[AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
wfranklin
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Dez 2014, 10:13
Carro: Gol 92 GL

[AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por wfranklin »

Amigos, boa tarde.

Estou com dúvidas no limpador traseiro. Desde que peguei o carro nunca funcionou, agora eu estou reformando o carro e pude ver que há um chicote mas não sei a ligação correta - ta solto e tal.

Outra coisa é o brucutu e reservatório, como funciona? Eu tenho o reservatório e vou instalar, mas como é o acionamento dele?

Meu carro é um GOL GL 92.

Obrigado
[x] Gol 1.8
[x] Rodas pingo d'agua
[x] Pintura
[?] turbo
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por João Victor AP »

Eu em breve vou criar um tutorial sobre a instalação e manutenção dos limpadores.
Se eu te explicar por aqui sem imagens e esquemas elétricos acho que vai ficar difícil de entender.
wfranklin
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Dez 2014, 10:13
Carro: Gol 92 GL

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por wfranklin »

João,

Ah imaginei. Eu já tenho a chave com a função de limpador traseiro, motor, braço, brucutu, mangueiras e reservatório. Ouvi que preciso do Relé auxiliar, este seria o mesmo do parabrisa? Ou é um outro?
Outra pergunta, como é acionado o "brucutu", digo, como que sai a agua? kkkk onde aciona ?

Nossa, se você montar isso vai ajudar um zilhão de pessoas pois poucos sabem realmente o funcionamento disso.

Muito obrigado, abraço
[x] Gol 1.8
[x] Rodas pingo d'agua
[x] Pintura
[?] turbo
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por bleidao »

Opa irmão... aproveita que está reformando o carro e vá na área técnica. O João Victor criou inúmeros Procedimentos da simples elétrica dos quadrados. Não era simples até eu ler aquilo tudo.
wfranklin
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Dez 2014, 10:13
Carro: Gol 92 GL

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por wfranklin »

Bleidao,

Fala ae cara! Putz, acabei de ver por cima, vou ter que favoritar tudo! uhahauha.

Parabéns pela iniciativa João!
[x] Gol 1.8
[x] Rodas pingo d'agua
[x] Pintura
[?] turbo
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por João Victor AP »

wfranklin escreveu:Bleidao,

Fala ae cara! Putz, acabei de ver por cima, vou ter que favoritar tudo! uhahauha.

Parabéns pela iniciativa João!
Obrigado amigo !
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por João Victor AP »

wfranklin escreveu:João,
Ah imaginei. Eu já tenho a chave com a função de limpador traseiro, motor, braço, brucutu, mangueiras e reservatório. Ouvi que preciso do Relé auxiliar, este seria o mesmo do parabrisa? Ou é um outro?
Outra pergunta, como é acionado o "brucutu", digo, como que sai a agua? kkkk onde aciona ?
Nossa, se você montar isso vai ajudar um zilhão de pessoas pois poucos sabem realmente o funcionamento disso.
Muito obrigado, abraço
O relê que faz a ligação do limpador de para-brisa dianteiro é o mesmo que faz a ligação do limpador trazeiro.
É o relê auxiliar que manda energia para limpador, retrovisor elétrico, acendedor de cigarro, etc.
O relê auxiliar manda corrente para os fusíveis 15, 16, 17 e 18.

O esguichador de água do para-brisa conhecido por brucutu é acionado pelo comando de seta, o comando de seta manda corrente para uma bombinha que fica na frente do reservatório de água, essa bombinha retira a água do reservatório e joga em uma mangueirinha, essa mangueirinha é ligada até os dois brucutus.

Qualquer dúvida sobre a montagem da parte elétrica é só me chamar.
Eu estou sempre disposto a ajudar quem está com dúvidas na parte elétrica.
Flw Abraço !
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Opa irmão... aproveita que está reformando o carro e vá na área técnica. O João Victor criou inúmeros Procedimentos da simples elétrica dos quadrados. Não era simples até eu ler aquilo tudo.
Saber que vocês estão gostando dos tutoriais é muito gratificante para mim.
Depois que eu terminar esses tutoriais dos Golzinhos 1988 até 1994 eu vou fazer tutoriais da Linha VW Gol 1980 até 1987.
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por Haruji_Sato »

Pra acionar o esguicho traseiro, tem que empurrar (contra o painel) a alavanca do limpador. Uma "esguichada" longa faz o limpador acionar algumas vezes e entra no modo temporizado. Pra desligar é só dar uma esguichada curta.

O limpador traseiro usa um relé temporizador diferente do dianteiro.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por João Victor AP »

Haruji_Sato escreveu:Pra acionar o esguicho traseiro, tem que empurrar (contra o painel) a alavanca do limpador. Uma "esguichada" longa faz o limpador acionar algumas vezes e entra no modo temporizado. Pra desligar é só dar uma esguichada curta.

O limpador traseiro usa um relé temporizador diferente do dianteiro.
O relê temporizador é outro, mas estamos nos referindo e comentando do relê auxiliar que é o mesmo para acendedor de cigarros, retrovisor elétrico, limpadores.
O comando de seta que manda uma corrente para a bombinha do limpador.
Em breve vou fazer um tutorial para mostrar pra vocês como funciona os limpadores do VW Gol Quadrado, nenhum lugar na internet mostra todos esquemas elétricos da Parte elétrica do Gol Quadrado, acho que sou o primeiro, hehehe.
wfranklin
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Dez 2014, 10:13
Carro: Gol 92 GL

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por wfranklin »

Boa noite pessoal,

Haruji_Sato, valeu pela resposta.

Desculpe voltar no assunto, mas eu ainda não entendi a parte de que é o comando de seta que envia o comando para a bombinha do limpador e isso dispara o esguicho.. então é automatico? Sempre que eu acionar o limpador sai o esguicho? Pensei que fosse a do limpador... E como diferenciar se um comando de seta tem essa função? Pergunto pois o comando/chave do limpador eu tenho dois, um que só é dianteiro e outro duplo.. traseiro e dianteiro.

Acho que confundi as coisas hehhee

Joao.

Cara, esse tutorial certamente será um dos mais uteis - não desmerecendo nenhum outro - mais esse assunto é meio enigmático para muitos rs.
[x] Gol 1.8
[x] Rodas pingo d'agua
[x] Pintura
[?] turbo
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por João Victor AP »

Pra acionar o esguicho traseiro, tem que empurrar pra frente a haste do limpador.
Pra ligar o limpador é necessário jogar a água por um tempo no vidro, assim ele vai ligar.
Para desligar dê uma ''pequena esguichada no vidro'', como o Haruji Sato disse.

Para saber se o comando de seta possui o duplo limpador é só ver se ela leva algum sinal para a traseira quando é pressionada. Normalmente se eu não me engano o comando que leva sinal para a traseira e dianteira possui mais fios.

Muito obrigado ! Saber que vocês estão gostando dos tutoriais é muito gratificante para mim, esse assunto de elétrica é mesmo muito enigmático para muitos, por isso estou fazendo eles para ajudar o pessoal.
Marcelocfaria
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jun 2012, 11:37
Carro:

Re: [AJUDA] - Limpador traseiro - Instalação

Mensagem por Marcelocfaria »

Boa tarde,eu comprei o limpador traseiro para instalar no meu gol 88, mais não tem a parte do chicote da dianteira até chegar na traseira, gostaria de uma orientação de como realizar esta ligação ou aonde conseguir esta parte que falta enfim.
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”