TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor

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romarps
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TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor

Mensagem por romarps »

Turbo

Introdução:

Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.

Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...

Peças Necessárias:

1. Um kit turbo completo.

2. Uma bomba elétrica de combustível.

3. Um dosador de combustível.

5. Um jogo de cabos de velas Accel.

6. Um jogo de juntas de escapamento.

7. Uma junta p/ tampa do cárter.

8. Uma junta p/ coletor de admissão.

9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.

10. Um carburador 2E e 3E.

11. Um pé p/ o carburador.

12. Dois giclês 20% maior que os originais.

Mãos-à-obra:

Desmontagem:

Retire: a) coletor de admissão com carburador e tudo, b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso, c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.

Montagem:

a. Monte o coletor de escape com a turbina;

b. Recoloque o coletor de admissão;

c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;

d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;

e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;

f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;

g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);

h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;

i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);

j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.

Regulagem:

Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.

Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.

Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!

Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.

Motor
Rotação Máxima

AP 1600
7.500 rpm

AP 1800
7.000 rpm

AP 2000
6.500 rpm
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alankercher
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Mensagem por alankercher »

:doido: muuuito bom
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VOYAGE 88 CL AP 1.8 Aspro
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sitrax
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Mensagem por sitrax »

To querendo colocar um turbo no meu...coragem eu tenho so me falta dinheiro :fiu: ....muito bom esse diy.
Gol GTS 1.9 Turbo
Guilherme Monteiro
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

ahhhhhhhhh se fosse facil asimmmmmmmmmmm imaginem o tanto de turbo na city ? skasakokoas
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
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ita_lv
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Mensagem por ita_lv »

É fácil fácil instala o kit!!!!...eu mesmo instalei 7 já....heueheuehueu
Tah loco!!...ótimo tutorial...porém não se arriquem sem alguém que realmente saiba oque está fazendo...tem vários truques que devem ser feitos....valeu!!! :fiu:
Editado pela última vez por ita_lv em 05 Jul 2009, 19:26, em um total de 1 vez.
Gol GL 1991 2.0T
"A Volks faz...a gente aperfeiçoa!!!..."



Visitem meu carango no minha máquina!!!.....
http://www.minhamaquina.com.br/mg/detal ... bjeto=4543
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Mensagem por Felipe Giulian »

Instalar qualquer um instala, problema é acertar alimentação, ignição...
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romarps
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Facil, Facil

Mensagem por romarps »

Kit turbo não tem segredo nenhum em motores AP e CHT.
O unico segredo nas regulagens de pressão e alimentação é somente conhecer o carro e não querer fazer virar 1,5Kgf somente com o kit turbo e o motor original... ai é querer demais, é possivel sim, mas pra quem tem experiencia nisso
A alimentação, se você não possui instrumentos para fazer medição, hallmeter, oficina especializada, não se preocupe.. é só ir pra pista e ver como se comporta o seu carango, se não há falhas em certas rotações, se não está bebendo demais.
Nunca ultapasse 0,7Kgf em um motor CHT original. Tem muita gente tendo problemas com queima de cabeçote nesses motores. Foi o caso do meu. Tive que trocar meu cabeçote pelo um do Escorte XR3 e uma rara junta de aço. Tô a 6 meses com 1,6Kg e o resto do motor original e sem nenhum problema.
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Rodrigo Cezar
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Mensagem por Rodrigo Cezar »

eu so loko pa te um turbo no meu apzim *-*
mais farta grana
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Jp_equiperdidos
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Mensagem por Jp_equiperdidos »

a instalação realmente é facil.
o trampo pros iniciantes seria regular dosador, válvula de alivio, e o sistema de lubrificação da turbina....
de resto é somente montar mesmo...
mas aconcelho a levarem ao seu preparador de confiança pra rodar bunito!
de resto, boa diversão!!!
wolie
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Mensagem por wolie »

existem varios macetes na desmontagem

e muitos na montagem...

por exemplo..pra tirar os coletores..porecisa de uma allen 6 com uns 20cm( no coletor de adm...e uma chave 13mm em forma de lua pra tirar o coletor de escape....

tem q tirar o suporte do filtro d oleo e fazer um furo passar o macho e colocar o niple do aerokip da lubrificacao da turbina....

tem tbm...dependendo do coletor x turbina....tem q da uma gastada pra poder encaixar....c for no farol...esquece buzina ali do lado...



parte de acerto nao eh taooo complicada assim

um hall oleo turbo e comb dentro pra monitorar e ver como ta...e logicamente nocaooo....

ponto..tem q travar se for andar no carburado....ou senao retrabalahr


sempre com prisioneiros novos...parafusos novos...juntas novas....mangueira novas..


tem linha de combustivel tbm....q tem q ter paciencia e muito capricho...

e assim vai

eu tenho turbo a 4 anos...ja estourei motor...

eu mesmo montei o 2°
e d um tempo pra ca...comecei eu mesmo a fazer as coisas..logicamente...mecanico eh meu google..lou seja...qunado vou fazer...vou na mecanica e c fizer cagada...o cara auxilia
Guille_JEM
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Re: TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor

Mensagem por Guille_JEM »

Fala Galera, blz???
To colocando uma Apl240 numa Harley, queria a ajuda de vcs. Tenho a flange do filtro de óleo pronto, gostaria de saber se posso ligar o retorno tb nessa flange, fazendo assim a saída e retorno do oleo nessa flange.
Desde já agradeço a força. :bb:
Leonardo Bayer
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Re: TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor

Mensagem por Leonardo Bayer »

Guille_JEM escreveu:Fala Galera, blz???
To colocando uma Apl240 numa Harley, queria a ajuda de vcs. Tenho a flange do filtro de óleo pronto, gostaria de saber se posso ligar o retorno tb nessa flange, fazendo assim a saída e retorno do oleo nessa flange.
Desde já agradeço a força. :bb:

Da não irmão, ai é a entrada pra lubrificar a turbinar, o retorno deve ser ligado no teu Carter parceiro ! :D
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bleidao
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Re: TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor

Mensagem por bleidao »

acompanhando
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