CHT ou AP

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pacatomg
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CHT ou AP

Mensagem por pacatomg »

Galera, sou novo aqui e sei que meu questionamento parece um tanto quanto exaustivo, mas quero ter certeza de qual escolha fazer para que não venha a ter dor de cabeça.

Quero comprar um gol quadrado, de 91 a 94, o mais original possível para mantê-lo como hobby. Quero motor 1.6 à gasolina, mas aí repousa a dúvida. O motor CHT, pelas pesquisas de compra que fiz é mais fácil de encontrar e um pouco mais barato. Já o AP é mais difícil e geralmente mais caro. Não entendo muito de motor, mas me disseram que o CHT "não vale nada" e que o AP é muito superior. Disseram para nunca comprar o CHT e um carro com esse motor é muito desvalorizado em relação ao AP. Vocês consideram essas afirmativas plausíveis? Se comparado ao AP, o CHT é tão inferior assim? Entre um 1.6 CHT e um 1.8 AP (mais fácil de encontrar), qual vocês indicariam? A minha maior preocupação referente ao motor, além da originalidade, é a durabilidade e o gasto com mecânica, mas não gostaria de um carro que fosse "desvalorizado", se esta for a questão do CHT.

Muito obrigado!
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Pega um 1.8AP, não tem muita diferença de consumo não para um 1.6AP ou 1.6 CHT.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Motor AP é VW... motor CHT é Ford... CHT é o motor do Corcel I, Corce lI e Escort.

Então não preciso falar mais nada! Cagada foi essa Auto Latina...
Editado pela última vez por Rodox em 04 Mai 2015, 15:58, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Ricardo Soldera
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Ricardo Soldera »

Fala pacatomg,

Essa é uma questão polêmica. Eu sugiro que você leia uma reportagem da revista quatro rodas de setembro de 1993 em que os dois motores são comparados. É só entrar no acervo digital da quatro rodas para ler. Vou resumir aqui. Na cidade o CHT se mostrou mais econômico. Na pista o AP se mostrou mais econômico. Porém, tanto na cidade como na pista o AP teve mais desempenho. Ou seja, o AP venceu esse comparativo. Eram ambos motores 1.6, creio que a gasolina. No álcool a diferença de desempenho a favor do AP fica ainda maior.

Eu já tive um CHT 1.6 a gasolina a hoje tenho um AP 1.6 a álcool.
As vantagens do AP são muitas. Ele vibra menos por possuir menor relação r/l. É um motor mais robusto e de manutenção mais fácil e um pouco mais barata. Também é um motor afeito à preparações. Uma coisa ruim é que ele possui correia dentada, mas não costuma dar trabalho. Por tudo isso, os carros com motor AP são mais valorizados.

O motor CHT tem como vantagem não usar correia dentada. Ele também é um motor com mais torque, ainda assim, perde em desempenho para o AP. Nos outros quesitos, é um motor inferior ao AP. Mas essa é a questão: não é por ser inferior ao AP que o CHT é um motor ruim. Ao contrário. Os motores CHT, especialmente os que equipam os carros da VW, são robustos, confiáveis e não tem manutenção cara. É que o motor AP realmente foi o melhor do seu tempo.

Enfim, eu acho que vale a pena olhar o estado geral do carro e do motor. As diferenças entre os os dois motores, 1.6 no caso, existem mas não são substancias.

Mas por que você não está cogitando ter um carro a álcool?

Abraço,

Ricardo Soldera.
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thiagofellipe26
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Re: CHT ou AP

Mensagem por thiagofellipe26 »

pacatomg escreveu:Galera, sou novo aqui e sei que meu questionamento parece um tanto quanto exaustivo, mas quero ter certeza de qual escolha fazer para que não venha a ter dor de cabeça.

Quero comprar um gol quadrado, de 91 a 94, o mais original possível para mantê-lo como hobby. Quero motor 1.6 à gasolina, mas aí repousa a dúvida. O motor CHT, pelas pesquisas de compra que fiz é mais fácil de encontrar e um pouco mais barato. Já o AP é mais difícil e geralmente mais caro. Não entendo muito de motor, mas me disseram que o CHT "não vale nada" e que o AP é muito superior. Disseram para nunca comprar o CHT e um carro com esse motor é muito desvalorizado em relação ao AP. Vocês consideram essas afirmativas plausíveis? Se comparado ao AP, o CHT é tão inferior assim? Entre um 1.6 CHT e um 1.8 AP (mais fácil de encontrar), qual vocês indicariam? A minha maior preocupação referente ao motor, além da originalidade, é a durabilidade e o gasto com mecânica, mas não gostaria de um carro que fosse "desvalorizado", se esta for a questão do CHT.

Muito obrigado!
Tive um Gol CHT, e recomendo o motor. Isso de "ah o motor não presta" é coisa de mecânico preguiçoso.
Hoje tenho um Voyage 1.8 AP. Ainda compraria outro veículo com motor CHT? SIM. Enquanto o AP possui correia dentada, o CHT possui corrente de comando. Isso o torna um motor que aguenta mais tempo sem revisão, ele saiu no Escort, Del Rey, Corcel (versão com bloco do motor menor) Gol, Voyage, Parati, Saveiro. Na Auto Latina, foi modificado diversos aspectos do motor, ele não é o mesmo motor original FORD.
No Facebook tem um grupo, CHTzeiros. Da uma pesquisada no face, tem um cara que tem uma Parati CHT Turbo, e diversos outros membros com motor CHT modificado, Eu inclusive tinha meu CHT aspirador, com comando do Escort XR3 Formula, e cabeçote também deste escort. Uma vez, fui lado a lado na pista com um amigo, ele com um Gol AP 1.8 e eu com meu CHT 1.6 aspirado, 160 KM/h. Foi o máximo que chegamos, claro que o dele poderia ir mais, enfim, meu motor nunca havia sido feito, desde 1990, batia a parte debaixo, batia um pouco de válvulas, viajei com o carro e tudo, usava do dia-a-dia, e esta é minha experiência com o motor CHT.
O CHT já deu problema comigo, e o AP também já deu. A questão é que ambos possuem manutenção barata.
Se quer motor com peças fáceis de encontrar pra modificação, AP. O CHT possui, porém é mais difícil encontrar.
Pesquise Como Surgiu o Motor CHT. Você vai entender a qualidade que ele tem.

Mas não desmereça o motor CHT, porque uns e outros falam que não presta, ou que desvaloriza... Se possível, pesquise experiências de pessoas que possuem carro com este motor no dia-a-dia, o CHT é também conhecido como AE, Alta Economia, e o AP Alta Performance, então, óbvio que não pode comparar Economia x Performance.

Abraço!
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Felipe,

Criticar o AP por causa de troca de correia dentada é bobagem... O gasto é mínimo e muita gente aqui troca em casa mesmo a correia dentada.

O que acontece é que tem algumas pessoas por desconhecimento tiram o protetor da correia para ficar mais bonito, e isso acaba com a vida útil da correia. A minha correia mesmo está com 50.000 km e ainda está boa.

E também tem o fator de que quem exige muito do carro a correia dura menos, carro turbo é pior ainda pra correia dentada.

A cada 10.000 km eu inspeciono a correia dentada. No livro "Conheça o seu Passat", disponível na Volk Page, não diz quando é pra trocar a correia dentada, só pede para inspecionar se tem alguma anomalia que justifique a sua troca.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Andre Reis »

Se for pra deixar ele como hobby, acho que qualquer um vale, tanto CHT quanto AP 1.6 ou 1.8. O que vale é escolher um em bom estado, com a carroceria boa, motor bom, bem cuidado etc. Não vai sair pegando a primeira bomba que vem pela frente igual uns desesperados fazem sem primeiro analisar o carro. Carro você têm que saber o que está comprando, ou então aguente as surpresas. Pode pegar CHT tranquilo se você arrumar um em bom estado.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por thiagofellipe26 »

A crítica á correia dentada, que não seria bem uma critica, não é custo de manutenção, mas sim desgaste, desconhecimento de leigos em verificar a correia, essas coisas, que no CHT, mesmo batendo a corrente de comando na lata, ele ainda aguenta andar. Se a correia dentada estourar em alta rotação numa estrada, Adeus motor. Eu inspeciono minha correia, você inspeciona a sua, e muitos também verificam, mas vamos levar em consideração, há muitas pessoas que não inspecionam. É disso que estava falando.

Abraço
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Felipe,

A grande maioria dos carros de hoje em dia são de correia dentada, se a pessoa não faz manutenção preventiva é problema dela. Carro não é só por gasolina e andar.

Pra você você ter noção, meu pai rodou 120.000 km com a mesma correia dentada no meu Gol. O meu carro comprei do meu pai em 2008. Meu pai não é de correr e comprou o gol em 1995 com uns 50.000 km rodados quando o meu pai tinha 45 anos de idade. A troca da correia foi feita em 2004 aos 170.000 km.

Eu estava preocupado em trocar a correia então meu pai disse isso, que ela dura muito e é só ficar olhando o seu estado, pois se aparecer alguma trinca ou outro tipo de defeito, então se troca.

O Plano de Manutenção do meu gol nem especifica prazo de troca de correia dentada, somente a da troca da correia da bomba d'água. Já consultei Especialistas e eles sugerem a troca para os nossos gols quadrados a cada 100.000 km.
Editado pela última vez por Rodox em 06 Mai 2015, 09:51, em um total de 13 vezes.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Ricardo Soldera »

thiago felipe,

Tá perfeito o que você disse.
Uma outra coisa interessante que você falou no outro post é que o motor CHT que equipava os carros da Ford foram retrabalhados para equipar os carros da Autolatina. Por isso eles foram rebatizados de AE. Os motores de origem Ford já eram bons, mas se tornaram mais resistentes na mão da Autolatina. Tem reportagens sobre isso nas revistas quatro rodas de outubro e novembro de 1989.
E rola muito preconceito infundado com o AE. Como você já disse, os mecânicos torcem o nariz com esse motor. Mas isso é porque é mais trabalhoso abrir o AE e não porque ele é um motor ruim.
Enfim, eu ainda prefiro o AP. Mas dizer que o carro não vale nada por ter um AE é muita falta de conhecimento sobre o motor.
Como eu também já falei, o mais importante é o estado geral do carro e do motor.

Abraço,

Ricardo.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por thiagofellipe26 »

Ricardo Soldera escreveu:thiago felipe,

Tá perfeito o que você disse.
Uma outra coisa interessante que você falou no outro post é que o motor CHT que equipava os carros da Ford foram retrabalhados para equipar os carros da Autolatina. Por isso eles foram rebatizados de AE. Os motores de origem Ford já eram bons, mas se tornaram mais resistentes na mão da Autolatina. Tem reportagens sobre isso nas revistas quatro rodas de outubro e novembro de 1989.
E rola muito preconceito infundado com o AE. Como você já disse, os mecânicos torcem o nariz com esse motor. Mas isso é porque é mais trabalhoso abrir o AE e não porque ele é um motor ruim.
Enfim, eu ainda prefiro o AP. Mas dizer que o carro não vale nada por ter um AE é muita falta de conhecimento sobre o motor.
Como eu também já falei, o mais importante é o estado geral do carro e do motor.

Abraço,

Ricardo.
Obrigado, e Falou tudo Ricardo.
Só uma observação Ricardo, meu pai trabalhou 11 anos na ford na linha de montagem, e participou na época, da AutoLatina.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

Tenho absolutamente nada a reclamar do CHT. Muito pelo contrário. Meu XR3 tinha esse motor e apesar do carburador totalmente zuado o carro era super forte e ágil, além de economico. Fazia 11km/l de alcool na cidade.

Cada coisa no seu lugar, VW tem que ser AP e Ford tem que ser CHT. Na verdade, Ford pode ser até AP também que não dá nada pra gente. O CHT nem perde assim não. Só acho irritante o som de um Escort saindo do escape de um Gol. Se escuta claramente o barulho da corrente comando.

Mas os primeiros XR3 são um tesão de dirigir na minha opinião. O meu era 87 conversível.

Só não confunda as coisas. Podem malhar e falar bem do CHT, mas seu lugar é no cofre do escort.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

As correias dentadas vendidas no mercado paralelo geralmente duram em média 40.000 a 60.000 km, enquanto as originais possuem uma vida útil maior, entre 90.000 a 120.000 km dependendo da montadora e motorização.

Fonte: http://economia.terra.com.br/carros-mot ... aRCRD.html

Segundo Mezger (2004), atualmente cerca de 35 a 40% de todos os veículos produzidos utilizam correia de sincronismo em HNBR, uma vez que sistemas com correias em HNBR possuem vida útil de 150.000 km ou mais.

Fonte: http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp ... sztejn.pdf
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Re: CHT ou AP

Mensagem por DanielGT »

Só pra gerar mais atrito na conversa. Tb prefiro o AP, mas pelo simples fato de não existir CHT 1.8 e 2.0, pois se só existisse AP 1.6 eu ficaria com o CHT 1.6, Ele é um motor muito mais econômico com um pouco a menos de potencia e mais torque. Falando em números, o CHT ford de 91 tem 13,3kgfm de torque e o AP 1.6 mesmo ano tem 12,6kgfm (os dois no álcool) Acabei de olhar no manual do Escort e do Gol. o Ap tem 93cv no alcool e o CHT 80cv. na gasolina o AP tem 80cv e o CHT tem 78cv. Tive um CHT 1.6 a gasolina 1991 (Ford Verona), e tenho agora um CHT 1.0 (Gol 1000 94), estou juntando grana para no fim do ano trocar o motor. Bem provável que eu pegue um AP 2.0 (120cv e 17kgfm) gasolina, mas se não couber no orçamento vou pegar um CHT 1.6 e vou ficar feliz. Meu verona fazia 11km/l dentro da cidade (ipatinga-MG) e fazia 14-15 na estrada a 100km/h o tempo todo, mesmo se fosse subida jogava uma quarta e ele subia todos os morros da BR-381 de quarta a 100km/h a +- 2500RPM tranquilo. Cambio do Verona é longo pra caral**, olhando no manual dele aqui:
1ª 3,15:1
2ª 1,91:1
3ª 1,28:1
4ª 0,95:1
5ª 0,76:1
DIF 3,84:1
Imagino que esse motor com o cambio PR, que é o cambio que ele usa no gol autolatina, deve ficar um carro delicioso de se guiar. Não acho nenhum problema de ter um carro ford com motor VW e um VW com motor Ford. Outra vantagem da corrente é ligar o carro no tranco. Correia tem chance de sair se o tranco for grande. Corrente o risco é bem menor. Estava lendo na 4 rodas de 89, sobre o CHT no gol, e esse motor foi desenhado para que a mistura ficasse em turbulência na câmera de combustão, melhorando a queima, e isso é o que faz ele econômico. Imagina um CHT 2.0 ?!?! (sei que não tem como pelas paredes e etc etc etc, nem 1.7 rola fica fino demais) estou sugerindo redesenhar ele para 2.0. Seria um ótimo motor teria provavelmente 20kgfm de torque ao contrario dos 17 do Ap 2.0. Mas pera, uai, Já existe isso! Chama Ford Duratec! Equipa Fusion 4cil e Focus 2.0, tem 140cv e 21kgfm de torque, tem uma camera de combustão de alta turbulência e corrente de comando acionando 16v.
Não puxo saco de nenhuma empresa e de nenhum motor, o que for mais interessante para o consumidor é o melhor. AP é bom? é sim. é o melhor? de longe não. Mas colocar um Duratec em um gol é inviável. Mas em um escort já é mais tranquilo pq vc leva motor e caixa do Focus e só mexe com coxins e parte elétrica. e fica lindo. No EscortClube tem um cara fazendo um projeto assim. O Renato Bellote no Youtube já mostrou um Ka com essa mecânica. Fica lindo. Resumindo, Procure o que cabe no seu bolso e seja interessante. Quer um carro pra fds mas não liga pra correr? vai de CHT. quer uma preparação leve futuramente ou quer performance, vai de AP. Tem grana sobrando? Chuta os dois pra longe e adapta um motor nisso ai! hahaha ficaria lindo um Gol Duratec :D
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Está totalmente errada esse tabela do 1.6AP... a diferença de álcool para gasolina deve ser de no máximo 3 a 4 CV, então a potência correta seria 90 CV.

Então se é pra extrapolar eu colocaria o motor do Golf 1.8 Turbo - 20V.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Está totalmente errada esse tabela do 1.6AP... a diferença de álcool para gasolina deve ser de no máximo 3 a 4 CV, então a potência correta seria 90 CV.

Então se é pra extrapolar eu colocaria o motor do Golf 1.8 Turbo - 20V.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

Eu já li matéria sobre um Escort XR3 85 com motor Duratec, fiquei sabendo que é muito bom mesmo.

Mas se fosse eu, com o cofre e motor transversal, adaptava um VR6 de cara.

Meu sonho mesmo é montar um VR6 no gol, ou pelo menos um 16V do GTI. Mas o máximo vai ser um cabeçote muito bem preparado, 2.0 do santana tucho mecânico comando 284 berrando por um par de webers, 4x1 e escape dimensionado com abafador do GT no final. Tuning de época. :relax:

O Escort comporta até um AP bloco alto sem muitos problemas.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Daniel,

Já que está achando pouca a potência do 1.6AP em relação a um CHT 1.6, então pega um 1.8AP a álcool que tem 99 CV ou 2.0AP de 120 CV.

E está comprovado que os motores VW AP são os melhores pra se turbinar.

Veja este vídeo da Full Power, link a baixo, que mostra uma preparação básica de kit turbo para AP, o carro testado no dinamômetro chegou a potência máxima de 249 CV a 6.200 rpm com o Gol ano 1988 - 1.6 AP - carburado - turbinado.

https://www.youtube.com/watch?v=H20PY2dd3DY
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Re: CHT ou AP

Mensagem por C_Nicoleti »

Também sou da opinião de que a frase "CHT Não presta" é coisa de mecânico preguiçoso. CHT é um motor bom, o que divide os usuários e aumenta a vertente de usuários ao fanatismo do motor AP é a facilidade de achar peças, baixo custo de manutenção e facilidade em preparações. Já no CHT temos todos os itens anteriormente citados porem talvez um pouco mais difícil. Isso não condena o motor, é um motor econômico e de alta durabilidade. Até porque, se fosse um motor ruim e não prestasse como muitos condenam ele não ficaria meio século em linha entre modificações, levando em conta que é um projeto da Renault da década de 40, passou para ford, vw, e continuou na renault até 2003 se não me engano. Uma coisa que o Thiago falou acima, é um motor voltado a economia, o AP para performance, não podem ser comparados diretamente, existe uma linha tênue entre os dois. Não critiquei o AP, de maneira alguma, é um ótimo motor, só acho desnecessário desmerecer o CHT dessa maneira.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Eu tenho revista de Golzinho 1990 com motor 1.8 que virou 2.0 turbo... 500 CV de potência. Veja ele na revista abaixo, Revista AutoPower - Março 2003, é o gol quadrado branco todo enfeitado, eu tenho a revista até hoje:

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/autopower- ... 2014-O.jpg
Rodox

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