Motor Aspro

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Joaogarios
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Mai 2017, 22:20
Carro: Gol CL 89 1.6 AP

Motor Aspro

Mensagem por Joaogarios »

Boa noite pessoal!
Comprei um gol 8 1.6 e já fiz algumas modificações de interior! Agora quero aspirar ele pra ter. Mais potencia e deixar uns carrinhos pra trás!
Eu já li muita coisa aqui no fórum! E aprendi muiiito! Gostaria de uma ajuda! Queria chegar meu carro. A uns 200-250 cavalos! Mas ASPRO!

KIT DE INÍCIO JÁ COMPRADO!
-carburador 2e (momentâneo)
-comando 049g
-4x1 dimensionado + escape 2polegadas

Proxima coisas está aí, queria saber o que mais por, minha ideia.
Injeção throttle body ou Mi?
Cabeçote 2.0?
Pistoes e bielas não tenho mínima ideia
Virabrequim std?
Ft400
Ambregabem 980lbs
Caixa aliviada
Bobina mi
Vela 9 graus celta
Cabo de vela 8mm
Polia regulável
Polia virabrequim regulável
O que mais posso por e se alguém tiver um melhor conhecimento para me ajudar agradeço! :qus:
Nem sei se a configuração tá boa! Mas vamos tentar!
kiter
Membro
Membro
Mensagens: 79
Registrado em: 27 Dez 2015, 01:15
Carro: GTS prata

Re: Motor Aspro

Mensagem por kiter »

Opa, seja bem vindo.

Estou com um projeto bem adiantado. Da uma olhada la nesse tópico. http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 37&t=38327

200-250 hp na roda no aspirado, é treta grande.
Joaogarios
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Mai 2017, 22:20
Carro: Gol CL 89 1.6 AP

Re: Motor Aspro

Mensagem por Joaogarios »

kiter escreveu:Opa, seja bem vindo.

Estou com um projeto bem adiantado. Da uma olhada la nesse tópico. http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 37&t=38327

200-250 hp na roda no aspirado, é treta grande.
Olhei lá! Muito top seu tópico! Tô seguindo
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor Aspro

Mensagem por João Victor AP »

Bom dia !

Cara, que projeto top hein mano ! Oloko !
Curto demais projetos Aspirado, curto Turbo mas não tanto como o Aspirado !
Aspirado é outro nível :yahoo:

Cara, Throttle body é muito boa, visual delas também é incrível. O fluxo gerado por elas é bem melhor que um coletor Mi.

Sim, use cabeçote 2.0, mas não um cabeçote original, compre um preparado, no qual tenha sido feito alargamento e polimento nos dutos do cabeçote.
Cabeçote 2.0 originalmente usa válvulas 40mm na admissão e 33mm no escape, então se possível converse com o preparador e opte por cabeçote com válvulas 41x35, ou seja, 41mm na admissão e 35mm no escape.

Se na sua cidade não tiver preparador, não se preocupe, existe a RC TECH Cabeçotes Especiais, o preparador é Ricardo Cesnik, o cara é muito bom. Vende os cabeçotes pelo MercadoLivre por um preço muito bacana, basta falar com ele como você quer o cabeçote. Envia os cabeçotes para qualquer lugar do Brasil. Dê uma olhada : http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_33283560

Sobre o virabrequim, não compre STD 1.6, caso for trocar já aproveita e compra logo um Virabrequim de AP 1.8.
Bloco de AP 1.6 e 1.8 são os mesmos blocos, exatamente igual, só muda o virabrequim e os pistões, mas até os pistões e cilindros são de 81mm. Só muda a altura dos pistões, o 1.8 tem pistão mais baixo, por causa do curso maior do Virabrequim.

Pistões use forjados.
Fuja de PowerTech, eles ficam batendo muito, queimando muito óleo quando o motor está frio, exigem folgas muito grandes, entre 0,09mm a 0,12mm.
Use pistões IASA, IAPEL, ou AFP, eles exigem folga de 0,06, ou seja, bem menor, pistões bem melhores.
E eu já usaria pistões de 83,5mm, com eles você chega próximo de 1.900cc, que é mais conhecido por Milenove/Milinove. Com pistões de 81,0 / 82,5 / 83,0 você não chega a 1.9, tem que ser no mínimo 83,5mm.

Bielas, use bielas forjadas, tem várias opções de bielas forjadas no mercado.
Não use bielas fundidas, elas são pesadas.

FT400 é show, também deverá comprar os sensores corretos.
Comprar também uma WideBand para ligar na Sonda Lambda de banda larga, e assim ligar o sinal da WideBand na FuelTech.
Infelizmente não pode ligar a Sonda lamba direto na FT, precisa usar um condicionador externo, isso eles detalham no manual.
Se for uma NarrowBand pode ligar direto no módulo FT mas ela tem menor precisão de leitura, a leitura da WideBand é melhor.

Abraço !
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Motor Aspro

Mensagem por DanielGT »

Isso mesmo que o JV falou! Só completando, não tem substituto ao deslocamento, ou seja, se der pra ir de 2.0 vai, dá pra adaptar o vira 2.0 no bloco do 1.6, tem vários tutoriais na internet. Um 2.0 injetado por mais que não tenha um boa R/L, vc pode melhorar o cabeçote dele e ele fica ótimo!
Joaogarios
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Mai 2017, 22:20
Carro: Gol CL 89 1.6 AP

Re: Motor Aspro

Mensagem por Joaogarios »

João Victor AP escreveu:Bom dia !

Cara, que projeto top hein mano ! Oloko !
Curto demais projetos Aspirado, curto Turbo mas não tanto como o Aspirado !
Aspirado é outro nível :yahoo:

Cara, Throttle body é muito boa, visual delas também é incrível. O fluxo gerado por elas é bem melhor que um coletor Mi.

Sim, use cabeçote 2.0, mas não um cabeçote original, compre um preparado, no qual tenha sido feito alargamento e polimento nos dutos do cabeçote.
Cabeçote 2.0 originalmente usa válvulas 40mm na admissão e 33mm no escape, então se possível converse com o preparador e opte por cabeçote com válvulas 41x35, ou seja, 41mm na admissão e 35mm no escape.

Se na sua cidade não tiver preparador, não se preocupe, existe a RC TECH Cabeçotes Especiais, o preparador é Ricardo Cesnik, o cara é muito bom. Vende os cabeçotes pelo MercadoLivre por um preço muito bacana, basta falar com ele como você quer o cabeçote. Envia os cabeçotes para qualquer lugar do Brasil. Dê uma olhada : http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_33283560

Sobre o virabrequim, não compre STD 1.6, caso for trocar já aproveita e compra logo um Virabrequim de AP 1.8.
Bloco de AP 1.6 e 1.8 são os mesmos blocos, exatamente igual, só muda o virabrequim e os pistões, mas até os pistões e cilindros são de 81mm. Só muda a altura dos pistões, o 1.8 tem pistão mais baixo, por causa do curso maior do Virabrequim.

Pistões use forjados.
Fuja de PowerTech, eles ficam batendo muito, queimando muito óleo quando o motor está frio, exigem folgas muito grandes, entre 0,09mm a 0,12mm.
Use pistões IASA, IAPEL, ou AFP, eles exigem folga de 0,06, ou seja, bem menor, pistões bem melhores.
E eu já usaria pistões de 83,5mm, com eles você chega próximo de 1.900cc, que é mais conhecido por Milenove/Milinove. Com pistões de 81,0 / 82,5 / 83,0 você não chega a 1.9, tem que ser no mínimo 83,5mm.

Bielas, use bielas forjadas, tem várias opções de bielas forjadas no mercado.
Não use bielas fundidas, elas são pesadas.

FT400 é show, também deverá comprar os sensores corretos.
Comprar também uma WideBand para ligar na Sonda Lambda de banda larga, e assim ligar o sinal da WideBand na FuelTech.
Infelizmente não pode ligar a Sonda lamba direto na FT, precisa usar um condicionador externo, isso eles detalham no manual.
Se for uma NarrowBand pode ligar direto no módulo FT mas ela tem menor precisão de leitura, a leitura da WideBand é melhor.

Abraço !
Bom dia! Obrigado por essas dicas! Hoje vou levar o. Carro no torneiro por causa de parafusos do tucho que estão com sem rosca e um quebrado! Preciso saber como da upload nas fotos para eu mandar! Ah tbm tô levando 2e na clínica para melhoria dos dutos e troca das valvulas! Vamos ver como vai ficar estou ansioso pelo 4x1!
Joaogarios
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Mai 2017, 22:20
Carro: Gol CL 89 1.6 AP

Re: Motor Aspro

Mensagem por Joaogarios »

DanielGT escreveu:Isso mesmo que o JV falou! Só completando, não tem substituto ao deslocamento, ou seja, se der pra ir de 2.0 vai, dá pra adaptar o vira 2.0 no bloco do 1.6, tem vários tutoriais na internet. Um 2.0 injetado por mais que não tenha um boa R/L, vc pode melhorar o cabeçote dele e ele fica ótimo!
A diferença eh muito grande? Tô vira.1.8 pro 2.0? Por que se não melhor pegar o 2.0 mesmo! Ah tbm tava pensando em pistão 84mm. Se eh pra aspirar vamos fazer direito
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor Aspro

Mensagem por João Victor AP »

Joaogarios escreveu:A diferença eh muito grande? Tô vira.1.8 pro 2.0? Por que se não melhor pegar o 2.0 mesmo! Ah tbm tava pensando em pistão 84mm. Se eh pra aspirar vamos fazer direito
A diferença do virabrequim do 1.8 para o 2.0 é no curso, que é bem maior.

Pra colocar o Virabrequim do 2.0 no bloco de 1.6/1.8 basta fazer um retrabalho na área de fixação da bomba de óleo, basta retirar um pouco de material lá.

Colocar Virabrequim do AP 2.0 basta remover material ali do bloco, ou seja, tem uma solução.
Mas se você quiser deixar o bloco, realmente igual ao de um 2.0, deverá trocar o eixo do distribuidor atual pelo eixo do AP 2.0. Isso porque eixo do 1.6/1.8 é igual, mas o eixo do 2.0 é diferente. E também deve ser feito um retrabalho ali aonde é o furo no bloco para acomodar o distribuidor, pois, no 2.0 a base é maior.

Mas se quiser colocar apenas o Virabrequim do 2.0, e manter o eixo do distribuidor do 1.6/1.8... acredito que dê certo sim, mas não tenho certeza.

Já transformar AP 1.6 em 1.8... aí eu sei que é só colocar o virabrequim e pistão do 1.8, entre 1.6 e 1.8 o bloco é o mesmo.
Joaogarios
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Mai 2017, 22:20
Carro: Gol CL 89 1.6 AP

Re: Motor Aspro

Mensagem por Joaogarios »

João Victor AP escreveu:
Joaogarios escreveu:A diferença eh muito grande? Tô vira.1.8 pro 2.0? Por que se não melhor pegar o 2.0 mesmo! Ah tbm tava pensando em pistão 84mm. Se eh pra aspirar vamos fazer direito
A diferença do virabrequim do 1.8 para o 2.0 é no curso, que é bem maior.

Pra colocar o Virabrequim do 2.0 no bloco de 1.6/1.8 basta fazer um retrabalho na área de fixação da bomba de óleo, basta retirar um pouco de material lá.

Colocar Virabrequim do AP 2.0 basta remover material ali do bloco, ou seja, tem uma solução.
Mas se você quiser deixar o bloco, realmente igual ao de um 2.0, deverá trocar o eixo do distribuidor atual pelo eixo do AP 2.0. Isso porque eixo do 1.6/1.8 é igual, mas o eixo do 2.0 é diferente. E também deve ser feito um retrabalho ali aonde é o furo no bloco para acomodar o distribuidor, pois, no 2.0 a base é maior.

Mas se quiser colocar apenas o Virabrequim do 2.0, e manter o eixo do distribuidor do 1.6/1.8... acredito que dê certo sim, mas não tenho certeza.

Já transformar AP 1.6 em 1.8... aí eu sei que é só colocar o virabrequim e pistão do 1.8, entre 1.6 e 1.8 o bloco é o mesmo.
Po show em! Obrigado. Pelas dicas! Conversei com um. Rapaz da retifica hoje eles disseram que aqui no RJ não se faz em, em. São Gonçalo especificamente mas acredito que no RJ faça siim só tenho que procurar e me cobrou 700 para eu trocar um cabeçote 1.6 por um 2.0 com plane de 0.8mm! Não sei qual passo darei se mecho no. Motor pra depois mexer na mecânica ou visse versa! Ahhh sexta pego meu carro no torneiro foi trocar os parafusos do cabeçote! E descobri pq tava vazando muito! A junta que comprei tem que ser usada sem arroelas! Pq. Se não fica um espaço! Agora. Esperar pra ver se ajeito!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor Aspro

Mensagem por João Victor AP »

Joaogarios escreveu: Po show em! Obrigado. Pelas dicas! Conversei com um. Rapaz da retifica hoje eles disseram que aqui no RJ não se faz em, em. São Gonçalo especificamente mas acredito que no RJ faça siim só tenho que procurar e me cobrou 700 para eu trocar um cabeçote 1.6 por um 2.0 com plane de 0.8mm! Não sei qual passo darei se mecho no. Motor pra depois mexer na mecânica ou visse versa! Ahhh sexta pego meu carro no torneiro foi trocar os parafusos do cabeçote! E descobri pq tava vazando muito! A junta que comprei tem que ser usada sem arroelas! Pq. Se não fica um espaço! Agora. Esperar pra ver se ajeito!
Por nada man !
Vá postando novidades do projeto aqui no CdGQ :good:
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”