[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

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r8drigo

Mensagem por r8drigo »

Felipe Voya escreveu:
r8drigo escreveu:Opa e ae Felipe Voya Blz, cara, queria saber se vc poderia me tirar algumas dúvidas, mandei fazer meu ap 1.6 alcool inteiro, agora ele tá zerado com pistões de 1.8, comando e vira originais. Ele já rodou 3 mil km, e tenho bateria de 60 amp nova, bobina original (latinha) nova, cabo de velas resistivas NGK, e velas novas bosh (só me lembro que o final da numeração eram 7 (todas)).
Então gostaria de saber se instalando o Bobina MI não vou precisar trocar mais nada né? pelo que li nesse tópico parece que não me falta nada.
E tbm não sei qual é a potencia do meu alternador, qdo comprei o carro ele estava com uma bateria de 45 amp, troquei pela de 60amp mas fico na duvida se ele carrega toda a bateria.
Tenho um som pionner que tem leitura de amperagem de bateria no visor, com o carro frio bato a chave e a amperagem marca 11.2, qdo tô andando ele marca 13.6, 13.9,e qdo desligo o carro volta pros 12, 11.2, será que a leitura procede?
Ah, mais uma coisa, meu bura é original TLDZ, depois da retifica ele não aguentava muito pois a cilindrada aumentou um pouco e ele tava dando falta. meu mecanico disse que depois que criasse um pouco de carvão na cabeça do pistão e mistura melhorava, depois de andar quase 3 mil km, consegui acertar ele. Vc a cha que no caso de eu instalar a bobina MI vou ter problemas de acertos no bura?

Desculpa ai tantas pergunta.... se puder opinar fico grato..
Abçs
Rodrigo
Blz, se o seu carro era 1.6 para vc transformar ele para 1.8 vc tem que trocar o virabrequim de 1.6 pelo virabrequim do 1.8 . E trocar tb os pistões do 1.6 pelos pistões do 1.8 . Os pistões de 1.6 e 1.8 tem o mesmo diametro, mas alturas diferentes...
Se vc usar pistões de 1.8 no virabrequim do 1.6, os pistões vão ficar abaixo da face do bloco, destaxando o motor o que não é bom.

Tem que ser sempre: vira 1.6 com pistões 1.6 e vira 1.8 com pistões 1.8
As bielas são iguais até para o 2.0

A numeração das velas bosch é diferente da NGK

NGK : quanto MAIOR o numero mais fria é a vela
BOSCH: quanto MENOR o numero mais fria é a vela

NGK BOSCH

BPR5EY WR8D+ gasolina
BPR6EY WR7D+ álcool
BPR7E WR5D+ álcool

A codificação da BOSCH é confusa para velas... Por exemplo: Tem gol AP álcool com WR5D+ e outro com WR7D+ não segue uma padronização como a NGK e eu particularmente prefiro as velas NGK duram mais tempo.

Colocar a bobina MI não precisa de mais nada, (precisa comprar o conector de bico injetor para ligar ela nos cabos da antiga bobina) fora isto mais nada.

Em relação ao alternador normalmente vem original BOSCH ou WAPSA (uma M....) de 35A ou de 45A. Da uma olhada nele que ta escrito na plaqueta dele.

Normalmente os BOSCH de 35A dão conta de manter carregada uma bateria 60A. Claro que isto o alternador funcionando direito e a bateria estando boa. Se o seu não estiver bom leve num eletricista pra dar uma reformada nele. Peça pra ver se os rolamentos estão bons, senão troque, e veja o regulador de tensão e veja se também não estão gastos as escovas de grafite, senão troque tb. Se ele tiver em ordem mantem a bateria de 60A carregada na boa. Se a bateria tiver ruim troque.

Se vc tiver um som com módulos no carro e subwofer e modulo, vai precisar de um alternador maior, o ideal é de 65A para cima.
Se seu som for só o aparelho CD/MP3 e os auto-falantes segura direitinho o alternador original.

Bateria boa tem TENSÃO de 12V a 12,5V varia nesta faixa. Abaixo disto ou é a bateria que esta ruim ou ela esta descarregada no momento.

Se vc tiver por ai andando de dia com o carro que não use faróis, rodando mais de uma hora, pare e veja a tensão se tiver abaixo de 12V é porque tem algo ruim.

E como vc falou que quando o carro ligado a tensão ta em torno 13,6V a 13,9V esta me parecendo que o seu alternador esta meio baleado já, carregando pouco a bateria. Leva num eletricista e da uma revisada nele.

A tensão nominal quando o alternador esta bom é entre 14V a 14,5V que consegue carregar bem a bateria.

Em relação ao seu TLDZ se vc passou o motor de 1.6 para 1.8 ele vai ficar dando falta pq a giglagem dele ta configurada para 1.6 e a gasolina senão me engano que era o seu carro antes. Agora ele ta 1.8 e álcool, a giglagem é completamente diferente. Vc vai ter problemas de acertos com o carro. O carro vai ficar sempre fraco, por causa de mistura pobre.

Me passa o ano do seu carro que te passo a giglagem do tldz álcool pra vc. Mas já se prepare pra gastar uns 120 a 150 reais... Com a giglagem completa.

Faz assim, instala a bobina primeiro e depois acerta bura, problemas concerteza vc não vai ter, claro se o seu bura estiver bom, é só regular e rodar por ai.

Vlw
Blz Felipe,
Então eu falei com meu mecanico ele me disse que na real o que acontece é que com a retifica do motor ele trocou o pistão que é 1.6 mesmo, só que está na última medida para 1.6, e disse se houver uma nova retifica alguns anos depois sera para medidas de 1.8 sendo assim obrigatorio a troca do vira. E eu vi ele montando o motor e os pistões não ficam abaixo da face do bloco, ficam perfeitamente rentes. Ele disse tbm que o motor teve um ganho pequeno mas teve em questão de cilindrada. Ele não soube me dizer a medida do pistão mas ele vai verificar na ficha da oficina. Qdo eu peguei ele o mecanico trocou a giclagem dele ele ficou redondo mas tava bebendo muito, depois de andar algumas semanas eu voltei e ele baixou a giclagem, depois eu acertei do jeito que eu gosto e ficou muito bom.
O cruel é que eu tinha comprado uma bobina novinha original, mas olhando as perguntas do topico fiquei com vontade de colocar essa bobina MI, e logo vou comprar ela. Ah e a tabela eu tenho, meu carro é 1.6 alcool original.
Qto ao problema do alternador, vou mandar olhar sim... eu percebo que ele ronca um pouco.. talvez esteja sim indo pro saco... e qdo eu ando e paro ele a tensão fica 13.9, 13.6 parado nunca fica abaixo de 12...
Vou verificar o alternador depois posto aqui..... Valeu felipe pelas Dicas ...

Abçs
Rodrigo
xxZehxx
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Mensagem por xxZehxx »

Pessoal,

alguém sabe me dizer qual o código da bobina mi bosch F 000 ZS0 105 na VW? Liguei numa concessionária e o cara não sabia me dizer qual era a bobina pelo código da bosch F 000 ZS0 105.

Abraços
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Mensagem por bilulpg »

xxZehxx escreveu:Pessoal,

alguém sabe me dizer qual o código da bobina mi bosch F 000 ZS0 105 na VW? Liguei numa concessionária e o cara não sabia me dizer qual era a bobina pelo código da bosch F 000 ZS0 105.

Abraços
Essa resposta meu amigo eu tenho quase certeza que o Felipe Voyage vai saber te responder certinho, qq coisa manda uma MP para ele. Mas já já ele vai aparecer por aki

Abraços...
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Bom, o moderador que me desculpe estar mudando um pouco o rumo do tópico, qualquer coisa é só dar um toque.

Eu uso velas NGK BUR7ETB-10, o 7 é o grau, é um grau muito alto? ( falei certo? ).


Sobre os tuchos serem hidráulicos ou mecânicos já disse que não sei responder isso, mas tenho umas fotos que tirei já faz tempo.


Não sei se ajudam a saber sobre isso.


Então, a bomba de óleo do carro foi trocada assim que fiz a retífica, ela tem agora um ano e meio, algumas vezes ( agora faz tempo que não acontece ) eu ligava o carro e a luz do óleo ficava piscando depois de alguns segundos parava. Eu sempre troco o óleo na quilometragem certa, troco sempre o filtro de óleo também, eu colocava apenas 3 litros, agora to colocando 3,5 que é o certo quando se troca o filtro segundo li no manual.

Não é toda hora que faz o barulho de tec tec tec como também já tenho dito; um mecânico aqui me disse que são as válvulas e que eu posso deixar assim que tá normal. Sei lá isso está me encucando.


Outro assunto que é relativo ao tópico, depois que coloquei a bobina do Gol MI percebi que o carro sai tranquilo mesmo frio, será que com outras bobinas não é assim? Nem me lembro de como era com a bobina antiga.

Outra coisa, o cheiro de álcool desaparece.
Junior Prette,

Concerteza o seu cabeçote é tucho mecânico!!!!
Vou explicar pq na sua foto abaixo...

Imagem

Na altura "A" se seu comando de válvulas fosse hidráulico, esta medida seria bem pequena, já como é mecanico é relativamente maior esta medida.

Na ponta do came "B" nos carros de tucho mecanico tem esta ponta mais larga, já nos comandos hidraulicos esta ponta é mais fechada, ficando mais "pontiagudo" o came.

E em "C" se vc tivesse girado o comando do outro lado vc veria escrito ZBA o comando original do seu carro. Esta sigla 2UC tem tb no meu comando ZBA.

Um exemplo de um comando tucho hidraulico abaixo...

Um 026.BE
Imagem

Repare na medida "A1" ser menor que a medida "A" do seu comando. Todo comando de tucho hidraulico tem a medida pequena tipo "A1"

Em "B1" é mais pontiagudo que em "B", nesta foto não da pra ver direito esta diferença... Na foto abaixo já dá pra ver melhor...

Um 027.7 com polia regulável...
Imagem

Compare com a 1ª foto que e veja que este os cames são mais pontiagudos que o seu.

Em relação as velas que vc usa NGK BUR7ETB-10, esta vela é de grau 7 como vc mesmo disse, ela tem 3 eletrodos e o gap dela é de 1,0mm e não os 0,8mm q normalmente é usado nos AP's carburados.

Rapaz eu estava exatamente pensando em usar esta vela no meu carro para fazer uma experiência pra ver se ficava boa...
Já que vc ta usando ela ai, conta o que vc achou do funcionamento do motor com ela? Estou bastante curioso em saber... :bronha:
Porque já estou pensando em comprar ela na proxima troca de velas...

A troca de óleo vc ta fazendo direitinho... A bobina MI melhora mesmo a partida a frio e desaparece o cheiro de alcool no escapamento.

Abraços
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Mensagem por Felipe Voya »

longuete escreveu:
Agora o que me intrigou foi o fato de a Rococar cobrar aquele valor exorbitante e o atendente mencionar que era de 1ª linha. Será que essas mais baratas são de 2ª linha? Vou ligar pra Bosch amanhã, pois essas baratas podem ser até lotes falsificados.
Alías, fica um aviso pra galera aqui do fórum: auto peças costumam vender lotes de peças muitas vezes rejeitadas pelas montadoras por não passarem no teste de qualidade destas. Por isso às vezes encontramos preços absurdamente mais baratos que nas autorizadas e até mesmo entre as próprias auto-peças. São declarações de um vendedor de auto-peças feitas a mim alguns anos atrás.
Rapaz em relação a peças de segunda linha da Bosch eu estou por fora... Eu sei disto é em relação ao Hidrovácuo (Servo-freio) e alternadores. Mas em relação a bobina eu não sabia.

Mas fica ai o aviso pro pessoal ficar atento nas compras.

Vlw
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Mensagem por Felipe Voya »

xxZehxx escreveu:Pessoal,

alguém sabe me dizer qual o código da bobina mi bosch F 000 ZS0 105 na VW? Liguei numa concessionária e o cara não sabia me dizer qual era a bobina pelo código da bosch F 000 ZS0 105.

Abraços
Rapaz com esta foto do Junior Prette

Imagem

tem o código VW marcado na base dela...

Código VW : 377 905 105 . D

Caso ainda tenha duvida volte na pagina 5 que coloquei a tabela de quais carros e ano usam ela.

Vlw
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Mensagem por bilulpg »

Felipe, tb estou pensando em usar essas velas NGK BUR7ETB-10 de grau 7, pois meu carro na pista qdo ando na pista com rotação mais alta meu motor a temperatura trabalha bem no meio e vejo q ele está esquentando um pouquinho além do normal, pois já estou rodando no alcool com um bura 2E com ponto fixo regulado em 24º e n está grilando nada, pois o primeiro cilindro está com taxa de compressão de 120 e os demais estão normal com taxa de 150, por isso esse ponto de 24º, conferi tb os avanços a vacuo e centrífugo, os mesmos estão ligados e funcionando perfeitamente, então voltando para a questão do aquecimento, eu acredito que seja pelo fato de eu ainda estar usando as velas de grau 5 original a gasolina e se eu colocar essas mais frias de grau 7 com certeza irá melhorar, felipe de qual carro são essas velas? Elas são mellhores q as BPR7E? QUal será q é a diferença entre elas? São os eletrodos e o gap? QUal é o preço dessas velas ai no RJ?.....pois se forem melhores q as green pug cm certeza irei colocar essas velas no meu carro e resolver esse problema de aquecimento além do normal.....abraços...
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Mensagem por Junior Prette »

Felipe, obrigado mesmo amigo pela aula sobre o cabeçote do meu carro, achei que fosse tucho hidráulico porque o comando fica encostado embaixo, pois no mecânico há uma folga, mas você explicou muito bem, tirou minhas dúvidas.

Cara, não posso te falar se melhorou muito com essas velas, pois eu coloquei Bobina do MI, cabos e velas novos, tudo de uma vez, então não percebi a diferença só quanto a vela, só sei te dizer que o meu carro tem uma marcha lenta de carro com injeção eletrônica cara, é muito bom e o carro também é gostoso pra andar ainda mais agora que dei uma geral no TLDZ e coloque segundo estágio mecânico.

Quanto maior o Gap da vela maior a intensidade da faísca certo? A condução da faísca se torna um pouco mais difícil, mas quando sai é maior que em uma vela com gap menor.

Meu carro é econônico, faz até 10 km/l e isso que dizem que TLDZ é gastão, mas também ando que nem titia. Se eu apertar o pé ele cai pra 9, 8 e até 7,5.

O cara que me vendeu as velas disse que eles duram mais, também disse que não funciona os 3 eletrodos de uma vez, a maior quantidade de eletrodos serve pra aumentar a vida útil do produto e menor chance de falhas ao transmitir a faísca.

Então, grau 7 é bom pro motor a álcool?
r8drigo

Mensagem por r8drigo »

Junior Prette escreveu:Felipe, obrigado mesmo amigo pela aula sobre o cabeçote do meu carro, achei que fosse tucho hidráulico porque o comando fica encostado embaixo, pois no mecânico há uma folga, mas você explicou muito bem, tirou minhas dúvidas.

Cara, não posso te falar se melhorou muito com essas velas, pois eu coloquei Bobina do MI, cabos e velas novos, tudo de uma vez, então não percebi a diferença só quanto a vela, só sei te dizer que o meu carro tem uma marcha lenta de carro com injeção eletrônica cara, é muito bom e o carro também é gostoso pra andar ainda mais agora que dei uma geral no TLDZ e coloque segundo estágio mecânico.

Quanto maior o Gap da vela maior a intensidade da faísca certo? A condução da faísca se torna um pouco mais difícil, mas quando sai é maior que em uma vela com gap menor.

Meu carro é econônico, faz até 10 km/l e isso que dizem que TLDZ é gastão, mas também ando que nem titia. Se eu apertar o pé ele cai pra 9, 8 e até 7,5.

O cara que me vendeu as velas disse que eles duram mais, também disse que não funciona os 3 eletrodos de uma vez, a maior quantidade de eletrodos serve pra aumentar a vida útil do produto e menor chance de falhas ao transmitir a faísca.

Então, grau 7 é bom pro motor a álcool?

Cara o meu é ap 1.6 como vc consegue fazer 10/ litro? o meu faz 6.5 na cidade e não passa disso, ainda não medi na estrada.... meu motor é todo novo bomba de óleo, cabeçote feito, valvulas reguladas, bobina nova (latinha), cabo de velas novos, velas novas..... vixi...é quase um milagre vc conseguir 10km
Junior Prette
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Mensagem por Junior Prette »

Não caro Rodrigo, 10Km/l é na estrada, na cidade o carro bebe bastante, acho que não passa de 6 ou 7. Mas já fiz médias mistas entre cidade e estrada com maior percurso percorrido na estrada é claro o carro faz de 9 a 10.


A tua bobina é nova mas do modelo antigo? Aquelas asfálticas? Cara, com essa bobina meu carro gasta nitidamente mais, depois que coloquei a do MI mudou muito.

Valeu!
Editado pela última vez por Junior Prette em 07 Ago 2009, 22:12, em um total de 1 vez.
r8drigo

Mensagem por r8drigo »

Fala Junior!
Ah entendi, quase tive um infarte... pq 10 na city era muito bom pra ser verdade... é pq sempre acompanhei as medias de consumo aqui no forum e os 1.6 AP nunca passaram de 7... e vc acha que valeu mesmo a pena a bobina MI....? To muito afim de instalar ela no meu AP...
Abçs
Junior Prette
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Mensagem por Junior Prette »

Sim cara, a bobina do MI é só benefícios.
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Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu:Felipe, tb estou pensando em usar essas velas NGK BUR7ETB-10 de grau 7, pois meu carro na pista qdo ando na pista com rotação mais alta meu motor a temperatura trabalha bem no meio e vejo q ele está esquentando um pouquinho além do normal, pois já estou rodando no alcool com um bura 2E com ponto fixo regulado em 24º e n está grilando nada, pois o primeiro cilindro está com taxa de compressão de 120 e os demais estão normal com taxa de 150, por isso esse ponto de 24º, conferi tb os avanços a vacuo e centrífugo, os mesmos estão ligados e funcionando perfeitamente, então voltando para a questão do aquecimento, eu acredito que seja pelo fato de eu ainda estar usando as velas de grau 5 original a gasolina e se eu colocar essas mais frias de grau 7 com certeza irá melhorar, felipe de qual carro são essas velas? Elas são mellhores q as BPR7E? QUal será q é a diferença entre elas? São os eletrodos e o gap? QUal é o preço dessas velas ai no RJ?.....pois se forem melhores q as green pug cm certeza irei colocar essas velas no meu carro e resolver esse problema de aquecimento além do normal.....abraços...
Rapaz a respeito de seu carro esta esquentando mais, isto pode ser válvula termostática já começando a apresentar defeito ou o cebolão que esta demorando muito para armar a ventoinha.

Se seu problema fosse a vela de grau 5, iria começar a famosa batida de pino, como vc mesmo disse não esta acontecendo, apesar de que eu fiquei assustado com o ponto de 24° que vc esta usando... Mas tudo bem, vc disse que não bate pino não tem muita razão em trocar as velas, se trocar por mais frias, elas podem começar a carbonizar pq seu carro esta destaxado, e carbonizando piora bastante para centelhar na vela, e vai começar a ter falhas e sem duvida o consumo vai aumentar.

Na hora que vc colocar a vela mais fria vc deve achar ate uma melhora, mas depois de alguns meses que vai aparecer os problemas.

Tenta da uma melhorada neste motor usando pistões de álcool e dando uma taxada no cabeçote de 0,8mm para ficar com uma taxa aproximada de 13,8:1 e colocando o ponto de 12°, ai sim vai ser uma boa o uso de velas grau 7 ou dependendo até grau 8.

Esta vela NGK BUR7ETB-10 é de grau 7, tem 3 eletrodos e o gap dela é de 1,0mm um pouco maior que o gap original de 0,8mm usado nos quadrados, com um gap maior teoricamente a centelha será maior e com 3 eletrodos a probabilidade de ocorrer mais de 1 centelhamento ao mesmo tempo é maior. Mas isto depende tb da taxa de compressão do motor, se for alta, a massa de ar que se encontra entre os eletrodos (gap) é maior por estar comprimido, e o ar é um isolante, e quanto maior a massa de ar neste gap mais dificil é de centelhar. Por isso que é sempre bem pequeno este gap evitando falhas.

A meu ver eu acho que esta vela BUR7ETB-10 é melhor que a BPR7E mas nunca testei ela estou querendo colocar ela no meu carro quando fizer o motor para testar ela. A BPR7E é boa, tem um amigo meu que já usou e vai voltar a usar ela denovo.

Uma foto desta vela... BUR7ETB-10 Ela é dos AP's MI 1.6 1.8 e 2.0 de 97 em diante, normalmente usada no Gol G3 Power e Santana
Imagem
A BPR7E aqui no rio deve estar por volta de 45,00 reais o jogo.
Já a BUR7ETB-10 tou supondo que deve estar ente 70,00 a 90,00 reais o jogo.

Regulando o gap de uma vela...
Imagem

E o que acontece quando o grau térmico da vela não esta de acordo com a taxa de compressão do seu motor... Tirado do catalogo NGK
Imagem
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Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Felipe, obrigado mesmo amigo pela aula sobre o cabeçote do meu carro, achei que fosse tucho hidráulico porque o comando fica encostado embaixo, pois no mecânico há uma folga, mas você explicou muito bem, tirou minhas dúvidas.

Cara, não posso te falar se melhorou muito com essas velas, pois eu coloquei Bobina do MI, cabos e velas novos, tudo de uma vez, então não percebi a diferença só quanto a vela, só sei te dizer que o meu carro tem uma marcha lenta de carro com injeção eletrônica cara, é muito bom e o carro também é gostoso pra andar ainda mais agora que dei uma geral no TLDZ e coloque segundo estágio mecânico.

Quanto maior o Gap da vela maior a intensidade da faísca certo? A condução da faísca se torna um pouco mais difícil, mas quando sai é maior que em uma vela com gap menor.

Meu carro é econônico, faz até 10 km/l e isso que dizem que TLDZ é gastão, mas também ando que nem titia. Se eu apertar o pé ele cai pra 9, 8 e até 7,5.

O cara que me vendeu as velas disse que eles duram mais, também disse que não funciona os 3 eletrodos de uma vez, a maior quantidade de eletrodos serve pra aumentar a vida útil do produto e menor chance de falhas ao transmitir a faísca.

Então, grau 7 é bom pro motor a álcool?
Junior Prette,

Já meio que respondi as suas perguntas na resposta anterior...

E pelo que vc esta me dizendo esta vela parece funcionar direitinho no seu carro, o que me faz ficar mais confiante a comprar ela quando fizer motor.

Grau 7 pode ser usada no álcool sim, principalmente se seu cabeçote já teve passe que aumenta a taxa de compressão. Se nunca levou passe no cabeçote, taxa original de 12,3:1 de preferência para de grau 6.

Em relação ao que vc falou que o camando fica encostado embaixo é por que a folga usada é em décimos de milímetros, nos tuchos mecânicos ficando dificil ver no olho, só usando régua de calibração pra ver a folga. Já nos tuchos hidráulicos não tem folga. Por isso são silenciosos. A folga tem que existir nos tuchos mecânicos devido a dilatação térmica.

Abraços
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Mensagem por longuete »

Instalei a tal bobina plástica (bobina de MI). O resultado ficou muito bom. Eu tinha uns problemas com meu GNV que me incomodavam: o carro morria nas desacelerações; baixa potência em relação ao combustível original; marcha lenta irregular com o motor frio. Tudo isso acabou! Só não tive oportunidade de aferir o consumo ainda, mas a princípio deve ter melhorado, haja vista precisar pisar menos para o carro desenvolver mais.
Entretanto, tive a ligeira impressão de que o carro passou a necessitar de um alternador mais potente para fornecer mais energia. Falo isso porque quando a ventoínha entra em funcionamento, a o motor apresenta um funcionamento um pouco irregular.
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Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
bilulpg escreveu:Felipe, tb estou pensando em usar essas velas NGK BUR7ETB-10 de grau 7, pois meu carro na pista qdo ando na pista com rotação mais alta meu motor a temperatura trabalha bem no meio e vejo q ele está esquentando um pouquinho além do normal, pois já estou rodando no alcool com um bura 2E com ponto fixo regulado em 24º e n está grilando nada, pois o primeiro cilindro está com taxa de compressão de 120 e os demais estão normal com taxa de 150, por isso esse ponto de 24º, conferi tb os avanços a vacuo e centrífugo, os mesmos estão ligados e funcionando perfeitamente, então voltando para a questão do aquecimento, eu acredito que seja pelo fato de eu ainda estar usando as velas de grau 5 original a gasolina e se eu colocar essas mais frias de grau 7 com certeza irá melhorar, felipe de qual carro são essas velas? Elas são mellhores q as BPR7E? QUal será q é a diferença entre elas? São os eletrodos e o gap? QUal é o preço dessas velas ai no RJ?.....pois se forem melhores q as green pug cm certeza irei colocar essas velas no meu carro e resolver esse problema de aquecimento além do normal.....abraços...
Rapaz a respeito de seu carro esta esquentando mais, isto pode ser válvula termostática já começando a apresentar defeito ou o cebolão que esta demorando muito para armar a ventoinha.

Se seu problema fosse a vela de grau 5, iria começar a famosa batida de pino, como vc mesmo disse não esta acontecendo, apesar de que eu fiquei assustado com o ponto de 24° que vc esta usando... Mas tudo bem, vc disse que não bate pino não tem muita razão em trocar as velas, se trocar por mais frias, elas podem começar a carbonizar pq seu carro esta destaxado, e carbonizando piora bastante para centelhar na vela, e vai começar a ter falhas e sem duvida o consumo vai aumentar.

Na hora que vc colocar a vela mais fria vc deve achar ate uma melhora, mas depois de alguns meses que vai aparecer os problemas.

Tenta da uma melhorada neste motor usando pistões de álcool e dando uma taxada no cabeçote de 0,8mm para ficar com uma taxa aproximada de 13,8:1 e colocando o ponto de 12°, ai sim vai ser uma boa o uso de velas grau 7 ou dependendo até grau 8.

Esta vela NGK BUR7ETB-10 é de grau 7, tem 3 eletrodos e o gap dela é de 1,0mm um pouco maior que o gap original de 0,8mm usado nos quadrados, com um gap maior teoricamente a centelha será maior e com 3 eletrodos a probabilidade de ocorrer mais de 1 centelhamento ao mesmo tempo é maior. Mas isto depende tb da taxa de compressão do motor, se for alta, a massa de ar que se encontra entre os eletrodos (gap) é maior por estar comprimido, e o ar é um isolante, e quanto maior a massa de ar neste gap mais dificil é de centelhar. Por isso que é sempre bem pequeno este gap evitando falhas.

A meu ver eu acho que esta vela BUR7ETB-10 é melhor que a BPR7E mas nunca testei ela estou querendo colocar ela no meu carro quando fizer o motor para testar ela. A BPR7E é boa, tem um amigo meu que já usou e vai voltar a usar ela denovo.

Uma foto desta vela... BUR7ETB-10 Ela é dos AP's MI 1.6 1.8 e 2.0 de 97 em diante, normalmente usada no Gol G3 Power e Santana
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A BPR7E aqui no rio deve estar por volta de 45,00 reais o jogo.
Já a BUR7ETB-10 tou supondo que deve estar ente 70,00 a 90,00 reais o jogo.

Regulando o gap de uma vela...
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E o que acontece quando o grau térmico da vela não esta de acordo com a taxa de compressão do seu motor... Tirado do catalogo NGK
Imagem
Obrigado Felipe por essas dicas preciosas, então como disse estou rodando com 24º de ponto pq o 1º cilindro do cabeçote meu está com compressão mais baixa do que os outros 3, ele está trabalhando com 120 contra 150 dos demais cilindros, sei q o idela é 22º de ponto, mas consegui colocar 24º de ponto para priorizar torque e amenizar bem a perda de comprassão, mas em rotações mais altas ele perde um pouco de força pelo fato de o ponto estar bem adiantado, eu achava q era esse alto ponto tb que sobreaquecia o meu motor em subidas longas e qdo pisava mais forte, no caso se eu andar a uma velocidade constante de 80km, meu carro trabalha até frio d+ pois uso cebolão e valvula termostática da gasolina mesmo, o cebolão eu sei q tem tanto para alcool como para gasolina, agora n sei se vale a mesma coisa para a valvula termostática.

Então a ideia é realmente de trocar os pistões, mas por enquanto vou rodar da forma que está mesmo, pois o motor ainda roda mto do jeito q está ai qdo o motor pedir retifica, com certeza pistões a alcool colocarei no meu carro.

Gostei do post q vc colocou no topico de C/B de preparações aspiradas, o renato mesmo manja bem e tá ajudando mto a turma e com certeza ele vai t dar a maior força.

Abraços e boa sorte nas tuas preparações.
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Mensagem por Felipe Voya »

longuete escreveu:Instalei a tal bobina plástica (bobina de MI). O resultado ficou muito bom. Eu tinha uns problemas com meu GNV que me incomodavam: o carro morria nas desacelerações; baixa potência em relação ao combustível original; marcha lenta irregular com o motor frio. Tudo isso acabou! Só não tive oportunidade de aferir o consumo ainda, mas a princípio deve ter melhorado, haja vista precisar pisar menos para o carro desenvolver mais.
Entretanto, tive a ligeira impressão de que o carro passou a necessitar de um alternador mais potente para fornecer mais energia. Falo isso porque quando a ventoínha entra em funcionamento, a o motor apresenta um funcionamento um pouco irregular.
Mais um adepto da Bobina MI... Rapaz só tenho elogios para esta bobina!!! Em relação ao consumo, se vc não se empolgar pq o carro responde melhor e ficar pisando fundo, vai perceber uma melhora no consumo. Coisa em torno de uma melhora de 2km a mais por litro.

O meu ficava assim tb em relação quando eu tinha alternador de 35A Wapsa.... Talvez pode ser tb a bateria, que no meu caso ta parecendo ser hoje em dia, já que tenho o alternador de 90A.

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Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu: Obrigado Felipe por essas dicas preciosas, então como disse estou rodando com 24º de ponto pq o 1º cilindro do cabeçote meu está com compressão mais baixa do que os outros 3, ele está trabalhando com 120 contra 150 dos demais cilindros, sei q o idela é 22º de ponto, mas consegui colocar 24º de ponto para priorizar torque e amenizar bem a perda de comprassão, mas em rotações mais altas ele perde um pouco de força pelo fato de o ponto estar bem adiantado, eu achava q era esse alto ponto tb que sobreaquecia o meu motor em subidas longas e qdo pisava mais forte, no caso se eu andar a uma velocidade constante de 80km, meu carro trabalha até frio d+ pois uso cebolão e valvula termostática da gasolina mesmo, o cebolão eu sei q tem tanto para alcool como para gasolina, agora n sei se vale a mesma coisa para a valvula termostática.

Então a ideia é realmente de trocar os pistões, mas por enquanto vou rodar da forma que está mesmo, pois o motor ainda roda mto do jeito q está ai qdo o motor pedir retifica, com certeza pistões a alcool colocarei no meu carro.

Gostei do post q vc colocou no topico de C/B de preparações aspiradas, o renato mesmo manja bem e tá ajudando mto a turma e com certeza ele vai t dar a maior força.

Abraços e boa sorte nas tuas preparações.

Se não ta batendo pino, vai mantendo o carro com este ponto mesmo, o problema do ponto muito adiantado é que o carro ganha mais força para arrancar (mais torque) mais depois de um certo giro começa a "amarrar" o motor não deixando ele atingir altas rpms... E se ficar insistindo tentando abrir giro, pode começar a bater pino.

Eu particularmente na situação que se encontra o seu carro usaria um cebolão de álcool para manter a temperatura ente 92°C a 96°C temperatura ideal para carro alcool ainda mais no seu destaxado.

O cebolão de gasolina gira em torno de 82°C a 88°C a temperatura deixando o carro mais beberrão no álcool, pelo fato do álcool ter mais dificuldade de vaporização que a gasolina.

Agora em relação a válvula termostática eu acho que tem diferença sim de álcool para gasolina senão me engano... Teria que dar uma pesquisada pra ver. E por favor, não faça que muita gente faz.... Quando a válvula termostática dá problema, o pessoal arranca ela fora e fica andando com o carro sem válvula... Isto aumenta o consumo horrores!!!! Pq o carro na estrada tende a refrigerar melhor o motor ai a válvula se fecha quase por completo mantendo a água dentro do motor para que ele não trabalhe abaixo da temperatura.
Tem gente que acha que ta tirando onda dizendo que o carro trabalha com o ponteiro da temperatura lá embaixo... Me desculpe falar isto, mais é a maior burrad..... Não tou falando que seja o seu caso, mas que já vi gente falando isto pra mim.

Outra coisa primordial para o sistema de arreferecimento do motor é aditivo, nunca use água pura, além da temperatura ficar mais alta, forçar mais as mangueiras com a pressão, o principal problema é a oxidação (ferrugem, óxido de aluminio entre outros) que ocorre em todo o sistema.
Por isso que vira e mexe tem gente que aparece com o cabeçote furado, misturando água com óleo ou água indo para as camaras de combustão.

Eu particularmente gosto do Paraflu, 50% de Paraflu e 50% de água, o total de água do sistema do AP gira em torno de 6,5 litros. Quem tem ar quente no carro é um pouquinho mais...


Li o topico lá e ta muito bom... E tou pensando naquele projetinho para fazer na época do 13° tou me planejando pra ver se na epoca consigo estar com a grana.

Abraços
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Mensagem por ska1972 »

Felipe, tem diferença na termostática do gasolina para o álcool sim, assim como o sensor de temperatura do radiador (cebolão).

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Mensagem por bilulpg »

ska1972 escreveu:Felipe, tem diferença na termostática do gasolina para o álcool sim, assim como o sensor de temperatura do radiador (cebolão).

Samuka
Samuka, bem lembrado mesmo sobre isso, e eu tb lembrei que tem diferença tb, pois minha mãe tem um santana 2003 a alcool original e ela teve q trocar essa válvula do carro dela, pois me lembro que o carro a gasolina na pista geralmente trabalha mais frio o motor, e o alcool ele tem q manter bem aquecido, mesmo que na pista para ajudar na combustão do combustível, agora n sei se essa minha teoria está certa ou não, pois os carros injetados eu sei q mtos deles funcionam assim, e n sei se essa regra vale para os nossos carburados, pois o meu antes de eu passar ele para alcool mesmo na pista a gasolina o motor principalmente qdo eu pisava mais e forçava ele subia um pouco a temperatura, mas tb foi como o Felipe me disse q talvez minha válvula n esteja funcionando corretamente. Qto q custa essa válvula termostática ai na cidade de vcs? O cebolão a alcool do meu carro neste momento o mecânico está trocando do meu e ele me pediu 25 reais colocado, será q tá caro ou barato ou é esse preço mesmo?
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