Rebaixar.

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Fábio Vinícius
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Rebaixar.

Mensagem por Fábio Vinícius »

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PARA REBAIXAR O SEU CARRO

Cortar as espiras da mola (elos da mola)

É uma opção simples e barata de rebaixar o carro, pois são mantidos todos os componentes originais, como foi falado "é só cortar a mola", que pode ser a frio (serra) ou quente (c/ maçarico).

Prós: Custo mais baixo.

Contra: Desconforto e dureza na suspensão, o carro fica extremamente duro c/ mais de 2 espiras cortadas e se usar amortecedores originais é bem provável que não dure por muito tempo.

Observação: Para amenizar os efeitos do corte de mola pode se optar por um jogo de amortecedores esportivos na dianteira e corta no máximo 2 elos, mais do que isso não é recomendável.



Precauções:

Essa e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas se não forem bem instaladas:

-Danificar os amortecedores.
-Danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo.
-Causar dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas).

O Artigo que proibe rebaixar o carro.

Art. 110. O veículo que tiver alteradas qualquer de suas características para competição ou finalidade análoga só poderá circular nas vias públicas com licença especial da autoridade de trânsito, em itinerário e horário fixados.
Não é permitida a circulação de carros com estrutura modificada ( motor preparado , rebaixados ).

Molas esportivas

A molas esportivas, fabricadas já "rebaixadas" reduzindo a altura do carro em 40mm a 60mm são mais uma opção para abaixar o carro com qualidade e segurança, São vendidas em pares ou jogos de 4 molas.

Uma marca que esta forte no mercado brasileiro são a molas da marca Eibach, que são homologadas e aceitas até por algumas seguradoras de veiculo, mas ainda não são aprovada pelo novo código de transito.

Prós: Garantia do fabricante,conforto e durabilidade da suspensão mesmo com os amortecedores originais.

Contra: Preço elevado e falta de opção entre outros fabricantes de molas.

Suspensão regulável (ajuste manual)

Suspensão regulável com ajuste manual é conhecida como suspensão de rosca. Com esse modelo é possível ajustar a altura desejada como se tivesse apertando ou soltando uma "porca de um parafuso" a base (conhecida como canela) sobe e desde. O incomodo disso tudo é a necessidade de retirar as rodas para fazer o ajuste. Leva um media de 10 a 15 min para regular cada telescópio.

Prós: Regulagem da altura e um acessório industrializado com controle de qualidade.

Contra: O incomodo é levantar o carro no "macaco" e sujar as mão ao ajustar com a mão ou com ajuda de uma ferramenta.

Precauções

Essa e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas se não forem bem instaladas:

-Danificar os amortecedores.
-Danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo.
-Causar dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas).

Trabalhar o telescópio

Cortando o telescópio original e soldado a base que é apoiado a mola conhecida como "prato" ou "canela " do telescópio acaba ficando mais baixo do que a original, assim é trocado o amortecedor esportivo ( um menor ) e assim é dispensado o corte de mola ou é cortado poucos elos para chegar a altura desejada. Quer dizer que praticamente consegue manter o conforto original.

Esse tipo de telescópio retrabalhado pode ter uma altura fixa ou ajustável (suspensão de rosca).

Prós: Dispensa o corte de mola ou é cortado poucos elos para chegar a altura desejada. Quer dizer que praticamente consegue se manter o conforto original.

Contra: Como a produção é artesanal e pode ocorrer falhas de solda e assim quebras.

Observação: Uma boa opção é utilizar esse método com as molas comprimidas.

Precauções

Essa e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas se não forem bem instaladas:

-Danificar os amortecedores.
-Danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo.
-Causar dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas).

Comprimir a mola

As molas são contraídas com ajuda de uma máquina ou instrumento e levadas para um forno onde elas ficam por um tempo e depois são retiradas e resfriadas assim mantendo a compressão. As molas são resfriadas em um banho de óleo (segundo as oficinas) pois retempera a mola.

Prós: Traz conforto pois simula as molas conhecidas como "progressivas".

Contra:
Ao aquecer os elos das molas isso pode causar a "fraqueza" do metal que é temperado, se mal feito pode causar quebra.

Observação : pode se optar por um jogo de amortecedores esportivos (pelo menos na dianteira).

Precauções

Essa e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas se não forem bem instaladas:

-Danificar os amortecedores.
-Danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo.
-Causar dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas).

Possíveis problemas ao rebaixar:

Cambagem:

Um dos problemas mais comuns em carros rebaixados é a tendência da cambagem ficar "mais" negativa.Pois muitos optam por um alinhamento onde as rodas ficam mais "abertas", mais negativas para uma melhor contorno de uma curva, são muito visto em campeonatos de corrida como a de Turismo Nacional, Formula Palio e etc.

Como nossas ruas e avenidas esburacadas esse alinhamento pode sofrer desajustes do sistema e os pneus sofrerão maior desgaste nas parte interna e ha caso da parte externa também. Então de preferência faça os ajustes de acordo com as especificação do fabricante caso seja um carro de uso diário.

Quebra do chassi:

Em alguns carros podem acontecer esses tipos de caso, pois dependendo de como foi rebaixado um carro pode rachar, literalmente ao meio. Exitem muitos casos do Gol "quadrado" quebrar no túnel do cambio e Passat (nacional) cair a parte inteira da frente

Mas isso pode acontecer em qualquer veículo sendo hatch back, sedam ou picapes. A dica e evitar a torção do chassi principalmente em carro monoblocos (Hatch Backs - Ex: Gol , Corsa, Palio).

Em carros rebaixados e que pulam muito é mais propicio acontecer um desses possíveis danos. Por exemplo pode ocorrer uma rachadura (Emenda das partes da lataria),o custo do repara é alto, e por mais que o profissional tente reparar o estrago, nunca mais será como o original.

FONTE: www.nitromotors.com
gustavopereira
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Mensagem por gustavopereira »

excelente tópico ... mas ainda tenho uma dpuvida ...

meu cunhado rebaixou um gol G3 ... e segundo ele foi cortado a torre e colocado um amortecedor menor ..

o conforto era praticamente o mesmo que original ... só em buracos que batia um pouco "seco" e em ondulaçoes raspava o carro no chão hehehhe

aro 14 né ....

então: é o mesmo esquema do telescópio ?? ou é um outro método ??

valeu !
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ollemovi
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Mensagem por ollemovi »

gustavopereira escreveu:excelente tópico ... mas ainda tenho uma dpuvida ...

meu cunhado rebaixou um gol G3 ... e segundo ele foi cortado a torre e colocado um amortecedor menor ..

o conforto era praticamente o mesmo que original ... só em buracos que batia um pouco "seco" e em ondulaçoes raspava o carro no chão hehehhe

aro 14 né ....

então: é o mesmo esquema do telescópio ?? ou é um outro método ??

valeu !
neste caso é um trabalho feito no telescopio, que fazcom que ele fique mais baixo não necessitando de corte na mola ou se tiver corte é bem pequeno, estes são os famosos fixos trabalhados!!!

conforto + durabilidade + confiança!
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Mensagem por Márcio - ClubTuning »

já ouvi falar dessa tecnica e me parece ser boa.. eles abaixa o prato dos amortecedores e telescopio.. assim o carro abaixa sem cortar as molas, pode diminuir a aste e o amortecedor também para ficar bom..

abraços..
Márcio Club Tuning
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mobil
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Mensagem por mobil »

mais aeee uma duvida oq vira mais corta elos
da mola

oww da calor nelas pra elas baxa....
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pakito
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Mensagem por pakito »

bom galera , eu continuo defendendo as fixas preparadas!!! eu uso e se for bem feita! sem problemas o único inconveniente , é q as vezes o carro podia ser mais alta!! hauhauhauhauhaua e não podemos mudar!! auhauhauh
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