r8drigo escreveu:Opa e ae Felipe Voya Blz, cara, queria saber se vc poderia me tirar algumas dúvidas, mandei fazer meu ap 1.6 alcool inteiro, agora ele tá zerado com pistões de 1.8, comando e vira originais. Ele já rodou 3 mil km, e tenho bateria de 60 amp nova, bobina original (latinha) nova, cabo de velas resistivas NGK, e velas novas bosh (só me lembro que o final da numeração eram 7 (todas)).
Então gostaria de saber se instalando o Bobina MI não vou precisar trocar mais nada né? pelo que li nesse tópico parece que não me falta nada.
E tbm não sei qual é a potencia do meu alternador, qdo comprei o carro ele estava com uma bateria de 45 amp, troquei pela de 60amp mas fico na duvida se ele carrega toda a bateria.
Tenho um som pionner que tem leitura de amperagem de bateria no visor, com o carro frio bato a chave e a amperagem marca 11.2, qdo tô andando ele marca 13.6, 13.9,e qdo desligo o carro volta pros 12, 11.2, será que a leitura procede?
Ah, mais uma coisa, meu bura é original TLDZ, depois da retifica ele não aguentava muito pois a cilindrada aumentou um pouco e ele tava dando falta. meu mecanico disse que depois que criasse um pouco de carvão na cabeça do pistão e mistura melhorava, depois de andar quase 3 mil km, consegui acertar ele. Vc a cha que no caso de eu instalar a bobina MI vou ter problemas de acertos no bura?
Desculpa ai tantas pergunta.... se puder opinar fico grato..
Abçs
Rodrigo
Blz, se o seu carro era 1.6 para vc transformar ele para 1.8 vc tem que trocar o virabrequim de 1.6 pelo virabrequim do 1.8 . E trocar tb os pistões do 1.6 pelos pistões do 1.8 . Os pistões de 1.6 e 1.8 tem o mesmo diametro, mas alturas diferentes...
Se vc usar pistões de 1.8 no virabrequim do 1.6, os pistões vão ficar abaixo da face do bloco, destaxando o motor o que não é bom.
Tem que ser sempre: vira 1.6 com pistões 1.6 e vira 1.8 com pistões 1.8
As bielas são iguais até para o 2.0
A numeração das velas bosch é diferente da NGK
NGK : quanto MAIOR o numero mais fria é a vela
BOSCH: quanto MENOR o numero mais fria é a vela
NGK BOSCH
BPR5EY WR8D+ gasolina
BPR6EY WR7D+ álcool
BPR7E WR5D+ álcool
A codificação da BOSCH é confusa para velas... Por exemplo: Tem gol AP álcool com WR5D+ e outro com WR7D+ não segue uma padronização como a NGK e eu particularmente prefiro as velas NGK duram mais tempo.
Colocar a bobina MI não precisa de mais nada, (precisa comprar o conector de bico injetor para ligar ela nos cabos da antiga bobina) fora isto mais nada.
Em relação ao alternador normalmente vem original BOSCH ou WAPSA (uma M....) de 35A ou de 45A. Da uma olhada nele que ta escrito na plaqueta dele.
Normalmente os BOSCH de 35A dão conta de manter carregada uma bateria 60A. Claro que isto o alternador funcionando direito e a bateria estando boa. Se o seu não estiver bom leve num eletricista pra dar uma reformada nele. Peça pra ver se os rolamentos estão bons, senão troque, e veja o regulador de tensão e veja se também não estão gastos as escovas de grafite, senão troque tb. Se ele tiver em ordem mantem a bateria de 60A carregada na boa. Se a bateria tiver ruim troque.
Se vc tiver um som com módulos no carro e subwofer e modulo, vai precisar de um alternador maior, o ideal é de 65A para cima.
Se seu som for só o aparelho CD/MP3 e os auto-falantes segura direitinho o alternador original.
Bateria boa tem TENSÃO de 12V a 12,5V varia nesta faixa. Abaixo disto ou é a bateria que esta ruim ou ela esta descarregada no momento.
Se vc tiver por ai andando de dia com o carro que não use faróis, rodando mais de uma hora, pare e veja a tensão se tiver abaixo de 12V é porque tem algo ruim.
E como vc falou que quando o carro ligado a tensão ta em torno 13,6V a 13,9V esta me parecendo que o seu alternador esta meio baleado já, carregando pouco a bateria. Leva num eletricista e da uma revisada nele.
A tensão nominal quando o alternador esta bom é entre 14V a 14,5V que consegue carregar bem a bateria.
Em relação ao seu TLDZ se vc passou o motor de 1.6 para 1.8 ele vai ficar dando falta pq a giglagem dele ta configurada para 1.6 e a gasolina senão me engano que era o seu carro antes. Agora ele ta 1.8 e álcool, a giglagem é completamente diferente. Vc vai ter problemas de acertos com o carro. O carro vai ficar sempre fraco, por causa de mistura pobre.
Me passa o ano do seu carro que te passo a giglagem do tldz álcool pra vc. Mas já se prepare pra gastar uns 120 a 150 reais... Com a giglagem completa.
Faz assim, instala a bobina primeiro e depois acerta bura, problemas concerteza vc não vai ter, claro se o seu bura estiver bom, é só regular e rodar por ai.
Vlw