DIY - Lavar o carro na maneira correta

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Clands
Membro
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 14 Mai 2008, 14:34
Carro:
Localização: Ibaté-SP

DIY - Lavar o carro na maneira correta

Mensagem por Clands »

Para marcar o retorno do Clube, vou postar um DIY que retirei do clube do Celta e que é de suma importância para muitos (inclusive para mim que não sabia como lavar o carro corretamtente).

Atendendo a pedidos, vou explicar a maneira certa de se lavar um carro. Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso, ja respondo que tenho uma oficina para parte estética do carro, como personalização e algumas modificações, martelinho de ouro e espelhamento.

1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.

2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.

3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.

Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias

4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.

5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano

6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.

Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.

7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.

8 ) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.

9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.

Acho que não estou esquecendo de nada. Espero ser útil e qquer dúvida podem perguntar.
Avatar do usuário
Clands
Membro
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 14 Mai 2008, 14:34
Carro:
Localização: Ibaté-SP

Mensagem por Clands »

Bom, antes de postar obviamente eu testei no domingo.


Fez um belo sol e com isso aproveitei para lavar o golzinho.

Infelizmente não segui 100% do tutorial. Acabei usando detergente sabor Coco (não tinha neutro em casa) e acidentalmente minha mãe colocou sabão em pó, porém o resultado foi o mesmo.

Antes eu demorava quase 2 horas e o carro ainda assim não ficava totalmente limpo. Dessa vez levei 1 hora e pra minha surpresa o carro ficou muito limpo mesmo.

O pessoal do Clube recomendou utilizar o Positive IT da 3M, acredito que seja um spray para aplicar no carro que funciona como cera (aplicar com o carro ainda molhado).

Fiz a seguinte sequencia

Molhei tudo.

Pano no teto, Molhei tudo
Pano nos vidros e colunas das portas, Molhei tudo
Pano no capô e porta malas, Molhei tudo
Pano no friso superior, Molhei tudo
Pano no friso inferior, Molhei tudo
Pano nos parachoques e pneus, Molhei tudo.
Joguei o excesso no capô e no teto e molhei tudo.

Depois só foi passar um pano umido na sombra e depois um pano seco, passei pretinho nas rodas e o carro ficou limpissimo!

Recomendo a todos.
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

é isso ai Clands....

faço isso toda semana (quando não chove) e gasto pelo menos uns 40 litros de agua :fiu: :fiu: e umas 3 horas pra deixar o caro do jeito que gosto.......
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Avatar do usuário
henriquefly
Membro
Membro
Mensagens: 232
Registrado em: 29 Jan 2009, 18:54
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por henriquefly »

Ptz, 40 litros

Eu trabalhei na ProtoWash, lava carros nos estacionamentos de Shoppings, eram só 5 litros por carro. E dava certo!!! :loco:

Era só seguir essa sequencia usando o mínimo de água possivel, pois naum ha necessidade de encharcar um carro pra lavar.

Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

henriquefly escreveu:Ptz, 40 litros

Eu trabalhei na ProtoWash, lava carros nos estacionamentos de Shoppings, eram só 5 litros por carro. E dava certo!!! :loco:

Era só seguir essa sequencia usando o mínimo de água possivel, pois naum ha necessidade de encharcar um carro pra lavar.

E ai cara.. blz?!!!

então é isso mesmo, gasto uns 40 litros por semana, isso quando não to doente ou chove. :fiu: :fiu: ehheheh

mais é que sempre fiz isso e nunca consegui utilizar pouca água.. foda era quando morava com meus pais e lava dois carros.. ehehhe ai o veio vivia me xingando..

mais to tentando economizar.. pq ja cheguei a gastar uma vez (faz tempo) uns 60 litro pra lavar uma caravan.. :fiu: :fiu:
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Avatar do usuário
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 784
Registrado em: 24 Mai 2008, 19:50
Carro:
Localização: Urussanga - Santa Catarina

Mensagem por Rafael_SC »

tá certo que 5 litros é pouco mas 40 daí já é demais.... haushsauashuash mas cada um têm seu geito de lavar sendo certo ou errado!
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

é to tenando gastar menos.. ehhehe um dia ainda consigo...
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Avatar do usuário
Digo.cunha
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 392
Registrado em: 12 Fev 2009, 08:38
Carro:
Localização: Guarulhos/SP - Filial CdGQ! GRU/ZN

Mensagem por Digo.cunha »

Putz...eu já cheguei a ficar de 8 a 9 horas lavando, secando, limpando, lustrando, emperequetando, polindo, encerando, aspirando...cara eu limpo tudo...tudo...tudo do carro!
Minha muié pergunta se eu to lavando avião....!!!huahauhau :doido: :doido: :doido:

Abraço a todos
Rodrigo Cunha - Filial GRUZN!
Imagem
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

Digo.cunha escreveu:Putz...eu já cheguei a ficar de 8 a 9 horas lavando, secando, limpando, lustrando, emperequetando, polindo, encerando, aspirando...cara eu limpo tudo...tudo...tudo do carro!
Minha muié pergunta se eu to lavando avião....!!!huahauhau :doido: :doido: :doido:

Abraço a todos
qahahahah

é isso ai a minha tbm fica fula... mais pra limpar tudo mais tudo mesmo nos minimos detalhes leva tempo mesmo....
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Avatar do usuário
filipesava
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 563
Registrado em: 09 Mar 2009, 13:50
Carro:
Localização: São Gabriel / RS

Mensagem por filipesava »

isso eu sempre cuido, sempre deixo a parte debaixo dos frisos pra lavar por ultimo...

e meus panos pra secar tb sao de fralda, mas qto mais velha melhor seca, pq nova nao seca nada, o bom é deixar uns dias d molho pra tirar a goma.
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Re: DIY - Lavar o carro na maneira correta

Mensagem por Fets »

Clands escreveu:Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso
Mas me diz uma coisa, qual é a sua qualificação pra isso? :uia:

eahaeaehuiaeui, mals a zuera! :fiu:

mas ae, ótimas dicas... essa da parte debaixo do friso é vdd. a sujeira grossa fode tudo a pintura!
Rafael_SC escreveu:tá certo que 5 litros é pouco mas 40 daí já é demais...
Na verdade não, se vc pensar 40 litros são 40 caixinhas de leite... aquela caixona maior vem 12, são menos de 3 caixas e meia de água.. pra um carro bem lavado até que ta normal....
Digo.cunha escreveu:Putz...eu já cheguei a ficar de 8 a 9 horas lavando, secando, limpando, lustrando, emperequetando, polindo, encerando, aspirando...
eu também, teve um sábado que eu acordei umas 9 da manhã e peguei na barca, e fui terminar lá pras 8 da noite...
minha irmã saiu, chegou e disse: AINDA MEXENDO NESSE CARRO?
ainda bem que eu não tenho esposa pra reclamar, só avó pra falar da conta de água! :bailajesus:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
Clands
Membro
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 14 Mai 2008, 14:34
Carro:
Localização: Ibaté-SP

Mensagem por Clands »

Vocês tem uma paciência hein.

Se eu ficar + que 1 hora e meia eu ja começo a reclamar.
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

então Fets, com menos disso ta meio impossivel de lavar o carro,... :fiu: :fiu:

e sorte sua.. não ser casado.. ehehehh pq nesse ponto elas reclamam mesmo.. a não ser que vc case com alguma garota que curta mais carro que vc.. ehhehh


e Clands, passiência é uma virtude que não tenho... oque tenho é amor demais pelo carro.. :loco: :loco:

as vezes a muie enche a paciência ehehehe
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Avatar do usuário
Rodrigo Cezar
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 325
Registrado em: 28 Out 2008, 16:28
Carro:
Localização: Cornélio Procópio - PR

Mensagem por Rodrigo Cezar »

eita qntas tarde perdida por causa do meu quadrado.....uhasuhasuhas
[x]Vidro e trava eletrica [ ]maçanetas santana
[x]Som e film [ ]painel do G3
[x]Rodas do g3 [ ]estofamento combinando
[x]comando 49g [ ] Turbo [ ]dinheiro
Imagem
Avatar do usuário
raphita
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Mai 2009, 15:41
Carro:
Localização: Campinas - SP

Mensagem por raphita »

cara ..o maximo q demorei !!
foi umas 2H e axei muito

issu ... encerando e tirando as rodas pra pintar !!
axei até d+
Imagem
° Clique na Imagem para ver meu Gol ^^
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”