Válvula Termostática X Cabeçote (???)

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
PedroRJ
Membro
Membro
Mensagens: 207
Registrado em: 06 Jul 2008, 18:35
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por PedroRJ »

Gilgamesh escreveu:
Mister_k escreveu:
O tiozinho confirmou que está sem a válvula termostática e eu perguntei como ele sabia e ele disse que era pelo esquema da saida da água por baixo e pelo barulho que estava fazendo (será?). Ele não tinha lá pra instalar mas tava doido pra eu ir na auto peça comprar um reservatório novo. Fiquei meio cismado!

Gilgamesh
Kra, quando vc solta a mangueira de baixo, sai toda a agua do radiador! Só tem como tirar a agua do raidador soltando essa mangueira!!!

Antes de levar para instalar. Deixa o carro aquecer, ate o ponteiro chegar no meio. Depois sai com o carro e procura uma reta boa, e coloca o carro a uns 80km/h sem forçar, vai andando tranqüilo. Ai olha o ponteiro de temperatura, se ele continuar no meio acho q o seu carro está com a válvula! Agora se ele cair direto, pode ir colocar a válvula!

Aqui quando pego a Av Brasil q o pessoal anda a 100-120km/h, o ponteiro sempre fica no meio!
Agora quando anda zuando, o ponteiro passa um pouco do meio, mas a ventoinha rapidamente deixa ele no meio novamente!

Vlw
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
Gilgamesh
Membro
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 08 Set 2008, 22:51
Carro:
Localização: S. Paulo - SP

Mensagem por Gilgamesh »

PedroRJ escreveu:
Gilgamesh escreveu:
Mister_k escreveu:


Antes de levar para instalar. Deixa o carro aquecer, ate o ponteiro chegar no meio. Depois sai com o carro e procura uma reta boa, e coloca o carro a uns 80km/h sem forçar, vai andando tranqüilo. Ai olha o ponteiro de temperatura, se ele continuar no meio acho q o seu carro está com a válvula! Agora se ele cair direto, pode ir colocar a válvula!

Vlw
Valews Pedrão !!!

Amanhã vou fazer esse teste na Imigrantes ki é aqui do lado. Vou dar uma esticada até o jabaquara pela faixa do meio, de boa, pra ver...

Amanhã posto o resultado.

Abração,

Gilgamesh
Gol CL 88/89 1.6 AP - Alcóol
Cinza - Aro 13
Prioridade: Mecânica - Segurança (não ficar na mão)
Depois... Restauração - Estilo Original
Gilgamesh
Membro
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 08 Set 2008, 22:51
Carro:
Localização: S. Paulo - SP

Mensagem por Gilgamesh »

PedroRJ escreveu:
Antes de levar para instalar. Deixa o carro aquecer, ate o ponteiro chegar no meio. Depois sai com o carro e procura uma reta boa, e coloca o carro a uns 80km/h sem forçar, vai andando tranqüilo. Ai olha o ponteiro de temperatura, se ele continuar no meio acho q o seu carro está com a válvula! Agora se ele cair direto, pode ir colocar a válvula!

Aqui quando pego a Av Brasil q o pessoal anda a 100-120km/h, o ponteiro sempre fica no meio!
Agora quando anda zuando, o ponteiro passa um pouco do meio, mas a ventoinha rapidamente deixa ele no meio novamente!

Vlw
Fala ae Pedrão !!!

Kra, acabei de fazer esse teste ae ki vc sugeriu.

Deixei a Goleta esquentar até o meio e saí rumo a Rodovia dos Imigrantes. Entrei na rodovia a 60 Km e fui aumentando até 80 km de boa. Tava na 5ª com o pé na maciota e cheguei a 100 km. Mantive os 100 e fui aumentando um pouco até os 120 km.

Meu marcador de temperatura ficou no meio o tempo todo.

E ae, será que estou mesmo sem a válvula termostática??? :amd:

Abraços,

Gilgamesh
Gol CL 88/89 1.6 AP - Alcóol
Cinza - Aro 13
Prioridade: Mecânica - Segurança (não ficar na mão)
Depois... Restauração - Estilo Original
Tahoe
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Mai 2008, 20:39
Carro:

Mensagem por Tahoe »

PedroRJ escreveu:Gilgamesh, q eu saiba... Quando faz motor vc não rebaixa o cabeçote, me corrijam se eu estiver errado! Não entendi como ele arrumando o carburador viu que está sem a válvula termostatica... :doido: Esse kra não ta querendo ganhar um dinheiro nas suas costas não ??!!

A função dessa válvula, é fazer o motor aquecer mais rapidamente, para que o mesmo trabalhe na temperatura ideal o mais rápido possível.
Ela funciona assim: Com o carro frio, ela fica fechada, fazendo a água circular por todo sistema, menos o radiador, por isso esquenta rápido!!! Depois que aqueceu, ela fica abrindo e fechando para manter sempre a temperatura ideal!
E Haruzo, seu mecânico falou :tacafogo: :bleh:, sem a válvula na estrada, seu motor vai ficar frio, o óleo vai afinar e com o RPM alto, isso faz a vida útil do seu motor diminuir muito!
Motor quente - óleo grosso
Motor frio - óleo fino - assim lubrifica + rápido todo o motor!

Um assunto só pra vc entender: Lembra nos carros que tinha ventilador no lugar da ventoinha elétrica ? Tipo chevett, caravan, marajó... Esses carros no engarrafamento, q precisavam do ventilador girando rápido pra compensar o carro parado, o ventilador tava girando pouco na velocidade da marcha lenta! Costumavam ferver!!! Ate pq o radiador não era selado (agua fervia a 100C), assim não funcionavam como o sistema da panela de pressão, q aumenta o ponto de ebulição da agua.
Cada vez + pressão, mais alto fica o Ponto de Ebulição!
Já na estrada, que o motor tem q ficar quente, ficavam frio, pq o ventilador rodava muito rápido!!! Por isso foi substituído pela ventoinha elétrica, alem de ser perigoso e roubar potencia do motor.

Se eu fosse vc, colocaria a válvula termostatica, mas quando ele for instalar, fica olhando pra ver se realmente está sem!!! Ja que vai drenar o sistema, aproveita e coloca uma mangueira no reservatório e deixa a agua circular para limpar o sistema, isso com o carro desligado!!! Depois coloque as mangueiras e coloca agua com aditivo a base de etilenoglicol.
Tem o paraflu, bardahl, draft. Pega concentrado de preferencia!
Esse aditivo, faz previnir o superaquecimento e o congelamento do líquido do sistema de refrigeração, aumenta o P.Ebulição e diminui o P.Fusão, lubrifica a bomba d'água e reduz a corrosão do sistema.

No gol pega na faixa de 5litros de agua, coloca essa agua num pote limpo, e deixa descansar uns 30min para evaporar o cloro!! Depois coloca no reservatorio com 1litro de aditivo!

Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!
O que o cara falou do cabeçote tem a ver sim, pois todo vez que o cabeçote é retificado(nao necessariamente o motor) é dado um passe nele para ele ficar plano(ou seja ele estava empenado antes...). Como toda peça ele tem um limite de desgate, a partir disso começa a gerar problemas... Mas quando chega neste ponto, o ideal seria trocar o cabeçote.

Quanto aos motores antigos, usava-se ventilador acoplado a bomba, porque os sistemas elétricos eram ruins.... bateria era fraca... imagina um carro de 6V com ventoinha... além disso tinha-se mortorzões em que um ventilador não fazia tanta diferença na potência...

Quanto a superaquecer o problema era bomba d'água subdimensionada...

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
ERONILDO RIBEIRO
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Set 2008, 13:56
Carro:
Localização: GUAJARA MIRIM RO

Mensagem por ERONILDO RIBEIRO »

:drink: :drink: bacana por**
ndaniel_eidt
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Out 2008, 13:21
Carro:
Localização: porto alegre

Mensagem por ndaniel_eidt »

ae galera, tenho um Ap 1.6 alcool e ta sem valvula termostatica..
mas ja vo coloca hoje... o consumo ta d+..uahush
abraço[/img]
a cerveja pode ser redonda, mas o gol tem que ser quadrado!!
Avatar do usuário
Denis Weckerle
Membro
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 28 Set 2008, 12:03
Carro:
Localização: Blumenau

Mensagem por Denis Weckerle »

o pedro....no inicio do topico vc disse quando motor eh feito, cabeçote não eh rebaixado, mas normalmente eh rebaixado sim, pra poder corregir, eles plainan o cabeçote, não eh sempre que eh necessario, mais na maioria das vezes eh feito, e em relação ao oleo vc disse q o motor friu o oleo fica fino e motor quente o oleo fica grosso, acho q eh ao contrario....me corrija se eu estiver errado..
abraaço
Avatar do usuário
Denis Weckerle
Membro
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 28 Set 2008, 12:03
Carro:
Localização: Blumenau

Mensagem por Denis Weckerle »

eh so fazer o teste, retire a vareta do oleo com motor friu, pega o oleo no dedo, vc vai ver q o oleo esta mais densso, motor quente ele fica mais afinado.....
e.matter
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Jun 2008, 18:59
Carro:
Localização: cascavel

problemas

Mensagem por e.matter »

entao galera eu mandei hoje no mecanico, o meu gol 1.8 começo subir a temperatura do nd, verifiquei as mangueiras, tudo certo, agua do reservatorio na medida...ai o mecanico falo q pode ser a valvula...será?
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Pra saber se o carro está sem a válvula termostática é simples: com o motor frio (tipo, primeira partida do dia), retire a tampa do reservatório de expansão e ligue o motor. Logo abaixo da boca do reservatório de expansão tem uma mangueira fina de retorno que vem do radiador. Dê umas aceleradas e veja se, com o motor frio, essa mangueira dá retorno de água para o reservatório de expansão. Se estiver dando retorno, então o carro está sem a válvula termostática ou a mesma está engripada na posição aberta, e necessita substituição.
O correto é esse retorno de água por essa mangueira fina que une radiador e reservatório de expansão só acontecer quando o motor atingir a temperatura ideal de trabalho, determinada pela válvula termostática.
Sem a válvula instalada o motor trabalha constantemente fora da faixa de trabalho, o que prejudica a queima do combustível na câmara de combustão, exigindo que o condutor pise mais no acelerador para obter melhor rendimento do motor, haja vista nem todo combustível que chega nos cilindros ser efetivamente queimado (devido a baixa temperatura do motor). Isso implica em maior consumo de combustível.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
e.matter
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Jun 2008, 18:59
Carro:
Localização: cascavel

descoberto

Mensagem por e.matter »

Descobri o problema, era no CEBOLÃO...tava com defeito, ai n ligava a ventuinha qudo precisava, mas meu gol nao tem valvula.
obrigado pessoal
binhodrummer
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1985
Registrado em: 04 Jul 2008, 14:06
Carro:
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Mensagem por binhodrummer »

se não fosse importante não vinha de fabrica...os engenheiros calculam ate o quento os materias dilatam na temperatura, temperatura de oleo etc. e vem um mecanico e diz pra arrancar pq o melhor é com a agua circulando direto que o carro fica frio pq não tem capacidade de resolver o problema ou pra baratear a parada...fala serio...de mecanico assim eu dou ré na hora e meto o pé...
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

A verdade é que muitos mecânicos abandonaram os estudos para trabalhar nesse ramo. Aprenderam no dia-a-dia. Como é que vc vai explicar pro cara o que é coeficiente de dilatação térmica e que a água não ferve no sistema pq o sistema está presurizado, aumentando o ponto de ebulição? O cara mexe por intuição, mas muitas vezes não sabe a essência do funcionamento do negócio.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 983
Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
Carro:
Localização: Araguari, MG Brasil

Mensagem por Ricardo Máximo »

"A verdade é que muitos mecânicos abandonaram os estudos para trabalhar nesse ramo. Aprenderam no dia-a-dia. Como é que vc vai explicar pro cara o que é coeficiente de dilatação térmica e que a água não ferve no sistema pq o sistema está presurizado, aumentando o ponto de ebulição? O cara mexe por intuição, mas muitas vezes não sabe a essência do funcionamento do negócio"

"se não fosse importante não vinha de fabrica...os engenheiros calculam ate o quento os materias dilatam na temperatura, temperatura de oleo etc. e vem um mecanico e diz pra arrancar pq o melhor é com a agua circulando direto que o carro fica frio pq não tem capacidade de resolver o problema ou pra baratear a parada...fala serio...de mecanico assim eu dou ré na hora e meto o pé..."

VC'S ESTÃO CERTÍSSIMOS! FALARAM TUDO! Tem muito mecânico por aí igual que fica brincando com os carros da gente. Vamos ficar ESPERTOS galera!
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Galera fiz o motor do meu carro a pouco tempo, no começo quando ele ainda estava "duro" sem amaciar a temperatura subia um pouco, mas após uns 5000 km a temperatura ficava normal, o ponteiro ficava sempre no meio, normal e assim já andei muito tempo.

Por estes dias quando eu estava chegando de uma viagem a ventoinha falhou e o motor esquentou um pouco, não chegou a ferver, após o ocorrido eu troquei toda a fiação que liga o cebolão a ventoinha e também o cebolão, com o carro parado mesmo fiz o teste, o motor esquentou normal a ventoinha ligou tranquilo, perfeito! No entanto, quando eu sai na estrada o carro começo a aquecer demais e não desligava mais a ventoinha, é o que está acontecendo agora, a temperatura não sobe muito fica um pouco acima do que mostra na imagem Imagem encima do pontinho branco, mas isto está me preocupando pois só ficava no meio do indicador um milímetro acima da luz apenas.

Esses dias quando cheguei da estrada eu já parei logo em um mecânico e ele encostou a mão na mangueira de cima do radiador e depois na debaixo logo no "pé" do radiador e disse que a de cima estava quante e a debaixo fria o que poderia indicar que a válvula termostática não estava abrindo a água para o radiador.

O que tenho reparado que também acontece é que o carro está demorando bem mais pra esquentar, e quando esquenta, está esquentando um pouco além da conta.

Agora vou trocar a válvula termostática, se o problema persistir eu vou apelar para uma "olhada" no cabeçote.


Abraços, espero que tenham entendido a "história" heheh!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

É. Mas se possível manda dar uma varetada no radiador. Eu tinha um Gol bolinha que quando eu dava uma sugada no motor ele esquentava. Tudo porque o radiador estava com os calibres do circuito de circulação de água menores, devido a crostas que se depositaram com o passar dos anos. Isso dificultava a passagem de água pelo radiador e prejudicava a troca de calor com o mesmo.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Problema resolvido, troque a válvula termostática! Meu amigo fez um teste com a outra na água fervendo dentro de uma panela e ela não abriu completamente (a peça velha).
Avatar do usuário
Magaiver®
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Jan 2009, 05:01
Carro:
Localização: Capanema, Pr

Mensagem por Magaiver® »

Que novela por causa de uma simples valvula termostatica...
No Manual diz, quando muito exigido, o ponteiro pode adentrar a faixa vermelha, a luz de temperatura ira ascender, caso isto ocorra, diminua a carga (o pé direito), e o ponteiro ira voltar a faixa normal.
AP É FODA, INDESTRUTIVEL
Magaiver
agiofelipe
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 18 Jan 2008, 20:05
Carro:

Mensagem por agiofelipe »

O correto do ponteiro de temperatura não é ficar na metade da escala não?
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Aqui, quando entra e ventuinha, o ponteiro está pouco acima da metade. Mas, na maior parte do tempo, o ponteiro fica no meio.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”