Lenta Não segura no GTI 93
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Essa peça que ele eliminou é a válvula de purga do Cânister (filtro de carvão ativado), é do motor a gasolina e faz parte dessa injeção que está no seu carro.
É a injeção que comanda essa válvula, mas a injeção funciona normalmente com essa válvula eliminada pois a função dela é direcionar vapores de gasolina do tanque de combustível para o coletor de admissão para serem queimados.
Estou montando meu carro com essa mesma injeção e não coloquei essa válvula, talvez ponha depois pra deixar tudo originalzinho.
Já a válvula de Ventilação do cárter pelo que você disse está certa, ela fica encaixada no cabeçote, numa borrachinha vermelha, tem uma mangueira grossa que encaixa na curva do filtro de ar e outra mangueira fina que se encaixa naquele caninho bem ao lado de onde você marcou de vermelho na 3ª foto ok?
É a injeção que comanda essa válvula, mas a injeção funciona normalmente com essa válvula eliminada pois a função dela é direcionar vapores de gasolina do tanque de combustível para o coletor de admissão para serem queimados.
Estou montando meu carro com essa mesma injeção e não coloquei essa válvula, talvez ponha depois pra deixar tudo originalzinho.
Já a válvula de Ventilação do cárter pelo que você disse está certa, ela fica encaixada no cabeçote, numa borrachinha vermelha, tem uma mangueira grossa que encaixa na curva do filtro de ar e outra mangueira fina que se encaixa naquele caninho bem ao lado de onde você marcou de vermelho na 3ª foto ok?
eu não sei exatamente se isso tinha alguma correlação ao q aconteceu comigo, mas tive um problema violento qdo instalei a minha MI tb....Mister_k escreveu:o defeito q dá no sensor de fluxo de ar qdo mta sujeira acumula e acaba travando a palheta, chegando as vezes a arranhar a sede dela, inutilizando de vez a peça. e nao tem como nao dar defeito. é uma peça ultra sensível bem na entrada de ar, cheio de sujeira...H.Efraim escreveu:A LE-Jetronic não possui motor de passo, mas tem parafuso de regulagem da posição de descanso da borboleta parecido com os carburadores, sendo assim, a borboleta não fica totalmente fechada.
Porém não sei se a regulagem é só por esse parafuso, pois dentro do sensor de fluxo de ar, aquela caixinha que mencionei antes, possui uma palheta e não sei se ela serve pra regular a passagem de ar (nesse caso controlaria a lenta como o atuador faz) ou se ela apenas é movida pelo fluxo de ar puxado e gera sinal pra central.
Eu acho que sirva pra controlar passagem de ar por que quando ela está com defeito o motor fica morrendo.
O Santana até 94 era equipado com a LE-Jetronic 4 bicos, entre 95 e 96 com a FIC de 1 ou de 4 bicos e a partir de 97 a 99 com a Magneti Marelli 1AVB de 4 bicos conhecida por MI.
A injeção me deu alegria e tristeza ao mesmo tempo pq o carro com a injeção montada me deu um prazer imensuravel, por outro lado.... entregou TODOS os "podres" feito pelo antigo corno metido a mecânico q se aventurou a mexer no meu carro...
O carro ligado cuspia oleo pela tampa queimando e enchendo o carro de fumaça dentro do carro qdo andavamos, fora o barulho de valvulas q tava me deixando maluco!!!!
Não tive duvidas e mandei abrir o motor, afinal a injeção entregou os podres... (história superada) só sei q superado os problemas o resultado é lindo!
Só q tem um porem ai q me levantou uma duvida!!! Meu carro é a alcool original, a TBI esta montada com bicos FLEX, mas o modulo dele era de um 99/00 desbloqueado (isso pq alguns modulos desse ano vinha codificados e assim bloqueados com key-codes), mas tem um detalhe nisso tudo.... Não adianta eu bater o carro na chave e sair andando não pq o caro morre!! Só depois q esquenta é q o motor fica filezão identico a um injetadinho de respeito! Nisso ainda é como na epoca do carburador, ou esquento um pouquinho ou não consigo parar num farol com motor frio nem fudendo sem ele morrer....
mesmo com atuador de marcha lenta q é tipo um parafuso la de regulagem não da pra sair com ele se esquentar um pouco...
Antes meu mecânico deixava a acelração do carro mais alta tipo uns 1500RPM coisa q eu ODEIO pq parece q o carro fica acelerado e qdo o carro esquentava ele abaixava um pouco tipo uns 1.200RPM ainda sim ficava acelerado.... Ai eu fui la e baixei ele pra 1000RPM só q eu tenho q dar uma leve esquentada, senão sem chance!!
Disseram pra mim tb q o comando q eu uso não ajuda muito na lenta, mas o engraçado é q qdo ta na temparatura normal la no meião 90º a lenta existe!!! hahahaha
"Mundo "redondo", cerveja "redonda", GOL "QUADRADO"
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H.Efraim escreveu:Essa peça que ele eliminou é a válvula de purga do Cânister (filtro de carvão ativado), é do motor a gasolina e faz parte dessa injeção que está no seu carro.
É a injeção que comanda essa válvula, mas a injeção funciona normalmente com essa válvula eliminada pois a função dela é direcionar vapores de gasolina do tanque de combustível para o coletor de admissão para serem queimados.
Estou montando meu carro com essa mesma injeção e não coloquei essa válvula, talvez ponha depois pra deixar tudo originalzinho.
Já a válvula de Ventilação do cárter pelo que você disse está certa, ela fica encaixada no cabeçote, numa borrachinha vermelha, tem uma mangueira grossa que encaixa na curva do filtro de ar e outra mangueira fina que se encaixa naquele caninho bem ao lado de onde você marcou de vermelho na 3ª foto ok?
Blza H.Efraim. Se souber onde eu fixo essa válvula de Purga do Cânister me fale, vou colocar de volta, só não vi ele tirando.
Seguinte, ainda estou em dúvida com relação a válvula de ventilação do cárter. Vou postar as fotos do meu carro, derrepente fica mais fácil de entender, pois as mangueiras que falou realmente estão ligadas, uma na curva do filtro de ar e outra na injeção, porém sobra uma que você verá na foto, eu marquei em vermelho, e tb marquei onde o mecâncio colocou as mangueiras na injeção , veja se está correto.
Preciso tb lavar esse motor, ainda não tive oportunidade, desde que comprei em 11/11/2008, é a primeira semana que fico com o carro bom, o que vcs sujerem para uma boa limpeza. Queria tb colocar uma régua para ajeitar os cabos de vela, será que tem como nessa tampa de cabeçote?
Ponta da mangueira solta (sai da tampa do cabeçote, embaixo da vávula)
Repare que a mangueira sai da própria tampa e não da vávula
Mangueiras ligadas após eliminação da válvula de purga do Cânister
GOl 93 GTI
Mr. será que o sensor de temperatura tá ligado direitinho na Injeção? pq todo carro injetado tem uma compensação de RPM quando tá frio e creio eu que este ajuste deve ser feito a partir da temperatura medida no sensor...Mr. escreveu:eu não sei exatamente se isso tinha alguma correlação ao q aconteceu comigo, mas tive um problema violento qdo instalei a minha MI tb....Mister_k escreveu:o defeito q dá no sensor de fluxo de ar qdo mta sujeira acumula e acaba travando a palheta, chegando as vezes a arranhar a sede dela, inutilizando de vez a peça. e nao tem como nao dar defeito. é uma peça ultra sensível bem na entrada de ar, cheio de sujeira...H.Efraim escreveu:A LE-Jetronic não possui motor de passo, mas tem parafuso de regulagem da posição de descanso da borboleta parecido com os carburadores, sendo assim, a borboleta não fica totalmente fechada.
Porém não sei se a regulagem é só por esse parafuso, pois dentro do sensor de fluxo de ar, aquela caixinha que mencionei antes, possui uma palheta e não sei se ela serve pra regular a passagem de ar (nesse caso controlaria a lenta como o atuador faz) ou se ela apenas é movida pelo fluxo de ar puxado e gera sinal pra central.
Eu acho que sirva pra controlar passagem de ar por que quando ela está com defeito o motor fica morrendo.
O Santana até 94 era equipado com a LE-Jetronic 4 bicos, entre 95 e 96 com a FIC de 1 ou de 4 bicos e a partir de 97 a 99 com a Magneti Marelli 1AVB de 4 bicos conhecida por MI.
A injeção me deu alegria e tristeza ao mesmo tempo pq o carro com a injeção montada me deu um prazer imensuravel, por outro lado.... entregou TODOS os "podres" feito pelo antigo corno metido a mecânico q se aventurou a mexer no meu carro...
O carro ligado cuspia oleo pela tampa queimando e enchendo o carro de fumaça dentro do carro qdo andavamos, fora o barulho de valvulas q tava me deixando maluco!!!!
Não tive duvidas e mandei abrir o motor, afinal a injeção entregou os podres... (história superada) só sei q superado os problemas o resultado é lindo!
Só q tem um porem ai q me levantou uma duvida!!! Meu carro é a alcool original, a TBI esta montada com bicos FLEX, mas o modulo dele era de um 99/00 desbloqueado (isso pq alguns modulos desse ano vinha codificados e assim bloqueados com key-codes), mas tem um detalhe nisso tudo.... Não adianta eu bater o carro na chave e sair andando não pq o caro morre!! Só depois q esquenta é q o motor fica filezão identico a um injetadinho de respeito! Nisso ainda é como na epoca do carburador, ou esquento um pouquinho ou não consigo parar num farol com motor frio nem fudendo sem ele morrer....
mesmo com atuador de marcha lenta q é tipo um parafuso la de regulagem não da pra sair com ele se esquentar um pouco...
Antes meu mecânico deixava a acelração do carro mais alta tipo uns 1500RPM coisa q eu ODEIO pq parece q o carro fica acelerado e qdo o carro esquentava ele abaixava um pouco tipo uns 1.200RPM ainda sim ficava acelerado.... Ai eu fui la e baixei ele pra 1000RPM só q eu tenho q dar uma leve esquentada, senão sem chance!!
Disseram pra mim tb q o comando q eu uso não ajuda muito na lenta, mas o engraçado é q qdo ta na temparatura normal la no meião 90º a lenta existe!!! hahahaha
GOL GTS 1988!
HenriqueFla essa tampa de válvulas é de AP carburado, essa mangueira deve ter ligação no sistema original mas nos injetados não tem função.
Você deve providenciar uma tampa de AP injetado, que possui dois suportes para prender a régua dos cabos de velas como você quer e só há um furo onde se encaixa uma borrachinha vermelha e a válvula de ventilação é fixada direto nela, sem essa bendita mangueirinha.
Mr. sua injeção, pelo que você relatou está perfeita, o que ocorre é que seu carro é a alcool e provavelmente está sem reservatório de partida a frio (gasolina).
Os carros injetados de fábrica ou os flex funcionam bem desde frios por que possuem o tal reservatório e o sistema de partida a frio é comandado pela própria injeção, assim quando o clima dificulta a partida do motor com alcool a central injeta gasolina para o motor pegar fácil e enriquece a mistura até aquecer.
O seu módulo foi destravado por que é 1AVP, originalmente com imobilizador, mas ele é original de motor a alcool? Se for basta instalar um reservatório de partida a frio (parece com o do limpador de pára-brisas) e ligá-lo a injeção.
Como isso é mais complicado, é mais prático instalar um reservatório desses universais e um botão de um toque no painel onde você mesmo comandaria a injeção de gasolina ao dar a partida no motor, entendeu?
Você deve providenciar uma tampa de AP injetado, que possui dois suportes para prender a régua dos cabos de velas como você quer e só há um furo onde se encaixa uma borrachinha vermelha e a válvula de ventilação é fixada direto nela, sem essa bendita mangueirinha.
Mr. sua injeção, pelo que você relatou está perfeita, o que ocorre é que seu carro é a alcool e provavelmente está sem reservatório de partida a frio (gasolina).
Os carros injetados de fábrica ou os flex funcionam bem desde frios por que possuem o tal reservatório e o sistema de partida a frio é comandado pela própria injeção, assim quando o clima dificulta a partida do motor com alcool a central injeta gasolina para o motor pegar fácil e enriquece a mistura até aquecer.
O seu módulo foi destravado por que é 1AVP, originalmente com imobilizador, mas ele é original de motor a alcool? Se for basta instalar um reservatório de partida a frio (parece com o do limpador de pára-brisas) e ligá-lo a injeção.
Como isso é mais complicado, é mais prático instalar um reservatório desses universais e um botão de um toque no painel onde você mesmo comandaria a injeção de gasolina ao dar a partida no motor, entendeu?
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Entendi H.Efraim, vc é o cara. A tampa seria essa a venda no ML e tenho que comprar separado a borrachinha vermelha que citou?: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... odelos-_JMH.Efraim escreveu:HenriqueFla essa tampa de válvulas é de AP carburado, essa mangueira deve ter ligação no sistema original mas nos injetados não tem função.
Você deve providenciar uma tampa de AP injetado, que possui dois suportes para prender a régua dos cabos de velas como você quer e só há um furo onde se encaixa uma borrachinha vermelha e a válvula de ventilação é fixada direto nela, sem essa bendita mangueirinha.
Mr. sua injeção, pelo que você relatou está perfeita, o que ocorre é que seu carro é a alcool e provavelmente está sem reservatório de partida a frio (gasolina).
Os carros injetados de fábrica ou os flex funcionam bem desde frios por que possuem o tal reservatório e o sistema de partida a frio é comandado pela própria injeção, assim quando o clima dificulta a partida do motor com alcool a central injeta gasolina para o motor pegar fácil e enriquece a mistura até aquecer.
O seu módulo foi destravado por que é 1AVP, originalmente com imobilizador, mas ele é original de motor a alcool? Se for basta instalar um reservatório de partida a frio (parece com o do limpador de pára-brisas) e ligá-lo a injeção.
Como isso é mais complicado, é mais prático instalar um reservatório desses universais e um botão de um toque no painel onde você mesmo comandaria a injeção de gasolina ao dar a partida no motor, entendeu?
Outra coisa, então a ligação das mangueiras que o mcânico fez está correta, quando eliminou a válvula purga? e vc sabe como religo a válvula de purga Cânister, onde fixo? engraçado que conforme foto da válvula de purga que postei, tem 4 saídas de mangueiras.
Obrigado.
GOl 93 GTI
Infelizmente eu ainda não sei como é a ligação da válvula de purga, só sei que tem q vir uma mangueira de suspiro do tanque pro filtro de carvão ativado(cânister) e outra saindo do cânister para o coletor de admissão passando pela válvula de purga.
Na foto da válvula que você postou a outra mangueira está presa por um suporte na mangueira da válvula de purga mas parece não ser do sistema de purga.
A tampa é essa mesma e a borrachinha vermelha que você terá que comprar é baratinha menos de 2 pratas.
Na foto da válvula que você postou a outra mangueira está presa por um suporte na mangueira da válvula de purga mas parece não ser do sistema de purga.
A tampa é essa mesma e a borrachinha vermelha que você terá que comprar é baratinha menos de 2 pratas.
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Vou ter que levar em uma loja de injeção então, pq tem duas entradas na injação (onde ele fez uma ponte com a mangueira) se ligar uma ponta da válvula no Cânister(que não sei onde fica) e outra ponta na injeção, vai ficar uma entrada na injeção aberta, derrepente por isso meu carro está com cheiro de combustível dentro do carro, pq não está ligado o carvão.H.Efraim escreveu:Infelizmente eu ainda não sei como é a ligação da válvula de purga, só sei que tem q vir uma mangueira de suspiro do tanque pro filtro de carvão ativado(cânister) e outra saindo do cânister para o coletor de admissão passando pela válvula de purga.
Na foto da válvula que você postou a outra mangueira está presa por um suporte na mangueira da válvula de purga mas parece não ser do sistema de purga.
A tampa é essa mesma e a borrachinha vermelha que você terá que comprar é baratinha menos de 2 pratas.
Valeu mesmo H.Efarim
GOl 93 GTI
Mr. sua injeção, pelo que você relatou está perfeita, o que ocorre é que seu carro é a alcool e provavelmente está sem reservatório de partida a frio (gasolina).
Os carros injetados de fábrica ou os flex funcionam bem desde frios por que possuem o tal reservatório e o sistema de partida a frio é comandado pela própria injeção, assim quando o clima dificulta a partida do motor com alcool a central injeta gasolina para o motor pegar fácil e enriquece a mistura até aquecer.
O seu módulo foi destravado por que é 1AVP, originalmente com imobilizador, mas ele é original de motor a alcool? Se for basta instalar um reservatório de partida a frio (parece com o do limpador de pára-brisas) e ligá-lo a injeção.
Como isso é mais complicado, é mais prático instalar um reservatório desses universais e um botão de um toque no painel onde você mesmo comandaria a injeção de gasolina ao dar a partida no motor, entendeu?
Então ta certo Efrain!!
Eu aproveitei o reservatório q eu tinha (original do carro mesmo) e apenas liguei o reservatório a injeção, a a injeção da gasolina eu faço por um botão ao lado no volante lindamente adaptado por mim rssss
então a injeção de combustivel está MANUAL, mas eu preciso esquentar o carro pra sair com ele pelo menos um pouquinho se não não rola!
Originalmente o carro é a alcool e o modulo é esse mesmo q tu citou e foi destravado como mencionado... Eu acredito q as lojas q fazem remapeamento de chips tem uma curvatura q me garantiriam lenta ao ligar o carro e tb desempenho se eu assim solicitasse... foda é achar gente disposta a fazer isso e competentes tb...
Os carros injetados de fábrica ou os flex funcionam bem desde frios por que possuem o tal reservatório e o sistema de partida a frio é comandado pela própria injeção, assim quando o clima dificulta a partida do motor com alcool a central injeta gasolina para o motor pegar fácil e enriquece a mistura até aquecer.
O seu módulo foi destravado por que é 1AVP, originalmente com imobilizador, mas ele é original de motor a alcool? Se for basta instalar um reservatório de partida a frio (parece com o do limpador de pára-brisas) e ligá-lo a injeção.
Como isso é mais complicado, é mais prático instalar um reservatório desses universais e um botão de um toque no painel onde você mesmo comandaria a injeção de gasolina ao dar a partida no motor, entendeu?
Então ta certo Efrain!!
Eu aproveitei o reservatório q eu tinha (original do carro mesmo) e apenas liguei o reservatório a injeção, a a injeção da gasolina eu faço por um botão ao lado no volante lindamente adaptado por mim rssss
então a injeção de combustivel está MANUAL, mas eu preciso esquentar o carro pra sair com ele pelo menos um pouquinho se não não rola!
Originalmente o carro é a alcool e o modulo é esse mesmo q tu citou e foi destravado como mencionado... Eu acredito q as lojas q fazem remapeamento de chips tem uma curvatura q me garantiriam lenta ao ligar o carro e tb desempenho se eu assim solicitasse... foda é achar gente disposta a fazer isso e competentes tb...
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Mas olha só o carro é original a ALCOOL!!Mister_k escreveu:o reservatório de gasolina p/ partida a frio é somente para a partida!!!
agora, se seu carro pega bem e fica morrendo até esquentar, a Injeção não tá enriquecendo a mistura qdo frio e isso é algum problema! e certamente está relacionado ao sensor de temperatura!
eu acho q os modulos centrais originalmente de fabrica possuem 2 estagios de atuação, uma de lenta até o carro atingir os 90º onde a mistura esa mais rica e outra pra empobrecer a mistura qdo o carro atingir a temperatura ideal (90º), mas isso ja vem gravado naquele maldito chip!!!!
Vou te dar um exemplo eu Tive um Gol Bola MI e na epoca passei ele pra alcool, fui obrigado a instalar um reservatorio pra partida a frio e um botão pra injetar gasolina! se eu saisse com o carro sem esquentar era a mesma coisa do meu quadrado agora!! Sai e andei com ele o bicho morria ate atingir a temperatura ideal, depois ia de boa!
mas não custa olhar esse maldito sensor... onde fica essa parada ai??
"Mundo "redondo", cerveja "redonda", GOL "QUADRADO"
no pé da mangueira q sai do radiador e entra no bloco. lá terão dois sensores. um do painel e outro da injeção. tem q ver se eles existem, se estão ligados, e se o chicote chega lá no módulo. se tiver tudo certo, vc vai ter q fazer um teste, trocando-o pra ver se melhora.
mas acho q esse problema aparece qdo se passa o scanner, não?
mas acho q esse problema aparece qdo se passa o scanner, não?
GOL GTS 1988!
uhmmmmmm provavelmente não tem não, pq o rapaz q montou a injeção pra mim não dispunha dessa aparelhagem toda.....Mister_k escreveu:no pé da mangueira q sai do radiador e entra no bloco. lá terão dois sensores. um do painel e outro da injeção. tem q ver se eles existem, se estão ligados, e se o chicote chega lá no módulo. se tiver tudo certo, vc vai ter q fazer um teste, trocando-o pra ver se melhora.
mas acho q esse problema aparece qdo se passa o scanner, não?
então realmente não deve ter esses sensores!!!!
suspeitei desde o principio!!!!!!! rsss
vou analisar isso, e se alguem tiver fotos de um serviço completo e com os sensores instalados agradeço! alias como se chama esses sensores q saem ali da mangueira do radiador para o bloco? e do painel? em nome especifico?
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Mr. vou me corrigir. a mangueira nao entra no bloco, e sim no cabeçote. e nesse mesmo encaixe há uma mangueira que desce e, se nao me engano, vai pra bomba dàgua. ali vão ter 2 sensores.Mr. escreveu:uhmmmmmm provavelmente não tem não, pq o rapaz q montou a injeção pra mim não dispunha dessa aparelhagem toda.....Mister_k escreveu:no pé da mangueira q sai do radiador e entra no bloco. lá terão dois sensores. um do painel e outro da injeção. tem q ver se eles existem, se estão ligados, e se o chicote chega lá no módulo. se tiver tudo certo, vc vai ter q fazer um teste, trocando-o pra ver se melhora.
mas acho q esse problema aparece qdo se passa o scanner, não?
então realmente não deve ter esses sensores!!!!
suspeitei desde o principio!!!!!!! rsss
vou analisar isso, e se alguem tiver fotos de um serviço completo e com os sensores instalados agradeço! alias como se chama esses sensores q saem ali da mangueira do radiador para o bloco? e do painel? em nome especifico?
tá vendo ali, no meio da foto? tem q ter dois sensores. os nomes sao estes mesmo. sensor de temperatura p/ injeção e sensor de temperatura p/ painel.
dá uma conferida. e se possível, dá uma passadinha numa oficina com scanner. é até bom pra acusar possíveis enganos de montagem.
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exatamente. não estou falando mal do mecânico, mas ninguém é perfeito e todos estamos sujeitos a erros.Mr. escreveu:vou ter q passar oscanner mesmo, o cara é mecâncio da volks mas mesmo assim né vai saber de repente o cara pode se enganar...
mas, agora sim falando mal do mecânico... como ele mexe com injeção Mi e não tem um scanner???
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H.Efraim escreveu:Infelizmente eu ainda não sei como é a ligação da válvula de purga, só sei que tem q vir uma mangueira de suspiro do tanque pro filtro de carvão ativado(cânister) e outra saindo do cânister para o coletor de admissão passando pela válvula de purga.
Na foto da válvula que você postou a outra mangueira está presa por um suporte na mangueira da válvula de purga mas parece não ser do sistema de purga.
A tampa é essa mesma e a borrachinha vermelha que você terá que comprar é baratinha menos de 2 pratas.
Vou ter que levar em uma loja de injeção então, pq tem duas entradas na injação (onde ele fez uma ponte com a mangueira) se ligar uma ponta da válvula no Cânister(que não sei onde fica) e outra ponta na injeção, vai ficar uma entrada na injeção aberta, derrepente por isso meu carro está com cheiro de combustível dentro do carro, pq não está ligado o carvão.
Valeu mesmo H.Efarim
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