Qual a melhor configuração de motor para correr?
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
-
- Membro
- Mensagens: 3
- Registrado em: 13 Dez 2015, 09:18
- Carro: Não Tenho
Qual a melhor configuração de motor para correr?
Gente, bom dia!
Esse é meu primeiro tópico aqui e bom, eu e meus amigos queremos comprar um Golzinho, para correr. E queria saber qual a melhor configuração de motor para mexer. O 1.6/8, se vale a pena pegar um GTI 2.0 etc. E se colocando um turbo 1,6kg precisa reforçar alguma coisa, enfim, sou extremamente novo nesse meio e não conheço os termos corretos e tudo mais, desculpe por algum erro rs.
Valeu!
Esse é meu primeiro tópico aqui e bom, eu e meus amigos queremos comprar um Golzinho, para correr. E queria saber qual a melhor configuração de motor para mexer. O 1.6/8, se vale a pena pegar um GTI 2.0 etc. E se colocando um turbo 1,6kg precisa reforçar alguma coisa, enfim, sou extremamente novo nesse meio e não conheço os termos corretos e tudo mais, desculpe por algum erro rs.
Valeu!
- JorgeLuizFilho
- Filial CdGQ!
- Mensagens: 472
- Registrado em: 06 Jul 2011, 17:03
- Carro: Gol CL 2.0 Turbo
- Localização: Sorocaba - SP
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
amigo, primeiro de tudo... voce quer correr onde? nas pistas? pois nas ruas, montamos carro para diversão e lazer... NAO correr!
Portanto, vá com calma.. Nao qremos nenhum louco pelas ruas... fazendo #$@%#& e acabando com nossos prazeres, que é dirigir nossos carros turbos com responsabilidade e acima de tudo com respeito as leis de transito e com respeito aos parceiros!
Pois por causa de 1 ... levamos a culpa de sermos "baderneiros, arruaceiros.. e acima de tudo bando de louco, andando com carro turbo"
O governo e as autoridades, cada vez mais nos prejudica, por causa de 1ou2 baderneiro....
Portanto parceiro, vá com calma.. veja seu projeto... nao é barato! E acima de tudo..... Siga a lei.
Portanto, vá com calma.. Nao qremos nenhum louco pelas ruas... fazendo #$@%#& e acabando com nossos prazeres, que é dirigir nossos carros turbos com responsabilidade e acima de tudo com respeito as leis de transito e com respeito aos parceiros!
Pois por causa de 1 ... levamos a culpa de sermos "baderneiros, arruaceiros.. e acima de tudo bando de louco, andando com carro turbo"
O governo e as autoridades, cada vez mais nos prejudica, por causa de 1ou2 baderneiro....
Portanto parceiro, vá com calma.. veja seu projeto... nao é barato! E acima de tudo..... Siga a lei.
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil
Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
Sorocaba - SP - Brasil
Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Se você for correr em prova de arrancada em autodromo você vai ter que procurar um preparador para ver o que é ideal para você.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Então, amigo... qual o tipo de uso para o carro? Se for para usar nas ruas, só uma preparação básica para algumas aceleradas.
Se for para colocar nas pistas, há muito o que fazer.
Se for para colocar nas pistas, há muito o que fazer.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
-
- Membro
- Mensagens: 3
- Registrado em: 13 Dez 2015, 09:18
- Carro: Não Tenho
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Bom Jorge, o que eu quis dizer com correr seria acelerar um pouco, por diversão, mas com responsabilidade é claro! Fui pobre na minha definição de correr realmente. Mas é isso, quero turbar, ter um carro que responda bem, me divertir.JorgeLuizFilho escreveu:amigo, primeiro de tudo... voce quer correr onde? nas pistas? pois nas ruas, montamos carro para diversão e lazer... NAO correr!
Portanto, vá com calma.. Nao qremos nenhum louco pelas ruas... fazendo #$@%#& e acabando com nossos prazeres, que é dirigir nossos carros turbos com responsabilidade e acima de tudo com respeito as leis de transito e com respeito aos parceiros!
Pois por causa de 1 ... levamos a culpa de sermos "baderneiros, arruaceiros.. e acima de tudo bando de louco, andando com carro turbo"
O governo e as autoridades, cada vez mais nos prejudica, por causa de 1ou2 baderneiro....
Portanto parceiro, vá com calma.. veja seu projeto... nao é barato! E acima de tudo..... Siga a lei.
Valeu pela sinceridade, rs
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Opa... começamos então a esclarecer o tópico.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Se é apenas para se divertir, só montar o "Kit Padaria" mesmo. Pendurar a turbina e andar com pouca pressão.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
-
- Membro
- Mensagens: 3
- Registrado em: 13 Dez 2015, 09:18
- Carro: Não Tenho
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
E o que seria o "Kit Padaria", Bleidao?bleidao escreveu:Se é apenas para se divertir, só montar o "Kit Padaria" mesmo. Pendurar a turbina e andar com pouca pressão.
- JorgeLuizFilho
- Filial CdGQ!
- Mensagens: 472
- Registrado em: 06 Jul 2011, 17:03
- Carro: Gol CL 2.0 Turbo
- Localização: Sorocaba - SP
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Fala Pedro... Blz?!
Entao... agora esta dando um norte no que vc tem intenção..
Entao vamos lá:
Qual carro?
Qual Motor?
Qual combustivel original?
Até Quanto esta disposto a gastar?
Kit Padaria... que a galera fala... é colocar um kit turbo 48x42 com coletor deslocado carbura 2E dosador pequeno e andar com no maximo 1Kg pressao.
Qto vai gastar no kit padaria?! Kit novo 1.900,00 Turbina nova: 1.300,00 refluxo coletor/valvula : uns 500,00 Mangotes: uns 200,00 junta aço 120,00
Se vai gastar uns 6mil/7mil... Fora umas "perfumarias" a mais que queira colocar no carro... Restante é isso ae!
Isso ae sem precisar fazer seu motor, Contando que seu motor TA FILÉ !!! TOPPP ... caso contrario... retifica nele!!
Entao... agora esta dando um norte no que vc tem intenção..
Entao vamos lá:
Qual carro?
Qual Motor?
Qual combustivel original?
Até Quanto esta disposto a gastar?
Kit Padaria... que a galera fala... é colocar um kit turbo 48x42 com coletor deslocado carbura 2E dosador pequeno e andar com no maximo 1Kg pressao.
Qto vai gastar no kit padaria?! Kit novo 1.900,00 Turbina nova: 1.300,00 refluxo coletor/valvula : uns 500,00 Mangotes: uns 200,00 junta aço 120,00
Se vai gastar uns 6mil/7mil... Fora umas "perfumarias" a mais que queira colocar no carro... Restante é isso ae!
Isso ae sem precisar fazer seu motor, Contando que seu motor TA FILÉ !!! TOPPP ... caso contrario... retifica nele!!
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil
Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
Sorocaba - SP - Brasil
Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Exatamente o que Jorge Luiz falou!!!
Gasta-se muito para turbinar um carro. Claro que tem formas de se gastar menos. Mas se você for a um bom e conceituado preparador, é essa violenta grana a se gastar.
Mas uma APLzinha 42 48 é essencial para andar nas ruas. Ela enche rápido, o que dá para dar umas espirradas.
Quanto ao Kit, você encontra usados bons para instalar, mas comprar novo é sempre menor o risco de dores de cabeça.
Gasta-se muito para turbinar um carro. Claro que tem formas de se gastar menos. Mas se você for a um bom e conceituado preparador, é essa violenta grana a se gastar.
Mas uma APLzinha 42 48 é essencial para andar nas ruas. Ela enche rápido, o que dá para dar umas espirradas.
Quanto ao Kit, você encontra usados bons para instalar, mas comprar novo é sempre menor o risco de dores de cabeça.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Vou me intrometer..... rs, concordo com a opção da APL.... turbina grande é legal... mas só anda se "espancar", giro la em cima, ja na APL rapidinho ja enche o carro fica esperto..... eu usei uma gt25 da MP uma vez e troquei por uma k16.... ambas pegando rapidinho! recomendo
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Isso mesmo ! Como o Bleidão disse um Kit simples é legal para usar no dia-a-dia.
Utilize uma turbina pequena como a 42/48 que é esperta em baixas rotações, a .50 começa a ficar esperta em 4.200 RPM pra cima essa .50 demora a encher.
Faça uma preparação no cabeçote aumentando os dutos de admissão e escape do cabeçote, lembre de fazer isso nos coletores também. Faça um rebaixamento no cabeçote.
Você quer saber qual a melhor configuração para mexer. Na verdade o Motor AP 1.6 é o mais resistente para turbinar, o 1.6 possui maior elasticidade e menos potência e possui uma parede de bloco com muito material, ''grossa''.
O Motor AP 1.8 possui alta rotação, agilidade e uma flexibilidade, possui um risco médio de quebra.
O Motor AP 2.0 rotação nas limitações originais, é um motor áspero com pouca elasticidade, risco de quebra mais alto de todos.
No AP 2.0 a parede do bloco é mais fina, com isso a dissipação de calor é mais precária, e ai vem a quebra, mas depende muito do uso do carro.
Se você cuidar do seu 2.0, usar um redutor de atrito como o Militec ou Molykote, e não andar nas rotações muito altas, seu 2.0 dificilmente vai quebrar.
O Motor 2.0 do Gol GTi possui tuchos hidráulicos, o Gol GTi possui um sistema que não deixa o motorista trocar marcha acima de 6.000 RPM, ou seja, se você estiver dirigindo um GTi e passar marcha acima de 6.000 RPM o carro não irá responder os comandos de aceleração, o carro vai esperar a rotação cair para responder as acelerações novamente.
.
Abraço !
Utilize uma turbina pequena como a 42/48 que é esperta em baixas rotações, a .50 começa a ficar esperta em 4.200 RPM pra cima essa .50 demora a encher.
Faça uma preparação no cabeçote aumentando os dutos de admissão e escape do cabeçote, lembre de fazer isso nos coletores também. Faça um rebaixamento no cabeçote.
Você quer saber qual a melhor configuração para mexer. Na verdade o Motor AP 1.6 é o mais resistente para turbinar, o 1.6 possui maior elasticidade e menos potência e possui uma parede de bloco com muito material, ''grossa''.
O Motor AP 1.8 possui alta rotação, agilidade e uma flexibilidade, possui um risco médio de quebra.
O Motor AP 2.0 rotação nas limitações originais, é um motor áspero com pouca elasticidade, risco de quebra mais alto de todos.
No AP 2.0 a parede do bloco é mais fina, com isso a dissipação de calor é mais precária, e ai vem a quebra, mas depende muito do uso do carro.
Se você cuidar do seu 2.0, usar um redutor de atrito como o Militec ou Molykote, e não andar nas rotações muito altas, seu 2.0 dificilmente vai quebrar.
O Motor 2.0 do Gol GTi possui tuchos hidráulicos, o Gol GTi possui um sistema que não deixa o motorista trocar marcha acima de 6.000 RPM, ou seja, se você estiver dirigindo um GTi e passar marcha acima de 6.000 RPM o carro não irá responder os comandos de aceleração, o carro vai esperar a rotação cair para responder as acelerações novamente.
.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Só vou corrigir uma coisa... se for turbinar, não rebaixe o cabeçote. Nunca! Tem que destaxar o máximo que puder para não ter problemas futuros.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
E aí parceiro !bleidao escreveu:Só vou corrigir uma coisa... se for turbinar, não rebaixe o cabeçote. Nunca! Tem que destaxar o máximo que puder para não ter problemas futuros.
Se for colocar menos de 0,6 de pressão não tem problema dar uma rebaixadinha de leve no cabeçote do APzão.
Mas se o carro for a Álcool não rebaixe o cabeçote porque a taxa de compressão vai ficar muito alta.
E se for utilizar mais de 0,6 utilize os pistões a gasolina.
Tamo Junto parceiro !
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Então... não importa a pressão. Quanto menos Taxado estado estiver, menor o risco de quebra.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Isto mesmo parceiro ! Pois aí a taxa de compressão fica menor !bleidao escreveu:Então... não importa a pressão. Quanto menos Taxado estado estiver, menor o risco de quebra.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?
Eu aprendi isso com um amigo que tem o motor todo original e faz uns 4 anos que anda turbo sem quebras. Sem forjar nada. A turbina apenas "pendurada". O máximo que ele tem é um intercooler.
Vocês devem conhecê-lo... aqui do fórum. o APassero.
Vocês devem conhecê-lo... aqui do fórum. o APassero.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571