DIY - Lavar o carro na maneira correta
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DIY - Lavar o carro na maneira correta
Para marcar o retorno do Clube, vou postar um DIY que retirei do clube do Celta e que é de suma importância para muitos (inclusive para mim que não sabia como lavar o carro corretamtente).
Atendendo a pedidos, vou explicar a maneira certa de se lavar um carro. Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso, ja respondo que tenho uma oficina para parte estética do carro, como personalização e algumas modificações, martelinho de ouro e espelhamento.
1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.
2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.
3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.
Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias
4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.
5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano
6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.
Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.
7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.
8 ) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.
9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.
Acho que não estou esquecendo de nada. Espero ser útil e qquer dúvida podem perguntar.
Atendendo a pedidos, vou explicar a maneira certa de se lavar um carro. Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso, ja respondo que tenho uma oficina para parte estética do carro, como personalização e algumas modificações, martelinho de ouro e espelhamento.
1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.
2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.
3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.
Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias
4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.
5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano
6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.
Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.
7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.
8 ) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.
9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.
Acho que não estou esquecendo de nada. Espero ser útil e qquer dúvida podem perguntar.
Bom, antes de postar obviamente eu testei no domingo.
Fez um belo sol e com isso aproveitei para lavar o golzinho.
Infelizmente não segui 100% do tutorial. Acabei usando detergente sabor Coco (não tinha neutro em casa) e acidentalmente minha mãe colocou sabão em pó, porém o resultado foi o mesmo.
Antes eu demorava quase 2 horas e o carro ainda assim não ficava totalmente limpo. Dessa vez levei 1 hora e pra minha surpresa o carro ficou muito limpo mesmo.
O pessoal do Clube recomendou utilizar o Positive IT da 3M, acredito que seja um spray para aplicar no carro que funciona como cera (aplicar com o carro ainda molhado).
Fiz a seguinte sequencia
Molhei tudo.
Pano no teto, Molhei tudo
Pano nos vidros e colunas das portas, Molhei tudo
Pano no capô e porta malas, Molhei tudo
Pano no friso superior, Molhei tudo
Pano no friso inferior, Molhei tudo
Pano nos parachoques e pneus, Molhei tudo.
Joguei o excesso no capô e no teto e molhei tudo.
Depois só foi passar um pano umido na sombra e depois um pano seco, passei pretinho nas rodas e o carro ficou limpissimo!
Recomendo a todos.
Fez um belo sol e com isso aproveitei para lavar o golzinho.
Infelizmente não segui 100% do tutorial. Acabei usando detergente sabor Coco (não tinha neutro em casa) e acidentalmente minha mãe colocou sabão em pó, porém o resultado foi o mesmo.
Antes eu demorava quase 2 horas e o carro ainda assim não ficava totalmente limpo. Dessa vez levei 1 hora e pra minha surpresa o carro ficou muito limpo mesmo.
O pessoal do Clube recomendou utilizar o Positive IT da 3M, acredito que seja um spray para aplicar no carro que funciona como cera (aplicar com o carro ainda molhado).
Fiz a seguinte sequencia
Molhei tudo.
Pano no teto, Molhei tudo
Pano nos vidros e colunas das portas, Molhei tudo
Pano no capô e porta malas, Molhei tudo
Pano no friso superior, Molhei tudo
Pano no friso inferior, Molhei tudo
Pano nos parachoques e pneus, Molhei tudo.
Joguei o excesso no capô e no teto e molhei tudo.
Depois só foi passar um pano umido na sombra e depois um pano seco, passei pretinho nas rodas e o carro ficou limpissimo!
Recomendo a todos.
- henriquefly
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E ai cara.. blz?!!!henriquefly escreveu:Ptz, 40 litros
Eu trabalhei na ProtoWash, lava carros nos estacionamentos de Shoppings, eram só 5 litros por carro. E dava certo!!! :loco:
Era só seguir essa sequencia usando o mínimo de água possivel, pois naum ha necessidade de encharcar um carro pra lavar.
então é isso mesmo, gasto uns 40 litros por semana, isso quando não to doente ou chove. :fiu: :fiu: ehheheh
mais é que sempre fiz isso e nunca consegui utilizar pouca água.. foda era quando morava com meus pais e lava dois carros.. ehehhe ai o veio vivia me xingando..
mais to tentando economizar.. pq ja cheguei a gastar uma vez (faz tempo) uns 60 litro pra lavar uma caravan.. :fiu: :fiu:
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Putz...eu já cheguei a ficar de 8 a 9 horas lavando, secando, limpando, lustrando, emperequetando, polindo, encerando, aspirando...cara eu limpo tudo...tudo...tudo do carro!
Minha muié pergunta se eu to lavando avião....!!!huahauhau :doido: :doido: :doido:
Abraço a todos
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Rodrigo Cunha - Filial GRUZN!
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qahahahahDigo.cunha escreveu:Putz...eu já cheguei a ficar de 8 a 9 horas lavando, secando, limpando, lustrando, emperequetando, polindo, encerando, aspirando...cara eu limpo tudo...tudo...tudo do carro!
Minha muié pergunta se eu to lavando avião....!!!huahauhau :doido: :doido: :doido:
Abraço a todos
é isso ai a minha tbm fica fula... mais pra limpar tudo mais tudo mesmo nos minimos detalhes leva tempo mesmo....
- filipesava
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Re: DIY - Lavar o carro na maneira correta
Mas me diz uma coisa, qual é a sua qualificação pra isso? :uia:Clands escreveu:Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso
eahaeaehuiaeui, mals a zuera! :fiu:
mas ae, ótimas dicas... essa da parte debaixo do friso é vdd. a sujeira grossa fode tudo a pintura!
Na verdade não, se vc pensar 40 litros são 40 caixinhas de leite... aquela caixona maior vem 12, são menos de 3 caixas e meia de água.. pra um carro bem lavado até que ta normal....Rafael_SC escreveu:tá certo que 5 litros é pouco mas 40 daí já é demais...
eu também, teve um sábado que eu acordei umas 9 da manhã e peguei na barca, e fui terminar lá pras 8 da noite...Digo.cunha escreveu:Putz...eu já cheguei a ficar de 8 a 9 horas lavando, secando, limpando, lustrando, emperequetando, polindo, encerando, aspirando...
minha irmã saiu, chegou e disse: AINDA MEXENDO NESSE CARRO?
ainda bem que eu não tenho esposa pra reclamar, só avó pra falar da conta de água! :bailajesus:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
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- Bysnaga
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então Fets, com menos disso ta meio impossivel de lavar o carro,... :fiu: :fiu:
e sorte sua.. não ser casado.. ehehehh pq nesse ponto elas reclamam mesmo.. a não ser que vc case com alguma garota que curta mais carro que vc.. ehhehh
e Clands, passiência é uma virtude que não tenho... oque tenho é amor demais pelo carro.. :loco: :loco:
as vezes a muie enche a paciência ehehehe
e sorte sua.. não ser casado.. ehehehh pq nesse ponto elas reclamam mesmo.. a não ser que vc case com alguma garota que curta mais carro que vc.. ehhehh
e Clands, passiência é uma virtude que não tenho... oque tenho é amor demais pelo carro.. :loco: :loco:
as vezes a muie enche a paciência ehehehe
- Rodrigo Cezar
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