Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
Rodox escreveu:Você tem outro carro?
Se sim, carro masi nova é mais gasto. Veja só:
Uma vez li em um livro de educação financeira a seguinte frase que mudou a minha vida:
"Quer saber pra onde o seu dinheiro está indo pelo ralo, então nos pequenos gastos do dia a dia como por exemplo a coca-cola do almoço do trabalho ponha em um ano o custo, então você vai fechar a torneira!"
Rapaz... mas não é ser nem 8 e nem 80, ou seja, não ser menquinho e nem mão aberta, mas seria bom a gente ser um meio termo disso. Começei a fazer as contas de tudo o que eu comia na padaria depois do trabalho, na bombonierie depois do trabalho, etc. Quando coloquei o gasto em um mês me assustei.... quando coloquei em um ano o gasto cai de costas! Como eu torrava meu dinheiro a toa em comida e por tabela engordava a toa também. Mas ainda como coxinha, coca-cola e etc, mas em menor frequência... lembra nem 8 e nem 80...
Quando então fui passar para o custo de ter um carro 0 km cai de cara! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Vejam agora aqui uma simulação de um Versa 1.0/S - 0 km ano 2019:
*Tabela Fipe - Maio/2018: VERSA S 1.0 12V FlexStart 4p Mec. - Preço Méio: R$ 48.248,00
1. IPVA
O mais em conta dependendo do município que o carro é registrado fica em torno de 5% da Tabela Fipe, assim:
IPVA = R$ 48.248,00*5/100 = R$ 2.412,40
Notem que mesmo ele sendo 0 km se for pago pela concessionária o IPVA no ano seguinte o reajuste será de acordo com o valor do carro na Tabela Fipe, ou seja a sua desvalorização em 1 ano (depreciação). Ou seja, quando é 0 km se foge do IPVA, porém no ano seguinte lá vem a conta!
Suponhamos aqui que esse carro desvalorize 10% em um ano, então o IPVA 1 ano depois da compra desse carro 0 km será de:
Depreciação em 1 ano = R$ 48.248,00*90/100 = R$ 4.824,80
IPVA 1 ano de uso = (R$ 48.248,00 - R$ 4.824,80)*5/100 = R$ 2.171,16
Viram que o valor do IPVA não mudou muito mesmo após 1 ano.
2. Prestação
Suponhamos a Prestação de R$ 500,00
Em um ano fica: R$ 500,00*12 = R$ 6.000,00
3. Seguro
Esse valor depende muito do perfil do motorista que varia depeendo de seu sexo, idade e local onde mora e/ou trabalha, e ainda de históricos de acidentes ou roubos do carro anteriores (vai para a lista negra).
Vamos considerar aqui um seguro otimista de apenas 7%:
Seguro = R$ 48.248,00*7/100 = R$ 3.377,36
4. Combustível
Isso nos dias de hoje pesa muito no orçamento... imaginamos um carro que seja usado todos os dias para trabalhar e se gaste por semana 1 (um) tanque de 50 litros, o que dará em um mês 200 litros de gasolina. Então em um mês serão R$ 1.000,00 (200 litros de gasolina que custa R$ 5,00 o litro).
Gasolina = R$ 1.000,00 * 11 = R$ 11.000,00.
5. Depreciação
Calculada no valor do IPVA acima (R$ 4.824,80). Como eu disse anteriormente carro não é investimento... ele deprecia o valor... se for carro importado pior ainda será a depreciação.
6. Custo Total de Manter um Carro em 1 Ano:
Item (R$)
1. IPVA - 2.412,40
2. Depreciação - 4.824,80
3. Prestação - 6.000,00
4. Seguro - 3.377,36
5. Gasolina -11.000,00
Total 27.614,56![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Moral da história:
É o tal do custo benefício ter carro 0 km ou seminovo, porém cá entre nós não é qualquer um que pode bancar esse preço! Lembrando ainda que não inclui na conta acima o valor das revisões obrigatórias para não perder a garantia do carro e nem o risco de levar multa de trânsito.
Vejam aqui como nós brasileiros pagamos muito pelas coisas... Nos EUA por exemplo, um mesmo carro 0 km, por exemplo Honda Civic 2.0-L, é mais barato que aqui, a gasolina lá é a metade do valor daqui e só tem 10% de etanol , etc. Nos EUA o salário médio do americano é muito maior que do brasileiro, ou seja, eles tem vantagens ao quadrado².
Com gasolina 10% de etanol o motor fica mais econômico, a gasolina fica com mais poder calorífico, ou seja, mais energia, o que aumenta a autonomia/redimento do motor (km/litro), pois aqui a nossa gasolina tem mais etanol (27% por lei), o que prejudica o consumo se fosse gasolina de até 10% de etanol).
E ainda aqui tem o etanol e a gasolina batizados... sem comentários... nos EUA vai pro xilindró dono de posto que faz isso. Vejam os meus vídeos que eu falo sobre isso:
1.
Danos causados por etanol e gasolina batizados (adulterados):
https://www.youtube.com/watch?v=VPkwvBXYpG4
2.
Meu posto de "confiança" passou a vender gasolina batizada (adulterada)
https://www.youtube.com/watch?v=EQHTvq2xhOY
Abraços,
Rodox escreveu:Disponha!
Eu também levei o meu Gol 1990 1.8AP a gasolina em uma oficina especializada em carburadores aqui em São Paulo/SP... o Giba Carburadores no bairro do Ipiranga... o carro ficou muito bom e econômico.
Meu Gol praticamente não me dá gastos... e também eu finjo com muito cuidado e não forço o motor. Meu gasolsto é a penas a gasolina pois ele já é isento de IPVA e comprei a vista do meu pai ele em 2008.
Então a conta pro meu Gol 1990 fica:
Item (R$)
1. IPVA - 0,00 (isento)
2. Depreciação - 0,00 (só valoriza)
3. Prestação - 0,00 (comprei a vista em 2008)
4. Seguro - 0,00 (não tem seguro, mas não deixo na rua nem a pau)
5. Gasolina - 1.800,00 (150,00 por mês - rodo uns 6.000 km/ano)
Total: 1.800,00![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Rodox escreveu:Olá,
Não quis dizer desgaste, mas sim gasto com carro turbo.
Esse problema de o carro ficar ruim a marcha lenta logo após sair do posto aconteceu comigo quando abasteci em um posto Shell com gasolina batizada... carburador é muito sensível a gasolina batizada ou etanol batizado, pois o carburador não tem como se autoregular a mistura como é feito automaticamente na injeção eletrônica em especial nos motores flex.
Abraços,