Preparação Motor AP - Dicas aqui - Tutorial que achei

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Thiago Turci
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Preparação Motor AP - Dicas aqui - Tutorial que achei

Mensagem por Thiago Turci »

Galera, tava vasculhando meu PC e achei varias coisas, na Principal coloquei o sistema de Pinagem do Painel do GIII. Aqui vai um "tutorial" de preparação para AP, não sei se vai ajudar mas esta ai:


Preparação AP - Veneno Leve

Introdução:

Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem modificar a estabilidade original do motor (ou seja, o carro vai ficar com a lenta normal). É aplicável em motores AP 1600, 1800 e 2000.

Peças necessárias:

1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").
2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.
3. Uma junta de cabeçote.
4. Um jogo de velas mais frias que as originais.
5. Uma junta do coletor de admissão.
6. Juntas do coletor de escape.

Mãos-à-obra:

Desmontagem:

A ordem de desmontagem é a seguinte:

a. Retire a tampa da correia dentada;
b. Retire a tampa de válvulas;
c. Retire o comando com sua polia;
d. Retire a polia do comando usando uma morsa de bancada.

Substitua o comando de válvulas original pelo 049G. Esse comando é encontrado em qualquer concessionária Volks. Ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS (entre outros), sendo o comando mais bravo da linha e podendo ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de admissão, retirando-o; solte os parafusos do coletor de escape, retirando-o também; solte todas as mangueiras que são presas ao cabeçote; após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os parafusos do mesmo e retire-o.

Leve-o em uma oficina de retífica de motores e mande aplainar 0,8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.

Montagem:

O procedimento de montagem dos componentes é inverso ao da desmontagem. O que se deve observar na montagem é (no momento em que for colocar a correia dentada na polia do comando) que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna. Essa marca deve estar alinhada com a base da tampa de válvulas do lado direito. Retire a tampa de distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro, se não estiver, faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso, encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.

Regulagem:

Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza e uma regulagem de mistura ar/combustível. Alguns preparadores costumam modificar o avanço do segundo estágio, que é à vácuo, para mecânico...eu particularmente não recomendo, pois o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo. Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu motor. Se for, por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia dar uma volta para testar: com velocidade baixa coloque quarta marcha e pise no fundo do acelerador...se o motor fizer um barulho de batida de pino ("grilar"), baixe um pouco o ponto e teste novamente, repetindo essa operação até para de grilar.

Preparação AP - Veneno Médio

Introdução:

Para motores AP 1600 e 1800. As modificações abaixo resultam em mudança de lenta, o motor vai trabalhar "mais nervoso", o típico caso de lenta irregular.

Peças necessárias:

1. Um comando de válvulas de 276 à 290 graus (escolha o mais adequado p/ seu uso).
2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.
3. Um carburador 2E ou 3E (também use o de sua preferência).
4. Um pé p/ o carburador escolhido.
5. Um par de giclês 10 à 20% maior que o original.
6. Um coletor de escape dimensionado 4X1.
7. Um jogo de velas mais frias que a original.
8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.

Mãos-à-obra:

As informações abaixo estão resumidas, pois o processo "passo-a-passo" é basicamente o mesmo do item veneno leve.

Substitua o comando de válvulas original por um comando entre 276 e 290 graus. Esse tipo de comando só é encontrado em lojas especializadas em preparação de motores de competição. Existem dois tipos de comando: o chamado cópia, que é de fabricação nacional, e o comando importado. Eu aconselho o importado, pois é um comando de qualidade e não é preciso esquentar a cabeça com a regulagem de válvulas.

Se a preparação está sendo feita num motor AP 1600, será preciso substituir o carburador e seu pé, por um modelo Brosol 2E ou 3E, também encontrado em concessionárias, dando sempre preferência por um 3E. Os giclês de primeiro e segundo estágio devem ser substituídos por uns de 10 a 20% maior em ambos os carburadores. Após a montagem, regule a marcha-lenta e a mistura ar/combustível. Transforme o carburador para estágio com avanço mecânico: esse procedimento é bem simples, bastando retirar o avanço à vácuo e seus componentes e, no suporte da bombinha de vácuo, entorte-o cerca de 45 graus, engatando um lado da mola de Fusca na fresa do mesmo, e o outro lado engatado no eixo onde a bombinha de vácuo estava encaixada. Substitua o coletor de escapamento por um modelo 4X1, encontrado em lojas especializadas.

O ponto pode ser ajustado conforme mencionado no item veneno leve. As velas também devem ser substituídas por um modelo que seja mais fria, consultando as tabelas da NGK e BOSCH em uma loja de autopeças, mas lembre o seguinte: as velas NGK de acordo com a numeração crescente, a vela é mais fria, e numeração decrescente é mais quente. Na BOSCH é o contrário, ou seja, a numeração menor indica que é mais fria e vice-versa. O processo de montagem da correia dentada também é o mesmo descrito no item veneno leve.

Para o AP 1800, a maioria já vem equipada com carburação 2E, e dependendo do comando que está sendo instalado, não é necessário a substituição da mesma. O resto é o mesmo procedimento acima descrito.

Essas informações são válidas para motores à álcool e gasolina. A única diferença está na hora de comprar o carburador, que tem que ser específico para cada tipo de combustível (o modelo álcool tem banho de níquel, para resistir à corrosão).

Regulagem:

A regulagem também segue os mesmos passos do item veneno leve.

Preparação AP - Veneno Pesado

As informações abaixo precisam de um amplo conhecimento na área, pois a dificuldade não está na instalação, mas sim na regulagem do equipamento. Muitos preparadores bons gastam dias e dias para conseguir um acerto médio do motor. Digo médio porque um acerto total não é tarefa para qualquer um. Portanto, se você resolver seguir as dicas abaixo, prepare-se, pois suas noites de insônia vão começar! Ah!! antes que eu me esqueça: nunca tenha pressa, faça tudo com muita calma e bem feito.

Veneno Pesado Para Motor Aspirado

Introdução:

Aplicável para AP 1600, 1800 e 2000.

Peças necessárias:

1. Um carburador Weber 40 ou 44.
2. Um pé p/ o devido carburador.
3. Um comando de válvulas de 290 à 318 graus.
4. Um jogo de juntas da tampa de válvulas.
5. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
6. Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.
7. Um coletor de admissão p/ o Weber.
8. Uma bomba de combustível elétrica.
9. Um dosador de combustível.
10. 6m de mangueira p/ combustível.
11. 5m de fio simples automotivo 4mm.
12. Uma bobina Accel ou Mallory.
13. Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.
14. Um jogo de velas frias.
15. Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.

Mãos-à-obra:

Vou explicar apenas a montagem da bomba elétrica, pois à essa altura você já deve saber como instalar os outros componentes, caso contrário consulte as matérias veneno leve e médio da seção VW :: AP.

a. A bomba elétrica deve ser fixada próximo ao tanque de combustível;

b. Interrompa a mangueira que sai do tanque e vai para o carburador, encaixando a extremidade que sai do tanque na entrada da bomba, e a outra extremidade que sobrou na saída da bomba;

c. O pólo negativo da bomba pode ser fixado junto a um dos parafusos de fixação da mesma, enquanto que o pólo positivo irá se conectar ao pólo positivo da bobina de ignição;

d. O dosador deve ser fixado a um dos parafusos do cilindro do servo freio, ficando sempre em posição vertical, ou seja, com o parafuso de regulagem para cima;

e. Desengate a mangueira que está conectada ao carburador e encaixe em uma entrada do dosador de combustível;

f. Encaixe um pedaço de mangueira na outra extremidade do dosador e encaixe na entrada do carburador;

g. Embaixo do dosador existe uma saída de retorno de combustível... engate uma mangueira nessa saída e leve-a até a bóia do tanque, se a mesma não tiver uma entrada para retorno, substitua-a.

Regulagem:

A regulagem deve ser feita a base de testes, e é justamente aí que começa a dor de cabeça, pois você terá que:

a. Colocar a regulagem do dosador aproximadamente no meio do parafuso;

b. Regular a lenta mais apropriada para que não apague, regular a mistura ar/combustível;

c. Desengatar a mangueira que vai no avanço à vácuo da distribuição e sair dar uma volta para ver como o motor se comporta, e a partir dos sintomas que vão ser apresentados, você fará as devidas afinações. Você terá que repetir esses procedimentos até que o motor gire redondo, ou seja, sem falhas.




Obs.: Lembrando que: Não fui eu quem fiz, isso é um básico. Acredito seja uma base, não exatamente isso, espero que ajude.


Fonte: Se não me engano tirei isso do fórum Xpeed Club quando ainda o frequentava.


Falow, espero que ajude.
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Mensagem por rafanolimits »

showwww...
+ e os ap 800 e 600 :( ?
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"pequenos gestos fazem um grande homem.. + pequenos motores nunca farao um grande carro"
1.8 sim! pq se fosse pa economizar eu andava a pé
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_verdinelli
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Mensagem por _verdinelli »

ap 800 e ap 600 só muda as bielas.....

é usada a mesma preparação......
... no assinatura ...
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Mensagem por Anderson Milhouse »

Sempre quando se abre o cabeçote tem que mandar ele pra retificar num tem????
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rafanolimits
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Mensagem por rafanolimits »

_verdinelli escreveu:ap 800 e ap 600 só muda as bielas.....

é usada a mesma preparação......
e a historia do bloco menor ???
um cabeçote do 800 cabe no 1800??
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"pequenos gestos fazem um grande homem.. + pequenos motores nunca farao um grande carro"
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Mensagem por Frangyn »

rafanolimits escreveu:
_verdinelli escreveu:ap 800 e ap 600 só muda as bielas.....

é usada a mesma preparação......
e a historia do bloco menor ???
um cabeçote do 800 cabe no 1800??
Moço esquenta não! Serve certinho!!! Tenho um AP 600 e já testei o cabeçote do 1800. Mesma coisa!
É nois!

Os limites foram feitos para serem superados... e eu tô tentando!!!
Frangyn
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Mensagem por Frangyn »

Pois é né! Um turbinho de 1 kg bem feitinho pega essa preparação mais pesada em põe no bolso! Aspro tem q gastar muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiito pra ficar forte de verdade!!!
É nois!

Os limites foram feitos para serem superados... e eu tô tentando!!!
clemerson cristian
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Mensagem por clemerson cristian »

como regulo as valvulas do meu gol GTS
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goleta88
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Mensagem por goleta88 »

pro motor 1.6 para o 1.8 só muda o curso do virabrequim e o pino do pistão quem do 1.8 é um pouco mais deslocado pra cima, só isso muda no pistao pq ate o diametro dos 2 motores são iguais, bem como, cabeçote e bielas que sao iguais.

ja em relação ao 2.0 muda-se apenas as valvulas do cabeçote que é maior, o vira e o pistao tanto em seu diametro como na altura do pino de pistao...
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ThiD
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Mensagem por ThiD »

Pode usar essas preparações nos injetadoss também?
Cada um no seu quadrado!!!
ASPROTURBO
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Mensagem por ASPROTURBO »

quem ja tem um motor com a preparação leve , coloka um turbinho 1k de boa ?
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