.8, sobremedida 1mm o pistao tem 82mm, se for 2.0 eh 83.5
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
Avatar do usuário
Rafael Ramirez
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 18 Abr 2008, 22:14
Carro:
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por Rafael Ramirez »

Renato3377 escreveu:Detalhes:
Ainda uso platô e embreagem originais do Santana 2.0, que estão aguentando muito bem.
Devido às acelerações, vale a pena trocar o coxim frontal do motor pelo de PU tb, pois a original vive saindo ...
Meu filtro de combustível é do Santana carburado tb, maior que o do Gol.
Meus freios acabei de trocá-los pelos ORIGINAIS Varga do Santana novo, com discos de 256 mm e fluido DOT 5. São ideais para uso na rua/cidade/estrada. Os traseiros são originais a tambor, sem necessidade (pro meu tipo de uso) de discos ainda.
Minha ignição é mais violenta pois é a mesma que usava quando tinha mais de 400 cv com turbo. Pro aspirado, a bobina MI é de excelente custo/benefício!

À medida que for lembrando vou colocando aqui ...
Abraço!!
Fala Renato.

Sou eu perturbando de novo...
Cara, me interessei por esse lance do freio do Santana. Você poderia me tirar umas dúvidas?

Vc só trocou os discos, ou teve de trocar as pinças tb? Trocou algo no hidrovácuo? Pra colocar esses discos, qual deve ser a roda? 14", 16", etc.

É possível / vantajoso trocar tb o tambor traseiro pelo do Santana?

Um abraço,
Rafael
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”