Esse diagrama que vc disponibilizou confirma o que eu falei.
Na figura
http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-2.jpg você pode verificar que o fio (vermelho-preto) que sai do "relé do sistema de arrefecimento" vai direto para o "motor elétrico do sistema de arrefecimento" após o negativo do relé ser aterrado pelo pressostato de alta pressão, ou seja, quando o botão A/C é acionado, o relé será atracado após alguns segundos (após o aumento de pressão no sistema) e terá uma diferença de potencial de 12V direto na ventoinha...não passa pela resistência. A resistência vc vê somente ligada diretamente ao cebolão, bem como a opção de acionamento do segundo estágio caso a temperatura suba mais.
A opção de colocar um pressotato de "dois estágios" é válida, mas lembre-se que o sistema foi projetado de outra maneira, provavelmente pq a ventoinha do gol não tem potência suficiente para refrigerar o condensador e radiador em outra velocidade a não ser a nominal.
Aqui no Rio de Janeiro, neste verão infernal, se eu colocar a ventoinha do meu gol pra funcionar com uma velocidade mais baixa (antes do acionamento do pressostato de alta) prejudicará o funcionamento do ar condicionado. Afirmo isto pq já testei o funcionamento com 2 estágios e não deu certo. Se eu ficar parado no engarrafamento a ar não sairá gelado como antes até o segundo estágio ser acionado.
Me tira uma dúvida, no seu carro vc substituiu a ventoinha pelo modelo com A/C ou trocou o modelo completo (radiador + defletor + ventoinha)?
Abraço
Gol, uma paixão.