Xenon Proibido a partir de 01/01/2009
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- rdg2001
- Membro - 1.6
- Mensagens: 540
- Registrado em: 10 Mai 2007, 14:18
- Carro:
- Localização: CAXIAS & SJMERITI - RJ
Xenon Proibido a partir de 01/01/2009
Fonte: http://www.oglobo.com.br :sex:
RIO - A jovem F. ficou traumatizada após ser assaltada ao volante de seu Celta. No intuito de se proteger, mandou pôr película
escura nos vidros do carro - inclusive no pára-brisa, o que é proibido por lei. É óbvio que a visibilidade foi reduzida. Para
compensar a escuridão, F. instalou um kit com lâmpadas de xenon em seu carro. A estrada ficou mais iluminada. O mesmo
aconteceu com as laterais da pista, o topo dos postes, a traseira dos carros que vão adiante... A "solução" encontrada por F.
virou moda e também um transtorno para os demais motoristas. Acenda uma vela quem nunca sofreu com a explosão
luminosa vinda na contramão.
O desejo pelos faróis de gás xenônio surgiu na virada da década, quando os primeiros automóveis importados com esse
equipamento chegaram ao Brasil. Em pouco tempo, os kits começaram a surgir nas lojas, a preços exorbitantes. Hoje, há
produtos vendidos por R$ 400. O xenon se democratizou e agora é visto em carros populares, em picapes de luxo e também na
Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso dessas lâmpadas superpoderosas.
( Já sofreu algum acidente ou teve algum problema por causa dos faróis? Conte aqui ).
A norma que foi publicada no dia 17 de outubro segue a legislação européia. A partir de 1º de janeiro de 2009, carros com
xenon deverão ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão - a direção da luz
será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.
Só na fábrica
Eis a questão: apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de atender à norma. Seria economicamente inviável fazer o serviço em lojas de acessórios. Sem o jogo de luzes, a festa deve acabar.
O problema da lâmpada xenon está na intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional, halógena, é de 1.000 lúmens. A resolução do Contran se baseia nesta medição: em nenhum momento do texto o conselho menciona o xenon. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens.
As lâmpadas xenon de fábrica do C4 Pallas, por exemplo, têm fluxo de luz de 3.150 lúmens em faróis adequados para isso, com os lavadores já incluídos. O mesmo acontece com o Toyota Corolla SE-G.
- O projeto do farol é feito considerando um tipo específico de lâmpada. As de xenon têm geometria e comportamento óptico diferentes das convencionais. É preciso fazer um cálculo adequado a elas - afirma Salvatore Blanco, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Iluminação.
Refletor comum não combina com xenon
Ao combinar lâmpadas de xenon com faróis convencionais, fica a impressão de que o motorista está andando sempre com o facho alto ligado.
- A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes - explica Blanco.
A Osram chegou a fabricar um kit xenon para o mercado de reposição, mas desistiu de comercializá-lo devido aos problemas que causariam. Hoje, a empresa produz apenas para a instalação na linha de montagem dos automóveis, em faróis projetados para isso.
- Um computador de alta capacidade de processamento leva uma semana para calcular como deve ser a superfície de um refletor, é algo muito mais complexo do que simplesmente trocar uma lâmpada - diz Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram.
O mercado está ainda repleto de lâmpadas "tipo xenon". Algumas são produzidas por fabricantes de renome e até são equipamentos de série em alguns carros nacionais. As que emitem facho branco (como as usadas na linha Vectra) são permitidas. A luz azul é proibida. E não há restrições à cor do bulbo.
- As vantagens são o conforto e a sensação de mais luz devido à coloração da lâmpada, mas a potência é muito próxima à das lâmpadas amarelas. Por outro lado, normalmente elas apresentam uma vida útil inferior à das lâmpadas convencionais, ou seja, uma freqüência de queima maior - explica Blanco.
Mesmo a simples troca das lâmpadas amarelas por outras de luz branca exige atenção. Deve-se sempre optar por conjuntos de 55w ou 60w, nunca de 100w, pois estes danificam a parte elétrica. Mesmo que o relê seja trocado (como muitos instaladores sugerem), a temperatura da lâmpada pode derreter ou escurecer os faróis.
Alta voltagem
Enquanto acesas, as lâmpadas de xenon consomem menos energia do que as convencionais e têm maior durabilidade, argumentos amplamente usados pelas empresas que vendem os kits. O problema, porém, é no momento de ligar os faróis. A parte elétrica deve estar em perfeita ordem para suportar o pico repentino de carga.
- O pulso de um conjunto de xenon chega a 20 mil volts, por isso é necessário o uso de um reator para acioná-lo. Uma faísca na carroceria pode causar um acidente. Não é à toa que os kits de instalação independente foram proibidos em países como EUA e Japão. O Brasil vai pelo mesmo caminho, com a nova resolução do Contran - diz Cirilo Moscatelli, da Osram.
Além do reator, o kit é composto por uma lâmpada com gás xenônio em seu bulbo, soquetes e cabos. Grosso modo, o funcionamento é semelhante ao das lâmpadas fluorescentes usadas em casa ou em iluminação de ruas.
A diferença está no gás. Lâmpadas que iluminam ruas usam vapor de mercúrio, que precisa de um certo tempo para emitir luz, algo impensável quando falamos de carros. Já o xenônio é ativado rapidamente
RIO - A jovem F. ficou traumatizada após ser assaltada ao volante de seu Celta. No intuito de se proteger, mandou pôr película
escura nos vidros do carro - inclusive no pára-brisa, o que é proibido por lei. É óbvio que a visibilidade foi reduzida. Para
compensar a escuridão, F. instalou um kit com lâmpadas de xenon em seu carro. A estrada ficou mais iluminada. O mesmo
aconteceu com as laterais da pista, o topo dos postes, a traseira dos carros que vão adiante... A "solução" encontrada por F.
virou moda e também um transtorno para os demais motoristas. Acenda uma vela quem nunca sofreu com a explosão
luminosa vinda na contramão.
O desejo pelos faróis de gás xenônio surgiu na virada da década, quando os primeiros automóveis importados com esse
equipamento chegaram ao Brasil. Em pouco tempo, os kits começaram a surgir nas lojas, a preços exorbitantes. Hoje, há
produtos vendidos por R$ 400. O xenon se democratizou e agora é visto em carros populares, em picapes de luxo e também na
Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso dessas lâmpadas superpoderosas.
( Já sofreu algum acidente ou teve algum problema por causa dos faróis? Conte aqui ).
A norma que foi publicada no dia 17 de outubro segue a legislação européia. A partir de 1º de janeiro de 2009, carros com
xenon deverão ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão - a direção da luz
será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.
Só na fábrica
Eis a questão: apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de atender à norma. Seria economicamente inviável fazer o serviço em lojas de acessórios. Sem o jogo de luzes, a festa deve acabar.
O problema da lâmpada xenon está na intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional, halógena, é de 1.000 lúmens. A resolução do Contran se baseia nesta medição: em nenhum momento do texto o conselho menciona o xenon. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens.
As lâmpadas xenon de fábrica do C4 Pallas, por exemplo, têm fluxo de luz de 3.150 lúmens em faróis adequados para isso, com os lavadores já incluídos. O mesmo acontece com o Toyota Corolla SE-G.
- O projeto do farol é feito considerando um tipo específico de lâmpada. As de xenon têm geometria e comportamento óptico diferentes das convencionais. É preciso fazer um cálculo adequado a elas - afirma Salvatore Blanco, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Iluminação.
Refletor comum não combina com xenon
Ao combinar lâmpadas de xenon com faróis convencionais, fica a impressão de que o motorista está andando sempre com o facho alto ligado.
- A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes - explica Blanco.
A Osram chegou a fabricar um kit xenon para o mercado de reposição, mas desistiu de comercializá-lo devido aos problemas que causariam. Hoje, a empresa produz apenas para a instalação na linha de montagem dos automóveis, em faróis projetados para isso.
- Um computador de alta capacidade de processamento leva uma semana para calcular como deve ser a superfície de um refletor, é algo muito mais complexo do que simplesmente trocar uma lâmpada - diz Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram.
O mercado está ainda repleto de lâmpadas "tipo xenon". Algumas são produzidas por fabricantes de renome e até são equipamentos de série em alguns carros nacionais. As que emitem facho branco (como as usadas na linha Vectra) são permitidas. A luz azul é proibida. E não há restrições à cor do bulbo.
- As vantagens são o conforto e a sensação de mais luz devido à coloração da lâmpada, mas a potência é muito próxima à das lâmpadas amarelas. Por outro lado, normalmente elas apresentam uma vida útil inferior à das lâmpadas convencionais, ou seja, uma freqüência de queima maior - explica Blanco.
Mesmo a simples troca das lâmpadas amarelas por outras de luz branca exige atenção. Deve-se sempre optar por conjuntos de 55w ou 60w, nunca de 100w, pois estes danificam a parte elétrica. Mesmo que o relê seja trocado (como muitos instaladores sugerem), a temperatura da lâmpada pode derreter ou escurecer os faróis.
Alta voltagem
Enquanto acesas, as lâmpadas de xenon consomem menos energia do que as convencionais e têm maior durabilidade, argumentos amplamente usados pelas empresas que vendem os kits. O problema, porém, é no momento de ligar os faróis. A parte elétrica deve estar em perfeita ordem para suportar o pico repentino de carga.
- O pulso de um conjunto de xenon chega a 20 mil volts, por isso é necessário o uso de um reator para acioná-lo. Uma faísca na carroceria pode causar um acidente. Não é à toa que os kits de instalação independente foram proibidos em países como EUA e Japão. O Brasil vai pelo mesmo caminho, com a nova resolução do Contran - diz Cirilo Moscatelli, da Osram.
Além do reator, o kit é composto por uma lâmpada com gás xenônio em seu bulbo, soquetes e cabos. Grosso modo, o funcionamento é semelhante ao das lâmpadas fluorescentes usadas em casa ou em iluminação de ruas.
A diferença está no gás. Lâmpadas que iluminam ruas usam vapor de mercúrio, que precisa de um certo tempo para emitir luz, algo impensável quando falamos de carros. Já o xenônio é ativado rapidamente
MEU G3 - TURBO DE FABRICA "Pequeno Down"
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
- Rafael Bellato
- Membro - 1.6
- Mensagens: 624
- Registrado em: 20 Nov 2007, 06:18
- Carro:
- Localização: São Manuel - SP
- Contato:
- Dario Lucchesi
- Membro - 1.6
- Mensagens: 850
- Registrado em: 11 Jul 2008, 20:31
- Carro:
- Localização: São Paulo / Lapa ZO
Sou a favor dessa proibição...tem cara que além dos farois não se contenta e ainda coloca nos milhas.
Fotos do meu Boleta: http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 11649.html
- rdg2001
- Membro - 1.6
- Mensagens: 540
- Registrado em: 10 Mai 2007, 14:18
- Carro:
- Localização: CAXIAS & SJMERITI - RJ
Bom eu tbm estava pensando... porém depois da materia que saiu Hoje no jornal ....já era!!!
A não ser que nao tenha fiscalização igual ao Insul Film... :amd:
A não ser que nao tenha fiscalização igual ao Insul Film... :amd:
MEU G3 - TURBO DE FABRICA "Pequeno Down"
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
- Rafael Bellato
- Membro - 1.6
- Mensagens: 624
- Registrado em: 20 Nov 2007, 06:18
- Carro:
- Localização: São Manuel - SP
- Contato:
- Luis Fernando
- Membro - 1.6
- Mensagens: 515
- Registrado em: 24 Set 2007, 09:05
- Carro:
- Localização: Vargem Grande Paulista/SP
- Contato:
2....sidney0 escreveu:Fudeu... NADA!
aki tem opala turbo, rebaixado, turbinado, seta ligada e o cara trabalha em frente o detran de Lorena e num dá nada...
Exatamente e se alguém que tem for vender o kit h4, eu compro, só tenho os meus nos milhas.
Ao contrario do que muitos disseram, sobre regulagem, é só levar o carro para regular o farol e pronto não ira deixar ninguém cego.
Sou super a favor do farol Xenon desde que bem regulado e com intensidade maxima de 10.000k, acho que mais que isto é exagero.
T+
- rdg2001
- Membro - 1.6
- Mensagens: 540
- Registrado em: 10 Mai 2007, 14:18
- Carro:
- Localização: CAXIAS & SJMERITI - RJ
Ops.. pela nova lei o regulador tem quer se automático! pois de acordo com as ondulaçoes da pista o farol se adapta para manter a luz sempre na linha.... :love:Luis Fernando escreveu: Ao contrario do que muitos disseram, sobre regulagem, é só levar o carro para regular o farol e pronto não ira deixar ninguém cego.
Editado pela última vez por rdg2001 em 04 Dez 2008, 07:57, em um total de 2 vezes.
MEU G3 - TURBO DE FABRICA "Pequeno Down"
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
- msjunior46
- Membro - Silver
- Mensagens: 2858
- Registrado em: 11 Jun 2007, 23:10
- Carro:
- Localização: São Bernardo do Campo - SP / Filial ABC
Luis Fernando escreveu:2....sidney0 escreveu:Fudeu... NADA!
aki tem opala turbo, rebaixado, turbinado, seta ligada e o cara trabalha em frente o detran de Lorena e num dá nada...
Exatamente e se alguém que tem for vender o kit h4, eu compro, só tenho os meus nos milhas.
Ao contrario do que muitos disseram, sobre regulagem, é só levar o carro para regular o farol e pronto não ira deixar ninguém cego.
Sou super a favor do farol Xenon desde que bem regulado e com intensidade maxima de 10.000k, acho que mais que isto é exagero.
T+
Concordo contigo,
E ao contrario do que a maioria disse quem cega os outros na estrada é a plaiyboisada cujo farol vem de fábrica e vão permanecer com respaldo da lei.
Eu tenho no meu carro e por isso surgiu uma dúvida, quem é FDP?
Na minha opinião FDP é o governo, pois hoje há grande quantidade xenon nos instalados no carros Brasil afora e no meu caso por exemplo comprei com nota, foi pago o imposto, o governo recebeu e agora é ilegal utilizar os faróis!
Minha humilde opinião!
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
- Luis Fernando
- Membro - 1.6
- Mensagens: 515
- Registrado em: 24 Set 2007, 09:05
- Carro:
- Localização: Vargem Grande Paulista/SP
- Contato:
Tem outra coisa, alguém parou para ler a resolução? A resolução não fala nada de farois xenon e fala sim, conforme abaixo:
"Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2."
Agora deem uma olhada nos xenon e os lumens que eles geram
Sendo assim os xenons de 12 000k estariam liberado, então não é proibição de xenon e outra como avaliar a luminosidade do farol, será que teremos policiais com equipamentos para fazer esta medição?
Eu vou dar uma olhada melhor nisto e conforme for vou andar com uma nota fiscal do KIT 12000K e a resolução 294 no porta-luvas, acredito que terá muita gente sendo multada injustamente.
Para os carros que não tenham a regulagem automatica de altura resta este paragrafo.
"Anexo I, item 4.3.6.2.2: Os dispositivos de regulagem manual do tipo contínuo ou
gradual, podem ser permitidos desde que tenham uma posição de repouso que permita que os
faróis possam retornar à inclinação vertical inicial indicada no parágrafo 4.3.6.1.1, através dos
parafusos de regulagem ou outros meios similares."
Agora é o seguinte esta foi a minha interpretação, mas posso ter interpretado errado, se alguém que leu entendeu alguma coisa diferente por favor me explique.
Valeu
T+
"Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2."
Agora deem uma olhada nos xenon e os lumens que eles geram
Sendo assim os xenons de 12 000k estariam liberado, então não é proibição de xenon e outra como avaliar a luminosidade do farol, será que teremos policiais com equipamentos para fazer esta medição?
Eu vou dar uma olhada melhor nisto e conforme for vou andar com uma nota fiscal do KIT 12000K e a resolução 294 no porta-luvas, acredito que terá muita gente sendo multada injustamente.
Para os carros que não tenham a regulagem automatica de altura resta este paragrafo.
"Anexo I, item 4.3.6.2.2: Os dispositivos de regulagem manual do tipo contínuo ou
gradual, podem ser permitidos desde que tenham uma posição de repouso que permita que os
faróis possam retornar à inclinação vertical inicial indicada no parágrafo 4.3.6.1.1, através dos
parafusos de regulagem ou outros meios similares."
Agora é o seguinte esta foi a minha interpretação, mas posso ter interpretado errado, se alguém que leu entendeu alguma coisa diferente por favor me explique.
Valeu
T+
- chris_tommy
- Membro - 1.6
- Mensagens: 339
- Registrado em: 20 Mai 2008, 22:11
- Carro:
- Localização: São Paulo/SP
Mas Luis, essa de 12.000K é aquela mais azulada não a branca..... ou ao contrario ??
e unica coisa da resolução dizendo que tem sobre os lúmens é essa parte q vc posto? pq tem uma diferença entre não pode ultrapassar os 2.000 lúmens e não pode chegar aos 2.000 lúmens.......
e unica coisa da resolução dizendo que tem sobre os lúmens é essa parte q vc posto? pq tem uma diferença entre não pode ultrapassar os 2.000 lúmens e não pode chegar aos 2.000 lúmens.......
Editado pela última vez por chris_tommy em 04 Dez 2008, 11:41, em um total de 2 vezes.
- Luis Fernando
- Membro - 1.6
- Mensagens: 515
- Registrado em: 24 Set 2007, 09:05
- Carro:
- Localização: Vargem Grande Paulista/SP
- Contato:
Então Chris_tommy,chris_tommy escreveu:Mas Luis, essa de 12.000K é aquela mais azulada.... não a branca..... ou ao contrario ??
e unica coisa da resolução dizendo que tem sobre os lúmens é essa parte q vc posto? pq tem uma diferença entre não pode ultrapassar os 2.000 lúmens e não pode chegar aos 2.000 lúmens.......
Só esta falando exatamente como coloquei no post.
12 000 é mais proximo do roxo, o 10 000k que gera 2300 lumens é mais proximos do azul e os 8 000k são aqueles brancos bem fortes.
Pelo que entedi para utilizar acima de 2000 lumens teriamos que ter o kit de limpeza da lente do farol, que vem original de fabrica em alguns modelos de luxo.
É o que eu disse esta é a minha interpretação, mas acredito que vai ser igual ao G5, o pessoal coloca G5 com selo de 50% e pronto.
T+
-
- Membro
- Mensagens: 86
- Registrado em: 06 Set 2007, 15:21
- Carro:
- Localização: Vila Alpina - SP
o tema é polemico, mas eu não sou contra o xenon, sou contra as pessoas mal educadas que não regulam direito as lentes..iluminando mais os carros na contra-mão do q o asfalto...xenon deve ser legal, já precisei muito de um andando a noite numa estrada e com chuva...a por** do farol do palio não iluminava nada..
95 / 96 - PRETO - 1000 CHT
- policiano
- Membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: 21 Nov 2007, 16:38
- Carro:
- Localização: Juiz de fora - MG
Apoiado. Tb n sou contra o Xenon, tenho 10.000k no meu gol bolinha com farol bipartido (tenho no baixo) ficou lindo e ta muito bem regulado. E tambem concordo q o farol do palio é uma merda hehehe!overdrive escreveu:o tema é polemico, mas eu não sou contra o xenon, sou contra as pessoas mal educadas que não regulam direito as lentes..iluminando mais os carros na contra-mão do q o asfalto...xenon deve ser legal, já precisei muito de um andando a noite numa estrada e com chuva...a por** do farol do palio não iluminava nada..