TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor
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- romarps
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TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor
Turbo
Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...
Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
Retire: a) coletor de admissão com carburador e tudo, b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso, c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.
Montagem:
a. Monte o coletor de escape com a turbina;
b. Recoloque o coletor de admissão;
c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.
Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.
Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.
Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!
Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.
Motor
Rotação Máxima
AP 1600
7.500 rpm
AP 1800
7.000 rpm
AP 2000
6.500 rpm
Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...
Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
Retire: a) coletor de admissão com carburador e tudo, b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso, c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.
Montagem:
a. Monte o coletor de escape com a turbina;
b. Recoloque o coletor de admissão;
c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.
Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.
Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.
Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!
Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.
Motor
Rotação Máxima
AP 1600
7.500 rpm
AP 1800
7.000 rpm
AP 2000
6.500 rpm
- alankercher
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:doido: muuuito bom
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=18206
VOYAGE 88 CL AP 1.8 Aspro
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- ita_lv
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É fácil fácil instala o kit!!!!...eu mesmo instalei 7 já....heueheuehueu
Tah loco!!...ótimo tutorial...porém não se arriquem sem alguém que realmente saiba oque está fazendo...tem vários truques que devem ser feitos....valeu!!! :fiu:
Tah loco!!...ótimo tutorial...porém não se arriquem sem alguém que realmente saiba oque está fazendo...tem vários truques que devem ser feitos....valeu!!! :fiu:
Editado pela última vez por ita_lv em 05 Jul 2009, 19:26, em um total de 1 vez.
Gol GL 1991 2.0T
"A Volks faz...a gente aperfeiçoa!!!..."
Visitem meu carango no minha máquina!!!.....
http://www.minhamaquina.com.br/mg/detal ... bjeto=4543
"A Volks faz...a gente aperfeiçoa!!!..."
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- romarps
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Facil, Facil
Kit turbo não tem segredo nenhum em motores AP e CHT.
O unico segredo nas regulagens de pressão e alimentação é somente conhecer o carro e não querer fazer virar 1,5Kgf somente com o kit turbo e o motor original... ai é querer demais, é possivel sim, mas pra quem tem experiencia nisso
A alimentação, se você não possui instrumentos para fazer medição, hallmeter, oficina especializada, não se preocupe.. é só ir pra pista e ver como se comporta o seu carango, se não há falhas em certas rotações, se não está bebendo demais.
Nunca ultapasse 0,7Kgf em um motor CHT original. Tem muita gente tendo problemas com queima de cabeçote nesses motores. Foi o caso do meu. Tive que trocar meu cabeçote pelo um do Escorte XR3 e uma rara junta de aço. Tô a 6 meses com 1,6Kg e o resto do motor original e sem nenhum problema.
O unico segredo nas regulagens de pressão e alimentação é somente conhecer o carro e não querer fazer virar 1,5Kgf somente com o kit turbo e o motor original... ai é querer demais, é possivel sim, mas pra quem tem experiencia nisso
A alimentação, se você não possui instrumentos para fazer medição, hallmeter, oficina especializada, não se preocupe.. é só ir pra pista e ver como se comporta o seu carango, se não há falhas em certas rotações, se não está bebendo demais.
Nunca ultapasse 0,7Kgf em um motor CHT original. Tem muita gente tendo problemas com queima de cabeçote nesses motores. Foi o caso do meu. Tive que trocar meu cabeçote pelo um do Escorte XR3 e uma rara junta de aço. Tô a 6 meses com 1,6Kg e o resto do motor original e sem nenhum problema.
- Rodrigo Cezar
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- Carro:
- Localização: Cornélio Procópio - PR
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- Membro
- Mensagens: 10
- Registrado em: 09 Ago 2009, 11:51
- Carro:
- Localização: em casa
existem varios macetes na desmontagem
e muitos na montagem...
por exemplo..pra tirar os coletores..porecisa de uma allen 6 com uns 20cm( no coletor de adm...e uma chave 13mm em forma de lua pra tirar o coletor de escape....
tem q tirar o suporte do filtro d oleo e fazer um furo passar o macho e colocar o niple do aerokip da lubrificacao da turbina....
tem tbm...dependendo do coletor x turbina....tem q da uma gastada pra poder encaixar....c for no farol...esquece buzina ali do lado...
parte de acerto nao eh taooo complicada assim
um hall oleo turbo e comb dentro pra monitorar e ver como ta...e logicamente nocaooo....
ponto..tem q travar se for andar no carburado....ou senao retrabalahr
sempre com prisioneiros novos...parafusos novos...juntas novas....mangueira novas..
tem linha de combustivel tbm....q tem q ter paciencia e muito capricho...
e assim vai
eu tenho turbo a 4 anos...ja estourei motor...
eu mesmo montei o 2°
e d um tempo pra ca...comecei eu mesmo a fazer as coisas..logicamente...mecanico eh meu google..lou seja...qunado vou fazer...vou na mecanica e c fizer cagada...o cara auxilia
e muitos na montagem...
por exemplo..pra tirar os coletores..porecisa de uma allen 6 com uns 20cm( no coletor de adm...e uma chave 13mm em forma de lua pra tirar o coletor de escape....
tem q tirar o suporte do filtro d oleo e fazer um furo passar o macho e colocar o niple do aerokip da lubrificacao da turbina....
tem tbm...dependendo do coletor x turbina....tem q da uma gastada pra poder encaixar....c for no farol...esquece buzina ali do lado...
parte de acerto nao eh taooo complicada assim
um hall oleo turbo e comb dentro pra monitorar e ver como ta...e logicamente nocaooo....
ponto..tem q travar se for andar no carburado....ou senao retrabalahr
sempre com prisioneiros novos...parafusos novos...juntas novas....mangueira novas..
tem linha de combustivel tbm....q tem q ter paciencia e muito capricho...
e assim vai
eu tenho turbo a 4 anos...ja estourei motor...
eu mesmo montei o 2°
e d um tempo pra ca...comecei eu mesmo a fazer as coisas..logicamente...mecanico eh meu google..lou seja...qunado vou fazer...vou na mecanica e c fizer cagada...o cara auxilia
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- Membro
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- Registrado em: 26 Jun 2015, 21:45
- Carro: Gol 93 1.8
Re: TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor
Fala Galera, blz???
To colocando uma Apl240 numa Harley, queria a ajuda de vcs. Tenho a flange do filtro de óleo pronto, gostaria de saber se posso ligar o retorno tb nessa flange, fazendo assim a saída e retorno do oleo nessa flange.
Desde já agradeço a força.
To colocando uma Apl240 numa Harley, queria a ajuda de vcs. Tenho a flange do filtro de óleo pronto, gostaria de saber se posso ligar o retorno tb nessa flange, fazendo assim a saída e retorno do oleo nessa flange.
Desde já agradeço a força.
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- Registrado em: 19 Set 2014, 20:30
- Carro: Gol GTS 94
Re: TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor
Guille_JEM escreveu:Fala Galera, blz???
To colocando uma Apl240 numa Harley, queria a ajuda de vcs. Tenho a flange do filtro de óleo pronto, gostaria de saber se posso ligar o retorno tb nessa flange, fazendo assim a saída e retorno do oleo nessa flange.
Desde já agradeço a força.
Da não irmão, ai é a entrada pra lubrificar a turbinar, o retorno deve ser ligado no teu Carter parceiro !
- bleidao
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Re: TuToRiAl - Como Instalar o turbo compressor
acompanhando
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571