ta tudo proibido desde que se pague..

Espaço de orientações e curiosidades sobre nossa legislação do transito.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

ta tudo proibido desde que se pague..

Mensagem por oxy »

segue resolução do contran q vai ser homologada em dezembro deste ano, esta tudo proibido spoiler, aerofolio, roda, pneus baixo, carro baixo, adesivos, lanternas, farois, motor modificado...a galera do tunig vai infarta...
bom porem c vc paga ai libera mas ira acrescentar no licenciamento e ipva...no mesmo topico q tirei a resolução o pessoal q ja tem modificado e legalizado foram verificar o valor q ia almenta o licencimento e ipv e adivinha modificações leves vai subir 100mangos no licenciamento e 209 no ipva..
PQP..

Resolução nº 201 de 25 de Agosto de 2006
Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.
DOU 11/09/2006 - Em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a sua publicação.

Art. 1º Estabelecer as modificações permitidas em veículos.

Parágrafo único: Os veículos e sua classificação quanto à espécie, tipo e carroçaria estão definidos no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º As modificações permitidas em veículos, bem como a exigência para cada modificação e a nova classificação dos veículos após modificados, quanto ao tipo/espécie e carroçaria, para fins de registro e emissão de Certificado de Registro de Veículos - CRV/ Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos CRLV, constam no Anexo II desta Resolução.

Parágrafo único: Além das modificações previstas nesta Resolução, também serão permitidas as operações em veículos constantes na Resolução n_ 200/06 - CONTRAN, as quais devem ser precedidas de obtenção de código de marca/modelo/versão nos termos nela estabelecidos.

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 4º Quando a modificação exigir a realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular - CSV, este deverá ser expedido por entidade licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, conforme regulamentação específica do mesmo.

Parágrafo único: O número do Certificado de Segurança Veicular - CSV, bem como a expressão “VEÍCULO MODIFICADO”, devem ser registrados no campo das observações do Certificado de Registro de Veículos - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV, e as modificações deverão ser registradas nos campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do CRV/CRLV.

Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis - DNC, do Ministério de Minas e Energia.

Parágrafo único: Fica proibida a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos para aumentar a capacidade de transporte(carga e lotação) , visando a modificação do combustível para Diesel.

Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.

Parágrafo único: Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos com PBT igual ou superior a 3500Kg, e os veículos que tiveram suas suspensões modificadas para compensar o rebaixamento natural decorrente da instalação de Gás Natural Veicular - GNV ou blindagem, desde que mantida a altura original do veículo.

Art. 7º É permitido, para fins automotivos, exceto para ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, o uso do Gás Natural Veicular GNV como combustível.

§1º Os componentes do sistema devem estar certificados no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, conforme regulamentação específica do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO.

§2º Por ocasião do registro será exigido dos veículos automotores que utilizarem como combustível o Gás Natural Veicular - GNV:

I - Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo INMETRO, conforme regulamentação específica, onde conste a identificação do instalador registrado pelo INMETRO, que executou o serviço.

II - Certificado Ambiental para uso de Gás Natural em Veículos Automotores - CAGN expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, ou aposição do número do mesmo no CSV.

§3º Anualmente, para o licenciamento dos veículos que utilizam o Gás Natural Veicular como combustível, será exigida a apresentação de novo Certificado de Segurança Veicular - CSV.

Art. 8º Ficam proibidas:

I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III - A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados.

Art. 9º O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, deverá estabelecer programa de avaliação da conformidade para adaptação de segundo-eixo em semireboque, terceiro-eixo em caminhão-trator, ônibus e semi-reboque e segundo-eixo direcional em caminhão e ônibus.

Parágrafo único: Para as modificações previstas no caput deste artigo, será exigido o Certificado de Segurança Veicular - CSV, o Certificado de Garantia e Nota Fiscal do eixo, o qual deverá ser sem uso.

Art. 10 Os veículos que sofrerem modificações para utilização por portadores de necessidades especiais ou para aprendizagem em Centros de Formação de Condutores deverão, para fins de registro, sofrer prévia inspeção de segurança para emissão de Certificado de Segurança Veicular.

Art. 11 Os veículos pré-cadastrados, cadastrados ou modificados a partir da data de entrada em vigor desta Resolução deverão ser classificados conforme a tabela constante no Anexo I.

Art. 12 Fica garantido o direito de circulação, até o sucateamento, dos veículos que sofreram modificações antes da entrada em vigor desta Resolução, desde que os seus proprietários tenham cumprido todos os requisitos exigidos para a sua regularização, mediante comprovação no Certificado de Registro de Veículos - CRV e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV.

Art. 13 Esta Resolução entra em vigor em 180 (cento e oitenta) dias contados da data de sua publicação, ficando revogados os artigos 1º a 8º da Resolução nº 25/98 - CONTRAN e demais disposições em contrário.
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

bom... mas se eu pagar eu posso fazer o que eu quiser no carro? se for assim, menos mal então...


o que não pode fazer?
Avatar do usuário
Camillo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Set 2007, 10:32
Carro:
Localização: Guarulhos/SP

na na nina nãooooooooo

Mensagem por Camillo »

Na verdade já existe lei pertinente a "ALTERAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DO VEÍCULO", que geram uma altuação, e também retenção do veículo para regularização. Isso vale pra um simples adesivo que tire uma parte de sua visibilidade até uma roda esportiva que não se enquadre nas medidas corretas feitas pro seu veículo.

Na maioria dos estados os Policiais Militares não se apegam a esses detalhes, mas sim ao serviço operacional diretamente. A não ser que seja parado em um bloqueio que tem por finalidade apreensão de materiais ilícitos, ai a fiscalização deve ser completa, para que o agente da lei não prevarique e prejudique o Estado que ele representa. Na verdade esta fiscalização é de competência de outros órgãos municipais, que praticamente não existem tirando o CET aqui em SP capital.

Qualquer duvida.

Abraços
Avatar do usuário
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3103
Registrado em: 21 Abr 2007, 23:51
Carro:
Localização: São Paulo - Pirituba - Z/O

Mensagem por Anderson Milhouse »

Cara eu nunk entendo direito essas regras do Detran...
É foda!!
Mais pelo que eu vi...tá tudo proibido..
Ou é original ou é original.
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
diegoemerice
Membro
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 01 Out 2007, 07:52
Carro:
Localização: Gaspar - SC

Mensagem por diegoemerice »

Galera, não entendi muito, mas pelo que vi vcs flando carros de passeios vão poder ser rebaixado depois de uma vistoria de segurança dai pagando uma anuidade no IPVA?
é isso mesmo?
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.
Negativo, suspensão continua sem poder alterar.
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
diegoemerice
Membro
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 01 Out 2007, 07:52
Carro:
Localização: Gaspar - SC

Mensagem por diegoemerice »

Thiago Turci escreveu:
Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.
Negativo, suspensão continua sem poder alterar.
Então se tiver, saveiro, s10, carros de porte de carga poderão ser alteradas para rebaixado?
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

diegoemerice escreveu:
Thiago Turci escreveu:
Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.
Negativo, suspensão continua sem poder alterar.
Então se tiver, saveiro, s10, carros de porte de carga poderão ser alteradas para rebaixado?
nao pode ser alterado conforme esta descrito....
Imagem
fdenardi
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Ago 2007, 11:36
Carro:
Localização: Osasco/SP

Mensagem por fdenardi »

Por isso eu corri com a regularização.

Meu carro agora está legalizado com a nova Potencia (139Cv).
VW GOL GL 1992 1.8 T *VENDENDO*
- Motor Okm
- Cabeçote Okm
- Turbina seminova
- Recaro
- Rodas GTI G3
- Turbo Legalizado no DETRAN SP
Responder

Voltar para “Leis de transito”