[MOTOR] Kit GNV avanço

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

[MOTOR] Kit GNV avanço

Mensagem por longuete »

Tô querendo botar variador de avanço no KIT GNV. No gás, tô tomando fumo de carro 1.0. Será que vai fazer diferença o uso de um variador de avanço? Acredito que o uso de um variador de avanço preserve o motor também.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

amigo meu carru eh a gas tbm....to rodandu no alcool agora melhor q gas principalmente q o preço ta baixo....mas naum sei tenhu kase ctz q variador d avanço naum serve em carru carburado...soh injeçaum e outra GNV eh fraco a keima msm nem adianta exigir muitu dele pq ele gasta e naum anda.....abrss
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

exato marcelo

o variador de avanço muda o avanço eletrônico do grau de ignição do motor, como em carros carburados isso ocorre dentro do próprio distribuidor, não tem como usar variador de avanço...

sugiro que vc dê uma ajeitada no ponto inicial do distribuidor... pq ficar mexendo no final é phoda...

fora ponto, não sei mais que tipo de regulagens pode-se fazer no gnv... mas depende do mil pode ser que tome bucha mesmo, pq se o seu carro for mais pesado [inclusive pelo peso da parafernália do gnv] isso ajuda a não andar...
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Gente, não é bem assim. O que acontece é que, para customizar o valor final do kit gas, muitas lojas retiram componentes do kit. Um deles é o variador de avanço. Nos carros carburados em especial, haja vista o variador de avanço para carros carburados ser do tipo fônico, que é mais caro, encarecendo o preço final do kit. Acontece que um fabricante nacional (Tury) desenvolveu um variador de avanço para carro carburado: T33A (http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t33). E o preço é muito bom (R$ 125) frente aos R$ 300 cobrados pelas instaladoras. Sem falar que é muito fácil instalar.
Pesquisando na net encontrei informações bastante valiosas. Minha decisão de instalar um variador sofreu a interferência de um engenheiro, que me aconselhou a instalar esse componente sob risco de ter a vida útil do meu motor aumentada.
Vamos a parte técnica: a queima do GNV é cerca de 70 (setenta) vezes mais lenta que a gasolina. Caso o motor trabalhe no GNV no mesmo ponto que o combustível original, a força gerada pela expansão da queima do GNV não será bem aproveitada, justamente devido a queima mais lenta. O risco aumenta devido ao fato de, no momento do escape, a subida do pistão impulsionar gases não queimados e chama resultante da queima atrasada pelas válvulas de escapamento, provocando a deterioração prematura das válvulas, suas sedes e guias. Por experiência própria, vivenciei este fato quando removi o cabeçote do meu carro há uns 4 meses atrás e deparei com um cabeçote sem vedação nas válvulas de escape (mais nas de escape que nas de admissão), o que diminuía a taxa de compressão do motor.
Sendo assim, o variador de de avanço, além de recomendado, é possível de ser utilizado em carros carburados. Esse modelo da Tury é programado por microchaves e pode ser ajustado o ponto de avanço de acordo com as características do motor. Acredito que valha muito a pena.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

amigo abri o link q vc deixou e li la o produto naum dz nd q eh p carru carburados q pode ser instalado soh fala das coisas p injeçaum e essas coisas.......mas sei la eu sempre procurei esse treco d variador d avanço qdu instalei o GNV e nunca achei naum tem p comprar......mas realemte c funcionar ctz vai melhorar a keima.....mas em relaçaum a carru 1.0 c vc pegar um celtinha o bixo eh mil mas eh muitu ligeirinhu pq tem pekeno leve...e td mais....abrsss
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Pois é, não fala que é pra carro carburado. Então eu liguei pra Tury e falei com o suporte e o atendente disse que podem ser usados dois modelos em carro carburado: o T33 e o T34, sendo que o T33 sofre menos interferência em situações de carro carburado. Para acabar com as dúvidas, olhe esta tabela de aplicação aqui http://www.tury.com.br/tabelas/default. ... roduto=t33
E então? Alguma dúvida?
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

opa vi la sim a tabela d apricaçoes entaum c for realmente funciona mas nunca vi ateh hj um carru carburado com variador d avanço......demoro c vc instalar vai sevir d muitu exemplo p gnt aki pq nos injeçaum fica muitu bom nem dah diferença praticamente do gnv p o combustivel
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Mas é claro! Assim que eu instalar vou colocar aqui pra galera se vale a pena ou não. Pode deixar.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

opa demoro pq c valer a pena vo coloca tbm ctz
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
Avatar do usuário
wjulio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 23 Set 2008, 16:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por wjulio »

isso me interessa tbm...
hugoginho
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Nov 2008, 20:13
Carro:
Localização: rio de janeiro,RJ.

avanço.

Mensagem por hugoginho »

o avanço pro gas muda muitooooooooooooooooooo o desempenho do carro.


se vc instalou conte como era e como ficou seu carro depois da mudança.


consumo?

desempenho?

retomada?

aceleração?
ADVERTÊNCIA:!
Tópico FORA dos padrões de Título e tamanho de Imagens.
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Gente, eu não esqueci de vocês não! Eu sei que esse assunto interessa a muita gente aqui do fórum, não só pelo fato do pessoal ter GNV no carro, mas sim porque muitas instaladoras não utilizam o veriador de avanço nos carburados. Segue abaixo um e-mail que eu recebi de um engenheiro da Gasnet:

Resposta do GasNet:
Encaminhamos sua carta ao engenheiro Erondi Chiarinotti, nosso consultor de GNV, que enviou a resposta abaixo:

"Caro Ângelo,
Não há problema algum em rodar com GNV utilizando o ponto de ignição indicado para o combustível líquido original. Digo mais, esta é a maneira correta de se proceder.
Aí você me pergunta, mas com o ponto adiantado, o carro com GNV não ficaria melhor?
Ficaria sim e é por isso que temos componentes como o variador de avanço para fazer a mudança de ponto eletrônicamente.
Uma vantagem do seu carro é o motor a álcool, se ele for original, a taxa de compressão é maior do que o motor a gasolina, ficando mais próximo do que é ideal para o GNV. Por este motivo você pode não sentir tanta perda de potência".

Agradecemos o contato conosco.
Atenciosamente,
GasNet


Numa outra ocasião, perguntei sobre a velocidade da queima mais lenta no GNV, e olha o que foi dito:

Resposta do GasNet: Encaminhamos suas perguntas ao nosso consultor, engenheiro Erondi Chiarinotti, que enviou a resposta abaixo:

"Caro Angelo,
A informação que você encontrou na internet, está correta, realmente a chama do gás se propaga mais lentamente do que da gasolina, devido a falta de compressão do motor também, pois sob uma pressão maior a chama se propagaria mais rapidamente.
Portanto adiantar o ponto seria como dar mais tempo para a queima do GNV.
Existem várias marcas de variador de avanço, portanto seria difícil eu lhe dizer o nome de um modelo, mas o tipo, é sempre aquele que trabalha com o sinal de bobina, em se tratando de carros carburados".

Agradecemos a confiança e o contato conosco.
Atenciosamente,
GasNet


Já não tenho dúvidas de que o variador de avanço é essencial para o bom funcionamento do motor.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
wjulio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 23 Set 2008, 16:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por wjulio »

pelo q entendi melhora até o consumo...
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

wjulio escreveu:pelo q entendi melhora até o consumo...
Mas é claro! Mais força, menos pé embaixo.
Uma coisa interessante é o fato de o ponto do carro precisar estar no ponto do combustível original, o que muita instaladora não respeita. Por suprir a instalação do kit o variador de avanço, as instaladoras ajustam o ponto em um meio termo para atender, tanto o combustível original, quanto o GNV. Com isso o carro fica fora de ponto nos dois combustíveis.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

Exatamente a maioria dos lugares q instala fz issu msm adianta o ponto p poder dar marcha lenta certinha no GNV como no meu foi feitu issu tbm
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Pois é! No meu também estava assim. Mas como é que fica no álcool? Na verdade, o ponto não fica bom pro GNV, nem pro álcool/gasolina.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Vale a pena!

Mensagem por longuete »

Galera, o variador chegou ontem e não perdi tempo: instalei hoje! Eu mesmo fiz a instalação (é super fácil!). A minha palavra final: RECOMENDADÍSSIMO!!!
O carro mudou da água pro vinho!!! Agora, quase não sinto diferença entre o álcool e o GNV. Antes estava uma porcaria. Principalmente porque o ponto estava original. Agora o carro responde super bem. Dá pra sentir nitidamente. Está muito mais rápido nas retomadas, acelerações, o motor está mais forte... a lenta nem se fala: muito filé! Ficou sereninho no GNV! Antes, quando eu tirava o pé do acelerador bruscamente o carro morria. Agora não acontece mais isso. Não dá nem pra acreditar. Quem diria que meu andante ficaria assim no GNV. Foi a melhor coisa que eu já fiz nesse carro.
O que me deixa impressionado é como as instaladoras de GNV suprem esse "acessório" (a meu ver, indispensável) do kit. Gente, absolutamente: não tem como um carro rodar sem variador! É uma maldade com o motor.
Bem, devemos levar em conta que meu carro é a álcool e que o GNV roda melhor neste tipo de combustível do que na gasolina. Mas já dá pra ter uma idéia de que o negócio é bom mesmo.
Meu consumo sem o variador estava ficando na casa dos 180 KM por bujão de 16 M. Acredito que agora deva ficar mais econômico.
Lembrando que quem resolver instalar, TEM QUE BOTAR O CARRO NO PONTO ORIGINAL, e não fazer essa cagada de deixar o ponto meio pro GNV, meio pro combustível original.
Qualquer coisa estamos aí.

Obs.: não sou garoto propaganda nem tô ganhando nada nesse tópico!
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

opa q fmz soh anum sei c no meu carru como vc disse vai fica com pq como meu ja adiantou o ponto pq agora ele roda no alcool c eu coloca issu agora q vai zuar td mas bom saber agora q existi esse variador e q fica muitu fmz
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
Avatar do usuário
wjulio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 23 Set 2008, 16:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por wjulio »

dpois posta ai o consumo...
sapobh
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Jan 2007, 11:33
Carro: Gol ap 97
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por sapobh »

uma boa pra vc melhorar a performance do gnv tb seria taxar o cabeçote

gnv pede mais taxa
mais ponto
e uma ignição melhor!
Imagem
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”