Trocando a água do radiador passo-a-passo.
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Mensagens: 1
- Registrado em: 07 Ago 2009, 13:49
- Carro:
- Localização: cambara
-
- Membro
- Mensagens: 23
- Registrado em: 30 Jun 2009, 20:19
- Carro:
- Localização: Lajeado-RS
Eu vou me arriscar um pouco mais.
Comprei um produto, da mesma marca do aditivo, para fazer uma pré-limpeza, são cerca de 200ml mas eu vou usar só a metade.
No rótulo está escrito que se deve tirar a água "velha" e colocar outra nova juntamente com os 200ml, então é só ligar o motor e deixar a água circular por 15 minutos que a limpeza estará pronta, depois é só remover esta água e substituí-la por outra com o aditivo normal. Vou ver no que vai dar, mas acho que vai dar certo. O único cuidado que vou tomar é com a água "definitiva", vou usar água filtrada(do filtro aqui de casa mesmo).
Comprei um produto, da mesma marca do aditivo, para fazer uma pré-limpeza, são cerca de 200ml mas eu vou usar só a metade.
No rótulo está escrito que se deve tirar a água "velha" e colocar outra nova juntamente com os 200ml, então é só ligar o motor e deixar a água circular por 15 minutos que a limpeza estará pronta, depois é só remover esta água e substituí-la por outra com o aditivo normal. Vou ver no que vai dar, mas acho que vai dar certo. O único cuidado que vou tomar é com a água "definitiva", vou usar água filtrada(do filtro aqui de casa mesmo).
- cururuh
- Filial CdGQ!
- Mensagens: 413
- Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
- Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
- Localização: Arapiraca-AL
Água destilada = Água pura!!!
Para obtê-la, basta recolher água de chuva ou akela que escorre do ar-condicionado... Apenas tenha o cuidado de filtrar com um pano ou com um filtro de papel antes para que não entre partículas sólidas e entupa alguma mangueira, válvula, radiador e etc.
Para obtê-la, basta recolher água de chuva ou akela que escorre do ar-condicionado... Apenas tenha o cuidado de filtrar com um pano ou com um filtro de papel antes para que não entre partículas sólidas e entupa alguma mangueira, válvula, radiador e etc.
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
- Ramonzito
- Membro - 1.6
- Mensagens: 415
- Registrado em: 25 Out 2008, 22:42
- Carro: Parati GL 88
- Localização: Curitiba PR
- Contato:
Ae galera em relação ao radiex e os aditivos que limpam o radiador , eles ajudam sim a retirar o ferrugem , e ao contrario do que pensam eles apenas retiram o que já está ruim , ou seja se vc colocar ele e estourar algum selo isso quer dizer somente que akele selo ja tava lascado a um tempo ..
O recomendado é que seja sim feita a limpeza com esses limpadores , pq eles limpam por completo , e tiram toda a ferrugem do sistema !!
Abraços
O recomendado é que seja sim feita a limpeza com esses limpadores , pq eles limpam por completo , e tiram toda a ferrugem do sistema !!
Abraços
- cururuh
- Filial CdGQ!
- Mensagens: 413
- Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
- Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
- Localização: Arapiraca-AL
Eu estou nesse processo de limpeza do radiador...
Semana passada, troquei a água e coloquei o "Bardhal RadClean", que serve para retirar incrustrações de sujeiras do motor, mangueiras e radiador...
Essa semana, vou trocar a água novamente e pôr um aditivo definitivo da marca "Radnaq" que, segundo os profissionais da área, faz o mesmo serviço do "Radiex", mas, é mais barato.
Vou pôr 3 litros dele e completar o sistema com água, visto que esses dias
observei e o sistema perdeu um pouco de água, mas troquei a tampa do radiador e desde então segurou o nível da mesma...
Vou fazer isso no sábado e posto qq novidade pra vcs...
Vale lembrar que essa limpeza não visa só a limpeza do sistema, mas, sim, da verificação de possíveis vazamentos tb... Como o meu está aparentemente OK, vou fazer a conclusão do serviço.
Até mais!!!
Semana passada, troquei a água e coloquei o "Bardhal RadClean", que serve para retirar incrustrações de sujeiras do motor, mangueiras e radiador...
Essa semana, vou trocar a água novamente e pôr um aditivo definitivo da marca "Radnaq" que, segundo os profissionais da área, faz o mesmo serviço do "Radiex", mas, é mais barato.
Vou pôr 3 litros dele e completar o sistema com água, visto que esses dias
observei e o sistema perdeu um pouco de água, mas troquei a tampa do radiador e desde então segurou o nível da mesma...
Vou fazer isso no sábado e posto qq novidade pra vcs...
Vale lembrar que essa limpeza não visa só a limpeza do sistema, mas, sim, da verificação de possíveis vazamentos tb... Como o meu está aparentemente OK, vou fazer a conclusão do serviço.
Até mais!!!
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
-
- Membro
- Mensagens: 23
- Registrado em: 30 Jun 2009, 20:19
- Carro:
- Localização: Lajeado-RS
Como eu disse, fiz a limpeza com o tal produto, como vi que ele não era tão forte, usei os 200ml recomendados pelo fabricante e meti ficha, depois eu deixei o motor esfriar, coloquei a mangueira de água da torneira no reservatório, desconectei a mangueirinha do retorno-reservatório, e deixei o motor funcionando até que toda aquela água com o produto saísse, depois disso eu ainda abri a abraçadeira da parte de baixo do radiador(pra ter certeza de que aquela água havia saído por completo), depois eu recoloquei a mangueira e fui colocando a água filtrada juntamente com 1 litro de aditivo, novamente liguei o motor para que todo ar dentro do sistema saísse então fechei o reservatório, e estou de olho para ver se o nível da água não vai baixar.
Deu um serviço danado, mas é uma grande satisfação poder abrir o capô do carro e ver aquela água bem azulzinha no reservatório. Valeu a pena.
GOL GL 1.8 1993
Deu um serviço danado, mas é uma grande satisfação poder abrir o capô do carro e ver aquela água bem azulzinha no reservatório. Valeu a pena.
GOL GL 1.8 1993
- cururuh
- Filial CdGQ!
- Mensagens: 413
- Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
- Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
- Localização: Arapiraca-AL
Eu fiz do jeito acima também, mas no meu caso, com o produto chamado "Bardhal RadClean", passei uma semana com ele no radiador, conforme o recomendado na embalagem...
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
-
- Membro
- Mensagens: 128
- Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
- Carro:
- Localização: Montevideo/Uruguay
Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.
muito bom mais voce debe recordar colocar a calefacao en quente pra tirar tuda a aguafernandes.blanco escreveu:Para evitar choques termicos bruscos no bloco do motor, o ideal é fazer ele qdo ele estiver frio, tipo domingo de manha...
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles destroem td o q veem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com oxidos do motor.
-O preco do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageiros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Voce podera desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo limpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira né, e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatorio velho e coloque o novo e prenda todas as magueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as braçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as braçadeiras ja estevam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatorio novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possiveis bolhas de agua. Observe sem o nivel se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciencia tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!!
Qualquer dúvida:
msn: corajozo@hotmail.com
[/b]
-
- Membro
- Mensagens: 23
- Registrado em: 30 Jun 2009, 20:19
- Carro:
- Localização: Lajeado-RS
Bem lembrado, sebada
No próprio rótulo do produto que eu usei diz que se deve ligar o ar quente durante a limpeza, já que a água do radiador também passa por este sistema. Mas como meu carro não tem "ar-quente" eu não precisei fazer isso.
- cururuh
- Filial CdGQ!
- Mensagens: 413
- Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
- Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
- Localização: Arapiraca-AL
É pq vcs estão usando produtos diferentes, então, o método de usar é diferente!
No caso do Bardhal RadClean, apenas troca a água e coloca novamente derramando o conteúdo do frasco e deixa lá, andando normalmente, por uma semana, depois faz a retirada, trocando novamente a água por água limpa!
No caso do Bardhal RadClean, apenas troca a água e coloca novamente derramando o conteúdo do frasco e deixa lá, andando normalmente, por uma semana, depois faz a retirada, trocando novamente a água por água limpa!
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
- BrunoGarcia
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 379
- Registrado em: 11 Nov 2008, 23:02
- Carro:
- Localização: São Gotardo / MG
- Contato:
PERGUNTA
meu gol ta esquentano d+ pro meu gosto
o ponteiro da temperatura fica pra frente da luz e a luz fica piscando
mais o ponteiro fica pra frente masi emcima da luzinha, tipo no centro so que mais pra quetne do que frio
sera que se eu fizer esse processo pode mudar algo? o reservatorio de agua ta muuuuito sujo, pdoe ser isso ? valeu!
meu gol ta esquentano d+ pro meu gosto
o ponteiro da temperatura fica pra frente da luz e a luz fica piscando
mais o ponteiro fica pra frente masi emcima da luzinha, tipo no centro so que mais pra quetne do que frio
sera que se eu fizer esse processo pode mudar algo? o reservatorio de agua ta muuuuito sujo, pdoe ser isso ? valeu!
Carro tem que ser igual muleque teimoso: Voce pisa, ele responde!
Gol 1.6 Cht (AP nao presta ahsuaus
)
[x] Emprego
[x] Som
[ ] Roda 14
[ ] Funilaria
[x] Felicidade
Gol 1.6 Cht (AP nao presta ahsuaus

[x] Emprego

[x] Som
[ ] Roda 14
[ ] Funilaria
[x] Felicidade
- leopardelhas
- Membro
- Mensagens: 19
- Registrado em: 22 Ago 2009, 18:05
- Carro:
- Localização: Petropolis - Rio de janeiro
Fala aew galera !
A minha mangueira superior do radiador, ta pegando em cima da ventuinha, aew ta cortando a mangueira toda
, aew eu resolvi, ja que vo troca a mangueira eu mecho em tudo... Ja comprei u Reservatorio de agua novo, as 2 mangueiras, e comprei um Adtivo "RADIEX" , a mule da loja disse que era pra coloca 1L desse produto e completa cum agua ! vo fazer isso tudo amanha.. Sera que eu coloco 1L msm ? e a marca e boa ? ( nao intendo nada de motor, so tenhu 16 anos ¬¬ )
Abraços aew galeraa !
A minha mangueira superior do radiador, ta pegando em cima da ventuinha, aew ta cortando a mangueira toda

Abraços aew galeraa !
- diogo luis
- Membro
- Mensagens: 14
- Registrado em: 23 Set 2009, 21:13
- Carro:
- Localização: Gravatai-RS
ME AJUDE (URGENTE)
Galera fui fazer a limpeza aqui do radiador...fiz da seguinte forma
1º soltei a manguerinha radiador-reservatorio
2º coloquei a mangueira do tanque com pouca pressao de agua no reservatorio.
3º liguei o carro e deixei funcionando so que nao acionou a ventoinha acredito eu por esta entrando agua fria no reservatorio, dai quando passou dos 90º graus desliguei o carro e tirei a mangueira...A agua do reservatorio foi sugada por que o motor estava quente e depois que desliguei o carro que funcionou a ventoinha...
4º nao coloquei agua por que o motor estava quente entao esperei esfriar pra colocar agua e aditivo
5º depois que o motor estava frio coloquei a magueirinha do radiador-reservatorio mais sem apertar a braçadeira e completei com agua mais aditivo, liquei o carro e deixei sem a tampa do reservatorio dai quando estava nos 90º graus a ventoinha nao acionou e começou a fazer muito barulho (fervendo a agua) desliguei o carro e la se foi a agua e meu dois litros de aditivos sugados novamente pelo motor...
e agora o que faço??? antes a ventoinha estava funcionando normalmente o que sera que aconteceu? sera ar no sistema?? se for como eu tiro esse ar??
espero ajuda ai da galera pq nao quero levar nos mecanicos que eles enfiam a faca.....
1º soltei a manguerinha radiador-reservatorio
2º coloquei a mangueira do tanque com pouca pressao de agua no reservatorio.
3º liguei o carro e deixei funcionando so que nao acionou a ventoinha acredito eu por esta entrando agua fria no reservatorio, dai quando passou dos 90º graus desliguei o carro e tirei a mangueira...A agua do reservatorio foi sugada por que o motor estava quente e depois que desliguei o carro que funcionou a ventoinha...
4º nao coloquei agua por que o motor estava quente entao esperei esfriar pra colocar agua e aditivo
5º depois que o motor estava frio coloquei a magueirinha do radiador-reservatorio mais sem apertar a braçadeira e completei com agua mais aditivo, liquei o carro e deixei sem a tampa do reservatorio dai quando estava nos 90º graus a ventoinha nao acionou e começou a fazer muito barulho (fervendo a agua) desliguei o carro e la se foi a agua e meu dois litros de aditivos sugados novamente pelo motor...
e agora o que faço??? antes a ventoinha estava funcionando normalmente o que sera que aconteceu? sera ar no sistema?? se for como eu tiro esse ar??
espero ajuda ai da galera pq nao quero levar nos mecanicos que eles enfiam a faca.....
Acho que nenhum dos outros 2 proprietarios fizeram esse tipo de limpeza na minha goleta, mas vou fazer nesse proximo final de semana, dei uma olhada lah ta soh impureza.... vou comprar outro reservatorio e mangueiras tb.
valeu pela ajuda
abrasss.
valeu pela ajuda
abrasss.
AP 1.8 GL BRANCO
( X ) Farois de neblina c/ xenon de 12.000k
( X ) Farois de milha olho de boi com lampadas de 100 w
( X ) Iluminaçao botoes do painel vermelha led
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 20615.html
( X ) Farois de neblina c/ xenon de 12.000k
( X ) Farois de milha olho de boi com lampadas de 100 w
( X ) Iluminaçao botoes do painel vermelha led
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 20615.html
- LUHBIH-GTS90
- Membro
- Mensagens: 31
- Registrado em: 12 Fev 2011, 12:14
- Carro:
- Localização: CURITIBA - PR
Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.
eai povo blz??
sou muito leigo no assunto e um videozinho ajudaria.
por acaso seria assim que se faz??
http://www.youtube.com/watch?v=h3NCcXc9ix4
sou muito leigo no assunto e um videozinho ajudaria.
por acaso seria assim que se faz??
http://www.youtube.com/watch?v=h3NCcXc9ix4
- MarcosHolanda
- Membro
- Mensagens: 142
- Registrado em: 14 Dez 2008, 21:37
- Carro:
- Localização: RECIFE-PE
Re: Proporção correta aguá x aditivo
Bom ontem troquei a aguá dor radiador é bem simples.
Mas devido a falta de informação sobre a capacidade do sistema de arrefecimento do meu gol
cl 1.8 93 só coloquei 1 litro de aditivo o correto são 2,5 litros de aditivo e 3,6 litros de aguá
vou fazer novamente a lavagem e colocar a quantidade correta de aditivo
1° desconecte a mangueira de retorno do reservatório ela é a fina.
2° ligue o carro.
3° coloque uma mangueira com aguá no reservatório para ir completando com aguá a media que vai baixando.
4° deixe o carro ligado por uns 10 a 15 minutos até que a aguá que esta saindo pelo retorno saia limpa.
5° desligue o carro.
6° reconecte a mangueira de retorno
7° aguarde esfriar. como
8° como ainda existe uma grande quantidade de aguá no sistema, desconecte a mangueira que fica presa ao radiador para poder esvaziar ele e caber os 3 litros de aditivo, senão vai acabar desperdiçando aditivo porque não vai caber no sistema ou vai ficar na proporção errada
9. pronto ligue o carro e complete com aguá se ficar abaixo do máximo

Mas devido a falta de informação sobre a capacidade do sistema de arrefecimento do meu gol
cl 1.8 93 só coloquei 1 litro de aditivo o correto são 2,5 litros de aditivo e 3,6 litros de aguá
vou fazer novamente a lavagem e colocar a quantidade correta de aditivo
1° desconecte a mangueira de retorno do reservatório ela é a fina.
2° ligue o carro.
3° coloque uma mangueira com aguá no reservatório para ir completando com aguá a media que vai baixando.
4° deixe o carro ligado por uns 10 a 15 minutos até que a aguá que esta saindo pelo retorno saia limpa.
5° desligue o carro.
6° reconecte a mangueira de retorno
7° aguarde esfriar. como
8° como ainda existe uma grande quantidade de aguá no sistema, desconecte a mangueira que fica presa ao radiador para poder esvaziar ele e caber os 3 litros de aditivo, senão vai acabar desperdiçando aditivo porque não vai caber no sistema ou vai ficar na proporção errada
9. pronto ligue o carro e complete com aguá se ficar abaixo do máximo

Editado pela última vez por MarcosHolanda em 09 Mar 2012, 22:51, em um total de 2 vezes.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Ãlcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
[X] Ãlcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.
fiz o processo acima, mas minha ventuinha não funcionou em momento nenhum, deixei o carro ligado mais de 30 minutos e nada, e antes estava funcionando, o q será?
Fl@v!K@

