Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
ivan venancio
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ivan venancio »

galea tem que ser fluido de freio
Jean Follmer
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Jean Follmer »

Eu vou me arriscar um pouco mais.

Comprei um produto, da mesma marca do aditivo, para fazer uma pré-limpeza, são cerca de 200ml mas eu vou usar só a metade.
No rótulo está escrito que se deve tirar a água "velha" e colocar outra nova juntamente com os 200ml, então é só ligar o motor e deixar a água circular por 15 minutos que a limpeza estará pronta, depois é só remover esta água e substituí-la por outra com o aditivo normal. Vou ver no que vai dar, mas acho que vai dar certo. O único cuidado que vou tomar é com a água "definitiva", vou usar água filtrada(do filtro aqui de casa mesmo).
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95

Mensagem por cururuh »

Água destilada = Água pura!!!
Para obtê-la, basta recolher água de chuva ou akela que escorre do ar-condicionado... Apenas tenha o cuidado de filtrar com um pano ou com um filtro de papel antes para que não entre partículas sólidas e entupa alguma mangueira, válvula, radiador e etc.
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Parati GL 88
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Ae galera em relação ao radiex e os aditivos que limpam o radiador , eles ajudam sim a retirar o ferrugem , e ao contrario do que pensam eles apenas retiram o que já está ruim , ou seja se vc colocar ele e estourar algum selo isso quer dizer somente que akele selo ja tava lascado a um tempo ..

O recomendado é que seja sim feita a limpeza com esses limpadores , pq eles limpam por completo , e tiram toda a ferrugem do sistema !!

Abraços
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!

Mensagem por cururuh »

Eu estou nesse processo de limpeza do radiador...

Semana passada, troquei a água e coloquei o "Bardhal RadClean", que serve para retirar incrustrações de sujeiras do motor, mangueiras e radiador...

Essa semana, vou trocar a água novamente e pôr um aditivo definitivo da marca "Radnaq" que, segundo os profissionais da área, faz o mesmo serviço do "Radiex", mas, é mais barato.
Vou pôr 3 litros dele e completar o sistema com água, visto que esses dias
observei e o sistema perdeu um pouco de água, mas troquei a tampa do radiador e desde então segurou o nível da mesma...

Vou fazer isso no sábado e posto qq novidade pra vcs...

Vale lembrar que essa limpeza não visa só a limpeza do sistema, mas, sim, da verificação de possíveis vazamentos tb... Como o meu está aparentemente OK, vou fazer a conclusão do serviço.

Até mais!!!
Arapiraca-AL

Jean Follmer
Membro
Membro
Carro:

Como eu disse, fiz a limpeza com o tal produto, como vi que ele não era tão forte, usei os 200ml recomendados pelo fabricante e meti ficha, depois eu deixei o motor esfriar, coloquei a mangueira de água da torneira no reservatório, desconectei a mangueirinha do retorno-reservatório, e deixei o motor funcionando até que toda aquela água com o produto saísse, depois disso eu ainda abri a abraçadeira da parte de baixo do radiador(pra ter certeza de que aquela água havia saído por completo), depois eu recoloquei a mangueira e fui colocando a água filtrada juntamente com 1 litro de aditivo, novamente liguei o motor para que todo ar dentro do sistema saísse então fechei o reservatório, e estou de olho para ver se o nível da água não vai baixar.

Deu um serviço danado, mas é uma grande satisfação poder abrir o capô do carro e ver aquela água bem azulzinha no reservatório. Valeu a pena.

GOL GL 1.8 1993
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!

Mensagem por cururuh »

Eu fiz do jeito acima também, mas no meu caso, com o produto chamado "Bardhal RadClean", passei uma semana com ele no radiador, conforme o recomendado na embalagem...
Arapiraca-AL

sebada
Membro
Membro
Carro:

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por sebada »

fernandes.blanco escreveu:Para evitar choques termicos bruscos no bloco do motor, o ideal é fazer ele qdo ele estiver frio, tipo domingo de manha...
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles destroem td o q veem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com oxidos do motor.
-O preco do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageiros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Voce podera desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo limpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira né, e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatorio velho e coloque o novo e prenda todas as magueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as braçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as braçadeiras ja estevam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatorio novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possiveis bolhas de agua. Observe sem o nivel se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciencia tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!!
Qualquer dúvida:
msn: corajozo@hotmail.com
[/b]
muito bom mais voce debe recordar colocar a calefacao en quente pra tirar tuda a agua
Jean Follmer
Membro
Membro
Carro:

Bem lembrado, sebada

No próprio rótulo do produto que eu usei diz que se deve ligar o ar quente durante a limpeza, já que a água do radiador também passa por este sistema. Mas como meu carro não tem "ar-quente" eu não precisei fazer isso.
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!

Mensagem por cururuh »

É pq vcs estão usando produtos diferentes, então, o método de usar é diferente!
No caso do Bardhal RadClean, apenas troca a água e coloca novamente derramando o conteúdo do frasco e deixa lá, andando normalmente, por uma semana, depois faz a retirada, trocando novamente a água por água limpa!
Arapiraca-AL

BrunoGarcia
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por BrunoGarcia »

parabens pelo topico!!! muito util!!!
vou fazer esse fds
abração!!
CdGQ!-SG
Fotos: <Parati> / <GTS> / <CHT>
Deck180
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Deck180 »

PERGUNTA
meu gol ta esquentano d+ pro meu gosto
o ponteiro da temperatura fica pra frente da luz e a luz fica piscando
mais o ponteiro fica pra frente masi emcima da luzinha, tipo no centro so que mais pra quetne do que frio

sera que se eu fizer esse processo pode mudar algo? o reservatorio de agua ta muuuuito sujo, pdoe ser isso ? valeu!
Carro tem que ser igual muleque teimoso: Voce pisa, ele responde!

Gol 1.6 Cht (AP nao presta ahsuaus :P)
[x] Emprego :P
[x] Som
[ ] Roda 14
[ ] Funilaria
[x] Felicidade
raphita
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por raphita »

concerteza amigo ..
Imagem
° Clique na Imagem para ver meu Gol ^^
leopardelhas
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por leopardelhas »

Fala aew galera !
A minha mangueira superior do radiador, ta pegando em cima da ventuinha, aew ta cortando a mangueira toda :sad: , aew eu resolvi, ja que vo troca a mangueira eu mecho em tudo... Ja comprei u Reservatorio de agua novo, as 2 mangueiras, e comprei um Adtivo "RADIEX" , a mule da loja disse que era pra coloca 1L desse produto e completa cum agua ! vo fazer isso tudo amanha.. Sera que eu coloco 1L msm ? e a marca e boa ? ( nao intendo nada de motor, so tenhu 16 anos ¬¬ )

Abraços aew galeraa !
diogo luis
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por diogo luis »

Limpei o meu tbm!!! ta show!!!
Imagem

Muitos querem ter um carro do ANO! Eu tenho o Carro do SÉCULO!!!
indiao
Membro
Membro
Carro:

ME AJUDE (URGENTE)

Mensagem por indiao »

Galera fui fazer a limpeza aqui do radiador...fiz da seguinte forma
1º soltei a manguerinha radiador-reservatorio

2º coloquei a mangueira do tanque com pouca pressao de agua no reservatorio.

3º liguei o carro e deixei funcionando so que nao acionou a ventoinha acredito eu por esta entrando agua fria no reservatorio, dai quando passou dos 90º graus desliguei o carro e tirei a mangueira...A agua do reservatorio foi sugada por que o motor estava quente e depois que desliguei o carro que funcionou a ventoinha...

4º nao coloquei agua por que o motor estava quente entao esperei esfriar pra colocar agua e aditivo

5º depois que o motor estava frio coloquei a magueirinha do radiador-reservatorio mais sem apertar a braçadeira e completei com agua mais aditivo, liquei o carro e deixei sem a tampa do reservatorio dai quando estava nos 90º graus a ventoinha nao acionou e começou a fazer muito barulho (fervendo a agua) desliguei o carro e la se foi a agua e meu dois litros de aditivos sugados novamente pelo motor...

e agora o que faço??? antes a ventoinha estava funcionando normalmente o que sera que aconteceu? sera ar no sistema?? se for como eu tiro esse ar??
espero ajuda ai da galera pq nao quero levar nos mecanicos que eles enfiam a faca.....
ELVenteto
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ELVenteto »

Acho que nenhum dos outros 2 proprietarios fizeram esse tipo de limpeza na minha goleta, mas vou fazer nesse proximo final de semana, dei uma olhada lah ta soh impureza.... vou comprar outro reservatorio e mangueiras tb.

valeu pela ajuda

abrasss.
AP 1.8 GL BRANCO
( X ) Farois de neblina c/ xenon de 12.000k
( X ) Farois de milha olho de boi com lampadas de 100 w
( X ) Iluminaçao botoes do painel vermelha led

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 20615.html
LUHBIH-GTS90
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por LUHBIH-GTS90 »

eai povo blz??

sou muito leigo no assunto e um videozinho ajudaria.
por acaso seria assim que se faz??

http://www.youtube.com/watch?v=h3NCcXc9ix4
Imagem

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. 1CO 1-27."
MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Re: Proporção correta aguá x aditivo

Mensagem por MarcosHolanda »

Bom ontem troquei a aguá dor radiador é bem simples.

Mas devido a falta de informação sobre a capacidade do sistema de arrefecimento do meu gol
cl 1.8 93 só coloquei 1 litro de aditivo o correto são 2,5 litros de aditivo e 3,6 litros de aguá
vou fazer novamente a lavagem e colocar a quantidade correta de aditivo

1° desconecte a mangueira de retorno do reservatório ela é a fina.

2° ligue o carro.

3° coloque uma mangueira com aguá no reservatório para ir completando com aguá a media que vai baixando.

4° deixe o carro ligado por uns 10 a 15 minutos até que a aguá que esta saindo pelo retorno saia limpa.

5° desligue o carro.

6° reconecte a mangueira de retorno

7° aguarde esfriar. como

8° como ainda existe uma grande quantidade de aguá no sistema, desconecte a mangueira que fica presa ao radiador para poder esvaziar ele e caber os 3 litros de aditivo, senão vai acabar desperdiçando aditivo porque não vai caber no sistema ou vai ficar na proporção errada

9. pronto ligue o carro e complete com aguá se ficar abaixo do máximo

Imagem
Editado pela última vez por MarcosHolanda em 09 Mar 2012, 22:51, em um total de 2 vezes.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Carro:

Mensagem por Flávia »

fiz o processo acima, mas minha ventuinha não funcionou em momento nenhum, deixei o carro ligado mais de 30 minutos e nada, e antes estava funcionando, o q será?
Fl@v!K@
Imagem
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”