Nilmar_1.6 escreveu:felipe.. tow aqui novamente pra te encher a paciencia.. Mas é que enquanto não resolver iso, não sussegarei.. Pois então.. tava aqui pensando arespeito do que vc me disse..
"Em relação a mudar o motor de 1.8 para 1.6 é bem tranquilo fazer. É trocar o virabrequim do 1.8 que tem curso de 86,4mm pelo virabrequim do 1.6 com curso de 77,4mm. E trocar os pistões de 1.8 para 1.6, a diferença nos pistões esta na altura deles e não no diametro (que é o mesmo diametro tanto no 1.6 quanto no 1.8 ) "
Fiquei aqui pensando.. Quando desmontamos o cabeçote eu notei que ao girar o motor os pipstões subiam ate a borda do bloco.. Ou seja. Se eles tivessem sido trocados para o de 1.6 onde o vira tem um curso menor, o pistão por sua vez não teria que ficar um pouco mais abaixo da borda?! Vc ta entendendo o que quero dizer?! Tipo. Eu tenho um predio de 4 andares.. Antes o elevador ia ate o quarto, mas quando resolvi diminnuir o curso do cabo que conduz o elevador, obrigatoriamente ele não iria chegar mais ao $º andar e sim, somente ao terceiro... ( Foi só uma tentativa de explicação ).. Mas tb tem o seguinte,.. Sera que a altura do pistão do 1.6 compensa então a diminuição do curso do virabrequim?! Ou seja.. O pistão do 1.6 iria ate a borda da mesma forma como o do 1.8.. O que vc acha a repeito disso.. Me da uma luz ai de como resolver essa questão de uma vez por todas.. Abraços..
Quando vc fala que girou o vira e os pistões sobem até a borda esta correto. Tanto no 1.6 quanto no 1.8 eles vão até a borda.
Foi o que falei antes, o diametro dos pistões são o mesmo (1.6 e 1.8 ), mas a altura dos dois que é diferente. O pistão 1.6 é mais alto que o do 1.8 para compensar o menor curso do virabrequim do 1.6. Com isto o pistão do 1.6 vai até a borda também como no 1.8
Altura dos pistões do centro do pino a borda superior:
1.6 ---> 37,90mm
1.8 ---> 33,00mm
Olhando por cima do bloco, como vc fez quando tirou o cabeçote, só dá pra ver se é gasolina ou álcool os pistões
gasolina ---> pistão com cava no centro
álcool ---> pistão com a cabeça plana
O unico jeito mais fácil sem ter que desmontar todo o motor, é tirar o carter e ver por baixo o virabrequim como falei na resposta anterior. Ai vc vai ter 100% se é 1.6 ou 1.8.
Pra tirar o carter não precisa tirar o motor do carro é só tirar ele (carter) por baixo e vc vai ter esta imagem como da foto abaixo.
Por esta foto ai, este motor da foto é 1.8, devido aos contrapesos.
Quando vc tirar o o carter do seu motor aproveita e tira umas fotos como esta ai que eu te ajudo a identifica, caso vc ainda fique na duvida.
Falow