[Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Legal, Rodox.

Eu sabia das engrenagens helicoidais e as retas da ré. Só não sabia que era por ser reta que fazia barulho.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Legal, Rodox.

Eu sabia das engrenagens helicoidais e as retas da ré. Só não sabia que era por ser reta que fazia barulho.
Muito obrigado! :bb:

As retas são mais baratas de se fabricar... a indústria automobilistica economizada até no que a gente nem imagina...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Eles economizam na produção mas repassam o mais caro possível para o consumidor. Legal a atitude deles.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:O câmbio para 300 CV seguramente terá que ser com engrenagens forjadas, ou de um outro carro que tenha 200 CV, pois o câmbio PS foi preparado para trabalhar com apenas 110 CV.

Falo isso porque con.heci uma pessoa que chegou a 300 CV em um Gol Bola 1.8 AP MI e a 1a marcha estourou logo... e então ele colocou o câmbio de outro carro... se não me engano era de Landau/Ford V8 - 4.9-L potência 215 CV (como o da foto abaixo).

Depois que o câmbio ficou bom a embreagem quebrou, então teve que por uma melhor... que aguentasse 300 CV.

Imagem
Deve que foi de outro carro colega, pois é inviável colocação de câmbio de Motor V8 302 em Motor AP.
A caixa seca do câmbio é diferente, o sistema de trambulador é outro, o câmbio é grande demais.
E o câmbio do Motor 302 não tem homocinéticas deslizantes nas laterais, e sim uma rabeta aonde se encaixa a luva do cardã, e o cardã por sua vez vai até o diferencial.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:O câmbio para 300 CV seguramente terá que ser com engrenagens forjadas, ou de um outro carro que tenha 200 CV, pois o câmbio PS foi preparado para trabalhar com apenas 110 CV.

Falo isso porque con.heci uma pessoa que chegou a 300 CV em um Gol Bola 1.8 AP MI e a 1a marcha estourou logo... e então ele colocou o câmbio de outro carro... se não me engano era de Landau/Ford V8 - 4.9-L potência 215 CV (como o da foto abaixo).

Depois que o câmbio ficou bom a embreagem quebrou, então teve que por uma melhor... que aguentasse 300 CV.

Imagem
Deve que foi de outro carro colega, pois é inviável colocação de câmbio de Motor V8 302 em Motor AP.
A caixa seca do câmbio é diferente, o sistema de trambulador é outro, o câmbio é grande demais.
E o câmbio do Motor 302 não tem homocinéticas deslizantes nas laterais, e sim uma rabeta aonde se encaixa a luva do cardã, e o cardã por sua vez vai até o diferencial.
Se o cara da minha sala do Gol Bola com câmbio de Landau mentiu não sei... mas o chevette abaixo é motor e câmbio de blazer 4.3 V6:

1.

O dono diz como fez toda a preparação por ele mesmo:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ul6eK6DNN9o[/BBvideo]


2.

E este é a máquina andando:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=VQFrvwXfO6o[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Arquitetura completamente diferente, Rodox...

Motor de Blazer dá para colocar em Chevette!

Ambos utilizam o cardan e sistema de tração traseira.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

O coroa que preparou esse Chevette sabe o que está dizendo. E realmente foi um pouco exagerado um Quadrijet. Mas é pelo exagero que gosto de carros norte-americanos.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Arquitetura completamente diferente, Rodox...

Motor de Blazer dá para colocar em Chevette!

Ambos utilizam o cardan e sistema de tração traseira.
Isso não é nada! .. já vi Gol, repito, já vo Gol com cardã de Chevett... era o carro de um duble que fazia acrobacias...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Existe MacGyver para tudo! Mas mesmo assim... o câmbio do Landau não dá. Nem se fizer mágica.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:O coroa que preparou esse Chevette sabe o que está dizendo. E realmente foi um pouco exagerado um Quadrijet. Mas é pelo exagero que gosto de carros norte-americanos.
Mas queria ver de perto um Golf serie especial que vinha com o motor do Passat VR6 6 cilindros... e era de fábrica série especial.

Vejam o artigo sobre este raro exemplar no link abaixo:

https://www.flatout.com.br/este-rarissi ... a-a-venda/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Existe MacGyver para tudo! Mas mesmo assim... o câmbio do Landau não dá. Nem se fizer mágica.
Eu queria é ter visto este gol bola com meus próprios olhos... fico imaginando o cara ter feito uma nova carcaça para o câmbio... ou até ter recortado o assoalho do carro para caber sei lá... é cada maluco nessas adaptações de Frankenstein.

Mas sem sobra de dúvidas a melhor opção para 300 CV seria colocar engrenagens forjadas para motor AP..., pois provalvelmente elas devem ser "plug and play", o inconveniente é o preço e o barulho das engrenagens.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:O coroa que preparou esse Chevette sabe o que está dizendo. E realmente foi um pouco exagerado um Quadrijet. Mas é pelo exagero que gosto de carros norte-americanos.
Mas queria ver de perto um Golf serie especial que vinha com o motor do Passat VR6 6 cilindros... e era de fábrica série especial.

Vejam o artigo sobre este raro exemplar no link abaixo:

https://www.flatout.com.br/este-rarissi ... a-a-venda/
Aqui o João tem 2 dos (um amarelo e outro prata) e o Rodrigo tem um Prata.

Pensa num ronco maravilhoso!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Existe MacGyver para tudo! Mas mesmo assim... o câmbio do Landau não dá. Nem se fizer mágica.
Eu queria é ter visto este gol bola com meus próprios olhos... fico imaginando o cara ter feito uma nova carcaça para o câmbio... ou até ter recortado o assoalho do carro para caber sei lá... é cada maluco nessas adaptações de Frankenstein.

Mas sem sobra de dúvidas a melhor opção para 300 CV seria colocar engrenagens forjadas para motor AP..., pois provalvelmente elas devem ser "plug and play", o inconveniente é o preço e o barulho das engrenagens.
Seria o mínimo isso, Rodox...

O câmbio do Landau não vale nada também kkkk só é alongado porque são 3 marchas.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Existe MacGyver para tudo! Mas mesmo assim... o câmbio do Landau não dá. Nem se fizer mágica.
Eu queria é ter visto este gol bola com meus próprios olhos... fico imaginando o cara ter feito uma nova carcaça para o câmbio... ou até ter recortado o assoalho do carro para caber sei lá... é cada maluco nessas adaptações de Frankenstein.

Mas sem sobra de dúvidas a melhor opção para 300 CV seria colocar engrenagens forjadas para motor AP..., pois provalvelmente elas devem ser "plug and play", o inconveniente é o preço e o barulho das engrenagens.
Seria o mínimo isso, Rodox...

O câmbio do Landau não vale nada também kkkk só é alongado porque são 3 marchas.
A vantagem que esse câmbio é projetado para suportar um motor de 200 CV e 39,8 kgf.m de torque. E ainda sua vida útil é bem longa... mais de 800.000 km era o seu motor de 302 polegadas cúbicas - in³ (4,9 litros) e 200 CV, então o câmbio seria mais que isso. Parece que tiveram algumas verções de 4 marchas... pois o câmbio do Maverick 302 V8 era de 4 marchas. No vídeo abaixo na descrição fala o Galaxi do vídeo é de 4 marchas, deve ser uma versão rara e esportiva:

"Galaxie 500 1967 motor 302 boss cambio 4 marchas , manobra realizada em rua vazia sem carros ou pessoas com supervisão de ajuda".

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ILyKTNXMaR0[/BBvideo]

Mas derrepente de fato o dono do Gol Bola de 300 CV mesmo se expressou mal... vai que ele quis dizer outro carro e falou Landau... sei lá! :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: é como dizia Raul:

"Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes... do que ter aquela velha opinião fomada sob tudo!"

Metarmofose Ambulante - Raul Seixas

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7VE6PNwmr9g[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Lembrando que o primeiro vídeo o motor é mexido! O Galaxie, Landau ou LTD não destraciona tão facilmente. O câmbio é muito longo para isso.

E existe sim o câmbio de 4 marchas do 302 do Maverick. Mas as marchas não eram na coluna como nos Galaxies, Landaus ou LTDs.

Mas sim... ele pode ter se expressado mal, muito mal mesmo.

E é covardia comigo colocar Raul kkkk curto muito!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Lembrando que o primeiro vídeo o motor é mexido! O Galaxie, Landau ou LTD não destraciona tão facilmente. O câmbio é muito longo para isso.

E existe sim o câmbio de 4 marchas do 302 do Maverick. Mas as marchas não eram na coluna como nos Galaxies, Landaus ou LTDs.

Mas sim... ele pode ter se expressado mal, muito mal mesmo.

E é covardia comigo colocar Raul kkkk curto muito!
kkkkkkkkkkk

Outra que eu gosto muito dele é "tente outra vez".
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Estou realmente encabulado com adaptações.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Estou realmente encabulado com adaptações.
O carro vira um verdadeiro mostro de Frankenstein...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Sou completamente contra.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Não gostou então do "Chevezer" 4.3 V6 (Chevett mecânica Blazer) ?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”