Instalando a Bobina MI

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

não é verdade, amigo... o meu é 86 com motor ap fabricado em 20/11/1985 e todo o sistema de ignição original.
Felipe Gabriel Kerscher
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mar 2011, 11:15
Carro:
Localização: Canoinhas, SC

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por Felipe Gabriel Kerscher »

Ola, eu tenho uma Gol 1.6 Cht a gasolina, e queria saber qual a bobina que voces usaram no mesmo motor? e se ouve alguma mudança em consumo e ou desempenho.
Agradeço. Obrigado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

a diferença no consumo é pouca... mas já é alguma coisa. Para ter uma economia maior, seria o ideal colocar vela de 4 eletrodos tbm... \,,/
douglas10
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 03 Jun 2012, 20:56
Carro:
Localização: Hortolandia

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por douglas10 »

Mas o que falam que s colocar no modelo abaixo de 90 corre risco de queimar o modulo de igniçao ou msm a bobina isso e verdade ou mito alguem pode esclarecerpois tenh um gol 1.6 alcool ap 89 e gostaria de saber
douglas10
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 03 Jun 2012, 20:56
Carro:
Localização: Hortolandia

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por douglas10 »

Fala pessoal do clube entao esse sabadao comprei a bobina da boch pelo visto achoo que dizem acho que tem um fundo de verdade pois coloquei o modulo de igniçao fica fervendo a bobina tambem pra nao ariscar de queimar o modulo e ficar na rua voltei pra bobina original , agora nao sei se tem diferença do modulo pequeno aquele que geralmente vai ali na frente aonde escorre a agua da chuva que e dos modelos de 90 em diante ou porque o meu modulo e aquele quadrado grande que vai ali debaixo do painel do lado passageiro alguem pode me tirar essa duvida???????
Avatar do usuário
junior18071981
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 17 Fev 2011, 22:57
Carro:
Localização: Pelotas/RS

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por junior18071981 »

douglas10 escreveu:Fala pessoal do clube entao esse sabadao comprei a bobina da boch pelo visto achoo que dizem acho que tem um fundo de verdade pois coloquei o modulo de igniçao fica fervendo a bobina tambem pra nao ariscar de queimar o modulo e ficar na rua voltei pra bobina original , agora nao sei se tem diferença do modulo pequeno aquele que geralmente vai ali na frente aonde escorre a agua da chuva que e dos modelos de 90 em diante ou porque o meu modulo e aquele quadrado grande que vai ali debaixo do painel do lado passageiro alguem pode me tirar essa duvida???????
e ai douglas blz?

a minha parati é 90 e o modulo é embaixo do painel do lado do passageiro, ja faz um ano que tenho a bobina do MI (magnetti Marelli), o meu modulo tb aquece muito, mas nunca deu problema. é aquela historia se o modulo foi feito para durar 50 anos com a bobina original, com a do MI vai durar 49. Aconselho a trocar a bobina, o carro da uma leve melhorada sim, inclusive no consumo.

um abraço.
Parati 99 CL motor 1.6 AP MI Gasolina.
juliocfs
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Jun 2012, 21:10
Carro:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por juliocfs »

Coloquei ontem bobina gol mi da bosch . melhorou bastante de manha pegou de primeira estava bem frio, antes tinha que dar uns 3 a4 arranque. parece que responde melhor quando pisa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

com certeza!!!
Avatar do usuário
lucas_cs_lucas
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Out 2011, 10:24
Carro:
Localização: Jundiai-sp

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por lucas_cs_lucas »

eai pessoal! beleza??
venho aki relatar oque me aconteceu!! :sad:
como falei aqui um tempo atras quanto coloquei a bobina, o meu mecanico falo que tinha que coloca rele, se nao queima de deixa a chave ligada com o carro desligado, pq a bobina ia "acumular" a faisca, esquentando ate queimar a bobina, achei que era bobagem e nem liguei. Hoje, lavando o carro, dando akele trato, liguei a chave pra ver como tava a gasosa(na verdade alcool :drink: ) e um parça meu chego bem na hora com a goleta dele, fui fala com ele sobre o film que ele ia colocar e esqueci de desligar a chave, depois de uns 10min, quando voltei, liguei o aspirador e senti o cheiro de queimado, na hora desliguei o aspirador pensando que era ele, na hora que procurei o chero, vi a minha chavinha corta-corrente fumaçanu (muita tensao por ela eu acho), desliguei a chave rapidao, esperei esfriar um pouco a bobina, depois de uns 5min, tentei dar partida e nada, ate esgoto minha bateria (ta meio ruim), fiz chupeta com otro carro e nada, falei: p*tz, minha chavinha deve te ido pro saco!! tirei a chavinha e liguei direto e nada, resolvi por a latinha de volta (que bom que guardei :fiu: ), num deu otra, bati pego! soh que tem um porem, num sei se liguei certo o + e - da bobina! se ligar errado oq aconteçe sera? nao pega, queima modulo ou bobina??
e tambem vo te que ir atras de bateria :sad:
É isso ae, desculpem pelo livro que escrevi, queria relatar oq aconteceu pros mais entendidos me darem uma luz!! agr compra uma descente da bosch (era olimpus) e ja era!!
Valeu :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

lucas_cs_lucas escreveu:eai pessoal! beleza??
venho aki relatar oque me aconteceu!! :sad:
como falei aqui um tempo atras quanto coloquei a bobina, o meu mecanico falo que tinha que coloca rele, se nao queima de deixa a chave ligada com o carro desligado, pq a bobina ia "acumular" a faisca, esquentando ate queimar a bobina, achei que era bobagem e nem liguei. Hoje, lavando o carro, dando akele trato, liguei a chave pra ver como tava a gasosa(na verdade alcool :drink: ) e um parça meu chego bem na hora com a goleta dele, fui fala com ele sobre o film que ele ia colocar e esqueci de desligar a chave, depois de uns 10min, quando voltei, liguei o aspirador e senti o cheiro de queimado, na hora desliguei o aspirador pensando que era ele, na hora que procurei o chero, vi a minha chavinha corta-corrente fumaçanu (muita tensao por ela eu acho), desliguei a chave rapidao, esperei esfriar um pouco a bobina, depois de uns 5min, tentei dar partida e nada, ate esgoto minha bateria (ta meio ruim), fiz chupeta com otro carro e nada, falei: p*tz, minha chavinha deve te ido pro saco!! tirei a chavinha e liguei direto e nada, resolvi por a latinha de volta (que bom que guardei :fiu: ), num deu otra, bati pego! soh que tem um porem, num sei se liguei certo o + e - da bobina! se ligar errado oq aconteçe sera? nao pega, queima modulo ou bobina??
e tambem vo te que ir atras de bateria :sad:
É isso ae, desculpem pelo livro que escrevi, queria relatar oq aconteceu pros mais entendidos me darem uma luz!! agr compra uma descente da bosch (era olimpus) e ja era!!
Valeu :D
Cara... se não me engano, os dois polos da bobina são positivos, embora apresente um " - ". Claro que se você ligar errado, o carro nem liga. Qual a marca da Bobina que você comprou? O meu já está assim há muito tempo e, para a minha surpresa, nada aconteceu até hoje. Colocar um relé realmente seria uma boa, mas ninguem coloca, pelo menos que eu saiba, e ninguem tem problemas. A minha é uma Magnetti Marelli e tá durando muito!
Avatar do usuário
lucas_cs_lucas
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Out 2011, 10:24
Carro:
Localização: Jundiai-sp

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por lucas_cs_lucas »

bleidao escreveu:
lucas_cs_lucas escreveu:eai pessoal! beleza??
venho aki relatar oque me aconteceu!! :sad:
como falei aqui um tempo atras quanto coloquei a bobina, o meu mecanico falo que tinha que coloca rele, se nao queima de deixa a chave ligada com o carro desligado, pq a bobina ia "acumular" a faisca, esquentando ate queimar a bobina, achei que era bobagem e nem liguei. Hoje, lavando o carro, dando akele trato, liguei a chave pra ver como tava a gasosa(na verdade alcool :drink: ) e um parça meu chego bem na hora com a goleta dele, fui fala com ele sobre o film que ele ia colocar e esqueci de desligar a chave, depois de uns 10min, quando voltei, liguei o aspirador e senti o cheiro de queimado, na hora desliguei o aspirador pensando que era ele, na hora que procurei o chero, vi a minha chavinha corta-corrente fumaçanu (muita tensao por ela eu acho), desliguei a chave rapidao, esperei esfriar um pouco a bobina, depois de uns 5min, tentei dar partida e nada, ate esgoto minha bateria (ta meio ruim), fiz chupeta com otro carro e nada, falei: p*tz, minha chavinha deve te ido pro saco!! tirei a chavinha e liguei direto e nada, resolvi por a latinha de volta (que bom que guardei :fiu: ), num deu otra, bati pego! soh que tem um porem, num sei se liguei certo o + e - da bobina! se ligar errado oq aconteçe sera? nao pega, queima modulo ou bobina??
e tambem vo te que ir atras de bateria :sad:
É isso ae, desculpem pelo livro que escrevi, queria relatar oq aconteceu pros mais entendidos me darem uma luz!! agr compra uma descente da bosch (era olimpus) e ja era!!
Valeu :D
Cara... se não me engano, os dois polos da bobina são positivos, embora apresente um " - ". Claro que se você ligar errado, o carro nem liga. Qual a marca da Bobina que você comprou? O meu já está assim há muito tempo e, para a minha surpresa, nada aconteceu até hoje. Colocar um relé realmente seria uma boa, mas ninguem coloca, pelo menos que eu saiba, e ninguem tem problemas. A minha é uma Magnetti Marelli e tá durando muito!

A minha ERA da olimpus, agr to com a latinha da bosch! :sad:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

pode ser ai que está o seu problema...

Tem certas peças do carro, que não dá para economizar. Essas têm que ser de marca conhecida por sua qualidade, como Bosh e Magnetti Marelli (2ª linha da Bosh)...

Cara... a que eu comprei foi essa: http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CL ... &CP=715664

Dá uma olhada... o preço é de similar com qualidade de original!!!

Abraço!!
Avatar do usuário
lucas_cs_lucas
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Out 2011, 10:24
Carro:
Localização: Jundiai-sp

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por lucas_cs_lucas »

bleidao escreveu:pode ser ai que está o seu problema...

Tem certas peças do carro, que não dá para economizar. Essas têm que ser de marca conhecida por sua qualidade, como Bosh e Magnetti Marelli (2ª linha da Bosh)...

Cara... a que eu comprei foi essa: http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CL ... &CP=715664

Dá uma olhada... o preço é de similar com qualidade de original!!!

Abraço!!
eu comprei olimpus porque foi a unica que achei, mas aagora vou procurar melhor uma bosch, magnetti marelli ou delphi!! valeu!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

falou, cara!!!

No que precisar, estamos por aqui!!!

Abraço!
Avatar do usuário
lucas_cs_lucas
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Out 2011, 10:24
Carro:
Localização: Jundiai-sp

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por lucas_cs_lucas »

ae galera, comprei uma magnetti marelli hj!! 60 pila!! baratinha!! :D
fds vou instalar e posto aki oq deu!! :)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

Depois posta ai para vermos no que deu.

Caso sua chave corta-corrente continue aquecendo, dá uma olhada na instalação e troca a chave. Serviço muito fácil de fazer.

Abraço!
Avatar do usuário
Jhuninho Trip
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Nov 2009, 08:38
Carro: Parati ls 1986
Localização: São Paulo - SP

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por Jhuninho Trip »

Galera, beleza!?

De fato, manter a chave virada sem o carro estar ligado detona a Bobina MI, isso independe da marca... Mas sem dúvida utilizar Bosch ou Magnetti Marelli é "garantia" de qualidade!

Os módulos com 6 pinos são menos tolerantes diante da situação acima, já o de 7 pinos tem um corte de ignição integrado, o que reduz consideravelmente o risco de queima da bobina, caso esqueça a ignição ligada...

Bleidão,

Pelo que li seu carro foi fabricado numa época semelhante ao meu, muito provavelmente os sistemas de ignição são iguais...
Saberia precisar se seu módulo de ignição realmente é de 6 pinos!?
Após a instalação notou calor excessivo no módulo ou na própria Bobina MI!?
Brother se puder ajudar ficarei muito grato...

Bom ver seu carango nas pistas novamente, motor pulsando forte vale todo o empenho.

[]s
Parati LS 86
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

Então, Juninho... o meu módulo de Ignição é de 6 pinos... Não superaquece... nem o módulo nem a bobina.

Não sei se isso tem algo a ver, mas no meu, instalei a bobina com solda. Ficou bem grotesca, mas garanto estar bem soldado.

Quanto ao carro a álcool conseguir sair frio, é mentira... melhora muito o desempenho do carango, mas isso não é verdade.


O que mais precisar saber, só falar.
Avatar do usuário
Jhuninho Trip
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Nov 2009, 08:38
Carro: Parati ls 1986
Localização: São Paulo - SP

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por Jhuninho Trip »

Pow Bleidão, valeu mesmo pela pronta ajuda!
Vou instalar logo a Bobina nova e pau na máquina... KkKkKkkkKkk

Flw.
Parati LS 86
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Instalando a Bobina MI

Mensagem por bleidao »

Jhuninho Trip escreveu:Pow Bleidão, valeu mesmo pela pronta ajuda!
Vou instalar logo a Bobina nova e pau na máquina... KkKkKkkkKkk

Flw.

Hehe... a minha deu tanto pau na máquina, que a caixa de marchas não aguentou rs...

Serei obrigado a colocar uma do GTS câmbio PV (5 marchas esportivo) rs... mas não é por causa da bobina... to zoando.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”