Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
renangf27
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2020, 21:04
Carro: Gol GTI 92 Cinza

Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por renangf27 »

No meu processo de restauração verificamos que o motor do meu GTI 92 estava em péssimas condições, conforme a mecânica sem possibilidade de retifica de bloco que será encamisado e demais peças substituídas bem como vb comando de válvula etc...enfim coisa feia, a questão foi o susto no valor após abrir e verificar essa situação, o que foi repassado por enquanto algo em torno de 7 mil. Gostaria da opinião do fórum a respeito do valor pra um cenário médio conforme eu expus, considerando o conserto na região sul, Paraná/SC.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

é motor de caminhão? Motor AP é barato para fazer! Com toda certeza, menos de 4mil, caso tenha que fazer absolutamente tudo!
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por phsouza »

Sou de SC vale do Itajaí tbm. E me cobraram 6 mil na retifica do bloco do AP sem nem sequer abrir para ver o que tinha de errado e se tinha algo de errado. E isso se repetiu em três oficinas diferentes, os valores nessa faixa de 5 a 7 mil na retifica completa segundo essas boas pessoas.

Resultado: decidi ver até onde o motor aguenta e aprender o máx possivel, claro meu caso não é tão crítico quanto o seu. Mas futuramente quando esse motor abrir o bico vou montar um motor zero KM que nas minhas contas fica abaixo de 6 mil para montar. Claro esse é meu cenário, e to falando de um ap 1.6.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

phsouza escreveu:Sou de SC vale do Itajaí tbm. E me cobraram 6 mil na retifica do bloco do AP sem nem sequer abrir para ver o que tinha de errado e se tinha algo de errado. E isso se repetiu em três oficinas diferentes, os valores nessa faixa de 5 a 7 mil na retifica completa segundo essas boas pessoas.

Resultado: decidi ver até onde o motor aguenta e aprender o máx possivel, claro meu caso não é tão crítico quanto o seu. Mas futuramente quando esse motor abrir o bico vou montar um motor zero KM que nas minhas contas fica abaixo de 6 mil para montar. Claro esse é meu cenário, e to falando de um ap 1.6.
Com 6mil deixo um motor AP tão esperto que você não faz ideia. Loucura esses caras quererem ganhar tanto dinheiro em cima.

Se bem que quando levo motores à Retífica, já levo desmontado.
Avatar do usuário
renangf27
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2020, 21:04
Carro: Gol GTI 92 Cinza

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por renangf27 »

Tem alguma sugestão de loja pra compra online das peças bleidao? Mercado livre não encontrei pistões std metal leve e marca Ks só o kit pistão e anel que achei fica na faixa de 1300, aí fazer motor completo até 4 acho difícil.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

renangf27 escreveu:Tem alguma sugestão de loja pra compra online das peças bleidao? Mercado livre não encontrei pistões std metal leve e marca Ks só o kit pistão e anel que achei fica na faixa de 1300, aí fazer motor completo até 4 acho difícil.
Particularmente gosto de comprar em loja física.

Se tiver que retificar as camisas dos cilindros, não será mais STD a medida.

Pistões Metal Leve são os melhores, mas KS é excelente!
Avatar do usuário
renangf27
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2020, 21:04
Carro: Gol GTI 92 Cinza

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por renangf27 »

Valeu obrigado!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

renangf27 escreveu:No meu processo de restauração verificamos que o motor do meu GTI 92 estava em péssimas condições, conforme a mecânica sem possibilidade de retifica de bloco que será encamisado e demais peças substituídas bem como vb comando de válvula etc...enfim coisa feia, a questão foi o susto no valor após abrir e verificar essa situação, o que foi repassado por enquanto algo em torno de 7 mil. Gostaria da opinião do fórum a respeito do valor pra um cenário médio conforme eu expus, considerando o conserto na região sul, Paraná/SC.
Fiz um AP 1.8 de um colega meu... mas foi feita retífica COMPLETA.
Foi trocado até aquelas buchas do eixo da bomba de óleo, as válvulas, regulado tuchos...
Tudo novo, do bom e do melhor

Ficou 4 Mil só de peças... fora mão de obra de retífica e minha mão de obra (que ainda fiz mais barato).
Tudo ficou por volta de 6 Mil.

FAZER MOTOR ao meu ver hoje em dia não compensa... melhor pegar um AP 2.0 Usado em bom estado com garantia.

E esse seu tem que encamisar ? e trocar comando ?
Nuuuu... esse fica caro com força. Provavelmente virabrequim deve estar só o "pó da rabiola", e cabeçote ruuuuimmmm que dói.
Muito melhor pegar um AP 2.0 no Marketplace do Face, ou no Ferro-Velho... um com GARANTIA, e NOTA PRA CADASTRAR.
Aqui na minha cidade um AP 2.0 que tá em um Versailles, tá por R$1.200, tá no ferro-velho, tá ligando, e vai com nota e garantia de 3 meses.
Na sua região você deve achar algum... Se achar algum numa cidade vizinha, compensa buscar... vai olhando em desmanches e ferro-velhos, você logo acha.
Editado pela última vez por João Victor AP em 17 Out 2020, 20:14, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:é motor de caminhão? Motor AP é barato para fazer! Com toda certeza, menos de 4mil, caso tenha que fazer absolutamente tudo!
Só se na sua região estiver barato...
Mas hoje em dia 4 Mil faz nem um CHT mais... completo não... pode ser que compre o kit novo, faz retífica de cabeçote, e bota pra rodar.

Até motor novo, dobrou o preço.
EA111 pegava 0km na Volks por 4,500. Hoje, atualmente tá custando 7Mil um EA111 (sem polias, sem embreagem, nem nada)

Eu fiz um AP 1.8 mano... mas foi feito o Motor Completinho, de ponta a ponta.
Foi trocado buchas de bielas, as buchas do eixo da bomba de óleo, as válvulas, pistões, bomba de óleo original Volks...
Tudo novinho, zerado, peça de qualidade top.

Só de peça ficou 4 Mil.
Só os pistões foram 500 reais (não lembro o valor certo, mas foi mais caro um pouco).
De Embreagem, juntas, junta cabeçote original de aço, parafusos cabeçotes novos, bomba de óleo original volks, bomba d' água original volks, bronzina de biela Clevite, bronzina de mancal Clevite, buchas de bielas, válvulas novas, guias novos, tuchos, molas de válvula, correia dentada, tensor, óleo, filtros, velas, cabos... Pode achar que eu tô exagerando, mas ficou 4MIL tudo (com os pistões inclusos).
E OLHA QUE NÃO TROCOU VIRABREQUIM, NEM CABEÇOTE, NEM COMANDO.

Fora mão de obra de retífica, pra abrir cilindro, brunir, retificar virabrequim, trocar buchas de bielas e minha mão de obra (que ainda fiz mais barato por R$800).
Tudo ficou por volta de 6 Mil.

FAZER MOTOR ao meu ver hoje em dia não compensa... melhor pegar um AP 2.0 Usado em bom estado com garantia.
Não estou discordando de tu Bleidão, talvez na sua região ainda compensa.

"Ah, mas e quado não tiver mais AP no ferro-velho ?"
Não vai ter mais AP na rua, simples :lol:
Ma pelo menos até 2050 sempre vai ter um AP ou ouro parado, de algum carro que bateu e deu pt, ou que foi retirado de algum carro baixado parado a anos.

Mas eu nem gosto muito de montar parte de baixo de motor... cabeçote eu gosto porque não tem erro.
Já montei muitos motores, maioria deu certinho, mas 3 tiveram ERRO DE RETÍFICA.
Um Fiasa uma vez, montei... beleza... liguei ele durou 20 minutos ligado já começou falhar... e o danado sempre ficava molhando vela... não descobri fácil. Quando abri tudo de raiva, tinha um cilindro com trinca. Perdi o trabalho inteiro, tive que abrir tudo pra trás.
Uma outra vez, a retífica fez um trabalho porco em um virabrequim... quando dei o torque nos mancais, travou tudo... Que raiva me deu ! Tive que levar o virabrequim na retífica de novo.
A gota d' água foi um Fusca, que quando montei, fui dar uma volta, travou tudo ! Retífica deixou ali o furo da carcaça muito apertado, aí no esquentar, dilatou, travou os pistões nas camisas... Mas que Desgraça. :sad: :sad:

Mecânico ficar fazendo motor é só prejuízo... só dor de cabeça... e o motor ainda não presta... não dura igual um NOVO.
CABEÇOTE é de boa... montar MOTOR COMPLETO eu tô fora.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:é motor de caminhão? Motor AP é barato para fazer! Com toda certeza, menos de 4mil, caso tenha que fazer absolutamente tudo!
Mas não estou discordando de você BLEIDÃO... longe disso.
Talvez aí no ES ainda compensa retificar motor de carro assim mais antigo.
Aqui em MG, é caro mano :choro:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

Ow JV... com 6K vc monta um AP forjado. Peças têm saído muito barato. O que encarece é a M.O.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Ow JV... com 6K vc monta um AP forjado. Peças têm saído muito barato. O que encarece é a M.O.
Mas não é que eu esteja duvidando de vc, cê sabe né Bleidão :D . É que tipo, todos que já montei, maioria ficava por volta dos 5Mil...
O do Passat, na verdade, ficou PRÓXIMO dos 6 Mil... na verdade ficou R$5.700 (Peças, Mão de obra da retífica, e minha M.O.)
Foi feito TUDO, Mas aproveitou Virabrequim, Cabeçote, Eixo Distribuidor Comando, e Bielas... Depois vou pegar a folha, onde foi anotado todas as peças e gastos com o motor do carro, se achar com ele eu posto aqui.

Barato, por uns 4 Mil, fica um motor ainda tá bom, e ainda tava rodando, dando só uma fumacinha, ou um batidinho na parte de baixo... Faz o que precisa, ainda aproveitava muita coisa que tava realmente boa, e aproveitava a medida do Virabrequim e cilindro.
O que não é o caso do RENANGF27

Agora pega um AP ferrado igual o do Colega aí, ele disse que tá com virabrequim ferrado, comando acabado, todo o motor ruim... duvido que fique menos de 4 Mil. Se chegou a esse ponto certeza que o resto também não presta.
Se só o kit de pistões da MAHLE do AP 1.8 custa R$800 e um Kit de embreagem do 1.8/2.0 R$400 = Só nisso já foi R$1.200.
Mais kit de junta completo (R$230), mais as bronzinas de biela e mancal (R$250), e a bomba de óleo (R$200)...
Só aí chegamos a 2 MIL.
Um virabrequim na retífica, de 2.0, é no mínimo uns R$500. Mais um comando novo, e retífica no cabeçote... Já tá chegando quase nos 3Mil.
Fora DIVERSAS outras peças, mão de obra de retífica, e mão de obra do mecânico, passa dos 4Mil facinho, chega lá nos 5Mil e uns Quebrados.

Agora motor que tem que retificar bloco, tem que comprar jogo de pistões sob-medida, virabrequim já não presta, cabeçote não presta... É besteira perder tempo com motor velho, melhor pegar um usado em bom estado, que não fuma, não baixa água nem óleo.
AP aqui na região, tinha 2.0 de Versailles por R$1.200. Eu liguei ele lá no carro pra ver, num dava um batidinho de nada, nem nada de fumaça no escape.
Avatar do usuário
renangf27
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2020, 21:04
Carro: Gol GTI 92 Cinza

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por renangf27 »

Obrigado pelas informações, o que o Joao victor expos acima ta batendo mais com a minha situação aqui...

Vou passar algumas peças e serviços e o preço que comprei no meu caso...acho que possa ser util para o pessoal ter essa referencia.

- Kit pistão com anel Mahle STD código S70870 = 900,00 (comprei na minha cidade msm, estoque antigo; no ML achei variando de 1200 à 1400)
- Kit camisas rio sulense (diz q a marca é 1ª linha) = 250,00
- kit bronzinas biela e mancal Mahle = 70 + 80 = 150,00
- 01 comando de válvula original VW modelo 37.1 novo = 320,00 no ML (esse na internet tem trezentos modelos e entendidos dizendo que eram originais do gti, nao consegui achar um consenso 26g 49g 49h bla bla bla) o que estava no meu era um 26g.
- 01 virabrequim std retificado para 0.25 = 600,00 (como bem disse o Joao victor o meu vb estava só o pó da rabiola mesmo, 0.75 e feio)
- kit juntas sabó completo com retentores = 320,00
- embreagem luk = 360,00
- serviços de retífica: limpeza quimica, alinhamento de biela, troca e retifica de buchas de biela, descarbonização e plaina cabeçote, retifica cilindro e encamisar bloco, troca guia de valvula, troca de selos do bloco = 1.500,00

Só ai está em 4.400,00 sem mao de obra na conta e ainda falta bastante peças da mecanica à substituir... agora, se vale a pena retificar ou comprar o motor ai ja nao sei, espero que o resultado final fique bom, conforme for andando a situação eu vou postar no tópico da restauração do meu gti.

Valeu, abraço!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

Realmente não contei com comando, ter que encamisar e outros problemas.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

renangf27 escreveu:Obrigado pelas informações, o que o Joao victor expos acima ta batendo mais com a minha situação aqui...
Sim mano !
Hoje em dia, um AP que tá bom, tá dando só uma fumaça, fica uns 4~5 Mil.
Um AP que tem que fazer tudo, retificar virabrequim, cilindro, fica em torno de 6 Mil
Agora um AP igual o teu, bem "baleado", fica bem mais de 6Mil, dependendo do valor nem compensa, fica em 7~8, vai só subindo !
renangf27 escreveu:Vou passar algumas peças e serviços e o preço que comprei no meu caso...acho que possa ser util para o pessoal ter essa referencia.
Tá vendo os valores mano ? Isso a maioria só de peças !
Não tem mais peças baratas, hoje em dia tá tudo um absurdo.
Do Passat do meu amigo, que eu e ele montamos na garagem da casa dele, só de peça ficou uns 4 Mil.
Pistões ainda achamos uns baratos, por uns 500 reais, mas veio sem os anéis kkkkkkkk, mais os anéis foram uns R$150.
renangf27 escreveu:Só ai está em 4.400,00 sem mao de obra na conta e ainda falta bastante peças da mecanica à substituir... agora, se vale a pena retificar ou comprar o motor ai ja nao sei, espero que o resultado final fique bom, conforme for andando a situação eu vou postar no tópico da restauração do meu gti.
Valeu, abraço!
Fora Kit de Junta, Parafuso de cabeçote, Kit Correia Dentada, Válvulas, Tuchos, Buchas do eixo distribuidor, Bomba de óleo, Bomba d' água, 4 litros de óleo, Aditivo Radiador, Cebolinha de óleo, etc, etc, etc... É peça demais moço !

Mano, eu trabalho com mecânica, e ao meu ver, motores que a gente acha SEMI-NOVO a venda, não compensa retificar.
AP tem demais em ferro-velho, desmanche, em bom estado... um AP 2.0 com injeção Le-Jetronic eu achei em um Versailles por R$1.200, tava um ótimo motor, com muita vida útil pela frente, não batia nada, bom de lenta, não fumava, motor sereninho.
Joga aí no MercadoLivre... você acha AP 2.0 bloco e cabeçote, completinho por 2.000 ~ 2.500. É só colocar no carro, sem ter dor de cabeça com retífica, e com problemas que talvez venham a acontecer.

Agora eu te pergunto... VALE A PENA RETIFICAR ?
Você gasta 6~7 conto pra retificar, montar tudo, e no fim, ainda corre risco de erros da retífica...
Corre risco também, por mais profissional que seja o mecânico, tem risco de acontecer algum erro. Corre risco de peças com defeito de fabricação.
E com isso vai só encarecendo... Sendo que por 2 Conto você pega um 2.0 bom, só colocar no carro, e você foge de "rabo de foguete" (problemas).

Pra te falar a real, eu nem gosto muito de ficar montando motor completo ! Já cabeçote é mais de boa, eu gosto porque não tem muito erro pra acontecer.
Um exemplo que te dou é um Fire 1.4, a retífica fez um serviço horrível em um virabrequim... chamei o torque nos mancais, travou tudo... ! Tive que levar lá na retífica novamente, retificaram errado.
Não é a retífica que é ruim, eu sempre retificava com eles nunca deu problema, mas acontece erros né
Teve sorte que retificaram MENOS do que tinha que retificar... mas e se tivesse retirado material A MAIS, o motor iria ter uma vida útil muito reduzida, e se fosse muuuuuuito grosseiro ia ficar rajando, não ia apagar luz de óleo, ia virar um enorme Rabo de Foguete kkkkkkk.

Um Motor de Fusca por exemplo, ou motor de Opala, a saída é retificar mesmo, porque Novo não acha mais, e usado em bom estado é beeem raro achar.
Mas AP, é "praga", tem igual capim, kkkkkkk, acha muito usado bom.
Sempre vai ter uma Saveiro baixada, um Santana batido, com motor bom pra poder comprar, pelo menos até 2030 sempre vai ter kkkkk. Quando acabar os AP's usados, também já vai ficar bem mais raro os motores AP na rua, então tá tranquilo hahahaha.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Realmente não contei com comando, ter que encamisar e outros problemas.
Pois é Bleidão !
:O Tudo caro, tudo valendo ouro e o salário valendo nada !
Peça de carro, saco de arroz kkkk Tudo ficando absurdamente caro.

Kit de pistões uns 2 anos atrás era R$500, hoje é igual o colega falou, tá por R$1.200 ou mais.
Preço da mão de obra da retífica também dobrou, tudo caro.
Esses tempos eu montei um AP uai, 6 conto, sem dó kkkkkk.

Pra se ter um noção como tudo tá absurdo, motor hoje que queima junta, pra arrumar fica R$1.500 á R$2.000...
Corsinha Classic VHC que eu mexi, só queimou junta, e troquei só o básico... parafusos de cabeçote Sabó, kit junta superiores Sabó, mão de obra da retífica só pra plainar o cabeçote, correia dentada e tensor Contitech, bomba d' água original GM (Na auto-peças ela AC Delco é praticamente o mesmo preço da Urba), 4 litros óleo e filtro 5w30 AC Delco, aditivo radiador, silicone loctite, e a minha mão de obra = R$1.400
Mas também foi colocado tudo peça de qualidade, nada fuleiro, pra evitar dor de cabeça pra mim e para a moça proprietária do carro.

Brasil é foda !
Principalmente o estado de MG... imposto aqui come solto ! Carro com 50 anos ainda paga IPVA, é triste :sad:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

Certíssimo, JV...

Antigamente com 400$ vc fazia o cabeçote. kkkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Certíssimo, JV...

Antigamente com 400$ vc fazia o cabeçote. kkkk
Fazia mesmo, ainda sobrava uns trocados pra tomar uma no fim da tarde :bb: kkkkkkkkk
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por DanielGT »

Concordo com o JV nessa, eu prefiro pegar um AP 2.0 em ferro velho com nota, tem aos montes. E quando n achar mais AP fazer conversão pra elétrico! :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Custo retífica motor AP 2.0 gol GTI

Mensagem por bleidao »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”