Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
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- Felipe Voya
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Muito interessante este lance do ar condicionado!!!
Me parece que a ventoinha original não consegue dar conta mesmo de refrigerar o condensador quando vc esta parado num engarrafamento.
É bastante interessante a idéia de colocar mas uma ventoinha na frente do condensador, ventoinha do tipo que tem nos Pegeout que ela fica na frente e não por trás do conjunto condensador/radiador.
Mas ai eu levanto a questão do consumo de energia elétrica destas duas ventoinhas somadas emcima do alternador trabalhando em marcha-lenta.
O meu carro não tem ar... Mas só a ventoinha minha pelo que vi, ela puxa acho que 30 a 35A quando esta ligada no caso na velocidade nominal.
O meu alternador é o de 90A do santana pelo que esta escrito nele, na lenta ele consegue mandar 50A e acima de 4000rpm os 90A o que acontece na maioria dos alternadores, na lenta um valor e na rotação X o valor nominal do alternador.
Ai eu penso que no momento de um engarrafamento de baixo desta "LUA" que é aqui no Rio acima dos 40ºC, o carro trabalhando na maior parte do tempo na lenta.
Talvez colocando esta ventoinha da frente com um resistor para que trabalhe sempre numa velocidade mais baixa (diminuindo assim o consumo dela e talvez não sobrecarregando o sistema elétrico do carro) e deixando a de trás sem alterações no seu circuito. O negócio é fazer a medição da corrente elétrica total destas duas quando em funcionamento para ver se o alternador vai conseguir dar contar delas em marcha-lenta.
Por exemplo... O alternador do carro do meu amigo é de 65A, 35A em marcha lenta e os 65A a 4000rpm. O dele eu já acho que não daria conta em um engarrafamento.
Se o alternador do seu carro der conta acho que vai melhorar bastante a eficiência do ar condicionado usando esta outra ventoinha na frente do condensador.
Isto sem citar as adaptações desta ventoinha no local....
Abraços
Me parece que a ventoinha original não consegue dar conta mesmo de refrigerar o condensador quando vc esta parado num engarrafamento.
É bastante interessante a idéia de colocar mas uma ventoinha na frente do condensador, ventoinha do tipo que tem nos Pegeout que ela fica na frente e não por trás do conjunto condensador/radiador.
Mas ai eu levanto a questão do consumo de energia elétrica destas duas ventoinhas somadas emcima do alternador trabalhando em marcha-lenta.
O meu carro não tem ar... Mas só a ventoinha minha pelo que vi, ela puxa acho que 30 a 35A quando esta ligada no caso na velocidade nominal.
O meu alternador é o de 90A do santana pelo que esta escrito nele, na lenta ele consegue mandar 50A e acima de 4000rpm os 90A o que acontece na maioria dos alternadores, na lenta um valor e na rotação X o valor nominal do alternador.
Ai eu penso que no momento de um engarrafamento de baixo desta "LUA" que é aqui no Rio acima dos 40ºC, o carro trabalhando na maior parte do tempo na lenta.
Talvez colocando esta ventoinha da frente com um resistor para que trabalhe sempre numa velocidade mais baixa (diminuindo assim o consumo dela e talvez não sobrecarregando o sistema elétrico do carro) e deixando a de trás sem alterações no seu circuito. O negócio é fazer a medição da corrente elétrica total destas duas quando em funcionamento para ver se o alternador vai conseguir dar contar delas em marcha-lenta.
Por exemplo... O alternador do carro do meu amigo é de 65A, 35A em marcha lenta e os 65A a 4000rpm. O dele eu já acho que não daria conta em um engarrafamento.
Se o alternador do seu carro der conta acho que vai melhorar bastante a eficiência do ar condicionado usando esta outra ventoinha na frente do condensador.
Isto sem citar as adaptações desta ventoinha no local....
Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
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- gusgol
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Vc levantou uma boa questão. Quando eu adicionar uma ventoinha na frente do conjunto radiador/condensador irei aumentar a corrente nos cabos e consequentemente terei que trocá-los.
O consumo nominal da ventoinha original (carro sem ar) é menor que 20 A. Na partida é que o consumo é grande.
Quando vc afirma a capacidade de geração do alternador, vc se esqueceu de mencionar a bateria. A bateria é capaz de suprir qualquer deficiência momentânea do alternador e o sistema é projetado para aguentar um trânsito parado por um bom tempo. As duas ventoinhas não irão funcionar o tempo todo, visto que o pressostato é que irá determinar o ponto exato delas entrarem em ação.
Tenho um peugeot 206 2008 e o a/c dele é maravilhoso, funciona muito bem e extremamente silencioso (não faz o esporro que nossas ventoinhas fazem).
É um teste válido colocar uma ventoinha auxiliar, sem nos descuidarmos, é claro, dos cabos condutores.
Abraço
O consumo nominal da ventoinha original (carro sem ar) é menor que 20 A. Na partida é que o consumo é grande.
Quando vc afirma a capacidade de geração do alternador, vc se esqueceu de mencionar a bateria. A bateria é capaz de suprir qualquer deficiência momentânea do alternador e o sistema é projetado para aguentar um trânsito parado por um bom tempo. As duas ventoinhas não irão funcionar o tempo todo, visto que o pressostato é que irá determinar o ponto exato delas entrarem em ação.
Tenho um peugeot 206 2008 e o a/c dele é maravilhoso, funciona muito bem e extremamente silencioso (não faz o esporro que nossas ventoinhas fazem).
É um teste válido colocar uma ventoinha auxiliar, sem nos descuidarmos, é claro, dos cabos condutores.
Abraço
Gol, uma paixão.
- Felipe Voya
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O bom também que esta ventoinha do Pegeout ela é bem fininha não tendo aquela carcaça comprida da ventoinha dos AP's.
Sem duvida que os cabos teram que ser redimensionados para este aumento de carga no sistema elétrico do carro, como a bateria tb se for original.
Bobiar como ela tem uma tecnologia mais nova, talvez o consumo dela tb deve ser reduzido.
Achei a foto deste aqui na internet mas não dizia de qual carro era... Achei talvez que seja uma boa opção na questão de fixação no radiador para os modelos AP. Só não gostei que o motor dela parece ser relativamente comprido... Talvez não cabendo na frente do condensador.
E este da GM do Astra que parece uma boa opção na questão de adaptação.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ado-gm-_JM
Outra coisa é saber o sentido de rotação delas... Se é do tipo de trabalhar atrás do radiador ou na frente dele. (Sentido de rotação)
Vlw abraços
Sem duvida que os cabos teram que ser redimensionados para este aumento de carga no sistema elétrico do carro, como a bateria tb se for original.
Bobiar como ela tem uma tecnologia mais nova, talvez o consumo dela tb deve ser reduzido.
Achei a foto deste aqui na internet mas não dizia de qual carro era... Achei talvez que seja uma boa opção na questão de fixação no radiador para os modelos AP. Só não gostei que o motor dela parece ser relativamente comprido... Talvez não cabendo na frente do condensador.
E este da GM do Astra que parece uma boa opção na questão de adaptação.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ado-gm-_JM
Outra coisa é saber o sentido de rotação delas... Se é do tipo de trabalhar atrás do radiador ou na frente dele. (Sentido de rotação)
Vlw abraços
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- gusgol
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Para a adoção das ventoinhas auxiliares fininhas e que cabe bem na frente do condensador é a de 10".
Comprei uma um tempo atrás numa loja especializada em a/c em são cristóvão. Não foi muito cara (cerca de R$60,00).
Agora falta tempo para instalar, mas já testei com ela fora. É muito silenciosa e vc pode inverter o sentido de rotação sem problemas, pois a pá da hélice não oferece resistência para isso.
Acho que não vale a pena retirar o defletor e a ventoinha original para adaptar a de outro modelo de carro, a não ser que seja bem semelhante.
Abraço
Comprei uma um tempo atrás numa loja especializada em a/c em são cristóvão. Não foi muito cara (cerca de R$60,00).
Agora falta tempo para instalar, mas já testei com ela fora. É muito silenciosa e vc pode inverter o sentido de rotação sem problemas, pois a pá da hélice não oferece resistência para isso.
Acho que não vale a pena retirar o defletor e a ventoinha original para adaptar a de outro modelo de carro, a não ser que seja bem semelhante.
Abraço
Editado pela última vez por gusgol em 23 Mar 2009, 15:44, em um total de 1 vez.
Gol, uma paixão.
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Neste fórum tem um discussão interessante sobre a ventoinha auxiliar.
http://www.clubedogolbola.com/mecanica- ... 754-30.htm
http://www.clubedogolbola.com/mecanica- ... 754-30.htm
Gol "1200 GLi"+A/C
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como disse o Haruji, o resistor comanda as velocidades da ventoinha, que possui duas velocidades, quando se liga o ar, ela funciona na 1º velocidade, e quando o motr esquenta ela liga a ventoinha na velocidade 1º ou 2º dependendo da termia da água. Se ela estiver com problemas, não irá ter duas velocidade, podendo alternar só ligando em primeira ou em segunda.
Marcos, dá uma olhada, para ver se o motor da ventoinha não foi trocado , pois o motor que o Haruji mostrou na foto, possui duas velocidades e já ví carros com o motor da ventoinha simples do gol 1000 que possui duas velocidade, obviamente só vai ligar em uma. espero ter ajudado.
Marcos, dá uma olhada, para ver se o motor da ventoinha não foi trocado , pois o motor que o Haruji mostrou na foto, possui duas velocidades e já ví carros com o motor da ventoinha simples do gol 1000 que possui duas velocidade, obviamente só vai ligar em uma. espero ter ajudado.
Rômulo Dipp Petrochi
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Finalmente comprei o motor da ventoinha original do gol com a/c.
Segue foto comparativa do tamanho das duas.
A ventoinha agora tem uma velocidade muito superior...destaco que o barulho dela tb é proporcional a velocidade (faz um esporro desgraçado!)
Haruji, agradeço sua ajuda no processo.
Abraço
Gustavo
Segue foto comparativa do tamanho das duas.
A ventoinha agora tem uma velocidade muito superior...destaco que o barulho dela tb é proporcional a velocidade (faz um esporro desgraçado!)
Haruji, agradeço sua ajuda no processo.
Abraço
Gustavo
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
essa é a que deve ser a melhor opção ... estou querendo saber se é a de 10" msm ... pq o ar quando liga ele deixa o motor superquente a ponto de superaquecer. quando ligo o carro e a rotação esta abaixo dos 900 giros o carro fica no segundo estágio e resfria, quando ele é acelerado sobe novamente ... o carro parado não gela, quando está em movimento gela.
Galera do Rio de Janeiro, vamos tentar agitar um encontro de quadrados também!
Opinem nesse tópico: viewtopic.php?f=43&t=25893&p=330409#p330409
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
O seu ar condicionado é original ou foi adaptado?
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
original.
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
Espero que seu radiador também seja original, ou seja, para carros que tenham ar condicionado (este radiador é um pouco mais largo do que o modelo para carros que não tem a/c).
Faça uma limpeza no seu sistema de arrefecimento (tire a água, passe um produto para limpeza interna e limpe o radiador por fora também com um produto específico) e lave o seu condensador por fora com produtos apropriados. Use luva, pois esses produtos para limpeza são tóxicos e podem queimar sua mão.
Abraço
Faça uma limpeza no seu sistema de arrefecimento (tire a água, passe um produto para limpeza interna e limpe o radiador por fora também com um produto específico) e lave o seu condensador por fora com produtos apropriados. Use luva, pois esses produtos para limpeza são tóxicos e podem queimar sua mão.
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
gusol então meu radiador é novo para carros sem ar condicionado, o sistema de arrefecimento está totalmente limpo e com liquido de arrefecimento. o que eu acredito é que a ventoinha mesmo sendo ligada no segundo estágio, não dá conta de resfriar o condensador. eu comprei uma ventoinha de 10" para ventilar o condensador ... será que 10" encaixa?
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
Ao invés de investir numa ventoinha adicional, troque seu radiador pelo modelo adequado.
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Re: Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
teria que trocar o radiador e a ventoinha também, e estou a busca de um radiador novo a um bom tempo e não acho. quando acho é o olho da cara.gusgol escreveu:Ao invés de investir numa ventoinha adicional, troque seu radiador pelo modelo adequado.
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